• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO. Código: ICIAG Período/Série: 6º Turma: ENGF (Híbrida)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO. Código: ICIAG Período/Série: 6º Turma: ENGF (Híbrida)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Ins tuto de Ciências Agrárias

Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: 34 2512-6700 - www.iciag.ufu.br - iciag@ufu.br

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO

Componente

Curricular: MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Código: ICIAG 32508 Período/Série: Turma: ENGF (Híbrida)

Carga Horária: Natureza:

Teórica: 30 Prá ca: 30 Total: 60 Obrigatória:(X ) Opta va: ( ) Professor(A): PAULA CRISTINA NATALINO RINALDI Ano/Semestre: 2021/1

Observações:

a. E-mail institucional do docente: paularinaldi@ufu.br

b. Disciplina ministrada de forma híbrida e segue em conformidade com a Resolução nº 32/2021 do CONSELHO DE GRADUAÇÃ O que regulamenta a organização e oferta de componentes curric ulares na forma híbrida na UFU durante a situação de emergência decorrente da pandemia COVID-19.

c. A disciplina acompanha o calendário acadêmico aprovado pela Resolução nº 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO e est á autorizada pela Resolução nº 17/2021 do CONSELHO UNIVE RSITÁRIO, que dispõe sobre o formato da oferta dos component es curriculares na UFU para o semestre letivo 2021/1.

d. O material para estudo durante as atividades remotas será dispon ibilizado de forma digital.

e. Questões relativas ao ambiente de estudo do(a) discente, bem co mo equipamentos, softwares, energia elétrica e afins são de excl usiva responsabilidade do(a) discente.

f. Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente d as normas estabelecidas nesse plano e na resolução nº 25/2020 d o CONGRAD.

g. O(a)s discentes devem conferir o Regimento Geral da Universid ade Federal de Uberlândia (http://www0.ufu.br/documentos/legi slacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), especialmente no que di z respeito a fraudes ou comportamento fraudulento observados n o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

2. EMENTA

(2)

Histórico. Motores. Tratores agrícolas e florestais, máquinas e equipamentos florestais:

características e desempenho. Sistemas de transmissão de potência e torque.

Manutenção de máquinas e implementos. Segurança e ergonomia. Mecanização e equipamentos de colheita e transporte florestal. Máquinas e equipamentos para operações de construção de estradas e ramais de colheita. Manejo e condução de tratores agrícolas e florestais. Projeto de mecanização de atividades florestais.

3. JUSTIFICATIVA

A situação atual e os cenários que se desenham, apontam para a necessidade do

profissional da área Engenharia Florestal preparar-se para aplicar seus conhecimentos e habilidades em tecnologia, redução de custos e aumento no rendimento da floresta, que venham a disponibilizar soluções ao produtor e à sociedade. A utilização correta das máquinas pode atender a estes requisitos, de introdução de tecnologia no campo, redução de custos e maiores rendimentos. Além disso, há uma grande

interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como a entomologia,

fitopatologia, plantas daninhas, entre outras. Os novos profissionais deverão atuar em consonância com as novas tendências do mercado de trabalho, e sistemas de manejo adotados, transplantio, convencional ou cultivo mínimo, seja como empreendedores, de forma autônoma, ou nas empresas do setor, mas sempre com a preocupação de oferecer serviços de alta importância e relevância à comunidade. Deste modo, esta disciplina oferece orientação e ferramental necessários ao direcionamento desses profissionais, de modo que tenham condições de exercer sua profissão e explorar ao máximo os recursos, mas também irá orientá-los para a importância da responsabilidade ambiental.

4. OBJETIVO

Obje vo Geral:

Capacitar o aluno para a utilização correta e adequada máquinas e equipamentos utilizados no processo de produção florestal.

Obje vos Específicos:

Capacitar o aluno para a utilização correta e adequada máquinas e equipamentos utilizados no processo de produção florestal.

5. PROGRAMA

Semanas Período Conteúdo Programático

1 29/11 a 03/12 Apresentação disciplina/Aula introdutória

Tratores

(3)

2 06/12 a 10/12 Cont. Tratores

Apresentação/discussão dos vídeos do conteúdo tratores

3 13/12 a 17/12

Motores de combustão interna - Partes e apresentação de video

Cont. motores de combustão interna - Funcionamento/Apresentação de vídeos

4 20/12 a 22/12

Cruzamento de válvulas/Sistema dos motores/Apresentação de vídeos

PRIMEIRA PROVA

5 05/01 a 07/01 Lastro e Bitola

Pneus e apresentação dos vídeos/gravação

6 10/01 a 14/01 Manutenção

Cont. manutenção e lubrificação/apresentação dos vídeos

7 17/01 a 21/01

Cont. apresentação vídeos/tira dúvidas para a prova Aulão presencial (prático) de todo o conteúdo prático anteriormente abordado

8 24/01 a 28/01 Aulão presencial (prático) de todo o conteúdo prático anteriormente abordado

9 31/01 a 04/02

Mecanismos de transmissão de potência e sistema de transmissão tratores

Cont. sistema de transmissão e apresentação de vídeos

10 07/02 a 11/02 Preparo do solo (arado e grade)

Prática (presencial) - Preparo do solo (arado e grade)

(4)

11 14/02 a 18/02

Preparo do solo (demais implementos)

Aula Prática (presencial) - subsolador, escarificador, sulcador e enxada rotativa

12 21/02 a 25/02 SEGUNDA PROVA

Capacidade operacional e resolução dos exercícios

13 03/03 a 04/03

Adequação trator-implemento e resolução de exercícios Prática (presencial) – Determinação da capacidade e eficiência operacional

14 07/03 a 11/03 Máquinas para plantio

Prática (presencial) - Semeadora

15 14/03 a 18/03

Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários Prática (presencial) - Regulagem e calibração de pulverizadores

16 21/03 a 25/03

Custos operacionais

Máquinas para aplicação de corretivos e fertilizantes/semeadora

ENTREGA DO PROJETO DE DIMENSIONAMENTO

17 28/03 a 01/04 TERCEIRA PROVA

PROVA SUBSTITUTIVA/Divulgação dos resultados

Os esclarecimentos de dúvidas (síncrona remota,) fora dos horários de aula, para a elaboração do projeto de dimensionamento será utilizado para complementar as 18 semanas. Além disso, disponibiliza-se horário para esclarecimento de dúvidas antes e após as avaliações.

6. METODOLOGIA

(5)

O conteúdo teórico (30 horas) será ministrado totalmente de forma síncrona a partir da apresentação dos slides em power point e resolução de exercícios, estimulando o diálogo, o pensamento crítico e a reflexão sobre a relevância do tema abordado. O material utilizado em aula será disponibilizado na plataforma moodle e, objetivando complementar, também serão disponibilizados livros digitais.

Os temas das aulas serão relacionados aos aspectos cotidianos, compreendendo a complexidade e a interdisciplinaridade do assunto ao conteúdo de outras áreas do conhecimento.

O conteúdo prático (30 horas) será exposto por meio de vídeos gravados pela

professora, mostrando as partes, regulagens, funcionamento e manuseio das máquinas e implementos listados no conteúdo teóricos e por vídeos disponíveis em canais como youtube e arquivos da professora até o dia 17 de janeiro. A partir da referida data, as aulas práticas serão presenciais no campo (ar livre), Unidade Araras.

Para a realização das atividades presenciais, no campo, deverão ser cumpridas as normas propostas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU e o Protocolo Interno de Biossegurança do ICIAG (PIB da Unidade Acadêmica).

Os recursos didáticos utilizados serão um programa de webconferência, material disponibilizado no moodle, vídeos/gravações e sugestão de livros físicos e digitais.

Os conteúdos que tiverem cálculos serão realizados exercícios de fixação de forma síncrona e disponibilizado listas de exercícios que os alunos deverão realizar de forma assíncrona e, cabendo a eles, procurarem a professora em caso de dúvidas, em horário a combinar.

Será solicitado um projeto de dimensionamento que deverá ser enviado exclusivamente via moodle até o dia 22/03/2022 às 09 horas. Não será aceito, em hipótese alguma, o envio por email ou fora da data e horário previsto. O sistema impossibilitará o envio após a referida data e horário.

A professora realizará chamada ao terminar a exposição dos conteúdos teóricos e práticos devendo o aluno responder por meio da sua voz, sendo assim, os estudantes devem manter seu microfone em prefeitas condições de uso.

O atendimento ao estudante ocorrerá de maneira remota, com data e horário definidos nas primeiras semanas de aula em função da disponibilidade dos estudantes e da professora.

As avaliações serão realizadas de forma síncrona no horário de aula e a professora se

manterá em uma sala virtual para esclarecimentos de dúvidas, mas a interpretação das

questões é de responsabilidade do estudante. As questões serão embaralhadas entre si e

(6)

o estudante deve ter certeza da sua resposta para passar para a questão seguinte, pois o mesmo após finalizar a questão não poderá retornar àquela anteriormente respondida.

A prova substitutiva se destina aqueles estudantes que perderam uma das avaliações e substituirá apenas uma das três avaliações, devendo procurar os meios legais para ter direito a realiza-la e posteriormente comunicar a professora que fará a prova

substitutiva. Caso o estudante perca mais de uma avaliação, além de procurar os meios legais, deverá procurar a professora para que ambos escolham um melhor dia e horário para a realização da prova a ser substituída. O valor da prova substitutiva

corresponderá o valor daquela não realizada pelo estudante e o conteúdo será acumulativo do semestre.

7. AVALIAÇÃO

Serão realizadas quatro avaliações durante o semestre, sendo aprovados os alunos que obtiverem média semestral (MS) maior ou igual a 60,0 (sessenta vírgula zero) e

frequência mínima de 75% de presença na plataforma de acesso. As provas teóricas poderão discursivas, múltipla escolha, associativa ou outra que se achar aplicável, com tempo de duração estipulado pelo docente no moodle (sempre dentro do horário da aula síncrona).

P1=Primeira prova teórica semestral – Data: 22/12/2022 P2=Segunda prova teórica semestral – Data: 22/02/2022 P3=Terceira prova teórica semestral – Data: 28/03/2022

PR = Projeto de dimensionamento – Data: 22/03/2022 (prazo máximo – até às 09 horas) OS = Prova substitutiva – Data: 29/03/2022

MS=Soma Semestral

MS=(P1+P2+P3+PR); Quando MS ≥ 60,0 – Aprovado.

Quando MS ≤ 59,9 – Reprovado.

Data das provas:

P1= valor de 25 pontos.

P2= valor de 30 pontos.

P3= valor de 30 pontos.

(7)

PR= valor de 15 pontos.

8. BIBLIOGRAFIA Básica

MACHADO, A. L. T. et al. Máquinas para preparo do solo, semeadura, adubação e tratamentos culturais. 2. ed. Pelotas: UFPel, 2005.

MIALHE, L. G. Máquinas agrícolas para plantio. Campinas, SP: Millennium, 2012.

PORTELLA, J. A. Colheita de grãos mecanizada: implementos, manutenção e regulagem. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2000.

Complementar

CARVALHO, L. C. D.; MOREIRA JUNIOR, W. M. M. Manutenção de tratores agrícolas. [S. l]: LK Editora, 2007.

MINGUELA, J. V.; CUNHA, J. P. R. A. Manual de aplicação de productos fitossanitários. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2010.

SILVEIRA, G. M. Máquinas para plantio e condução das culturas. Viçosa, MG:

Aprenda Fácil, 2001.

SILVEIRA, G. M. Os cuidados com o trator. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2001.

Portella, J. A. Semeadoras para plantio direto. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2001.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

Referência: Processo nº 23117.069740/2021-91 SEI nº 3141493

Referências

Documentos relacionados

Verificado por: Isabel Gonçalves Página: 48 MAPA DO PROCESSO Bolsas de Estudo Responsável Identificação Quando se procede / prazo Como se procede Resultado/ registo

 Ambiente interno: Elementos de dentro da organização, que estão sob controle do administrador, como os recursos, a produção, as pessoas, etc.  Ambiente externo:

AULA INTRODUTORIA Áudio ⁄ aula + Video ⁄ aula + Avaliação no Moodle 3 pontos ⁄ 2h20m Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS Dia: 26⁄10⁄20 Horário: 08:50 2 pontos ⁄ 1h40m

As reações de hipersensibilidade tipo I são mais comumente associadas à administração de plasma, pois este contém aloantígenos como albumina e outras proteínas

Simone Telles Martins RAMOS (Centro Paula Souza / FATEC Ipiranga) Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência vivenciada no processo de elaboração do Teste de

A  metacognição tem  sido apontada na literatura como  um  recurso capaz de aprimorar a aprendizagem, melhorando o  desempenho  dos  estudantes  na  resolução 

Segundo Byram, Gribkova e Starkey (2002), os alunos falantes interculturais, ou mediadores, que possuam identidades múltiplas ou complexas devem evitar um

Neste sentido, o grupo de pesquisa matE² ( Educação e Educação Matemática cujo objetivo é problematizar dimensões subjacentes às temáticas currículo, trabalho docente,