• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2021"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Procurador Jurídico CONCURSO PÚBLICO

Nº 01/2021

Organizadora:

Tipo 1 - BRANCA

Tarde

(2)

CARGO: PROCURADOR JURÍDICO CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Linguagem Jurídica: impedimento ou acesso?

Obstáculos financeiros, sociais e culturais impedem que as pessoas conheçam e reivindiquem seus direitos.

“A senhora dá quitação das parcelas atrasadas dos ali- mentos?”. Essa pergunta foi feita por uma conciliadora e, logo que foi dita, provocou alguns minutos de silêncio entre os participantes da conversa, no caso, eu e outra defensora pública, a conciliadora, que tinha a responsabilidade de con- duzir uma tentativa de acordo entre um homem e uma mu- lher (partes do processo) que discutiam o valor da pensão alimentícia a ser paga para a filha do casal.

Imediatamente me recordei do documentário “Justiça”

(2004), dirigido por Maria Ramos, que busca retratar o coti- diano de julgamentos criminais. Em uma das cenas do filme, durante o interrogatório de uma mulher presa por acusação de roubo, a promotora de justiça pergunta se “ela vivia da subtração do patrimônio alheio?” e a resposta da mulher foi um sincero “ah?!”.

As reações que aconteceram nessas situações – silêncio e estranhamento – são normais em pessoas não formadas ou não habituadas à linguagem jurídica, marcada por um elevado grau de formalismo e tecnicismo que exclui os “não iniciados” no direito e preserva seu caráter elitista.

Todo trabalho, carreira, profissão ou área de conheci- mento possui uma forma de comunicação, ritos, procedi- mentos e maneiras de agir que lhe são próprias. A formação profissional serve exatamente como processo de socializa- ção nesse “modo de ser e agir” específico de cada prática profissional. Em relação ao direito, o formalismo da lingua- gem jurídica não deve mais ser analisado apenas a partir do abandono das categorias e práticas jurídicas, mas sobre como a técnica jurídica pode contribuir para ampliar (ou não) o conhecimento sobre justiça e direitos na nossa socie- dade. Trata-se de discutir o “acesso à justiça” e não apenas o “acesso a direitos”.

A preocupação com a linguagem jurídica como instru- mento de acesso à justiça é um fenômeno mais recente e tem por objetivo informar sobre direitos; incorporar alguma participação social no sistema de justiça; e, buscar soluções jurídicas mais duradouras.

A educação para e sobre direitos acompanha uma evo- lução crítica dos papéis que a justiça (e em especial o Poder Judiciário) têm que assumir. As atuais teorias vão além da defesa do Judiciário como instância hierárquica superior que se impõe para decidir um caso e impor a aplicação de uma forma específica de expressão do direito. Com isso, pode-se observar melhor a articulação entre direito e sociedade que revela o direito enquanto regulador social.

Esse papel se conecta diretamente com a função de so- luções jurídicas duradouras. Uma frase repetida à exaustão no direito é a de que ele busca a “paz social” e a “aplicação

da lei”, que geralmente se entende como a existência de uma única resposta correta. Contudo, a interpretação e apli- cação do direito dependem da conjugação entre a expressão da norma jurídica (regra, com maior certeza textual, e princí- pio, com maior abstração em seu conteúdo) e os fatos, ou seja, aquilo que existe na sociedade. Nessa perspectiva, po- demos entender como uma mesma expressão pode ser in- terpretada de modos diferentes a depender do território e do tempo.

Essas finalidades são mais bem atingidas quando as res- postas jurídicas são compreendidas além dos profissionais que foram juridicamente habilitados. Para que se alcancem soluções que, embora insatisfatórias, sejam cumpridas, é necessário que seja viabilizada a sua compreensão. O direito não pode, assim, continuar a ser uma área de conhecimento que “fale consigo mesmo” e a sua abertura ao externo e à sociedade com quem ele dialoga é fundamental, até porque ele é produto e consequência da sociedade, depende do abandono dos formalismos excludentes.

O acesso à justiça pela linguagem é feito pela simplifica- ção da escrita jurídica, seja pelo abandono do rebuscamento típico do direito, seja pela incorporação de linguagem mais coloquial. Também é possível recorrer ao uso de instrumen- tos visuais ou gráficos para comunicar sobre o direito, ou, simplesmente, aumentar a fonte nas peças processuais.

Os recursos de acessibilidade linguística, que devem observar problemas específicos de idade, gênero, grau de escolaridade e deficiências, constituem o reconhecimento entre o sentido de justiça e as pessoas que fazem uso das instituições que compõem o sistema de justiça. Esse vínculo constrói a aproximação entre pessoas-sociedade e justiça, diminuindo o obstáculo social-cultural no acesso à justiça, assim como a ideia de justiça. Em outros termos, a justiça deixa de ser uma noção intangível para se tornar parte da realidade pessoal e coletiva.

Retomando o caso que inicia esse texto, uma proposta de acessibilidade linguística seria dividir a pergunta em duas etapas: primeiro, perguntar se todos os meses de pensão foram pagos e, em segundo lugar, se, havendo dívida, have- ria vontade de cobrar essa dívida. Essa transformação na expressão jurídica pode parecer singela, mas representa uma profunda quebra de paradigma no que se entende por direito e nas pretensões que o conhecimento fique restrito a uma casta.

(CRUZ, Elisa. Linguagem Jurídica: impedimento ou acesso? Nexo, 2021.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2021/Linguagem- jur%C3%ADdica-impedimento-ou-acesso. Acesso em: 07/12/2021.

Adaptado.)

Questão 01

Assinale a afirmativa em que a supressão da(s) vírgula(s) provoca substancial alteração de sentido no enunciado.

A) “[...] se, havendo dívida, haveria vontade de cobrar essa dívida.”

B) “Os recursos de acessibilidade linguística, que devem ob- servar problemas específicos de idade [...]”

C) “Essa pergunta foi feita por uma conciliadora e, logo que foi dita, provocou alguns minutos de silêncio [...]”

D) “[...] dividir a pergunta em duas etapas: primeiro, pergun- tar se todos os meses de pensão foram pagos [...]”

(3)

Questão 02

A fim de tentar influenciar o interlocutor, a autora utiliza fatos e análises subjetivas dos fatos. Diante do exposto, as- sinale a afirmativa que apresenta apenas fato(s), sem qual- quer viés de subjetividade.

A) “Essa transformação na expressão jurídica pode parecer singela, mas representa uma profunda quebra de para- digma [...]” (11º§)

B) “[...] a promotora de justiça pergunta se ‘ela vivia da sub- tração do patrimônio alheio?’ e a resposta da mulher foi um sincero ‘ah?!’”. (2º§)

C) “Todo trabalho, carreira, profissão ou área de conheci- mento possui uma forma de comunicação, ritos, procedi- mentos e maneiras de agir que lhe são próprias.” (4º§) D) “Também é possível recorrer ao uso de instrumentos visu-

ais ou gráficos para comunicar sobre o direito, ou, simples- mente, aumentar a fonte nas peças processuais.” (9º§)

Questão 03

A conotação ou linguagem conotativa é caracterizada por palavras ou expressões com sentido figurado, que ultrapas- sam o sentido literal e dicionarizado. É um recurso muito explorado na linguagem para dar mais expressividade às palavras e ampliar seus significados nos textos. Diante do exposto, assinale a afirmativa que apresenta uma passa- gem do texto com linguagem conotativa.

A) “Em uma das cenas do filme, durante o interrogatório de uma mulher presa por acusação de roubo, a promotora de justiça pergunta se [...]” (2º§)

B) “Nessa perspectiva, podemos entender como uma mes- ma expressão pode ser interpretada de modos diferentes a depender do território e do tempo.” (7º§)

C) “[...] uma proposta de acessibilidade linguística seria divi- dir a pergunta em duas etapas: primeiro, perguntar se todos os meses de pensão foram pagos [...]” (11º§) D) “O direito não pode, assim, continuar a ser uma área de

conhecimento que ‘fale consigo mesmo’ e a sua abertura ao externo e à sociedade com quem ele dialoga [...]” (8º§)

Questão 04

Releia estas passagens do texto.

I. “A senhora dá quitação das parcelas atrasadas dos ali- mentos?”. Essa pergunta foi feita por uma conciliadora e, logo que foi dita, provocou alguns minutos de silêncio entre os participantes da conversa, no caso, eu e outra defensora pública...” (1º§)

II. “Em uma das cenas do filme, durante o interrogatório de uma mulher presa por acusação de roubo, a promotora de justiça pergunta se ‘ela vivia da subtração do patrimô- nio alheio?’” (2º§)

Considerando o emprego, no texto, dos elementos linguís- ticos destacados, só NÃO pertence ao mesmo campo se- mântico dos demais, o termo:

A) Senhora.

B) Conciliadora.

C) Defensora pública.

D) Promotora de justiça.

Questão 05

A respeito das características tipológicas predominantes no texto, assinale a afirmativa correta.

A) O texto é essencialmente narrativo, uma vez que a autora relata um episódio de tentativa de conciliação entre as partes de um processo.

B) O texto é eminentemente argumentativo, pois a articu- lista defende a ideia de que a linguagem utilizada no Direito deve ser acessível a todos.

C) O texto é predominantemente injuntivo, já que a autora mostra a maneira mais adequada de se usar uma lingua- gem inteligível nas práticas jurídicas.

D) O texto é majoritariamente expositivo, visto que há men- ção a informações sobre dificuldades enfrentadas por pessoas não familiarizadas ao jargão jurídico.

Questão 06

Observe o seguinte excerto: “A senhora dá quitação das parcelas atrasadas dos alimentos?” (1º§). Reescrevendo-se essa passagem do texto numa linguagem mais “simplifi- cada” e, mantendo-se seu sentido original, a única forma adequada é:

A) A senhora pretende devolver as parcelas atrasadas dos alimentos que foram pagas?

B) A senhora quer que sejam pagas as parcelas atrasadas dos alimentos que não recebeu?

C) A senhora permite que as parcelas dos alimentos que es- tão atrasadas fiquem sem pagar?

D) A senhora deseja que as parcelas em atraso dos alimen- tos sejam pagas todas de uma vez?

Questão 07

Analise os enunciados a seguir.

I. “Para que se alcancem soluções [...] é necessário que seja viabilizada a sua compreensão.” (8º§)

II. “Contudo, a interpretação e aplicação do direito depen- dem da conjugação entre a expressão da norma jurídica [...] e os fatos, [...]” (7º§)

III. “Essa pergunta foi feita por uma conciliadora e, logo que foi dita, provocou alguns minutos de silêncio entre os participantes da conversa, [...]” (1º§)

IV. “O acesso à justiça pela linguagem é feito pela simplifica- ção da escrita jurídica, seja pelo abandono do rebusca- mento típico do direito, seja pela incorporação de lingua- gem mais coloquial.” (9º§)

Assinale a alternativa correta quanto à análise das relações lógico-semânticas estabelecidas pelos elementos coesivos destacados, bem como a adequação das suas respectivas substituições.

A) Em II. Contudo expressa ideia de oposição e pode ser substituído por portanto.

B) Em III. logo que expressa ideia de tempo e pode ser substituído por mesmo que.

C) Em I. Para que expressa ideia de conformidade e pode ser substituído por a fim de que.

D) Em IV. [...] seja [...] seja expressa ideia de alternância e pode ser substituído por ou [...] ou [...]

(4)

Questão 08

Releia: “Com isso, pode-se observar melhor a articulação entre direito e sociedade que revela o direito enquanto regulador social.” (6º§) Assinale a alternativa que apresen- ta o termo enquanto empregado com o mesmo sentido ob- servado na passagem destacada do texto.

A) As universidades, enquanto instituições públicas, têm suas verbas garantidas pelo Estado.

B) Meu amigo é milionário, enquanto sua família depende da caridade alheia para sobreviver.

C) Enquanto João viaja pelo mundo fora, suas economias vão ficando cada vez mais escassas.

D) Enquanto almoçava, não tirava os olhos do celular para conferir o feed de suas redes sociais.

Questão 09

Analise as preposições destacadas nos seguintes fragmen- tos do texto.

I. “Essa pergunta foi feita por uma conciliadora [...]” (1º§) II. “[...] durante o interrogatório de uma mulher presa por

acusação de roubo, [...]” (2º§)

III. “O acesso à justiça pela linguagem é feito pela simplifica- ção da escrita jurídica, [...]” (9º§)

A preposição “por (pela)” estabelece, respectivamente, re- lações semânticas de

A) I. agente II. causa III. meio e modo B) I. direção II. restrição III. tempo e meio C) I. assunto II. meio III. instrumento e fim D) I. companhia II. condição III. lugar e modo

Questão 10

Releia esta passagem: “[...] primeiro, perguntar se todos os meses de pensão foram pagos e, em segundo lugar, se, havendo dívida, haveria vontade de cobrar essa dívida.”

(11º§). Considerando-se o contexto, o emprego do futuro do pretérito do modo indicativo na forma verbal destacada sinaliza:

A) Dúvida, já que não há probabilidade de o fato se concreti- zar no tempo presente.

B) Certeza, visto que se pode afirmar que o fato acontecerá em algum momento futuro.

C) Hipótese, pois se trata de um fato que poderá ocorrer, dependendo de uma condição.

D) Impossibilidade, uma vez que se trata de um fato futuro subordinado a um fato passado.

Questão 11

No trecho “Imediatamente me recordei do documentário

‘Justiça’ (2004), dirigido por Maria Ramos, que busca retra- tar o cotidiano de julgamentos criminais. Em uma das ce- nas do filme, durante o interrogatório de uma mulher presa por acusação de roubo, a promotora de justiça pergunta se

‘ela vivia da subtração do patrimônio alheio?’ e a resposta da mulher foi um sincero ‘ah?!’ ” (2º§), a autora faz uso de que recurso persuasivo para sustentar seu ponto de vista?

A) Ressalva.

B) Analogia.

C) Refutação.

D) Explicação.

Questão 12

Em qual item o sinônimo da palavra em destaque foi IN- CORRETAMENTE indicado?

A) “Em outros termos, a justiça deixa de ser uma noção in- tangível para se tornar parte da realidade pessoal e cole- tiva.” (10º§) (alcançável)

B) “Para que se alcancem soluções que, embora insatisfató- rias, sejam cumpridas, é necessário que seja viabilizada a sua compreensão.” (8º§) (possibilitada)

C) “Essa transformação na expressão jurídica pode parecer singela, mas ela representa uma profunda quebra de pa- radigma no que se entende por direito [...]” (11º§) (pa- drão)

D) “O acesso à justiça pela linguagem é feito pela simplifica- ção da escrita jurídica, seja pelo abandono do rebusca- mento típico do direito, seja pela incorporação de lingua- gem mais coloquial.” (9º§) (sofisticação)

Questão 13

Os pronomes destacados nas frases a seguir exercem fun- ção anafórica, ou seja, retomam uma ideia já mencionada no texto. Diante do exposto, assinale a alternativa que aponta o correto referente do pronome grifado.

A) “[...] exclui os ‘não iniciados’ no direito e preserva seu caráter elitista.” (3º§) (seu = não iniciados)

B) “Obstáculos financeiros, sociais e culturais impedem que as pessoas conheçam e reivindiquem seus direitos” (subtí- tulo do texto) (seus = das pessoas)

C) “Essas finalidades são mais bem atingidas quando as res- postas jurídicas são compreendidas além dos profissio- nais que foram juridicamente habilitados.” (8º§) (que = respostas jurídicas)

D) “Todo trabalho, carreira, profissão ou área de conheci- mento possui uma forma de comunicação, ritos, proce- dimentos e maneiras de agir que lhe são próprias.” (4º§) (lhe = forma de comunicação)

Questão 14

Selecione a alternativa que apresenta em seu enunciado uma concordância em DESACORDO com as prescrições da norma culta escrita.

A) “Para que se alcancem soluções que, embora insatisfató- rias, sejam cumpridas, é necessário que seja viabilizada a sua compreensão.” (8º§)

B) “Em relação ao direito, o formalismo da linguagem jurí- dica não deve mais ser analisado apenas a partir do aban- dono das categorias e práticas jurídicas, [...]” (4º§) C) “Todo trabalho, carreira, profissão ou área de conheci-

mento possui uma forma de comunicação, ritos, procedi- mentos e maneiras de agir que lhe são próprias.” (4º§) D) “As reações que aconteceram nessas situações – silêncio

e estranhamento – são normais em pessoas não forma- das ou não habituadas à linguagem jurídica, marcada por um elevado grau de formalismo e tecnicismo [...]” (3º§)

(5)

Questão 15

No texto, discutem-se as consequências negativas que o formalismo da linguagem jurídica pode acarretar à vida das pessoas que precisam reivindicar seus direitos na justiça.

Para mitigar os efeitos excludentes desse formalismo, algu- mas práticas podem ser adotadas. De acordo com o texto, qual afirmativa a seguir NÃO constitui um recurso de aces- sibilidade linguística?

A) Adotar linguagem mais coloquial, menos técnica e menos rebuscada nas audiências judiciais.

B) Utilizar recursos gráficos ou visuais para viabilizar o en- tendimento sobre a área do Direito.

C) Promover, no Direito, uma “iniciação” das pessoas que ignoram o jargão usado na área jurídica.

D) Considerar faixa etária, gênero, escolaridade e deficiên- cias para estabelecer interlocução eficaz.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Questão 16

O Sistema Operacional Windows possui diferentes ferra- mentas e recursos para monitorar e configurar melhor o computador. Em relação às ferramentas e recursos do Windows 10 é INCORRETO afirmar que:

A) O MsConfig é um aplicativo da Microsoft usado para alterar configurações, como, por exemplo, quais softwares serão iniciados com o Windows.

B) O Monitor de Recurso é um complemento do Microsoft Management Console (MMC) que oferece ferramentas para analisar o desempenho do sistema em um único console em tempo real.

C) A integridade de memória é um recurso de isolamento de núcleo. Ao ativar essa configuração, o usuário pode aju- dar a impedir que códigos maliciosos acessem processos de alta segurança no caso de um ataque.

D) O Desfragmentador de Disco pode ser usado para otimi- zar unidades e ajudar seu computador a funcionar me- lhor e inicializar mais rapidamente. Ele pode ser encon- trado em Ferramentas Administrativas do Windows.

Questão 17

Em relação ao conceito de “Protocolos” de comunicação da internet, analise as afirmativas a seguir.

1. Como decorrência, a maioria dos protocolos de aplicação 2. São implementados sobre TCP e não UDP (User Datagram

Protocol)

3. É o principal protocolo para as comunicações da Internet desde o começo das redes

4. O TCP é um acrônimo (abreviatura) para o termo Trans- mission Control Protocol

5. Pois a maior parte dos protocolos de aplicação necessita de transmissões seguras

Assinale a alternativa que ordena corretamente as frases acima e marque a opção correta.

A) 3, 4, 1, 2, 5.

B) 4, 3, 5, 1, 2.

C) 4, 3, 2, 1, 5.

D) 1, 2, 5, 4, 3.

Questão 18

Os bancos de dados e a sua tecnologia estão provocando um grande impacto no crescimento do uso de computadores. É viável afirmar que eles representam um papel crítico em qua- se todas as áreas em que os computadores são utilizados.

(ELMASRI e NAVATHE, 2019.)

Analise as afirmativas a seguir.

I. SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre diversos usuários e aplicações.

II. O DBA é responsável por autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso e adquirir recur- sos de software e hardware conforme a necessidade.

III. O projeto conceitual é uma descrição concisa dos requisi- tos de dados dos usuários e inclui detalhes dos tipos de entidade, relacionamentos e restrições; estes são expres- sos com o uso dos conceitos fornecidos pelo modelo de dados de alto nível.

Está correto o que se afirma em A) I, II e III.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

Questão 19

O Microsoft Excel é um editor de planilhas para computado- res que utilizam o Sistema Operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositi- vos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferra- mentas de cálculo e de construção de tabelas que, junta- mente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador.

(Disponível em:

https://artsandculture.google.com/entity/m052tr?hl=pt.)

Em relação à planilha do Excel 2019, em português, sendo utilizada em um Sistema Operacional Windows, analise as afirmativas a seguir.

I. O Excel não permite subtrair duas datas e muito menos subtrair textos; apenas dois números.

II. O Endereço Relativo no Excel é aquele que quando copi- ado se modifica ajustando-se à nova localização e o En- dereço Absoluto é aquele que permanece intacto quan- do copiado ou movido, ou seja, não sofre modificações.

III. No Excel pode-se criar fórmulas múltiplas, ou seja, mistu- rar mais de uma operação matemática dentro de uma mesma equação. No entanto, para realizar o cálculo, o Excel obedece a alguns níveis de prioridades, entre elas:

Prioridade 1: Exponenciação e Radiciação (vice-versa);

Prioridade 2: Multiplicação e Divisão (vice-versa); e, Prioridade 3: Adição e Subtração (vice-versa).

Está correto o que se afirma em A) I, II e III.

B) I, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

(6)

Questão 20

Muitos usuários consideram que usar um teclado externo com atalhos de teclado para Word ajuda a trabalhar com mais eficiência. Para usuários com deficiência visual ou proble- mas de mobilidade, os atalhos de teclado podem ser mais fáceis do que usar a tela sensível ao toque e são uma alterna- tiva essencial ao uso do mouse.

(Microsoft, 2021.)

Em relação aos atalhos usados no Word 2010, 2016 e 2019 para Windows, assinale a afirmativa correta.

A) O atalho Ctrl + J permite alinhar o texto à direita, enquan- to Ctrl + Alt + F permite inserir uma nota de rodapé.

B) O atalho Ctrl + Shift + F permite abrir um novo arquivo, enquanto o Ctrl + W permite configurar a cor do fundo.

C) O Ctrl + Shift + K é usado para controlar alterações de um texto; outra forma de fazer a mesma configuração usan- do o mouse é acessando a aba design.

D) O atalho Ctrl + Shift + G e a função F12 são dois importan- tes recursos do Word. O primeiro permite verificar as esta- tísticas do texto, enquanto o segundo permite “Salvar” o arquivo que está aberto.

CONHECIMENTOS GERAIS

Questão 21

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, am- pliar o número de seções e urnas eleitorais que estarão aptas a passar por auditoria nas eleições de outubro deste ano.

Pela resolução aprovada pelos ministros, mais locais de vo- tação e equipamentos vão passar pelo chamado teste de in- tegridade, que verifica se os votos digitados são os mesmos contabilizados na máquina. Segundo o presidente do tri- bunal, ministro Edson Fachin, o objetivo é ampliar a “máxi- ma fiscalização e transparência do processo eleitoral”.

(Disponível em:

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/03/29/tse- amplia-numero-de-secoes-e-urnas-aptas-a-passar-por-auditoria-nas- eleicoes.ghtml. Acesso em: 30/03/2022).

Em relação ao Sistema Político Brasileiro, analise as afirma- tivas a seguir.

I. O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos dis- tintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis”

(1748). Embasado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Esta- do em Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo eles exercidos, respectivamente, pelo Presidente da Repúbli- ca, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

II. No âmbito da administração, o Estado brasileiro é divido em três níveis de governo – federal, estadual e munici- pal. A partir da Constituição de 1988, os municípios são membros da Federação, tendo, assim, sua administração com níveis diferentes de autonomia. O Presidente da República possui autonomia para mandar em governa- dores e prefeitos, respeitando, dessa forma, o poder hierárquico brasileiro.

III. As leis criadas pelo Legislativo e as medidas provisórias editadas pelo poder legislativo podem ser vetadas ou sancionadas pelo Presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas” – a Câmara dos Deputados e o Senado.

Está correto o que se a firma em A) I, II e III.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

Questão 22

Coberto de pastagens verdejantes, o arquipélago dos Açores no meio do Atlântico em Portugal é um paraíso para as va- cas. Mas os milhares de pequenos terremotos que sacudi- ram a ilha vulcânica de São Jorge nos últimos dias estão dei- xando os produtores de leite preocupados. Vacas pastando podem ser vistas em todos os cantos de São Jorge, onde a fabricação do tradicional queijo de leite cru é a principal fonte de renda de muitas famílias. A produção de leite repre- senta entre 70% e 80% da economia da ilha. Mas os 211 produtores de leite estão com medo do impacto que os mais de 14.000 terremotos que atingiram a ilha desde 19 de março podem ter em seu gado e pastagens, bem como em seus bolsos.

(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia.

Acesso em: 30/03/2022.)

Os terremotos são abalos na crosta terrestre manifestados, sobretudo, pela acomodação da litosfera em áreas de en- contro entre duas placas tectônicas ou pela manifestação de alguma falha geológica. Os maiores terremotos da história que incluem, obviamente, somente aqueles que foram re- gistrados pelo ser humano, foram todos identificados em áreas onde as manifestações do tectonismo são muito co- muns, o que revela o fato de essas áreas serem muito mais instáveis geologicamente do que as demais.

(Disponível em: www.mundoeducacao.uol.com.br.)

Em relação aos terremotos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A América Latina é uma das regiões do globo vulnerá- veis à ocorrência de terremotos por ser localizada per- to das bordas de placas tectônicas.

( ) A magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto; está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.

( ) A intensidade sísmica se trata de uma medida qualita- tiva que descreve os efeitos produzidos pelos terremo- tos em locais da superfície terrestre.

Está correto o que se afirma em A) V, F, F.

B) F, F, V.

C) F, V, F.

D) V, V, V.

(7)

Questão 23

O deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) passou a noite em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, em Brasí- lia, para não colocar tornozeleira eletrônica, conforme de- terminado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Preso em fevereiro de 2021, após di- vulgar um vídeo com ameaças aos ministros do STF, Silveira passou por regime domiciliar, e foi solto definitivamente em novembro. Na ocasião, porém, o parlamentar foi submetido a uma série de medidas cautelares, incluindo a proibição de acesso a redes sociais e de contato com outros investigados nos inquéritos das fake news e das milícias digitais. Na deci- são, o ministro disse ainda que “o descumprimento injustifi- cado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e ime- diatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas- noticias/2022/03/30/daniel-silveira-passa-noite-na-camara-decisao-

moraes. Acesso em: 30/03/2022.)

São características das atuações e publicações das milícias digitais, EXCETO:

A) Publicações evidenciando compromisso com a verdade.

B) Publicações de ataques em “alto volume” e por múltiplos canais.

C) Promoção de ataques aos veículos tradicionais de difusão de informação e estímulo à polarização e ao acirramento do debate; a organização utiliza tal estrutura para atacar de forma anônima diversas pessoas.

D) Fenômeno mundial, correspondente a organizações digi- tais que atuam nas mídias sociais e em aplicativos de trocas de mensagem, com o objetivo de influenciar resul- tados políticos por meio de mentira, violência e intimida- ção por meios digitais.

Questão 24

Ucrânia alerta para risco de explosão na usina de Chernobyl

As Forças Armadas da Ucrânia alertaram para o risco de explosão de munições na usina nuclear de Chernobyl, que está sob o controle da Rússia desde 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão. A informação foi confirmada pela vice-pri- meira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas- noticias/2022/03/30/ucrania-alerta-para-risco-de-explosao-na-usina- de-chernobyl. Acesso em: 30/03/2022.)

Sobre o acidente nuclear de Chernobyl, assinale a afirmati- va INCORRETA.

A) O acidente foi em decorrência de uma falha humana no reator 4, durante sua manutenção.

B) O acidente favoreceu o fortalecimento da União Sovié- tica, demonstrando seu grande potencial bélico nuclear podendo ser um grande aliado na Guerra do Afeganistão.

C) Foi um desastre nuclear que aconteceu na Central Nu- clear de V. I. Lenin, usina nuclear que ficava em Pripyat, cidade localizada na União Soviética, atualmente Ucrânia.

D) A explosão do reator e o seu material radioativo ficaram expostos, resultando a exposição desse material lançado na atmosfera. A radiação atingiu as regiões próximas como a Bielorrússia e a Rússia (ambas faziam parte da União Soviética), além dos locais como Suécia, Áustria e, até mesmo, o Canadá.

Questão 25

Em relação à política de preços da Petrobras, assinale a afir- mativa INCORRETA.

A) A empresa tem como prática o chamado Preços por Pari- dade Internacional (PPI).

B) O pareamento ao preço internacional torna o custo dos derivados de petróleo mais constante, apesar dos reajus- tes serem mais frequentes, a oscilação do dólar é menos discrepante.

C) As refinarias da Petrobras vendem os derivados como diesel, gasolina e gás liquefeito para as empresas distri- buidoras vinculando os preços dos derivados de petróleo nas refinarias de acordo com comportamento do preço do produto em dólares no mercado internacional.

D) Com a política da paridade, a empresa obteve resultados positivos conseguindo superar a crise econômica sofrida nos últimos anos; momentos em que ficou desalinhada ao mercado internacional trazendo prejuízos e aumen- tando o endividamento, e, consequentemente, obteve menor atuação na exploração de petróleo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS LEGISLAÇÃO

Questão 26

Sobre a Lei nº 4.056/2007, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Itabira e dá outras pro- vidências, assinale a afirmativa correta.

A) Pelo nascimento de filho ou adoção, o servidor terá direi- to à licença-paternidade de cinco dias consecutivos.

B) A contratação temporária por excepcional interesse pú- blico reger-se-á pelo próprio Estatuto dos Servidores Pú- blicos Municipais.

C) A penalidade disciplinar de suspensão será aplicada no caso de incontinência pública e conduta escandalosa pra- ticada pelo servidor.

D) Além dos vencimentos e vantagens previstos na Lei, será deferida ao servidor gratificação pelo exercício em Co- missão Permanente de Sindicância e Processo Adminis- trativo Disciplinar e Especial.

Questão 27

Assinale, a seguir, a alternativa que, de acordo com a Lei Orgânica do município de Itabira/MG, apresenta uma hipó- tese de competência privativa do município.

A) Elaborar e executar as diretrizes orçamentárias, orça- mento anual e o orçamento plurianual de investimentos.

B) Promover, fiscalizar e controlar a apuração de responsa- bilidade por dano ao meio ambiente e ao consumidor, bem como a bens e direitos de valor artístico, histórico, turístico e paisagístico.

C) Promover adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e ocupa- ção do solo urbano, a par de outras limitações urbanísti- cas gerais, observadas as diretrizes do plano diretor.

D) Promover e executar programas de construção de mora- dias populares e garantir em nível compatível com a digni- dade da pessoa humana, a melhoria das condições habita- cionais, de saneamento básico e de acesso ao transporte.

(8)

Questão 28

À luz do que dispõe o plano de cargos, carreiras e venci- mentos dos servidores públicos da Câmara Municipal de Itabira, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A função gratificada deverá ser exercida somente por servidores efetivos.

B) O servidor ocupante de cargo em comissão não terá di- reito ao recebimento de horas extras trabalhadas.

C) A progressão é a passagem do servidor de uma classe para aquela imediatamente superior do mesmo cargo ocupado e da mesma carreira.

D) A revisão geral da remuneração dos servidores efetivos e/ou comissionados da Câmara será feita sempre na mes- ma data em que ocorrer o reajustamento dos servidores do Poder Executivo.

Questão 29

Tendo como referência o Regimento Interno da Câmara Municipal de Itabira, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) É atribuição do Presidente da Câmara, além de outras estabelecidas no Regimento Interno, prestar ao Tribunal de Contas do Estado, cada ano, as contas das despesas da Câmara relativas ao ano anterior.

B) Compete ao Presidente da Câmara promulgar as resolu- ções, bem como as leis que receberem sanção tácita e aquelas, cujo veto tiver sido rejeitado pelo Plenário e não tiverem sido sancionadas pelo Prefeito.

C) Compete privativamente ao Presidente da Câmara pro- por projetos de resolução que visem a criação, transfor- mação ou extinção de cargos e funções públicas da Secre- taria da Câmara, bem como fixar-lhes a remuneração.

D) O Presidente da Câmara somente votará: na eleição da Mesa Diretora; quando for secreto o voto; nos casos em que se exigir o voto de dois terços dos membros da Câ- mara; e, quando houver empate em qualquer votação no Plenário.

Questão 30

Assinale a alternativa INCORRETA.

A) As disposições da Lei de Improbidade Administrativa são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.

B) Não estão sujeitos às sanções previstas na Lei de Improbi- dade Administrativa os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja cria- ção ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual.

C) Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado não respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica, salvo se, comprovadamente, houver participa- ção e benefícios diretos, caso em que responderão nos limites da sua participação.

D) No que se refere a recursos de origem pública, sujeita-se às sanções previstas na Lei de Improbidade Administra- tiva o particular, pessoa física ou jurídica, que celebra com a Administração Pública convênio, contrato de re- passe, contrato de gestão, termo de parceria, termo de cooperação ou ajuste administrativo equivalente.

CONHECIMENTOS DO CARGO

Questão 31

Considere um município brasileiro com 119.000 habitan- tes, quando da realização das eleições em 2020, e 121.000 habitantes em 2022. No ano de 2023, o número de vereado- res para composição da Câmara Municipal, mediante emen- da à Lei Orgânica:

A) Pode ser reduzido para 15 vereadores.

B) Pode ser ampliado para 21 vereadores.

C) Deve ser de, no mínimo, 17 vereadores.

D) Deve ser de, no mínimo, 19 vereadores.

Questão 32

“O total da despesa da Câmara Municipal de Itabira não poderá ultrapassar o percentual de _____, relativo ao so- matório, efetivamente realizado no exercício anterior, da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do Art. 153 e nos Arts. 158 e 159 da Constituição, ___________

os subsídios dos vereadores e ___________ os gastos com inativos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A) 6% / incluídos / incluídos B) 5% / excluídos / incluídos C) 5% / excluídos / excluídos D) 6% / incluídos / excluídos

Questão 33

A Câmara de Vereadores do Município Alfa aprovou Proje- to de Lei que determina aplicação de multa de R$ 50.000,00 a estabelecimentos comerciais que descumpram regra do Código de Posturas que proíbe a colocação de quaisquer placas, mesas, cadeiras ou outros objetos sobre o piso tátil destinado aos deficientes visuais nas calçadas públicas locais. Podemos afirmar que a norma aprovada:

A) Fere o poder disciplinar estadual.

B) Ofende o poder hierárquico estadual.

C) Decorre do poder tributário do município.

D) Dispõe sobre regras do poder de polícia municipal.

Questão 34

Um cidadão pretendia acompanhar uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Município Alfa. No guichê de informações daquela casa legislativa, o cidadão foi bar- rado, sob a alegação de que não poderia adentrar o recinto vestindo roupas surradas e calçando chinelos velhos. O ci- dadão argumentou que não tinha outra vestimenta, no que foi distratado pelo servidor da Câmara e expulso do prédio público ao olhar de todos que estavam em volta. A cena foi gravada e postada em redes sociais, causando verdadeiro burburinho na pequena cidade. Em caso de pedido de inde- nização pelos eventuais danos morais sofridos, fundado na responsabilidade civil estatal, a ação judicial deverá ser proposta:

A) Em face do município Alfa.

B) Em face da Câmara Municipal.

C) Contra o servidor que realizou o atendimento.

D) Contra o indivíduo que expôs a cena nas redes sociais.

(9)

Questão 35

O município Alfa aposentou um servidor efetivo da Câmara Municipal sob o fundamento de aposentadoria voluntária, após regular processo de aposentação, na exata data em que completou 75 anos de idade. O Tribunal de Contas do Estado, no processo de homologação, constatou que o servidor poderia se aposentar; todavia, o fundamento seria a aposentadoria compulsória, visto que não havia comple- tado dez anos de serviço público naquela data. Conside- rando que o Tribunal de Contas tenha determinado o apro- veitamento do ato administrativo, este deverá ocorrer por meio de:

A) Reversão.

B) Anulação.

C) Conversão.

D) Ratificação.

Questão 36

No que se refere à personalidade e à capacidade, nos mol- des do Código Civil, depende de averbação em registro pú- blico:

A) Sentença declaratória de ausência.

B) Interdição por incapacidade relativa.

C) Ato judicial que reconhece a filiação.

D) Emancipação outorgada por sentença judicial.

Questão 37

No ano de 2021, a empresa X, com sede no município Beta, prestou serviço de administração de cartão de crédito no município Gama, local em que está situado seu cliente Y. A quem caberá o recolhimento da arrecadação do ISS daque- le ano?

A) Ao município Beta.

B) Ao município Gama.

C) 15% do produto da arrecadação pertencerá ao município Gama e 85% ao município Beta.

D) 33,5% do produto da arrecadação pertencerá ao municí- pio Beta e 66,5% ao município Gama.

Questão 38

A Constituição da República de 1988 prevê que “a organiza- ção político-administrativa da República Federativa do Bra- sil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constitui- ção”. Tendo em vista a repartição de competências legis- lativas estabelecida entre os entes da federação, cabe ao município legislar sobre:

I. Procedimentos em matéria processual.

II. Trânsito e transporte.

III. Serviço postal.

IV. Horário de funcionamento de estabelecimento comer- cial nas vias públicas.

V. A instituição de guardas municipais destinadas à prote- ção de seus bens, serviços e instalações.

Está correto o que se afirma apenas em A) I e IV.

B) II e V.

C) II e III.

D) IV e V.

Questão 39

O prefeito Paulo, pretendendo estimular a prática da ativi- dade física no município em que exerce seu mandato, decide reduzir a alíquota do Imposto Sobre Serviços inci- dente sobre academias de ginástica e, assim, incentivar a abertura de novos estabelecimentos do ramo na locali- dade. O benefício, todavia, resultará em carga tributária menor do que a decorrente da aplicação da alíquota mí- nima estabelecida na Lei Complementar que dispõe sobre o ISS. De acordo com a legislação em vigor que versa sobre a improbidade administrativa, qual é a categoria do ato praticado pelo prefeito?

A) Prejuízo ao erário.

B) Aplicação indevida de benefício financeiro.

C) Concessão indevida de benefício tributário.

D) Atentatório aos princípios da Administração Pública.

Questão 40

João deixou de pagar o IPTU incidente sobre o imóvel ur- bano de sua propriedade referente ao ano de 2011. Em função do inadimplemento, a Fazenda Municipal moveu, em 2015, ação de execução fiscal, exigindo o crédito consti- tuído. Determinada a citação no mesmo ano, o devedor não é encontrado e não são identificados bens em seu no- me. Dá-se o sobrestamento do processo com a intimação da Fazenda. Deste fato é decorrido um ano, até que o Juiz ordena o arquivamento do feito e intima o município.

Transcorrido o ano de 2021, é possível afirmar que:

A) É possível decretar a prescrição intercorrente, desde que alegada pela Fazenda, posto que o crédito tributário se extinguiu em 2020.

B) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, após a intimação da Fazenda, uma vez que o crédito tri- butário se extinguiu em 2021.

C) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, dispensada a intimação da Fazenda, posto que o crédito tributário se extinguiu em 2020.

D) É possível decretar a prescrição intercorrente de ofício, dispensada a intimação da Fazenda, posto que o crédito tributário se extinguiu em 2021.

(10)

PROVA DISCURSIVA (PARECER JURÍDICO)

ORIENTAÇÕES GERAIS

 A Prova Discursiva (Parecer Jurídico) é de caráter eliminatório e classificatório, constituída de um Parecer Jurídico queserá avaliado na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

 A resposta à Prova Discursiva (Parecer Jurídico) deverá ser manuscrita em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente, de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas.

 A Prova Discursiva (Parecer Jurídico) terá extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 60 (sessenta) linhas, sendo desconsiderado para efeito de avaliação qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

 O candidato receberá nota zero na Prova Discursiva (Parecer Jurídico) em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado, de não haver texto, de manuscrever em letra ilegível ou de grafar por outro meio que não o determinado (...), bem como no caso de identificação em local indevido.

 Para efeito de avaliação da Prova Discursiva (Parecer Jurídico) serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

(A) ASPECTOS MACROESTRUTURAIS 14 pontos

ABORDAGEM DO TEMA E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

Neste critério serão avaliados: pertinência de exposição relativa ao problema, à ordem de desenvolvi- mento proposto e ao padrão de resposta, conforme detalhamento a ser oportunamente publicado.

(B) ASPECTOS MICROESTRUTURAIS 6 pontos

Indicação de um erro para cada ocorrência dos tipos a seguir:

1. Conectores (sequenciação do texto). 2. Correlação entre tempos verbais. 3. Precisão vocabular. 4.

Pontuação. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência nominal e verbal. 7. Colocação pronominal. 8.

Vocabulário adequado ao texto escrito. 9. Ortografia. 10. Acentuação.

OS ERROS TEXTUAIS OBEDECERÃO AOS CRITÉRIOS A SEGUIR:

Número de erros Pontuação

Nenhum 6,00

De 1 a 5 5,60

De 6 a 10 5,20

De 11 a 15 4,80

De 16 a 20 4,40

De 21 a 25 4,00

De 26 a 30 3,60

De 31 a 35 3,20

De 36 a 40 2,80

De 41 a 45 2,40

De 46 a 50 2,00

De 51 a 55 1,60

De 56 a 60 1,20

De 61 a 65 0,80

De 66 a 70 0,40

Acima de 70 0,00

OBSERVAÇÕES QUANTO AOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO:

1. Por linha efetivamente escrita, entende-se a linha com no mínimo duas palavras completas, excetuando-se preposições, conjunções e artigos.

2. O padrão de resposta será divulgado com o resultado preliminar da Prova Discursiva (Parecer Jurídico).

Analise os seguintes questionamentos do Presidente da Câmara de Vereadores do Município Alfa:

1. “Quais são os possíveis vícios de um decreto regulamentador de lei municipal, no que tange aos seus elementos de validade?”

Cite os elementos e defina, sucintamente, cada um.

2. “É possível convalidar um ato administrativo normativo que apresente desvio de poder?” Responda de forma fundamentada.

3. “É possível revogar uma portaria por vício quanto ao seu objeto?”

Na qualidade de Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores do Município Alfa, redija um parecer respondendo e funda- mentando de maneira completa aos questionamentos, observada a estrutura adequada da peça e manifestando sua opinião técnica quanto ao solicitado, à luz do ordenamento jurídico brasileiro vigente. Não apresente as respostas em tópicos avulsos; redija texto claro, coeso e concatenado.

(11)

PROVA DISCURSIVA (PARECER JURÍDICO)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(12)

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

(13)
(14)
(15)
(16)

É necessário o uso de máscara durante toda a prova. O álcool em gel se encontra disponível para o uso dos candidatos.

1. Somente será permitida a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa.

2. É proibida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos bem como a utilização de máquinas calcu- ladoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não será permitido o candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhi- mento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográ- fica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo, pulseiras ou braceletes magnéticos (ainda que terapêuticos) e similares, etc., o que não acarreta em qualquer responsabilidade do Instituto Consulplan sobre tais equipamentos.

3. Com vistas à garantia da segurança e da integridade do Concurso Público, no dia da realização das provas escritas, os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais na entrada e na saída dos sanitários.

4. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha para os cargos de nível superior completo e 35 (trinta e cinco) questões para o cargo de nível médio completo. Será aplicada prova discursiva, constituída de 1 (um) parecer jurídico para os cargos de Analista Legislativo e Procurador Jurídico.

5. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas contém o número de questões previsto, se corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e na Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva) estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou, ainda, detenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal de aplicação.

6. As provas terão duração de 4h30min para cargos de Analista Legislativo e Procurador Jurídico; e 3h00min para os demais cargos. Este período abrange a assinatura, assim como a transcrição das respostas para o Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva).

7. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A a D) e uma única resposta correta. Ao terminar a prova, o candidato, obrigatoriamente, deverá devolver ao fiscal de aplicação o Cartão de Respostas (Gabarito) e a Folha de Textos Definitivos (Prova Discursiva) devidamente assinado em local específico.

8. Os fiscais de aplicação não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

9. Não é permitida a anotação de informações relativas às respostas (cópia de gabarito) no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) ou em qualquer outro meio.

10. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas escritas levando o Caderno de Provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato poderá se retirar do local de realização das provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização; contudo, não poderá levar consigo o seu Caderno de Provas.

11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso algum desses candidatos insista em sair do local de aplicação das provas antes de autorizado pelo fiscal de aplicação, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, assinado pelo candidato e testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal de aplicação e pelo Coordenador da Unidade de Provas, para posterior análise a ser realizada pela Comissão de Acompanhamento do Concurso Público.

RESULTADOS E RECURSOS

- Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, a partir das 16h00min da segunda-feira subsequente à realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 3 (três) dias úteis, a partir do dia subsequente ao da divulgação (terça-feira), em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

- A interposição de recursos poderá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, pelo candidato, ao fornecer os dados referentes à sua inscrição, apenas no prazo recursal, ao Instituto Consulplan, conforme disposi- ções contidas no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público.

Referências

Documentos relacionados

Nacionais - COMAN - CBPF Interacionais - CERN Interacionais - LIP Lisboa Laboratório de Eletrônica.. Fonte

Com isso, a Prefeitura de João Pessoa garante recursos para as áreas de maior interesse da população, como a implantação dos programas de educação e saúde,

Propriedades da Barra de Tarefas, do Menu Iniciar e do Gerenciador de tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar Programa e configurar,

• JATA com esta garantia, aumenta de 2 para 3 anos a garantia geral, sem custo algum para o utilizador. * Os 20 dias e a Garantia Plus, apenas são aplicáveis em Portugal

Realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar,

Rever os recortes significativos trazidos por Melloni – a proximidade entre psicanálise e psiquiatria, o parentesco daquela com a higiene e a eugenia, os ecos dessa proximidade

Portanto, tendo em vista esse grande desafio que a tecnologia impõe às estratégias de preservação digital, e devido à complexidade e à especifi- cidade do documento

Os princípios jurídicos como princípios constitucionais têm a mais alta normatividade do sistema jurídico. Isto fez com a antiquíssima postura que conferia aos