• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE

CONCLUSÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

Porto Alegre 2011

(2)

APRESENTAÇÃO

O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária é uma atividade de ensino que foi desmembrada da já extinta disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Medicina Veterinária (VET99403), para se adequar à legislação vigente. Por exigência da Câmara de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), órgão superior normativo em matéria do ensino de graduação da instituição, a Comissão de Graduação do Curso de Medicina Veterinária (COMGRAD-VET) criou dentro do atual currículo a atividade de ensino Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária, de caráter obrigatório. Este documento apresenta as normas e procedimentos a serem adotados para a matrícula nesta atividade de ensino, a sua realização e a apresentação do trabalho de conclusão.

CAPÍTULO I Da Definição

Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária é uma atividade de ensino obrigatória realizada sob a coordenação de um Professor Orientador, que tem como objetivo a integração dos conhecimentos adquiridos durante as diversas etapas do curso em um trabalho acadêmico multidisciplinar consistente, que permita ao aluno de graduação ter uma formação generalista, crítica e reflexiva de grande valia para o exercício profissional.

Artigo 2º - O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária consiste na elaboração, por parte do aluno de graduação, de um trabalho acadêmico desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, projeto de pesquisa ou caso clínico sobre um tema relacionado à área da Medicina Veterinária, podendo ser apresentado na forma de monografia ou artigo científico.

(3)

CAPÍTULO II

Da Carga Horária da Atividade de Ensino

Artigo 3º - A carga horária do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária é de 75 horas, não possuindo créditos a serem integralizados no currículo do curso, conforme disposto na legislação vigente.

Artigo 4º - O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária se insere no rol de atividades de ensino obrigatórias do Curso de Medicina Veterinária, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária (Resolução CNE/CES nº 1, de 18 de fevereiro de 2003).

CAPÍTULO III Do Pré-requisito

Artigo 5º - Para a matrícula no Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária o aluno de graduação deverá ter concluído 261 créditos do curso.

CAPÍTULO IV Da Matrícula e do Período

Artigo 6º - A matrícula no Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária é de responsabilidade do aluno de graduação, o qual deverá solicitá-la na COMGRAD-VET durante o período destinado à matrícula, estabelecido pelo calendário acadêmico.

Artigo 7º - A matrícula no Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária é feita de forma presencial na secretaria da COMGRAD-VET, devendo o aluno de graduação entregar o Formulário de Matrícula, o Plano de Trabalho, a Carta

(4)

de Aceite do Professor Orientador (obrigatória) e, por opção própria, a Carta de Aceite do Professor Coorientador (facultativa).

Parágrafo único – O Formulário de Matrícula, o modelo de Plano de Trabalho, a Carta de Aceite do Professor Orientador e a Carta de Aceite do Professor Coorientador encontram-se disponíveis no site da Faculdade de Veterinária da UFRGS na internet.

Artigo 8º - Os documentos citados no Artigo 7º deste Regulamento serão avaliados pela COMGRAD-VET e, uma vez aprovados, registrar-se-á no Sistema de Graduação da UFRGS (SISGRAD) a matrícula do aluno de graduação no Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária.

Artigo 9º – A partir da matrícula, o aluno de graduação deverá entregar o Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária em, no máximo, um semestre letivo.

Artigo 10 – A entrega do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária deverá ser realizada na secretaria da COMGRAD-VET através da seguinte documentação:

I – Formulário de Avaliação do Professor Orientador;

II – Formulário de Avaliação do Professor Coorientador, apenas no caso do aluno de graduação ter optado por indicar também um Professor Coorientador;

III – cópia digital do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária em formato PDF, em mídia CD-R ou CD-RW, com etiqueta de identificação no próprio CD contendo o nome do aluno de graduação, título do trabalho acadêmico, número de páginas, ano e semestre de conclusão; e

IV – Formulário de Autorização para Disponibilização do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária no Repositório Digital da UFRGS (LUME).

(5)

Parágrafo Único – Os modelos do Formulário de Avaliação do Professor Orientador, do Formulário de Avaliação do Professor Coorientador e do Formulário de Autorização para Disponibilização do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária no LUME encontram-se disponíveis no site da Faculdade de Veterinária da UFRGS na internet.

Artigo 11 – Após a entrega dos documentos referentes ao Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária, expostos nos Incisos I a IV do Artigo 10 deste Regulamento, a COMGRAD-VET realizará o calculo das notas atribuídas ao aluno de graduação na Avaliação do Professor Orientador, ou, no caso do acadêmico ter optado por indicar também um Professor Coorientador, o calculo das notas atribuídas na Avaliação do Professor Orientador e na Avaliação do Professor Coorientador.

CAPÍTULO V

Da Orientação e da Coorientação

Artigo 12 – A orientação do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária deverá ser exercida obrigatoriamente por um membro docente do magistério superior da UFRGS, do quadro de Professores Permanentes.

Parágrafo único – Se por qualquer motivo o Professor Orientador vier a se afastar ou se desligar da UFRGS, deverá transferir seu orientando a outro docente que possua o requisito exposto no caput deste Artigo, além de condições técnicas para dar continuidade ao trabalho acadêmico.

Artigo 13 – É facultado ao aluno de graduação indicar um Professor Coorientador.

Parágrafo único – No caso de o aluno de graduação optar por indicar um Professor Coorientador, este poderá ser qualquer profissional graduado, no

(6)

mínimo, há dois anos e com experiência na área específica do trabalho acadêmico a ser desenvolvido.

CAPÍTULO VI

Do Número de Trabalhos de Conclusão em Medicina Veterinária

Artigo 14 – Cada aluno de graduação poderá desenvolver somente um Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária.

CAPÍTULO VII

Do Julgamento do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária

Artigo 15 – O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária será julgado pelo Professor Orientador ou pelo Professor Orientador e pelo Professor Coorientador, no caso do aluno de graduação ter optado por indicar também um Professor Coorientador.

§ 1º – As notas do Professor Orientador e do Professor Coorientador, atribuídas em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), serão registradas no Formulário de Avaliação do Professor Orientador e no Formulário de Avaliação do Professor Coorientador, respectivamente.

§ 2º – No caso do aluno de graduação possuir apenas Professor Orientador, a nota atribuída por este no Formulário de Avaliação do Professor Orientador terá um peso de 100% sobre a nota final.

§ 3º – No caso do aluno de graduação ter indicado, além do Professor Orientador, também um Professor Coorientador, a nota atribuída pelo primeiro terá um peso de 70% sobre a nota final, enquanto a nota atribuída pelo segundo terá um peso de 30% sobre a nota final.

(7)

Artigo 16 – Será considerado aprovado no Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária o aluno de graduação que obtiver nota final igual ou superior a 6,0 (seis).

CAPÍTULO VIII Das Disposições Gerais

Artigo 17 – Tanto o Professor Orientador, o Professor Coorientador, como o orientando têm o direito de desistir do Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária em qualquer momento.

Parágrafo único – O pedido de desistência, cancelamento ou trancamento desta atividade de ensino deverá ser encaminhado, com exposição dos motivos, à COMGRAD-VET.

Artigo 18 – O Trabalho de Conclusão em Medicina Veterinária deverá ser confeccionado de acordo com normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adotadas pela Biblioteca Setorial da Faculdade de Veterinária.

Referências

Documentos relacionados

Como as demais ditaduras da América Latina ocorridas na segunda metade do século XX, o comando do General Stroessner no Paraguai causou diversas violações aos direitos humanos,

Cuida-se no presente processo de lide instaurada em decorrência do questionamento feito pelo sujeito passivo acerca de indeferimento de pedido de restituição, por ter a

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência para a conclusão da graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná – campus Palotina,

Embora a suplementação não seja tão eficaz como terapia de glicocorticoides no tratamento da dermatite atópica, ele tem demonstrado ser uma alternativa para alguns cães com

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa ao descarte desse resíduo com a elaboração de um produto lácteo novo, denominado ricota análoga de búfala,

– O aluno que, não cumprir o prazo fixado pelo presente artigo, só poderá submeter seu documento escrito à avaliação de uma Banca Examinadora em data especial a

Quando as aves acometidas são pintainhos suspeita-se de pulorose, colibacilose, aspergilose, encefalomielite aviária, além de outras salmoneloses, porém quando as aves

Uma equação da forma bx = a pode ou não ter solução no con- junto dos números inteiros; isso dependerá dos coeficientes a e b da equação.. Kostiantyn 4.3 Aplicações e