• Nenhum resultado encontrado

Política de análise e seleção de assuntos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Política de análise e seleção de assuntos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Política de análise e seleção

de assuntos

(2)

Política de análise e representação de assuntos no RIDI – Repositório Institucional do IBICT

2

2016

(3)

Política de análise e representação de assuntos no RIDI – Repositório Institucional Digital do IBICT

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

Diretora Cecília Leite

Coordenadora Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do IBICT Lillian Álvares

Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação Lena Vânia Ribeiro Pinheiro

Coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação Bianca Amaro

(4)

Política de análise e representação de assuntos no RIDI – Repositório Institucional Digital do IBICT

Sumário

Introdução ___________________________________________________________ 5

Análise e Representação de Assuntos ______________________________________ 5

Conclusão ____________________________________________________________ 6

(5)

Política de análise e representação de assuntos no RIDI – Repositório Institucional do IBICT

5

Introdução

O Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (RIDI) é a base de dados utilizada para o registro e a disseminação da produção do conhecimento científico realizada no âmbito do IBICT.

O acervo do RIDI é composto por artigos publicados em periódicos científicos, livros resultantes de projetos científicos, capítulos de livros resultantes de projetos científicos, teses, dissertações relatórios de pesquisa de pós-doutorado e trabalhos apresentados em eventos científicos que tenham sido revisados por pares.

As áreas abordadas no Repositório são, principalmente, Ciência da Informação e Tecnologia da Informação. Dessa forma, os usuários potenciais do RIDI são, além dos servidores e colaboradores do IBICT, pesquisadores, acadêmicos e cidadãos que tenham interesse nas áreas de Ciência e Tecnologia da Informação.

Com o objetivo de orientar os depositantes e os usuários do RIDI, esse documento foi editado para explicar como funciona a análise e representação de assuntos (indexação) do repositório, as características, o vocabulário utilizado e o passo a passo desse processo de indexação do acervo. Ou seja, este documento funcionará, também, como um orientador sobre como o depositante deve representar os assuntos abordados em seu trabalho e como o usuário deve realizar pesquisa no acervo de Repositório Institucional (RI) do IBICT.

Análise e Representação de Assuntos

A análise e a representação de assuntos são processos indispensáveis no tratamento da informação. De modo geral, esses processos consistem na leitura do documento, seleção de assuntos essenciais do documento e representação desses assuntos em palavras-chaves – indexadores. Portanto, se o depositante já tiver as palavras-chaves em seu documento, ele deverá apenas reproduzi-las no campo específico. Caso contrário, fazer a análise e representação de assuntos do seu documento.

O usuário deverá observar as seguintes características básicas da indexação do RIDI:

 Revocação (número de documentos recuperados) será baixa com alta precisão dos termos designados para representar seus assuntos. Ou seja, os assuntos dos documentos são representados de maneira específica, evitando termos gerais.

 Quanto a abrangência da indexação, recomenda-se que o depositante selecione indexadores apenas para os assuntos principais da obra. Recomenda-se que o depositante selecione, pelo menos, dois indexadores por documento depositado.

 Os termos selecionados deverão ser colocados sempre com a primeira letra maiúscula e todas as outras em minúsculas. Por exemplo, o indexador “Armazenamento de dados”

deverá ser colocado da forma aqui representada.

O processo de indexação será realizado em três etapas:

1. Seleção de palavras-chave que o próprio depositante adotou para representar o seu trabalho.

(6)

Política de análise e representação de assuntos no RIDI – Repositório Institucional do IBICT

6

2. Seleção de palavra-chave do Tesauro de Ciência e Tecnologia, que deve ser acessado pelo navegador Internet Explore pelo link:

<http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da- informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf>. Essa seleção é realizada pelo depositante.

3. Por fim, a equipe do RIDI será responsável por verificar possíveis erros de digitação nos termos selecionados e por entrar em contato com os depositantes, se necessário, para sugerir termos do Tesauro de Ciência e Tecnologia que representem os assuntos apontados pelo autor do registro.

Conclusão

Com esta publicação, espera-se orientar os depositantes do RIDI a analisar e representar os assuntos contidos em seus documentos. Todo o processo de análise e representação da informação tem o objetivo de organizar a informação para que sua recuperação seja rápida e fácil. Por isso, espera-se, também, que o processo de indexação aqui descrito oriente o usuário sobre como realizar pesquisa no acervo de Repositório Institucional (RI) do IBICT. Qualquer dúvida, a equipe do RIDI estará à disposição para ajudar.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

A tabela a seguir resume as frequências em que os pacientes apresentaram pelo menos uma reação adversa não solicitada, foi registrada dentro de 28 dias após a vacinação de

o34eto es'ec-9ico de estdo, elas ser/o reto0adas na discss/o do contedo da Didática descrito 'or 'ro9essores