• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N º 31/2012/PRPPGI CAMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE PROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO IF-SC CHAMADA 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N º 31/2012/PRPPGI CAMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE PROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO IF-SC CHAMADA 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL – N

º

31/2012/PRPPGI –

CAMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE

PROGRAMA COOPERAÇÃO

INTERNACIONAL DO IF-SC

CHAMADA 2012

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE

ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS

FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE POR MEIO DE

INTERCÂMBIO ENTRE O BRASIL E A FRANÇA

(2)

APRESENTAÇÃO

A Reitora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF-SC, Profa. Dra. Maria Clara Kaschny Schneider e a Diretora-Geral do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina – IF-SC, MSc. Nelda Plentz de Oliveira, comunicam aos interessados que estão abertas até o dia 09 de novembro 2012 as inscrições para candidatura a 2 (duas ) vagas de mobilidade internacional para alunos dos cursos técnicos do Campus Florianópolis-Continente. Esta ação é resultado da parceria entre o IF-SC e o Lycée D´Hotellerie de La Rochelle et Lycée de Tourisme et Hotellerie de Saint Quentin em Yveline na França, conforme previsto no projeto de cooperação bilateral Brasil/ França aprovado pela chamada pública MEC/SETEC/GAB/2010, portaria 113, de 3 de agosto de 2010. Os alunos desenvolverão atividades de estágio no setor de cozinha em restaurantes indicados pelos parceiros Franceses.

I - INTRODUÇÃO

O Programa de Cooperação Internacional de Estudantes Brasil/França do Campus Florianópolis-Continente do IF-SC visa promover aos discentes o conhecimento técnico teórico/prático, tecnológico e cultural estimulado por meio de estágio de alunos brasileiros em cozinhas de estabelecimentos de A&B parceiros de Instituições de Ensino na França. O programa visa a concessão de 2 (duas) bolsas de estudo vinculadas ao projeto de cooperação internacional citado na apresentação acima a alunos com matrícula ativa nos cursos Técnicos do Campus Florianópolis-Continente.

II - OBJETIVO

Este edital tem a finalidade de selecionar 2 (dois) alunos dos cursos Técnicos do Campus Florianópolis-Continente, para a concessão de 2 (duas) bolsas de estudo vinculadas ao projeto citado na introdução do presente edital por um período de 90 (noventa) dias em cozinhas de restaurantes parceiros do Lycée D´Hotellerie de La Rochelle e de Saint Quetin em Yveline. Esta ação tem como objetivo promover o intercâmbio de alunos para o aperfeiçoamento de técnicas de cozinha (pré preparo; corte de legumes, aves e peixes; cocção e montagem de pratos quentes e frios) por meio de estágio no setor de cozinha,

(3)

visando ao discente a construção e aprimoramento do conhecimento técnico teórico e prático, tecnológico e cultural, condicionada à liberação dos recursos previstos na apresentação acima do presente Edital.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos são:

a) Oferecer oportunidade de estágio internacional aos alunos dos cursos da área de Alimentos e Bebidas (A&B);

b) Permitir a atualização de conhecimentos por meio de estágio internacional possi-bilitando o acesso de estudantes brasileiros a estabelecimentos de alto padrão e com quali-dade internacional;

c) Complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade;

d) Estimular iniciativas de internacionalização das instituições de ensino brasileiras; e) Possibilitar a formação de trabalho técnico-científico especializado.

IV - VAGAS, PRÉ-REQUISITOS E PERÍODO

Esta chamada destina-se à seleção de alunos dos cursos Técnicos do Campus Florianópolis-Continente, para participação no Projeto de Cooperação Internacional França Brasil para a realização de estágio no setor de cozinha em restaurantes na França, indicado pela instituição parceira.

Serão ofertadas duas (2) vagas de mobilidade internacional. O candidato deverá obrigatoriamente preencher os requisitos:

a) Apresentar atestado de matrícula em um dos cursos Técnicos do Campus Florianópolis-Continente;

b) Ter nacionalidade brasileira. Apresentar xerox da Carteira de Identidade; c) Apresentar Histórico Escolar;

d)Ter cursado e ter sido aprovado com desempenho acadêmico a Unidade Curricular de Habilidades Básicas de Cozinha em cursos de cozinha ou gastronomia do IF-SC campus Florianópolis-Continente;

(4)

e)Ter experiencia profissional na área de cozinha. Apresentar comprovação através de carteira de trabalho ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório; f) Ser maior de idade. Apresentar xerox da Carteira de Identidade;

Nos casos de empate a partir dos critérios estabelecidos deverão ser priorizados alguns critérios de desempate entre os candidatos, como:

a) Mais tempo de atuação profissional comprovados nos documentos referidos acima no item “e”;

b)Ter sido premiado em concursos da sua área de atuação ou ainda ser detentor de premiações de mérito acadêmico;

c) Melhor desempenho acadêmico, comprovado através do histórico escolar.

A ação será executada durante 3 (três) meses em data a ser definida pela instituição par-ceira com início previsto para janeiro ou fevereiro de 2013, salvo prorrogação ou cancela-mento necessário em função da liberação dos recursos financeiros previstos no projeto de cooperação bilateral Brasil/ França aprovado pela chamada pública MEC/SETEC/GAB/2010, portaria 113, de 3 de agosto de 2010, ou indisponibilidade de lo-cal de estágio por parte do parceiro Francês.

O atendimento do número das vagas acima mencionadas está condicionado à liberação de recursos por parte da SETEC / MEC para o referido projeto de cooperação. Caso não haja a liberação dos recursos na íntegra, o total de vagas poderá ser readequado, respeitando a classificação geral ou mesmo cancelando o edital.

V - OBRIGAÇÕES

São consideradas obrigações do participante das ações previstas no presente edital:

a) Fazer inscrição e protocolar a documentação na secretaria do Campus Florianópo-lis-Continente (IFSC) no período de 05/11/2012 à 09/11/2012.

b) Assinar e protocolar junto à secretaria do Campus Florianópolis-Continente (IFSC) termo de ciência e compromisso das exigências do presente edital.

c) Dedicar-se integralmente às atividades do plano de trabalho.

(5)

e) Retornar ao Brasil no prazo de dois (2) dias após a conclusão da missão.

f) Ressarcir ao IFSC todo o investimento feito no decorrer de sua formação, na even-tualidade de ocorrência de revogação da concessão motivada por ação ou omissão dolosa ou culposa do aluno ou por cancelamento da atividade.

g) Entregar, até sessenta dias após o retorno ao Brasil o relatório de estágio.

h) Socializar com alunos do Campus Florianópolis-Continente a experiencia vivenciada e os resultados obtidos, sempre que solicitado.

i) Pagar passagem e demais custos da atividade com o valor da bolsa que está sendo disponibilizada no edital.

O não cumprimento das obrigações elencadas acima obrigará o aluno a ressarcir ao IFSC via GRU os valores indevidamente recebidos. Caso isso não ocorra, serão aplicadas as sanções previstas em lei.

VI - MODALIDADE DE APOIO

A modalidade de apoio para a realização da viagem: bolsas de estudo vinculadas ao proje-to citado na introdução do presente edital, que servirá para viabilizar seu deslocamenproje-to e ajuda de custo e demais despesas durante o desenvolvimento das atividades na França, totalizando um valor de R$ 6.050,00 (seis mil e cinquenta reais).

Obs.: O seguro saúde obrigatório não será providenciado pelo programa sendo, portanto, de obrigação e responsabilidade do candidato a sua contratação. Ressalta-se que a não apresentação do comprovante de seguro ao Comitê Gestor, prevista no termo de compro-misso, implicará no cancelamento do respectivo estágio, devendo o aluno ressarcir ao IFSC os valores recebidos sob pena de sofrer as sanções previstas em Lei.

VII – INSCRIÇÕES

a) O Candidato deverá se inscrever para participar do programa de estágio inter-nacional entre o IF-SC e o Lycée D´Hotellerie de La Rochelle et Lycée de Touris-me et Hotellerie de Saint Quentin em Yveline na França, na secretaria do

(6)

Cam-pus Florianópolis-Continente entre os dias 05/11/2012 e 09/11/2012 em horários de funcionamento da secretaria;

b) No momento da inscrição, o candidato, além de preencher o formulário próprio disponibilizado na Secretaria do Campus, também deverá protoco-lar os documentos obrigatórios referidos no item IV do presente Edital.

VIII - ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

A análise e julgamento serão feitos pelo Comitê Gestor, que será composto por professo-res de francês e da área técnica do IFSC e de um repprofesso-resentante da PRPPGI.

Após análise preliminar da documentação apresentada no ato da inscrição os candidatos com candidaturas válidas serão chamados para realização:

a) de uma prova de compreensão escrita e oral do idioma Francês. b) de comprovação da experiencia profissional.

c) de um memorial descritivo (carta de motivação, em portugues) a ser realizado du-rante a avaliação prevista no calendário abaixo e cujo teor será informado na ocasi-ão.

d) de análise de atitudes do aluno (saber ser), comprovada pela frequencia registra-da no histórico escolar.

Descrição Pontos

Prova de conhecimento da língua francesa

20% (escrita), 20% (oral) Tempo de atuação na área profissional

comprovados na carteira ou por contrato de trabalho

30% com pontuação relativa ao tempo de atuação (1 a 6 meses equivale a 3

pontos, 7 a 12 meses equivale a 6 pontos, 13 a 18 meses equivale a 9 pontos , mais de 18 meses equivale a 10 pontos)

Memorial descritivo 10%

Análise de atitudes (frequencia escolar) 20%

A nota final (NF) de cada candidato será obtida através da ponderação na proporção de 40% para o teste de francês aplicado pelo IF-SC Campus Florianópolis Continente (TC = Teste Escrito e TO = Teste Oral), 30% relativo ao tempo de trabalho na área de cozinha

(7)

(TT), 10% referente a avaliação do memorial descritivo (ME), 20% nota de atitude comprovada pela frequencia escolar (A):

NF = 0,2.TC + 0,2.TO + 0,3. TT+ 0,1.ME + 0,2.A

A ordem de classificação será dada pela Nota Final em ordem decrescente.

IX – DOS RESULTADOS

A lista dos aprovados será apresentada em ordem classificatória decrescente após homo-logação dos resultados pelo Comitê Gestor.

A participação e a classificação do candidato no presente edital não garantem a ida efetiva do candidato à França. A execução das ações está condicionada à liberação de recursos fi-nanceiros previsto no projeto de cooperação bilateral Brasil/ França aprovado pela chama-da pública MEC/SETEC/GAB/2010, portaria 113, de 3 de agosto de 2010 e viabilichama-dade de local de estágio por parte do parceiro Francês.

O resultado oficial será publicado no dia 21 de novembro de 2012, no local onde foi realiza-da a inscrição e no site do IFSC: www.ifsc.edu.br/relacoes-int-editais

X - CALENDÁRIO

Lançamento do Edital 05 de novembro de 2012

Prazo final para o envio dos documentos que oficializam a candidatura.

09 de novembro de 2012 até às 12h Análise documental e comunicação por

email ou pelo site

www.ifsc.edu.br/relacoes-int-editais aos alunos selecionados sobre a próxima etapa

09 de novembro de 2012 a partir das 12h

Provas de frances e memorial descritivo 13 de novembro Divulgação dos resultados parciais no

local onde foi realizada a inscrição ou no site do IFSC:

www.ifsc.edu.br/relacoes-int-editais

14 de novembro

Prazo para recurso Até às 18h do dia 19 de novembro de 2012

protocolado no mesmo local da inscrição

(8)

Divulgação dos resultados finais no local onde foi realizada a inscrição ou no site do IFSC: www.ifsc.edu.br/relacoes-int-edi-tais

21 de novembro de 2012

Assinatura de termo de compromisso. O não cumprimento deste procedimento, implicará na perda da vaga pelo candidato e na chamada do candidato seguinte classificado

22 de novembro de 2012 até às 12h

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

A submissão de propostas implicará na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o participante não poderá alegar desconhecimento.

As informações fornecidas nos formulários de inscrição e o correto preenchimento desses formulários são de responsabilidade do candidato.

Os recursos devem ser apresentados ao Comitê Gestor do presente Edital, no mesmo local onde foi realizada a inscrição até às 18h do dia 19 de novembro de 2012.

Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Campus Florianópolis-Continen-tee pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFSC.

Florianópolis, 31 de outubro de 2012.

_____________________________ Nelda Plentz de Oliveira

Diretora-geral do Campus Florianópolis-Continente.

_______________________________ Maria Clara Kaschny Schneider

Referências

Documentos relacionados

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO EM UMA FUNDIÇÃO DE ALUMÍNIO SOB PRESSÃO.

A sua segunda edição foi organizada em conjunto com o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalida- de do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com o Comité

Em relação à profundidade de operação, foram encontrados resultados semelhantes ao escarificador de haste simples, sendo que, na profundidade de operação de 0,30 m (T4), houve maior

Melão: Foi observado que a 17°C as sementes osmoticamente condicionadas apresentaram maior e mais rápida ger- minação, confirmando que o condicio- namento osmótico, em melão, pode

Número de aulas/ carga horária: 1 Tempo de duração da atividade: 50 Período: 16/11 Objeto de conhecimento/Conteúdos Prova de Espanhol Recursos utilizados Portal EDEBE

A partir de ações de extensão integradas ao projeto Escola, Currículo, Conhecimento: práticas pedagógicas integradas e integradoras, o grupo de Linguagens,

Portanto, minha palavra para vocês é que, sendo servos fiéis e dedicados no trabalho que Deus lhes confiou para fazer, com certeza, Ele, dentro dos Seus propósitos, poderá

Por exemplo, a hidrólise enzimática da amostra com o menor teor de lignina inicial (14,2%) alcançou a conversão de celulose 64%, após apenas 24 h de hidrólise em comparação aos