• Nenhum resultado encontrado

Inflação, rotação e oportunidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Inflação, rotação e oportunidades"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Inflação, rotação e oportunidades

GLOBAL INVESTMENT OUTLOOK

FRANKLIN TEMPLETON THINKSTM INVESTMENT INSTITUTE ABRIL DE 2021

(2)

Nosso panorama é baseado em um vasto conjunto de gestores de investimentos independentes que visam oferecer insights de classe de ativos. Cada gestor tem uma abordagem diferente para o ambiente econômico e oferece opiniões para ajudar você em sua tomada de decisões.

Conforme avaliamos o futuro no período pós-pandemia da COVID-19, vemos previ- sões de crescimento econômico acima da média em todo o mundo, incentivos econômicos nas áreas monetária e fiscal inéditos e maior probabilidade de inflação.

Estamos entrando em um ambiente econômico nunca antes visto. Em termos amplos, os temas comuns entre nossos gestores são:

• Diante do retorno para crescimento em economias globais, no geral, temos maior apetite a riscos.

• Embora o ambiente contínuo de taxas de juros baixas pareça provável de conti- nuar, há riscos de inflação e aumento das taxas de juros.

Na nossa opinião, a renda fixa deve continuar essencial, com instrumentos de alto rendimento e empréstimos bancários potencialmente oferecendo menor sensibilidade ao aumento das taxas de juros.

• Embora os investimentos em ações ofereçam uma oportunidade de aumentar a performance, as avaliações de ações são ampliadas por padrões de avaliação históricos. Nossos gestores acreditam que ainda há oportunidades, especial- mente em empresas na vanguarda da mudança que podem se beneficiar da expansão econômica e da resiliência nos mercados emergentes, com destaque especial para a Ásia.

• Acreditamos que haja oportunidades significativas nos mercados emergentes hoje, especialmente na Ásia, mas os riscos geopolíticos devem ser observados.

• Investimentos em ativos alternativos, como fundos de hedge e imóveis comerciais, podem proporcionar diversificação, alguma proteção para taxas de juros voláteis e inflação, e podem oferecer um substituto parcial para uma parte da renda fixa.

• A consciência da disciplina de meio ambiente, social e de governança (ESG) é cada vez mais vital para a gestão de riscos e para retornos esperados poten- cialmente melhores.

Vários de nossos profissionais de investimento discutem as implicações entre as classes de ativos. Eles compartilham suas ideias sobre estratégias, considerando a incerteza contínua do mercado, se o ambiente estendido de taxas de juros baixas vai continuar e onde enxergam oportunidades em potencial.

Instruções

Stephen Dover, CFA Estrategista Chefe de Mercado Franklin Templeton Investment Institute

(3)

5

8 6 6

11 9 4 9

Investimentos alternativos ajudam na diversificação

Brooks Ritchey, K2 Advisors

As estratégias de hedge normalmente tiveram boa per- formance em ambientes de taxas de juros em alta e em queda. Em especial, essas estratégias ajudam a diversi- ficar o portfólio em um ambiente de taxas cada vez mais altas, dado o aumento resultante na dispersão de desempenho entre regiões, setores e classes de ativos.

Acreditamos que essas estratégias são especialmente interessantes agora como um diversificador de renda fixa, diante do potencial de retomada do crescimento econômico e aumento da inflação.

Tim Wang, Clarion Partners

Para o futuro, estamos bastante otimistas sobre as perspectivas de crescimento do mercado imobiliário em 2021–2022 graças à rápida vacinação nos Estados Unidos, estímulo fiscal adicional e forte demanda do consumidor. O mercado imobiliário é um derivado da expansão econômica, e todos os setores imobiliários provavelmente se beneficiarão com a demanda repri- mida e a explosão de empregos que está por vir. Taxas de juros mais altas geralmente estão associadas a um melhor crescimento econômico, o que deve levar a uma demanda mais sólida por espaços comerciais e maior crescimento da receita, compensando o potencial impacto negativo sobre os custos de financiamento.

Eventualmente, todos os investimentos serão de ESG

Mary Jane McQuillen, ClearBridge Investments

Ações com fortes perfis de sustentabilidade ambiental geralmente tiveram um bom desempenho em 2020 como resultado de uma variedade de tendências.

Levamos em conta algumas dessas tendências secula- res que devem apoiar os investimentos ESG focados na sustentabilidade a longo prazo, como ajudar a combater as mudanças climáticas reduzindo as emissões de car- bono ou superando a escassez de recursos por meio do uso de materiais reciclados. Acreditamos que todos os investimentos acabarão sendo investimentos de ESG, que um dia essa não será mais considerada uma disci- plina separada.

A renda fixa pode desempenhar um papel central como nunca antes visto

Western Asset

Diante do atual ambiente prolongado de baixa taxa de juros, juntamente com elevados níveis de incerteza - não apenas em torno de COVID-19, mas também em relação ao comércio EUA-China, Brexit e tensões no Oriente Médio - a renda fixa pode desempenhar um papel de importância inédita sempre para as carteiras de investidores. Esperamos que os bancos centrais glo- bais permaneçam extraordinariamente facilitadores, especialmente diante das contínuas pressões inflacio- nárias moderadas, o frágil crescimento global e a per- sistência de riscos de queda.

Glenn Voyles, Franklin Templeton Fixed Income Acreditamos que a seleção de crédito será mais impor- tante do que nunca em 2021, dado que o comporta- mento do investidor no ambiente atual levou a alguns erros de precificação do risco. No geral, temos uma visão positiva sobre a classe de ativos de alto rendimento, diante dos fundamentos e avaliações de melhoria contí- nua que têm mais espaço para serem executados.

Mercados de ações continuam a oferecer oportunidades

Aram Green, ClearBridge Investments

Acreditamos que os investimentos em crescimento serão mais desafiadores do que no passado recente, quando ações múltiplas de crescimento mais alto e rápido tiveram performance superior por uma larga margem. Essas empresas agora precisam cumprir as promessas implícitas em suas valiosas avaliações - e muitas não conseguirão alcançar isso. É por isso que a gestão ativa continua sendo importantíssima.

Matthew Moberg, Franklin Equity Group

Recentemente, vimos algumas mudanças na liderança de mercado em direção a nomes cíclicos e voltados para o valor quando veio a pandemia chegando ao fim.

Mesmo com tais mudanças, continuamos enxergando oportunidades em muitas empresas de alto crescimento e acreditamos que a metodologia de fluxo de caixa des- contado é a melhor maneira de determinar o valor intrínseco de uma empresa.

Manraj Sekhon, Franklin Templeton Emerging Markets Equity

Do pico da pandemia ao estágio inicial de recuperação, nossa convicção das crescentes vantagens estruturais dos mercados emergentes, liderados pelas principais economias asiáticas, só ficou ainda mais forte à medida que as evidências se acumulavam. Os mercados emer- gentes continuaram relativamente resilientes, tendo se adaptado ou suprimido com sucesso o vírus.

(4)

Renda fixa oferece diversifica- ção e lastro

WESTERN ASSET

Diante do atual ambiente de baixa taxa de juros, juntamente com elevados níveis de incerteza - não apenas em torno de COVID-19, mas também em relação ao comércio EUA-China, Brexit e tensões no Oriente Médio - a renda fixa pode desempenhar um papel de importância inédita sempre para as car- teiras de investidores. Devido à sua cor- relação negativa com muitos ativos de risco, a renda fixa pode proporcionar carteiras não apenas com diversifica- ção, mas também com lastro.

Como alguns exemplos do setor, vemos oportunidades em empréstimos

bancários e de alto rendimento. Embora não vejamos muita margem para valori- zação do capital (redução de spreads) no crédito de alto rendimento, vemos uma vantagem de rendimento atraente em relação a outros setores de renda fixa, mas continuamos bastante seleti- vos. Historicamente, o crédito de alto rendimento se saiu melhor quando a inflação está subindo partindo de baixas abaixo da média, o que provavelmente acontecerá este ano. Continuamos a nos posicionar para uma “reabertura do comércio” e favorecemos certos setores cíclicos, incluindo companhias aéreas, empresas de cruzeiros e alguns segmen- tos de varejo, complementados por uma tendência de maior qualidade nos sub- setores menos cíclicos que fornecem

lastro em nossas carteiras. Os emprésti- mos bancários tiveram um desempenho muito abaixo do alto rendimento em 2020, por isso consideramos os spre- ads atuais nesse setor bastante interes- santes. Além disso, vemos a dívida dos mercados emergentes como atraente, conforme as economias globais conti- nuam a se reabrir e se recuperar.

Como um gestor ativo de títulos com foco no valor fundamental de longo prazo, a Western Asset está sempre de olho em diversos fatores de precificação de mercado. Esperamos que os bancos centrais globais permaneçam extraordi- nariamente facilitadores, especialmente diante das contínuas pressões inflacio- nárias moderadas, o frágil crescimento global e a persistência de riscos de queda. A nível macro, esperamos que as economias globais reabram e se recuperem da pandemia. Assim, quais- quer desdobramentos que sejam contrá- rios à nossa perspectiva de recuperação podem mudar a nossa visão. Dessa forma, a importância da gestão ativa no investimento em renda fixa não pode ser subestimada, visto que um gestor passivo não consegue expressar prefe- rências de duração, curva, setor ou títu- los na construção de portfólio da mesma forma que uma gestora ativo como a Western Asset é capaz.

A renda fixa pode desempenhar um papel central como nunca antes visto

No geral, há um debate dentro dos mercados - e até mesmo dentro de nossas próprias equipes de investimento - se a inflação nos Estados Unidos se mostrará ser um pico de curto prazo em 2022, conforme emer- gimos da pandemia ou uma mudança secular de longo prazo. Esse debate tem grandes implicações para as taxas de juros de longo prazo. Nossos gestores de renda fixa geralmente acreditam que o ambiente prolongado de taxas de juros baixas em que estamos há algum tempo parece provável de continuar e, embora a inflação possa ocorrer no curto prazo, não é provável que seja persistente ou suba a níveis que causariam estagflação.

Com esse cenário de fundo em mente, eles defendem que a renda fixa deve permanecer uma parte vital das carteiras dos investidores e estar de olho no alto rendimento em meio a ventos favoráveis da economia.

Esperamos que os bancos centrais globais permaneçam extraordi- nariamente facilitadores, especialmente diante das contínuas

pressões inflacionárias moderadas, o frágil crescimento global e a persistência de riscos de queda. A nível macro, esperamos que as economias globais reabram e se recuperem da pandemia."

Western Asset

"

(5)

O alto rendimento oferece oportunidades, mas a seleção de crédito continua crítica

Glenn Voyles Gestor de Portfólio

Franklin Templeton Fixed Income A renda fixa pode desempenhar muitos papéis nesse ambiente prolongado de baixas taxas de juros. No entanto, dado o cenário macroeconômico, o desempe- nho em algumas áreas de renda fixa pode ser inferior devido ao possível impacto do aumento das taxas no futuro. O alto rendimento pode propor- cionar um nível mais alto de receita com uma sensibilidade moderadamente inferior às taxas de juros, o que acredi- tamos ser um perfil atraente nesse ambiente.

Diante da melhora no panorama econô- mico à medida que a distribuição de vacinas se acelera e o grande pacote de estímulo fiscal nos Estados Unidos, acreditamos que os títulos corporativos de alto rendimento dos EUA devem se beneficiar. Com spreads ainda amplos em comparação aos níveis pós-crise financeira global, acreditamos que haja espaço para a compressão de spreads para absorver um aumento relativa- mente ordenado nas taxas e para que as perspectivas de retorno permaneçam atraentes. O mercado de novos emisso- res de alto rendimento dos Estados Unidos permaneceu muito ativo e, no

geral, percebemos que as novas conces- sões de emissão são uma forma atra- ente de aumentar o rendimento e o spread. Não temos buscado nenhum setor ou categorias de classificação em especial, mas sim as melhores oportuni- dades de crédito individual. Acreditamos que a seleção de crédito será mais importante do que nunca em 2021, dado que o comportamento do investi- dor no ambiente atual levou a alguns erros de precificação do risco.

Embora a previsão do cenário funda- mental para o mercado ainda seja difícil após a pandemia, acreditamos que o quadro continuará a melhorar. Também acreditamos que a taxa de inadimplên- cia atingiu o pico e provavelmente cairá para 2% durante a segunda metade de

Embora a previsão do cenário fundamental para o mercado ainda seja difícil após a pandemia, acreditamos que o quadro conti- nuará a melhorar. Também acreditamos que a taxa de inadimplência atingiu o pico e provavelmente cairá para 2% durante a segunda metade de 2021, permanecendo então estável até 2022."

Glenn Voyles

2021, permanecendo então estável até 2022. Estamos observando o quadro técnico de perto, uma vez que estamos saindo de anos de demanda e de emis- são muito fortes em 2020 (2020 foi o ano de emissão bruta mais alto já regis- trado).1 Se as taxas de juros aumenta- rem substancialmente, poderemos ver uma desaceleração na atividade de refi- nanciamento e uma desaceleração da demanda também, o que pode ter um impacto nas avaliações.

No geral, temos uma visão positiva sobre a classe de ativos de alto rendi- mento, diante dos fundamentos e ava- liações de melhoria contínua que têm mais espaço para serem executados, mas a seleção de títulos continuará sendo essencial.

"

(6)

ACELERAÇÃO NO E-COMMERCE DEVE SER UMA FORÇA CONSTANTE Gráfico 1: Crescimento das vendas no varejo por canal

Março de 2016 a dezembro de 2020

Fonte: US Census Bureau, dados de 28 de fevereiro de 2021.

Crescimento das vendas no varejo por canal 50%

40%

30%

20%

10%

0%

-10%

Mar.

16

Mar.

17

Mar.

18

Mar.

19

Mar.

20

Dec 20 Crescimento das vendas de e-commerce no varejo Crescimento das vendas de varejo em lojas físicas

Transformação digital continuará impulsionando as ações de crescimento

Aram Green

Gestor de Portfólio e Diretor Executivo ClearBridge Investments

Embora a reabertura da economia glo- bal gere negócios e tendências de con- sumo mais normalizados e uma amplia- ção das empresas participantes, acredi- tamos que os negócios inovadores

devem continuar a apresentar desempe- nho superior no médio e longo prazo.

A COVID-19 desnudou a suscetibilidade das empresas que não conseguiram ino- var e abraçar a digitalização. Enquanto isso, a maioria dos beneficiários das tendências de trabalho remoto e e-com- merce já tinha experiência digital e con- tinua a agitar seus mercados-alvo, apri- morando os produtos e serviços que oferecem - provedores de assinatura eletrônica e telemedicina, por exemplo.

Outras áreas inovadoras de tecnologia não cresceram por atrasos na imple- mentação e adoção devido ao COVID-19 que não são mais um problema. Isso nos dá confiança em uma série de nomes da área de software que apoiam a transformação digital, facilitadores de tecnologia de veículos elétricos e ener- gia solar e plataformas de namoro on-line que preencheram o vazio resul- tante da falta de interação social.

As empresas de crescimento inovador apresentaram forte desempenho no último ano, mas boa parte ocorreu em curtos períodos de rápida expansão múltipla e muitas estão em seus meno- res múltiplos de nove meses. Onde as avaliações foram ampliadas estão os nomes de crescimento mais jovens em áreas mais especulativas. Acreditamos que os investimentos em crescimento serão mais desafiadores do que no pas- sado recente, quando ações múltiplas de crescimento mais alto e rápido tive- ram performance superior por uma larga margem. Essas empresas agora preci- sam cumprir as promessas implícitas em suas valiosas avaliações - e muitas não conseguirão alcançar isso. É por isso que acreditamos que a gestão ativa continua sendo importantíssima.

Condições favoráveis seculares prevalecem em todos os ciclos de mercado

Matthew Moberg Gestor de Portfólio Franklin Equity Group

Em longo prazo, acreditamos que a ino- vação impulsiona a criação de riqueza na economia e que investir em inovação oferece uma alta probabilidade de supe- rar o mercado ao longo de um ciclo completo - aproximadamente três a cinco anos. No entanto, na prática, nos- sos horizontes para investimento

Com as ações globais sendo negociadas perto de níveis recordes, muitos

investidores questionam o potencial de ganhos contínuos no futuro.

Embora possam ser feitos argumentos adequados de que as avaliações do mercado de ações - particularmente em certos setores - podem ser definidas como sobrevalorizadas ou "exageradas" em comparação com os níveis históricos, geralmente nossos gestores continuam a ver oportuni- dades para os mercados de ações continuarem se valorizando. Em cada caso, os títulos devem ser analisados individualmente. Embora a tecno- logia possa ter destaque excessivo no agregado, ainda existem

oportunidades idiossincráticas dentro do setor. Nossos gestores de ações estão de olho nas áreas do mercado que foram transformadas pela pandemia e que podem continuar na vanguarda da mudança.

Mercados de ações continuam a oferecer

oportunidades

(7)

costumam ser muito mais longos.

Mesmo após o sólido desempenho do ano passado, continuamos a pensar que estamos passando por um cenário muito rico para investir em inovação, visto que muitos avanços discretos estão se tornando economicamente viá- veis na economia de hoje.

No curto prazo, os mercados podem se mover com base em um número incon- tável de temores, preocupações, compra ou venda quantitativa ou muitos outros fatores. Recentemente, vimos algumas mudanças na liderança de mercado em direção a nomes cíclicos e voltados para o valor quando veio a pandemia che- gando ao fim. Mesmo com essas mudanças, continuamos enxergando oportunidades em muitas empresas de alto crescimento e acreditamos que a metodologia de fluxo de caixa descon- tado é a melhor maneira de determinar o valor intrínseco de uma empresa. Ela é diferente dos múltiplos padrão, que não incorporam crescimento. Por exemplo, uma alta relação preço/lucro (P/L) não significa que uma empresa é cara, nem um baixo índice de P/L significa que uma empresa é barata.

Descobrimos que os participantes do mercado frequentemente subestimam a duração do crescimento que as empre- sas inovadoras podem gerar; em vez de ver os lucros competindo com agilidade, muitos deles crescem e geram lucros excessivos por longos períodos de tempo. Seu ritmo de crescimento tam- bém pode ser subestimado em períodos de curto e longo prazo. Nos modelos de fluxo de caixa descontado (DCF), tais premissas de duração e ritmo são variá- veis-chave que, independentemente e combinadas, podem ter um efeito pro- fundo na avaliação do valor de uma empresa. Nossa abordagem de pesquisa diferenciada visa promover a descoberta de valor não reconhecido, mesmo em ações que, de outra forma, poderiam parecer caras. Acreditamos que a mudança de mercado com orientação cíclica que vemos hoje é um resultado natural do investimento durante um ciclo. E temos certeza que os inovado- res serão recompensados à medida que encontrarem novos produtos, novos

métodos e novos avanços que resolverão alguns de nossos maiores problemas e tornarão nossas vidas melhores.

Para nós, está claro que o impacto do COVID-19 deixará uma marca indelével no comportamento do consumidor. No próximo ano, o entretenimento ao vivo e as viagens devem começar a voltar - tal- vez não aos níveis pré-pandêmicos ini- cialmente, mas o ponto de inflexão está chegando e a direção é positiva. Outras mudanças do consumidor no ano pas- sado provavelmente serão mais perma- nentes. Nos primeiros dias do COVID-19, 27% dos consumidores globais começa- ram a fazer compras on-line pela pri- meira vez2 e nosso melhor palpite é que muitos desses clientes tiveram uma experiência positiva. Isso contribuiu para um maior investimento em setores rela- cionados, como logística, pagamentos on-line e serviços na Internet, à medida que as empresas adaptavam seus mode- los de negócios ao novo ambiente.

O espaço da genômica continua como uma área-chave para o avanço da inova- ção. A genômica e o sequenciamento genético foram os principais contribuin- tes para encontrar terapias e vacinas para o vírus. Agora, não apenas acelera- mos as terapias, mas também criamos recursos de distribuição e fabricação que podem tornar os avanços genômi- cos mais fáceis de implementar na eco- nomia do futuro. Todos os investimentos que observamos aqui são fundamentais;

embora a demanda certamente tenha acelerado, acreditamos que tanto a ado- ção quanto o tamanho do mercado endereçável possam continuar cres- cendo com o tempo.

Talvez, há meio século atrás, quando começamos a investir em inovação, a maior parte das mudanças tenha aconte- cido no Vale do Silício, na Califórnia, prin- cipalmente nas indústrias de semicondu- tores, aeroespacial e de defesa da econo- mia. Mesmo apenas 25 anos atrás, um portfólio investido em inovação provavel- mente era principalmente um grupo de empresas do Vale do Silício. À medida que olhamos para a paisagem atual- mente, a inovação tornou-se claramente global e vemos centros de excelência em todo o mundo. Avanços tremendos estão vindo da China, Japão, Taiwan, Israel, Europa Ocidental e América Latina, e cada região desenvolve conhecimentos diferenciados. Nossa equipe de pesquisa visa aproveitar da inovação emergente que detectamos.

Olhando para o futuro, é difícil ver como essas tendências de inovação vão desa- celerar. No entanto, os impactos causa- dos pela regulamentação individual do país ou atrasos em novos avanços devido a requisitos técnicos são possí- veis. São áreas nas quais acreditamos que o investimento ativo e uma visão generalista podem agregar valor ao pro- cesso de investimento.

Outras mudanças do consumidor no ano passado provavelmente serão mais perma- nentes. Nos primeiros dias do COVID-19, 27% dos consumidores globais começaram a fazer compras on-line pela primeira vez e nosso melhor palpite é que muitos desses clientes tiveram uma experiência positiva.

Isso contribuiu para um maior investimento em setores relacionados, como logística, pagamentos on-line e serviços na Internet..."

Matthew Moberg

"

(8)

Mercados emergentes continuam crescendo

Manraj Sekhon, CFA

Diretor Chefe de Investimentos

Franklin Templeton Capital de Mercados Emergentes

Um ano se passou desde a correção de março de 2020, quando os mercados avaliaram pela primeira vez as implica- ções de uma pandemia global. Os últi- mos 12 meses viram mais interrupções do que décadas inteiras em tempos nor- mais. Os mercados emergentes, lidera- dos pela Ásia, continuaram relativa- mente resilientes, tendo se adaptado ou suprimido com sucesso o vírus. Por outro lado, o retorno à normalidade eco- nômica no Ocidente depende quase totalmente de vacinas. Embora esteja- mos vendo um rápido progresso com as vacinações nos Estados Unidos e no Reino Unido, a Europa continua muito atrás em meio a contínuos lockdowns e estagnação econômica.

China, grande demais para ser ignorada Desde o auge da pandemia até o atual estágio inicial de recuperação, nossa convicção das crescentes vantagens estruturais dos mercados emergentes, liderados por importantes economias asiáticas, só se fortaleceu à medida que as evidências se acumulavam. Ilustrando isso pós-COVID-19, a China está agora a

caminho de se tornar a maior economia do mundo antes do final da década.

Acreditamos que essa tendência (refor- çada pela divisão de desempenho cau- sada pela COVID-19 no último ano) con- tinuará a ter alocações positivas para os mercados emergentes, liderados pela China, nos próximos anos.

É surpreendente que, embora a China tenha sido a única grande economia a mostrar um crescimento mediano durante 2020, e com uma forte recupe- ração em curso, os legisladores defini- ram uma meta de crescimento mais cau- telosa para 2021, de 6% contra as previ- sões do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 8%.3Além disso, pela primeira vez, a meta de crescimento médio de longo prazo não foi definida pelo governo. Isso foi acompanhado por uma maior ênfase nas reformas ambientais e sociais e nas novas tecnologias limpas - uma conscientização ecológica da eco- nomia. Essas medidas sinalizam o impulso mais amplo do governo para um crescimento mais sustentável e de maior qualidade no longo prazo.

Acreditamos ter passado a turbulência nas relações China-EUA, embora as ten- sões continuem elevadas. Após anos de política comercial agressiva, o déficit comercial dos Estados Unidos continua atingindo níveis históricos. Em vez de um foco fútil no comércio, acreditamos que

os Estados Unidos se beneficiariam mais com as reformas domésticas, o investi- mento em infraestrutura e o avanço da digitalização em sua economia.

A adaptabilidade dos mercados emergentes O conceito de uma empresa de EM líder mundial evoluiu de uma aspiração para uma realidade na última década - uma tendência reforçada durante a pande- mia. Taiwan, Coreia do Sul, China e Índia oferecem exemplos de empresas inovadoras e adaptáveis que capitalizam os impulsos seculares.

As empresas de semicondutores de Taiwan e da Coreia do Sul dominam a indústria global com sua forte capaci- dade de fabricação, especialmente em chips de semicondutores de última gera- ção. Além disso, sua influência gerou capital para aumentar os investimentos e ampliar suas vantagens competitivas em meio à crescente demanda por chips de computação de alto desempenho, Bitcoin, automóveis e outros negócios.

Em comparação, as empresas ocidentais de semicondutores têm lutado para acompanhar o ritmo, seja em inovação ou em despesas de capital.

As empresas sul-coreanas também lide- raram o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, que alcançaram maior penetração em todo o mundo com o apoio de políticas e avanços tec- nológicos. Na China, as empresas de biotecnologia estão desenvolvendo tra- tamentos inovadores para o câncer e outras doenças importantes e ganharam a confiança de grupos farmacêuticos globais no licenciamento desses novos medicamentos. O espaço da Internet na Índia, que tem sido sub-representado nos mercados de ações, também ofe- rece um enorme potencial, em nossa opinião.

A pandemia teve um impacto diferente nas economias - algumas

estando mais preparadas do que outras para encarar os desafios. Alguns

investidores podem se surpreender ao descobrir que os mercados emer-

gentes - principalmente na Ásia - têm sido bastante resistentes. A China

foi a única grande economia a ver um crescimento positivo em 2020, já

que a COVID-19 fez com que outras entrassem em recessão. Em 2019,

a economia da China representava cerca de 66% da economia dos EUA,

mas antes do final da década, a economia chinesa poderia muito bem

superar os Estados Unidos como a maior do mundo. O mercado de

títulos da China é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados

Unidos. A China e a Ásia em geral são mercados que achamos que os

investidores não devem se dar ao luxo de ignorar.

(9)

Estratégias de hedge menos sensíveis a taxas de juros

Brooks Ritchey

Chefe Adjunto de Pesquisa e Gestão de Investimentos K2 Advisors

As estratégias de hedge normalmente tiveram boa performance em ambientes de taxas de juros em alta e em queda.

Em especial, essas estratégias ajudam a diversificar o portfólio em um ambiente de taxas cada vez mais altas, dado o aumento resultante na dispersão de desempenho entre regiões, setores e classes de ativos. Os fundos de hedge

têm a oportunidade de comprar os potenciais beneficiários de custos de financiamento mais altos e vender a descoberto nas áreas prejudicadas por eles. Acreditamos que essas estratégias são especialmente interessantes agora como um diversificador de renda fixa, diante do potencial de retomada do crescimento econômico e aumento da inflação.

Embora as estratégias de hedge sejam projetadas para gerar retornos de baixa volatilidade no médio e longo prazo, elas também ajudam a limitar as perdas durante vários choques de mercado. Por exemplo, durante as quedas de capital

relacionadas à COVID-19 no primeiro trimestre de 2020, as características de baixa sensibilidade ao patrimônio líquido de uma carteira de fundos de hedge multiestratégia ajudou um portfó- lio equilibrado de ações e títulos a pre- servar o capital.

Com a disponibilidade de vacinas e melhorias no tratamento do vírus, as economias globais estão se preparando para reabertura. Muitos economistas (e estrategistas) estão discutindo como uma reabertura pode impactar os mer- cados de ações e títulos a partir daí.

Um grande risco é a possibilidade de um ressurgimento da demanda do con- sumidor e da indústria para impulsionar as tendências da inflação global e as subsequentes respostas do banco cen- tral. Qualquer surto de crescimento e aumento nas pressões inflacionárias deve fazer com que as taxas de juros globais aumentem e os preços dos títu- los se consolidem em queda.

Por enquanto, este cenário de recupera- ção parece mais provável. Dito isso, se o vírus sofrer uma mutação e a conta- gem de casos reacelerar, os mercados podem diminuir suas preocupações em relação à inflação impulsionada pelo crescimento e ao risco de taxas de juros mais altas.

Imóveis comerciais podem ser uma proteção contra a inflação

Tim Wang, Ph.D.

Chefe de Pesquisa de Investimentos Clarion Partners

Os valores dos imóveis se mantiveram melhor do que o esperado durante a pandemia, graças à enorme intervenção do governo, melhores fundamentos imo- biliários gerais e vários setores com desempenho superior, como industrial, ciências da vida e aluguel. Para o futuro

Investimentos alternativos ajudam na diversificação

Nesse ambiente de taxas de juros mais baixas, alternativas como fundos de hedge e imóveis comerciais oferecem oportunidades para incluir investimentos que atuam de forma diferente do que ações e renda fixa.

Eles também podem ter um bom desempenho em um ambiente inflacio- nário ou de taxas crescentes.

HISTORICAMENTE, FUNDOS DE HEDGE FORAM UM DIVERSIFICADOR DE PERFORMANCE COMPLEMENTAR PARA TÍTULOS

Gráfico 2: Performance mensal média de fundos de hedge durante diferentes quintis de performance do índice de títulos longos do tesouro americano BarCap

1 de janeiro de 1998 a 28 de fevereiro de 2021

Fonte: Bloomberg Os índices não são administrados e não há possibilidade de investir diretamente em um índice.

Eles não incluem taxas, despesas ou comissões de vendas. Performance passada não é indicação nem garantia de performance futura. A diversificação não é uma garantia de lucros nem protege contra o risco de perdas.

0%

1%

2%

3%

4%

5%

-1%

-2%

-3% -3,44%

-0,94%

1,94%

4,88%

0,52% 0,43%

–0,30%

Piores 20% 2º quintil 3º quintil 4º quintil Melhores 20%

Tesouro americano BBG BarCap: Índice longo HFRX Global Hedge Fund Index 0,61%

0,69%

0,43%

(10)

no EUA, estamos bastante otimistas sobre as perspectivas de crescimento do mercado imobiliário em 2021–2022 graças à rápida vacinação, estímulo fis- cal adicional e forte demanda do consu- midor. O mercado imobiliário é um deri- vado da expansão econômica, e todos os setores imobiliários provavelmente se beneficiarão com a demanda reprimida e a explosão de empregos esperada.

Os riscos para a nossa perspectiva incluem possíveis novas variantes do

coronavírus e potencial inflação mode- rada no médio prazo. As expectativas de inflação aumentaram recentemente, e os rendimentos do tesouro de 10 anos ultrapassaram 1,6% nas últimas sema- nas, causando volatilidade do mercado financeiro.

Diante de um ambiente reflacionário, a receita com crescimento deve ser uma parte importante da estratégia de aloca- ção de portfólio. Historicamente, os imóveis, como uma classe de ativos, se

mostraram boas proteções, pelo menos parcialmente, contra a inflação e o aumento das taxas de juros, principal- mente porque os proprietários geral- mente podem aumentar os aluguéis em melhores condições econômicas. Taxas de juros mais altas geralmente estão associadas a um melhor crescimento econômico, o que deve levar a uma demanda mais sólida por espaços comerciais e maior crescimento da receita, compensando o potencial impacto negativo sobre os custos de financiamento.

Para o futuro no EUA, estamos bastante otimistas sobre as perspec- tivas de crescimento do mercado imobiliário em 2021–2022 graças à rápida vacinação, estímulo fiscal adicional e forte demanda do

consumidor. O mercado imobiliário é um derivado da expansão econô- mica, e todos os setores imobiliários provavelmente se beneficiarão com a demanda reprimida e a explosão de empregos esperada."

Tim Wang

"

(11)

Em investimentos de ESG, a experiência ativa é importante

Mary Jane McQuillen

Gestora de Portfólio ClearBridge Investments

A ClearBridge acredita há muito tempo que todos os investimentos acabarão sendo investimentos de ESG, que um dia essa não será mais considerada uma disciplina separada. Nossa experiência tem mostrado que a integração de fato- res de ESG relevantes e materiais em pesquisas fundamentais e tomada de decisões de investimento agregou valor ao nosso processo de investimento de forma consistente e apaia nossas visões como acionistas de longo prazo.

Não é surpresa que, como resultado do crescimento exponencial de novas estra- tégias de investimento focadas em ESG, haja um crescimento correspondente no risco de confusão e diluição do pro- cesso. Para muitos gerentes de investi- mento, a maior parte da análise de ESG é terceirizada - embora nenhum gerente ativo pensasse em terceirizar a maior parte da pesquisa de investimento.

Frequentemente, há uma desconexão entre as declarações e a prática de inte- gração ESG.

Para aqueles que não conseguem entender as ofertas de investimento de ESG, recomendamos olhar para a expe- riência dos gestores de portfólio no gerenciamento de ativos com fatores de ESG, o histórico de investimentos de ESG da empresa, a infraestrutura de ESG, o processo de investimento e os históricos de vários ciclos de negócios.

As ações com perfis de sustentabilidade fortes geralmente tiveram um bom desempenho em 2020 graças a uma variedade de tendências. Consideramos algumas dessas tendências seculares que devem apoiar investimentos foca- dos na sustentabilidade a longo prazo, como ajudar a combater as mudanças

climáticas reduzindo as emissões de carbono ou superando a escassez de recursos por meio do uso de materiais reciclados. Outra tendência de avanço - catalisada pela necessidade devido à COVID-19 - foi o esforço do setor de saúde em usar suas capacidades e recursos financeiros para melhorar o bem-estar da sociedade. A rapidez de desenvolvimento e a eficácia das duas vacinas COVID-19 iniciais refletem como o impulso das empresas biofarma- cêuticas para inovar tratamentos e curas tornou possíveis avanços significa- tivos não apenas para doenças raras e genéticas, mas também para doenças infecciosas e potencialmente câncer.

Os campões de sustentabilidade no pró- ximo ciclo de mercado podem incluir nomes discricionários que melhoram a sustentabilidade da origem e embala- gem dos alimentos; finanças, que priori- zam a diversidade e a inclusão; e, empresas industriais que permitem efi- ciência energética e veículos elétricos.

Pensando no futuro, estamos otimistas quanto ao potencial de retorno de longo prazo para carteiras ESG. Há vários

Eventualmente, todos os investimentos serão de ESG

Fatores de meio ambiente, social e governança (ESG) estão se tornando cada vez mais importantes para os investidores, e a pandemia COVID-19 os tem destacado ainda mais em todo o mundo. Embora a Europa esteja à frente dos Estados Unidos nessa área, novas iniciativas de infraestru- tura e energia verde provavelmente acelerarão o componente ambiental nos Estados Unidos. Acreditamos que todos os três aspectos são críticos e que ESG é importante considerar tanto do retorno do investimento quanto da perspectiva de risco.

Para muitos gerentes de investimento, a maior parte da análise de ESG é terceirizada - embora nenhum gerente ativo pensasse em terceirizar a maior parte da pesquisa de investimento. Frequentemente, há uma

desconexão entre as declarações e a prática de integração ESG.”

Mary Jane McQuillen

"

(12)

Notas de rodapé 1. Fonte: JP Morgan.

2. Fonte: AGC Partners, março de 2021.

3. Fonte: Fundo Monetário Internacional, Perspectiva Econômica Mundial, janeiro de 2021. Não há garantia de que qualquer estimativa, previsão ou projeção se realizará.

estudos que documentam os benefícios de desempenho de longo prazo do investimento consistente com os princí- pios de ESG. Dependendo do período, haverá flutuações no mercado que podem afetar as carteiras focadas em ESG com menos exposição a combustí- veis fósseis, por exemplo, conforme os preços do petróleo mudam.

Continuamos com uma visão de longo prazo das oportunidades e retornos do mercado, mas estamos observando como as taxas de juros mais altas afeta- rão os setores econômicos e como as variantes do COVID-19 podem atrasar a reabertura total em algumas partes do globo.

A CRIAÇÃO DA VACINA DA COVID-19 É UMA CONQUISTA INCRÍVEL

Gráfico 3: Anos até chegar a uma vacina para as principais pandemias e epidemias  

Fonte: ClearBridge Investments. (Ebola: 1976–2019; AIDS: 1981–atualmente; gripe espanhola: 1918–1942;

SARS: 2002–atualmente; MERS: 2012–atualmente).

0anos

10 20 30 40 50

1

8

18 24

43 39 COVID-19

MERS (dias de hoje) SARS (dias de hoje) Gripe espanhola AIDS (dias de hoje) Ebola

(13)

Sobre o Global Investment Outlook

O Global Investment Outlook permite que os estrategistas do Franklin Templeton Investment Institute destaquem as visões dos gestores sobre os mercados da empresa. A missão do

Investment Institute é compartilhar insights baseados em pesquisas, visões de especialistas e eventos líderes do setor para clientes e investi- dores em todo o mundo por meio da experiência diversificada de nossos grupos de investimento autônomos, parceiros acadêmicos selecionados e nossa presença global única.

Duas publicações relacionadas da Franklin Templeton Thinks são Visões de Alocação, produ- zidas pela Franklin Templeton Investment

Solutions, que oferece a você nosso melhor pensamento na construção de portfólio de múlti- plos ativos; e Macro Perspectives, produzido pelo Investment Institute, apresentando economistas de toda a empresa que estão dissecando os prin- cipais temas macroeconômicos que impulsionam os mercados.

Colaboradores

Aram Green

Gestor de Portfólio e Diretor Executivo ClearBridge Investments

Mary Jane McQuillen Gestor de Portfólio ClearBridge Investments

Matthew Moberg Gestor de Portfólio Franklin Equity Group

Brooks Ritchey

Chefe Adjunto de Pesquisa e Gestão de Investimentos K2 Advisors

Manraj Sekhon, CFA

(Analista Financeiro Certificado) Diretor de investimentos

Franklin Templeton Emerging Markets Equity

Glenn Voyles Gestor de Portfólio Franklin Templeton Fixed Income

Tim Wang, Ph.D.

Chefe de Pesquisa de Investimentos Clarion Partners

Gestão Western Asset

(14)

Observações

(15)

QUAIS SÃO OS RISCOS?

Todos os investimentos incluem riscos, inclusive a possível perda do principal. O valor dos investimentos pode tanto diminuir como aumentar, e os investidores podem não recuperar o valor total investido.Os preços dos títulos de renda fixa geralmente se movem na direção oposta à das taxas de juros. Dessa forma, à medida que os preços dos títulos de renda fixa se ajustam a um aumento nas taxas de juros, o preço da cota do fundo pode cair. Os investimentos em ativos estrangeiros acarretam riscos especiais, incluindo oscilações cambiais, instabilidade econômica e acontecimentos polí- ticos. A China pode estar sujeita a níveis consideráveis de instabilidade econômica, política e social. Os investimentos em títulos de emissores chineses envolvem riscos específicos da China, incluindo certos riscos jurídicos, regulatórios, políticos e econômicos. Altas taxas de rendimento refletem maior risco de crédito com esses títulos de baixa classifi- cação e, em certos casos, menores preços de mercado por tais instrumentos. Os movimentos de taxas de juros podem afetar o preço da cota e o rendimento. Títulos do tesouro, se guardados até a data de maturidade, oferecem um retorno de taxa fixa e um valor principal fixo; seus pagamentos de juros e principal são garantidos. Os preços das ações

oscilam, às vezes de forma rápida e dramática, devido a fatores que afetam empresas específicas, indústrias ou setores em particular, ou as condições gerais do mercado. Os investimentos em mercados emergentes, acarretam riscos mais elevados em relação aos mesmos fatores, além dos riscos relacionados ao menor tamanho desses mercados, à menor liquidez e à falta de estrutura jurídica, política, comercial e social para fornecer suporte aos mercados de valores mobi- liários. Tais investimentos podem passar por grande volatilidade de preços em qualquer ano. Investimentos em

indústrias de rápido crescimento, como o setor de tecnologia (tradicionalmente volátil) podem resultar em maior flutu- ação de preços, especialmente a curto prazo, devido ao rápido ritmo de mudança e desenvolvimento de produtos e a mudanças nas normas governamentais de empresas que enfatizam avanços tecnológicos ou científicos ou aprovação regulamentar para novos medicamentos e instrumentos médicos. As empresas de biotecnologia geralmente são pequenas e/ou relativamente novas. As empresas de menor porte podem ser particularmente sensíveis às mudanças nas condições econômicas e ter menos perspectivas de crescimento certas do que as empresas maiores e mais estabe- lecidas e podem ser voláteis, especialmente no curto prazo. Os gestores de investimentos de impacto e/ou ambientais, sociais e de governança (ESG) podem levar em consideração fatores além das informações financeiras tradicionais para selecionar títulos, o que pode resultar em um desempenho de investimento relativo que se desvia de outras estratégias ou referências de mercado amplas, dependendo de tais setores ou investimentos são favoráveis ou desfavorecidos no mercado. Além disso, as estratégias de ESG podem se basear em certos critérios baseados em valores para eliminar as exposições encontradas em estratégias semelhantes ou referências de mercado amplas, o que também pode resultar em desvios no desempenho do investimento relativo. O investimento no setor imobiliário, incluindo em imóveis multifa- miliares, envolve riscos especiais, como quedas no valor dos imóveis e maior suscetibilidade a desenvolvimentos econômicos ou regulatórios adversos que afetam o setor. Investimentos em títulos relacionados a infraestrutura envolvem riscos especiais, como altos custos de juros, alta alavancagem e maior suscetibilidade a desenvolvimentos econômicos ou regulatórios adversos que afetam o setor. Estratégias gerenciadas de forma ativa podem sofrer perdas se o gestor de investimentos tomar decisões incorretas sobre mercados, taxas de juros ou a atratividade, valores relativos, liquidez ou apreciação real e potencial de um específico investimento realizado para o portfolio. Não pode haver garantia de que as técnicas ou decisões de investimento de um gestor de investimentos produzirão os resultados dese- jados. Os investimentos em estratégias alternativas e fundos de hedge (coletivamente, “investimentos alternativos”) são complexos e especulativos, geram grandes riscos e não devem ser considerados um programa completo de investi- mento. Instrumentos derivativos financeiros costumam ser usados em estratégias de investimentos alternativos e envolvem custos e podem criar alavancagem econômica no portfólio, o que pode resultar em volatilidade significativa e levar o fundo a incorrer em perdas (bem como ganhos) em um valor que excede significativamente o investimento inicial do fundo. Dependendo do produto investido, um investimento alternativo pode fornecer apenas uma liquidez limitada e é adequado apenas para pessoas que podem perder todo o valor do seu investimento. Não pode haver garantia de que as estratégias de investimento empregadas pela K2 ou os gestores das entidades de investimento sele- cionadas pela K2 terão sucesso. A identificação de oportunidades de investimento atrativas é difícil e envolve um grau de incerteza significativo. Os retornos gerados por investimentos alternativos podem não remunerar adequadamente os investidores pelos riscos financeiros e de negócios assumidos. Um investimento em opções alternativas está sujeito aos riscos de mercado comuns às entidades que investem em todos os tipos de ativos, incluindo a volatilidade do mercado.

Além disso, algumas técnicas de negociação utilizadas pelos investimentos alternativos, como alavancagem e hedge, podem elevar o impacto adverso ao qual um portfólio de investimento pode estar sujeito. Dependendo da estrutura do produto investido, os investimentos alternativos podem não ser necessários para fornecer aos investidores preços ou avaliações periódicas e pode haver falta de transparência quanto aos seus ativos subjacentes. Investimentos alterna- tivos também podem envolver consequências fiscais e um possível investidor deve consultar um consultor fiscal antes de investir. Além de taxas e despesas diretas baseadas em ativos, certos investimentos alternativos, como fundos de hedge, possuem taxas indiretas adicionais, despesas e remuneração baseada em ativos de fundos de investimento nos quais esses investimentos alternativos investem. A diversificação não garante lucros nem protege contra o risco de perdas. As empresas e/ou os estudos de caso mostrados aqui são usados apenas para fins ilustrativos; qualquer investi- mento pode ou não ser mantido atualmente por qualquer carteira orientada pela Franklin Templeton.

(16)

INFORMAÇÕES LEGAIS IMPORTANTES

Este material é para fins informativos e de interesse geral, não devendo ser considerado como uma consultoria em investimentos, uma recomendação ou uma oferta para comprar, vender ou manter qualquer ativo ou para adotar qualquer estratégia de investimento. Este material não constitui uma orientação legal ou tributária.

As opiniões expressas são do gestor de investimento e os comentários, opiniões e análises são apresentados como sendo válidos na data da publicação, podendo ser alterados sem aviso prévio. As informações fornecidas neste material não têm como objetivo ser uma análise completa de todos os fatos importantes em relação a qualquer país, região ou mercado. Todos os investimentos incluem riscos, inclusive a possível perda do principal.

Dados provenientes de fontes terceiras podem ter sido utilizados na preparação deste material e a Franklin Templeton (“FT”) não verificou, validou ou auditou, de forma independente, os referidos dados. A FT não aceita qualquer respon- sabilidade por qualquer perda decorrente do uso dessas informações, e a confiança nos comentários, opiniões e análises incluídas no material deve ocorrer a critério exclusivo do usuário.

Os produtos, os serviços e as informações podem não estar disponíveis em todas as jurisdições e são oferecidos fora dos EUA pelas afiliadas da FT e/ou suas distribuidoras, de acordo com as leis e as regulamentações locais. Consulte o seu próprio profissional financeiro ou o contato institucional da Franklin Templeton para obter mais informações sobre a disponibilidade de produtos e serviços em sua jurisdição.

Emitido nos EUA pela Franklin Templeton Distributors, Inc., One Franklin Parkway, San Mateo, California 94403- 1906, (800) DIAL BEN/342-5236, franklintempleton.com – Franklin Templeton Distributors, Inc. é o distribuidor principal dos produtos registrados nos EUA da Franklin Templeton Investments, que não são garantidos pela FDIC, podem perder valor, não são garantidos por bancos e estão disponíveis apenas em jurisdições onde a oferta ou a venda de tais produtos é permitida pelas leis e pelos regulamentos aplicáveis.

Austrália:Emitido pela Franklin Templeton Investments Australia Limited (ABN 87 006 972 247) (Detentora da licença de serviços financeiros australiana Nº 225328), Level 19, 101 Collins Street, Melbourne, Victoria, 3000 / Áustria/Alemanha: Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à r.l., Niederlassung Alemanha, Frankfurt, Mainzer Landstr. 16, 60325 Frankfurt/Main, Tel. 08 00/0 73 80 01 (Alemanha), 08 00/29 59 11 (Áustria), Fax +49(0)69/2 72 23-120, info@franklintempleton.de, info@franklintempleton.at / Canadá:Emitido pela Franklin Templeton Investments Corp., 200 King Street West, Suite 1500 Toronto, ON, M5H3T4, Fax (416) 364-1163, (800) 387-0830, www.franklintempleton.ca / Holanda:Franklin Templeton International Services S.à r.l., agência holandesa, World Trade Center Amsterdam, H-Toren, 5e verdieping, Zuidplein 36, 1077 XV Amsterdã, Holanda. Tel +31 (0) 20 575 2890 / Emirados Árabes Unidos: Emitido pela Franklin Templeton Investments (ME) Limited, autorizado e regulado pela Financial Services Authority de Dubai. Escritório de Dubai: Franklin Templeton, The Gate, East Wing, Level 2, Dubai International Financial Centre, P.O. Box 506613, Dubai, U.A.E., Tel: +9714-4284100, Fax: +9714-4284140 / França:Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à r.l., agência francesa., 20 rue de la Paix, 75002 Paris França/ Hong Kong: Emitido pela Franklin Templeton Investments (Asia) Limited, 17/F, Chater House, 8 Connaught Road Central, Hong Kong / Itália:Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à.r.l. — agência italiana, Corso Italia, 1—Milão, 20122, Itália/

Japão:Emitido pela Franklin Templeton Investments Japan Limited / Coreia:Emitido pela Franklin Templeton Investment Trust Management Co., Ltd., 3rd fl., CCMM Building, 12 Youido- Dong, Youngdungpo-Gu, Seoul, Coreia 150-968 / Luxemburgo/Benelux: Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à r.l. – Supervisionado pela Commission de Surveillance du Secteur Financier – 8A, rue Albert Borschette, L-1246 Luxemburgo – Tel: +352-46 66 67-1 – Fax: +352-46 66 76 / Malásia: Emitido pela Franklin Templeton Asset Management (Malaysia) Sdn. Bhd. e pela Franklin Templeton GSC Asset Management Sdn. Bhd / Polônia:Emitido pela Templeton Asset Management (Polônia) TFI S.A.; Rondo ONZ 1; 00-124 Varsóvia / Romênia:Franklin Templeton International Services S.À R.L. Luxemburgo, agência de Bucareste, endereço 78-80 Buzesti Str, Premium Point, 8th Floor, Bucareste 1, 011017, Romênia.

Registrado com a Autoridade de Supervisão Financeira da Romênia sob o número PJM07.1AFIASMDLUX0037/10 de março de 2016 e autorizado e regulamentado em Luxemburgo pela Commission de Surveillance du Secture Financiere. Telefone: + 40 21 200 9600 / Singapura: Emitido pela Franklin Templeton Asset Management Ltd. registro número (UEN) 199205211E.

7 Temasek Boulevard, #38-03 Suntec Tower One, 038987, Singapura / Espanha:Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à r.l.— agência espanhola, Profissional do setor financeiro sob a supervisão da CNMV, José Ortega y Gasset 29, Madri, Espanha. Tel. +34 91 426 3600, Fax +34 91 577 1857 / África do Sul: Emitido pela Franklin Templeton Investments SA (PTY) Ltd, fornecedora autorizada de serviços financeiros. Tel. +27 (21) 831 7400, Fax +27 (21) 831 7422 / Suíça:Emitido pela Franklin Templeton Switzerland Ltd, Stockerstrasse 38, CH-8002 Zurique / Reino Unido:Emitido pela Franklin Templeton Investment Management Limited (FTIML), escritório registrado: Cannon Place, 78 Cannon Street, London EC4N 6HL Tel:

+44 (0)20 7073 8500. Autorizada e regulada no Reino Unido pela Financial Conduct Authority / Regiões nórdicas: Emitido pela Franklin Templeton International Services S.à r.l., Detalhes de contato: Franklin Templeton International Services S.à r.l., Swedish Branch, filial, Nybrokajen 5, SE-111 48, Stockholm, Suécia. Tel: +46 (0)8 545 012 30, nordicinfo@franklintempleton.

com autorizada em Luxemburgo pela Commission de Surveillance du Secteur Financier e está autorizada a prestar determinados serviços financeiros na Dinamarca, na Suécia, na Noruega e na Finlândia. A Franklin Templeton International Services S.à r.l., Swedish Branch, realiza atividades sob a supervisão da Finansinspektionen na Suécia / Américas offshore: Nos EUA esta publicação é disponibilizada apenas a intermediários financeiros pela Templeton/Franklin Investment Services, 100 Fountain Parkway, St. Petersburg, Florida 33716. Tel. (800) 239-3894 (Ligação gratuita nos EUA), (877) 389-0076 (Ligação gratuita no Canadá), e Fax: (727) 299-8736. Os investimentos não são segurados pela FDIC, podem perder valor e não possuem garantia bancária. A distribuição fora dos EUA pode ser feita pela Templeton Global Advisors Limited ou outros subdistribuidores, intermediários, revendedores ou investidores profissio- nais contratados pela Templeton Global Advisors Limited para distribuir cotas dos fundos Franklin Templeton em algumas jurisdições. Este documento não é uma oferta de venda ou uma solicitação de oferta para comprar ativos financeiros em quaisquer jurisdições onde isso for ilegal.

Visite www.franklinresources.com para ser direcionado ao seu site local da Franklin Templeton.

CFA® e Chartered Financial Analyst® são marcas registradas do CFA Institute.

Referências

Documentos relacionados

DQ2 API Content Client Repository Client Location Client Subscription Client Container Client DQ2 Server HTTP DQ2 Catalogs Database DAO Session Façade HTTP HTTP Distributed

(2008) Surface mould growth on five modified wood substrates coated with three different coating systems when exposed outdoors. (2010) Modelling mould growth on coated modified and

todas as doenças dos centros nervosos: as myélites chronicas, as paralysias, certas doenças cancerosas, etc.; vendo os hospitaes, as casas de saúde cada vez mais repletas

Informações a respeito dos processos químicos para a produção do fertilizante, e também da adaptação do fornecimento de gás natural (segundo o contexto

Dada a maior probabilidade de ocorrência de erros na dispensa com este tipo de receitas, existem pontos que exigem a atenção do farmacêutico, como a especificação clara do utente,

Para além da quantificação da captação de formaldeído do ar interior, todas as tintas foram sujeitas a testes e ensaios de caracterização simplificados e nas tintas

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de