• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016 PEDAGOGIA / 3º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016 PEDAGOGIA / 3º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE QUESTÕES

Nome

Curso/Período

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 4º PERÍODO DATA: 19/11/2015

CURSO /PERIODO

PEDAGOGIA - 3º PERÍODO - DATA: 13/06/2016.

1º SEMESTRE - 2013

INSTRUÇÕES

 Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA.

 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a alternativa que julgar correta.

 Não é permitido nenhum tipo de consulta, incluindo Calculadoras e Códigos Jurídicos.

 O cartão de resposta não será substituído em hipótese alguma.  Tempo máximo para entrega da prova: 2 horas

(2)

GABARITO RASCUNHO 01 A B C D 02 A B C D 03 A B C D 04 A B C D 05 A B C D 06 A B C D 07 A B C D 08 A B C D 09 A B C D 10 A B C D 11 A B C D 12 A B C D 13 A B C D 14 A B C D 15 A B C D 16 A B C D 17 A B C D 18 A B C D 19 A B C D 20 A B C D 21 A B C D 22 A B C D 23 A B C D 24 A B C D

(3)

Profª: Ana Paula Basílio Questão 01

Para entendermos o aspecto lúdico, é imprescindível a análise ao mundo infantil, bem como a brincadeira da criança. Sobre a infância, assinale a alternativa correta:

(A) a infância sempre existiu, pois as crianças sempre puderam gozar de privilégios e do benefício de poderem estudar.

(B) a infância é uma construção cultural recente na história das sociedades.

(C) a infância não é necessária, pois as crianças têm condições de serem inseridas no mundo dos adultos sem uma fase de transição para isso.

(D) a infância possui um conceito universal, pois não sofre transformações em decorrência dos elementos sociais, culturais, políticos, econômicos e históricos.

Questão 02

Sobre a inteligência, é correto afirmar que:

(A) a inteligência intelectual é a única que importa e deve ser considerada na escola. (B) todas as habilidades das crianças dependem unicamente da inteligência intelectual. (C) as crianças possuem diferentes habilidades no campo da inteligência e estas poderiam ser aproveitadas pelos professores, nas escolas.

(D) nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 03

Analisando o comportamento das crianças nas sociedades primitivas, assinale a alternativa incorreta:

(A) aproximadamente até o século VI, as crianças aprendiam por meio da imitação nas atividades cotidianas.

(B) a educação das crianças era importante, pois transmitiam a experiência adquirida por gerações passadas.

(C) a aprendizagem acontecia a partir do contato com a prática.

(D) as principais brincadeiras estavam ligadas às atividades de leitura e escrita.

Questão 04

Quando o educador coloca as crianças em situações que são renovadas constantemente “o jogo as obriga a diversificar de forma ilimitada a coordenação social de seus movimentos e lhes ensina flexibilidade, plasticidade e aptidão criativa como nenhum outro âmbito da educação”. (VIGOTSKI, 2003, p. 106). Qual jogo é capaz de oferecer ao educando a socialização, os limites, a expressão do prazer, a forma natural de trabalho, além de ser uma preparação para a vida?

(A) os jogos musicais (B) os jogos matemáticos (C) os jogos teatrais (D) os jogos com regras

(4)

Disciplina: Fundamentos Teo. Met. Geografia e História Prof.ª: Neila Maria de Oliveira

Questão 05

Desde as primeiras manifestações da sociedade humana, percebe-se a necessidade de conhecer e dominar melhor os diversos espaços a serem ocupados. Para isso, o homem começou a se preocupar em representar, por meio de desenhos e outras linguagens gráficas, a localização dos lugares que conheciam. Foi nesse processo que os mapas se constituem como instrumento político fundamental. Entende-se como Cartografia o conjunto de técnicas e métodos utilizados na elaboração dos mapas. (FUMARC- Paracatu)

Em relação ao processo de ensino da linguagem cartográfica, leia as afirmativas abaixo.

I. As primeiras operações espaciais responsáveis pelo processo de alfabetização cartográfica são as relações espaciais topológicas. As crianças devem desenvolver referenciais elementares como: perto/longe, dentro/fora, em cima/em baixo, ao lado, na frente/atrás.

II. As crianças poderão, a partir da experiência obtida, com a observação do movimento aparente do Sol compreender as direções cardeais na rosa dos ventos.

III. A representação do espaço exigirá que as crianças compreendam a noção de escala, que deve ser entendida como a relação entre as medidas no mapa e as medidas correspondentes na realidade.

São afirmativas CORRETAS: (A) I e II apenas (B) I e III apenas (C) II e III apenas (D) I, II e III Questão 06

Paisagem, território e lugar são considerados como categorias balizadoras da ciência geográfica. Sobre estas categorias, assinale a alternativa correta.

(A) O lugar é a expressão do espaço geográfico na escala local e, portanto, a Geografia sempre o considerou como único e auto explicável.

(B) A noção de território na geografia tradicional advém da reflexão sobre o poder derivado de múltiplas fontes e referenciado ao controle e à gestão do espaço.

(C) O conceito de paisagem - tema recente na Geografia quando esta ciência foi sistematizada cientificamente - vem sendo discutido para se entender as relações sociais de um determinado espaço.

(5)

humanos.

Questão 07

Em relação ao ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, é incorreto afirmar que:

(A) As problemáticas e conteúdos da geografia no ensino fundamental devem ser abordados a partir da realidade do que acontece e do que existe no mundo e, considerando as dimensões de espaço e de tempo;

(B) Nas séries iniciais, para o desenvolvimento da análise espacial, é importante ler o mundo a partir do lugar, logo é fundamental simplificar as questões do conteúdo geográfico trabalhado e abranger somente a escala local, pois as crianças não têm condições de compreender a complexidade da geografia em outras escalas;

(C) A alfabetização geográfica deve ocorrer desde os primeiros anos da educação escolar;

(D) A adoção dos livros didáticos de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental não é suficiente para contemplar o desenvolvimento do pensar espacial e da leitura de mundo do aluno;

Questão 08

Entre as metodologias para se ensinar geografia, a prática do estudo do meio vem ganhando espaço nas pesquisas e práticas de alguns professores. Considerando esta metodologia, analise as afirmativas:

I-O professor não deve retirar a criança do ambiente da escola em hipótese alguma, pois existem muitos riscos, logo as atividades de estudo do meio não devem ser realizadas com os alunos do ensino fundamental.

II. As atividades de estudo do meio com crianças não são aconselhadas, pois além de oferecem muitos riscos, contribuem muito pouco para o aprendizado do conteúdo geográfico.

III. As atividades de estudo do meio, importantes para o ensino dos conteúdos geográficos podem ocorrer dentro do ambiente escolar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar, no entanto, os espaços a serem estudados podem ir desde a escola, quanto ao município, ou lugares mais distantes como um distrito industrial, um parque ecológico, etc.

IV. As atividades de estudo do meio devem ser evitadas pelos professores, pois tumultuam o ambiente escolar e pelo tempo que ocupam, atrapalham o desenvolvimento dos conteúdos curriculares.

V. A realização de atividades de estudo do meio, principalmente com alunos do ensino fundamental, requer atenção especial dos organizadores quanto a segurança, devendo, portanto ser planejada com rigor e sensibilidade, contanto com a prévia autorização dos pais e reconhecimento do local antes do estudo com as crianças.

Estão corretas a (as) afirmativa (as):

(6)

(A) Apenas a I; (B) Apenas a V; (C) Apenas III e V; (D) Apenas I, II e IV;

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática II Profª: Elianar Cornelia Ferreira

Questão 09

Este material foi apresentado como suporte para a realização do ensino aprendizagem na construção do conhecimento relacionado a:

I- Efetuar cálculos aditivos e subtrativos II- Conhecimento do valor absoluto e relativo III-Composição de valor numérico

IV- Substituição do Quadro Valor de Lugar V- Representatividade das classes e ordens

É correto afirmar que estão corretas:

(A) Todas as afirmativas (B) Somente as duas primeiras (C) Todas, exceto a II

(D) Apenas a III

Questão 10

Vejo a disciplina de Matemática como uma estratégia desenvolvida pela espécie humana, ao longo de sua história, para explicar, entender e manejar o imaginário e a realidade sensível e perceptível, bem como conviver com eles evidentemente dentro de um contexto natural e cultural.

Isso se dá da mesma maneira com as técnicas, as artes, as religiões e as ciências em geral. Consequentemente, matemática e educação são estratégias contextualizadas...

Essa é a essência que é relatado por Ubiratan D’Ambrosio em seu livro: (A) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA na sala de aula

(B) DÁ TEORIA A PRÁTICA no ensino da matemática (C) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA e a legitimidade cultural (D) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA da teoria à prática

(7)

Questão 11

Analise os conteúdos matemáticos e suas finalidades fazendo a correspondência da primeira coluna de acordo com a segunda conforme ramificação.

( 1 ) Estatística ( 2 ) Probabilidade ( 3 ) Geometria ( 4 ) Aritmética ( 5 ) Proporcionalidade ( ) Gráficos e tabelas

( ) Resolução de problemas multiplicativos ( ) Fatos fundamentais

( ) Espaços e formas

( ) Identifica possíveis resultados

A sequencia correta da correspondência é:

(A) 1 , 3 , 2 , 4 , 5 (B) 5 , 3 , 2 , 4 , 1 (C) 1 , 2 , 5 , 3 , 4 (D) 1 , 5 , 4 , 3 , 2

Questão 12

A geometria é uma das ramificações da matemática. Confeccionando alguns sólidos geométricos podemos afirmar que o desenho abaixo representa um sólido geométrico. Uma possível planificação desse sólido é:

Este sólido é denominado:

(A) tetraédro regular

(B) prima de base triangular (C) pirâmide de base pentagonal (D) pirâmide de base quadrada

(8)

Referências

Documentos relacionados

results.. INTRODUÇÃO • Motivação • Objetivo • Definição • Características Básicas • Neurônio Artificial • Topologia da Rede MOTIVAÇÃO Computador

A simulação com o modelo BRAMS para o dia 14/Out/2014 gerou um campo de vento mais próximo do campo de vento observado para a costa do Sudeste brasileiro – dados de observação

Neste contexto, o principal objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de séries de dados dos National Centers for Environmental Prediction / Nacional Center for Atmospheric

A presente análise científica abarca dentro de seu bojo uma reflexão de grandeza maior que seja a dualidade entre as unidades de conservação uso sustentável (Lei nº

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. 20 da LOAS, ou impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir

obrigatório Sinal de Alarme Descompensação de doença de base ou neonato Sinais de choque Disfunção grave de órgãos e/ou dispnéia Conduta a critério Clínico

Certificate of Labor Shortage to the Korean employers who have attempted to employ Korean workers for one month without success.. The Korean employers who obtain the

Esse aprendizado era feito de forma repetitiva, no entanto, tinha a leitura como parte do processo para desenvolvimento do exercício de articulação e com isso eliminar