• Nenhum resultado encontrado

Biologia. Exercícios de Segunda Lei e Linkage. Exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biologia. Exercícios de Segunda Lei e Linkage. Exercícios"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios

1.

Um indivíduo, com o genótipo AaBb, produz gametas nas seguintes proporções: 25% AB, 25% Ab, 25%

aB e 25% ab. Outro indivíduo, com o genótipo DdEe, produz gametas nas seguintes proporções: 50% DE e 50% de. Podemos concluir que:

a) os genes D e E estão ligados e entre eles não ocorre crossing-over.

b) os genes D e E estão ligados e entre eles ocorre crossing-over.

c) os genes D e E segregam-se independentemente e entre eles não ocorre crossing-over.

d) os genes A e B estão ligados e entre eles não ocorre crossing-over.

e) os genes A e B segregam-se independentemente e entre eles ocorre crossing-over.

2.

Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: ELsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

a) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.

b) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.

c) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.

d) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.

e) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.

3.

Na meiose de um indivíduo AB/ab, ocorre crossing over entre esses genes em 40% das células. A frequência de gametas AB, Ab, aB e ab produzidos por esse indivíduo deve ser, respectivamente:

a) 10%, 40%, 40% e 10%.

b) 30%, 20%, 20% e 30%.

c) 30%, 30%, 20% e 20%.

d) 40%, 10%, 10% e 40%.

e) 40%, 40%, 10% e 10%.

(2)

4.

Quando analisamos indivíduos duplo-heterozigotos, em um caso de dois pares de genes ligados, percebemos que os alelos podem estar organizados de duas formas. Analise as alternativas e marque o que significa dizer que existe um arranjo cis.

a) O arranjo cis é aquele em que todos os alelos estão no mesmo cromossomo e nenhum está presente no homólogo correspondente.

b) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão em cromossomos diferentes, assim como os alelos recessivos.

c) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes e recessivos estão presentes nos cromossomos homólogos.

d) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão no mesmo cromossomo e os alelos recessivos estão no homólogo correspondente.

e) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão no mesmo cromossomo e os alelos recessivos estão em um cromossomo não homólogo.

5.

Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas:

BR = 48,5%

br = 48,5%

Br = 1,5%

bR = 1,5%

Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:

a) 48,5 morganídeos.

b) 97 morganídeos.

c) 1,5 morganídeos.

d) 3 morganídeos.

e) 50 morganídeos.

(3)

apresentam segregação independente. A representação esquemática dos cromossomos presentes em uma de suas células somáticas em divisão mitótica é:

7.

A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).

Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte:

F1 – todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem.

F2 – 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito.

( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas.

( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente.

( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres.

( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – V – F – F.

b) V – F – V – F.

c) V – F – F – V.

(4)

8.

A frequência de recombinação entre os locos A e B é de 10%. Em que percentual serão esperados descendentes de genótipo AB // ab, a partir de progenitores com os genótipos mostrados na figura?

a) 5%

b) 90%

c) 45%

d) 10%

e) 20%

9.

Um indivíduo de genótipo desconhecido pro-duziu os seguintes gametas:

4% MN 46% Mn 46% mN 4% mn Responda às questões abaixo.

a) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?

b) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?

c) Qual a taxa de recombinação entre M e n?

d) Qual a distância dos lócus m e n no mapa genético?

e) Se 40% das células desse indivíduo so-frerem crossing over, qual será a nova taxa de recombinação?

10.

As três cores de pelagem de cães labradores (preta, marrom e dourada) são condicionadas pela interação de dois genes autossômicos, cada um deles com dois alelos: Ee e Bb. Os cães homozigóticos recessivos ee não depositam pigmentos nos pêlos e apresentam, por isso, pelagem dourada. Já os cães com genótipos EE ou Ee apresentam pigmento nos pêlos, que pode ser preto ou marrom, dependendo do outro gene: os cães homozigóticos recessivos bb apresentam pelagem marrom, enquanto os com genótipos BB ou Bb apresentam pelagem preta. Um labrador macho, com pelagem dourada, foi cruzado com uma fêmea preta e com uma fêmea marrom. Em ambos os cruzamentos, foram produzidos descendentes dourados, pretos e marrons.

a) Qual é o genótipo do macho dourado, quanto aos dois genes mencionados?

b) Que tipos de gameta e em que proporção esse macho forma?

c) Qual é o genótipo da fêmea preta?

d) Qual é o genótipo da fêmea marrom?

(5)

1. A

Os genes D e E estão ligados, visto que não ocorre crossing over (50% DE e 50% de). A taxa de crossing tende a zero, pois os genes estão muito próximos, dificultando sua separação na formação do quiasma.

2. D

Genes localizados no mesmo cromossomo estão em linkage, apresentando segregação dependente, o que consiste em uma exceção à segunda lei de Mendel. Ou seja, quanto mais próximos esses genes estão no mesmo cromossomo, maior a probabilidade de serem herdados juntos.

3. D

A questão diz que 40% das células sofreram crossing over. Logo, 60% das células serão exatamente iguais ao parental. Os outros 40% formam os 4 tipos de genótipo (10% para cada genótipo AB, Ab, aB e ab). Somando os valores, temos: AB 40%, Ab 10%, aB 10% e ab 40%.

4. D

No arranjo cis, encontramos, em um cromossomo, os alelos dominantes e, no homólogo, os alelos recessivos. Já no arranjo trans, em cada homólogo, há um alelo dominante e outro recessivo.

5. D

Os gametas recombinados são Br e bR, cada um com a proporção de 1,5%. A partir da soma da frequência dos recombinados, temos a taxa de recombinação, que, nesse caso, é 3%. Assim sendo, a distância entre B e R é de 3 morganídeos.

6. A

A linkage ocorre quando há genes não alelos situados no mesmo cromossomo. Como é dito na questão, a célula está em divisão mitótica, dessa forma as duas cromátides-irmãs são iguais em cada cromossomo.

7. E

A proporção 9:3:3:1, obtida na geração F2, indica que os indivíduos da geração F1 eram duplo- heterozigotos e que os genes em questão (para tipo de asa e cor do corpo) segregam-se independentemente, ou seja, um par de alelos está em um par de homólogos, enquanto o outro par de alelos (do outro gene) está em outro par de homólogos.

8. C

A frequência de recombinação é de 10%, logo, a frequência dos descendentes com genótipo igual ao dos parentais é de 90%.

Mãe ab/ab: 100% ab (ela só pode gerar esse gameta, já que é duplo recessiva).

Pai AB/ab: 45% AB, 45% ab, 5% Ab e 5% aB.

Ou seja, a chance de gerar um filho AB/ab é de 45%.

9.

a) Parentais = Mn e mN; recombinantes: MN e mn b) Trans (Mn/ mN).

c) Tr = 8%.

d) Distância = 8 ur.

(6)

10.

a) O genótipo do macho é eeBb.

b) O macho forma gametas eB e eb, em proporções iguais (50% de cada).

c) O genótipo da fêmea preta é EeBb.

d) O genótipo da fêmea marrom é Eebb.

Referências

Documentos relacionados

Como o m´etodo de avalia¸c˜ao proposto nesta tese est´a limitado a ambientes de IaaS, a avalia¸c˜ao do desempenho computacional das m´aquinas virtuais ´e realizado com benchmark

Inicialmente foram feitas observações da paisagem no que diz respeito aos seus atributos naturais (clima, relevo, cobertura vegetal, recursos hídricos, uso e

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação