• Nenhum resultado encontrado

SUCESSO. Sistema AgCelence Soja com Orkestra TM SC. Depoimentos de agricultores que tiveram grande produtividade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUCESSO. Sistema AgCelence Soja com Orkestra TM SC. Depoimentos de agricultores que tiveram grande produtividade"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

SUCESSO

Depoimentos de agricultores que tiveram grande produtividade 100 anos de

soja no Brasil:

a grandeza de uma nação

Sistema AgCelence Soja com Orkestra

TM

SC

(2)

Portfólio Soja

Com grandes soluções para

a soja, juntos abrimos caminhos para grandes resultados.

Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Uso exclusivamente agrícola. Restrição no estado do Paraná para a cultura da soja: Imunit®, para Pseudoplusia includens, Rachiplusia nu e Corynespora cassiicola; Pirate® para Heliothis virescens e Frankliniella schultzei; Opera® Ultra para Corynespora cassiicola. Registro MAPA: Adhere 60 nº PR-08378 10069-1, Basagran® 600 nº 594, Fastac® 100 nº 2793, Fastac® Duo nº 10913, Gelfix 5 nº PR-08378 10056-0, Heat® nº 01013, Imunit® 08806, Nomolt® 150 nº 01393, Opera® nº 08601, Opera® Ultra nº 9310, Orkestra™SC nº 08813, Pirate® nº 05898, Poast® nº 1128798 e Standak® Top nº 01209.

BASF e você. A soja nos faz grandes.

Tratamento de sementes:

Inoculantes: Adhere 60 Gelfix Top Gelfix 5 Basagran® 600 Standak® Top*

Herbicidas:

Fastac® 100 Fastac® Duo Imunit® Nomolt® Pirate® Opera®* Opera® Ultra*

Inseticidas:

Fungicidas:

(3)

150 anos de BASF...

100 anos de soja no Brasil...

Depoimentos de produtores

da região Noroeste...

Produtividade Top...

06

08

10

30

(4)

P or um século e meio, temos criado a química que contribui para a evolução de todos.

Na agricultura, promovemos tecnologias que ajudaram o agricultor a alcançar um mercado global. Essa parceria transformou o Brasil no celeiro do mundo e em um exemplo de sustentabilidade.

Hoje, definimos um compromisso para seguir evoluindo.

Vamos reduzir o desperdício de alimentos e produzir de forma ainda mais eficiente e economicamente sustentável.

NÓS VAMOS AVANÇAR.

E QUEREMOS VOCÊ JUNTO.

(5)

D esde que a soja foi introduzida no Brasil, há 100 anos, ela redesenhou o mapa do país levando desenvolvi- mento econômico e tecnológico às mais diferentes regiões.

Durante sua história, abriu estradas, ergueu cidades, ampliou divisas e se tornou principal item de exportação.

Conquistou espaço de destaque no mercado financeiro, virou moeda e investimento.

Antes basicamente usada como ração animal ou pro- cessada como óleo, agora a soja ganha sabor e forma nos alimentos, e chega com frequência em nossas mesas, principalmente por ser considerada ingrediente funcional.

Hoje, o nosso custo de vida depende desse grão, por sua alta influência nos preços das carnes, do óleo, do biodiesel e de muitos outros produtos. É o peso da soja na economia brasileira superando os milhões de toneladas produzidos em cada safra.

Somos um dos maiores produtores do mundo.

E isso só foi possível desbravando as fronteiras agríco- las e investindo em biotecnologia, agricultura de precisão, mecanização, implementos, especialização de mão de obra e, especialmente, na inovação de tecnologias de proteção do cultivo.

Este tem sido nosso papel. Assim chegamos até aqui.

Valorizando nosso talento, trabalho, dedicação e compro-

metimento para continuarmos crescendo com a soja e

orgulhando uma nação de milhões de brasileiros.

(6)

A parceria da BASF com o agricultor brasileiro é

fundamental para o desenvolvimento das lavouras de

soja, pois, juntos, criam ferramentas adequadas às necessi-

dades que a cultura exige. A prova disso, você pode conferir

nos depoimentos de diversos agricultores sobre o Sistema

AgCelence, agora combinado a Orkestra

SC, o fungicida

ideal para o controle de importantes doenças da soja.

(7)

D E P O I M E N T O S D E P R O D U T O R E S D A R E G I Ã O N O R O E S T E

D E P O I M E N T O S

Adélio Walter Petri

Fazenda Padre Manoel II - Campo Novo do Parecis - MT Notei que, utilizando o Sistema AgCelence Soja, a cultura teve uma maturação mais uniforme, devido ao melhor controle do complexo de doenças, dando uma diferença de uma semana na maturação em relação ao tratamento da fazenda e, consequentemente, uma maior produtividade.

Antoninho Valdir Nekel Fazenda Larissa - Guarantá do Norte - MT Com a utilização do SAS OrkestraSC, obtive um incremento de 3,15 sc/ha. Inicialmente, utilizando Standak® Top, tive um melhor stand, mais uniformidade e vigor na germinação, além da praticidade, onde, em um único produto, tive proteção contra as principais pragas do solo, além das principais doenças iniciais.

Posteriormente, com a utilização de Opera® no vegetativo, OrkestraSC no início do florescimento e mais uma de OrkestraSC 16 dias após R1, observei que as plantas se encontravam mais verdes e sadias no momento de dessecação pré-colheita.

“Maior produtividade.”

“Obtive um incremento de 3,15 sc/ha.”

O benefício é muito grande, porque a gente chega a uma dada época de estádio que, se a gente trabalhar no curativo, não consegue mais ter um controle eficiente e os números mostram isso: que o trabalho preventivo ajuda muito. Eu acho que o sistema encaixa perfeitamente nas necessidades. Nos anos que não foi usado o sistema completo, a gente teve um pouco de perda por doenças de final de ciclo. A Antracnose chegava e a gente perdia o baixeiro. Então, agora, com o uso do sistema de uns anos para cá, a gente está eliminando esse problema. Aqui a gente usa 100% e recomendo o uso.

Antônio Marcos Prates Fazenda Tassiana - Sinop - MT

Argino Bedin Fazenda Santa Anastácia / Lagoa Vermelha - Sorriso - MT

Na safra 2014/15 usamos o fungicida OrkestraSC em 100% da área, atingindo uma excelente média de produtividade. Para a safra 2015/16, já compramos o Sistema AgCelence da BASF com duas aplicações de OrkestraSC para 100% da área.

OrkestraSC, eu uso e recomendo.

Augusto Stamm Arnt

Fazenda Planorte - Sapezal - MT

Inovação é sempre bem-vinda, melhor ainda quando positiva. Por isso, estamos com essa ferramenta, que é o novo fungicida da BASF. O OrkestraSC é muito eficiente no controle das principais doenças da soja e, consequentemente, entrega uma produtividade satisfatória.

“Aqui a gente usa 100%

e recomendo o uso.”

“OrkestraSC, eu uso e recomendo.”

“O OrkestraSC é muito eficiente no controle das principais doenças da soja.”

(8)

D E P O I M E N T O S

Com a utilização do Sistema AgCelence, obtive um melhor enraizamento e as plantas resistiram melhor ao veranico.

Toda aplicação utilizada no vegetativo é interessante para nossa região pelo fator preventivo. Com duas aplicações de OrkestraSC, pude observar melhor controle,

principalmente das doenças de final de ciclo. Pelo terceiro ano consecutivo de trabalhos realizados aqui na fazenda, pude comprovar a eficiência do Sistema AgCelence.

Ayrton Bresolin

Fazenda Santa Maria - Rondonópolis - MT

Camilo Rafael Siqueira Fazenda Santa Luzia - Brasnorte - MT O que observamos nas áreas tratadas com OrkestraSC na fazenda foi bom o controle de importantes doenças de final de ciclo, conseguindo segurar a lavoura com boa sanidade até o final do

ciclo e aumentando a produtividade de 3 sc/ha a mais do que o padrão da fazenda.

“Pelo terceiro ano consecutivo de trabalhos realizados aqui na fazenda, pude comprovar a eficiência do Sistema AgCelence.”

“Aumentando a produtividade de 3 sc/ha a mais do que o padrão da fazenda.”

Usei o Sistema AgCelence Soja em toda minha área, observei plantas mais enraizadas e engalhadas e com excelente sanidade foliar, mesmo com o veranico na região. Obtive uma média superior em sacos a mais por hectare do que o ano passado nas mesmas áreas.

Estou satisfeito com o Sistema AgCelence e pretendo utilizar novamente no próximo ano.

Cesar Cleser Leal

Fazenda Santa Fé - Primavera do Leste - MT

“Obtive uma média superior em sacos a mais por hectare do que o ano passado nas mesmas áreas.”

Cirio Grasel Fazenda Santa Catarina - Peixoto de Azevedo - MT

Com a utilização do SAS com OrkestraSC, obtive um incremento de 0,71 sc/ha, partindo da aplicação do Opera® no vegetativo.

Daniel João Gobbo

Fazenda Santa Rita - Nova Mutum - MT Foi possível notar uma melhor sanidade do baixeiro, melhor engalhamento, um melhor enchimento de grãos, o que resultou numa melhor produtividade. Estou satisfeito com os resultados e pretendo fazer o sistema

“Obtive um incremento de 0,71 sc/ha.”

“Melhor sanidade do baixeiro, um melhor engalhamento e enchimento de grãos.”

(9)

D E P O I M E N T O S

Delcio José Pereira

Fazenda Tucano - Campo Verde - MT

Na área teste de fungicida BASF, em comparativo com o padrão da fazenda, houve um incremento de 3 sc/ha, devido a melhor sanidade foliar que os produtos proporcionam.

“Houve um incremento de 3 sc/ha.”

Fabio Busanello

Fazenda Pontal - Poxoréo - MT

Eu, juntamente ao consultor, pudemos observar grande diferença no controle de doenças de final de ciclo, bem como o ganho de produtividade, que foi de 3,05 sacos a mais por hectare no sistema BASF.

Estou extremamente satisfeito com a utilização do Sistema AgCelence Soja com OrkestraSC.

Para a próxima safra, pretendo usar o sistema em 100% da área, pois ele entrega uma planta sadia até a fase final da cultura, com maior produtividade e rentabilidade.

Edio Afonso Baldissera Fazenda Baldissera - Nova Mutum - MT

“Maior produtividade e rentabilidade.”

“3,05 sacos a mais por hectare no sistema BASF.”

Fernando Henrique Zanchetin Fazenda Verde - Vera - MT Na safra 2014/15, foram realizados vários testes na propriedade. Entre eles, destacou-se o Sistema AgCelence, avaliado em uma área de 45 ha. Na próxima safra, iremos aplicar o sistema em 30% da fazenda.

“Destacou-se o Sistema AgCelence.”

Guilherme Augusto Cella Fazenda Formosa - Sorriso - MT

O Heat® teve boa eficiência no controle de importantes ervas daninhas, superando o padrão da fazenda. O sistema também demonstrou bons resultados, tendo incremento na produtividade e boa sanidade das plantas. O Pirate® fez uma limpeza na lavoura, não deixando nada de lagarta.

Segurou bem mais que o padrão.

“Incremento na produtividade e boa sanidade das plantas.”

(10)

D E P O I M E N T O S

Jaime Carlos Tafarel

Fazenda Coqueiros - Nova Mutum - MT Notei um melhor engalhamento das plantas.

Obteve uma melhor sanidade do baixeiro, em que notei a maior produtividade e enchimento de grãos, comparado com o padrão.

A gente pôde observar um maior número de folhas e maior número de vagens dentro do Sistema AgCelence comparado ao padrão da fazenda. E a dessecação a gente

realizou 3 dias após dessecar da área padrão, dando para perceber aí no final do ciclo da lavoura o efeito fisiológico, o efeito AgCelence® na planta. Eu gostei do resultado porque, pelo investimento que a gente fez fora do padrão da fazenda, foi apenas uma aplicação a mais. E essa é uma aplicação tirando o custo do que ainda sobrou em um bom resultado para fazenda. Tanto é que, na colheita, a gente conseguiu ter um resultado de 3 sc/ha a mais. Já fechamos com a revenda parceira da BASF 100% da área com Sistema AgCelence para a próxima safra.

Jeferson Milanez Bif Fazenda Primavera III - Ipiranga do Norte - MT

“A gente conseguiu ter um resultado de 3 sc/ha a mais.”

“Maior produtividade e enchimento de grãos.”

Utilizamos o produto OrkestraSC pela primeira vez e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Pretendemos usar o produto nas próximas safras.

Joel Schimanski

Fazenda Pérola - Sapezal - MT

O resultado do trabalho foi muito satisfatório em nossa propriedade. Gostei do resultado visual e final que o tratamento entregou.

Leonardo Possan Letrari Fazenda São Cristóvão - Primavera do Leste - MT

Luiz Antonio Ferreira

Fazenda São Paulo do Cravari - Brasnorte - MT Pude observar o crescimento e o vigor da soja em relação ao padrão fazenda, o que veio refletir na produção.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado.”

“Gostei do resultado visual e final.”

“Pude observar o crescimento e o vigor da soja.”

(11)

D E P O I M E N T O S

O Sistema AgCelence Soja proporcionou plantas com maior vigor e engalhamento, além de uma alta eficiência no controle das principais doenças da soja, tanto as de final de ciclo como Ferrugem- asiática, resultando em um incremento de produtividade de 5,5 sacas a mais por hectare em relação ao padrão da fazenda.

Luiz Akira Hashimoto

Fazenda Graúna - Santo Antônio do Leste - MT

Observei que o OrkestraSC manteve um pouco mais de folhas no baixeiro e teve um melhor controle no complexo de doenças de final de ciclo.

Majori Dal Molin Fazenda Chapecó - Campo Novo do Parecis - MT

“Incremento de produtividade de 5,5 sacas a mais por hectare.”

“Melhor controle no complexo de doenças de final de ciclo.”

Usei o Sistema AgCelence em parte da lavoura e obtive bons resultados na colheita.

Marcelo Henrique Zanchet

Fazenda Pôr do Sol - Campos de Júlio - MT

“Bons resultados na colheita.”

Mario Brunetta

Fazenda Ipanema 2 - Santo Antônio do Leste - MT Observei que, utilizando o Sistema AgCelence Soja, as plantas apresentaram maior área foliar e engalhamento, além de uma alta eficiência no controle das principais doenças, tanto as de final de ciclo como a Ferrugem-asiática. Com isso, o Sistema AgCelence proporcionou um incremento de 4,71 sacos a mais por Márcio Cristiano Heck

Fazenda Sublime - Campos de Júlio - MT

Já vinhamos utilizando alguns produtos BASF, principalmente inseticidas. Com o experimento realizado, pudemos perceber o incremento na produtividade também no manejo com fungicidas.

“Incremento na produtividade.”

“O Sistema AgCelence proporcionou um incremento de 4,71 sacos a mais

por hectare.”

(12)

D E P O I M E N T O S

Matheus Paulo Bilibio

Fazenda Padre Manuel - Nova Mutum - MT No Sistema AgCelence com OrkestraSC, observei que, ao longo do desenvolvimento da cultura da soja, as folhas do baixeiro se encontravam mais sadias e havia menor incidência de doenças, além de apresentar maior número de vagens. Resultou, no final, um incremento de 4,71 sc /ha a mais que o padrão.

Maurício Sandri Fazenda Santo Antônio - Cláudia - MT Fiquei satisfeito com os resultados obtidos utilizando o manejo AgCelence®. Foi confirmado na colheita os benefícios com um diferencial de 2,5 sc/ha a mais em comparação ao padrão utilizado na fazenda.

Também gostei muito do resultado da aplicação do OrkestraSC, demonstrando que o mesmo obteve

êxito no manejo do controle de doenças, resultando, assim, em maior produtividade.

Foi possível notar diferença nas folhas do baixeiro, que se mantiveram com boa sanidade até o final do ciclo. Com isso, notei um melhor enchimento de grãos, resultando em maior produtividade. Para a safra de 2015, pretendo fazer o Sistema AgCelence em toda área.

Norival Pedro Bianchezzi

Fazenda Maria Corina - Nova Mutum - MT

“Um incremento de 4,71 sc /ha a mais que o padrão.”

“Diferencial de 2,5 sc/ha a mais.”

“Notei um melhor enchimento de grãos, resultando em maior produtividade.”

Odir Pellizza Fazenda Pelizza - Sorriso - MT Na aplicação feita na propriedade, houve uma diferença de 6 sc/ha, comparado com o padrão da fazenda.

“Houve uma diferença de 6,0 sc/ha.”

Olvanir Marchioro

Fazenda Tassiana - Sinop - MT

O que me originou usar o Sistema AgCelence foi o resultado do ano passado. O teste foi feito e deu a diferença.

Então nós usamos mais esse ano, e pretendemos continuar usando. O produto teve a credibilidade muito boa né, pois até hoje a gente vem usando e o resultado está muito bom.

“Até hoje a gente vem usando e o resultado está muito bom.”

(13)

D E P O I M E N T O S

O fungicida OrkestraSC, nas duas primeiras aplicações, proporcionou um ótimo controle de Mancha-alvo, mantendo o nível de severidade baixo, e também com controle eficiente de doenças de final de ciclo, mantendo a planta com bom enfolhamento até a fase do enchimento dos grãos.

O que culminou com a melhor média de produtividade.

No geral, nos ensaios com o OrkestraSC foram eficientes para o controle de Ferrugem da soja. Quanto ao controle de Antracnose, foi observado uma menor incidência dessa doença e com menor abortamento de vagens atacadas na parcela aplicada com OrkestraSC.

Paulo Roberto Nascimento Macedo

Fazenda Tolosa - Campo Novo do Parecis - MT

Superou as expectativas tendo um incremento de 6 sc/ha a mais do que o padrão. A sanidade durante o ciclo foi muito boa, desde o início com Standak® Top já notava a diferença.

Pedro Heitor Copini Neto Fazenda Nova Era - Lucas do Rio Verde - MT

“Culminou com a melhor média de produtividade.”

“Superou as expectativas tendo um incremento de 6 sc/ha a mais do que o padrão.”

Pedro Paulo da Silva Barros

Fazenda Colorado - Nova Canaãn do Norte - MT O Sistema AgCelence teve um bom controle nas principais doenças, mostrando-se superior ao padrão fazenda, com diferença nítida. A área com Sistema AgCelence manteve toda a parte do baixeiro, enquanto o padrão já tinha perdido todos os baixeiros e as doenças de final de ciclo estavam atingindo em boa parte do terço médio.

“O Sistema AgCelence teve um bom controle

nas principais doenças, mostrando-se superior ao padrão fazenda.”

“Diferença na

produtividade.” Pelo que deu para observar desde o início, a planta se desenvolveu mais sadia, permanecendo até o final do ciclo, diferente do tratamento concorrente, com mais engalhamento e, no final, diferença na produtividade.

Plínio J. José Eduardo Corassa Fazenda Ajuricaba - Campo Verde - MT

“Utilizei e recomendo o produto.”

Rafael Barazetti

Fazenda Palotina - Nova Maringá - MT

Utilizei o OrkestraSC na minha propriedade e gostei do resultado que me proporcionou. Houve um bom controle de Antracnose, maior conservação do baixeiro, as plantas permaneceram verdes por mais tempo e apresentou um incremento na produção. Utilizei e recomendo o produto.

(14)

D E P O I M E N T O S

Robson Luiz da Silva Fazenda Guapivama - Diamantino - MT Nós fizemos um trabalho com tratamento de sementes Standak® Top, aplicação de fungicida Opera® na soja V4 e OrkestraSC em R1 e 15 dias após que deu o resultado, com bom desenvolvimento da soja e boa sanidade, desde a germinação até a colheita, e produção superior a 2 sc/ha sobre o padrão.

“Produção superior a 2 sc/ha sobre o padrão.”

Roque Renato Birck

Fazenda Vista Alegre - Campo Novo do Parecis - MT Gosto do Standak® Top, devido à baixa dosagem.

Produto excelente. Também trabalho com o Opera® no vegetativo, devido a prevenção de doenças e arranque da cultura. E o OrkestraSC funciona muito bem no controle do complexo de doenças.

“O OrkestraSC funciona muito bem no controle do complexo de doenças.”

Gostei muito do resultado, o OrkestraSC foi muito bem contra Antracnose e Mancha-alvo, o que resultou em maior sanidade das plantas, maior número de vagens e, consequentemente, em um aumento na produção de 2,94 sc/ha.

Thiago Brocco Fazenda Pato Branco I - Tapurah - MT

“Aumento na produção de 2,94 sc/ha.”

A área foliar ficou visualmente mais sadia do que o tratamento padrão, reduzindo bastante a Antracnose e Mancha-alvo. Isso refletiu na produtividade, sendo superior ao tratamento padrão.

Tiago Santi

Fazenda São Luiz - Ipiranga do Norte - MT

“Isso refletiu na produtividade, sendo superior ao tratamento padrão.”

“Acredito que ele tá entre os melhores, pra não dizer o melhor sistema.”

Com o Sistema AgCelence, conseguimos ver uma diferença sim, pois percebi que tinha uma incidência muito menor de doenças e a diferença no final da colheita, tanto na contagem de trifólios quanto na contagem de vagem. Percebi também, que a planta vinha como se fosse blindada, sempre mais verde e mais bonita do que o padrão fazenda. Eu acredito hoje que o Sistema AgCelence é um dos melhores sistemas, até mesmo pelos resultados da região que a gente tem. Acredito que ele está entre os melhores, para não dizer o melhor sistema. Em relação ao custo o padrão fazenda, fica 1 saco e meio mais barato, só que quando você coloca 1 saco e meio a mais no teu custo e colhe 2 sacos e meio a mais além do custo acho que vale a pena né. Na área que utilizamos o AgCelence®, agregou em 4 sc/ha s a mais em relação a área padrão da fazenda. Com certeza eu aprovo e recomendo o Sistema AgCelence.

Rafael Ferron

Fazenda Três Irmãos - Santa Rita do Trivelato - MT

(15)

D E P O I M E N T O S

Vanderlei Vitorassi Fazenda Santo Antônio - Tapurah - MT A diferença foi visível na primeira aplicação de OrkestraSC. Podia ver maior área foliar, conservação no baixeiro e demorou mais para entrar em senescência.

No final, pude ver maior número de vagens e houve um aumento na produtividade de 5,1 sc/ha.

Vanderlei Remonti

Sítio Remonti e Filhos - Novo Mundo - MT

No Sistema AgCelence Soja com OrkestraSC, obtive um incremento de 2,44 sc/ha. Aprovei o produto, pois provou ser melhor que o usado como padrão na fazenda. Na próxima safra, irei usar o OrkestraSC, porque, apesar dessa safra ter ocorrido menos pressão de doença, o produto provou ser melhor.

“Obtive um incremento de 2,44 sc/ha.”

“Houve um aumento na produtividade de 5,10 sc/ha.”

Utilizando o Sistema AgCelence Soja, observei um fácil manuseio dos produtos aplicados. Inicialmente, na fase vegetativa, realizei aplicação do fungicida Opera®, que proporcionou plantas mais engalhadas e uma maior sanidade no terço inferior das plantas. Posteriormente, com as aplicações de OrkestraSC, observei plantas com maior sanidade e excelente controle de Antracnose e Mancha- alvo. E, finalizando o manejo do Sistema AgCelence, realizei

a aplicação de Opera® Ultra, que resultou em uma ótima proteção e controle da Ferrugem-asiática.

William Yamasaita Fazenda Volta Grande - Santo Antônio do Leste - MT

Vanir Dalben

Fazenda Santo Antônio Desejado - Nova Ubiratã - MT No Sistema AgCelence, com Opera® no vegetativo, foi observado um maior fechamento de linhas. Já com o OrkestraSC foi notado uma maior sanidade e permanência de folhas no baixeiro, prolongando o ciclo da cultura, além de notar no tratamento de sementes com o Standak® Top um maior arranque inicial e uniformidade de stand, trazendo para a colheita um diferencial de produtividade e peso de grãos.

“Trazendo para a colheita um diferencial de produtividade e peso de grãos.”

“Com as aplicações de OrkestraSC, observei plantas com maior sanidade e excelente controle de Antracnose e Mancha-alvo.”

(16)

Produtividade Top - Sistema AgCelence Soja

Produtor Fazenda Município UF Produtividade

Top (sc/ha) Fazenda Maria Corina

Fazenda Pellizza Fazenda Bariri Fazenda Estrela Fazenda Flambotant Fazenda Nova Era Fazenda Colorado Fazenda Ajuricaba Fazenda Palotina Fazenda Três Irmãos

Fazenda Dois Irmãos / Pedra Branca Fazenda Guapivama

Fazenda Recanto Fazenda São Veronimo Fazenda Vista Alegre Pato Branco I Fazenda São Luiz Remonti e Filhos Fazenda Santo Antônio

Fazenda Santo Antônio Desejado Fazenda Ferradura

Fazenda Volta Grande

Nova Mutum Sorriso Guiratinga Campo Verde Campo Novo do Parecis Lucas do Rio Verde Nova Canaãn do Norte Campo Verde Nova Maringá Santa Rita do Trivelato Diamantino

Diamantino Itiquira Alto Garças

Campo Novo do Parecis Tapurah

Ipiranga do Norte Novo Mundo Tapurah Nova Ubiratã Primavera do Leste Santo Antônio do Leste

MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT

67,46 70,03 65,90 58,00 62,40 72,00 50,29 57,22 66,63 46,76 61,27 61,80 61,76 67,80 52,30 61,95 53,60 57,97 64,97 60,46 80,80 56,80 Norival Pedro Bianchezzi

Odir Pellizza

Orzini Matos de Souza Orzini Matos de Souza Ozias da Silva Barcelos Pedro Heitor Copini Neto Pedro Paulo da Silva Barros Plínio J. José Eduardo Corassa Rafael Barazetti

Rafael Ferron

Roberto Araújo Montagne Robson Luis da Silva Rogerio Wolski Siqueira Ronaldo Watanabe Roque Renato Birck Thiago Brocco Tiago Santi Vanderlei Remonti Vanderlei Vitorassi Vanir Dalben Vitamar Minim William Yamashita

Produtor Fazenda Município UF Produtividade

Top (sc/ha) Fazenda Padre Manoel II

Fazenda São Paulo Fazenda Larissa Fazenda Santa Maria Fazenda Santa Luzia Fazenda Santa Catarina Fazenda Santa Maria Fazenda Santa Rita Fazenda Cristo Rei III Fazenda Baldissera Fazenda Pontal Fazenda Verde Fazenda Formosa Fazenda Schwantes Fazenda Coqueiros Fazenda Paraíso Fazenda Pérola Fazenda São Lourenço Fazenda São Cristóvão Fazenda Graúna Fazenda Chapecó Fazenda Pôr do Sol Fazenda Cidade Verde Fazenda Planalto Fazenda Sublime Fazenda Ipanema 2 Campo Novo II

Campo Novo do Parecis Primavera do Leste Guarantá do Norte Rondonópolis Brasnorte Peixoto de Azevedo Itiquira

Nova Mutum Alto Araguaia Nova Mutum Poxoréo Vera Sorriso Sorriso Nova Mutum Ribeirãozinho Sapezal Alto Garças Primavera do Leste Santo Antônio do Leste Campo Novo do Parecis Campos de Júlio Poxoreu Alto Garças Campos de Júlio Santo Antônio do Leste Primavera do Leste

MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT MT

76,28 62,80 56,57 63,71 65,00 53,80 67,87 57,77 65,90 65,45 56,29 75,00 64,39 68,00 69,27 37,10 75,00 60,00 70,62 65,80 62,13 67,25 65,28 70,10 60,70 70,01 60,50 Adélio Walter Petry

Ademilson Benedito Romagnoli Antoninho Valdir Nekel

Ayrton Bresolin Camilo Rafael Siqueira Cirio Grasel

Claudenir Roberto Carrer Daniel João Gobbo Dilmar Darui

Edio Afonso Baldissera Fabio Busanello

Fernando Henrique Zanchetin Guilherme Augusto Cella Irineu Ari Schwantes Jaime Carlos Tafarel

Joaquim Nogueira Souza Filho Joel Schimanski

Julio Zanchet Ruaro Leonardo Possan Letrari Luiz Akira Hashimoto Majori Dal Molin

Marcelo Henrique Zanchet Marcio André O. dos Santos Marcio Caires Dourado Márcio Cristiano Heck Mario Brunetta Mateus A. Longhi

(17)

0800 0192 500

Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Uso exclusivamente agrícola. Registro MAPA: Standak® Top nº 01209, Opera® nº 08601 e Orkestra™SC nº 08813.

Revista 03/2015 – 1ª impressão – Setembro/2015 Tiragem: 4.000 exemplares BASF S/A

Referências

Documentos relacionados

Assim, a participação do professor de educação física em programas de reabilitação cardíaca é recomendada por diversas sociedades de cardiologia, como a Sociedade

O presente artigo visa ressaltar as técnicas e conceitos do visagismo como uma terapia alternativa para a elevação da autoestima de pacientes em tratamento de depressão.O

TINA PALTROW Reprodutora - Castanha - 2008 - BRZ Nearctic Shenanigans Khaled Dama Bold Ruler Sunshine Nell Pago Pago Feather Bed Buckpasser Stepping High Speak John Battle

Este Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (PAINT) contém o planejamento das ações da Unidade Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal de

Na área geográfica da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, é proibida a apascentação e divagação de animais de qualquer espécie, incluindo aves

Preto/SP, por qualquer que seja o motivo, a Fundação VUNESP poderá aplicá-las em municípios próximos, não assumindo qualquer tipo de responsabilidade quanto às

0 coeficiente de variação genética, que expressa, em porcentagem da média geral, a quantidade de variação genética existente entre as progênies, revelou o mais baixo valor para

Operador de Máquinas II:- Operar equipamentos rodoviários e outras máquinas como retroescavadeiras, escavaderias, carregadeiras, rolo compressor e outros tratores e reboques,