• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 011/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 011/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL 011/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO

1. DA ABERTURA

A Pró-Reitoria Acadêmica, no uso das suas atribuições, na forma do artigo 16 do Estatuto da Universidade de Sorocaba, torna pública a abertura de inscrição para SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA - NÍVEL MESTRADO, reconhecido pela Portaria MEC nº. 1.077, de 31 de agosto de 2012.

2. DO CURSO

2.1. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura é organizado academicamente a partir da área de concentração e das linhas de pesquisa, sendo:

Área de Concentração: Mídias Linhas de Pesquisa:

a) Análise de Processos e Produtos Midiáticos b) Mídias e Práticas Socioculturais

2.2. Demais informações podem ser acessadas no Regulamento do Curso, disponível no link http://comunicacaoecultura.uniso.br/index.asp.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições eletrônicas poderão ser feitas de 03/10/2016 a 31/10/2016, até às 23h59.

3.2. As inscrições eletrônicas deverão ser feitas pela internet, no site oficial do Programa de

Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (www.uniso.br ou

http://comunicacaoecultura.uniso.br/processo_seletivo_alunos_regulares.asp).

3.3. A taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), deverá ser paga por meio de boleto bancário, disponível no site de divulgação deste Edital.

3.4. A confirmação da inscrição se dará por meio da entrega da relação de documentos constante no item 3.5 deste Edital e poderá ser efetuada presencialmente ou por via postal.

(2)

3.4.1. As inscrições presenciais poderão ser efetuadas pessoalmente ou por terceiros na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, localizada na Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, situada na Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5 - Vila Artura, 1º piso da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

3.4.2. As inscrições por via postal deverão ser encaminhadas pelo Correio (via sedex), para o seguinte endereço:

Universidade de Sorocaba

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas Rodovia Raposo Tavares km 92,5 - Vila Artura

CEP 18.023-000 – Sorocaba/SP

3.4.2.1. As inscrições por via postal serão aceitas, desde que postadas por Sedex ou serviço similar de entrega rápida, até o dia 27/10/2016.

3.5. Os documentos necessários para a inscrição são:

a) requerimento de inscrição, disponível no site de divulgação deste Edital, devidamente preenchido e assinado pelo candidato (Anexo I);

b) cópia do diploma do curso de graduação; c) cópia do RG e do CPF;

d) 01 (uma) foto 3x4 recente;

e) comprovante original do depósito bancário da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais);

f) comprovante de endereço; g) projeto de pesquisa (Anexo III);

h) cópia do curriculum vitae, impresso e preenchido na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) acompanhado de cópia de toda a documentação comprobatória;

i)documento em que o candidato declara estar ciente do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Regimento da Uniso (Anexo II), disponíveis em:

http://comunicacaoecultura.uniso.br/regulamento/regulamento-do-programa-de-mestrado.pdf e http://uniso.br/institucional/documentosoficiais/regimento201502.html);

j) para candidato estrangeiro:

 todos os documentos anteriores descritos (nos subitens do item 3.5 anteriores a esse);  documento comprobatório de sua situação regular no país, emitido por órgãos competentes;  documento comprobatório de títulos acadêmicos, se possuir, reconhecidos por instância

(3)

3.6. O candidato poderá se inscrever em apenas uma linha de pesquisa. A descrição de cada linha de pesquisa está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

3.7. Somente serão aceitas as inscrições instruídas com todos os documentos solicitados no item 3.5. 3.8. Após análise dos documentos relativos à inscrição, a Comissão de Seleção divulgará, no dia

04/11/2016, no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, a lista de candidatos cujas inscrições foram deferidas.

3.9. O candidato cuja inscrição for indeferida poderá solicitar, na Secretaria do Programa, informações sobre o(s) motivo(s) do indeferimento da inscrição.

4. DOS CANDIDATOS

4.1. Configuram-se como candidatos ao presente Processo de Seleção aqueles com curso de graduação em qualquer área do conhecimento.

5. DAS VAGAS

5.1. Serão oferecidas, no presente Processo de Seleção, 20 vagas.

6. DO PROCESSO SELETIVO

6.1. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

6.1.1. O presente Processo de Seleção será conduzido por uma Comissão de Seleção a ser constituída por membros designados dentre os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.

6.2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.2.1 O Processo de Seleção se aplica apenas aos candidatos com inscrição deferida.

6.2.2 A seleção dos candidatos será baseada em avaliação dos seguintes requisitos: Curriculum Vitae na Plataforma Lattes; projeto de pesquisa, prova escrita, exame de proficiência em língua estrangeira e entrevista.

(4)

6.2.2 A classificação do candidato será feita em função da média ponderada calculada com as notas (de zero a dez) atribuídas à prova escrita (peso 3), projeto de pesquisa (peso 3) e à entrevista (peso 4). 6.2.3 A arguição relativa ao projeto e ao curriculum vitae envolve: a) domínio do conteúdo do projeto na defesa oral, considerando a clareza, a objetividade e a pertinência na elaboração de respostas a questionamentos; b) compreensão geral do candidato sobre a integração do seu projeto com a linha de pesquisa selecionada; c) disponibilidade de tempo para a dedicação ao programa e d) explicações relativas à titulação, produção intelectual e outras atividades acadêmicas.

6.2.4 O projeto de pesquisa deve ser elaborado conforme instruções que constam no Anexo I. 6.2.5. A prova escrita terá como base as obras:

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2012.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, UFRJ, 2003.

MIÉGE, Bernard. O Pensamento Comunicacional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. SFEZ, Lucien. A Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003. É desejável que os interessados consultem as revistas científicas da área no Portal da CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br/ .

6.2.6. Em relação ao exame de proficiência em língua estrangeira, o candidato poderá optar por língua espanhola, inglesa ou francesa.

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

7.1. A classificação final dos candidatos aprovados neste Processo de Seleção constará de listagem, em ordem de classificação, e será divulgada no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura até 30 de novembro de 2016.

7.2. Será publicada na mesma data, 30 de novembro de 2016, lista de espera, em ordem de classificação, para matrícula, caso houver desistência de candidatos aprovados.

(5)

8.1. Os candidatos selecionados deverão realizar sua matrícula no período de 01 de dezembro de 2016 até 09 dezembro de 2016, na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, localizada no 1º piso da Biblioteca, na Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

8.2. A não efetivação da matrícula nos dias indicados implicará a perda da vaga, que será oferecida aos candidatos constantes na lista de espera.

8.3. No período de 12 de dezembro de 2016 a 16 de dezembro de 2016, a Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu entrará em contato com os candidatos da lista de espera, obedecendo a ordem de classificação e indicando o dia e horário para efetivação da matrícula.

8.4. Os documentos necessários para a realização da matrícula são os seguintes:

a) requerimento de matrícula obtido na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, na Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi;

b) original do diploma da graduação; c) original do RG e do CPF;

d) original do certidão de nascimento e/ou de casamento; e) original comprovante de endereço

8.5. O candidato deverá apresentar os documentos originais no ato da matrícula para que as cópias apresentadas no ato da inscrição sejam validadas, dispensando assim obrigatoriedade da autenticação de cartório.

9. CALENDÁRIO

Etapa Período (2016)

Inscrições ao Processo de Seleção 03/10 a 31/10 Data limite para a postagem dos

documentos de inscrição

27/10 Divulgação da lista de inscrições

deferidas

04/11

Prova escrita 07/11 – 14h - Anfiteatro da Biblioteca,

Exame de proficiência 08/11 – 14 h

Entrevista 21/11

(6)

horário específico para cada candidato será divulgado no site do programa

Publicação dos resultados 30/11

Matrícula dos aprovados 01/12 a 09/12

Período de chamada e matrícula de lista de espera

12/12 a 16/12

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O Processo de Seleção, objeto do presente Edital, é válido somente para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura – Nível mestrado, da Universidade de Sorocaba, com turma iniciada em janeiro de 2017.

10.2 Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma, bem como dos documentos entregues no ato da inscrição.

10.3 Não caberá recurso dos resultados apresentados pela Comissão de Seleção.

10.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria Acadêmica, ouvido o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, no âmbito de sua competência, respeitadas as disposições da legislação superior vigente.

Sorocaba, 03 de outubro de 2016.

Prof. Dr. José Martins de Oliveira Junior Pró-Reitor Acadêmico

(7)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DE MESTRADO

EDITAL PROAC Nº 011/2016

DADOS DO (A) CANDIDATO DADOS PESSOAIS

Nome completo:

Data Nascimento: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Naturalidade: Nacionalidade:

CPF: RG:

Endereço (rua, número, cidade, estado, cep)

Telefone Residencial: ( ) Celular: ( ) e- mail:

DADOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS

Curso de graduação: Instituição: Ano conclusão: Atividade profissional atual: Cargo: Empresa: Horário de trabalho: Data admissão:

Telefone comercial: ( ) Endereço empresa:

Possui empresa própria ou participação societária: ( ) sim ( ) não . Qual? __________ Exerce alguma atividade profissional sem vínculo empregatício? ( ) Sim ( ) Não Qual? _________

Possui alguma relação de trabalho com a Uniso ou com a Fundação Dom Aguirre? ( ) Sim ( ) Não Qual?_____

DADOS RELATIVOS AO INGRESSO NO PROGRAMA Linha de pesquisa de interesse:

( ) Análise de Processos e Produtos Midiáticos ( ) Mídias e Práticas Socioculturais

Tem preferência de Orientador?

(8)

ANEXO II

DECLARAÇÃO

Declaro ter ciência e estar de acordo com todas as normas do Edital PROAC nº. XXX/2016 do Processo de Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura – Nível Mestrado. Declaro, sob pena da lei, que as informações deste requerimento são verdadeiras. A inveracidade das informações prestadas neste formulário, quando constatada, a qualquer tempo, implicará no o cancelamento da inscrição e da bolsa de estudo ou taxa escolar porventura concedida, ficando desde já autorizada a adoção das medidas judiciais cabíveis. Autorizo efetuar pesquisa cadastral em meu nome.

Sorocaba, _____ de ___________________ de ________.

______________________________________________ Assinatura do candidato

(9)

ANEXO III

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa pode ser apresentado com no máximo 15 laudas, digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, em formato A4, com margem superior, inferior e lateral igual a 2,5 cm contendo os itens que são discriminados a seguir. Capa, sumário, referências, apêndices e anexos não serão contabilizados na somatória das páginas.

Título

O título indica o assunto da pesquisa e pode, de modo geral, ser composto por uma parte geral e outra mais técnica, separados por dois pontos.

Resumo

O resumo deve começar informando sobre a natureza da pesquisa, se teórica, empírica ou outra modalidade. Em seguida, indicar o objeto tratado (tema e recorte), os objetivos visados, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos e a relevância. O resumo, com um único parágrafo (com 250 palavras, aproximadamente), não deve conter opiniões ou observações avaliativas, nem desdobramentos explicativos e encerrar-se com a indicação de cinco palavras-chave, as mais significativas para a compreensão da trajetória de pesquisa, que devem caminhar das mais gerais para específicas.

Introdução

Este item auxilia na contextualização do problema. Recomenda-se que o projeto apresente, inicialmente, um quadro de referência pessoal da proposta de pesquisa. Neste momento, a figura do pesquisador deve aparecer, pois dará sabor de vida ao projeto, no entanto, em um relato que não se configure como biografismo, que é inoportuno.

Problema

Uma vez selecionado ou escolhido o tema, segue a delimitação deste, que constitui o que denominamos recorte. Com ele e dele deve vir o problema. Nesta etapa, a problemática que era vaga e imprecisa, com a pergunta, se torna uma problemática objetivada. Daí os objetivos vêm com maior clareza. O problema vem de um fundo temático muito amplo e que toma a forma de uma indagação, uma interrogação, uma pergunta para a qual se buscará resposta.

Análise de pressupostos / Estado da Questão

Este item deve tratar da revisão bibliográfica ou da bibliografia comentada. O pesquisador, com paciência e cuidado, deve buscar fontes documentais e bibliográficas capazes de dar conta dos estudos realizados na circunvizinhança do problema da pesquisa em questão.

Justificativa

A justificativa, de forma objetiva, deve explicar a relevância, a pertinência e a contribuição da pesquisa. A contribuição da pesquisa pode se dar no âmbito de confirmação geral ou de confirmação na sociedade

(10)

particular em que ela se insere; de sua especificação para casos particulares; de clarificação da teoria; de resolução de pontos obscuros; de possibilidades de sugerir modificações pela realidade abarcada pelo tema proposto e de descoberta de soluções para casos gerais ou particulares.

Explicitação dos objetivos

Os objetivos podem ser gerais e específicos. Os gerais se referem a uma visão abrangente do problema. Os específicos têm uma função intermediária e instrumental de modo a permitir que os objetivos gerais sejam atingidos ou que sejam aplicados a situações particulares

Corpo teórico/Quadro teórico de referência

O corpo teórico, no qual a pesquisa encontra os fundamentos, é também denominado fundamentação teórica ou embasamento teórico, que emerge do estado da questão, mas deve avançar, à medida que resulta de uma escolha consciente e avaliativa da teoria.

Metodologia (procedimentos, cronograma)

O pesquisador deve explicitar o tipo de pesquisa que realizará, se é empírica, com trabalho de campo ou se é teórica. Detalhar as técnicas de pesquisa que serão utilizadas e elaborar um cronograma (mencionar as atividades, por semestre).

Referências

No final do projeto, aparecer duas listagens (livros, artigos, sites), aquela que foi consultada e aquela que será consultada no decorrer da pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

9 LAÉRCIO RAMON DA SILVA NASCIMENTO 0.00 Não Compareceu Ciências Sociais Aplicadas - Administração, Ciências Contábeis e Turismo (Administração de Recursos Materiais). Ordem

Com esta mesma abordagem, Lóki ao resgatar a história de Arnaldo Baptista nos Mutantes e da contribuição do grupo para a Tropicália com suas

Como objeto de estudo foi analisada a evolução dos hospitais da Rede Sarah Kubistchek, em que foram identificadas diferentes estratégias utilizadas pelo arquiteto

(2000), feitos por Rocha-Peixoto (2006), detalhes como a ausência de janelas, construção de terra, portas pequenas e outros, seriam pontos comuns entre estas moradias. Contudo, não

HEATH & WILSON 17 , em 1976, avaliaram a rugosidade superficial "in vi!ro" de vários materiais restauradores (silica!o, compósito, ouro e amálgama),