• Nenhum resultado encontrado

Município de Doutor Pedrinho (Concurso Público 01/2014) Data: 25/05/2014 GABARITO FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Município de Doutor Pedrinho (Concurso Público 01/2014) Data: 25/05/2014 GABARITO FINAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Município de Doutor Pedrinho (Concurso Público 01/2014)

Data: 25/05/2014

CARGO Agente Comunitário de Saúde GABARITO FINAL

QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA

01 B

02 A

03 A

04 C

05 D

06 A

07 C

08 D

09 B

10 A

11 C

12 D

13 B

14 D

15 A

16 C

17 D

18 C

19 A

20 D

(2)

Município de Doutor Pedrinho (Concurso Público 01/2014)

Data: 25/05/2014

I N S T R U Ç Õ E S

1. O tempo total concedido para a resolução desta prova (Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades e Conhecimentos Gerais + Conhecimentos Específicos) é de 2 (duas) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão-resposta.

2. Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição e o cargo para a qual se inscreveu, conferindo com os seus dados abaixo dispostos. Estando as informações corretas, assine no local indicado. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às respostas. Se houver, reclame imediatamente ao fiscal.

3. Após autorizado pelo fiscal, verifique no caderno de prova se faltam folhas, se a sequência de questões, no total de 20 (vinte), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

4. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova.

5. Cada questão objetiva é apresentada com 4 (quatro) alternativas de resposta (de “A” a “D”), das quais apenas 1 (uma) é correta em relação ao enunciado.

6. Transcreva com caneta esferográfica, com tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas da prova objetiva para o cartão-resposta. Este será o único documento válido para efeito de correção.

Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato.

7. Na correção da prova objetiva será atribuída nota zero às questões não assinaladas no cartão- resposta ou que contenham mais de uma resposta, emendas e rasuras, bem como, àquelas cuja resposta não coincida com o gabarito oficial.

8. Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, bonés ou similares, óculos escuros, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta.

9. Ao terminar, entregue ao fiscal o seu caderno de prova e o seu cartão-resposta. Você só poderá entregar este material e se retirar definitivamente da sua sala a partir das 10h00min (30 minutos após o início da prova). Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local simultaneamente.

10. Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no rascunho específico para este fim, o qual poderá ser levado com você. A prova será disponibilizada posteriormente, junto ao gabarito provisório, via internet, conforme previsto em edital.

____________________________________

Assinatura do Candidato(a) Número de Inscrição: Nome do(a) Candidato(a):

Cargo:

Agente Comunitário de Saúde

(3)

P R O V A

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

1. Assinale a alternativa cujas palavras são todas ditongos:

A. ( ) saúde, lagartixa, macio B. ( ) abaixou, feixe, caixote C. ( ) peixe, freio, ideal D. ( ) loteria, lagoa, saída 2. Leia as frases abaixo:

I – O jovem chegou muito atrasado.

II – Apesar da idade, ele tem espírito jovem.

Nas frases, a palavra JOVEM indica, respectivamente:

A. ( ) substantivo, adjetivo B. ( ) substantivo, substantivo C. ( ) adjetivo, adjetivo D. ( ) adjetivo, substantivo

3. Assinale a alternativa correta, quanto à separação de sílabas:

A. ( ) zoológico = zo-o-ló-gi-co B. ( ) Armandinho = Ar-ma-ndi-n-ho C. ( ) catarinense = ca-ta-ri-ne-nse D. ( ) perspectiva = pe-rspec-ti-va

4. Daniel comprou 25 livros a R$ 16,00 cada livro. Pagou a compra com notas de R$ 50,00 reais. Quantas notas ela usou?

A. ( ) 6 notas B. ( ) 7 notas C. ( ) 8 notas D. ( ) 10 notas

5. Maria foi ao mercado e comprou 5 kg de arroz, 2 kg de feijão, 300 g de presunto, 2,5 kg de carne, ½ kg de sal e 150 g de mussarela. Qual o peso total dessa compra?

A. ( ) 9 kg B. ( ) 9,5 kg C. ( ) 10 kg D. ( ) 10,45 kg

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES

6. Complete a frase: Usinas __________ são usadas para transformar a força das águas dos rios em energia elétrica. As águas passam por uma turbina que aciona o gerador, produzindo eletricidade.

A. ( ) Hidrelétricas B. ( ) Elétricas C. ( ) Térmicas D. ( ) Hidráulicas

(4)

7. Fabricar novos produtos a partir do reaproveitamento da matéria-prima significa:

A. ( ) Conservar B. ( ) Reduzir C. ( ) Reciclar D. ( ) Reutilizar

8. O Município de Doutor Pedrinho representa determinação de colonos vindos de localidades vizinhas abrindo espaço na natureza bruta para criar mais um núcleo habitado por imigrantes europeus, neste ano o Município comemora:

A. ( ) o centenário da colonização europeia B. ( ) os cinquenta anos de colonização italiana C. ( ) o trigésimo aniversário da cidade

D. ( ) os 25 anos da Emancipação Política

9. Doutor Pedrinho, tem sua história marcada pelo crescimento e pela influência da cultura ítalo-germânica, sendo colonizado por colonos vindos dos municípios de Rodeio, Nova Trento, Luiz Alves e outras localidades, passando a categoria de Distrito e mais tarde a município sendo desmembrado do Município de:

A. ( ) Rodeio

B. ( ) Benedito Novo C. ( ) Timbó

D. ( ) Indaial

10. O Ano de 2014 é um ano eleitoral, pois ocorrem as eleições para os cargos de:

A. ( ) Deputado Estadual e Federal, Senador, Governador e Presidente da República B. ( ) Somente para o cargo de Presidente e Vice Presidente da República

C. ( ) Prefeito, Vereador e Deputado Estadual D. ( ) Prefeito e Vereador

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. O Programa Saúde da Família (PSF), tem como base operacional a Unidade de Saúde da Família (ESF) e como princípios:

A. ( ) A equipe de saúde é responsável por no máximo 2000 habitantes.

B. ( ) Os ACS devem atender no máximo 100 pessoas.

C. ( ) Substituir as praticas convencionais de assistência por um trabalho centrado na Vigilância à Saúde.

D. ( ) Trabalhar com território de abrangência indefinido.

12. Segundo o estatuto do idoso no Brasil, são considerados idosos, pessoas com idade igual ou superior a:

A. ( ) 45 anos B. ( ) 50 anos C. ( ) 55 anos D. ( ) 60 anos

(5)

deve ser mantido até:

A. ( ) Três meses B. ( ) Seis meses C. ( ) Dois meses D. ( ) Doze meses

14. No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. E esse numero é crescente; seu aparecimento esta cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadores. Assinale abaixo quais as atribuições e competências do ACS com relação á HAS na equipe de saúde:

A. ( ) Verificar o comparecimento dos pacientes hipertensos ás consultas agendadas na unidade de saúde.

B. ( ) Registrar em sua ficha de acompanhamento, o diagnóstico de hipertensão e risco cardiovascular global estimado de cada membro da família.

C. ( ) Perguntar, sempre, ao paciente hipertenso se o mesmo está tomando com regularidade, os medicamentos e se esta cumprindo as orientações de dieta, atividades físicas, controle de peso, cessação do hábito de fumar e da ingestão de bebidas alcoólicas.

D. ( ) Todas as alternativas estão corretas.

15. Segundo o Ministério da Saúde, qual dos itens abaixo relacionados contém a melhor definição de saúde:

A. ( ) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, alimentação, a moradia, saneamento básico, o meio ambiente, trabalho, renda, a educação, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

B. ( ) Políticas sociais e econômicas que visem a prevenção de doenças endêmicas.

C. ( ) Ausência de doença especifica.

D. ( ) Bem estar físico e mental.

16. Em relação ao estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização, considere as afirmativas a seguir:

I. No calendário de vacinação da criança menor de um ano, estão previstas 3 (três) doses da vacina tetravalente, que são administradas com dois, quatro e seis meses de idade. Esta vacina protege contra rubéola, sarampo, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B.

II. Durante a gestação, a gestante deve ser vacinada com três doses da vacina antitetânica, independente de vacinação prévia.

III. Ao nascer, a criança recebe a primeira dose da vacina contra hepatite B e uma dose da vacina BCG, que protege contra tuberculose.

IV. O esquema de vacinação atual para proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS mencionadas anteriormente:

A. ( ) I e II B. ( ) I e III C. ( ) III e IV D. ( ) I, II e IV

(6)

17. Em relação aos instrumentos para coleta de dados utilizados na Estratégia de Saúde da Família, assinale a alternativa CORRETA:

A. ( ) A ficha B-GES é utilizada para o acompanhamento das gestantes e crianças. São preenchidas pelo agente comunitário de saúde e arquivadas na unidade.

B. ( ) A ficha C é utilizada para o registro de atividades, procedimentos e notificações.

São preenchidas pelo agente comunitário de saúde e arquivadas na unidade.

C. ( ) A ficha D é utilizada para o acompanhamento dos diabéticos, deve ficar em posse do agente e as alterações devem ser discutidas mensalmente com o supervisor.

D. ( ) A ficha A é preenchida nas primeiras visitas que o agente faz às famílias de sua comunidade. Deve ser feita uma por família e todos os dados devem ser atualizados conforme haja alterações.

18. Sobre o tema Visita domiciliar, é CORRETO afirmar que:

A. ( ) A visita domiciliar é uma das atividades do Agente Comunitário de Saúde, devendo ser realizada criteriosamente no acompanhamento de casos especiais.

B. ( ) Qualquer trabalhador do Sistema de Saúde encontra-se, atualmente, habilitado para realizar visitas domiciliares, sem a necessidade de preparo específico.

C. ( ) Antes de fazer uma visita, é necessário ter claro o motivo da visita. É importante informar às pessoas o motivo, sua utilidade e a importância.

D. ( ) Toda ida de profissionais de saúde ao domicílio pode ser considerada visita domiciliar, pois não há necessidade de seguir princípios e técnicas durante este procedimento.

19. O cadastramento é uma das atribuições do Agente Comunitário de Saúde. Sobre a ficha A de cadastro das famílias, é correto afirmar que:

A. ( ) É constituída pelos seguintes dados: nome das pessoas que compõem a família, idade, sexo, perfis de alfabetização, ocupação e doenças referidas.

B. ( ) É preenchida mensalmente para o acompanhamento das famílias cadastradas que tenham membros com hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.

C. ( ) É utilizada para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de um ano de vida, bem como das vacinas administradas.

D. ( ) É preenchida para cadastramento das famílias que têm casos confirmados de portadores do vírus da imunodeficiência adquirida e hepatite B.

20. O chamado Soro Caseiro é uma tecnologia social que consiste na preparação e administração de uma solução aquosa de açúcar e sal de cozinha, recomendado para prevenir a desidratação resultante de vômitos e diarreias. Aliás, durante o tratamento de dengue, ele é bastante recomendado. O cidadão com dengue, no seu cartão de identificação, do MS (Ministério da Saúde), tem a receita de tal soro. Tal receita apresenta que, em um litro de água potável, devem constar:

A. ( ) 1 colher (de sopa) de sal e 1 colher (de sopa) de açúcar B. ( ) 1 colher de (café) de sal e 3 colheres (de sopa) de açúcar C. ( ) 1 colher (de café) de sal e 1 uma colher (de sopa) de açúcar D. ( ) 1 colher (de café) de sal e 2 colheres (de sopa) de açúcar

Referências

Documentos relacionados

D) número de casos de doenças preveníveis em cada microárea municipal;.. 10 E) mapeamento das microáreas municipais de saúde. 28) A atuação dos profissionais da saúde no processo

Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas.. E vêm se tornando mais e

a) identificar as casas dos membros da equipe de saúde. b)conhecer como a comunidade toma decisão para o enfrentamento de seus problemas de saúde. c)identificar o grau de

A PREFEITA MUNICIPAL DE JATI, ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital nº 001/2014 que trata da CONVOCAÇÃO para 2ª, 3ª e 4ª etapas da

Na correção da prova objetiva será atribuída nota zero às questões não assinaladas no cartão- resposta ou que contenham mais de uma resposta, emendas e

b) saúde do idoso; controle do câncer de ovário e tireóide; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de respostas às doenças

As duas propostas são um reflexo da polêmica que provoca um debate acirrado na sociedade sobre esse tipo de trabalho, já exercido por cerca de 70 mil pessoas no Brasil,

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Piriá, o