• Nenhum resultado encontrado

OCORRÊNCIA DE CROMOSSOMO B HETEROCROMÁTICO EM LAMBARIS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OCORRÊNCIA DE CROMOSSOMO B HETEROCROMÁTICO EM LAMBARIS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO MINAS GERAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, n.1, 2016. Número especial 2.

OCORRÊNCIA DE CROMOSSOMO B HETEROCROMÁTICO EM LAMBARIS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO – MINAS GERAIS

OCURRENCE OF HETEROCROMATIC B CROMOSOME IN TETRA FISH FROM SÃO FRANCISCO BASIN – MINAS GERAIS

Matheus Lewi Cruz Bonaccorsi de Campos

(1)

Karine Frehner Kavalco

(2)

Rubens Pazza

(3)

Resumo

De todos os peixes neotropicais, o gênero Astyanax é tido como o mais abundante, nele, encontra-se a espécie Astyanax rivularis, conhecida popularmente como lambari de rabo vermelho. Os espécimes de A. rivularis coletados no Córrego Lage (Arapuá-MG) deste trabalho foram submetidos a técnicas citogenéticas onde se verificou a presença de metáfases de diferentes números cromossômicos. Após a realização de bandamento C, verificou-se a presença de um cromossomo inteiro heterocromático no citótipo de 2n=47, característica comum em cromossomos do complemento B. A existência destes cromossomos em diferentes populações de “A. Scabripinnis” é atualmente destacada na literatura, ao aliar isto com os dados obtidos neste trabalho, constatou-se a presença de cromossomos supranumerários em A.

rivularis.

Palavras-chave: Astyanax. Caraciformes. Citogenética. Peixes.

Abstract

Of all the neotropical fish, Astyanax genus is considered to be the most abundant, in him, is the species Astyanax rivularis, popularly known as red tail tetra. Specimens of A. rivularis collected Lage Stream (Arapuá-MG) of this work were subjected to cytogenetic techniques where it was found the presence of metaphase of different chromosome numbers.

After performing banding C, it was found the presence of an entire chromosome in heterochromatic cytotype 2n = 47, common feature complement of chromosomes B. The existence of these chromosomes in different populations "A. Scabripinnis "is currently highlighted in the literature, by combining this with the data obtained in this study, it was found the presence of supernumerary chromosomes in A. rivularis.

Keywords: Astyanax. Characiforms. Citogenetic. Fishes.

___________________________________________________________________________

¹Graduando do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (matheus.bonaccorsi@ufv.br); ² Professora Doutora em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (kavalco@gmail.com); ³Professor Doutor em Ciências Biológicas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (rpazza@ufv.br).

(2)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, n.1, 2016. Número especial 2.

1. Introdução

O gênero Astyanax (GERY, 1977) compreende um diverso grupo de peixes neotropicais pequenos popularmente conhecidos como lambaris, o grupo é tido como um dos mais abundantes na América do Sul (EIGENMANN, 1921), estando geralmente limitados a pequenos riachos de corredeiras em cabeceiras de afluentes de rios (GOMES e AZEVEDO 1960; BRITSKI, 1972; CARAMASCHI, 1986).

Uma variação no número normal de cromossomos que compreendem uma espécie pode advir da presença de aneuploidias e cromossomos acessórios. Estes cromossomos também podem ser chamados de cromossomos B, complemento B ou cromossomos supranumerários, estando presentes em várias espécies (GUERRA, 1988). Eles podem ser grandes ou pequenos, geralmente heterocromáticos e podem ou não se assemelhar aos cromossomos do cariótipo normal (complemento "A") (MÜNTZING, 1974).

Astyanax scabripinnis é um notável complexo de espécies com várias descrições de cromossomos B em suas populações (SILVA et al., 2014).

Neste trabalho, uma população de A. rivularis pertencente ao córrego Lage, bacia do rio São Francisco, Arapuá-MG, foi estudada no intuito de se fazer uma caracterização cariotípica da mesma.

2. Material e Métodos

Quatorze peixes de uma população de Astyanax provenientes do córrego Lage (bacia

do São Francisco), município de Arapuá-MG, foram coletados e identificados como Astyanax

rivularis, de acordo com suas características morfológicas e bacia em que se encontram. O

rim anterior foi utilizado para a obtenção de cromossomos mitóticos através da técnica

adaptada por Bertollo et al. (1978). Para análise cromossômica utilizou-se coloração

convencional com Giemsa. A heterocromatina constitutiva foi detectada por bandamento-C

através da técnica de Summer (1972) com algumas adaptações de tempo. As metáfases foram

fotografadas com câmera digital QColor3 (Olympus) acoplada a microscópio BX-40

(Olympus) e, posteriormente, analisadas e processadas em computador com o auxílio dos

softwares GIMP 2.0 e Adobe Photoshop CC, a fim de se obter os cariótipos adequados. As

medidas e classificações cromossômicas foram delimitadas conforme proposto por Levan et

al. (1964).

(3)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, n.1, 2016. Número especial 2.

3. Resultados e Discussão

Dos indivíduos analisados, sete apresentaram o número diploide de 46 cromossomos (Figura 1), com fórmula cariotípica de 6M+30SM+10A, semelhante ao descrito por Bertollo e Moreira-Filho (1991) em exemplares do complexo de A. scabripinnis do riacho Curral das Éguas em São Gonçalo do Abaeté-MG, também bacia do rio São Francisco.

FIGURA 1

-

Cariótipo de Astyanax Rivularis 2n=46 (6M+30SM+10A)

(4)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, n.1, 2016. Número especial 2.

FIGURA 2 - Bandamento-C de 2n=46 e 2n=47 evidenciando cromossomo heterocromático.

Foram encontrados também os números diploides 2n=47 em cinco indivíduos e 2n=48 em dois deles, ilustrando a presença de um ou dois cromossomos acessórios. Um dos exemplares de 2n=48 apresentou ainda dois microcromossomos B. O bandeamento C revelou grandes blocos heterocromáticos terminais em 4 pares cromossômicos, juntamente com pequenos blocos terminais em 1 par cromossômico tanto para o citótipo 46 quanto para o 47,

neste último, havia também um cromossomo inteiro heterocromático (Figura 2). Geralmente, a presença de heterocromatina constitutiva indica a ocorrência de replicação tardia dos cromossomos associada à repressão de replicação e transcrição, além disso, pode se associar com baixos níveis de acetilação de histonas (BICKMORE, 2001). A existência de cromossomos heterocromáticos em diferentes populações de “A. scabripinnis” é destacada na literatura, havendo, inclusive, relatos de variações na quantidade, tamanho e tipo (SILVA et al., 2014).

4. Conclusão

O presente trabalho permite concluir que a população do córrego Lage, na bacia do rio São Francisco, possui variação na fórmula cariotípica, possivelmente devido à presença de cromossomos B.

Apoio financeiro: FAPEMIG.

(5)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 8, n.1, 2016. Número especial 2.

Referências

BERTOLLO, L. A. C.; TAKAHASHI, C. S.; MOREIRA-FILHO, O. Cytotaxonomic considerations on. Hoplias lacerdae. Braz. J. Genet, 1978.

MOREIRA-FILHO, O.; BERTOLLO, L. A. C.. Astyanax scabripinnis (PISCES, CHARACIDAE): A SPECIES COMPLEX. 14. Braz. J. Genet, 1991.

BICKMORE, W. A.; Karyotype Analysis and Chromosome Banding. MCR Human Genetics Unit, Edinburgh, Scotland, UK, 2001.

BRITSKI, H. A.; Peixes de água doce do Estado de São Paulo: sistemática. IN:

POLUIÇÃO E PISCICULTURA, 79-108. Faculdade de Saúde Pública da USP – Instituto de Pesca da C.P.R.N. da Secretaria da Agricultura, São Paulo, 1986.

CARAMASCHI, E. M. P.; Distribuição da ictiofauna de riachos das bacias do Tietê e do Paranapanema, junto ao divisor de águas (Botucatu, SP). Tese de Doutorado.

Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1986.

EIGENMANN, C. H. The american Characidae. 3. Mem. Mus. Comp. Zool. Harvard, 1921.

GERY, J. Characoids of the world. 1977.

GOMES, A. L. e AZEVEDO, P.; Os peixes de Monte Alegre do Sul, Estado de São Paulo.

Papéis Avulsos, Departamento de Zoologia, SP, 1960.

GUERRA, M.; Introdução à Citogenética Geral. 1ª Edição, Editora Guanabara, 1988.

LEVAN, A.; FREDGA, K.; SANDBERG, A. A.; Nomeclature for Centromeric Position on Chromosomes, 1964.

MÜNTZING, A.; Accessory Chromosomes. Institute of Genetics, University of Lund, Sweden, 1974.

SILVA, D. M. Z. A.; ALVES, J. C. P.; UTSUNOMIA, R.; JAIME, C. A.; RUANO, F. J. R.;

DANIEL, S. N.; HASHIMOTO, D. T.; OLIVEIRA, C.; CAMACHO, J. P. M.; FORESTI, F.

P.; FORESTI, F.; Delimiting the Origin of a B Chromosome by FISH Mapping, Chromosome Painting and DNA Sequence Analysis in Astyanax paranae (Teleostei, Characiformes), 2014.

SUMMER, A. T.; A simple technique for demonstrating centromeric heterochromatin.

Exptl. Cell Res., 1972.

Referências

Documentos relacionados

Essa empresa tem disponíveis cinco opções de cores para a capa dura e três opções de tamanho para o espiral, porém não produz agendas com apenas brochura.. (PAEBES

identidade de gênero, e que desejar ser identificado pelo nome social no dia e local de realização da prova, deverá fazer o download do formulário de atendimento especial,

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

A teoria da vontade, ou Willenstheorie foi admitida pelos autores alemães do século XIX, como THIBAU, PUCHTA, SAVIGNY, WINDSCHEID, para quem, na formação do contrato, o

Registra-se que a meta pactuada é de 658 cirurgias e, no período de 01/09/2020 a 30/09/2020, foram realizadas 158 cirurgias, as quais referem-se as cirurgias ortopédicas de

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

A identificação completa e inspecção da área de intervenção (ver figura 2) foram levadas a efeito por três equipas em domínios diferentes: Arquitectura, Sociologia e

Interesses, conflito, poder e negociação: as organizações como sistemas políticos Leitura de textos Discussão dialogada Fórum de dúvidas Estudo de caso Data de realização