• Nenhum resultado encontrado

3º Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT: ALGUNS PRECEITOS TEÓRICOS

E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Soely Aparecida Dias Paes SMECEL/VG/MT. BRASIL

soelypaes@hotmail.com Kelly Katia Damasceno UFPA/PA; SEDUC/MT. BRASIL

kkdamasceno@hotmail.com

É no marco da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96, que a educação infantil se torna primeira etapa da educação básica e pressupõe que ações efetivas sejam geridas para atender a população de 0 a 61 anos de idade.

Para tanto, se faz necessário políticas públicas que forjem melhorias para a educação infantil, o que passa por maiores investimentos em infraestrutura das instituições infantis, elaboração curricular, formação docente, recursos humanos, entre outros.

Neste contexto político efervescente para a educação da criança, até o ano de 2015, o município de Várzea Grande - MT vislumbrava a elaboração de um documento que pudesse apontar novas perspectivas à educação infantil municipal. Somente em 2016, em conformidade ao cumprimento das metas e estratégias definidas no Plano Municipal de Educação/PME - 2015/2025, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer/SMECEL, via equipe de educação infantil, materializa o documento. Desse modo, o texto que ora apresentamos tem como objetivo analisar a perspectiva teórica do Referencial Curricular para Educação Infantil de Várzea Grande - MT e as implicações da implementação desse documento à formação continuada dos

1

Em 2006, a Lei nº 11.274 alterou os artigos 29, 30, 32 e 87 da LDB 9.394/96 no que tange à idade das crianças para finalizarem a educação infantil, bem como a idade inicial do ensino fundamental, sendo que o Sistema educacional passou a se organizar da seguinte maneira: Educação Infantil: Creche: 0 - 3 anos e Pré-escola: 4 - 5 anos; Ensino Fundamental - 6 a 14 anos e Ensino Médio - 15 a 17 anos.

(2)

2

profissionais que atuam na educação infantil, no município de Várzea Grande - MT.

Para tanto, lançamos mão da análise do próprio referencial curricular, enquanto metodologia de pesquisa, bem como dos demais documentos advindos do Ministério da Educação/MEC, que norteiam a educação infantil em nosso país, para fins que objetivam esta pesquisa.

Como sustentação teórica para análise do Referencial Curricular recorremos a alguns teóricos que discutem acerca do desenvolvimento infantil e desenvolvimento profissional docente, tais como: Vigotsky (1998, 2009), Teixeira e Araújo (2016), Carlos Marcelo (2009), dentre outros.

O Referencial Curricular para Educação Infantil de Várzea Grande - MT e seus pressupostos teóricos

A análise do Referencial Curricular para Educação Infantil do município de Várzea Grande - MT aponta a preocupação da equipe de educação infantil da SMECEL em incluir a educação infantil à primeira etapa da Educação Básica Nacional. Tal conjectura tem implicância direta quanto à provocação, em âmbito nacional, nos últimos 20 (vinte) anos, dos grupos de estudiosos, pesquisadores e profissionais, quanto a discussões e movimentos sociais que derivam diferentes concepções teóricas e gestam a necessidade de ampliação e melhoria da oferta da educação infantil.

Diante da função precípua de educar e cuidar nas instituições voltadas ao atendimento infantil, destaca-se o que tratam Teixeira e Araújo (2016), que, além da necessidade de universalizar a educação infantil, é primordial que se fomente “a implementação de uma concepção de educação infantil que possibilite às crianças a formação de suas máximas qualidades humanas” (TEIXEIRA; ARAÚJO, 2016, p.1 12). Nesse sentido, o referencial curricular analisado destaca fortemente a concepção de educação infantil, de criança, e currículo, bem como a importância de que o cuidar e educar sejam ações indissociáveis; coadunam a este preceito da prática docente de que os eixos do currículo sejam as brincadeiras e as interações.

(3)

A Educação Infantil no município varzeagrandense assume a mesma perspectiva referendada na Resolução nº 05/09 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, ou seja, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, atendendo crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, em espaços não domésticos, orientados e supervisionados por órgãos pertencentes aos sistemas de ensino.

O Referencial Curricular trata ainda da concepção de criança como sendo,

[...] sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (VÁRZEA GRANDE - MT, 2016, p. 8).

Sustentam tais perspectivas de infância e interação autores como Vigotsky (1998) e seus colaboradores, por apontarem que, desde o nascimento, as crianças estão em constante processo de interação com os adultos e ativamente incorporam a cultura e seus significados. Logo, é no processo de interação com o adulto ou com seus pares que as crianças aprendem, participam e intervêm na realidade, se formam e transformam, imaginam, expressam desejos e emoções, constroem conhecimentos e recriam as culturas em que estão inseridas (VIGOTSKY, 2009).

Neste sentido, o arcabouço teórico adotado pelo referencial apresenta uma concepção de desenvolvimento integral da criança, discorre sobre aspectos norteadores da prática docente ao discorrer sobre as implicâncias de integrar e dinamizar os tempos, os espaços e as ações pedagógicas dos CMEIs.

Os pressupostos teóricos materializados pelo Referencial Curricular para a Educação Infantil de Várzea Grande - MT se apresenta como importante marco a encetar significativas mudanças qualitativas na prática curricular dos CMEIs do município. Para tanto, faz-se necessário que o documento em pauta se torne familiar à reflexão docente.

(4)

4

O Referencial Curricular para Educação Infantil de Várzea Grande - MT e alguns preceitos à formação docente

Destarte é necessário que a formação de professores, inicial e continuada, esteja articulada às perspectivas teóricas apresentadas acima, para que ocorram mudanças significativas à prática curricular dos CMEIs do município de Várzea Grande - MT. Caso contrário, haveremos de perpetuar ações junto às crianças que resistam a projetos como estes, perpetuando práticas que transitam entre ações preparatórias e assistencialistas.

Ao pensar um currículo para atender a infância em sua integralidade/plenitude se faz necessário que as políticas públicas de formação de professores comunguem com tal concepção de infância, assim, a perspectiva da formação para o desenvolvimento profissional num continuum da ação docente. Para Carlos Marcelo (2009, p. 9), “o desenvolvimento tem uma conotação de evolução e continuidade que, em nosso entender, supera a tradicional justaposição entre formação inicial e formação contínua dos professores”.

É nesse sentido que a formação continuada para os profissionais que atuam no município de Várzea Grande - MT deve ser concebida e desenvolvida. Para tanto, faz-se necessário que os profissionais contemplem em seu fazer pedagógico a reflexão permanente subsidiada pelo Referencial Curricular do município.

No entanto, no conjunto de transformações qualitativas em âmbito da educação infantil, é fundamental, ainda, políticas públicas que passem por um maior investimento na infraestrutura das instituições infantis, da melhoria na carreira dos profissionais, na sistematização da formação inicial e continuada dos recursos humanos, entre outros.

Considerações finais

Diante da objetivação de analisar a perspectiva teórica do Referencial Curricular para Educação Infantil de Várzea Grande - MT e as implicações da implementação desse documento à formação continuada dos profissionais que atuam na educação infantil, no município de Várzea Grande - MT,

(5)

consideramos que os pressupostos teóricos adotados pelo Referencial Curricular para a Educação Infantil de Várzea Grande - MT se apresentam como importante marco a incitar significativas mudanças qualitativas na prática curricular dos CMEIs do município. Tais preceitos visam garantir o direito à infância ao promover o currículo mediado pelas brincadeiras e interações.

Contudo, faz-se necessária a elaboração e implementação da política pública de formação para os profissionais que atuam na educação infantil, uma vez que a qualidade da educação, nesta etapa, é a base do sucesso educacional e sustentáculo para uma nação desenvolvida com cidadãos críticos. Para tanto, este trabalho, em diálogo com os apontamentos reflexivos gestados por outros estudos e pesquisas, aponta que é sine qua non que o nosso país, nos próximos anos, invista e amplie em infraestrutura, recursos humanos e formação dos profissionais que atuam com a educação infantil, sob pena de perpetuarmos o distanciamento dos segmentos sociais historicamente excluídos e discriminados.

Palavras chave: Referencial Curricular de Educação Infantil Várzea Grande - MT; Educação Infantil; Formação de Professores da Educação Infantil.

REFERÊNCIAS

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, 2009. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt>. Acesso em: 02 set. 2017.

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos; ARAÚJO, Ana Paula Melo. Contribuições da teoria histórico-cultural para a universalização da pré-escola no Brasil.

Textura, Canoas, v. 18, p. 111-132, 2016. Disponível em:

<http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1748>. Acesso em: 02 set. 2017.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Linguagem, desenvolvimento e

aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villa Lobos. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1998.

____________________________. LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Ática, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Cabia ao réu, para elidir sua responsabilidade, enquanto administrador das contas vinculadas ao PASEP e detentor da documentação atinente aos respectivos

Esses resultados também foram constatados em Newbert (2008), o qual não encontrou relação entre recursos valiosos e raros e o desempenho organizacional, necessitando- se

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O elemento tem dois nos nas extremidades e três graus de liberdade por no: dois deslocamentos translacionais e uma rotação. Consideram-se as suas deformações

Humpherys (2001) analisou a expressão de mais de 10.000 genes da placenta e outros órgãos de camun- dongos clonados, e também da linhagem de células tronco que originou a

Aproveitando o interesse e disponibilidade do grupo em divulgar ações relacionadas à saúde e prevenção dentro da escola, os estudantes passaram também a levar

Resultados preliminares de um estudo internacional de fase III, com- parando a espera vigilante com tratamento imediato com rituximabe, usando a indução de 4 semanas, com ou

Como sugestões para superá-los, os enfermeiros sinalizam a necessidade de reorganização do sis- tema de saúde para a atenção às urgências, al- teração no fluxo de atendimento