• Nenhum resultado encontrado

FOLHA DE ROSTO ORIENTATIVA PARA PROVA OBJETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHA DE ROSTO ORIENTATIVA PARA PROVA OBJETIVA"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

LEIA AS ORIENTAÇÕES COM CALMA E ATENÇÃO!

INSTRUÇÕES GERAIS

● Atenção ao tempo de duração da prova, que já inclui o preenchimento da folha de respostas.

● Cada uma das questões da prova objetiva está vinculada ao comando que imediatamente a antecede e contém orientação necessária para resposta. Para cada questão, existe apenas UMA resposta válida e de acordo com o gabarito.

● Faltando uma hora para o término do simulado, você receberá um e-mail para preencher o cartão- resposta, a fim de avaliar sua posição no ranking. Basta clicar no botão vermelho de PREENCHER GABARITO, que estará no e-mail, ou acessar a página de download da prova. Você deve fazer o cadastro em nossa plataforma para participar do ranking. Não se preocupe: o cadastro é grátis e muito simples de ser realizado.

Se a sua prova for estilo Certo ou Errado (CESPE/CEBRASPE):

marque o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Se optar por não responder a uma determinada questão, marque o campo “EM BRANCO”. Lembrando que, neste estilo de banca, uma resposta errada anula uma resposta certa.

Obs.: Se não houver sinalização quanto à prova ser estilo Cespe/Cebraspe, apesar de ser no estilo CERTO e ERRADO, você não terá questões anuladas no cartão-resposta em caso de respostas erradas.

Se a sua prova for estilo Múltipla Escolha:

marque o campo designado com a letra da alternativa escolhida (A, B, C, D ou E). É preciso responder a todas as questões, pois o sistema não permite o envio do cartão com respostas em branco.

● Uma hora após o encerramento do prazo para preencher o cartão-resposta, você receberá um e-mail com o gabarito para conferir seus acertos e erros. Caso você seja aluno da Assinatura Ilimitada, você receberá, com o gabarito, a prova completa comentada – uma vantagem exclusiva para assinantes, com acesso apenas pelo e-mail e pelo ambiente do aluno.

Em caso de solicitação de recurso para alguma questão, envie para o e-mail:

treinodificil_jogofacil@grancursosonline.com.br.

Nossa ouvidoria terá até dois dias úteis para responder à solicitação.

Desejamos uma excelente prova!

(2)

SENADO FEDERAL – POLICIAL LEGISLATIVO – ESPANHOL

Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento válido para a correção da sua prova.

Em seu caderno de prova, caso haja opção(ões) constituída(s) pela estrutura Situação hipotética:... seguida de Assertiva:..., os dados apresentados como situação hipotética deverão ser considerados premissa(s) para o julgamento da assertiva proposta.

Eventuais espaços livres – identificados ou não pela expressão “Espaço livre” – que constarem deste caderno de prova pode- rão ser utilizados para rascunhos.

Baseado no formato de prova

� aplicado pela banca Cebraspe

LÍNGUA PORTUGUESA

Lucas Lemos Tragédia brasileira

1 Misael, funcionário da fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa,– prostituta com sífilis, dermatite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida,

5 instalou-a em um sobrado no Estácio, pagou médico, den- tista, manicura… Dava tudo quanto ela queria.

Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arran- jou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso:

10 mudou de casa.

Viveram três anos assim.

Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

Os amantes moravam no Estácio, Rocha, Catete, Rua

15 General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos…

Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de

20 sentidos e inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

BANDEIRA, M. (com adaptações)

1 Conclui-se que, depois de suportar a traição por durante três anos, Misael decidiu mudar de casa.

2 Subentende-se que Maria Elvira não soube desfrutar das re- galias oferecidas por Misael, já que foi assassinada por ele.

3 Está claro, no texto, que Misael somente acreditou que era traído por Maria Elvira quando decidiu matá-la.

4 Pode-se inferir que o título antecipa o crime do qual Maria Elvira é vítima.

5 Quanto à tipologia, o texto classifica-se como, predomi- nantemente, descritivo, pois o objetivo é caracterizar a Ma- ria Elvira.

6 Em “Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Mi- sael mudava de casa.” (l. 12-13), há uma relação semânti- ca de tempo.

7 Tendo em vista as relações entre termos da oração, em

“Viveram três anos assim.” (l. 11), o sujeito classifica-se como elíptico.

8 Em “(…), matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída decúbito dorsal, (…)” (l. 20-21), a colocação do prono- me destacado foi utilizada de forma adequada.

9 A expressão “funcionário da fazenda” (l. 1) tem natureza ex- plicativa e faz referência ao termo anterior.

10 A supressão da vírgula empregada nas linhas 7 e 8 acarretaria incorreção ao texto.

Homem olhando o mar

1 Ela carregava a pasta contra o peito, e caminhava com estudada displicência – o que, de certo modo, disfarçava a deselegância do uniforme. Deu uma corridinha para atraves- sar a rua e depois se compenetrou, tentando fazer-se adulta.

5 Logo se distraía, de vitrine, com seu próprio corpo que pas- sava, refletido no vidro – às vezes estacando para olhar um vestido, uma bolsa, um sapato Bárbaro, murmurava.

Na esquina se deteve junto à carrocinha de sorvete:

- De chocolate.

10 A mãe era capaz de dizer que não ficava bem uma moça de 13 anos tomando sorvete pela rua afora. Ainda mais nesse passinho saltitante, evitando as listas pretas da calçada, só pisando nas brancas. Pouco se importava: muita coisa que não ficava bem ela gostava de fazer. Por exemplo: tirar

15 o sapato ali mesmo e andar descalça, dava vontade. Outro exemplo: matar a última aula, pois não era isso mesmo?

Sorvete acabado, ficou pensando se agora não seria o caso de comprar um saco de pipocas. Enquanto decidia, olha- va os cartazes de cinema. Por um instante teve a tentação de

20 entrar. Isto é, se o dinheiro desse. Isto é se desse tempo. Isto é, se já não tivesse visto aquele filme.

- Amanhã vou pedir ao papai – afirmou, como se falasse para o próprio sapatinho branco na vitrine, logo adiante: bár- baro também. O pai, naquele instante na cidade, trabalhando

25 no escritório. O que eu estou precisando é tomar juízo, concluiu.

Mas, francamente: só a última aula. Ainda mais numa tarde tão bonita como aquela. Virou a esquina em direção ao mar.

(3)

O mar. Ondas que se quebravam lá adiante, espuman- do verde. Ao longe, cruzando a barra, um navio branco. O

30 azul do céu sem uma nuvem, a areia dourada. Foi andando devagar, ao longo da praia, reconciliada com o mundo, leve, distraída, olhando o mar.

De repente estacou, surpresa: num dos bancos, logo adiante, um homem também olhando o mar.

35 Um homem alto como seu pai, curvado como seu pai, olhando o mar. Mas, àquela hora, sentado sozinho num banco de praia, paletó largado ao colo, olhando o mar?

Virou rapidamente o rosto, porque ele se movera e já po- dia tê-la visto. Deu-lhe as costas e atravessou a ruía, aturdida

40 com a descoberta: ele também matava aula para ficar olhando o mar.

Antes de desaparecer na esquina, arriscou ainda um olhar furtivo, para confirmar lá está ele. Teve a impressão de que agora ele é que virava o rosto, para não ser reconhecido.

45 Por via das dúvidas, foi logo para casa.

Já era tempo mesmo: chegou à hora de sempre.

À noite, ele chegou também à hora de sempre. E durante o jantar, a uma pergunta da mulher, enfrentou a família com o costumeiro sorriso de cansaço.

50 - Tive um dia atarefadíssimo, hoje.

Olhou a filha, meio ressabiado, mas ela já lhe devolvia o olhar, com ternura. Uma ternura cúmplice.

Fernando Sabino

11 Com relação a gênero e tipologia textuais, é correto consi- derar o texto como uma reportagem em que predomina a exposição.

12 O vocábulo “murmurava” (l. 7) apresenta, contextualmente, o sentido de produzir um som mínimo.

13 Em “Pouco se importava” (l. 13), a colocação proclítica do pronome “se” está adequada, devido ao fator atrativo exerci- do pelo advérbio “pouco”.

14 No trecho “Deu-lhe as costas” (l. 39), a expressão “lhe” é empregada, sintaticamente, como complemento indireto.

15 Em “Ela carregava a pasta contra o peito” (l. 1), a forma ver- bal destacada indica um fato passado concluído.

16 A preposição “para”, em “Deu uma corridinha para atra- vessar a rua” (l. 3-4), pode ser substituída por afim de sem qualquer prejuízo para a correção gramatical ou para o sen- tido do texto.

17 A oração “de que agora ele é que virava o rosto” (l. 43-44) exerce a função sintática de complemento nominal.

18 As palavras “deselegância” e “família” são acentuadas de acordo com regras distintas de acentuação gráfica.

19 Em “Na esquina se deteve junto à carrocinha de sorvete” (l.

8), o uso do sinal indicativo de crase é opcional, razão pela qual a sua supressão não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.

20 A oração iniciada pela conjunção “que” (l. 10) funciona como complemento direto da forma verbal “dizer” (l. 10).

Considerando como exemplo o modelo de ofício anterior, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

21 O tratamento de “Vossa Excelência” escrito no corpo do documento está compatível com o tratamento de “Digníssimo”, dado ao diretor, e os dois termos respeitam o uso no padrão ofício.

(4)

22 No fecho do ofício em análise, recomenda-se substituir

“Agradeço antecipadamente” por Atenciosamente.

23 Segundo o Manual de Elaboração de Textos do Senado Fe- deral, a escrita de datas deve ser feita da seguinte forma:

21-3-2021.

LITERATURA NACIONAL

Maurício Izolan Leia o texto e responda

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante

Estás e estou do nosso antigo estado!

Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante!

A ti trocou-te a máquina mercante,

Que em sua larga barra tem entrado,

A mim foi-me trocando, e tem trocado,

Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente

Pelas drogas inúteis, que abelhuda

Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus que de repente

Um dia amanhecera tão sisuda

Que fora de algodão o teu capote!

(Gregório de Matos. Triste Bahia. Disponível em: http://www.

blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010750.htm)

Gregório de Matos Guerra é o maior nome do nosso Barroco na poesia. Entre outras formas, escreveu poesia lírica, satírica, reli- giosa. Sua obra ficou mais conhecida pelo veio satírico e mordaz, que o levou a ser chamado de Boca de Brasa ou Boca do Inferno.

A partir do poema, dos elementos que apreendemos de sua leitura e do contexto de época, podemos afirmar que:

24 O poema apresenta elementos encomiásticos ou elogiosos so- bre a Bahia, terra em que nasceu e viveu Gregório de Matos, tratando-se de uma poesia lírico-saudosista.

25 Para Gregório de Matos, nesse poema, a Bahia é espoliada pelo comércio com o negociante de fora (o sagaz Brichote) e, no final, o poeta deseja que ela, a Bahia, venha a ficar rica (sisuda) nesse processo.

Leia o texto e responda as questões:

Dura ainda nos vales

O rouco som da irada artilharia.

Tece o emaranhadíssimo arvoredo

Verdes, irregulares e torcidas

Ruas e praças, de uma e de outra banda,

Cruzadas de canoas.

(Basílio da Gama. O Uraguai. Disponível em: http://objdigital.

bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/uraguai.pdf)

O poema épico O Uraguai é uma das obras do Arcadismo no Brasil.

O texto foi escrito na segunda metade do século XVIII e fala da luta entre portugueses e espanhóis, de um lado, e índios e jesuítas, de outro, pelas terras de Sete Povos das Missões. Entre outros ele- mentos do texto e do momento de época, podemos afirmar que:

26 Os poemas épicos são formas não muito encontradiças em uma literatura como a do Arcadismo, uma vez que são nar- rativas que não se encaixam nas formas rígidas da influên- cia clássica.

27 Os mais famosos poemas épicos do Arcadismo brasileiro são O Uraguai, de Basílio da Gama, e Caramuru, de Frei Santa Rita Durão. Ambos os textos apresentam o tema religioso, mas enquanto Basílio nega e critica o jesuitismo, Durão ainda fazia jus à inspiração religiosa.

Leia o texto e responda

I-Juca-Pirama (trecho)

Meu canto de morte,

Guerreiros, ouvi:

Sou filho das selvas,

Nas selvas cresci;

Guerreiros, descendo

Da tribo Tupi.

Da tribo pujante,

Que agora anda errante

Por fado inconstante,

Guerreiros, nasci: Sou bravo, sou forte,

Sou filho do Norte;

Meu canto de morte,

Guerreiros, ouvi.

(Gonçalves Dias. I-Juca-Pirama. In:_. Últimos Cantos. Dispo- nível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletroni- cos/jucapirama.pdf)

I-Juca-Pirama é o maior poema do indianismo romântico brasi- leiro. Foi publicado em 1851 no livro Últimos Cantos de Gonçal- ves Dias. Entre outros elementos que encontramos no poema e no contexto da época, podemos apontar:

28 O poema narra a história de um índio tupi que, por amor ao seu pai, pede para não ser morto ao ser capturado por um gru- po de timbiras e que, por isso, acaba sendo esconjurado pelo velho pai, por ter sido covarde. Então, em ato heróico, mata seus algozes e tem reconhecida sua coragem.

(5)

29 Esse poema faz parte da Segunda Geração Romântica, pois é uma obra tardia de Gonçalves Dias, tendo sido publica- do em 1851.

Leia o texto e responda.

CAPÍTULO VII O Delírio

Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio de- lírio; faço-o eu, e a ciência mo agradecerá. Se o leitor não é dado à contemplação destes fenômenos mentais, pode saltar o capítulo; vá direito à narração. Mas, por menos curioso que seja, sempre lhe digo que é interessante saber o que se passou na minha cabeça durante uns vinte a trinta minutos.

Primeiramente, tomei a figura de um barbeiro chinês, bojudo, destro, escanhoando um mandarim, que me pagava o trabalho com beliscões e confeitos: caprichos de mandarim.

Logo depois, senti-me transformado na Suma Teologi- ca de S. Tomás, impressa num volume, e encadernada em marroquim, com fechos de prata e estampas; ideia esta que me deu ao corpo a mais completa imobilidade; e ainda agora me lembra que, sendo as minhas mãos os fechos do livro, e cruzando-as eu sobre o ventre, alguém as descruzava (Virgília decerto), porque a atitude lhe dava a imagem de um defunto.

Ultimamente, restituído à forma humana, vi chegar um hipopótamo, que me arrebatou. Deixei-me ir, calado, não sei se por medo ou confiança; mas, dentro em pouco, a carreira de tal modo se tornou vertiginosa, que me atrevi a interrogá- -lo, e com alguma arte lhe disse que a viagem me parecia sem destino. — Engana-se, replicou o animal, nós vamos à origem dos séculos.

(Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008, p. 52)

A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas marca um aprofunda- mento de técnicas retóricas e irônicas que irão confirmar Machado de Assis como nosso mais audacioso escritor realista. Seu rea- lismo não é o realismo naturalista tão em voga entre os escrito- res de sua época, o que lhe rendeu duras críticas de críticos como Silvio Romero e Tobias Barreto. Trata-se, antes, de um “realismo enganoso”, que burla as regras de verossimilhança tão respeita- das e perseguidas pelos seus coetâneos. Nem por isso seu texto é menos crítico ou menos significativo para que se possa construir um retrato de seu tempo. Com base nisso e no trecho apresentado, julgue o item a seguir.

30 O diálogo com o leitor é uma forma retórica que Machado de Assis usa para nos chamar a participar ativamente da cons- trução do sentido do texto que, muitas vezes, se apresenta fissurado e incompleto.

Espanhol

Joice Asevedo

POEMA VEINTE

1 Puedo escribir los versos más tristes esta noche.

Escribir, por ejemplo: " La noche está estrellada,

y tiritan, azules, los astros, a lo lejos".

El viento de la noche gira en el cielo y canta.

5 Puedo escribir los versos más tristes esta noche.

Yo la quise, y a veces ella también me quiso.

En las noches como ésta la tuve entre mis brazos.

La besé tantas veces bajo el cielo infinito.

Ella me quiso, a veces yo también la quería.

10 Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.

Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido.

Oír la noche inmensa, más inmensa sin ella.

Y el verso cae al alma como al pasto el rocío.

15 Qué importa que mi amor no pudiera guardarla.

La noche está estrellada y ella no está conmigo.

Eso es todo. A lo lejos alguien canta. A lo lejos.

Mi alma no se contenta con haberla perdido.

Como para acercarla mi mirada la busca.

20 Mi corazón la busca, y ella no está conmigo.

La misma noche que hace blanquear los mismos árboles.

Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos.

Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise.

Mi voz buscaba el viento para tocar su oído.

25 De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.

Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.

Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero.

Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido.

Porque en noches como ésta la tuve entre mis brazos,

30 mi alma no se contenta con haberla perdido.

Aunque éste sea el último dolor que ella me causa,

y éstos sean los últimos versos que yo le escribo.

Del libro 20 poemas de Amor y una canción desesperada Pablo Neruda Premio Nobel de Literatura 1971

Con base en el poema, juzgue los ítems.

31 El yo lírico ha perdido su amor y está conformado por ello.

32 Pese a que haya habido un gran amor entre el yo lírico y la mujer, él ya no está seguro si la ama tanto como antes, aunque los recuerdos todavía están en su memoria.

(6)

33 En la frase “es tan corto el amor y tan largo el olvido”, el poeta usa la antítesis.

34 Seguramente ella lo amaba tanto como él a ella.

35 La expresión “los de entonces” se refiere a las personas que eran antes de conocerse.

36 El verbo “pudiera” puede sustituirse, sin alteración de signi- ficado, por pudiese.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Marcelo Leite Considere a afirmação a seguir:

P: Caso ocorra a ausência dos policiais legislativos na sessão ple- nária, a votação deverá ser suspensa.

Com base nessas informações, julgue os itens:

37 A afirmação P é equivalente à expressão “A votação deverá ser suspensa, desde que ocorra a ausência dos policiais legis- lativos na sessão plenária”.

38 Caso a proposição “Ocorreu à ausência dos policiais legisla- tivos na sessão plenária” seja falsa, então a proposição P será obrigatoriamente verdadeira.

39 A negativa da afirmação P é equivalente a “Ocorreu à au- sência dos policiais legislativos na sessão plenária, porém a votação deverá ser suspensa”.

40 A afirmação P é equivalente a “Não ocorreu a ausência dos policiais legislativos na sessão plenária ou a votação deverá ser suspensa”.

41 A negação da proposição “A ausência dos policiais legisla- tivos na sessão plenária provoca instabilidade política” é “A presença dos policiais legislativos na sessão plenária provoca instabilidade política”.

Considere que estejam lotados no Congresso Nacional, no setor Alfa, vinte policiais legislativos, sendo que doze são homens e os demais são mulheres. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir:

42 Caso seja formada uma equipe com três policiais legislativos, de modo que cada equipe tenha pelo menos dois policiais le- gislativos do sexo feminino, então a quantidade de equipes que podem ser formadas é inferior a 390.

43 Considere que entre os vinte policiais legislativos serão for- mados grupos com apenas oito policiais ou doze policiais.

Então, a quantidade de grupos que podem ser formados com oito policiais é superior à quantidade de grupos que podem ser formados com doze policiais.

44 Caso sejam escolhidos apenas três policiais legislativos para montarem uma equipe de modo que um será o relator, o ou- tro será o coordenador e o último será o operacional, então a quantidade de equipes distintas que podem ser montadas é superior a 6.838.

45 Considere que um policial será escolhido aleatoriamente, a chance de que seja uma mulher é inferior a 42%.

46 Caso sejam escolhidos dois policiais, a chance de que ambos sejam homens é superior a 33%.

47 Considere que n(A) sejam os policiais legislativos que pos- suem a formação acadêmica A. Caso n(Matemática) = 7 e n(Física) = 10 e os conjuntos n{Policiais formados em ma- temática} e n{Policiais formados em física} sejam disjuntos, então a quantidade de policias que possuem formação distinta de matemática ou física é inferior a 3.

48 Considere que a sequência a seguir possui certo padrão que se repete infinitamente.

(2,3,5,8,13,21,...)

Com base nessas informações, o 10º termo, nessa sequên- cia, é 144.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Ricardo Blanco Julgue os itens.

49 As dimensões negativa e prestacional dos direitos sociais dei- xam de ser oponíveis às relações entre particulares à medida que o Estado cumpre seu papel de provedor.

50 Os direitos e garantias individuais têm como destinatários os brasileiros natos e naturalizados, não se aplicando aos es- trangeiros.

51 Em caso de iminente perigo público, autoridade pública com- petente poderá usar a propriedade particular, desde que asse- gure a consequente indenização, independentemente da com- provação da existência de dano, que, nesse caso, é presumido.

(7)

52 Tratados e convenções internacionais sobre direitos huma- nos que forem aprovados em cada casa do Congresso Nacio- nal, nos termos da CF, serão equivalentes às emendas cons- titucionais.

53 Segundo o STF, é inconstitucional a definição de critérios, além da autodeclaração, como forma de identificação dos be- neficiários da política de cotas nos concursos públicos.

54 O princípio da vedação ao anonimato impede que o Ministé- rio Público, em regra, acolha delação apócrifa como funda- mento para a instauração de procedimento criminal.

55 Os direitos sociais são direitos fundamentais, podendo ser corretamente caracterizados como liberdades positivas e ne- gativas conquistadas no âmbito do estado democrático de di- reito e com finalidade de concretização social.

56 Brasileiro nato ou naturalizado residente em território es- trangeiro perderá a nacionalidade brasileira se adquirir outra nacionalidade, exceto nas hipóteses constitucionalmente es- tabelecidas.

57 Perderá a nacionalidade de brasileiro aquele cuja naturali- zação seja cancelada judicialmente em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

58 Cidadão português que legalmente adquira a nacionalidade brasileira não poderá exercer cargo da carreira diplomática, mas não estará impedido de exercer o cargo de ministro de Estado das Relações Exteriores.

59 Plebiscito e referendo são formas de exercício direto da sobe- rania popular e expressam os contornos do regime democráti- co brasileiro, o qual possui tanto elementos de uma democra- cia direta quanto de uma democracia representativa.

60 O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para analfa- betos, portadores de necessidades especiais, maiores de se- tenta anos de idade e para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos de idade.

61 A sociedade pode acionar o sistema de proteção do meio am- biente e da cultura por meio de provocação ao Ministério Pú- blico e, também, mediante ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público.

62 É permitida aos municípios a criação de guardas municipais para a proteção de seus bens, serviços e instalações, inclusive com a atribuição de poder de polícia de trânsito.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Rafael de Oliveira

63 De acordo com a doutrina, os poderes da Administração se constituem em verdadeiras faculdades-obrigações, não ha- vendo para a autoridade administrativa a possibilidade de exercer ou não as faculdades que a lei lhe outorgou.

64 Poder Hierárquico é a prerrogativa concedida à Administra- ção Pública de editar atos gerais para complementar as leis e permitir a sua efetiva aplicação.

65 Os danos decorrentes do exercício de uma função pública estão sujeitos ao regime de responsabilidade civil do Esta- do, visto que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.

66 Segundo as informações contidas no capítulo acerca da Orga- nização Administrativa, a Administração indireta é o conjun- to de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centra- lizada, das atividades administrativas do Estado.

67 Conforme a doutrina, órgão é a unidade de atuação integrante apenas da estrutura da Administração Direta e com persona- lidade jurídica.

Acerca dos poderes administrativos, julgue o item a seguir:

68 O chefe da Polícia Legislativa do Senado editou ato norma- tivo interno estabelecendo horários de saída para o almoço, respeitando, para tanto, as especificidades das jornadas de trabalho de cada subordinado. Justificou o ato na necessidade de a unidade contar, sempre, com pelo menos dois servidores.

A edição do ato encontra fundamento no poder regulamentar.

69 Conforme o STF, o poder de polícia da Câmara dos Deputa- dos e do Senado Federal, em caso de crime cometido nas suas dependências, compreende, consoante o regimento, a prisão em flagrante do acusado e a realização do inquérito.

Ainda acerca do poder de polícia e jurisprudência correlata, julgue o item a seguir:

70 Segundo o STJ, no processo administrativo para imposição de multa de trânsito, são dispensadas, em caso de condutor reincidente, as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração.

(8)

71 Segundo a Lei n. 8.112/1990, a nomeação em cargo ocorrerá em caráter efetivo para cargos de confiança, de livre exone- ração e em comissão, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira.

72 À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.

73 De acordo com a Lei n. 9.784/1999, um dos direitos do admi- nistrado é ter ciência da tramitação dos processos administra- tivos em que tenha a condição de interessado, de seu cônjuge ou parente em linha reta ou colateral até o segundo grau, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões indeferidas.

74 Carlos, servidor do Senado, foi declarado suspeito em um processo administrativo perante o referido órgão, devido ao fato de ter amizade íntima com o servidor que respondia ao processo. De acordo com a Lei n. 9.784/1999, caso tal pedido fosse indeferido, não seria possível ser objeto de recurso, so- mente ocorreria caso fosse declarado impedimento, sendo tal recurso recebido no efeito devolutivo.

NOÇÕES DE DIREITO CIVIL

Weslei Machado

75 Jacó, adolescente, com quinze anos de idade, foi contratado para desempenhar a função de pastor de caprinos e ovinos, na condição de menor aprendiz, pela pessoa jurídica Labão Ovelhas Malhadas Ltda. Com os rendimentos trabalhistas, Jacó tem sua economia própria e percebe o necessário para manter-se. Nesse caso, de forma automática, ope legis, cessa- rá para Jacó a sua incapacidade em razão de, em decorrência de sua relação empregatícia, ter sua economia própria.

76 Canaã, criança, com onze anos de idade, é estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal e beneficiário do pro- grama social Passe Livre Estudantil. Seu pai, Cam, de forma indevida, usou o Bilhete Único +Estudante para não pagar as passagens devidas no sistema de transporte coletivo, no Distrito Federal. No momento em que usava indevidamente o bilhete único de seu filho, Cam foi preso em flagrante e con- duzido à delegacia de polícia. Com a finalidade de informar à população sobre o fato criminoso e os desvios de recursos públicos com a utilização do Bilhete Único +Estudante, uma emissora de televisão fez uma reportagem e divulgou as ima- gens da prisão e do cartão estudantil apreendido pela equipe policial, na qual constava a imagem (fotografia) de Canaã, sem autorização. Não houve a atribuição de qualquer fato cri- minoso a Canaã, mas a menção de que seu cartão fora usado indevidamente, motivo pelo qual Cam foi preso em flagrante delito. Nesse caso, houve a violação do direito à imagem de Canaã e, com isso, será cabível a indenização pelo dano mo- ral por ele suportado.

77 As empresas públicas e as sociedades de economia mista, en- tidades da Administração Pública indireta, são pessoas jurídi- cas de direito público interno, sendo consideradas civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que, nessa qualida- de, causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

78 Elias adquiriu de Eliseu um Camaro, modelo SS Conversível, ano 2021, pelo valor de R$ 447.000,00. Apesar de o valor do negócio jurídico ser maior que trinta salários-mínimos, a sua formalização prescinde de escritura pública para ser conside- rada válida.

Mefibosete, adolescente, foi internado em um hospital com sua saúde gravemente debilitada em razão das consequências decor- rentes de ter contraído o Covid-19. Diante do colapso da rede de saúde, há falta de oxigênio na unidade hospitalar, insumo indis- pensável para a continuidade do tratamento de Mefibosete. Por essa razão e desesperado, Jônatas, pai de Mefibosete, adquire de Sambalate, médico plantonista que atendeu a Mefibosete, com um cilindro de oxigênio, o qual possui 10 litros de carga, pelo valor de R$ 100.000,00. Tendo em vista a situação hipotética, julgue os dois itens a seguir:

79 Nesse caso, o negócio jurídico firmado por Jônatas é anu- lável em razão do estado de perigo, vício na manifestação de vontade.

(9)

80 A eventual pretensão de anular o negócio jurídico firmado por Jônatas e Mefibosete deve ser exercida no prazo decaden- cial de quatro anos, a contar do dia em que o negócio jurídico se realizou.

81 Os bens dominicais, desde que demonstrada a posse, bem como a tolerância e a permissão no seu uso pelo Poder Públi- co ao particular, podem ser adquiridos por meio da usucapião.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Weslei Machado

82 Canaã, criança, com onze anos de idade, é estudante da rede pública de ensino do Distrito Federal e beneficiário do pro- grama social Passe Livre Estudantil. Seu pai, Cam, de forma indevida, usou o Bilhete Único +Estudante para não pagar as passagens devidas no sistema de transporte coletivo, no Distrito Federal. No momento em que usava indevidamente o bilhete único de seu filho, Cam foi preso em flagrante e con- duzido à delegacia de polícia. Com a finalidade de informar a população sobre o fato criminoso e os desvios de recur- sos públicos com a utilização do Bilhete Único +Estudante, uma emissora de televisão fez uma reportagem e divulgou as imagens da prisão e do cartão estudantil apreendido pela equipe policial, no qual constava a imagem (fotografia) de Canaã, sem autorização. Não houve a atribuição de qualquer fato criminoso a Canaã, mas a menção de que seu cartão fora usado indevidamente, motivo pelo qual Cam foi preso em fla- grante delito. Por considerar violado seu direito de imagem, Canaã propõe ação indenizatória por danos morais, pugnado pela condenação da emissora News TV Ltda. ao pagamento de R$ 50.000,00 por danos morais. Nesse caso, verificada a incapacidade processual de Canaã, uma criança, o juiz deverá extinguir o processo sem resolução do mérito.

83 Mefibosete, adolescente, domiciliado no Distrito Federal, foi internado em um hospital com sua saúde gravemente debili- tada em razão das consequências decorrentes de ter contraído o Covid-19. O médico assistente indicou a necessidade de internação em unidade de tratamento intensivo, mas, dian- te do colapso da rede pública de saúde, inexiste leitos. Por essa razão, propõe uma ação com pedido de obrigação de fa- zer contra o Distrito Federal, pugnando pelo deferimento de pedido de gratuidade de justiça, concedido pelo magistrado.

Após a análise do feito, o pedido formulado por Mefibosete foi julgado improcedente, tendo o mérito sido resolvido. Nes- se caso, em razão da concessão da gratuidade de justiça, ine- xiste dever de Mefibosete de pagar as despesas processuais e os honorários advocatícios.

84 Considere a seguinte situação: Elias adquiriu de Eliseu um Camaro, modelo SS Conversível, ano 2021, pelo valor de R$

447.000,00. O veículo fora entregue imediatamente e Elias se comprometeu a pagar Eliseu, no prazo de trinta dias. Passado o prazo acordado, Elias ficou em mora. Posteriormente, Elias propôs uma ação indenizatória contra o Distrito Federal, au- tuada como Processo W e distribuída a Eliseu, juiz de direi- to. Nesse caso, Eliseu será considerado impedido de atuar no Processo W.

85 Os litisconsortes terão a contagem dos prazos processuais para todas as suas manifestações contados em dobro, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requeri- mento, desde que sejam representados por diferentes procu- radores, de escritórios de advocacia diferentes.

86 A citação válida, mesmo que ordenada por juiz incompetente, induz a litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor.

87 Na vigência do atual Código de Processo Civil, admite-se a reconvenção sucessiva, também denominada de reconvenção à reconvenção.

88 Inadmite-se a prova emprestada oriunda de processo penal, no qual não participaram as partes do processo para o qual a prova será trasladada.

NOÇÕES DE DIREITO PENAL

Douglas Vargas

89 Em se tratando do tema tipicidade, consiste a tipicidade for- mal na relevância da lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado, ao passo que consiste a tipicidade material na ade- quação do fato praticado à literalidade da norma.

90 A decisão judicial que aplica a lei e obriga o agente público ao seu cumprimento pode servir de fundamento para se esta- belecer a licitude de um determinado fato típico, excluindo- -se a antijuridicidade por meio do reconhecimento do estrito cumprimento do dever legal.

91 A coação moral irresistível atenua a pena do agente, ao passo que a coação moral resistível tem o condão de isentá-lo da pena por força da inexigibilidade de conduta diversa.

92 A punibilidade é o direito que o Estado tem de aplicar a sanção penal prevista na norma incriminadora, não se consubstan- ciando meramente como consequência jurídica do delito, mas como verdadeiro integrante do conceito analítico de crime.

93 O rol de causas extintivas de punibilidade previstas no Códi- go Penal é taxativo.

(10)

94 No erro de tipo, o agente sabe o que faz, mas ignora o caráter ilícito de seu ato.

95 Tanto o erro de tipo essencial inevitável quanto o erro de tipo essencial evitável excluem o dolo da conduta.

96 Entende-se como requisito básico para o reconhecimento do concurso de pessoas, dentre outros elementos, o liame subje- tivo entre os agentes, na figura do ajuste prévio e na atuação consciente da existência de reunião para a prática de mesma infração penal.

97 No direito penal brasileiro, adota-se, como regra, a teoria plu- ralista no concurso de agentes, sendo possível cogitar, ainda, a aplicação da teoria monista.

98 A autoria mediata pode ser reconhecida quando o sujeito não realiza diretamente a conduta descrita no tipo, cometen- do o fato por ato de outra pessoa, a qual utiliza como seu instrumento.

99 Valery Legasov, funcionário público, apropriou-se dolosa- mente de dinheiro que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem. Nesse contexto, é correto afirmar que caso Valery Legasov se arrependa de sua conduta, eventual repara- ção do dano realizada posteriormente à sentença irrecorrível poderá reduzir de metade a pena imposta.

Nikolai e Vladmir, ambos servidores públicos, patrocinaram, cada um em um contexto fático diferente, interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da qualidade de funcionário público. A diferença é que Nikolai patrocinou interesse legítimo, enquanto Vladmir patrocinou interesse ilegítimo.

100 Diante desse contexto, é correto afirmar que Nikolai praticou a forma qualificada do delito, enquanto Vladmir praticou a forma simples.

101 Praticado o delito de extorsão mediante sequestro aquele que constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida van- tagem a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa. Há que se adicionar, ainda, que se qualifica a pena do referido delito caso o sequestro dure mais de 24 (vinte e qua- tro) horas.

102 Pratica o delito de furto qualificado aquele que subtrai para si, dolosamente, televisão de terceiro, durante o repouso noturno.

NOÇÕES DE PROCESSO PENAL

Douglas Vargas

103 No que tange às prisões cautelares, admite-se a decretação da prisão preventiva de ofício pelo magistrado, desde que no curso da ação penal.

104 Toda decisão que decretar, substituir ou denegar a prisão preventiva deve ser motivada, não sendo óbice ao reconheci- mento da adequada fundamentação o mero emprego de con- ceitos jurídicos indeterminados.

105 A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

106 Tratando-se de infração continuada ou permanente, pratica- da em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pelo domicílio ou residência do réu. No referido caso, se o réu tiver mais de uma residência, a competência firmar-se-á pela prevenção.

107 A competência será determinada pela continência quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstân- cias elementares influir na prova de outra infração, ou nos casos em que duas ou mais pessoas forem acusadas pela mes- ma infração.

108 Segundo o CPP, no concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum, prevalecerá a compe- tência do júri. Ademais, nos casos de concurso de jurisdições de mesma categoria, preponderará a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações.

109 Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exa- me de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri- -lo a prova testemunhal.

110 Segundo o CPP, dar-se-á prioridade à realização do exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva vio- lência doméstica e familiar contra mulher e violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.

111 No que tange ao tema citações, é correto afirmar que, quando o réu estiver fora do território da jurisdição do juiz processan- te, será citado mediante precatória.

112 Ainda sobre o tema citações, é correto afirmar que, caso o réu não seja encontrado, a citação deve ser realizada por edital, com o prazo de trinta dias.

(11)

113 Antes de transitar em julgado a sentença final, as coisas apre- endidas não poderão ser restituídas enquanto interessarem ao processo.

NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA

Laécio Carneiro

114 A Criminalística é uma Ciência autônoma, de tal sorte que utiliza metodologia e técnicas próprias obtidas a partir da ex- perimentação, sem a necessidade de recorrer a outros ramos do conhecimento, no esclarecimento de crimes.

115 Os exames periciais devem produzir os mesmos resultados e conclusões, independentemente do perito criminalístico que realizar o exame e das técnicas utilizadas, desde que adequa- das à análise do fato observado.

116 Na busca pela identificação da autoria e da determinação do modo de ação de um criminoso, o perito pode prescindir da técnica científica valendo-se de conceitos como tirocínio e intuição.

Considere a seguinte situação hipotética:

Durante a votação de importante projeto de Lei, Jorge entrou nas dependências do Congresso Nacional e, inconformado com a vota- ção, quebrou uma porta de vidro. Sua ação foi gravada por câme- ras de segurança e vista por diversas testemunhas que também realizaram gravações com seus celulares. A imagem de Jorge foi veiculada em rede nacional pelos noticiários e ele decidiu apresen- tar-se confessando a prática do delito de dano.

Em relação a essa situação julgue os seguintes itens:

117 Tendo em vista a confissão de Jorge, as gravações das câ- meras de segurança, a existência de diversas testemunhas e a veiculação de matérias jornalísticas acerca do ocorrido, a autoridade policial responsável pelo caso poderá abrir mão da realização de exames periciais tendo em vista a necessidade de celeridade no procedimento inquisitorial.

118 O exame pericial na porta danificada e nas imagens das câme- ras de segurança deverá ser realizado por policial legislativo portador de diploma de ensino superior e designado pelo pre- sidente do Congresso Nacional.

119 O servidor responsável pela realização dos exames terá o pra- zo de 10 (dez) dias para elaborar e entregar o Laudo Pericial contendo suas conclusões acerca do evento analisado.

120 Tendo em vista as especificidades do Poder Legislativo, o exame pericial dos danos na porta deve ser realizado somente em dias úteis e após o horário das deliberações legislativas.

A cadeia de custódia é um elemento importantíssimo para a ativi- dade pericial, uma vez que confere confiabilidade aos procedimen- tos realizados pelos peritos, além de fortalecer os Laudos e proce- dimentos periciais. Nesse sentido, a Lei n. 13.964/2019 inseriu os artigos 158-A a 158-F no texto do Código de Processo Penal.

No que diz respeito à cadeia de custódia e aos vestígios e locais de crimes, julgue os itens:

121 Considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os pro- cedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu re- conhecimento até o descarte.

122 A coleta dos vestígios deverá ser realizada necessariamen- te por perito oficial, que dará o encaminhamento necessário para a central de custódia, mesmo quando for necessária a realização de exames complementares.

123 A cadeia de custódia tem início com a coleta, que nada mais é que o ato de recolher o vestígio, que será submetido à análise pericial, respeitando as características e a natureza do objeto.

124 O juiz não é obrigado a acatar ou concordar com todas as conclusões do Laudo pericial, podendo rejeitá-lo no todo ou em parte.

NOÇÕES DE DIREITO DIGITAL

Cinthia Biesk

125 De acordo com o Marco Civil da Internet, considera-se regis- tro de conexão o conjunto de informações referentes à data e hora de uso de uma determinada aplicação de internet a partir de um determinado endereço IP.

126 A pseudonimização de dados é o tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indi- reta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pelo controlador em ambiente con- trolado e seguro.

127 As atividades de tratamento de dados pessoais devem obser- var, além da boa-fé, o princípio do Livre Acesso, que garante aos titulares informações claras, precisas e facilmente acessí- veis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial.

(12)

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

Thiago Medeiros

Julgue os itens a seguir de acordo com o que prevê expressamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

128 A DUDH estabelece normas de proteção e defesa do consumidor.

129 De acordo com a DUDH, a saúde é direito de todos e dever do Estado. O Estado é obrigado a fornecer saúde básica para todas as pessoas.

130 A Declaração Universal dos Direitos Humanos considera es- sencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.

Acerca de aspectos da teoria geral dos direitos humanos, da sua afirmação histórica e da sua relação com a responsabilidade do Estado, julgue o próximo item.

131 De acordo com a doutrina majoritária, a responsabilidade dos Estados por violação de Direitos Humanos é subjetiva, ou seja, é necessário demonstrar dolo ou pelo menos culpa.

132 Direitos Humanos são direitos de dignidade positivados na Constituição Federal.

133 Os direitos humanos são mutáveis e refletem em normas po- sitivadas os anseios da sociedade.

134 Os direitos humanos são imprescritíveis, irrenunciáveis e in- disponíveis.

135 Os direitos humanos de primeira geração são direitos transin- dividuais e transgeracionais.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Bruno Eduardo

Com relação aos conceitos aplicados à administração, julgue os itens.

136 A Teoria Geral dos Sistemas apresenta o conceito de sistema aberto, que se caracteriza por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (autorregulação), apesar da matéria e energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio dinâmico ou homeostase).

137 A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo orga- nizacional, ou seja, existe apenas uma única e melhor forma para organizar no sentido de se alcançar os objetivos.

138 No planejamento, cenário é uma percepção do ambiente fu- turo com base em decisões atuais. Essa ferramenta é utilizada para pesquisar mudanças no ambiente para determinar as es- tratégias que deverão ser adaptadas/alteradas para a sobrevi- vência dos negócios.

139 Organização é a função administrativa relacionada com todas as atividades organizacionais, que envolvem a interação entre gestores e trabalhadores.

140 Estrutura informal, objeto de grande parte de estudo das orga- nizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

141 Modelagem de processos de negócio é o conjunto de ativida- des envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos. O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento.

142 Em gestão de projetos, o planejamento em ondas sucessivas é a técnica do planejamento iterativo em que o trabalho a ser executado a curto prazo é planejado em detalhe, ao passo que o trabalho mais adiante no tempo é planejado em um nível mais alto.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Maurício Franceschini

143 O Windows 10 possui uma funcionalidade chamada Ferra- menta de Captura, a qual permite capturar partes da tela, co- piando-as para a Área de Transferência ou salvando-as como arquivos de imagem jpg, png ou gif.

144 Existem softwares livres que podem ser alterados de forma a se tornarem softwares proprietários.

145 A memória cache é a memória de processamento mais rápida e de maior capacidade de armazenamento de um computador do tipo PC, superando a memória RAM e os registradores tanto em tamanho quando em velocidade.

146 Tanto a conexão HDMI quanto a DisplayPort são utilizadas para a transmissão de vídeo em alta definição e áudio simul- taneamente, sendo que a HDMI surgiu posteriormente, subs- tituindo a DisplayPort.

(13)

147 G-Suíte e MS 365 Online são exemplos de aplicativos em nu- vens, os quais não necessitam ser instalados no computador local, podendo ser acessados diretamente de um navegador.

148 SSH e Telnet são exemplos de protocolos que fazem conexão remota a outros computadores, sendo que o primeiro provê segurança por meio de criptografia, e o segundo, não.

149 O backup é uma ferramenta de segurança que garante inte- gridade e a disponibilidade dos dados, uma vez que realiza cópias de segurança deles, permitindo que sejam restaurados em caso de perda parcial ou total.

150 O golpe de Pharming visa furtar os dados sigilosos dos usu- ários por meio de Engenharia Social veiculada por spams, contendo link para um site fraudulento que simula uma insti- tuição conhecida publicamente.

151 No Windows 10, o botão , presente na Barra de Tarefas, mais especificamente na Área de Notificações, indica que há notificações do sistema ainda não lidas pelo usuário.

152 O recurso do Word 365, presente na guia Revisão, per- mite traduzir o conteúdo do texto do usuário para outro idio- ma, usando o serviço online Microsoft Translator.

153 No Excel 365, é possível proteger a planilha por meio do re- curso , o qual impede que sejam feitas alterações no conteúdo e formatação das células da planilha.

ATUALIDADES

Rebecca Guimarães

Acerca das consequências da pandemia do novo coronavírus para o mundo e para o Brasil, julgue os itens que se seguem.

154 A enfermeira Monica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a tomar uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. Ela recebeu uma dose da CoronaVac no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

155 Em dezembro de 2020, o Reino Unido se tornou o primeiro país do Ocidente a vacinar a população contra o novo coro- navírus. O imunizante aprovado para o uso emergencial foi o desenvolvido pela parceria entre a farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã Janssen.

A respeito da autonomia do Banco Central do Brasil (BACEN) aprovada em fevereiro de 2020, julgue os itens que se seguem.

156 Entre outras funções, cabe ao Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), definir a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia e a política de emissão de papel moeda.

157 O projeto aprovado prevê que a diretoria da instituição não poderá ser demitida por eventual política de juros. De acordo com o texto sancionado, o presidente indicará os nomes, que serão sabatinados pela Câmara e, caso aprovados, assumirão os postos. Os indicados, em caso de aprovação pela Câmara, assumirão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República.

De acordo com os seus conhecimentos sobre cultura nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

158 O quadro “A Caipirinha”, da artista plástica Tarsila do Ama- ral, foi leiloado, em 2020, por R$ 57,5 milhões e bateu o re- corde de preço pago por uma obra em venda pública no Bra- sil, segundo a Bolsa de Arte de São Paulo.

159 O educador Paulo Freire completaria 100 anos de idade em 2021. Considerado o mais célebre educador brasileiro, nota- bilizado nos cinco continentes por ter desenvolvido um mo- delo educacional conhecido como Pedagogia da Libertação, Freire ficou respeitado em todo o mundo como humanista.

Neste domingo, durante um telefonema, o papa Francisco e o pre- sidente francês discutiram várias questões internacionais, como a pandemia e a expansão do jihadismo na África. Uma conversa, segundo o Palácio do Eliseu, que durou cerca de 40 minutos.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-fran- cisco-macron-franca-telefonema-covid-iraque.html

A respeito das relações internacionais do mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem.

160 O Papa Francisco rezou uma missa para milhares de pessoas na cidade de Erbil, no Egito, no encerramento de sua visita ao país. Essa foi a maior missa celebrada pelo papa em sua viagem. Mais cedo, ele passou na cidade de Mossul, que foi dominada pelo Estado Islâmico até 2017.

161 O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chefe do gover- no espanhol, Pedro Sánchez, assinaram um acordo “históri- co” de binacionalidade que abre a possibilidade de seus cida- dãos obterem a dupla nacionalidade. Na Europa, a Espanha só tem este acordo com Portugal, embora o tenha com nações latino-americanas.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma o objetivo deste trabalho é aplicar a técnica de Machine Learning no processamento de dados sísmicos a fim de reconhecer armadilhas geológicas do

Também, por regra, os materiais recicláveis como os recipientes e embalagens de plásticos são coletados em cada residência; as garrafas e latas vazias, recipientes e

Jesus nos ensina a romper com o ciclo do ódio, pois quando julgamos motivados pelo ódio, somos também julgados pelo ódio que determina a nossa vida moral e nosso comportamento,

Para superar essa adversidade, foi proposto considerar explicitamente a informação passada em um tipo de memória dando origem ao que é conhecido como as redes LSTM

[r]

A documentação e proposta serão recebidas no dia 10 de março de 2005, às 10 horash, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico,

Para entender como as relações financeiras afetam a economia, se faz necessário observar as unidades eco- nômicas no que diz respeito a seus fluxos de caixa, uma vez que a não

5.2 Para cada projeto em que participa e ganhou dinheiro no ano passado: Com quem (que famílias) você trabalha diretamente nestes projetos. Projeto: Projeto: