• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES SOBRE A MADEIRAS ECOLÓGICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES SOBRE A MADEIRAS ECOLÓGICAS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INFORMAÇÕES SOBRE A MADEIRAS ECOLÓGICAS

O piso MADEIRAS ECOLÓGICAS é um sistema de pavimentação modular especificamente para uso ao ar livre, robusto e inovador. O resultado estético final se integra perfeitamente com as necessidades mais diversas de arquitetura e estilo, graças à multiplicidade de cores que podem ser obtidas e que se adaptam às estruturas existentes.

A placa do piso MADEIRAS ECOLÓGICAS é feito com uma mistura de materiais naturais (fibra de madeira de abeto) e poliméricos (Polipropileno ou polietileno), que confere ao produto excepcional resistência ao intemperismo, químicas e todas as ações mecânicas, tais como impacto, atrito e desgaste por abrasão, as quais um pavimento externo é submetido, eliminando a manutenção típica de pavimentos em madeira.

Outra característica importante do sistema de revestimento MADEIRAS ECOLÓGICAS é a reversibilidade. Graças a um sistema de fixação de grampos, estudados especificamente, as placas não são perfuradas e todo o piso pode ser desmontado e transferido para outro lugar sem qualquer problema.

Este padrão tem a vantagem adicional de proporcionar ao pavimento a possibilidade de inspeção em todos os momentos, garantindo uma maior facilidade na manutenção dutos e cabos que passam pelo nível de apoio e pelo nível do pavimento.

CARACTERÍSTICAS DO PISO MADEIRAS ECOLÓGICAS

Como a maioria dos polímeros plásticos e produtos compostos por materiais de matriz termoplástica, os produtos oferecidos proporcionarão:

Maior durabilidade contra os elementos e agentes atmosféricos.

Maior resistência à corrosão salina, tendo também uma ação fungicida natural.

Maior resistência à perda de propriedades mecânicas após a exposição ao ar livre.

Baixo nível de absorção de água.

Acabamento estético comparável ao da madeira típica ao ar livre.

Variedade de cores obtidas pela base da matriz termoplástica.

Maior flexibilidade de produção para reduzir perdas.

MANUTENÇÃO DO PISO MADEIRAS ECOLÓGICAS

Recomendamos uma manutenção de rotina normal, relacionadas com a limpeza periódica de

poeira, folhas ou outros depósitos de materiais orgânicos, que obstruam a ventilação

adequada. O acúmulo de sujeira ou contaminantes em particular pode provocar manchas

agressivas na superfície, resultando em uma deterioração estética do produto. Para a limpeza,

recomendamos o uso de apenas água ou qualquer outro detergente com teor zero de abrasão

ou corrosão. No caso de utilização de detergentes que não os listados, você deve testar o

produto antes para prevenir possíveis efeitos. Em qualquer caso, na limpeza, recomendamos a

remoção perfeita de qualquer agente acumulado nas mesas ou placas. Antes de usar qualquer

produto de limpeza, leia atentamente as instruções de uso.

(2)

MANCHAS NO PISO MADEIRAS ECOLÓGICAS

Enquanto da utilização do produto, poderão surgir manchas em algumas partes devido ao contato prolongado com alguma matéria orgânica ou outros poluentes. Para maximizar a vida útil do produto, além das recomendações contidas no parágrafo anterior, é importante uma ação imediata para eliminar estas manchas, de modo que elas não sejam absorvidas e incorporados à massa do produto. Estas manchas são mais evidentes nos materiais lisos e de cores claras. Para remover estas manchas é recomendado uso de uma lixa fina ou escova de aço, permitindo a remoção adequada. A área tratada inicialmente ficara com uma coloração um pouco mais clara, mas com o passar do tempo, voltará a ter um aspecto e uma coloração uniforme como o restante do pavimento. Antes de lixar as peças aconselha-se testar em uma amostra ou na parte de trás do produto para conhecer os seus efeitos.

AVISOS

É necessário seguir cuidadosamente as instruções.

O Piso MADEIRAS ECOLÓGICAS quando instalado corretamente, de acordo com as instruções de montagem e manutenção e em condições normais de utilização e exposição está garantido para o consumidor original contra o apodrecimento, a deterioração, fissuras, reticulação (danos devido à ação da temperatura atmosférica), falhas e danos causados por cupins.

O comprador de um produto MADEIRAS ECOLÓGICAS é o único responsável por determinar a eficácia, adequação e segurança de cada utilização ou aplicação do produto.

As normas de construção variam de região para região. Cada comprador do MADEIRAS ECOLÓGICAS deve consultar locais de construção e normas de segurança para as necessidades específicas em relação às estruturas residenciais e de suas instalações, em conformidade com as diretrizes por escrito do Fabricante.

Plasticwood.it S.r.l. (Fabricante) não é responsável pelos danos ou defeitos causados por:

(A) a instalação do produto apoiado ou então fixado diretamente às superfícies de concreto, ou apoiado ou então fixado diretamente a pavimentos de madeira preexistente ou em qualquer estrutura que impeça a ventilação adequada superior inferior e laterais do produto;

(B) ausência ou insuficiência de espaço nas laterais do produto para a correta drenagem e limpeza e ventilação adequadas;

(C) o desenvolvimento de mofo, fissuras, pragas, acumulo água, matéria orgânica ou manchas de tinta;

(D) contração ou distorção da infra-estrutura;

(E) placas instaladas sem a inclinação adequada para a drenagem;

(F) a utilização de tratamentos não aprovados na superfície do produto;

(G) manchas derivadas do uso de parafusos galvanizados ou não revestidos;

(H) utilização do produto como um produto estrutural;

(I) manuseio inadequado, armazenamento incorreto, abuso ou negligência por parte do comprador ou terceira pessoa;

(J) utilização imprópria do produto;

(L) as variações ou modificações de cor do Plasticwood (todas as cores vão sofrer uma descoloração gradual que é devido ao comportamento típico de todo o material exposto ao ar livre durante períodos prolongados. Entretanto, uma vez assentado, o material manterá uma coloração quase constante ao longo do tempo). Se por algum motivo você achar que o produto apresenta algum defeito, não o instale e contate o seu revendedor.

(M) utilização de materiais abrasivos;

Plasticwood.it S.r.l. não se responsabiliza por reclamações do produto já instalado.

(3)

COMPONENTES DO SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO MADEIRAS ECOLÓGICAS

1) PERFIS DE ESTRUTURA EM ALUMÍNIO ANODIZADO

É um perfil que faz parte da estrutura do piso, aos quais são fixadas as réguas. Disponível em alumínio anodizado 58x27 mm (figura 1) com barras de 300cm de comprimento.

2) RÉGUAS

É o deck propriamente dito, a superfície escovada garante um ótimo efeito antiderrapante (a

presença de líquidos, poeira, neve ou gelo na superfície do material podem torná-lo

escorregadio).

(4)

3) Clipe de fixação com fresta de 2,5mm (fig. a) ou com fresta de 6 mm (fig.b)

Fornecido em aço inox é um elemento de fácil utilização que fixa de maneira sólida e segura.

Caso a pavimentação seja removida e colocada em um outro local os clipes podem ser reutilizados e é resistente contra a ação do sal.

O clipe com fresta de 2,5 mm foi projetado para permitir o escoamento das águas pluviais, evita que objetos pequenos caiam acidentalmente e impede que o salto do sapato alto possa se prender.

O clipe com fresta de 6 mm permite completa inspeção. É utilizado como clipe de “início e fim”

de instalação.

4) PARAFUSO DE FIXAÇÃO

Os parafusos que prendem os clipes são de aço INOX auto atarrachantes de cabeça chata.

5) PÉS REGULÁVEIS

Feitos em PP, são solução para locais de pisos irregulares. Altura disponível de 1cm a 30cm. (Podendo ser aumentada através do uso de extensões).

(5)

PRECAUÇÕES DE INSTALAÇÃO

Manter uma distância de cerca de 15 mm entre estruturas rígidas preexistentes. Na junção do topo deve ser mantida uma distância de 5mm entre as placas (para as réguas com 2,40 m de comprimento). O espaçamento no topo da junção deverá ser calculado de acordo com o tamanho das réguas. Veja no quadro abaixo o espaçamento da junção, de acordo com a temperatura, considerando régua de 2,40 metros.

Os perfis de MADEIRAS ECOLÓGICAS não são estruturais e devem ser totalmente suportados.

O produto deve ser armazenado em local seco, limpo e protegido da luz solar, do tempo e agentes potencialmente corrosivos.

Durante a instalação as variações no comprimento são mais acentuadas devendo ser levadas em conta no caso de se trabalhar em temperaturas extremas. Um bom exemplo seria o corte das réguas e instalação durante uma tarde de muito calor. À noite e na manhã seguinte, muito provavelmente, detectará alguma contração. A melhor forma de minimizar este problema é fixar as réguas logo após o seu corte e seguindo as diretrizes durante a instalação:

Espaçamento Junção - Encontro de Topo

0°C - Inferior 1°C - 23°C 24°C - Superior

5mm 2,6mm 1 mm

(6)

DISTÂNCIA PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA

É recomendável que a distância máxima entre os perfis estruturais sejam:

- Para os pisos com espessura de 25 milímetros = 50 centímetros Max.

- Para os pisos com espessura de 21 milímetros = 40 centímetros Max.

PREPARAÇÃO DA ÁREA DE ASSENTAMENTO

Verificar os cuidados de assentamento reportados no presente manual no que diz respeito à drenagem da água de chuva e às distâncias entre os perfis estruturais.

INSPEÇÃO DO PAVIMENTO

(7)

Para a pavimentação com fixação à vista ou espaçamento de 6 mm, não há recomendações específicas já que esses sistemas já garantem a inspeção.

Quanto ao pavimento com espaçamento entre perfis de 2,5mm, para garantir uma futura inspeção aconselha-se que a cada 5m (ou segundo o gosto do cliente) seja colocada um fila de réguas com clipe em alumínio com fresta de 6mm.

O clipe de 6mm permite que ele seja retirado do encaixe mediante a utilização de uma chave de fenda tradicional.

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

•Uma chave de fenda elétrica de inserção transversal e / ou chave de fenda Phillips.

• Um martelo de borracha

• Uma trena

(8)

Durante a instalação, a fresta entre os comprimentos da prancha é “criada” dependendo do clipe escolhido.

Quanto à instalação dos “topos”, deve ser levado em consideração que o material sofre dilatação no que diz respeito ao comprimento das pranchas em si.

Diferenciando do inicio de instalação de madeira comum, no caso da Madeiras Ecológicas deve-se levar em consideração:

1) A fresta mínima de “topo contra topo” (junção) deve ser de acordo com a página 5 (em materiais com 240cm de comprimento). Esse cálculo é feito proporcional ao tamanho da prancha e dependendo da temperatura.

2) O topo não pode ter um balanço superior a 15mm.

3) Cada junção (encontro de topo) deve estar presa a apenas um perfil de alumínio. Não colocar as duas réguas em apenas um perfil de alumínio.

Para estes pontos verifique as fotos acima com as instalações corretas e instalações incorretas.

As informações aqui fornecidas não contêm quaisquer garantias de ligação ou garantias de qualquer espécie. As sugestões e orientações fornecidas neste Manual Técnico, representam o nosso melhor conhecimento sobre as propriedades e usos do produto.

Dadas as inúmeras oportunidades de emprego, de uso e a possível interferência de elementos que não dependem de nós, não assumimos a responsabilidade pelos resultados que podem ser obtidas na utilização do produto .. Fica sob responsabilidade do comprador estabelecer a dequação do produto e este assume qualquer responsabilidade que possa advir de seu uso.

(9)

Todas as informações fornecidas no site da Madeiras Ecológicas estão protegidos pela copyright. A cópia e processamento, modificação e/ou a venda para pagaressa informação só é permitida com o consentimento por escrito da Madeiras Ecológicas. Essas informações são fornecidas apenas para o conhecimento e não contêm quaisquer garantias de ligação ou garantias de qualquer espécie. Elas podem ser alteradas a qualquer momento, tanto em termos ou preços técnicos e comerciais. Declarações de ligação são emitidos apenas mediante pedido específico. Dada a natureza não vinculativa está descartadaresponsabilidade pela exatidão das informações.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Selected studies were included in the meta-analysis if they met the following criteria: 1) case-control or cohort studies; 2) evaluating the association of the rs2435357 and