• Nenhum resultado encontrado

4. Que países possuem mais fusos horários, o Brasil ou Chile? Justifique sua resposta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4. Que países possuem mais fusos horários, o Brasil ou Chile? Justifique sua resposta."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Em quais hemisférios o território brasileiro está inserido?

2. Escreva um texto explicativo sobre a extensão territorial brasileira. Inclua informações sobre principais vantagens e desvantagens do Brasil possui um território tão grande.

3. Estabelecendo uma comparação entre o Brasil e o Uruguai, qual país possui maior quantidade e variedade de recursos naturais? Justifique sua resposta.

4. Que países possuem mais fusos horários, o Brasil ou Chile? Justifique sua resposta.

5. Um avião parte de Manaus (60°W) ás 20 horas com destino a São Paulo (45°W). o tempo de viagem é de quatro horas. Pergunta-se:

a) Hora em São Paulo no momento da decolagem.

b) Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada a São Paulo caso o relógio não tivesse sido adiantado.

c) Hora em São Paulo no momento do pouso.

d) Hora em Londres no momento da decolagem de Manaus.

6. Se em Dubai, longitude 60º leste são 19:00 horas, que horas serão em Brasília, longitude 45º oeste? 7. Se em Vitória, longitude 45º oeste, são 22:00 horas do dia 05/03, que horas e que dia serão em Pequim, longitude 105º leste?

8. O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros.

Assinale a alternativa correta com relação aos biomas representados. ( A ) O 2 é pobre em recursos hídricos.

( B ) O 3 caracteriza-se pela presença de vegetação caducifólia.

( C ) O 4 caracteriza-se pela presença de vegetais com pneumatóforos. ( D ) O 5 é o que perdeu a maior parte de sua área original.

(2)

9. O gráfico abaixo mostra a situação brasileira da disponibilidade de energia elétrica. Com base nele e excetuando-se a energia elétrica importada, podemos afirmar que

( A ) a fonte de energia elétrica renovável com maior potência gerada é o gás natural. ( B ) a energia fóssil com maior potência elétrica gerada é o carvão mineral.

( C ) apesar de sua importância, a geração de energia elétrica das fontes solar e eólica ainda é pouco representativa em relação ao total de energia elétrica produzida.

( D ) a ausência prolongada de chuvas no país não afeta a disponibilidade de energia elétrica. ( E ) a grande maioria da energia elétrica é oriunda de fontes não renováveis.

10. Questionado sobre os significativos aumentos na tarifa de energia elétrica ao longo de 2015, o professor de Geografia respondeu que uma das principais justificativas é o custo energético da falta de água. Além disso, apresentou a tabela abaixo.

MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA (GWh)

Fonte 2012 2013 2012/2013 % Hidrelétrica 415.342 390.992 -5,9 Gás natural 46.670 69.017 47,6 Biomassa1 34.662 39.679 14,5 Derivados do petróleo2 16.214 22.090 36,2 Nuclear 16.038 14.640 -8,7 Carvão vapor 8.422 14.801 75,7 Eólica 5.050 6.579 30,3 Outras3 10.010 12.241 22,3 Geração Total 552.498 570.025 3,2

A justificativa apresentada pelo docente e os dados da tabela geraram um debate sobre a estrutura brasileira de geração de energia elétrica e a forte dependência dos fatores climáticos. Ao fim da aula, os alunos entenderam que

( A ) as termelétricas que utilizam carvão mineral e gás natural também são dependentes dos fatores climáticos, o que aumenta a vulnerabilidade no fornecimento de energia elétrica para a população. ( B ) o menor volume de água nos reservatórios das grandes hidrelétricas não possui relação com as

ações humanas, pois o impacto do desmatamento pouco interfere no volume hídrico e no risco de assoreamento dos rios.

( C ) a falta de água e a necessidade de utilização de outras fontes de energia diminuem os impactos ambientais, pois as termelétricas utilizam, em sua totalidade, fontes de energia renováveis.

( D ) grande parte da comunidade científica alega que com as mudanças climáticas globais torna-se necessário o aumento da utilização de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade.

( E ) o menor volume de chuvas diminui a geração de hidroeletricidade, o que impõe a utilização de termelétricas, que encarecem a produção de energia elétrica.

(3)

11. O Brasil, devido a sua extensão territorial e a sua diversidade climática, possui sistemas paisagísticos muito heterogêneos. Na imagem abaixo, está representado um dos biomas mais ricos e diversificados do território brasileiro. Sobre esse bioma, podemos afirmar que

( A ) possui como característica marcante a presença de espécies perenifoliadas, com a capacidade de armazenamento de água, como as cactáceas, e uma grande diversidade faunística.

( B ) está localizado em ambiente semiárido, com índices pluviométricos que variam entre 300 e 800 mm

ao ano, com formações vegetais predominantemente arbustivas, xerófilas, das quais muitas são endêmicas.

( C ) seus solos são geralmente férteis, profundos e com pouca umidade, o que dificulta a prática agrícola, apesar dessa ser uma das principais atividades econômicas na região da Caatinga.

( D ) não sofreu grande pressão antrópica, devido ao seu aspecto rudimentar, desse modo ainda possui mais de 70% da sua vegetação preservada, sem evidência de grandes processos de degradação. ( E ) é encontrado em regiões de clima tropical e semiárido, dessa forma se estende pelo Nordeste e

Centro-Oeste brasileiro, assim como também pode ser encontrado em alguns locais do continente africano.

12. Considere a matriz energética mundial.

( A ) Identifique, com base no quadro acima, uma fonte de energia que é considerada a maior responsável tanto pelo efeito estufa quanto pela formação da chuva ácida. Justifique sua resposta. ( B ) Identifique a principal fonte de energia usada nas usinas hidrelétricas, no Brasil, e explique uma

vantagem quanto ao uso desse recurso natural.

( C ) Identifique, com base no quadro acima, as fontes de energia usadas nas usinas termelétricas, no Brasil, e explique uma desvantagem de ordem econômica que elas apresentam.

(4)

13. O mapa do Brasil mostrado a seguir está delimitando um importante fato geográfico. Assinale-o.

( A ) As fronteiras agrícolas atuais.

( B ) Os limites entre bacias sedimentares e os terrenos de escudo. ( C ) A proposta de uma nova regionalização para o país.

( D ) Os fusos horários.

( E ) Os limites teóricos e práticos da continentalidade e maritimidade.

14. Observe a charge abaixo.

A crítica referida na charge deve-se

( A ) à ampliação da atividade pastoril no Norte do Brasil e à silvicultura de eucalipto no Sul, que acarreta a degradação dos biomas.

( B ) às queimadas no Noroeste do país e à recuperação da vegetação original para uso farmacêutico. ( C ) à biopirataria e ao plantio de pínus nas áreas desmatadas para utilização comercial.

( D ) ao agronegócio que se expande no Norte e ao reflorestamento de áreas de Mata Atlântica para uso na indústria de cosméticos.

( E ) à expansão do cultivo de grãos no Norte do país e ao reflorestamento com araucária nas áreas de campo no Sul para uso na indústria moveleira.

(5)

15. Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes complexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura em que está destacada essa proposta de regionalização.

Indique a alternativa que apresenta os complexos regionais 1, 2 e 3, respectivamente. ( A ) Complexo Norte, Nordeste e Centro Sul.

( B ) Complexo Norte, Centro Sul e Nordeste.

( C ) Complexo Amazônia, Centro Oeste e Nordeste. ( D ) Complexo Amazônia, Centro Sul e Nordeste. ( E ) Complexo Norte, Centro Oeste e Nordeste.

16. Observe o mapa a seguir.

A respeito da regionalização brasileira proposta no mapa, considere as afirmativas.

I. Nesta proposta de regionalização do espaço brasileiro, o território nacional foi dividido em grandes regiões econômicas. São elas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

II. Este modelo difere das regionalizações propostas pelo IBGE, uma vez que não respeita os limites político-administrativos dos Estados.

III. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger focou os seus critérios de divisão na observação do processo histórico de desenvolvimento econômico e social, como também nos aspectos naturais regionais.

IV. Devido aos grandes contrastes regionais internos, o geógrafo propõe a divisão em sub-regiões no complexo do Nordeste. Nesta proposta, apresenta-se subdividido em Zona da Mata e Polígono das Secas. Estão corretas

( A ) I e II, apenas. ( B ) II e III, apenas. ( C ) III e IV, apenas. ( D ) I, II e III, apenas. ( E ) I, II, III e IV.

(6)

17. Analise os mapas a seguir.

Com base nos mapas A e B, explique os critérios de regionalização adotados para o Brasil.

18. Observe o mapa abaixo.

Sobre a divisão regional do Brasil representada, afirma-se que:

I. Os critérios utilizados para a regionalização foram econômicos, fitogeográficos e sociais. II. O IBGE prioriza a utilização dessa divisão em suas pesquisas acerca do planejamento. III. O desenvolvimento dos setores primário e secundário destaca-se no Centro-sul. IV. A região Nordeste apresenta homogênea distribuição espacial das indústrias.

V. A Amazônia sobressai como agregadora de atividades extrativistas. Estão corretas apenas as afirmativas

( A ) I e IV. ( B ) III e V. ( C ) I, II e V. ( D ) II, III e IV.

19. Dê o significado das seguintes expressões: a) País populoso:

b) Crescimento natural da população: c) Densidade demográfica:

d) Taxa de mortalidade: e) Migração temporária: f) Migração pendular:

(7)

20. Quais os principais fatores responsáveis pelo rápido crescimento demográfico da população brasileira? 21. Por que a diminuição das taxas de natalidade no Brasil ocorreu principalmente a partir da década de l970?

22. Quais foram os principais fluxos migratórios internos do Brasil durante o século XX? 23. Qual a importância do Censo demográfico para o governo brasileiro?

24. Como o Censo é realizado?

25. O que fazem com as informações coletadas?

26. Justifique essa afirmativa: A população brasileira está irregularmente distribuída pelo território. 27. Observe as pirâmides etárias e responda:

a) O que é pirâmide etária?

b) O que significa cada parte da pirâmide (corpo, base, ápice)? c) Qual a importância do estudo da pirâmide etária para o governo? d) O que mudou em relação às duas pirâmides apresentadas?

e) O que significa o ápice estreito de uma pirâmide? O que isso pode revelar?

f) O aumento da população idosa no Brasil pode gerar maior responsabilidade do governo. O que será preciso para que os idosos tenham uma vida mais digna?

28. O que é distribuição de renda?

(8)

1. Hemisfério sul, norte e oeste.

2. O Brasil é o quinto maior país do mundo, apresenta,

portanto, uma imensa extensão territorial que provoca consequências para seu desenvolvimento. Podemos listar como vantagens do Brasil possuir um grande território: as vastas terras disponíveis para práticas econômicas (como agricultura, pecuária e cidades), a grande quantidade e variedade de recursos naturais e a ampla possibilidade de praticar comércio internacional devido a extensão de suas fronteiras. Como principais desvantagens podemos listar a dificuldade de administrar um território tão extenso e a dificuldade de controlar suas fronteiras.

3. Brasil. Justificado pelo fato do Brasil apresentar uma

maior extensão de seu território.

4. Brasil, pois apresenta maior extensão longitudinal. 5. a) 21:00. b) 24:00. c) 01:00 do outro dia. d) 24:00. 6. 12:00 7. 08:00 do dia 06/03 8. E 9. C 10. E 11. B 12. A 13. D 14. E 15. D 16. D

17. Mapa A – regionalização oficial do IBGE, critérios:

limites políticos, localização geográfica, características econômicas e sociais.

Mapa B – regionalização geoeconômica, critérios:

características naturais e econômicas.

18. B 19.

a) País com grande população absoluta. b) Diferença entre natalidade e mortalidade.

c) Divisão do total da população pela área do território. d) Número de mortes.

e) Deslocamento temporário da população, também

chamado de sazonal ou transumância.

f) Deslocamento de vai e vem diário da população, motivado

principalmente pelo trabalho ou pelo estudo.

20. Grande chegado de imigrantes e alto crescimento

vegetativo da população, principalmente durante o período conhecido como explosão demográfica.

21.

- entrada da mulher no mercado de trabalho.

- mais acesso a informação e a métodos contraceptivos. - planejamento familiar.

- altos custos envolvidos na criação dos filhos.

22. Do nordeste para o sudeste, do nordeste para o norte e

do sudeste para o centro oeste e para o sul.

23. Obter informações precisas tanto de aspectos

quantitativos quanto de aspectos qualitativos. Em síntese, obter um panorama geral das características da população brasileira.

24. O trabalho é realizado pelo IBGE. Os censos menores

são realizados de dois em dois anos e os maiores de dez em dez anos.

25. Montam-se tabelas, gráficos, realiza-se comparações

para podermos identificar evoluções e mudanças e essas informações podem ser utilizadas para o planejamento e administração do Brasil.

26. A frase está correta devido as diferenças existentes

entre os territórios no Brasil, como climas, relevos e desenvolvimento econômicos diferentes de região para região.

27.

a) Gráfico populacional que informa a quantidade, a

distribuição por sexo e por grupos etários (crianças/jovens, adultos e idosos) da população em determinado lugar.

b) Base: crianças e jovens.

Corpo: adultos. Topo: idosos.

c) Importante para o planejamento e a administração

pública, para se identificar demandas, para decidir as áreas de maior necessidade de investimento.

d) Diminuição da base (redução da natalidade) e aumento

do topo (maior expectativa de vida)

e) Significa uma menor quantidade de idosos. Pode mostrar

uma expectativa de vida menor e consequentemente evidenciar um país subdesenvolvido.

f) Melhoria da acessibilidade, melhoria da saúde pública e

melhoria da previdência social, além de maior educação e respeito da sociedade para essa população.

28. Corresponde a forma com que a renda está distribuída

na sociedade. É um indicador importante muito utilizado para diferenciar e classificar os países.

29. Países subdesenvolvidos como o Brasil, se caracterizam

por apresentar uma distribuição de renda muito irregular e concentrada, apresentando elevada desigualdade social. Essa característica possui relação com a educação, a qualificação da mão de obra e o desemprego de um país.

Referências

Documentos relacionados

As Comissões Eleitorais dos campi determinarão e divulgarão o local de cada Seção Eleitoral, atribuindo a cada uma um número com no máximo de 1000 (mil)

A diversificação das espécies, bem como os padrões de distribuição populacional em um ambiente são bastante influenciados pela estrutura do habitat e a heterogeneidade

Cada conjunto inclui 1 amiga da Polly™, um cômodo divertido para brincar a acessórios temáticos para. curtir

Resumo Este trabalho apresenta uma solução alternativa para o pro- blema de cinemática inversa de robôs manipuladores baseado na cine- mática diferencial e em um algoritmo que calcula

A maior capacidade de acúmulo e remobilização do NO 3 - , sob condições de menor disponibilidade de nitrogênio, foi atribuída a variedade Piauí, por apresentar um maior teor

A análise, realizada em profundidade, do microprocesso de duas sessões (mais e menos aderidas à técnica psicanalítica) sugere que a fragilidade da aliança, aliada à

Autoestrada do Algarve - Via do infante Auto-estradas do Atlântico Auto-estradas do baixo Tejo Auto-estradas do Douro Litoral Auto-estradas do Litoral Oeste

Gabinetes Modelo : BP1009 Small Form Factor (SFF) ou SLIM Desk (Y7301) disponíveis nas cores Preto/Prata, Preto, ou Cool Gray; Opção para Tool-Free (não requer uso de