• Nenhum resultado encontrado

Protocolo de Biossegurança. do Colégio Dante Alighieri. Medidas preventivas contra o contágio do novo coronavírus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo de Biossegurança. do Colégio Dante Alighieri. Medidas preventivas contra o contágio do novo coronavírus"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Medidas preventivas

contra o contágio do

novo coronavírus

Protocolo de

Biossegurança

(2)

ÍNDICE

Rotina de Acesso à Escola / 04

Recomendações Gerais / 07

Máscara / 11

Famílias / 12

Equipe Pedagógica / 14

Ambulatório / 16

Departamento de Limpeza / 18

Recursos Humanos / 18

Marketing / 18

Alimentação e Lanches / 19

Transporte Escolar / 19

Fontes Consultadas / 20

EVITE O CONTÁGIO

RESPEITE AS RECOMENDAÇÕES

FIQUE SEGURO

(3)

Em respeito aos decretos oficiais e orientado pelos órgãos máximos de saúde, o Colégio Dante Alighieri elaborou este Protocolo de Biossegurança, que vem sendo constantemente atualizado desde junho de 2020, para compartilhar com a comunidade dantiana todos os processos internos que vêm sendo desenvolvidos pelas equipes pedagógica, médica e administrativa com o objetivo único de garantir a segurança de todos e evitar a disseminação do coronavírus.

A concretização deste documento é fruto também de parcerias fundamentais com instituições reconhecidas na área da saúde. O Dante, além de ser membro da Abepar (Associação Brasileira das Escolas Particulares), cujo protocolo foi desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, conta com a consultoria da Porto Seguro Saúde.

No contexto tão desafiador, novo e urgente pelo qual estamos passando, reafirmamos nosso compromisso com a excelência no ensino e na aprendizagem, o que nos leva a trilhar caminhos inovadores para dar continuidade aos conteúdos pedagógicos à distância. A própria escola, enquanto espaço físico, é hoje uma escola diferente. Reformulamos as salas e a disposição de mobiliário, os horários de entrada e saída e o controle de acesso – com equipamentos automatizados que aferem temperatura, realizam reconhecimento facial e identificam uso de máscara. Toda a escola está sinalizada com adesivos, banners e cartazes com dicas de segurança e higienização. Essa profunda reestruturação passa também pela revisão dos direitos e responsabilidades compartilhadas por toda a nossa comunidade: professores, colaboradores, alunos, pais e responsáveis – sem cujo apoio e compreensão não poderíamos viabilizar uma nova rotina. Para além das questões práticas e logísticas, vale lembrar que o Colégio entende a necessidade do desenvolvimento socioemocional, que já fazia parte da proposta curricular antes da pandemia, garantindo aos alunos um espaço constante para a gestão pessoal e interpessoal e o enfrentamento de crises como a que estamos vivenciando. Durante o isolamento social, os estudantes conversam em grupos mediados pelo professor, participando de atividades em que podem compartilhar sentimentos e manter os vínculos de amizade.

Não vemos a hora de estarmos juntos novamente para aproveitar cada canto tão especial e único da nossa querida escola. Porém, a pandemia não acabou e, por isso, precisaremos continuar respeitando à risca as medidas preventivas, assegurando nossa saúde e a do próximo. Contamos com a colaboração de todos. Na dúvida, entre em contato conosco!

protocoloseguranca@cda.colegiodante.com.br

Colégio Dante Alighieri

(4)

Rotina de acesso à escola

De acordo com deliberação do Conselho Estadual de Educação

sobre o retorno das atividades presenciais nas escolas para o

ano de 2021, o retorno às aulas será estruturado em um modelo

pedagógico híbrido com rodízio de alunos, contemplando aulas

presenciais e aulas on-line. Para as aulas presenciais, as classes

serão divididas em grupos, e cada grupo frequentará a escola

presencialmente em semanas alternadas. Em respeito à

normativa que autoriza a frequência de até 35% do total de

alunos, consideramos a totalidade dos estudantes matriculados

na escola.

A entrada e a saída dos alunos serão escalonadas conforme protocolos, evitando aglomeração nos prédios e nos demais locais de passagem. O acesso ao interior da escola será restrito a alunos – na circunstância da pandemia, o interior do Colégio é considerado após a passagem pela catraca.

Nas catracas haverá triagem automatizada para detecção de máscara e aferição de temperatura, bem como serão disponibilizados tapetes sanitizantes. Pessoas com temperatura igual ou acima de 37,5°C ou que estejam sem máscara não poderão acessar o interior da escola.

Pais ou responsáveis deverão aguardar, em fila, pela liberação de indicadores de saúde, na área externa. Haverá adesivação do piso para que se mantenha o distanciamento mínimo.

O acesso ao Colégio será liberado apenas a alunos que estiverem cadastrados para aquele dia específico (feito através de inscrição) e que tenham respondido ao

(5)

Rotina de acesso à escola

No caso da Educação Infantil, para crianças que venham a

chorar no momento de se separar do adulto, o responsável

que a trouxe deverá acalmá-la no espaço externo. Somente os

alunos poderão passar pela catraca e ter acesso ao Colégio.

CHECKLIST DIÁRIO OBRIGATÓRIO

É fundamental o envolvimento das famílias no preenchimento do checklist que estará disponível no aplicativo do Dante (acesso via smartphone) ou no HomeDante. Qualquer item assinalado como positivo significa que o aluno não deverá comparecer ao Colégio.

FEBRE – TEMPERATURA IGUAL OU MAIOR QUE 37,5°C

TOSSE / DIFICULDADE RESPIRATÓRIA / CORIZA / DOR NO PEITO

DOR NO CORPO / DOR MUSCULAR / DOR DE BARRIGA /

DIARREIA

DOR DE CABEÇA / DOR NA GARGANTA

PERDA OU DIMINUIÇÃO DE PALADAR OU OLFATO

(6)

Rotina de acesso à escola

CASOS DE FEBRE – JÁ DENTRO DO COLÉGIO Alunos, professores e colaboradores que apresentarem febre durante o período na escola serão encaminhados ao Ambulatório Médico. Os alunos serão avaliados e ficarão em isolamento, aguardando pelo responsável, que deverá buscá-lo imediatamente. Professores e colaboradores serão dispensados da atividade laboral. MAPEAMENTO E RASTREABILIDADE O dashboard sobre o mapeamento Covid-19 estará disponível na Central de Monitoramento. Além disso, o material será compartilhado com as equipes do Ambulatório Médico, TI e Diretoria Educacional. A Central de Monitoramento acompanhará informações obtidas pelo checklist diário de alunos e colaboradores, além de dados obtidos nas entradas, nas tendas Covid e em atendimentos ambulatoriais, de modo a avaliar casos suspeitos, com necessidade de isolamento e dispensa médica, possivelmente identificando e rastreando contactantes e possíveis infectados. TENDA COVID As tendas Covid, montadas nas portarias liberadas para acesso ao Colégio, são destinadas apenas para alunos que chegarem com febre (ou com queixa de algum sintoma

sugestivo de Covid-19). Esses espaços, que contarão com a

presença da equipe do ambulatório nos

horários de entrada, foram criados para que o aluno que apresente febre ou sintomas não entre no Colégio, já sendo dispensado, conforme os

protocolos de biossegurança.

(7)

Recomendações gerais

Haverá restrição à entrada e à circulação de familiares e acompanhantes no interior do Colégio. O Dante conta com equipamentos de reconhecimento facial em todas as portarias para aferição de temperatura e identificação do uso de máscara. Qualquer pessoa (alunos, colaboradores, fornecedores etc.) com temperatura igual ou superior a 37,5°C será impedida de entrar no Colégio, e o mesmo vale para quem estiver sem máscara.

Tapetes sanitizantes foram disponibilizados nas portarias

de acesso ao Colégio.

MÁSCARAS: Todos deverão utilizar máscara obrigatoriamente para entrar na escola e durante toda a permanência no ambiente do Colégio, inclusive nas áreas abertas. A cada 3 horas a máscara deve ser trocada (em ambiente aberto, sem a proximidade de outras pessoas).

DISTANCIAMENTO SEGURO: É necessário manter 1,5 metro de distanciamento entre as pessoas em todos os ambientes, internos e externos. Haverá demarcação no chão e filas nas áreas comuns.

Os vigilantes não tirarão os alunos de dentro do carro. Os pais ou responsáveis devem levar a criança até a catraca.

Os vigilantes que auxiliam na Educação Infantil usarão avental para proteção e máscaras (modelo tradicional juntamente com o modelo face shield).

O Colégio adotou o uso de clusters, ou seja, bolhas de proteção, que são pequenos grupos de pessoas que se relacionam e interagem somente entre si, mantendo-se distantes de outros grupos, evitando a circulação nos mesmos locais e o compartilhamento de objetos.

AS BOLHAS SERÃO MANTIDAS COM DISTANCIAMENTO DE 4 METROS ENTRE ELAS. TRATA-SE DE UMA MEDIDA IMPORTANTE NA DIMINUIÇÃO DO RISCO DA PROPAGAÇÃO DA COVID-19.

CLUSTERS (”bolhas”)

(8)

Recomendações gerais

HIGIENE DAS MÃOS:

É obrigatório higienizar as mãos ao chegar ao Colégio, antes e após usar o banheiro, antes e após as refeições, antes e após manipular a máscara. É indicado lavar as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos e, na impossibilidade de lavá-las, usar álcool em gel 70%.

Álcool 70% estará disponível para as crianças, e seu uso ocorrerá sob supervisão de equipes e funcionários treinados.

ISOLAMENTO DOMICILIAR:

Para as pessoas do grupo de risco, enquanto durar a pandemia, o melhor é ficar em casa. É proibida a entrada no Colégio em caso de febre ou sintomas respiratórios como tosse, falta de ar, coriza, dor de garganta e perda de olfato e de paladar. Nesses casos, fique em casa, notifique o Colégio (pelo e-mail ambulatorio@cda.colegiodante.com.br) e procure seu médico.

BEBEDOUROS:

Todos os bebedouros foram adaptados apenas para o abastecimento de garrafas de água (squeeze), que deverão ser trazidas de casa.

USO DE UNIFORME PARA COLABORADORES: Para quem utiliza transporte público, o uniforme deve ser vestido apenas DENTRO do Colégio. Os colaboradores devem trocar-se ao chegar.

USO DE ELEVADORES:

- Diminuir a frequência de uso, priorizando as escadas, seguindo seus fluxos de orientação.

- Dar preferência ao uso do elevador para pessoas com necessidades especiais. - Dispensers de álcool em gel disponibilizados nas entradas/saídas dos elevadores.

- Atenção ao piso demarcado, dentro do elevador, identificando o número de pessoas, e fora do elevador, orientando a formação de fila.

(9)

Recomendações gerais

UTENSÍLIOS DE USO PESSOAL:

Não será possível compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos, pratos, canetas, lápis, bem como outros materiais escolares, fones de ouvido, celulares, etc.

ATIVIDADES FÍSICAS

Serão evitados esportes de contato físico. As atividades serão previamente agendadas para organização dos alunos em grupos separados, mantendo as “bolhas” com 4 metros de distância entre elas. Além disso, serão obrigatórios o uso da máscara, que será trocada após a atividade esportiva, e a higienização das mãos antes e após a atividade.

Eventos, jogos e comemorações estão cancelados

temporariamente. Alguns terão o formato on-line.

ESPAÇOS INTERDITADOS / RESTRITOS

FabDante (espaço maker) e salas de estudos estarão interditados para que se respeite a distância de 4 metros entre as “bolhas”. A Biblioteca não estará interditada, mas seu uso será restrito a aulas pontuais.

Reuniões com pais e/ou responsáveis serão realizadas

on-line.

MALOTES INTERNOS

Deve-se dar preferência ao fluxo de documentos por e-mail e, quando não for possível, utilizar as pastas em “L” transparentes ou sacos plásticos transparentes para facilitar higienização e minimizar interação. Higienizar as mãos antes e após o manuseio de documentos é recomendado.

IMPRESSORAS

Quando não for possível fazer uso de um equipamento para uma única pessoa, é preciso higienizar o equipamento antes do compartilhamento entre os colaboradores, além de higienizar as mãos antes e após o uso.

MÁQUINAS DE CAFÉ

Orienta-se higienizar as mãos antes e após o uso das máquinas de café. Não é recomendado o uso de garrafas de café compartilhadas.

Após o uso de determinado espaço, a equipe de limpeza atua na

higienização de acordo com os protocolos de cada local.

(10)

É IMPORTANTE LEMBRAR:

- O Dante firmou parceria com a Porto Seguro Saúde, que colaborou para o desenvolvimento de protocolos de biossegurança.

- O Dante é membro da Abepar (Associação Brasileira das Escolas Particulares), cujo protocolo de biossegurança foi desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

- As crianças não poderão compartilhar materiais escolares e brinquedos.

- Será realizada testagem em todos os colaboradores, com encaminhamento adequado, quando necessário.

- Colaboradoras gestantes permanecerão em casa até que haja segurança para a volta.

- Colaboradores com mais de 60 anos ou que são de algum grupo de risco que se sentirem em condições de voltar ao trabalho deverão apresentar um atestado do médico que os atende, autorizando a volta.

ORIENTAÇÕES PARA MANOBRISTAS E MOTORISTAS:

- Sempre que possível, quando houver vaga disponível, orientar para que o próprio colaborador estacione seu veículo.

- Devem utilizar , além de máscara facial, o face shield ou óculos de proteção.

- Devem utilizar álcool em gel antes de entrar no carro e após a saída do carro manobrado.

Saúde

Recomendações gerais

ETIQUETA PESSOAL E RESPIRATÓRIA

Ao tossir ou espirrar, cubra boca e nariz com um lenço de papel e o descarte em seguida. Se não possuir um lenço, tussa ou espirre no antebraço – evite fazê-lo em suas mãos! Mesmo assim, higienize SEMPRE as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca. Mantenha unhas limpas e bem aparadas,

cabelos presos ou curtos. Evite adornos (como anéis, pulseiras, etc.).

(11)

- Todos os professores de Educação Infantil e 1o ano usarão, além da máscara, o protetor

facial modelo face shield, que deverá ser lavado com água e sabão neutro ou higienizado com álcool 70%. Para professores de outros anos, o uso da face shield é facultativo.

- Cada aluno deverá trazer, cada vez que venha ao Colégio, cinco máscaras, em saquinho próprio com identificação. O aluno também deverá trazer outro saquinho, onde serão colocadas as máscaras usadas. As máscaras podem ser de tecido ou descartáveis.

- O face shield é facultativo para alunos, de

modo que poderá ser usado a critério da família. Nesse caso, entretanto, a máscara facial também deve ser utilizada. O face shield

não substitui a máscara.

- As máscaras devem ser descartadas a cada 3 horas em saco plástico que o aluno deve trazer, para posterior descarte em casa; e as máscaras reutilizáveis serão guardadas em saco plástico, para serem lavadas posteriormente em casa. A troca da máscara também deve ocorrer quando esta estiver suja ou molhada.

Máscara

Cubra

totalmente o

nariz e o

queixo,

evitando que a

máscara fique

folgada, com

vãos nas

laterais. Nunca

encoste no

tecido da

máscara. Para

retirá-la,

manuseie por

meio dos

elásticos.

(12)

Famílias

As famílias recebem atualizações constantes do Colégio por meio de circulares e comunicados sobre temas diversos relacionados à pandemia e ao contexto da escola, como planejamentos, protocolos e campanhas de prevenção elaboradas conjuntamente pelas equipes médica, pedagógica e de marketing.

Informes sobre patologias e Covid-19 são validados ou elaborados pelo Ambulatório Médico. A equipe médica também é responsável pela atualização junto às famílias sobre eventuais casos que venham a surgir. A escola, via Departamento Médico, informará a comunidade sobre os procedimentos adotados.

O Colégio conta com a colaboração dos pais em informar situações de doença e em cumprir o atestado médico, bem como com o respeito às regras de acesso à escola (leia mais na página 04) e o preenchimento do checklist

diário (leia mais na página 05).

Reforçamos a necessidade de nos mantermos, como comunidade, constantemente informados junto aos veículos de imprensa, dobrando a atenção para evitar o compartilhamento de fake news.

Medidas preventivas contra o contágio do novo coronavírus

Protocolo de

Biossegurança

(13)

Famílias

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE:

- Alunos cuja presença não tenha sido confirmada pelo questionário não poderão entrar no Colégio.

- Cada aluno deverá trazer, cada vez que venha ao Colégio, cinco máscaras, em saquinho próprio e identificado.

O aluno deverá trazer outro saquinho, onde serão colocadas as máscaras usadas.

Ensino EaD: manutenção das atividades on-line aos alunos de risco, devido a patologias crônicas e/ou afastados por doença.

MOCHILAS:

Os alunos devem trazer o mínimo de objetos possível de casa, não se esquecendo dos kits de máscara e squeeze, além das trocas de roupa quando necessário e dos objetos de uso pessoal.

(14)

Equipe pedagógica

A equipe pedagógica está reduzida por conta dos grupos de risco.

RETORNO AO COLÉGIO E MÁSCARAS:

Haverá treinamento prévio ao retorno presencial das atividades. Todos os

professores de Educação Infantil e 1o ano usarão, além da máscara, o protetor

face shield. Para os outros anos, o uso é facultativo.

ORGANIZAÇÃO DAS SALAS:

Atividades e lanche serão realizados em sala de aula para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.

SALA DOS PROFESSORES:

O uso está temporariamente suspenso. Professores terão áreas alternativas ao ar livre.

ATIVIDADE EXTERNA:

Serão programados turnos conforme determinação da equipe pedagógica. ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Alunos e professores devem sempre utilizar máscara.

(15)

Equipe pedagógica

MANUTENÇÃO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL:

Haverá distanciamento entre as cadeiras e em filas, bem como será feito o uso de clusters (“bolhas” – veja na página 07).

CONTROLE DA HIGIENE DAS MÃOS:

Idas ao banheiro serão supervisionadas, bem como o uso de álcool 70%.

O uso do banheiro será escalonado, considerando a permanência de apenas um aluno/colaborador a cada 4 m². Além disso, haverá demarcação do piso para a fila (do lado de fora). No fraldário, o uso de luvas descartáveis é obrigatório ao colaborador que estiver em contato com secreções humanas, além do uso dos EPIs necessários a cada profissional.

CONTROLE NOS MATERIAIS DE USO PESSOAL E BRINQUEDOS:

É proibido compartilhar. Todo material escolar fornecido pelo Colégio será de uso individual.

USO DO ELEVADOR COM ALUNOS:

(16)

As equipes farão uso de

máscara, avental

descartável, gorro e

face shield. Médicas e

enfermeiras utilizarão

máscara modelo n95,

enquanto recepcionistas

utilizarão modelo

cirúrgica ou reutilizável.

A recepção contará com proteção de barreira acrílica.

A aferição de temperatura será realizada com termômetro infravermelho.

Inalações estão temporariamente suspensas.

Controle de acesso ao ambulatório: avaliação da necessidade de

atendimento.

Distanciamento entre as pessoas: haverá reorganização das cadeiras, organizador de fila e acesso restrito ao espaço.

Alunos que chegarem

sem máscara à escola

terão essa condição

relatada ao assistente

de direção, para as

devidas providências.

Ambulatório

MÁSCARAS:

IMPORTANTE

(17)

ISOLAMENTO E REPOUSO:

A aluno que apresentar

febre ou suspeita de

Covid-19 durante o período

escolar será encaminhado

ao ambulatório médico,

onde será avaliado e

dispensado, aguardando o

responsável em isolamento.

O responsável deverá

comparecer imediatamente.

As tendas Covid, montadas

nas portarias liberadas para

acesso ao Colégio, são

destinadas apenas para

alunos que chegarem com

febre (ou com queixa de

algum sintoma sugestivo de

Covid-19). Esses espaços,

que contarão com a

presença da equipe do

ambulatório nos horários de

entrada, foram criados para

que o aluno que apresente

febre ou sintomas não entre

no Colégio, já sendo

dispensado, conforme os

protocolos de

biossegurança.

Ambulatório

TESTE RÁPIDO PARA COLABORADORES:

Haverá realização de teste pela equipe ambulatorial do Colégio e controle de casos.

CONTROLE DA QUARENTENA: Deverão ser mantidos em

isolamento de 14 dias os casos suspeitos, contactantes ou confirmados.

TREINAMENTO DE RETORNO: A equipe ambulatorial está

envolvida no treinamento e no auxílio ao retorno.

(18)

TODA A EQUIPE FARÁ USO DE EPIs COMO MÁSCARA, LUVAS E FACE SHIELD.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O SETOR:

Colaboradores estão sendo devidamente orientados e treinados por meio de um protocolo de higienização das superfícies, que é seguida da desinfecção, utilizando-se produtos recomendados para cada local.

O Departamento de Marketing é responsável pela divulgação de medidas educativas, orientações gerais e atualizações, além do planejamento e execução de ações de comunicação, sempre considerando o contexto da pandemia e a continuidade do ensino à distância. O Marketing também realiza a criação de conteúdo e de peças para diferentes plataformas (reportagens, vídeos, cartazes, e-mails, redes sociais e protocolos internos) junto a pais e/ou responsáveis e colaboradores.

Recursos Humanos

O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS REALIZA TODO O SUPORTE NECESSÁRIO A COLABORADORES AFASTADOS POR COVID-19.

Marketing

(19)

O TRANSPORTE ESCOLAR, EM 2020,

ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO,

MESMO DEPOIS DO RETORNO ÀS

AULAS PRESENCIAIS.

Alimentação/lanche

LANCHES:

Os alunos devem trazer lanche de casa ou fazer uso do kit lanche (sistema de delivery em sala de aula).

HORÁRIO DO LANCHE: EM SALA DE AULA. Observações:

- Alunos da Educação Infantil receberão o lanche individual do Colégio.

- Apenas os alunos com algum tipo de intolerância poderão trazer seus lanches de casa.

- Os lanches serão consumidos na sala de aula com todo o distanciamento e os cuidados necessários.

RESTAURANTE / QUIOSQUES:

TEMPORARIAMENTE FECHADOS.

(20)

Protocolo de Biossegurança do Colégio Dante Alighieri Medidas preventivas contra o contágio do novo coronavírus

CORONAVIRUS disease (COVID-19) advice for the public. World Health Organization, c2020. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

PROTOCOLOS Sanitários. Governo do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em:

<https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/protocolo-setorial-economia-criativa-v-11.pdf>. Acesso em: 16 de jul. de 2020.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), [s.d.]. Página inicial. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Covid-19 - Coronavírus, [s.d.]. Página inicial. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

CLEANING and Disinfection for Households. Centers for Disease Control and Prevention, 2020. Disponível em:

<https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/cleaning-disinfection.html>. Acesso em: 16 de jul. de 2020.

MANUAL de procedimentos de limpeza durante a pandemia. Abralimp, c2016. Disponível em:

<https://www.abralimp.org.br/arquivo/Manual-de-Procedimentos-de-limpeza-durante-a-pandemia-CO VID-19-(Coronav%C3%ADrus).pdf>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

Materiais obtidos por consultoria:

Consultoria da Porto Seguro Saúde para o Colégio Dante Alighieri: Protocolo de Biossegurança. Consultoria da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para a Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares): Protocolos de Biossegurança.

FONTES CONSULTADAS E

REPRODUZIDAS:

Referências

Documentos relacionados

Este projeto de capacitação em serviço foi planejado para oportunizar aos educadores da Escola Estadual Paula Frassinetti, ampliar seus conhecimentos sobre a temática aqui

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Com isso, a SEDUC-AM em seu DGP, com o propósito de aumentar a eficácia da aplicação da legislação voltada para os profissionais da educação, requereu do

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar