• Nenhum resultado encontrado

Defesa Nacional e Segurança Pública nos 30 anos da Constituição Federal de 1988.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Defesa Nacional e Segurança Pública nos 30 anos da Constituição Federal de 1988."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

I SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS DE DEFESA E SEGURANÇA PÚBLICA

TEMA GERAL

“Defesa Nacional e Segurança Pública nos 30 anos da

Constituição Federal de 1988”.

1. CONVITE

A Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) têm o prazer de convidar a comunidade de estudiosos de Defesa Nacional e Segurança Pública para o I Seminário do Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), a ser realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, nas instalações da Escola Superior de Guerra (ESG).

2. CONTEXTO INSTITUCIONAL

A ESG é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa Nacional, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, que visa a manter-se reconhecida como centro de excelência nacional e de referência internacional no ensino e na pesquisa no campo da Defesa Nacional – incluindo o que concerne à Segurança e ao Desenvolvimento. Ao longo de mais de sessenta e cinco anos de existência, cerca de oito mil profissionais foram diplomados, entre eles quatro Presidentes da República, Ministros de Estado e outras personalidades notáveis do cenário político brasileiro. A Escola destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício do planejamento da Defesa Nacional, através da produção de atividades de natureza acadêmica, que promovam a compreensão das realidades nacional e internacional, por meio de um estímulo intelectual multidisciplinar, e que combine os esforços de profissionais civis e militares em um foro democrático e aberto ao livre debate.

A história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa em 1950, com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Ao longo dessas décadas, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do País. O IESP possui os

(2)

programas de mestrado e doutorado em Sociologia e Ciência Política que reproduzem o formato, estatuto e os procedimentos da sua instituição de origem, o antigo IUPERJ. Assim, busca garantir a excelência na pós-graduação brasileira desenvolvida ao longo de mais de quarenta anos de experiência.

O LEPDESP é fruto de uma parceria entre o IESP/UERJ e a ESG. Trata-se de um grupo multidisciplinar que tem como objetivo contribuir para a formação, pesquisa e elaboração de políticas públicas. É composto por professores, alunos, profissionais de diferentes especialidades, membros das forças armadas e policiais. Configura-se numa ponte entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e a experiência prática das atividades de Defesa e Segurança Pública, que, no contexto de suas pesquisas, promove eventos, debates, ministra cursos e elabora publicações.

Isso posto, alinhando-se a um dos objetivos das Política e Estratégia Nacional de Defesa, o I Seminário do LEPDESP busca “ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional”. O evento, cujo público alvo são acadêmicos em geral, tem como objetivo fortalecer a disseminação da mentalidade dos estudos de Defesa Nacional e da Segurança Pública, oferecendo um ambiente estimulante e aberto ao livre debate para exposição e discussão de pesquisas nessas áreas.

3. PARTICIPAÇÃO

a) OUVINTE

O evento será aberto e gratuito para todos os que desejarem participar como ouvintes. Posteriormente, serão expedidos Certificados de Participação para aqueles que tiveram suas presenças comprovadas nas atividades previstas.

Para participar do evento nesta modalidade os interessados deverão se inscrever por intermédio do Portal Eletrônico da ESG (http://www.esg.br/index.php/br/) ou, diretamente, no seguinte endereço: CLIQUE AQUI

Não serão realizadas inscrições presenciais. Os interessados deverão atentar para o prazo de inscrição do evento (31 de agosto de 2018).

b) APRESENTADOR DE TRABALHO

O Seminário será aberto e gratuito para todos os acadêmicos em geral que desejarem apresentar trabalhos. A Comissão Organizadora selecionará os trabalhos que serão apresentados e, posteriormente, publicados. Os interessados nesta modalidade deverão, no ato da inscrição, encaminhar um resumo de até 300 (trezentas) palavras.

(3)

Para participar do evento nesta modalidade os interessados deverão se inscrever por intermédio do Portal Eletrônico da ESG (http://www.esg.br/index.php/br/) ou, diretamente, no seguinte endereço: CLIQUE AQUI

O resumo deverá conter os seguintes itens: 1) título do trabalho;

2) texto corrido com no máximo 300 (trezentas) palavras; 3) Até 4 palavras-chave; e,

4) A indicação do tema que melhor se relaciona ao resumo proposto, dentre os seguintes:

- Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro; - Defesa Nacional;

- Redes criminais e Sistema Penitenciário; - Forças Armadas na Segurança Pública; - Polícias no Brasil; e

- Justiça Criminal.

Observações – O Seminário não comportará uma mesa para cada tema. Portanto, após

a seleção dos resumos, possivelmente, trabalhos de linhas diferentes serão aglutinados em uma única mesa. A Comissão Organizadora se reserva o direito de fazer os devidos ajustes na distribuição dos resumos para que essa acomodação aconteça.

4. ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

Cada pesquisador(a) poderá submeter, no máximo, uma proposta de trabalho como autor(a) e uma como co-autor/a, ou seja, será possível a submissão de até dois trabalhos (autoria e co-autoria). A Comissão Organizadora se reserva ao direito de aceitar uma, duas ou nenhuma das propostas.

Os trabalhos completos deverão ser enviados para o mesmo endereço eletrônico (seminariolepdesp@esg.br),até o dia 31 de agosto de 2018.

A mensagem de remessa deverá conter, no campo relativo ao “Assunto”, o nome completo do autor e o título do trabalho.

As normas técnica para redação são as seguintes: a) Documento Word: (*.doc ou *.docx);

b) Página: A4;

c) Fonte: Times New Roman; d) Tamanho da Letra: 12 pt;

(4)

f) Alinhamento do Corpo do Texto: Justificado; g) Margens esquerda e superior: 3 cm;

h) Margens direita e inferior: 2 cm;

i) A primeira página deve conter o título do trabalho, o nome de todos os autores por extenso (indicando a filiação institucional de cada um), o resumo do trabalho (em um único parágrafo, em português e com, no máximo, quatro palavras-chaves); e

j) O corpo do texto do trabalho completo deverá somar no máximo 15 (quinze) páginas (incluindo: ilustrações, bibliografia e notas de final de texto) e as referências bibliográficas, ilustrações, tabelas e os gráficos deverão estar adequados às normas ABNT.

Os conteúdos dos artigos são de plena responsabilidade do(s) autor(es/a), não cabendo à Comissão Organizadora qualquer imputabilidade sobre opiniões pessoais pejorativas ao salutar convívio social e à prática da democracia.

5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS:

Os participantes terão no máximo 20 (vinte) minutos para realizar a sua exposição. Após 15 (quinze) minutos de apresentação, o moderador ou moderadora do painel informará o tempo disponível para que o apresentador inicie o seu processo de conclusão. Com os 20 minutos de apresentação completos, o/a palestrante deverá encerrar sua exposição independente de tê-la concluído. É de extrema importância que o cronograma do evento seja mantido e respeitado para que nenhum outro participante ou o debate sejam prejudicados.

Apenas terão direito ao Certificado de Participação como “Apresentador de Trabalho” os autores selecionados e que efetivamente tenham realizado sua exposição oral.

Os palestrantes que desejarem realizar apresentações com recursos multimídia deverão comparecer com pelo menos 15 (quinze) minutos de antecedência ao respectivo painel para entrega do material de suas apresentações (pen drive) à Comissão Organizadora.

O certificado de apresentador será entregue apenas aos autores dos trabalhos apresentados no Seminário. As apresentações realizadas por terceiros (não-autores dos trabalhos) não serão autorizadas.

6. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora, desde que adequados às especificações do presente Edital – e enviados dentro do prazo, serão, posteriormente, publicados. Os detalhes acerca dessa publicação serão informados ao longo do Seminário.

(5)

7. CRONOGRAMA

DATA EVENTO Obs

6 Jul 18 (Sex)

Divulgação do Edital - Previsão

- Divulgação simultânea pelo IESP/UERJ Início das inscrições nos Portais Eletrônicos da ESG

(Intranet e Internet)

10 Ago 18 (Sex)

Encerramento das inscrições na modalidade de “Apresentador de Trabalho” - Para os inscritos na modalidade “Apresentador de Trabalho” 31 Ago 18 (Sex)

Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação nos Portais Eletrônicos da ESG (Intranet e Internet)

- Divulgação simultânea pela ESG e pelo IESP/UERJ Encerramento das inscrições na modalidade de “Ouvinte”

Divulgação da programação detalhada do Seminário

Data limite para o envio de artigos completos

- Para os inscritos na modalidade “Apresentador de Trabalho” 8. PRESENÇA NO EVENTO

Em todas as atividades haverá uma Lista de Presença para que os participantes possam rubricar ao lado de seus respectivos nomes. A tolerância de atraso será de 10 (dez) minutos após o início das atividades.

A Lista de Presença será a única forma de o participante confirmar a sua presença.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

A Escola Superior de Guerra está localizada no seguinte endereço: Fortaleza de São João - Av. João Luiz Alves, s/nº, Urca - Rio de Janeiro – RJ, 22.291-090. Ressalta-se que a Urca é um bairro de difícil acesso e circulação. Dessa forma, cabe informar que o meio de transporte público disponível são as linhas de ônibus 107 (Central-Urca) e a 513SP (cujo ponto final está localizado na saída “Mena Barreto” do Metrô de Botafogo).

Não haverá disponibilidade de estacionamento no local do evento.

Para maiores informações e quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo endereço eletrônico: seminariolepdesp@esg.br

Rio de Janeiro, 6 de julho de 2018 Comissão Organizadora

Referências

Documentos relacionados

Essa é a função do software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O software de OCR converte arquivos de imagens criados a partir de documentos de

Isso ocorrerá por meio de um planejamento nacional para desenvolvimento de produtos de alto conteúdo tecnológico, com envolvimento coordenado das instituições científicas

Para além da opinião pública, é responsabilidade do Exército Brasileiro, pela Estratégia Nacional de Defesa (MINISTÉRIO DA DEFESA, 2012), atuar no campo da

O valor da prestação destinado ao fundo comum do grupo corresponderá ao percentual resultante da divisão de 100% pelo número total de meses fixados para sua duração, calculado

 Copie o arquivo .WIM gerado neste diretório para uma pasta do servidor, como por exemplo c:\winpe_x86 (utilize a rede, dispositivo USB etc) 3.. Clique em Servidor

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de medição e aquisição de dados, bem como a análise matemática do desempenho de veículos

Foi realizada uma revisão documental e bibliográfica, buscando aprofundar conhecimentos a respeito da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa, do

da estação e, opcionalmente, outros parâmetros (orbital e rotação da Terra) como entrada para o GLOBK combinar estes dados com de outras redes e estimar posições