• Nenhum resultado encontrado

RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RESUMO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESUMO

(2)

2

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

• Responsabilidade civil ou extracontratual do Estado: obrigação de reparar danos causados a terceiros em decorrência de comportamentos comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos, lícitos ou ilícitos, imputáveis aos agentes públicos.

• As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

• O Estado pode reconhecer a sua culpa independentemente de provocação do administrado, com base na autotutela, mas o administrado pode provocar a indenização tanto na via administrativa quanto judicial.

RESPONSABILIDADE DECORRENTE DE ATOS LÍCITOS

• Pauta-se no princípio da isonomia e requer um efeito anormal para a vítima (particular) do ato produzido pelo Estado.

• Trata-se do princípio da repartição social dos encargos. Uma vez que os atos lícitos trazem utilidades à população, quando eles causarem danos a determinados particulares, o Estado dever reparar estes danos, uma vez que seria contrário ao princípio da isonomia a sociedade se beneficiar dos atos lícitos, e apenas parte da população sofrer os ônus.

RESPONSABILIDADE DECORRENTE DE ATOS ILÍCITOS

• Pauta-se no Princípio da legalidade.

TEORIA DAS RESPONSABILIDADES

• Evolução da Responsabilidade Civil do Estado

▪ Teoria da Irresponsabilidade (Absolutismo “o rei não erra”)

“The king can do no wrong”  essa teoria prevaleceu até o final do século XIX. “

• Responsabilidade Subjetiva do Estado

▪ Surge do Estado Liberalismo (o Estado se torna responsável civilmente sempre que os agentes houvessem agido com DOLO ou CULPA).

▪ Teoria dos Atos de Império e dos Atos de Gestão:

o Atos de gestão: o estado respondia com base na teoria subjetiva.

o Atos de império: o estado não respondia, com base na irresponsabilidade.

▪ Teoria da Culpa Civil

o O Estado responde pelos atos de império ou de gestão, mas dependerá da identificação do agente público causador do dano, bem como da demonstração do elemento subjetivo do dolo ou culpa.

(3)

3

▪ Teoria da Culpa Anônima / Teoria da Culpa Administrativa / Falta do Serviço

o O Estado pode responder civilmente independentemente da identificação do agente causador do dano

o Quando o serviço for realizado com falha ou deficiência, alguém agiu com dolo ou culpa.

▪ Teoria Subjetiva

o É vista como uma Teoria Subjetiva (preocupa-se com elemento subjetivo do dolo ou culpa).

o Para aplicar a Teoria da Culpa Anônima deve observar os seguintes requisitos:

➔ Deficiência ou insuficiência na prestação do serviço público;

➔ Falha, defeito ou vício na prestação do serviço público;

➔ Atraso, retardo ou demora na prestação do serviço público;

• Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado

▪ Dispensa a comprovação do elemento subjetivo do DOLO ou CULPA por parte do agente público.

▪ Teoria do Risco Administrativo (Art. 37, § 6º da CF/88

▪ Teoria do Risco Integral

o O Estado se torna um segurador universal. Assim, ele passa a ser responsável civilmente por todo e qualquer tipo de dano ocorrido em seu território (pouco importando se foi causado por um agente público ou não).

o Independe de correlação lógica e necessária entre a ação estatal e o dano ocorrido (nexo causal).

o Não admite a exclusão da responsabilidade do Estado! O Estado deverá ser responsabilizado mesmo que o dano ocorra por um fato de terceiro distante da Administração Pública.

o Decorre de um modelo de Estado Solidário que procura a todo custo diminuir os danos que seus cidadãos vierem a sofrer, independentemente de quem causou.

o Apesar das divergências entende-se que o Risco Integral é adotado no Brasil nos seguintes casos:

➔ Dano Nuclear (Ar. 21, XXIII, d, da CF);

➔ Dano ao Meio Ambiente (Art. 225, § 3º, da CF);

➔ Atentado Terrorista / Atos de Guerra contra aeronaves de matrícula brasileira operadas por empresas brasileiras de transporte aéreo público, excluída as empresas de taxi aéreo particular. (Lei nº 10.744/2003).

• Responsabilidade do Estado por Ação

▪ Quando o Estado agir (atuação comissiva) como Administração Pública, a teoria a ser utilizada é da RESPONSABILIDADE OBJETIVA, com base no RISCO ADMINISTRATIVO. Assim, a responsabilidade independe de DOLO OU CULPA.

▪ A responsabilidade do Estado pode ser excluída ou reduzida

(4)

4

▪ Caso fortuito (evento humano) e força maior (evento da natureza) o Deve observar que essa excludente de responsabilidade Estatal,

que é um evento humano ou de natureza alheio à vontade das partes e:

➔ Imprevisível;

➔ Inevitável; ou

➔ Previsível, porém, de consequências incalculáveis.

▪ Respondem de forma objetiva

o Todas as pessoas jurídicas de direito público: União, Estados, DF, Municípios, Autarquias e Fundações Públicas de Direito Público; e

o Pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos

o Atenção:

➔ O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal integram a estrutura da Administração Pública Indireta e possuem personalidade jurídica de direito privado, mas elas não são prestadoras de serviços públicos, ou seja, elas não respondem de forma objetiva, mas Empresa de Correios e Telégrafos que é prestadora de serviço público irá incidir a responsabilidade objetiva, pois essa é pessoa jurídica de direito privado e ainda é prestadora de serviço público.

➔ Desta forma, fique atento que uma concessionária, por exemplo, uma empresa que prestadora de transporte coletivo urbano, mesmo não integrando a estrutura do estado, mas por ser uma pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público irá responder de forma objetiva.

o Jurisprudência

➔ RESPONSABILIDADE – PJ de D. Privado prestadoras de serviços públicos.

➔ A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva relativamente a terceiros usuários e não usuários do serviço. STF/2009: RE 591874.

• Teoria da Causalidade Imediata

▪ Segundo essa teoria do dano direto e imediato, o Estado só responde civilmente se o dano decorrer diretamente e imediatamente de uma ação ou omissão Estatal, por exemplo, se um preso fugir foragido 4 meses após a fuga estupra uma mulher, o Estado não responderá.

▪ Todavia, se o estupro fosse após a fuga aí o Estado responderia, pois seria observada a teoria da causalidade imediata neste caso.

▪ Jurisprudência:

o RESPONSABILIDADE – arma de fogo da corporação

o 1 – O Estado responde objetivamente pelos danos causados por seus agentes, ainda que fora do horário do expediente. Nesse

(5)

5

sentido: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO.

Responsabilidade civil do estado. C.F., art. 37 §6º.

o I – Agressão praticada por soldado com a utilização de arma de corporação militar: incidência da responsabilidade objetiva do estado, mesmo porque, não obstante fora do serviço, foi na condição de policial militar que o soldado foi corrigir as pessoas. O que deve ficar assentado é que o preceito inscrito no art. 37, § 6º, da CF, não exige que o agente público tenha agido no exercício de suas funções, MAS NA QUALIDADE DE AGENTE PÚBLICO. STF/ 2011: ARE 644395

▪ Responsabilidade do Estado por Omissão

o Quando o Estado deixa de agir, a teoria a ser utilizada é a da RESPONSABILIDADE SUBJETIVA, ou seja, o Estado responde se ficar demonstrado DOLO ou CULPA.

o Demonstra-se a culpa da Administração da seguinte forma:

➔ Deficiência ou insuficiência na prestação do serviço público;

➔ Falha, defeito ou vício na prestação do serviço público;

➔ Atraso, retardo ou demora na prestação do serviço público;

▪ Teoria do Risco Criado

o Teoria do risco criado é quando o Estado trás para si a responsabilidade de pessoas ou objetos, por exemplo, um preso custodiado num presidio ou um carro apreendido numa blitz.

o Nesses casos, mesmo que o dano decorra da omissão estatal, irá ser aplicado a responsabilidade objetiva, conforme a teoria do risco criado.

o Jurisprudência:

➔ RESPONSABILIDADE – suicídio de paciente em hospital

➔ A discussão relativa à responsabilidade extracontratual do Estado, referente ao suicídio do paciente internado em hospital público, no caso foi excluída pela culpa exclusiva da vítima, sem possibilidade de interferência do ente público. STF/2008: AI 463531

• Existe responsabilidade do Estado pelos Atos de Multidões ou Multitudinários?

▪ Os atos de multidões (ou multitudinários) que "em regra, os danos causados por atos de multidões não geram responsabilidade civil do Estado, tendo em vista a inexistência do nexo de causalidade, pois tais eventos são praticados por terceiros (...)".

▪ Não há ação ou omissão estatal causadora do dano, que

"excepcionalmente, o Estado será responsável quando comprovadas a ciência prévia da manifestação coletiva (previsibilidade) e a possibilidade de evitar a ocorrência de danos evitabilidade.

▪ Assim, por exemplo, se o Estado é notificado sobre encontro violento de torcidas organizadas de times rivais e não adota as providências

(6)

6

necessárias para evitar o confronto, restarão caracterizadas a sua OMISSÃO específica e, por consequência, a sua responsabilidade".

▪ Responsabilidade do Agente

o A Administração deve impetrar Ação Regressiva contra o agente causador do dano nos casos de dolo ou culpa. O regresso poder ser na via judicial ou administrativa, mas não pode descontar sem a anuência do agente público causador do dano.

o Assim a responsabilidade do agente é subjetiva

o A ação regressiva é imprescritível (art. 37, §5º, da CF).

Entretanto, se for contra agente de pessoa jurídica de direito privado, o prazo prescricional é de 3 anos (art. 206, §3º, V, do CC)

o Atenção:

➔ As ações de indenização por danos morais decorrentes de atos de tortura ocorridos durante o Regime Militar de exceção são imprescritíveis. Não se aplica o prazo prescricional de 5 anos previsto no art. 1º do Decreto 20.910/1932. STJ. 2ª Turma. REsp 1.374.376-CE, Rel.

Min. Herman Benjamin, julgado em 25/6/2013 (Info 523).

▪ Reparação do Dano

o É o pagamento pecuniário para repor os danos materiais e recompensar pelos danos morais e/ou estéticos causados à vítima pela conduta danosa

o Espécies de danos:

➔ Danos materiais: danos emergentes (foi suprimido) ou lucro cessante (aquilo que deixou de ganhar, mas deve ser comprovado).

➔ Danos morais: sofrimento físico ou psíquico suportado pela vítima

➔ Danos estéticos: é a supressão de um membro ou de características físicas estéticas da vítima.

▪ Súmulas

o Súmula 37, do STJ. São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundo do mesmo fato.

o Súmula 387, do STJ. É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral.

Referências

Documentos relacionados

Ainda que a metastização cerebral seja condição rara em caso de neoplasia com localização primária no intestino, em casos de exceção em que tal invasão se verifica por parte

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o