• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com a elaboração do TCC, integrante do currículo do curso de Ciências Econômicas do Câmpus Anápolis de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás - CCSEH/UEG.

TÍTULO II – DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO I

DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS

Art. 2º O TCC é obrigatório a todos os alunos para integralização do currículo.

§ 1º O TCC para o curso de graduação consiste em uma apresentação organizada e coerente, resultado de uma pesquisa, quase sempre de caráter exploratório.

§ 2º O TCC tem por objetivo avaliar a capacidade de pesquisa, e de entendimento do conteúdo ministrado no Curso de Ciências Econômicas e sua aplicação pratica por parte do discente. No seu desenvolvimento busca-se perceber a capacidade que o discente tem em tornar útil o conhecimento adquirido, bem como, sua participação crítica através de mecanismos apresentados na solução dos problemas vivenciados no cotidiano.

CAPÍTULO II

DA DEFINIÇÃO DO TEMA

Art. 3º - A definição do tema será realizada em comum acordo entre o orientador e o orientando no início do último período letivo do curso, sendo que o orientador entregará ao coordenador adjunto de TCC, em data estipulada, um termo de compromisso de orientação.

(2)

CAPÍTULO III

DO CONTEÚDO E DA FORMA

Art.4º - O TCC obedecerá, quanto à forma, as normas da ABNT, que poderão estar transcritas nas Normas para Elaboração do Trabalho Acadêmico da IES (Instituição de Ensino superior)

CAPÍTULO IV

DA ESCOLHA DO ORIENTADOR

Art.5º - Os acadêmicos deverão elaborar seus TCC´s levando em consideração as áreas existentes no Curso de Ciências Econômicas e as Linhas de Pesquisa do seu corpo docente.

Art6º - Caberá ao acadêmico, no término do penúltimo período letivo, estabelecer contato prévio com o professor orientador, conforme quadro de vagas a ser disponibilizado pela Coordenação Adjunta de TCC.

§ 1º Caso o aluno não consiga um Professor Orientador, caberá ao Coordenador adjunto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) (Resolução CsA nº11/2004) a sua designação através de sorteio, observando, sempre, a carga individual de orientação de trabalhos de conclusão de curso atribuída aos professores.

Art.7º Caso o orientador perceba a necessidade de um co-orientador, este encaminhará solicitação ao Coordenador Adjunto de TCC, o qual irá analisar e emitir parecer favorável, ou não, junto ao coordenador de curso.

Art.8- Caso o professor orientador não dispuser de vagas, o acadêmico será encaminhado através de consulta a outro orientador

CAPÍTULO V

DAS ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES

Art. 9º - Os acadêmicos quando do desenvolvimento do TCC (Monografia) terão junto à Coordenação do Curso e aos respectivos Professores Orientadores os seguintes deveres:

a. frequentar os encontros convocados pelo coordenador e/ ou orientador;

b. desenvolver o seu TCC de acordo com este regulamento e com as orientações do professor orientador.

(3)

c. manter contatos com o professor orientador, para discussão e aprimoramento de seu trabalho;

d. apresentar a versão final de seu TCC de acordo com Art.4 do capítulo 3;

e. entregar à coordenação de TCC, com sua assinatura e a autorização do Professor Orientador, 3 (três) cópias em espiral;

f. obedecer aos prazos e comparecer no dia, hora e local marcados pela Coordenação do TCC, para apresentar e defender a versão final do TCC; g. o acadêmico que entregar o TCC e não comparecer para a defesa oral nas

datas e horas aprazadas será automaticamente reprovado, salvo casos previstos em Lei. O orientador, nesse caso, ficará desobrigado de suas responsabilidades e a Coordenação considerará que o mesmo concluiu sua tarefa com o acadêmico;

h. após a defesa, em caso de suspensão da avaliação do TCC, o acadêmico deverá fazer as adequações recomendadas pela banca e entregar à coordenação do TCC com a anuência de todos os membros da Banca;

i. o acadêmico deverá entregar dois CD´s (mídia preta) com a versão final do TCC em pdf;

j. Entregar assinado o temo de autorização para publicação (modelo em anexo).

CAPÍTULO VI

DAS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES

Art. 10º - Os professores orientadores terão, junto à Coordenação adjunta do TCC, as seguintes obrigações:

a. Frequentar as reuniões convocadas pela Coordenação do TCC;

b. Assinar o termo de aceite de orientação, o termo de autorização para a defesa, a ata de defesa do TCC, o termo de adequação do TCC, quando for o caso, a ata de avaliação final do TCC, o termo de anuência das adequações realizadas no TCC; Solicitação de co-orientação, quando for o caso.

c. Comparecer no dia, hora e local marcado para participar das defesas para as quais estiver designado;

d. Ser presidente da banca, proceder à avaliação final conforme as normas estabelecidas.

e. Registrar, no Sistema Veritas, as informações referentes à orientação;.

f. Entregar, na data de depósito do TCC, as informações referentes à orientação, extraídas do Sistema Veritas.

g. Conferir se as alterações sugeridas pela Banca de Defesa foram realizadas pelos orientandos na versão final do TCC.

CAPÍTULO VII

DA DEFESA E DA AVALIAÇÃO

Art. 11º - A versão final do TCC será defendida pelo acadêmico perante uma banca examinadora.

(4)

§ 1º A banca será composta por 3(três) membros nomeados pela Coordenação de TCC, conforme recomendação do orientador, quando for o caso, sendo o professor orientador o seu presidente.

§ 2º O acadêmico só poderá ir para a defesa de seu TCC se tiver no mínimo 75% de frequência dos encontros programados entre este e seu orientador.

§ 3º O acadêmico deverá apresentar, quando do depósito do TCC junto ao curso, o Termo de Autorização para a Defesa. ao deposito do TCC no Departamento de Economia. Caso o acadêmico não obtenha, em caso de impossibilidade do seu orientador, o termo de autorização para a defesa, o acadêmico poderá solicitar do curso uma comissão de professores para apreciar e dar o veredicto de aceite ou recusa.

Art. 12º - A defesa do TCC é de caráter público.

Art. 13º A defesa do TCC deverá ocorrer somente após a aprovação em todos os componentes curriculares do curso.

Art 14º Os conceitos atribuídos ao TCC serão aprovado, reprovado ou suspenso para adequações.

Art 15º Em caso de suspensão do TCC para adequações, o acadêmico deverá apresentar, por escrito, a nova versão, a qual será apreciada pelos mesmos integrantes da Banca.

Parágrafo único – É vedada revisão da nota final do TCC.

Art. 16º O TCC final deverá ser entregue em CD (Mídia preta) na versão PDF e será arquivado como documento num prazo de 15 dias corridos após a defesa pública, sendo que o prazo será o mesmo para os casos de suspensão da avaliação do TCC.

§ 1º O membro da banca que julgar necessária a correção de itens do TCC, antes da aprovação, deverá fazer constar em ata os procedimentos que julgar cabíveis no caso.

§ 2º – O conceito final somente será tornado oficial após o acadêmico ter cumprido as exigências sugeridas pelos membros da banca e as deste regulamento.

Art.17º A Coordenação de TCC elaborará calendário fixando prazos para a entrega dos trabalhos, designação de bancas, e realização das defesas .

Art.18º A coordenação do TCC divulgara a composição das bancas, o horário e o local destinado à defesa de cada trabalho.

Art. 19º O discente terá no máximo 20 minutos e no mínimo 15 minutos para apresentar seu trabalho de Conclusão de Curso perante a banca examinadora e cada

(5)

componente terá até 20 minutos para arguição do aluno. O aluno terá até 10 minutos para responder cada arguidor, sendo que a banca não poderá ultrapassar duas horas.

Art. 20º - O professor orientador deverá entregar o resultado final à Coordenação Adjunta de TCC e lançar no Sistema Veritas somente após a entrega do trabalho revisado e com as devidas adequações.

Art. 21º - As substituições de orientadores deverão ser apreciadas e deliberadas pelo Colegiado, após encaminhamento de solicitação, contendo justificativa, por parte do acadêmico ou do orientador.

CAPÍTULO VIII

DA MATRÍCULA EM TCC E ESCOLHA DO TEMA

Art. 22º O acadêmico para se matricular no TCC , devera obrigatoriamente ter: I – Concluído o componente curricular Metodologia Científica;

§ 1º A matrícula em TCC não condiciona a defesa, a qual deverá ocorrer somente após a aprovação em todos os componentes curriculares do curso.

CAPÍTULO IX DAS ORIENTAÇÕES

Art. 23º Os encontros para orientação deverão ser presenciais em dias e horários que não conflitem com as disciplina regulares que o aluno esteja matriculado.

§ 1º - Os encontros poderão ocorrer aos sábados.

TÍTULO III - DA COMPETÊNCIA

Art.24 – Compete a Coordenação adjunta de TCC:

a. Redigir normas e instruções sobre as atividades inerentes à sua área de atuação e competência;

b. Divulgar entre os acadêmicos do Curso as normas e demais informações sobre o TCC;

(6)

c. Dialogar com o professor do componente curricular Metodologia Científica com vistas a orientar os alunos em fase de iniciação, na elaboração do projeto do TCC;

d. Designar o professor orientador para os alunos, quando necessário. O número de alunos é determinado pela Instituição de Ensino;

e. Designar as bancas examinadoras, juntamente com os orientadores, para a avaliação dos Trabalhos de conclusão de Curso e receber dos alunos os trabalhos de conclusão de curso em espiral para posterior entrega aos membros da banca;

f. Decidir, em conjunto com o Coordenador de Curso, sobre qualquer impasse ou problema referente às atividades de TCC;

g. Propor alterações neste Regulamento, submetendo-o Núcleo Docente Estruturante do curso de Economia da UEG;

h. Convocar, quando necessário, reuniões com os professores orientadores e/ou alunos para tratar de assunto relacionado ao TCC;

i. Fornecer aos professores Orientadores os elementos necessários para a realização das defesas e avaliações das monografias.

j. Cadastrar e manter atualizada a lista de professores orientadores junto ao Recursos Humanos e à Pró-Reitoria de Graduação;.

k. Publicar a lista de professores-orientadores e linhas de pesquisa ao término de cada período letivo;

l. Solicitar da secretaria, no ato da matrícula, o nome do pretenso orientador; m. Receber cópias da versão final do trabalho de Conclusão de Curso após

correções sugeridas pela banca.

TÍTULO IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25 – Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Coordenação adjunta de TCC juntamente com a coordenação de Curso, ouvindo, quando necessário, o Diretor do Câmpus.

Art.27 – Este regulamento entrará e, vigor a partir de 01 de janeiro de 2016.

Anápolis, GO 14 de outubro de 2015.

Coordenador Adjunto de TCC do curso de Ciências Econômicas.

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS – CCSEH

À Coordenação adjunta de trabalho de Conclusão de Curso

Ref: Solicitação de Banca examinadora

Senhor coordenador, solicito o agendamento de Banca Examinadora para o Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico (a) ____________________________________________, com o seguinte tema: ___________________________________________________________

_____________________________________________________________________ ____.

À oportunidade, afirmo que a estrutura do Trabalho a ser apresentado está de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Regulamento do TCC (monografia), e que na qualidade de orientando, o acadêmico cumpriu todas as etapas pertinentes ao mesmo.

Atenciosamente,

Prof.__________________________________________________ - Orientador

Integrante Nome Instituição

Orientador Membro 1 Membro 2

(8)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS – CCSEH ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO, NA MODALIDADE DE

MONOGRAFIA

Às _____ horas e ____ minutos do dia ___ de ______ de 20__, nas dependências do Curso de Ciências Econômicas do Câmpus Anápolis de CSEH, procedeu-se a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade de Monografia, conforme estabelecido pela Resolução do conselho Nacional de Educação Superior, do acadêmico (a) _________________________ ______________________________________________________________, com o tema: _____________________________________________________________________ ____ ___________________________________________________________,sob orientação do Professor(a)_________________________________________________________. Depois de realizada a apresentação do(a) acadêmico(a), foi aberto espaço para as arguições dos integrantes da Banca. Em seguida, o presidente da Banca Examinadora solicitou aos presentes que se retirassem, e pelo consenso dos professores participantes, proclamou-se o resultado de: ____________________________________________(aprovado/reprovado/suspenso para adequações) para a obtenção do Título de Bacharel em Economia pela UEG. Sendo esta a expressão da verdade, eu Prof._________________________________ lavrei a presente Ata que após lida, vai por todos assinada.

__________________________________________________ Presidente da Banca __________________________________________________ Membro 1 __________________________________________________ Membro 2

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS - CCSEH

ATA DE REGISTRO DA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA)

Avaliação Individual dos Membros da Banca DATA:___/___/____ Aluno Orientado:_____________________________________________________ Professor Orientador:_________________________________________________ Título do Trabalho:___________________________________________________ ____________________________________________________________________ Examinador__________________________________________________________ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Parte Escrita 70% Parte Oral 30% Critérios Valor Nota Critérios Valor Nota 1 - Pré-Textuais 10 1- Exposição do Tema 10

2-Introdução 10 2- Recursos Utilizados 5 3- Revisão de literatura 10 3- Tempo 5 4- Metodologia 10 4-Questionamentos 10 5-Análise de dados 10

6- Conclusão 10 7- Aplicação da ABNT 10

Total 70 Total 30

Obs.: Aprovado: de 10 a 6,0; Reprovado: Abaixo de 6,0

Nota: ______________(___________________________________________)

Resultado______________________________________________

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS - CCSEH ATA DE REGISTRO DA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

DE CURSO (MONOGRAFIA) Avaliação Final dos Membros da Banca DATA:___/___/____ Aluno Orientado:_____________________________________________________ Professor Orientador:_________________________________________________ Título do Trabalho:___________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______

Notas atribuídas pela Banca examinadora:

Orientador Examinador 1 Examinador 2 Média Menção

Cálculo da Nota Final: Média simples das três notas.

Parecer da Banca Examinadora ( )aprovado ( ) reprovado

Data da realização da Banca Examinadora;____/____/______ Nomes e Assinaturas Prof.(a) Orientador(a):_______________________________________ Assinatura_______ Prof.(a) Examinador(a):______________________________________ Assinatura_______ Prof.(a) Examinador(a):_______________________________________ Assinatura_______

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS – CCSEH

ATA DE REGISTRO DE SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA) E DE RECOMENDAÇÕES PARA

ADEQUAÇOES DATA:___/___/20_____ Acadêmico Orientado:_____________________________________________________________ Professor Orientador:____________________________________________________________ _ Título do Trabalho:___________________________________________________ ____________________________________________________________________ a banca examinadora decidiu pela suspensão da avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) do aluno em epígrafe, indicando a seguir as ADEQUAÇÕES que deverão ser feitas pelo acadêmico e encaminhadas aos integrantes da Banca para posterior avaliação

Data limite para entrega do trabalho com as correções;____/____/20_____ Anápolis,____/_____/20_____

Assinam:

Prof.(a) Orientador(a):_______________________________________ Prof.(a) Examinador(a):______________________________________ Prof.(a) Examinador(a):_______________________________________

(12)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS – CCSEH

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL EM MEIO ELETRÔNICO

Eu _____________________________________________________________ autor da obra intitulada ____________________________________________

____________________________________________________________________ __________________________________________________________

Apresentada em ______/_______/_____ como pré-requisito para obtenção de diploma de _____________________________________________________

_______________________________________________________________

_____________________________________________, AUTORIZO a Biblioteca Setorial desta Unidade Universitária a disponibilizar para fins de leitura, consulta, impressão e ou downloading pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada no âmbito da Universidade Estadual de Goiás, sem abdicar dos direitos autorais e patrimoniais que envolvem a utilização da obra, estando ciente que o teor do conteúdo disponibilizado é de minha inteira responsabilidade.

Anápolis, _______de ________________ de 20____

Referências

Documentos relacionados

Dayvis Levy Pássaros Matos Flávius Augusto Pinto Cunha Perspectiva da saúde coletiva em aulas de Educação Física escolar... Diego Carepa Castro Itálo Sérgio Campos Lopes A

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua