• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM DA FAKCEN

CAPÍTULO I

DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no desenvolvimento, pelo aluno, de um trabalho científico de sistematização do conhecimento em uma área de interesse e sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação acadêmica, sob a orientação de um docente.

Parágrafo Único – A elaboração e apresentação do TCC é requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem, atendendo o disposto no art. 12º da Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001, e está inserido como requisito da disciplina Seminários de Pesquisa II.

Art. 2º - A realização do TCC, de forma coerente com o Projeto Político-Pedagógico do Curso, tem como objetivos:

I - Iniciar o aluno na utilização do método científico;

II - Propiciar ao aluno a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, estimulando a produção de conhecimento na área de atuação; III - Possibilitar o conhecimento das Ciências da Saúde, assim como sua aplicação visando o aprimoramento e a complementação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do curso de graduação;

IV - Despertar a reflexão crítico-profissional motivando o enriquecimento de sua formação científica do aluno;

V – Propiciar ao aluno o estabelecimento de relação entre a pesquisa científica e os problemas peculiares da atividade em enfermagem.

CAPÍTULO II

DA REALIZAÇÃO DO TCC Art. 3ª – A realização do TCC compreende as seguintes etapas: I – Elaboração do Projeto de Pesquisa (Seminários de Pesquisa I);

II – Desenvolvimento da Pesquisa e elaboração do TCC (Seminários de Pesquisa II); III – Apresentação do TCC perante banca examinadora (trabalho escrito e defesa oral).

(2)

SEÇÃO I

DO PROJETO DE PESQUISA

Art. 4º- No quinto e sexto períodos letivos o aluno cursará, respectivamente, as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica I e II, com carga-horária de 36 e 40 horas/aula, nas quais serão desenvolvidos, entre outros conteúdos, procedimentos para a elaboração de projetos de pesquisa.

Art. 5º - Ao final do sexto período letivo, em data a ser divulgada pela Coordenação do Curso, considerando o calendário acadêmico da instituição, o aluno deverá apresentar o pré-projeto de pesquisa contendo: tema, título provisório, justificativa, objetivos e a modalidade de pesquisa a ser realizada, acompanhado do Termo de Aceite de Orientação de TCC (APÊNDICE A), devidamente assinado.

Art. 6º - O projeto completo contendo: Tema, Título, Problema, Hipóteses, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica, Procedimentos Metodológicos, Cronograma, Recursos (ou Orçamento) e Referências deverá ser entregue, como requisito de avaliação final da disciplina Seminários de Pesquisa I, com duas vias: 01 para o professor da Disciplina e 01 para respectivo orientador.

Parágrafo Único - O Projeto de Pesquisa deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT NBR atualizadas.

Art. 7º - Como atividade de apoio ao desenvolvimento do TCC, serão ofertadas nos 7º e 8º períodos letivos do curso as disciplinas Seminários de Pesquisa I e II, respectivamente, com carga-horária de 36 horas/aula cada.

Art. 8º – O TCC poderá ser realizado individualmente ou em, no máximo, dois alunos por trabalho.

SEÇÃO II

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ELABORAÇÃO DO TCC

Art. 9º – O desenvolvimento da pesquisa e a elaboração do TCC serão realizados mediante orientação de um docente da FAKCEN, com titulação mínima de especialista.

Parágrafo 1º - Cada docente poderá orientar, no máximo, cinco (5) alunos por semestre letivo.

Parágrafo 2º - O orientador escolhido pelo aluno deverá assinar Termo de Aceite de Orientação de TCC e encaminhá-lo à Coordenação de curso.

Parágrafo 3º - Poderá o aluno contar com a colaboração de profissional que não faça parte do corpo discente da FAKCEN, na condição de co-orientador, mediante aprovação de seu orientador, sem ônus para a instituição.

(3)

Parágrafo 4º - Cabe ao orientador oficializar à Coordenação do curso o Termo de Aceite do Co-orientador de TCC (APÊNDIDE B), cujo nome deverá constar em todos os documentos entregues pelo aluno.

Art. 10º – O TCC será elaborado na forma de monografia e poderá ser de natureza teórica ou teórica-empírica.

Parágrafo 1º - O TCC de natureza teórica é aquele em que o aluno discute um tema relevante com o objetivo de rever a bibliografia já produzida, analisando conceitos de diferentes autores, a fim de propor ou apontar novas formulações para o tema em discussão.

Parágrafo 2º - O TCC de natureza teórico-empírica, é aquele que o aluno, além da pesquisa teórica, elabora uma pesquisa de campo para o levantamento de dados a fim de fundamentar a discussão teórica.

Parágrafo 3º - No caso da realização de pesquisa de campo, deverão ser respeitados todos os princípios éticos previstos na Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, incluindo a submissão do Projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf).

Parágrafo 4º - O corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) deve possuir, no mínimo 30 (trinta) páginas.

CAPÍTULO IV

DAS ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR E DO ALUNO SEÇÃO I

DO ORIENTADOR Art. 11º – Compete ao orientador no exercício de sua função: I – Assinar o Termo de Aceite de Orientação (APÊNDICE A);

II – Participar das atividades (reuniões, oficinas e outras) convocadas;

III – Informar e orientar o discente em relação às normas e procedimentos para a realização do TCC;

IV – Elaborar, juntamente com o aluno, o cronograma das atividades (APÊNDICE C)

V - Receber do aluno o Projeto de Pesquisa e orientá-lo na reformulação e em sua adequação para atender às exigências do Comitê de Ética ao qual será submetido, no caso de realização de monografia de natureza teórico-empírica;

VI – Definir com o aluno as datas dos encontros, com horários previamente definidos, obedecendo a periodicidade mínima;

(4)

VII – Registrar sistematicamente as orientações realizadas (APÊNDICE D);

VIII – Entregar, sempre que solicitado à Coordenação, relatório da orientação dos alunos sob sua responsabilidade;

IX – Aprovar a participação de profissional na condição de co-orientador e oficializar à Coordenação, mediante a entrega do Termo de Aceite de Co-orientação;

X - Indicar os membros da banca examinadora, juntamente com o aluno e Co-Orientador, se for o caso.

XI - Presidir a banca examinadora do TCC de seus orientandos;

XII - Entregar à coordenação a versão final do trabalho, impressa em capa dura, de cor azul marinho e em CD;

XIII - Cumprir e fazer cumprir este regulamento.

Art. 12º – A substituição de orientador somente será permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante ofício assinado por ambas as partes e encaminhado à Comissão de TCC.

SEÇÃO II DO ALUNO

Art. 13º - O aluno matriculado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica II deverá: I - Elaborar e entregar, no final do segundo bimestre, em data a ser definida pelo docente da disciplina, o Pré-Projeto de Pesquisa, de acordo com normas atualizadas da ABNT;

II - Selecionar um docente da FAKCEN, com titulação mínima de especialista, para a função de orientador do TCC, obter seu aceite de orientação (Apêndice A) devidamente assinado e apresentá-lo à Coordenação de TCC;

III – Apresentar o Projeto de Pesquisa à Coordenação do TCC, conforme disposto no Art. 7º deste Regulamento;

IV – Elaborar, juntamente com o orientador o cronograma das atividades (Apêndice C) relativo à elaboração, execução e conclusão da pesquisa, incluindo a submissão do Projeto de Pesquisa a um Comitê de Ética, se for necessário.

V - Comparecer a todos os encontros acordados com o orientador, respeitando prazos estabelecidos.

VI - Notificar o orientador e a coordenação de TCC sobre eventuais problemas que possam emergir;

VII - Apresentar o TCC de forma impressa e oral ao final do oitavo período do Curso;

VIII – Definir, juntamente com o orientador, os membros titulares e suplentes da Banca examinadora;

IX - Encaminhar ao orientador três exemplares do TCC (encadernados em espiral), com antecedência de 30 dias da data prevista para a apresentação oral diante da banca examinadora;

(5)

X - Realizar a apresentação pública do TCC perante a uma banca examinadora;

XI – Promover as adequações no TCC que, porventura, sejam indicadas pela banca examinadora e entregar a versão final ao orientador, no prazo de 15 dias.

XII - Entregar ao orientador a versão final do trabalho, impressa em capa dura, de cor azul marinho e em CD, a fim de que seja remetida à Coordenação de TCC.

CAPÍTULO V

DAS RESPONSABILIDADES

Art.14º – A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas deste regulamento, as atribuições decorrentes de sua atividade de orientador.

Parágrafo Único – O orientador deverá informar à Coordenação os casos de descumprimento, por seu orientando, das atribuições previstas neste regulamento e de outras normas e acordos estabelecidos, a fim de que possam ser tomadas as providências cabíveis.

CAPÍTULO VI

CRITÉRIOS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Art. 15º – A versão final do TCC, elaborada de acordo com as normas da ABNT NBR atualizada, deverá ser apresentada perante a banca examinadora, presidida pelo orientador e composta por outros dois membros indicados, em comum acordo, pelo orientador e aluno. Parágrafo 1º - Todos os docentes da FAKCEN poderão ser convidados a compor as bancas examinadoras.

Parágrafo 2º - Poderão compor as bancas examinadoras outros profissionais, com titulação mínima de especialista, que exerçam atividades afins na área de abrangência da pesquisa. Parágrafo 3º - Deverão ser indicados suplentes aos membros da banca examinadora a fim de substituir os titulares em seus impedimentos, o que deverá ser comunicado à coordenação do TCC, por escrito, com antecedência mínima de cinco dias úteis.

Parágrafo 4º - Na ocorrência de eventos inesperados, que impossibilitem ao docente orientador ou ao aluno o comparecimento na sessão de apresentação do TCC, poderá ser agendada nova data, sem que haja substituição dos membros da banca examinadora. Art. 16º – A avaliação do TCC pela banca examinadora, a partir da utilização de instrumento disponibilizado pela coordenação, envolverá a apreciação:

(6)

II – Banca final;

Art. 17º – O Exame de Qualificação (Pré-Banca) será avaliado pelo Orientador e Membros da Banca, atribuindo uma nota com valores entre 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

§ 1º. A nota final do Exame de Qualificação (Pré-Banca) do TCC será obtida através de média aritmética simples a partir das notas atribuídas por cada membro da Banca Examinadora e pelo Orientador;

§ 2º. Este exame constituir-se-á de uma pré-defesa do TCC perante a Banca Examinadora, com o objetivo de avaliar a qualidade do trabalho produzido e o conhecimento científico do candidato;

§ 3º. Ao Orientador cabe avaliar o desempenho do estudante no Exame de Qualificação, assim como, em todo o processo de realização do TCC;

§ 4º. Ao estudante avaliado cabe realizar as correções sugeridas pela Banca Examinadora para a sua posterior apresentação ou defesa pública do TCC;

Art. 18º - Apresentação ou Defesa Pública do TCC será avaliado pelo Orientador e Membros da Banca, atribuindo uma nota com valores entre 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando os seguintes aspectos:

I. A qualidade do conteúdo apresentado;

II. A utilização adequada das normas do Manual vigente ou do periódico ao qual se destina; III. A qualidade da apresentação oral;

IV. O desempenho do estudante para acatar as sugestões da Banca Examinadora TCC. § 1º. O estudante terá de 15 (quinze) minutos para realizar a apresentação oral do TCC, sendo, em seguida, argüido pela Banca Examinadora (05 minutos por cada membro da Banca). No caso da elaboração do TCC ser realizada por mais de um aluno, a apresentação deverá ser compartilhada, sendo que as questões levantadas por membros da banca examinadora poderão ser direcionadas a qualquer dos apresentadores.

Art.19º – Imediatamente após a apresentação do TCC pelo (s) aluno (s), cada membro da banca terá, no máximo, 10 minutos para a arguição. Em seguida o (s) aluno (s) terá (ao), no máximo, 10 minutos para dar respostas às questões porventura levantadas.

Parágrafo 2º - Após este período os membros da banca se reunirão separadamente para a aferição da nota ao (s) alunos (s) e, se necessário, para a proposição de alterações, correções e ajustes ao trabalho.

Parágrafo 3 - No caso de TCC realizado por mais de um aluno, a nota do trabalho escrito deverá ser a mesma para ambos os alunos, contudo na nota da apresentação oral deverá levar em conta o desempenho individual.

(7)

Art. 20º - A média final do componente curricular de TCC será calculada por meio de uma somatória:

Nota 1 Nota 2 Nota 3

(Pré-banca) Nota 4 (Banca final) Avaliação 1º bimestre disciplina Avaliação 2º bimestre - disciplina (Pré-banca+banca)/2 = y (peso 7,0) (N1+N2)/2 = x (peso 3,0)

Art. 21º - Após a avaliação do TCC, o mesmo será considerado: I - Aprovado

II – Indicado para reformulação III – Reprovado

Art. 22º – Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), calculada pela média das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.

Parágrafo 1º – No caso de indicação de reformulações ao TCC pela banca examinadora, estas deverão ser promovidas pelo (s) aluno (s), com a participação do orientador no prazo de 15 dias.

Parágrafo 2º - Para a reavaliação de trabalho reformulado ficará constituída a mesma banca examinadora da primeira avaliação.

Parágrafo 3º - A versão final do TCC deverá ser entregue de forma impressa em capa dura, de cor azul marinho e em CD, conforme já disposto neste Regulamento.

Art. 23º – O aluno que obtiver nota final inferior a 7,0 (sete) será considerado reprovado. Parágrafo 1º – Será também considerado reprovado o aluno que não entregar o TCC no prazo determinado ou não o apresentar perante a banca examinadora sem motivo que justifique sua ausência.

Parágrafo 2º – Será automaticamente reprovado, com atribuição de nota zero, o aluno que cometer qualquer das seguintes faltas: plágio; compra de trabalhos; falsificação de documentos, utilização de dados fictícios não coletados, quando este procedimento estiver previsto no projeto de pesquisa.

Art. 24º – O aluno reprovado, por quaisquer motivos, estará automaticamente reprovado na disciplina Seminário de Pesquisa II, que deverá ser cursada novamente.

Art. 25º – As sessões de apresentação do TCC serão públicas e deverão obedecer ao calendário elaborado pela coordenação do TCC.

CAPÍTULO VII

(8)

Art. 26º – Os casos não previstos nesta regulamentação serão resolvidos pela Comissão do TCC, em primeira instância, e pela CONSU, em segunda instância.

Art. 27º – O presente regulamento se aplica aos alunos do curso de enfermagem da FAKCEN com duração de oito semestres letivos.

Art. 28º – Os custos decorrentes da realização do TCC são de responsabilidade do aluno. Art. 29º - Os casos não previstos neste Regulamento e/ou ações necessárias decorrentes de sua aplicação, serão resolvidas pela Coordenação do TCC e submetidas à aprovação do CONSU.

(9)

APÊNDICE A

TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO DE TCC

Eu, _______________________________________________, docente da FAKCEN, aceito a condição de orientador do Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(s)___________________________________________________________________ ________________________________________________________________________.

TEMA:____________________________________________________________________

Declaro estar ciente das disposições contidas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Instituição.

Cornélio Procópio, _____/______/______.

___________________________________ Professor Orientador

(10)

APÊNDICE B

TERMO DE ACEITE DE CO-ORIENTAÇÃO DE TCC

Eu, _______________________________________________, aceito a condição de

co-orientador do Trabalho de Conclusão de Curso do(s)

aluno(s)___________________________________________________________________ ________________________________________________________________________.

TEMA:____________________________________________________________________

Declaro estar ciente das disposições contidas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Instituição, inclusive que minha participação, na condição de co-orientador, não acarretará quaisquer ônus para a instituição.

Cornélio Procópio, _____/______/______.

___________________________________ Co-Orientador de TCC

(11)

APÊNDICE C

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

MÊS ATIVIDADE

Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Ago Set. Out. Nov. Dez.

Revisão Bibliográfica

Análise e finalização do Projeto de Pesquisa

Submissão do Projeto ao Comitê de Ética

Coleta de dados Análise dos dados Resultados e discussão Elaboração do TCC Revisão do TCC Formatação Entrega do TCC

Apresentação do TCC perante a banca examinadora

(12)

APÊNDICE D

REGISTRO DE ACOMPANHAMENTO DO TCC

Aluno(s) __________________________________________________________________ Tema:____________________________________________________________________ Orientador:_________________________________________________________________

DATA ANOTAÇÕES DO ACOMPANHAMENTO VISTO DO(S) ALUNO(S) VISTO DO ORIENTADOR Observações: ______________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de

O objetivo dessa aula era fazer circular novos discursos sobre as questões de gênero, refletir sobre o processo de construção das masculinidades e, assim, tentar desestabilizar

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o