• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO PC AL 01PROVA AGENTE E ESCRIVÃO OBJETIVA 2021 PÓS EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SIMULADO PC AL 01PROVA AGENTE E ESCRIVÃO OBJETIVA 2021 PÓS EDITAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

@SIMULAPROVAS

SIMULADO

01 PROVA OBJETIVA 2021

PÓS EDITAL PC-ALAGOAS

PC AL

AGENTE

E ESCRIVÃO

(2)

WWW.SIMULAPROVAS.COM | FÉ NA MISSÃO

1. Cada um dos itens do simulado referente à provas objetivas está vinculado ao comando que imediatamente o antecede. De acordo com o comando a que cada um deles esteja vinculado, marque, na Folha de Respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO.

2. No dia da sua prova a ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento válido para a correção das suas provas objetivas.

3. Caso haja item(ns) constituído(s) pela estrutura Situação hipotética: ... seguida de Assertiva: ..., os dados apresentados como situação hipotética deverão ser considerados premissa(s) para o julgamento da assertiva proposta.

4. Eventuais espaços livres — identificados ou não pela expressão “Espaço livre” — que constarem deste caderno de provas poderão ser utilizados para rascunho, bom simulado e fé na missão!

CONHECIMENTOS BÁSICOS

TEXTO 1

A modernidade é um contrato. Todos nós aderimos a ele no dia em que nascemos, e ele regula nossa vida até o dia em que morremos. Pouquíssimos entre nós são capazes de rescindi-lo ou transcendê-lo. Esse contrato configura nossa comida, nossos empregos e nossos sonhos; ele decide onde moramos, quem amamos e como morremos.

À primeira vista, a modernidade parece ser um contrato extremamente complicado, por isso poucos tentam compreender no que exatamente se inscreveram. É como se você tivesse baixado algum software e ele te solicitasse assinar um contrato com dezenas de páginas em “ juridiquês”; você dá uma olhada nele, passa imediatamente para a última página, tica em “concordo

” e esquece o assunto. Mas a modernidade, de fato, é um contrato surpreendentemente simples. O contrato interno pode ser resumido em uma única frase: humanos concordam em abrir mão de significado em troca de poder.

Yuval Noah Harari. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1, julgue os itens a seguir.

1. No trecho “tica em ‘concordo’” (R.13), o verbo ticar é sinônimo de clicar, mas difere deste por ser de uso informal.

2. As formas pronominais em “rescindi-lo” e “ transcendê-lo”, na linha 4, referem-se, respectivamente, a “contrato” (R.1) e a “dia” (R.2).

3. O texto apresenta estratégia argumentativa que visa aproximar o leitor das ideias desenvolvidas pelo autor.

4. No trecho “poucos tentam compreender no que exatamente se inscreveram” (R. 8 e 9), a substituição de

“no que” por o que comprometeria a correção gramatical do texto.

5. O termo ‘juridiquês’ (R.11) não faz parte do vocabulário oficial da língua portuguesa, contudo seu emprego não compromete a correção gramatical e está adequado ao nível de formalidade do texto.

6. Infere-se do texto que a modernidade impele o ser humano a tomar decisões com as quais ele não concorda.

7. A vírgula empregada na linha 2 tem a finalidade de demarcar uma relação de oposição entre as orações “ Todos nós aderimos a ele no dia em que nascemos” (R.

1 e 2) e “e ele regula nossa vida até o dia em que morremos” (R. 2 e 3).

TEXTO 2

Passávamos férias na fazenda da Jureia, que ficava na região de lindas propriedades cafeeiras. Íamos de automóvel até Barra do Piraí, onde pegávamos um carro de boi.

Lembro-me do aboio do condutor, a pé, ao lado dos animais, com uma vara: “Xô, Marinheiro! Vâmu, Teimoso!”. Tenho ótimas recordações de lá e uma foto da qual gosto muito, da minha infância, às gargalhadas, vestindo um macacão que minha própria mãe costurava, com bastante capricho. Ela fazia um para cada dia da semana, assim, eu podia me esbaldar e me sujar à vontade, porque sempre teria um macacão limpo para usar no dia seguinte.

Jô Soares. O livro de Jô: uma autobiografia desautorizada. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Com relação aos aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens a seguir.

8. A retirada da vírgula empregada na linha 1 alteraria os sentidos originais do primeiro período do texto.

9. As formas ‘Xô’ e ‘Vâmu’, na linha 6, são marcas de oralidade e reproduzem a informalidade da fala do condutor do carro de boi.

10. A retirada do sinal indicativo de crase em “às gargalhadas” preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.

11. A substituição do conectivo “porque” por pois manteria os sentidos originais do texto.

12. O texto é essencialmente descritivo, pois detalha lembranças acerca das viagens de férias que a personagem e sua família faziam com frequência durante a sua infância.

13. A palavra “capricho” está empregada no texto com o mesmo sentido de zelo.

14. O termo “lá” remete à fazenda da Jureia, onde a personagem vivenciou as experiências relatadas no texto.

Espaço Livre

(3)

WWW.SIMULAPROVAS.COM | FÉ NA MISSÃO

TEXTO 3

O maior desafio do Poder Judiciário no Brasil é tornar-se cada vez mais acessível às pessoas, até mesmo a quem não pode arcar com o custo financeiro de um processo.

De um modo amplo, o acesso à justiça significa a garantia de amparo aos direitos do cidadão por meio de uma ordem jurídica justa e, caso tais direitos sejam violados, a possibilidade de ele buscar a devida reparação. Para tornar efetivo esse direito fundamental e popularizá-lo, foram feitas várias mudanças na lei ao longo dos anos.

Esse movimento de inclusão é conhecido como ondas renovatórias. Atualmente, já se fala no surgimento da quarta onda, que está relacionada aos avanços da tecnologia.

Na primeira onda renovatória, buscou-se superar as barreiras econômicas do acesso à justiça. No Brasil, as medidas para garantir a assistência judiciária a quem não pode arcar com as custas de um processo ou ser assistido por um advogado particular foram efetivadas principalmente pela Lei n.º 1.060, de 1950, e pela criação da Defensoria Pública da União, em 1994, que atende muitos segurados do INSS que têm de recorrer ao Poder Judiciário para conseguir um benefício.

A segunda onda renovatória enfrentou os desafios de tornar o processo judicial acessível a interesses coletivos, de grupos indeterminados, e não apenas limitado a ser um instrumento de demandas individuais. Para assegurar a tutela dos direitos difusos, que dizem respeito à sociedade em geral, foram criados instrumentos para estimular a democracia participativa. Os principais avanços ocorreram com a entrada em vigor da Lei da Ação Civil Pública, em 1985, e do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, que, conjuntamente, formaram o microssistema processual para assegurar os interesses da população.

A terceira onda encorajou uma ampla variedade de reformas na estrutura e na organização dos tribunais, o que possibilitou a simplificação de procedimentos e, consequentemente, do processo. Entendeu-se que cada tipo de conflito tem uma forma adequada de solução: a decisão final para uma controvérsia pode ser tomada por um juiz, árbitro ou pelas próprias partes, com ou sem o auxílio de terceiros neutros, como mediadores e conciliadores.

Hoje, na quarta onda renovatória, a chamada revolução digital e suas mudanças rápidas aceleraram a engrenagem judicial. Esse processo de transição do analógico para o digital não se resume apenas à virtualização dos tribunais com a chegada do processo eletrônico. As tecnologias da informação e comunicação oferecem infinitas possibilidades para redesenhar o que se entende por justiça.

As plataformas digitais de solução de conflitos popularizaram serviços antes tidos como caros e pouco acessíveis. Hoje existe até a oferta de experiências de cortes online, nas quais as pessoas têm acesso aos tribunais com um clique, sem sair de casa.

Mariana Faria. O que tecnologia tem a ver com acesso à justiça?

(com adaptações).

Com base nas ideias do 3, julgue os itens a seguir.

15. A ampliação do acesso à justiça no Brasil é um processo que se iniciou com a revolução digital.

16. As ondas renovatórias estão estreitamente relacionadas com a criação e modificação de leis para impulsionar a popularização do acesso à justiça.

17. A primeira onda renovatória caracteriza-se pela busca da promoção do acesso à justiça para os mais desfavorecidos economicamente.

18. A segunda onda renovatória é marcada pelo estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação democrática de interesses coletivos.

19. A terceira onda renovatória restringe tipos de acesso à justiça garantidos na segunda onda renovatória.

20. Virtualização e celeridade são atributos da quarta onda renovatória.

A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

21. Considera-se servidor público, para fins de comprometimento ético, exclusivamente o indivíduo que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente a qualquer órgão do poder estatal ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

22. O agente público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta, o que significa que ele deverá decidir somente entre o ilegal e o legal, uma vez que a função pública impede que ele deixe de cumprir os deveres impostos por lei.

23. Na administração pública, moralidade restringe-se à distinção entre o bem e o mal: o servidor público nunca poderá desprezar o elemento ético de sua conduta.

24. No estrito exercício de sua função, o servidor público deve nortear-se por primados maiores — como a consciência dos princípios morais, o zelo e a eficácia —; fora dessa função, porém, por estar diante de situação particular, não está obrigado a agir conforme tais primados.

25. Servidor público que se apresenta habitualmente embriagado no serviço ou até mesmo fora dele poderá ser submetido à Comissão de Ética, a qual poderá aplicar-lhe a pena de censura.

26. Servidor público que, no exercício da função pública, desviar outro servidor para atender a seu interesse particular, ou, movido pelo espírito de solidariedade, for conivente com prática como esta, poderá ser submetido à Comissão de Ética.

27. É dever do servidor público facilitar a fiscalização de serviço público cuja prestação esteja sob sua responsabilidade.

28. Apesar de a função pública ser tida como exercício profissional, ela não se integra à vida particular do indivíduo e, portanto, os atos praticados em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu conceito na vida funcional.

(4)

WWW.SIMULAPROVAS.COM | FÉ NA MISSÃO 29. A comissão de ética de um órgão, caso todos os seus

integrantes estejam de acordo, pode aplicar penas que vão desde a censura até a demissão de um servidor.

30. O servidor que alegar desconhecimento de alguma norma de serviço ou legislação inerente ao órgão em que atua contrariará os preceitos fundamentais de ética do setor público.

Com fundamento nas teorias sobre direitos humanos e na convenção Americana sobre Direitos Humanos, julgue o item que se segue.

31. Acerca de aspectos da teoria geral dos direitos humanos, da sua afirmação histórica e da sua relação com a responsabilidade do Estado. Todos os direitos humanos foram afirmados em um único momento histórico.

32. Os direitos humanos visam garantir que todas as pessoas sejam sujeitos de direitos em qualquer lugar onde estiverem, o que, todavia, não significa a existência de uma cidadania global no mundo contemporâneo.

33. As pessoas naturais que violam direitos humanos continuam a gozar da proteção prevista nas normas que dispõem sobre direitos humanos.

34. A dignidade da pessoa humana, princípio basilar da Constituição Federal de 1988, é fundamento dos direitos humanos.

35. Os direitos humanos estão dispostos em um rol taxativo, que foi internalizado pelo ordenamento jurídico brasileiro com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

36. O princípio da dignidade humana pode ser considerado um super princípio: ele rege os direitos humanos no âmbito tanto do direito internacional, quanto do direito interno, com a positivação dos direitos humanos em cada nação.

37. O STF entende que a subscrição, pelo Brasil, do Pacto de São José da Costa Rica conduziu à inexistência de balizas a determinados comandos constitucionais, tendo, por isso, indicado a derrogação das normas legais definidoras da custódia de depositário infiel, tornando-se ilegal a sua prisão.

38. Os tratados e as convenções sobre direitos humanos aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos, são equivalentes às emendas constitucionais e não podem ser ulteriormente declarados inconstitucionais.

39. Embora a promulgação da Constituição Federal de 1988 represente o ápice na garantia dos direitos humanos no Brasil, avanços expressivos ocorreram mediante alterações normativas posteriores, como uma emenda constitucional que estabeleceu a submissão do país ao Tribunal Penal Internacional.

40. Toda pessoa tem o direito de buscar e receber asilo em território estrangeiro, em caso de perseguição por delitos comuns e de acordo com a legislação de cada Estado e com os convênios internacionais.

Julgue o item que se segue, relacionado ao Windows , Microsoft PowerPoint, mecanismo de buscas na Internet e sobre segurança da informação.

41. A possibilidade de invasores explorarem vulnerabilidades existentes em programas instalados em um computador pessoal pode ser reduzida significativamente pela realização frequente da atualização dos programas.

42. As pastas são estruturas destinadas a armazenar tanto arquivos e outras pastas quanto aplicativos (programas).

43. No Firefox, o recurso recente que permite ao usuário criar uma senha para abrir o navegador é conhecido como snippet.

44. A infecção de um computador por vírus enviado via correio eletrônico pode se dar quando se abre arquivo infectado que porventura esteja anexado à mensagem eletrônica recebida.

45. Spam é um tipo de e-mail que contém mensagem indesejada —como, por exemplo, propaganda de uma empresa —e que é enviado para um cliente sem a sua prévia solicitação ou autorização.

46. Embora as apresentações elaboradas no Microsoft PowerPoint suportem animações e áudios, ainda não é possível exibir vídeos do YouTube nessas apresentações, mesmo que o computador utilizado tenha acesso à Internet.

47. O processador é o componente do computador que executa, especificamente, instruções de hardware, pois ele não obedece a instruções contidas em programas (softwares).

48. A unidade de controle (UC) é definida como um conjunto de registradores, não faz parte da UCP e tem como função principal decodificar as instruções de programas.

Acerca dos conceitos e das tecnologias relacionados à Internet, ao Internet Explorer e à segurança da informação e ferramentas do Windows, julgue os itens subsequente.

49. A respeito de ferramentas do Windows, Instalados em navegadores da Web, os complementos são aplicativos utilizados para permitir que determinados conteúdos sejam exibidos na tela.

50. O Modo de Exibição de Compatibilidade do Internet Explorer 8, quando ativado, faz que páginas web desenvolvidas a partir de versões anteriores ao Internet Explorer 8 sejam exibidas como se estivessem usando uma versão mais recente do navegador.

(5)

WWW.SIMULAPROVAS.COM.BR | FÉ NA MISSÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Acerca dos Direitos e Garantias Fundamentais presentes na constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

51. Os direitos e as garantias fundamentais constitucionais estendem-se aos estrangeiros em trânsito no território nacional, mas não às pessoas jurídicas, por falta de previsão constitucional expressa.

52. Para solucionar conflito entre uma entidade privada com poder social e um associado, é possível a aplicação da teoria da eficácia horizontal dos direitos e garantias fundamentais.

53. O direito fundamental à vida é hierarquicamente superior aos demais direitos fundamentais.

54. De acordo com a Constituição Federal de 1988, são reconhecidos como válidos somente os direitos e as garantias previstas no texto constitucional ou os a ele incorporados formalmente.

55. Mais do que se prestarem à defesa do cidadão contra os poderes estatais, os direitos fundamentais impõem uma atuação positiva do Estado no sentido de concretizar determinados direitos.

Em relação à Constituição Federal de 1988: Artigo 144 - Da Segurança Pública. Julgue os itens a seguir.

56. As Polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do exército subordinam-se, juntamente com as Polícias Civis, aos Governadores do estado, do Distrito Federal, dos territórios e aos Prefeitos Municipais.

57. Ao estabelecer a existência da polícia científica, incumbida das perícias criminais e médico-legais e de outras atividades técnicas congêneres, o legislador estadual pode defini-la na Constituição estadual de maneira autônoma e independente, inclusive com peritos próprios, sem necessariamente submetê-la às polícias existentes e previstas na CF, desde que isso não represente nova corporação policial sem status de órgão de segurança.

58. A competência da PRF, instituição permanente, organizada e mantida pela União, inclui o patrulhamento ostensivo das rodovias e das ferrovias federais.

À luz da Constituição Federal de 1988, julgue o item que se segue, a respeito de direitos e garantias fundamentais e da defesa do Estado e das instituições democráticas.

59. A segurança viária compreende a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito, vetores que asseguram ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

60. A segurança pública é direito de todos, e, nesse sentido, incumbe à polícia civil a função de polícia judiciária da União.

61. É viável o controle judicial da legalidade dos atos praticados por agentes públicos na vigência de estado de sítio.

62. Durante o estado de sítio, imunidades de deputados e senadores só podem ser suspensas por voto da maioria absoluta da respectiva casa, nos casos de atos incompatíveis com a execução da medida.

63. A segurança pública é exercida apenas por órgãos de polícia: nessa atividade não se incluem os corpos de bombeiros, tendo em vista que a atuação dos bombeiros não é de patrulhamento ostensivo.

64. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário disponha sobre políticas públicas de segurança, mesmo em caso de persistente omissão do Estado, haja vista a indevida ingerência em questão, que envolve a discricionariedade do Poder Executivo.

No que diz respeito aos atos da Administração e aos atos administrativos, julgue os itens a baixo:

65. Pelo critério objetivo, funcional ou material, ato administrativo é o que ditam os órgãos administrativos, ficando excluídos os atos provenientes dos órgãos legislativo e judicial, ainda que tenham a mesma natureza daqueles; e ficam incluídos todos os atos da administração.

66. A ação particular interna do Estado, por meio de um órgão ou agente do poder público, que pode ser manifestada em provimento e vacância de cargos e funções gratificadas; nas concessões que impliquem alteração no vencimento; e nas declarações de situações e direitos conferidos a alguém é chamada de ato administrativo.

67. Pelo critério subjetivo, orgânico ou formal, ato administrativo é somente aquele praticado no exercício concreto da função administrativa, seja ele editado pelos órgãos administrativos ou pelos órgãos judiciais e legislativos.

Em relação à organização da Administração Pública direta e indireta e a respeito do Estado brasileiro e da sua organização julgue os itens a baixo:

68. São exemplos de entidades integrantes da administração pública indireta as agências reguladoras, as sociedades de economia mista e as organizações sociais.

69. Órgão Público são Unidades abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuições do Estado. Estes devem ser expressados pelos agentes investidos dos correspondentes poderes funcionais, a fim de exprimir, na qualidade de titulares deles, a vontade estatal

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da administração pública e julgue as alternativas que a baixo em certo ou errado.

70. O Princípio da Moralidade administrativa está relacionado à moral, aos bons costumes e às boas condutas, ou seja, deve sempre reger-se de princípios e preceitos morais, tendo como objetivos não apenas cumprir as leis, mas sim o benefício da sociedade com determinado ato, não podendo ser prejudicial ao bem comum, e buscar os melhores resultados para a administração.

(6)

WWW.SIMULAPROVAS.COM.BR | FÉ NA MISSÃO 71. A administração pública direta e indireta de qualquer dos

Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, entre outros ditames estabelecidos na Carta Magna.

Quanto aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública. O princípio da publicidade dos atos administrativos é absoluto, dado que traduz a proibição de edição de atos secretos pelo Poder Público.

Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.

72. Uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, com base no risco administrativo, a mera ocorrência de ato lesivo causado pelo poder público à vítima gera o dever de indenização pelo dano pessoal e(ou) patrimonial sofrido, independentemente da caracterização de culpa dos agentes estatais ou da demonstração de falta do serviço público. Não obstante, em caso fortuito ou de força maior, a responsabilidade do Estado pode ser mitigada ou afastada.

Quanto ao conceito e aos princípios constitucionais do direito administrativo, às normas gerais de licitações, julgue os itens a baixo.

73. Se uma autarquia resolver realizar licitação para a contratação de empresa voltada à manutenção de sua frota, não poderá estipular como condição que a oficina a ser contratada se situe no território ou na região metropolitana do município-sede desse ente público, pois essa restrição à participação de prováveis licitantes significaria ofensa ao princípio da competitividade.

74. Apesar de aplicar-se como norma geral das licitações o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, a administração pública pode, mediante certas condições, retificar edital de licitação já publicado.

75. Pelo princípio da adjudicação compulsória, a administração pública se obriga a atribuir o objeto da licitação ao vencedor, o que, todavia, não gera direito à celebração imediata do contrato.

76. As fundações públicas não são sujeitas aos procedimentos licitatórios comuns aos demais entes da administração indireta.

77. O princípio do julgamento objetivo visa afastar o caráter discricionário quando da escolha de propostas em processo licitatório, obrigando os julgadores a se ater aos critérios prefixados pela administração pública, o que reduz e delimita a margem de valoração subjetiva no certame.

78. Uma das finalidades da licitação é promover o desenvolvimento nacional sustentável: critérios de sustentabilidade devem ser considerados como obrigações da contratada, embora a sua inserção nos autos e no instrumento convocatório seja facultativa.

De acordo com a Aplicação da lei penal, julgue os itens a seguir.

79. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes praticados contra o patrimônio da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público, ainda que o agente tenha sido absolvido no estrangeiro.

80. Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela os efeitos penais da sentença condenatória, salvo se já transitada em julgado.

81. A lei penal admite interpretação analógica para incluir hipóteses análogas às elencadas pelo legislador, ainda que prejudiciais ao agente.

A respeito dos Princípios da Legalidade Penal, da Anterioridade Penal e Demais Princípios Decorrentes, julgue os itens a baixo.

82. O art. 1º do Código Penal afirma que não há crime sem lei anterior que o defina e que não há pena sem prévia cominação legal. O mencionado dispositivo corresponde ao princípio de direito penal da proporcionalidade.

83. A norma penal deve ser instituída por lei em sentido estrito, razão por que é proibida, em caráter absoluto, a analogia no direito penal, seja para criar tipo penal incriminador, seja para fundamentar ou alterar a pena.

Sobre os Crimes contra a pessoa, contra o patrimônio e contra a administração pública de acordo com o Código Penal brasileiro, julgue as sentenças a baixo:

84. A qualificadora do feminicídio, caso envolva violência doméstica, menosprezo ou discriminação à condição de mulher, não é incompatível com a presença da qualificadora da motivação torpe.

85. De acordo com os crimes contra o patrimônio, julgue a situação hipotética: Pedro, réu primário, valendo-se da confiança que lhe depositava o seu empregador, subtraiu para si mercadoria de pequeno valor do estabelecimento comercial em que trabalhava. Assertiva: Nessa situação, apesar de configurar a prática de furto qualificado pelo abuso de confiança, o juiz poderá reconhecer o privilégio.

86. Com relação aos crimes contra a administração pública, a causa de aumento de pena incidente sobre agente de crime contra a administração pública que seja ocupante de cargo em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta é aplicável também ao chefe do Poder Executivo, detentor de mandato eletivo.

87. Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública, sendo que equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.

(7)

WWW.SIMULAPROVAS.COM.BR | FÉ NA MISSÃO 88. Artêmis, maior de idade, estava passando em frente a

uma loja de produtos eletrônicos e, com o uso de uma chave falsa, logrou êxito em adentrar ao estabelecimento para subtrair várias mercadorias de elevado valor.

Segundo o Código Penal, o crime cometido por Artêmis se enquadra como furto simples.

89. Joaquim, com o intuito de fornecer energia elétrica a seu pequeno ponto comercial situado em via pública, efetuou uma ligação clandestina no poste de energia elétrica próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Joaquim quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Joaquim praticou o crime de furto mediante fraude, cuja punibilidade foi extinta com o pagamento do débito antes do oferecimento da denúncia.

90. Considerando a normativa estabelecida pelo Código Penal, o funcionário público que, por indulgência, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo responde pelo crime de concussão.

91. No que tange os crimes contra o patrimônio, a pena aumenta-se de um sexto, se o crime de furto é praticado durante o repouso noturno.

92. Em relação aos crimes contra a pessoa, o crime de lesão corporal de natureza grave é caracterizado se da conduta do agente resulta incapacidade da vítima para as ocupações habituais por mais de trinta dias; perigo de vida; debilidade permanente de membro, sentido ou função; ou aceleração de parto

Em relação ao inquérito policial, julgue as sentenças a seguir:

93. Iniciado o inquérito, e observando a autoridade policial que não existem provas suficientes para condenação do acusado, a autoridade policial poderá arquivá-lo.

94. Crimes que se processam por meio de ação penal pública incondicionada podem ter a instauração do inquérito policial solicitados pela vítima ou ofendido.

95. Conforme súmula do STF, é direito do advogado do investigado o acesso aos autos do inquérito policial.

Nesse sentido, o advogado do investigado terá acesso amplo aos elementos constantes em procedimento investigatório que digam respeito ao indiciado e que já se encontrem documentados nos autos.

96. No tocante ao inquérito policial relativo à apuração de crime a que se procede mediante ação penal pública incondicionada, é correto afirmar que a autoridade policial poderá mandar instaurar inquérito a partir de comunicação de fato feita por qualquer pessoa, mas deve aguardar a iniciativa do ofendido ou seu representante legal para que seja instaurado.

97. Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia.

98. Sobre a Lei Processual Penal, é correto afirmar que não permite interpretação extensiva quando a legislação for incompleta, apenas aplicação analógica, se insuficiente

99. Considere a situação hipotética: Em que uma junta médica oficial tenha declarado insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez de um servidor público do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que o servidor deverá ser reconduzido ao cargo por ele anteriormente ocupado.

No que se refere às disposições preliminares do Código de Processo Penal (CPP) e ao inquérito policial, julgue certo ou errado.

100. Nova lei processual penal tem aplicação imediata,

devendo ser desconsiderados, quando de sua edição, os atos realizados sob a vigência da lei anterior.

101. O prazo para conclusão do inquérito policial, de acordo

como Código de Processo Penal, é, em regra, de 30 dias na hipótese de indiciado solto e 10 dias na hipótese de indiciado preso, sempre a contar da data da prisão, sendo impossível a prorrogação judicial do prazo.

102. O inquérito policial é um procedimento sigiloso, e, nessa

etapa, não são observados o contraditório e a ampla defesa.

103. Nos inquéritos policiais, entre outros procedimentos, quando o objeto da investigação estiver relacionado ao uso da força letal praticado no exercício profissional ou não, exclusivamente de forma consumada, e o indiciado for, entre outros, policial civil.

104. No curso de um inquérito policial por crime de extorsão

mediante sequestro, pode a autoridade policial requerer diretamente a órgãos públicos ou empresas da iniciativa privada dados e informações cadastrais de vítimas ou suspeitos, independente de autorização judicial.

105. Sabe-se que o inquérito policial, na sistemática adotada

pelo código de processo penal, é sigiloso, entretanto, a súmula vinculante número 14 do Supremo Tribunal Federal reconhece ser direito do advogado (da defesa técnica) ter acesso amplo aos meios de prova já documentados no inquérito.

106. Considere persecução penal baseada na prisão em

flagrante dos acusados em situação de participação em narcotraficância transnacional, obstada pela Polícia Federal, que os encontrou tendo em depósito 46.700 gramas de cocaína graças à informação oriunda de notícia anônima. Neste caso, segundo entendimento jurisprudencial consolidado, a notícia anônima sobre eventual prática criminosa presta-se a embasar procedimentos investigatórios preliminares que corroborem as informações da fonte anônima, os quais tornam legítima a persecução criminal.

(8)

WWW.SIMULAPROVAS.COM.BR | FÉ NA MISSÃO

De acordo com a Lei no 5.247/1991 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais) e Lei 3.437 de 1975 - Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Alagoas Legislação do Estado de Alagoas Julgue os itens:

107. A posse é, regra geral, o ato expresso de aceitação das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Em seu art. 13, o Estatuto estabelece que a posse se dá pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

108. Se o Ministério Público de Alagoas, ao final de dois anos, prazo de validade do concurso público por ela realizado para preenchimento de vagas no cargo de Técnico Ministerial, não tiver empossado todos os aprovados nesse certame, poderá prorroga-lo uma vez por dois anos.

109. Entre as formas de provimento em cargo público

incluem-se a readaptação, a reversão, a recondução, a transferência e a ascensão.

110. Para exercer os cargos previstos no Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, a pessoa deve, entre outros requisitos, ter, no máximo, trinta anos de idade, se não for funcionário público ou não se tratar de cargo em comissão.

111. De acordo com a Lei AL nº 5.247/1991, a nomeação é

uma das formas de provimento de cargo público, aplicável para ocupação de função pública de confiança, cargo em comissão efetivo e emprego público.

112. O Aproveitamento é o retorno facultativo ao trabalho de

servidor que se achava em disponibilidade, ocorrendo em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

113. consecutivos de férias, que podem ser acumulados até o

máximo de 02 (dois) períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

De acordo com o que Dispõe a Lei 3.437 de 1975 - Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Alagoas, Julgue os itens a baixo.

114. Além do vencimento, os servidores públicos civis

poderão receber indenizações, gratificações e adicionais que poderão ser incorporados ao vencimento.

115. A Polícia Civil fundamenta-se na hierarquia e na

disciplina. Na precedência hierárquica tem preferência o maior tempo de serviço policial na classe sobre o mais idoso.

116. Para os cargos de Corregedor Geral de Polícia, Chefe de

Gabinete da SSP, Diretores de Departamentos, Delegados Distritais, Especializados e Regionais, deverão ser nomeados bacharéis em Direito e sempre imprescindível, com vivência policial.

117. O servidor transferido, removido, redistribuído,

requisitado ou cedido que deva ter exercício em outra localidade terá trinta dias para entrar em exercício, incluído nesse período o tempo necessário ao deslocamento para a nova sede.

118. Os cargos de natureza policial poderão ser providos mediante nomeação, que ocorre em caráter efetivo ou em comissão.

119. Os policiais civis, quando invalidados em decorrência de

dano à integridade física, serão promovidos ao posto imediatamente superior, com proventos integrais.

120. Na Polícia Civil a precedência hierárquica é estabelecida, dentre outras formas, em razão do maior nível ou símbolo de vencimento base que o funcionário policial estiver percebendo em função da respectiva atividade policial.

(9)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: – 2 –

(10)

WWW.SIMULAPROVAS.COM | FÉ NA MISSÃO

PROVA DISCURSIVA

Enfrentar a criminalidade violenta é o principal objetivo do projeto-piloto “Em Frente, Brasil”, que entra em sua segunda fase. Representantes das três esferas de governo (União, estados e municípios) concluíram os Planos de Atuação Integral dos cinco municípios participantes: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

Serão realizadas mais de 200 ações nas áreas de educação; saúde; justiça e segurança pública; cidadania; família, prevenção às drogas; espaço urbano e infraestrutura; economia, trabalho e renda desses municípios. A previsão é que algumas ações sejam implementadas já em março.

Os Planos de Atuação Integral foram elaborados com base em diagnósticos locais realizados, nos últimos meses, por pesquisadores dos Institutos Federais. Uma força-tarefa foi a campo, na primeira fase do projeto-piloto, para ouvir cidadãos e buscar soluções nos cinco municípios contemplados para receber políticas públicas direcionadas ao combate à criminalidade nos territórios.

Os resultados processados apontaram os desafios das autoridades públicas federais, estaduais e municipais para reagir a um diagnóstico comum a todos os locais analisados: a necessidade de forte investimento social para melhorar a escola, a saúde, os espaços comuns de convivência e lazer, a segurança e a renda de moradores que convivem diariamente com altos índices de violência.

Internet: www.gov.br

O problema da segurança, portanto, não pode mais estar apenas adstrito ao repertório tradicional do direito e das instituições da justiça, particularmente, da justiça criminal, presídios e polícia. Evidentemente, as soluções devem passar pelo fortalecimento da capacidade do Estado em gerir a violência, pela retomada da capacidade gerencial no âmbito das políticas públicas de segurança, mas também devem passar pelo alongamento dos pontos de contato das instituições públicas com a sociedade civil e com a produção acadêmica mais relevante à área.

Internet: www.observatoriodasegurança.org

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA NO BRASIL Em seu texto,

1. descreva os avanços nessa área (valor: 9,5 pontos) 2. analise os principais desafios (6,0 pontos) e

3. as formas de superá-los (7 pontos).

(11)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: – 2 –

Referências

Documentos relacionados

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 4º Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a

Considera-se funcionário público para fins penais, não só o ocupante de cargo público efetivo, mas qualquer pessoa que exerça cargo, emprego ou função pública, ainda

D exerce cargo, emprego ou função pública remunerados, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente, apenas.. E exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo

a) o investigado deverá ser citado para ciência da instauração do inquérito policial, podendo constituir defensor no prazo de até 24h a contar do recebimento

a) o investigado deverá ser citado para ciência da instauração do inquérito policial, podendo constituir defensor no prazo de até 24h a contar do recebimento

a) aos residentes em área rural, para os fins de autorização da manutenção da arma de fogo pelo proprietário que possuir o certificado de registro,