• Nenhum resultado encontrado

2. Quais são os problemas associados ao acorrentamento de um cão?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "2. Quais são os problemas associados ao acorrentamento de um cão?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Cães acorrentados

1. O que é que se entende por acorrentar um cão?

Acorrentar refere-se à prática de prender um cão a um objecto estacionário como forma de o manter sob controle. O termo acorrentar não se refere ao acto de passear o cão preso por uma trela.

2. Quais são os problemas associados ao acorrentamento de um cão?

Acorrentar cães é desumano e perigoso.

Os cães são, por natureza, animais sociais que precisam da interacção com pessoas e outros animais para se sentirem bem. No seu estado selvagem os cães, tal como os lobos, vivem em grupos (matilhas) que caçam, brincam e dormem em conjunto. Um animal acorrentado sozinho num local durante horas, semanas, meses ou mesmo anos, vai necessariamente transformar-se num animal frustrado e infeliz. Por mais dócil e meigo que fosse antes de passar a viver preso, vai tornar-se neurótico, ansioso e agressivo.

Em muitos casos, os pescoços dos cães acorrentados ficam em carne viva e infectados devido a coleiras demasiado apertadas e aos puxões contínuos que dão à corrente para se tentarem libertar. As correntes

(2)

podem também facilmente emaranhar-se em outros objectos, asfixiando ou estrangulando os cães até à morte.

Acorrentar os cães também é um risco para as pessoas. Os cães são naturalmente protectores do seu território. Quando confrontados com uma ameaça, reagem de acordo com o seu instinto de lutar ou fugir.

Um cão acorrentado, impossibilitado de fugir, sente-se muitas vezes forçado a lutar, atacando qualquer pessoa ou animal estranhos que entrem no seu território. Um estudo efectuado pelo Center for Disease Control, nos EUA, concluiu que os cães acorrentados têm uma probabilidade 2,8 vezes maior de morder. Os cães que mais probabilidade têm de morder são os machos, não castrados e acorrentados.

Tragicamente, as vitímas dos ataques dos cães acorrentados são

normalmente crianças.

3. Os cães acorrentados são, de outro modo, bem tratados?

Infelizmente, os cães acorrentados raramente recebem atenção suficiente. Recebem alimentação insuficiente, água raras vezes renovada e muitas vezes derramada, cuidados veterinários inadequados, falta de exercício, e estão sujeitos a temperaturas extremas. Têm de comer, dormir, urinar e defecar numa única área confinada. A relva é normalmente transformada em terra dura pelo contínuo caminhar do cão. Os cães acorrentados raramente recebem

(3)

o mínimo de carinho e são quase sempre ignorados pelos seus guardiães.

4. O acorrentamento dos cães deve ser permitido?

Para se tornarem animais de companhia bem ajustados, os cães devem interagir com pessoas diariamente e praticar exercício regular.

Nunca deve ser permitido manter um animal continuamente acorrentado.

Constranger espacialmente um animal por períodos curtos de tempo (nunca mais de três horas seguidas) é aceitável. Os animais temporariamente acorrentados devem ser presos com segurança para que a corrente não se emeranhe em outros objectos. As coleiras devem ser ajustadas correctamente. Nunca devem ser usadas coleiras estranguladoras. A corrente deve ter vários metros de comprimento, para permitir ao animal mover-se confortavelmente.

Usar uma roldana ou um carril é preferível a acorrentá-los a um ponto fixo. Mas a melhor maneira de confinar um cão é colocá-lo

(4)

dentro de casa ou num espaço com uma vedação.

5. Quem diz que acorrentar é desumano?

Todos os especialistas em comportamento e bem-estar animal e todas as associações de defesa animal são unânimes em afirmar que acorrentar um cão é desumano e provoca uma dose considerável de sofrimento físico e psicológico ao animal

O United States Department of Agriculture - USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) afirmou: "A nossa experiência em aplicar o Animal Welfare Act (Acto de Bem-estar Animal) levou-nos a concluir que o confinamento contínuo dos cães com uma corrente é desumano. Uma corrente reduz significativamente o movimento dos cães. Uma corrente pode também ficar emaranhada ou enganchada na estrutura do abrigo do cão ou outros objectos, restringindo ainda mais o seu movimento e causando potenciais lesões."

Em 1997, o USDA determinou que as pessoas e instituições abrangidas pelo Animal Welfare Act não podem manter cães continuamente acorrentados. A American Veterinary Medical Association - AVMA (Associação Médica Veterinária Americana) também se manifestou publicamente contra o acorrentamento dos cães, afirmando num comunicado: "Nunca acorrente o seu cão porque isso pode contribuir para um comportamento agressivo."

6. Mas os cães acorrentados são bons cães de guarda?

Não, o contrário é que é verdade. Acorrentar gera agressividade, não instinto de protecção.

Os cães acorrentados não conseguem deter intrusos. Tudo o que podem fazer é ladrar. E, como a maioria deles não são socializados, não são capazes de distinguir uma ameaça real de um amigo de família, o carteiro ou uma criança da vizinhança.

(5)

Os melhores cães de guarda são aqueles que vivem dentro de casa e são tratados como parte da família, como os cães K9 da polícia americana.

As estatísticas mostram que uma das melhores formas de deter um intruso é ter um cão dentro de casa. O intruso pensará duas vezes antes de invadir uma casa que tenha um cão do outro lado da porta.

7. Então e as pessoas que não têm meios para comprar uma vedação?

Não é preciso ter uma vedação para ter um cão! Pense nos milhares de indivíduos que vivem em apartamentos em grandes cidades que nem sequer têm quintais. Os seus cães são perfeitamente felizes vivendo dentro de casa com a família e saindo para passeios regulares. Veja na secção 16 formas de ajudar um animal acorrentado como treinar os seus cães de modo a que estes se tornem membros bem comportados da família.

8. Porque é que se deveria fazer aprovar uma lei que banisse o acorrentamento contínuo dos cães?

As autoridades e funcionários locais responsáveis pelo controlo animal recebem centenas de chamadas todos os anos de cidadãos preocupados com animais acorrentados e negligenciados.

Proibir o acorrentamento torna uma comunidade mais segura, porque reduz o número de ataques e mordidas de cães. Além disso, uma lei que regule o acorrentamento de cães oferece aos funcionários uma ferramenta para investigar lutais de cães ilegais, já que a maioria dos

cães de luta vivem acorrentados.

(6)

9. Existem leis em Portugal que regulem o acorrentamento de cães?

O acorrentamento de cães não está directamente previsto na nossa legislação de protecção animal. No entanto, a situação em que se encontram os animais acorrentados constitui violação de uma ou mais das seguintes disposições do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro):

Artigo 8.º:

1 — Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir:

a) A prática de exercício físico adequado;

b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão por parte de outros.

(...)

Artigo 9.º:

1 — A temperatura, a ventilação e a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e

bem-estar das espécies que albergam.

(...)

6 — As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se

protejam de condições climáticas adversas.

(...)

As autoridades competentes para fiscalizar e fazer cumprir a legislação de bem-estar animal são as seguintes:

Direcção-Geral de Veterinária, enquanto autoridade veterinária nacional.

Direcções regionais de agricultura, enquanto autoridades veterinárias regionais.

(7)

Os médicos veterinários municipais, enquanto autoridade sanitária veterinária concelhia.

O Instituto de Conservação da Natureza.

A Guarda Nacional Republicana (GNR).

A Polícia de Segurança Pública (PSP).

A Polícia Municipal (PM).

O SEPNA (Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR), dispõe de um número de telefone para denúncias que funciona 24 horas 808 200 520, bastando indicar a localização da infracção (a denúncia pode ser feita de forma anónima, embora nesse caso a investigação possa ser prejudicada por falta de provas. O ideal será indicar-se a si mesmo e a outras pessoas que tenham presenciado a ocorrência como testemunhas). Ao efectuar uma denúncia, deverá certificar-se de que lhe é indicado o n.º de denúncia, para que possa posteriormente indagar sobre a evolução do caso.

É também importante denunciar a situação ao veterinário municipal.

10. A aprovação de uma lei que regulamente o acorrentamento de animais iria custar muito dinheiro?

Não. Os funcionários públicos e autoridades responsáveis pelo controlo animal já despendem tempo e recursos respondendo às denúncias de cães acorrentados, negligenciados ou que sofrem de abusos. Uma lei banindo o acorrentamento iria permitir que estes funcionários multassem indivíduos que estejam constantemente a acorrentar os seus cães, o que constituiria uma fonte de receitas públicas adicional.

Texto retirado do link:

http://www.animaisderua.org/informacoes/faq_sobre_caes_acorrentados

Referências

Documentos relacionados

O Curso Superior de Gestão em Seguros tem por objetivo formar profissionais responsáveis e éticos, com os conhecimentos atuais, básicos e multidisciplinares necessários

descobrir os números escolhidos pelos outros componentes do grupo. Atenção professor: Organize os grupos e, se for preciso, relembre como determinar a soma e o produto de

O objetivo deste trabalho é mostrar as características, importância e aplicações que os semicondutores têm para a eletrônica, as suas funções em equipamentos

Endereço de email, forma de tratamento, primeiro e último nomes, morada de faturação, informação de pagamento, dados de login. Afiliados: também nomeámos um prestador de serviços

Algumas regras de divisibilidade permitem que saibamos se um número é múltiplo de outro sem a necessidade de fazer

Ind-1A - Atividade industrial, não incômoda, compatível à vizinhança residencial no que diz respeito às características de ocupação dos lotes, de acesso, de localização,

Como exemplo de inovações tecnológicas no âmbito do ensino, a partir de 1994, com a expansão da Internet nas Instituições de Ensino Superior (IES), as

A preocupação em propiciar uma Justiça mais humanizada, mais acessível, célere e sem custos para os conflitos de família, faz-nos refletir sobre a praticabilidade de se estender