• Nenhum resultado encontrado

c) ao baixo fluxo de informações disponibilizadas pelos meios convencionais de comunicação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "c) ao baixo fluxo de informações disponibilizadas pelos meios convencionais de comunicação."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1. (Enem PPL 2015) Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirmos produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços. (SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).)

O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a) a) aumento do poder aquisitivo.

b) estímulo à livre concorrência. c) criação de novas necessidades. d) formação de grandes estoques. e) implantação de linhas de montagem.

2. (Enem PPL 2011) Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão. (GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).)

O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

a ) à diminuição na interação social entre os indivíduos mais informatizados. b) à velocidade com que as informações são disponibilizadas em todo o mundo.

c) ao baixo fluxo de informações disponibilizadas pelos meios convencionais de comunicação. d) à maior disponibilidade de tempo para atividades relacionadas ao lazer.

e) ao aumento nos níveis de desemprego entre os mais jovens.

3. (Enem 2013) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. (HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).)

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s) a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.

b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte. c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal. d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos. e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

(2)

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo (HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.)

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural. b) o alcance da racionalidade anticapitalista.

c) a influência das grandes potências econômicas. d) a dissolução de blocos políticos regionais.

e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

5. (Enem 2016) A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho. (OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003.)

(3)

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a)

a) crise bancária e o fortalecimento do capital industrial. b) inovação toyotista e a regularização do trabalho formal.

c) impacto da tecnologia e as modificações na estrutura produtiva. d) emergência da globalização e a expansão do setor secundário.

e) diminuição do tempo de trabalho e a necessidade de diploma superior.

6. (Enem PPL 2018) Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação. (CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.)

Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da

a) técnica fordista, com treinamento em altas tecnologias e difusão do capital pelo território.

b) linha de montagem, com capacitação da mão de obra em países centrais e aumento das discrepâncias regionais. c) robotização, com melhorias nas condições de trabalho e remuneração em empresas no Sudeste asiático.

d) produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais.

e) fabricação em grandes lotes, com transferências financeiras de países centrais para países periféricos e diminuição das diferenças territoriais.

7. (Enem Libras 2017) O desenvolvimento científico digital-molecular de certa forma desterritorializou as localizações produtivas; os novos métodos de organização do trabalho industrial também vão na mesma direção: just in time, kamban, organização flexível. (OLIVEIRA, F. As contradições do ão: globalização, nação, região, metropolização. Belo Horizonte: Cedeplar UFMG, 2004.)

As mudanças descritas no texto referentes aos processos produtivos são favorecidas pela a) ampliação da intervenção do Estado.

b) adoção de barreiras alfandegárias. c) expansão das redes informacionais. d) predominância de empresas locais. e) concentração dos polos de fabricação.

8. (Enem Libras 2017) A difusão do termo globalização ocorreu por meio da imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-o à difusão de novas tecnologias na área da comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores, entre outras, que permitiram acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. (RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía e Ciencias Sociales, n. 124, 2002.)

(4)

a) garantia do acesso digital. b) substituição da mídia formal. c) padronização da cultura dos povos. d) transparência dos fatos transmitidos. e) velocidade de propagação das notícias.

9. (Enem PPL 2010)

Sozinho vai descobrindo o caminho O rádio fez assim com seu avô Rodovia, hidrovia, ferrovia E agora chegando a infovia Para alegria de todo o interior

(GIL, G.Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br.Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento).)

O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de a) evolução da tecnologia da informação.

b) expansão das empresas transnacionais. c) ampliação dos protecionismos alfandegários. d) expansão das áreas urbanas do interior. e) evolução dos fluxos populacionais.

10. (Enem cancelado 2009) O intercâmbio de ideias, informações e culturas, através dos meios de comunicação, imprimem mudanças profundas no espaço geográfico e na construção da vida social, na medida em que transformam os padrões culturais e os sistemas de consumo e de produção, podendo ser responsáveis pelo desenvolvimento de uma região. (HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998.)

Muitos meios de comunicação, frutos de experiências e da evolução científica acumuladas, foram inventados ou aperfeiçoados durante o século XX e provocaram mudanças radicais nos modos de vida, como por exemplo,

a) a diferenciação regional da identidade social por meio de hábitos de consumo. b) o maior fortalecimento de informações, hábitos e técnicas locais.

c) a universalização do acesso a computadores e a Internet em todos os países.

d) a melhor distribuição de renda entre os países do sul favorecendo o acesso a produtos originários da Europa. e) a criação de novas referências culturais para a identidade social por meio da disseminação das redes de fast-food.

11. (Enem 2009) Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros

(5)

urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. (BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).)

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

12. (Enem 2004) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (...). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos 'made in USA', esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas -chamadas "maquiladoras" - situadas em zonas francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.

A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.

b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias. c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia. d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão de obra.

e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

13. (Enem 2018)

TEXTO I: As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito. (CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.)

TEXTO II: As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes. (BAUMAN, Z.Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.)

(6)

a) liberação da circulação de pessoas. b) preponderância dos limites naturais. c) supressão dos obstáculos aduaneiros. d) desvalorização da noção de nacionalismo. e) seletividade dos mecanismos segregadores.

14. (Enem PPL 2011) A cada 80 dias, 20 mil gravatas chegam a uma lojinha do Brás, bairro comercial de São Paulo. É o fim de uma viagem e tanto para elas ― navegam por um mês desde Shengzhou, uma cidade no leste chinês. Mas a parada no Brás não deve demorar. Pelo menos se depender de Márcio, o dono da loja. Ele costuma vender todo o estoque até a chegada da carga seguinte. Márcio não conhece muito de Shengzhou, mas sabe de algo importante: “Lá estão as gravatas mais baratas do mundo. Na Índia, são 15% mais caras. Na Europa, 300%”. (Superinteressante. Nº 271, nov. 2009.)

A coesão é uma estratégia espacial adotada pelas indústrias para reduzir o custo de comercialização. No caso chinês, a interação socioespacial ocorre com diversas partes do mundo, inclusive com São Paulo. De acordo com as informações da reportagem, é possível identificar essa coesão na

a) diminuição do custo da mão de obra intelectualizada. b) redução das redes de telecomunicações mundiais. c) distribuição global da montagem do produto. d) ampliação das distâncias continentais. e) especialização produtiva da indústria local.

15. (Enem 2019) Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reformado Conselho de Segurança

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta. (Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br.Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).)

Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum: a) Extensividade de área territorial.

b) Protagonismo em escala regional. c) Investimento em tecnologia militar. d) Desenvolvimento de energia nuclear. e) Disponibilidade de recursos minerais

16. (Enem 2018) Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de

(7)

lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. (ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago, 2014 (adaptações).)

Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a a) intensificação do uso de contêineres.

b) compactação das áreas de estocagem. c) burocratização dos serviços de alfândega. d) redução da profundidade dos atracadouros. e) superação da especialização dos cargueiros.

17. (Enem Libras 2017) Com um número cada vez maior de espécies ameaçadas de extinção pelo dilúvio da economia global, podemos vir a ser a primeira geração, na história humana, que terá de agir como Noé — para salvar os últimos pares de uma grande variedade de espécies. Ou, como Deus ordenou a Noé, no Gênesis: “E de cada ser vivo, de tudo o que é carne, farás entrar contigo na arca dois de cada espécie, um macho e uma fêmea, para conservá-los vivos”. (FRIEDMAN, T. L. Quente, plano e lotado: os desafios e oportunidades de um novo mundo. São Paulo: Objetiva, 2010.) A crítica presente no texto faz referência à seguinte ação da sociedade contemporânea:

a) Imposição de valores cristãos. b) Catalogação de grupos da fauna. c) Utilização predatória da natureza. d) Monitoramento demográfico mundial. e) Desenvolvimento de tecnologia moderna.

18. (Enem PPL 2016) Carta de princípios

As alternativas propostas no Fórum Social Mundial contrapõem-se a um processo de globalização comandado pelas grandes multinacionais e pelos governos e instituições internacionais a serviço de seus interesses, com a cumplicidade de governos nacionais. (Disponível em: http://fsmpoa.com.br. Acesso em: 16 ago. 2013.)

O fórum mencionado tem como objetivo discutir propostas que concretizem a a) proposição da igualdade cultural entre os povos.

b) ampliação do fluxo populacional entre os Estados. c) construção de uma relação solidária entre os países. d) intensificação das relações econômicas entre as nações. e) homogeneização do consumo entre a população mundial.

19. (Enem 2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. (CAETANO. M. O valor de cada gota. Globo Rural.n. 312. out. 2011.)

(8)

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de a) monitoramento da produção.

b) valorização do preço da terra. c) correção dos fatores climáticos. d) divisão de tarefas na propriedade. e) estabilização da fertilidade do solo.

20. (Enem PPL 2015) Não acho que seja possível identificar apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional. (HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).)

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a a) criação de uniões aduaneiras.

b) difusão de padrões culturais.

c) melhoria na infraestrutura de transportes. d) supressão das barreiras para comercialização. e) organização de regras nas relações internacionais.

21. (Enem 2014) O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê noticias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha. (LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo; Martins, 1959 (adaptado).)

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da a) assimilação de valores de povos exóticos.

b) experimentação de hábitos sociais variados. c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica. d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes. e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.

(9)

Com o intenso desenvolvimento da tecnologia no mundo contemporâneo, diversos produtos tornam-se rapidamente ultrapassados. Todavia, comparando as imagens, existem elementos que demonstram a continuidade entre os primeiros computadores pessoais e os atuais. Essa continuidade associa-se

a) à base tecnológica utilizada na fabricação do produto. b) ao uso do produto na atividade empresarial.

c) ao direcionamento do produto a um mercado elitizado.

d) à dinamização no processamento e transmissão de informações. e) à necessidade de orientação de especialistas para seu uso.

23. (Enem 2014) Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de

a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos. b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.

c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes. d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios. e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.

24. (Enem 2ª aplicação 2014) Em pesquisa realizada, revelou-se que o Brasil é o país onde os empregados mais utilizam os sites e redes sociais para contratação. O estudo foi realizado em treze diferentes, com 2.819 executivos. Os resultados apontaram que, no Brasil, 21% das empresas utilizam o meio social da internet para realizarem contratações,

(10)

ficando a Espanha em segundo lugar, com 18%. Em terceiro aparecem a Itália e Holanda, ambas com um resultado de 13% cada uma. (Disponível em: www.istoedinheiro.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).)

Neste contexto, a forma de inserção no mundo do trabalho na atualidade é

a) resultado das transformações ocorridas a partir de processos tecnológicos inovadores, como o advento da internet. b) fruto da mudança do processo de seleção tradicional, visando principalmente reduzir os custos de contratação. c) decorrente da urgência de ocupação das vagas disponíveis, facilitada pela massificação do uso das redes sociais. d) produto da expansão de postos de trabalho, o que vem exigindo cada vez mais a presença de profissionais qualificados.

e) compatível com o perfil profissional atual, que exige do candidato pleno domínio das ferramentas virtuais de comunicação.

25. (Enem PPL 2013) O governo de Cingapura, que vem enfrentando reclamações de residentes que precisam competir com estrangeiros por emprego, endureceu as regras para que empresas contratem funcionários de outros países para posições de nível médio. A partir de janeiro de 2012, um estrangeiro precisa ganhar 3 000 dólares cingapurianos (2 493 dólares americanos) ou mais por mês antes de se qualificar para um visto de trabalho que lhe permitirá trabalhar em Cingapura. (Cingapura endurece regras para contratação de estrangeiros. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).)

As medidas adotadas pelo governo de Cingapura objetivam favorecer a a) inserção da mão de obra local no mercado de trabalho.

b) participação de população imigrante no setor terciário. c) ação das empresas estatais na economia nacional.

d) expansão dos trabalhadores estrangeiros no setor primário. e) captação de recursos financeiros internacionais.

26. (Enem 2013) Disneylândia

Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira

Para competir no mercado americano [...]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...]

Crianças iraquianas fugidas da guerra

Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia

(ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).) Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

(11)

a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo. b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias. d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

27. (Enem PPL 2012) O fechamento de seis unidades de uma empresa calçadista na Bahia deve resultar na demissão de 1 800 funcionários. Enquanto demite no Brasil, a empresa abre uma fábrica na Índia. Nas seis unidades fechadas na Bahia eram produzidos cabedais de calçados esportivos que serão fabricados também na Índia. (O Globo. 17 dez 2011 (adaptado).)

A estratégia produtiva adotada pela empresa, que explica o processo econômico descrito, está indicada na: a) Redução dos custos logísticos.

b) Expansão dos benefícios sociais. c) Planificação da produção industrial. d) Modificação da estrutura societária. e) Ampliação da qualificação profissional.

28. (Enem PPL 2012)

Cada uma das personagens adota uma forma diferente de designar os países “não desenvolvidos”, porém, atualmente tem-se adotado a terminologia “países em desenvolvimento” porque

a) representa melhor a ausência de desigualdades econômicas que se observa hoje entre essas nações. b) facilita as relações comerciais no mercado globalizado, ao aproximar países mais e menos desenvolvidos.

c) indica que os países estão em processo de desenvolvimento, reduzindo o estigma inerente ao termo “subdesenvolvidos”.

d) demonstra o crescimento econômico desses países, que vem sendo maior ao longo dos anos, erradicando as desigualdades.

e) reafirma que durante a Guerra Fria os países que eram subdesenvolvidos alcançaram estágios avançados de desenvolvimento.

29. (Enem PPL 2012) O mundo entrou na era do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e

(12)

nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações. (IANNI. O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.)

No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento está fundamentada na

a) difusão de práticas mercantilistas. b) propagação dos meios de comunicação. c) ampliação dos protecionismos alfandegários. d) manutenção do papel controlador dos Estados. e) conservação das partilhas imperialistas europeias.

30. (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. (IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.)

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

RESPOSTAS: 1: [C]

Há muitas empresas que vendem antivírus, telefonia por celular, TV a cabo, entre outros. Todos esses produtos possuem um mercado consumidor garantido: são pessoas que, buscando uma vida mais confortável, consomem produtos que satisfazem necessidades que antes não existiam.

2: [B]

O capitalismo globalizado contemporâneo produz a circulação de dados e informações em escala global e de forma instantânea. Essa velocidade altera as formas de sociabilidade, as demandas sociais e a cultura dos indivíduos, que estão interconectados.

3: [B]

A intermodalidade, ou seja, a logística de transportes que utiliza mais de um modal é necessária no Brasil porque, como mencionado corretamente na alternativa [B], a extensão continental do país e suas diferentes paisagens demandam modais diferenciados que visem reduzir seu custo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a produção é

(13)

concentrada nas áreas litorâneas; [C], porque não existem limitações geológicas para o transporte; [D], porque a produção agrícola no país é difusa; [E], porque não ocorreu diminuição dos fluxos materiais, ou seja, dos bens e produtos.

4: [C]

O retrato das relações internacionais proposto na ilustração resulta de um sistema marcado por dependência de vinculação geográfica e histórica, colonial e mercantilista, com fortes vínculos de projeção geopolítica em áreas de influência a partir das grandes potências econômicas.

A alternativa [A] é falsa: estados como a China ou a Índia possuem forte identidade cultural e não estão estagnados; A alternativa [B] é falsa: o mundo nunca foi tão capitalista;

A alternativa [D] é falsa: blocos políticos regionais estão em franca atuação;

A alternativa [E] é falsa: os países islâmicos ainda encontram dificuldades econômicas e sociais.

5: [C]

A partir da terceira revolução industrial iniciada na década de 1970, a inovação tecnológica trouxe mudanças na estrutura da produção. A informática e a robótica aumentaram a produtividade e a lucratividade, porém não alteraram substancialmente muitas das desigualdades na distribuição de renda.

6: [D]

As empresas transnacionais deslocaram linhas de produção para países emergentes e subdesenvolvidos para elevar sua lucratividade explorando incentivos fiscais, menor custo com mão de obra, matérias primas e energia a baixo custo, infraestrutura, facilidade para exportação, mercado consumidor interno em crescimento. Com o avanço das tecnologias em telecomunicações e informática foi possível manter decisões importantes nos países onde localizam-se as matrizes das empresas.

7: [C]

A alternativa [C] está correta porque a desterritorialização do trabalho que leva por sua vez à desconcentração produtiva só foi possível com a ampliação das redes informacionais, ou seja, unidades, serviços, conexões, instrumentos e processamentos de coletas de informações. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [D], porque o processo citado é resultado da menor intervenção do Estado, da abertura dos mercados e da ampliação dos investimentos estrangeiros diretos (IDE); [E], porque o processo resulta da desconcentração e não da concentração fabril.

8: [E]

A alternativa [E] está correta porque as novas tecnologias na área de comunicação são requisito para as notícias em tempos reais. As alternativas incorretas são: [A], porque a tecnologia não garante inclusão; [B], porque a despeito das novas tecnologias, a mídia formal ainda sem mantém na forma de jornais impressos e televisivos; [C], porque a despeito da globalização, as particularidades dos povos se mantêm; [D], porque a velocidade da informação não garante transparência dos fatos.

(14)

A alternativa [A] está correta porque o texto traça, de forma sintética, a evolução dos transportes, do rádio até a infovia. As alternativas incorretas são: [B] e [C], porque não há menções sobre multinacionais ou protecionismo; [D] e [E], porque o texto não indica expansão urbana ou fluxo populacional.

10: [E]

As sociedades urbanas gradativamente se articulam em redes, em uma sistemática simples e eficiente de se comunicar e relacionar. As redes respondem pelas principais parcerias e outras formas de associação pelas facilidades inerentes de suas características, mostrando novas referências culturais e de identidade.

A alternativa [A] é falsa, os hábitos de consumo disseminados nas redes ajudam a homogeneizar hábitos. A alternativa [B] é falsa, há um maior fortalecimento de relações gerais.

A alternativa [C] é falsa, o acesso a internet e os computadores ainda não é universal em todos os países. A alternativa [D] é falsa, a renda ainda é muito concentrada em boa parte do mundo.

11: [A]

As rápidas transformações que ocorrem na sociedade contemporânea estão muito associadas à evolução nas tecnologias de comunicação e informática que provocaram uma enorme redução nas distâncias e no tempo de comunicação entre as inúmeras localidades. O acesso e o barateamento dos produtos ligados a informática e comunicações faz com que uma grande quantidade de informação seja transmitida em tempo real para qualquer localidade e a um número cada vez maior de consumidores colocando em contato regiões distantes e com características culturais diversificadas, espalhando-se a cultura de massa. É necessária uma reformulação da educação em face dessas mudanças para que se possa adequar a linguagem e diminuir os efeitos de choques culturais de modo que sejam assimilados com mais equilíbrio.

A alternativa [B] é falsa. As comunicações gozam atualmente de sistemas e acesso mais democratizado, atingindo bilhões de pessoas pelo mundo.

A alternativa [C] é falsa. As localidades rurais, mais conservadoras, guardam ainda processos educacionais tradicionais. A alternativa [D] é falsa. Populações rurais e urbanas tem diferentes formas de acesso à informação. Porém, apesar das diferenças, os meios de comunicação fazem cada vez mais parte das formas de educação e cultura da sociedade.

A alternativa [E] é falsa. O fluxo de informação que hoje chega com facilidade à zona rural é muito importante ao desenvolvimento social e cultural dessa região.

12: [E]

A globalização resultante de avanços tecnológicos em comunicação e informática mostrou um perfil excludente associado a níveis de investimentos muito disparatados. As nações centrais, por investirem a mais tempo em modernizações, possuem vantagens sobre as demais. Essas garantem produção, sofisticação e preços competitivos. As nações periféricas possuem matérias primas e mão de obra barata, o que lhes favorece a um tipo de inclusão perversa. A alternativa [A] é falsa: a globalização é marcada por transações financeiras, onde os Estados sofrem um enfraquecimento de suas posições internacionais;

A alternativa [B] é falsa: a excessiva importância dos sistemas financeiros leva a algum tipo de declínio de soberania, principalmente em Estados mais pobres;

A alternativa [C] é falsa: há pouco intercâmbio de tecnologia;

(15)

13: [E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A alternativa [E] está correta porque os textos discutem os novos significados do conceito de fronteira no contexto da globalização, haja vista que, a fronteira ganha flexibilidade ao tratar da circulação de capitais e investimentos, e se torna inflexível ao tratar da circulação de pessoas, portanto, a fronteira se torna seletiva nos mecanismos segregadores. As alternativas incorretas são: [A], porque há restrições à circulação de pessoas; [B], porque o conceito de fronteira abordado não diz respeito aos limites naturais; [C], porque embora haja redução ou eliminação dos obstáculos aduaneiros para capitais e investimentos, a fronteira, paradoxalmente, torna-se inflexível para a circulação de pessoas; [D], porque os textos não discutem a questão do nacionalismo.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] As fronteiras não são somente barreiras físicas e materiais. Elas correspondem também a qualquer forma de separação de grupos sociais diferentes, impossibilitando a construção de novas identidades e a democratização da riqueza em um mundo globalizado.

14: [E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] No leste da China foram instaladas no final da década de 1970, as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), abertas à economia de mercado, com empresas privadas locais e transnacionais, atraídas pelos estímulos estatais como menor carga tributária e menor custo salarial. O foco foram as exportações de produtos manufaturados. Para reduzir os custos e ter produção em escala, algumas localidades investem na especialização produtiva, assim um determinado produto apresenta menores preços, qualidade e competitividade externa.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] As relações de produção no capitalismo contemporâneo são extremamente complexas. O texto aponta para um aspecto dessa complexidade, que diz respeito à especialização produtiva de uma determinada indústria que, ao reduzir o custo dos fatores de produção, consegue oferecer produtos mais baratos para várias regiões do mundo.

15: [B]

A alternativa correta é [B], porque o Conselho de Segurança, órgão da ONU responsável pela segurança internacional, é composto por quinze membros, sendo os rotativos com direito ao voto e os permanentes com direito ao veto. Ao pedir as reformas com vistas ao aumento dos membros permanentes, os países do G4 justificam sua importância no cenário mundial por estarem exercendo liderança em nível regional. As alternativas incorretas são: [A] e [E], porque Japão e Alemanha são países de pequena extensão territorial e sem expressão em recursos minerais; [C], porque não há fortes investimentos em tecnologia bélica no Brasil ou Japão; [D], porque Alemanha iniciou um processo de desligamento das usinas nucleares.

16: [A]

A alternativa [A] está correta porque o contêiner é o equipamento padronizado utilizado por vários modais de transportes que permitiu atender ao aumento do comércio internacional resultante da abertura de mercados e da globalização. As alternativas incorretas são: [B], porque com o aumento do comércio ocorre expansão das áreas de estocagem; [C], porque a modernização dos portos passa pela desburocratização; [D], porque com navios maiores ocorre o aumento da profundidade dos atracadouros; [E], porque os cargueiros ganham mais notoriedade em razão do aumento do comércio global.

17: [C]

A alternativa [C] está correta porque a referência à busca das variedades de espécies indica uma crítica da ação predatória da sociedade sobre a natureza. As alternativas incorretas são: [A], porque a menção da arca de Noé é uma analogia com as ações destrutivas da sociedade e não uma visão cristã; [B], porque o texto não critica a catalogação de

(16)

espécies mas ressalta a necessidade de preservá-las; [D], porque o texto ressalta a destruição das espécies e não a questão demográfica; [E], porque o texto não critica a tecnologia, mas a forma como ela é utilizada contra a natureza.

18: [C]

Na década de 2000, foi criado o Fórum Social Mundial em oposição ao Fórum Econômico Mundial (Davos, Suíça), que prioriza debates sobre a economia globalizada. O Fórum Social debate os efeitos perversos da globalização da economia e estimula a troca de experiências de grupos sociais de diferentes países que foram pouco beneficiados pelo processo econômico dominante. O intuito é fomentar uma globalização alternativa e solidária, proposto soluções para problemas econômicos, sociais e conflitos.

19: [A]

O agronegócio moderno conta com o auxílio da ciência e da tecnologia a serviço da produção. O conhecimento meteorológico e climatológico sofisticado permite ao agricultor um monitoramento da produção definindo ações como a quantidade de água necessária para irrigação conforme a previsão de pluviosidade ou de estiagem. O conhecimento agronômico permite o manejo adequado para a conservação do solo com o apoio de organismos públicos e privados. O acesso à tecnologia é facilitado pela disponibilidade de capital e redes de informática e telecomunicações no território.

20: [C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o fator essencial para a organização do sistema produtivo global é o desenvolvimento e melhoria de infraestrutura de transportes e telecomunicações integrando o espaço mundial. Estão incorretas as alternativas seguintes porque indicam mecanismos de caráter econômico, quando o texto sugere que a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos.

21: [D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o texto descreve a fusão de componentes históricos e culturais diferentes resultando no mosaico do mundo contemporâneo. Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque a fusão ocorre através da história sem evidencia aos povos exóticos ou a grupos privilegiados; [B], porque não são somente os hábitos que compõe o mundo contemporâneo; [C], porque não é somente a Antiguidade Clássica que soma ao mundo contemporâneo.

22: [D]

A afirmativa [D] está correta porque os computadores foram criados e são utilizados para o processamento de informações. As afirmativas incorretas são: [A], porque ocorreu alteração na base tecnológica dos computadores; [B], porque não houve alteração dos computadores na atividade empresarial; [C], porque o acesso ao computador é elitizado, ainda que tenha ocorrido a popularização do mesmo; [E], porque não há necessidade de especialistas para seu uso.

23: [C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], os países destacados, componentes dos BRICS caracterizam uma aproximação comercial por meio dos fóruns e acordos multilaterais, compondo dessa forma, uma força expressiva no cenário financeiro contemporâneo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque evidenciam forte intervenção do Estado em suas economias; [B], porque não se caracterizam como social-democracia; [D], porque especialmente China, Russia e Índia apresentam fraturas em sua composição étnico-cultural; [E], porque representam um polo hegemônico no cenário geopolítico contemporâneo.

(17)

24: [A]

A afirmativa [A] está correta porque a contratação de empregados pela internet indica as adaptações da sociedade e do mundo empresarial para o meio técnico científico informacional. As afirmativas incorretas são: [B], porque não ocorre redução dos custos da contratação; [C] e [D], porque a utilização dos sites não é indicativo de urgência na contratação ou a expansão dos postos de trabalho, mas o uso da tecnologia disponível; [E], porque não há necessariamente a exigência das ferramentas virtuais para todos os contratados.

25: [A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a medida indicada no texto é restritiva aos estrangeiros, o que irá favorecer a contratação de nativos. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as medidas objetivam priorizar a população nativa no mercado de trabalho; [C], porque as ações mencionadas são do Estado e não das empresas estatais; [D], porque as medidas objetivam priorizar a população nativa no mercado de trabalho; [E], porque o texto versa sobre a questão do trabalho e da imigração e não de investimentos.

26: [B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], os elementos compostos na canção identificam maior fluxo comercial global apresentando, contudo, controle de fluxo populacional. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o fluxo comercial indicado representa porosidade do controle alfandegário e do capital produtivo e não especulativo; [C], porque não há referências às barreiras sanitárias ou controle informacional na canção; [D], porque não há referencias ao sistema financeiro; [E], porque o fluxo comercial indica redução do protecionismo comercial.

27: [A]

O cenário mundial baseado no neoliberalismo a partir da década de 1990, resulta na abertura dos mercados que, aliado ao sistema toyotista caracterizado pelo processo de terceirização e flexibilização da produção, permite que as empresas façam o transito da produção pelo espaço mundial. Nesse contexto, como mencionado corretamente na alternativa [A], as empresas que migram para a Índia, buscam a redução dos custos de produção resultando em maior competitividade no mercado. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as empresas buscam menor valor da mão de obra; [C], porque não há correlação com a planificação, ou seja, com o controle do Estado sobre a economia; [D], porque o texto permite inferir que as empresas buscam menor custo de produção; [E], porque as empresas buscam mão de obra com menor custo.

28: [C]

A dissolução do sistema internacional da guerra fria e a emergência de uma nova ordem mundial a partir da década de 1990 altera a divisão internacional do trabalho, possibilitando que os países do Sul subdesenvolvido ampliem sua participação na economia mundial. Nesse contexto e como afirmado corretamente na alternativa [C], países subdesenvolvidos que apresentavam melhor alinhamento tecnológico apresentam crescimento de suas economias permitindo maior desenvolvimento. Estão incorretas as alternativas: [A], porque embora a denominação tenha se alterado, esses países ainda apresentam forte desigualdade social, a exemplo do Brasil; [B], porque a alteração da terminologia é consequência e não causa da aproximação comercial com os países desenvolvidos; [D], porque embora tenha havido crescimento econômico, não ocorreu erradicação das desigualdades; [E], porque embora tenha havido maior participação na economia mundial, esses países ainda permanecem como subdesenvolvidos.

(18)

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a atual fase do capitalismo (quarta fase) denominada informacional, constrói-se por meio das tecnologias de informações, alavancando a propagação dos meios de comunicação. Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque o mercantilismo e o imperialismo europeu são características das duas primeiras fases do capitalismo; [C] e [D], porque o protecionismo e o controle do Estado são eliminados com o neoliberalismo, doutrina econômica que sustenta a globalização.

30: [A]

As perspectivas de crises financeiras prolongadas nos países da zona do Euro e nos Estados Unidos estão pressionando muito o emprego com novas formas de mobilidade. Isto se deve principalmente à capacidade e rapidez dos atuais sistemas de transporte disponíveis. A xenofobia retorna com força.

A alternativa [B] é falsa: não há facilidade nas fronteiras, principalmente nos países mais ricos; A alternativa [C] é falsa: não há acautelamento dos bens dos imigrantes;

A alternativa [D] é falsa: os imigrantes qualificados levam vantagens sobre outros grupos; A alternativa [E] é falsa: há um esvaziamento das políticas sociais.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

§ 4º Após o pagamento da jóia, toda vez que houver solicitação de nova alteração de cônjuge ou companheiro(a) será feita avaliação atuarial para apurar se existe

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e