• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Comissão Científica e a Comissão de Avaliação de Trabalhos estabelecem os critérios para a submissão de trabalhos científicos para o 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília.

CAPÍTULO I

DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Art. 1º - Poderão ser inscritos trabalhos caracterizados como investigativos, descritivos, de revisão sistemática ou narrativa e relatos de experiência, no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.

Art. 2º As inscrições serão efetuadas no período de 01 de agosto a 17 de setembro de 2017, exclusivamente de forma online, pelo endereço eletrônico do site do evento.

3º - A inscrição dos trabalhos será na área temática que melhor se adequar à escolha do(s) autor(es).

I - As áreas temáticas são: a. Alimentação Coletiva; b. Nutrição Clínica; c. Saúde Coletiva; d. Docência; e. Alimentos; f. Nutrição em Esportes;

g. Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

Art. 4º - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho.

Art. 5º- Na submissão do trabalho deverá ser informado o endereço eletrônico completo do autor apresentador, para correspondência e contatos durante o Congresso.

(2)

CAPÍTULO II

DOS CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Art. 6º - O autor apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição deverá ser realizada até 17 de setembro de 2017.

Art. 7º - Serão aceitos até cinco trabalhos por inscrição no Congresso. Art. 8º - Cada trabalho poderá ter até 08 (oito) autores.

Art. 9º - A grafia dos nomes do(s) autor(es) e a revisão ortográfica do texto é de inteira responsabilidade dos mesmos, portanto não serão realizadas correções após a submissão do trabalho.

Art. 10º - Os trabalhos devem ser redigidos na língua portuguesa, na forma de resumo, em conformidade com o capítulo III deste regulamento.

Art. 11º - Serão aceitos, apenas, trabalhos inéditos sendo a responsabilidade de observação deste critério do(s) próprio(s) autor(es).

Art. 12º - Trabalhos realizados com seres humanos ou animais, cujo delineamento seja de intervenção e/ou experimentais, devem comprovar que foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), informando no Resumo o número de protocolo desta aprovação.

Art. 13º - As modalidades de apresentação dos trabalhos aprovados serão Oral ou Pôster, ficando ao encargo da Comissão de Avaliação de Trabalhos a definição sobre a forma de apresentação. Art. 14º - Serão selecionados para a apresentação na modalidade Oral os trabalhos que obtiverem as melhores pontuações na avaliação, no limite de um (1) trabalho por área temática.

Art. 15º - O autor apresentador do trabalho selecionado para a modalidade Apresentação Oral receberá a comunicação do resultado por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.

Art. 16º - A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Congresso ocorrerá no dia 25 de setembro de 2017, na página eletrônica do Congresso.

Art. 17º - Os trabalhos que não preencherem os requisitos especificados neste regulamento não serão aceitos sob qualquer hipótese.

(3)

CAPÍTULO III

INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 18º - A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada na área temática de escolha do(s) autor(es) e estar de acordo com as seguintes instruções:

O RESUMO DO TRABALHO SOLICITADO NO SITE SEVE SER EXPANDIDO, COM AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

I - Limitar-se ao mínimo de 2500 e máximo de 3500 caracteres com espaços. a) não conter figuras, gráficos, tabelas ou imagens;

b) não utilizar siglas e abreviaturas ao longo do texto.

II – Título: Escrever o título com letras maiúsculas, logo abaixo do limite superior e centralizado.

III - Indicação de autores:

a) indicado(s) em ordem de autoria com o número máximo de oito (8) autores;

b) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do primeiro autor e indicado com o numeral um (1) sobrescrito;

c) nome completo iniciando pelo primeiro nome e finalizando com sobrenome do(s) demais autor(es) e indicado com o numeral dois (2) sobrescrito;

d) constar o endereço eletrônico do autor principal.

IMPORTANTE: Apenas aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do artigo e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo, podem ser listadas como autores. Inclusão de outras pessoas como autores, por amizade, reconhecimento, ou outra motivação não-científica, é uma violação ética.

IV- Indicação de Instituição:

a) nome completo por extenso e sigla da Instituição a qual o trabalho está relacionado, indicando a cidade, estado e país;

b) no caso de mais de uma Instituição relacionada, citar os dados da Instituição na linha logo abaixo ao da primeira Instituição e atendendo a formatação citada no critério a).

(4)

IMPORTANTE: Todo o contato entre a Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos e os autores será mantido pelo endereço eletrônico do autor principal, informado na tabela de cadastro do trabalho.

V- Formatação do trabalho:

Resumo Expandido, com margens direita e esquerda de 2,5 cm e superior e inferior de 3,0 cm; tamanho A4 (210 x 297 mm).

Corpo do resumo:

1. Texto: Com fonte ARIAL tamanho 12, espaçamento simples, justificado. 2. Páginas em tamanho A4.

3. Resumo expandido deve ter no máximo 1.000 caracteres em cada item (Introdução, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências), acompanhado de três palavras-chave, diferentes das constantes do título do trabalho, separadas por ponto final, tudo em Fonte ARIAL, corpo 12, espaçamento simples entre linhas. Limitando-se ao mínimo de 2500 e máximo de 3500 caracteres com espaços, no total.

4. Descritores: Para determinação dos descritores, solicita-se consultar o site http://decs.bvs.br/ ou o MESH - Medical Subject.

5. Referências bibliográficas em fonte ARIAL, corpo 11, espaçamento entre linhas simples, listadas em ordem alfabética. Normas bibliográficas: organize seu artigo conforme as seguintes NBR da ABNT (Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O TRABALHO COMPLETO TAMBÉM DEVERÁ SER ANEXADO PARA POSSÍVEL CONSULTA DA COMISSÃO CIENTÍFICA. O Arquivo deverá ser salvo em extensão.doc (Microsoft Word 1997-2003 ou posterior). Não envie arquivos em formato docx ou pdf, pois os mesmos serão REJEITADOS.

Capítulo IV DA AVALIAÇÃO

(5)

Art. 19º- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos do Congresso, seguindo os critérios abaixo e serão classificados em “Aceito” ou “Não aceito”.

Art. 20º - A comissão julgadora realizará análise cega dos trabalhos, o que significa que não terão acesso aos nomes dos autores ou instituição de origem do trabalho. Esse procedimento colabora para um processo de análise idôneo, transparente e justo.

Art. 21º- É atribuída à Comissão Julgadora a competência de classificar os melhores trabalhos para apresentação oral, bem como o melhor pôster nos termos deste regulamento, assegurando o sigilo das informações disponibilizadas, referentes às obras participantes.

Observação: A Comissão Julgadora é soberana, não cabendo às suas decisões qualquer espécie de recurso, pelo que são definitivas.

CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO

Art. 22º- Os trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, serão automaticamente inscritos para apresentação na seção de pôsteres do 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília e farão parte dos anais do congresso.

Art. 23º- Para cada resumo expandido de trabalho será fornecido um conceito de 0 a 10, aceitando-se aproximação de 0,5 pontos, aceitando-sendo obedecidos os aceitando-seguintes critérios:

 Relevância: atualidade; grau de importância do tema; aplicabilidade do conhecimento gerado.  Clareza: Texto de fácil compreensão, conciso e sem ambiguidade, utilizando vocabulário adequado; objetivos claros; Emprego de redação gramaticalmente correta, clara, concisa, precisa e coerente.

 Metodologia: método adequado ao tipo de trabalho realizado, apresentando detalhamento suficiente para permitir que os resultados sejam compreendidos e reproduzidos. É importante que os dados sejam adequados e dêem suporte à ideia apresentada.

 Conclusão. O desenho da pesquisa tem que estar claramente descrito.

 Coerência: Sequência lógica e ordenada na apresentação das ideias. Coerência entre conclusão, resultados e objetivos;

 Resultados: Coerência com objetivos e metodologia, organização dos mesmos (de modo a serem facilmente compreendidos); apresentação dos principais resultados;

(6)

 Conclusão: o que está escrito deve ser reflexo dos resultados obtidos; apresenta ponto de vista do autor sobre os resultados obtidos com fundamento, coerência e alcance.

Art. 24º- Para cada resumo de trabalho avaliado será calculada a média aritmética das notas dos avaliadores que deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete). Trabalhos cuja nota média seja inferior a sete não serão aceitos. A Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos não efetuará correções ou mudanças nos textos enviados, sendo os mesmos, quando aprovados, publicados conforme enviados.

Art. 25º- Somente será premiado o trabalho em que pelo menos um dos autores compareceu ao Congresso, apresentou o pôster e foi arguido no dia e horário estipulados pela Comissão.

IMPORTANTE: Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso.

O processo de submissão, avaliação e divulgação dos resultados seguirá o seguinte Cronograma:

Data Etapa

De 01/08 a 17/09/2017 Submissão de Trabalhos

18 a 24/09/2017 Avaliação pela Comissão Científica

25/09/2017 Divulgação dos trabalhos aprovados

03 e 04/10/2017 Realização do Evento

Capítulo V PÔSTER

Art. 26º- Os pôsteres deverão ser afixados nos painéis durante todo o período do 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília. O pôster deverá ser fixado antes do horário previsto para apresentação, no número do painel indicado previamente pela comissão organizadora. A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade dos autores e não serão

(7)

disponibilizados materiais para a sua fixação. O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Durante esse período o apresentador deverá ficar à disposição dos participantes e da Comissão Julgadora para os questionamentos e esclarecimentos. É obrigatória a retirada dos pôsteres até o horário previsto para encerramento do evento.

Art. 27º- A Comissão Científica selecionará trabalhos da modalidade Pôster para Comunicação Oral. Nestes casos, os trabalhos deverão ser apresentados por um dos autores, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Cada participante terá um espaço de 10 minutos para apresentação, mais 5 minutos para o debate dos trabalhos, totalizando 15 minutos toda a sessão.

ELABORAÇÃO DO PÔSTER

Art. 28º- Confecção do pôster: o pôster deverá ser confeccionado após a resposta de aceite da Comissão Avaliadora. Dimensões do pôster Largura: 80 cm. Altura: 120 cm. Legibilidade e recursos: O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.

IMPORTANTE: Um “template” de pôster está no site do evento. a. Título: É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento. b. Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido). c. Instituição dos autores. d. Dados da pesquisa (Introdução, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências). Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis. e. Agência de fomento: Caso exista Agência de fomento é obrigatório mencioná-la. f. Mencionar se é Trabalho de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, de Agência Governamental, Agência Não-Governamental e outros. Deve ser informado a que instituição pertence os autores do trabalho.

APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

Art. 29º - Os resumos aceitos serão programados para apresentação como pôster, os quais deverão ser elaborados e apresentados conforme normas descritas neste documento.

Art. 30º - É proibida a apresentação do pôster por terceiros (apresentador não inscrito no trabalho e/ou evento, ou seja, sem inscrição efetivada).

(8)

Art. 31º - Após a apresentação do pôster será entregue uma via do certificado ao autor/apresentador.

Capítulo VI

EMISSÂO E ENTREGA DE CERTIFICADOS

Art. 32º - Os certificados serão emitidos apenas na forma digital, que estarão disponíveis em até 5 (cinco) dias úteis após a realização do congresso, para impressão e download em PDF, na seção EMISSÃO DE CERTIFICADOS disponível no site;

Art. 33º - Aos trabalhos premiados, será emitido apenas um certificado por trabalho, que será entregue ao autor-apresentador que receberá o prêmio. Os nomes dos autores serão impressos no certificado na mesma ordem de lançamento na área de envio do trabalho científico. Para estes, o certificado também estará disponível na forma digital, para impressão e download em PDF, na seção EMISSÃO DE CERTIFICADOS disponível no site;

Art. 34º - Em hipótese alguma serão enviados quaisquer certificados pelo Correio após o encerramento do Congresso, pois ficarão disponíveis em nosso sistema on line por 120 dias após o congresso.

PREMIAÇÃO DE TRABALHOS

Art. 35º - A cerimônia de premiação dos trabalhos ganhadores (um pôster e um trabalho da apresentação oral) acontecerá de acordo com a programação do 1º Congresso de Nutrição da Universidade católica de Brasília, a se realizar no dia 04/10/2017, onde serão entregues os certificados da premiação.

Art. 36º - A premiação dos trabalhos ganhadores apenas será entregue a um dos autores previamente inscrito no Congresso.

Art. 37º - Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização sem ônus de seu nome, imagem e trabalho para divulgação em quaisquer meios de comunicação, traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida, independentemente de licença, remuneração ou pagamento.

(9)

Art. 38º - Um mesmo trabalho não poderá ser premiado em mais de um critério, ou seja, ou será premiado como Pôster ou o resumo para apresentação oral.

Capítulo VII RESSALVAS

Art. 39º - As publicações autorizadas destinam-se única e exclusivamente à distribuição gratuita a profissionais de saúde, ou entidades com interesse na área da Saúde, distribuição essa a ser realizada, segundo o livre critério da UCB.

Art. 40º - A escolha do formato de apresentação dos resumos aprovados será feita pela Comissão Científica.

Art. 41º - Os certificados aos autores apresentadores dos trabalhos em formato pôster serão entregues pela Comissão Técnica Científica no momento da apresentação oral e no local do pôster afixado.

Art. 42º - A não apresentação do trabalho pôster no local e horário marcado não dará direito ao certificado.

Capítulo VIII DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 43º - Os autores participantes assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações no concurso ou pelas cessões dos direitos de autor sobre suas frases, sendo esses direitos cedidos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições.

Art. 44º - Todos os participantes declaram que o conteúdo dos trabalhos inscritos é original e inédito.

Art. 45º - Em caso de plágio de qualquer espécie, o 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília não responderá pelo ato do participante, sendo este responsável por eventuais

(10)

ônus ou danos a terceiros, respondendo integral e exclusivamente, além de ser desclassificado do Congresso para apresentação de tema livre e consequentemente perder o direito de concorrer aos prêmios de melhor trabalho ou pôster.

Art. 46º - O 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, se julgar necessário, poderá alterar as regras constantes deste regulamento, assim como substituir qualquer uma das premiações de melhores trabalhos e melhor pôster, mediante comunicação pública de tais mudanças no hotsite do congresso.

Art. 47º - A participação neste concurso acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

Art. 48º - Para eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento os participantes devem encaminhá-las para a Comissão Julgadora através do endereço do site. As dúvidas não previstas neste regulamento serão julgadas pela Comissão Executiva do 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

Art. 49º - A Comissão Executiva do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem ou qualquer outra forma de despesa, visando à apresentação de qualquer trabalho enviado e aceito.

Brasília, 03 de julho de 2017

Profa. MsC. Cristine Savi Fontanive

Presidente do 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília.

Prof. Dra. Fabiani Lage Rodrigues Beal

Coordenadora da Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos do 1º Congresso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília.

Referências

Documentos relacionados

O Grupo Temático 4 procura desenvolver trabalhos sobre os diversos efeitos da insegurança alimentar e nutricional para indivíduos, famílias, comunidades e

Os dados de difração de raios-X de pó obtidos experimentalmente para o sistema BEX:INA+PA, representados na figura 3.62, estão de acordo com a informação obtida

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES (PPGECH) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), no uso de suas atribuições, torna público

Espera-se que o relato da experiência, aliada ao referencial teórico e à pesquisa de opinião realizada junto aos deficientes visuais, dê a resposta ao problema que moveu o estudo:

n.º DE – 035/06/14, que rege o Processo Seletivo Interno para o Curso de Pós Graduação lato Sensu em Gestão Pública (Convênio SENASP n.º 775928/12), informou a este CG o

Todos os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais eletrônico do Congresso e divulgados na plataforma do evento na forma de pôster (imagem) e

Cada participante deverá indicar o Tipo do Estudo no final do trabalho seguido da indicação da linha de pesquisa ao qual submeterá seu(s) trabalho(s) à apreciação.. c)

Em alguns casos, seu médico pode prescrever uma dose mais alta (p. ex.: comprimido de 300 mg) ou um medicamento adicional para tratar a pressão arterial alta.. Seu médico dirá a