• Nenhum resultado encontrado

M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M Div MESTRADO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Edital 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Edital – 2015

JUSTIFICATIVA

O propósito do Programa de Mestrado em Teologia Sistemática do SETECEB é promover uma melhor compreensão das disciplinas teológicas visando um estudo mais aprofundado das Escrituras. O programa tem como objetivo servir a igreja no aperfeiçoamento de sua teologia, de maneira que os líderes possam refletir teologicamente e buscar nas Escrituras respostas adequadas para as necessidades do povo de Deus e da humanidade perdida, contribuindo para que o ministério cristão seja exercido de maneira mais eficaz.

PÚBLICO ALVO

Egressos de cursos de graduação e licenciatura com interesse em se aprofundar no conhecimento bíblico por meio da Teologia Sistemática.

OBJETIVOS

Capacitar pastores, líderes religiosos e pregadores em geral a partir de um referencial bíblico, a desenvolverem uma teologia saudável.

EMENTA DAS MATÉRIAS

As matérias para o Programa de Mestrado em Teologia Sistemática são as seguintes:

1. Cosmovisão Cristã: Reflexão sobre a realidade do mundo e comunidades, espiritualidade, crenças e valores, a partir de uma ótica cristã. Estudo dos pressupostos centrais da Escritura e filosofia cristã a partir de pensadores reformados e contemporâneos. Interpretação do mundo contemporâneo a partir das categorias centrais da Escritura: Criação, Queda e Redenção.

2. Credos e Confissões: Um estudo dos principais credos e confissões da Igreja dando atenção especial à Confissão de Fé da Igreja Cristã Evangélica do Brasil. Estudaremos a origem dos credos analisando cada um dos pontos doutrinários defendidos e veremos quais são os benefícios de se estudá-los ainda hoje em nossas igrejas.

(2)

3. A Teologia da Revelação: Prolegômenas da Teologia Sistemática. Aspectos da revelação divina: histórica, palavra e Jesus Cristo. Estudo da formação da Teologia Sistemática, seus principais organizadores ao longo da história (desde os pais da igreja até os autores atuais). Será analisada a relação da Teologia Sistemática com a Teologia Bíblia e com a História da Igreja.

4. A Doutrina de Deus – Teontologia: Analisar a doutrina de Deus como evidenciada no Antigo Testamento e no Novo Testamento. A economia divina e a participação de cada Pessoa no resgate da humanidade. A providência divina ao longo da revelação bíblica, utilizando-se de exemplos de pessoas que lidaram com este tema nas Escrituras.

5. A Doutrina do Homem: O homem como ser religioso. A criação, queda e redenção do ser humano. Uma análise da vontade humana em contraponto com a vontade divina. A soberania de Deus e a responsabilidade humana. As visões teológica da natureza humana.

6. A Doutrina de Cristo: A obra redentora e os ofícios de Jesus Cristo. As duas naturezas de Cristo. A eternidade do Verbo. Jesus Cristo no Antigo e no Novo Testamento.

7. A Ordem da Salvação: Um estudo dos aspectos concernentes à salvação do homem – chamado eficaz, convencimento, regeneração, fé salvadora, justificação e glorificação.

8. Doutrina da Igreja: A natureza, a missão, os valores e o governo da Igreja. Também serão abordados os elementos fundamentais de uma igreja cristã, além de analisarmos a relação entre a Igreja e Israel e entre a Igreja e o Estado.

9 A Pessoa e obra do Espírito Santo: Estudaremos a doutrina do Espírito Santo, buscando uma compreensão bíblica e histórica de sua atuação ao longo das épocas. O objetivo final desta matéria é uma correta compreensão sobre sua participação na formação e manutenção da Igreja de Deus e como podemos nos valer de Sua presença na atualidade para fortalecer o ministério e o testemunho cristão.

10. Doutrina das últimas coisas: As principais escolas de interpretação escatológica (pós-milenismo, amilenismo e pré-milenismo), observando seus principais defensores, pontos comuns e suas implicações para a vida da igreja em nossos dias. Além disso, estudaremos o estado intermediário, julgamento e consumação de todas as coisas.

11. História da Teologia Cristã: Estudo dos principais pontos da teologia cristã e alguns de seus proponentes históricos (Agostinho, João Calvino, Martinho Lutero, dentre outros). Podendo abranger os alguns proponentes da teologia contemporânea.

12. Teologia da vida cristã: Estudo dos principais meios de graça: Leitura da Palavra de Deus, oração, meditação, adoração pública, ordenanças, comunhão, oração coletiva e serviço cristão.

(3)

13. Teologia da família: Refletir sobre os fundamentos da família à luz das Escrituras e os novos inimigos da família. Apresentar alternativas de como responder aos novos modelos de família oferecidos pela sociedade e de como fortalecer os princípios do casamento e da família diante de suas lutas espirituais.

14. Metodologia científica: Orientações e padrões para escrever o artigo; escolha do tema e orientação sobre os procedimentos a serem adotados conforme Manual para Monografia adotado pelo SETECEB

Observação: Visando sempre o aperfeiçoamento do curso, as matérias poderão ser modificadas, a qualquer tempo, pela direção do SETECEB.

PROFESSORES

O SETECEB se compromete em convidar professores, que tenham formação acadêmica no nível de Mestrado ou Doutorado, ou que sejam reconhecidos como pessoas de notório saber na área em que ensinam.

PROJETO FINAL

Para obtenção do Diploma de Mestre em Teologia Sistemática o aluno terá que desenvolver e entregar uma Dissertação (de 60 a 100 páginas). A reprovação da Dissertação de Conclusão não impedirá a reapresentação da mesma após correções e modificações nem a apresentação de nova Dissertação, dentro de prazos estabelecidos pelo SETECEB.

SISTEMA DE ADMISSÃO

O candidato ao Programa de Mestrado em Teologia Sistemática, para ser aceito no curso, deverá cumprir os seguintes requisitos:

1. Apresentar cópia de diploma e histórico de curso de bacharel em teologia ou de outro curso superior (bacharelado ou licenciatura).

2. Ter no mínimo 02 anos de serviço cristão comprovado por carta de recomendação da igreja local assinada pelo pastor ou representante da igreja ou denominação.

3. Apresentar cópia de documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF). 4. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

5. Escrever um texto entre 03 e 06 páginas descrevendo a sua trajetória ministerial (serviços na igreja, cargos exercidos, dificuldades experimentadas, contexto familiar e expectativas com este Programa de Mestrado).

6. Realizar prova de conhecimentos bíblicos (os que não são bacharéis em teologia).

7. Ser aprovado em tradução de texto do inglês para português, podendo usar dicionário inglês-português, com tempo de prova determinado pelo SETECEB.

(4)

O Programa de Mestrado em Teologia Sistemática tem um total de 56 créditos, sendo 48 créditos cumpridos em cursos modulares e oito por meio do projeto de conclusão de curso. Cada matéria oferecida pelo SETECEB em seu Programa de Mestrado equivale a 04 créditos. O Projeto final tem o total de 08 créditos.

REGIME DE AULAS

O curso terá duração de três anos, com aulas presenciais no Campus do SETECEB, na Rua Bolívia, Número 300, Jardim das Américas – Anápolis – GO.

Em cada temporada, o aluno realizará uma matéria. As temporadas ocorrerão, a princípio, nos meses de março, junho, setembro e novembro de cada ano. Os dias específicos serão divulgados na última temporada do ano anterior.

CRITÉRIO DE APROVAÇÃO NA DISCIPLINA

Para validação dos créditos e obtenção de nota em cada matéria, o aluno poderá ser avaliado tanto em sala de aula quanto por meio da atividade extraclasse.

A contar da finalização de cada módulo, o aluno terá o prazo de até 90 dias para a entrega do respectivo trabalho para não ser reprovado na disciplina. Estes trabalhos deverão ser entregues na Secretaria do SETECEB.

O aluno deverá cumprir os trabalhos estabelecidos para prosseguir com os estudos, obtendo a nota mínima de 70 pontos, de um total de 100, para ser aprovado na matéria.

O participante que não entregar o trabalho dentro do prazo estabelecido perderá os créditos da respectiva matéria, o que poderá impossibilitar a conclusão do curso com a turma a que pertence. PARA A CONCESSÃO DE TÍTULO

Das doze matérias oferecidas o aluno deverá cursar com aproveitamento o mínimo de dez, incluindo fazer uma Dissertação para obtenção de seu certificado, bem como estar em dia com seu compromisso financeiro junto ao SETECEB.

A entrega da prévia da Dissertação ocorrerá três meses após a conclusão da última matéria. E a entrega final da Dissertação, um mês após a entrega da prévia da Dissertação.

TRANSFERÊNCIA E APROVEITAMENTO DE MATÉRIAS

1. Os participantes deste Programa que cursaram uma ou mais matérias componentes da matriz curricular em outro programa de mestrado do SETECEB poderão solicitar dispensa da(s) referida(s) matéria(s), desde que apresentem justificativa que será avaliada pela Coordenação de Pós-Graduação do Seminário.

2. Candidatos ao Programa de Mestrado em Teologia Sistemática do SETECEB que já tenham obtido créditos em cursos de outras instituições de ensino poderão receber aproveitamento dos seus créditos a critério do SETECEB, desde que haja compatibilidade de conteúdo programático das matérias e número de créditos entre as instituições envolvidas.

3. Os alunos que concluírem com aproveitamento o Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) do SETECEB que desejarem complementar seus estudos e obter o diploma de Mestre em Teologia Sistemática devem cumprir as exigências para admissão neste Programa, entretanto estarão dispensados da prova de conhecimento bíblico. A Coordenação de Pós-Graduação definirá quais

(5)

matérias serão obrigatórias para os alunos advindos do Lato Sensu do SETECEB. Os alunos receberão desconto no valor total do curso pelas matérias dispensadas.

INVESTIMENTO

O investimento do aluno poderá ser feito da seguinte forma: a) À vista R$ 6.600,00

b) 24 parcelas de R$ 308,00. c) 12 parcelas de R$ 583,00. d) 36 parcelas de R$ 220,00.

Ao se matricular no Programa de Mestrado em Teologia Sistemática o aluno que desistir do curso deverá pagar ao SETECEB 20% do saldo devedor.

O valor das parcelas não dá direito à hospedagem e à alimentação no SETECEB. Estas serão cobradas à parte de acordo com a tabela determinada pelo SETECEB para cada temporada.

INSCRIÇÃO

O candidato ao Mestrado em Teologia Sistemática poderá se inscrever a qualquer tempo, pois o curso é cíclico e no período máximo de 03 anos as matérias serão novamente oferecidas, desde que haja o número mínimo de matriculados para a manutenção da turma.

Para se inscrever:

1. Preencher o requerimento de inscrição, online (no site do SETECEB: http://www.seteceb.com.br) ou na Secretaria do SETECEB.

2. Efetuar o pagamento da inscrição R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais), que pode ser realizado por meio de boleto ou por pagamento direto na Tesouraria do SETECEB. Esta taxa de inscrição será abatida do valor da primeira mensalidade. Em caso de desistência a taxa de inscrição não será devolvida. Entretanto, caso sua matrícula não seja aceita o valor será devolvido integralmente.

Observação: A inscrição será efetivada somente após a comprovação do pagamento da inscrição. PRÉ-MATRÍCULA

1. Preencher os demais documentos de seleção solicitados pelo SETECEB: prova de inglês (tradução de um texto) e na prova de conhecimentos bíblicos (se necessário).

2. Devolver os documentos solicitados pessoalmente, ou via Correios, ou digitalizado para secretaria@seteceb.com.br. O SETECEB retornará ao aluno para comunicar sua aprovação ou não ao Programa de Mestrado em Teologia Sistemática.

MATRÍCULA

O candidato que for aprovado na prova de inglês (tradução de um texto) e na prova de conhecimentos bíblicos (se necessário) deverá efetivar sua matrícula da seguinte forma:

(6)

1. Entregar texto sobre sua trajetória ministerial

2. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais onde está estabelecida uma multa de 20% do saldo devedor caso o aluno abandone o curso.

3. Apresentar comprovante de pagamento da primeira mensalidade.

O aluno que, no decorrer do curso, resolver não dar continuidade ao Programa deverá informar sua desistência e realizar os acertos financeiros junto à Secretaria e à Tesouraria do SETECEB, respectivamente.

OBSERVAÇÕES:

1. Os professores das matérias do Programa Mestrado poderão solicitar atividades preparatórias para as matérias, desde que a solicitação seja feita com antecedência mínima de 30 dias. Os professores solicitarão uma atividade posterior ao tempo em sala de aula, o que complementará a carga horária. 2. O interessado em cursar matérias específicas, que não é participante do Programa de Mestrado do SETECEB, poderá realizá-las como Aluno Ouvinte. Nesse caso, o investimento será de R$ 385,00 (trezentos e oitenta e cinco reais) por matéria. Serão aceitos Alunos Ouvintes no caso de matérias para as quais o grupo de participantes inscritos seja inferior a 30, e até completar este limite. Na condição de ouvinte, o aluno não tem compromisso com frequência e nem com provas. Também não pode entregar trabalhos e monografias ao professor da disciplina, pois não tem direito aos créditos. Além disso, não tem direito a nenhum tipo de atestado de frequência, de nota, ou de qualquer outra natureza.

3. O SETECEB reserva-se o direito de não iniciar o Programa se não houver um número mínimo de 20 inscrições.

4. Questões não apreciadas por esta Ementa serão analisadas e resolvidas pelo Coordenador de Pós-Graduação do SETECEB.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS: 3ª a 5ª feira: 08h30 às 12h e 14h às 17h 6ª feira: 08h30 às 12h

Observação: As noites estão reservadas para pesquisas e leituras.

REGIME DE AULAS

O curso terá duração de três anos, com aulas presenciais no Campus do SETECEB, na Rua Bolívia, Número 300, Jardim das Américas – Anápolis – GO.

As temporadas ocorrerão, a princípio, nos meses de março, junho, setembro e novembro de cada ano. Em cada temporada, o aluno realizará uma matéria.

Referências

Documentos relacionados

1. Cada relatório parcial, elaborado no âmbito do Estágio, terá de ser entregue, junto do SIAP, devidamente assinado pelo Estudante e validado pelo Supervisor, até

Como exemplo, podemos citar, os gestuais do cantor pernambucano Chico Science simulando patas de carangeueijo com as mãos no videoclipe da canção “Maracatu

[a] A Teologia Sistemática deve dar uma exposição coerente: A tarefa da Teologia Sistemática é fazer um sistema. A Teologia Sistemática trata das doutrinas da Bíblia através

As combinações de polarizações VV e HV, VV e HH mostraram-se úteis para a distinção da cultura do café paralelo e a polarização HV evidenciou potencial para distinguir

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em RECURSOS NATURAIS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no uso de suas atribuições legais de Presidente da Comissão

Considerando o rápido envelhecimento populacional, a frequência crescente de anemia em idosos, a anemia como principal apresentação de pacientes idosos portadores

Posteriormente as respostas foram analisadas e de acordo com os resultados dois grupos foram formados: de crianças populares que foram mais pontuadas pelos colegas em todas

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências