• Nenhum resultado encontrado

Entendo que a Magistrada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Entendo que a Magistrada"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

TJMG - Jurisprudência Cível

Jurisp. Mineira, Belo Horizonte, a. 58, n° 180, p. 89-372, janeiro/março 2007 133 Mantém-se a sentença quanto ao reco-

nhecimento da não-existência de perdas e danos e, quanto à avaliação das benfeitorias realizadas no imóvel, reduzir seu valor ao patamar em con- trato profissional, ou seja, de R$ 31.024,00.

Mantém-se também a devolução das parcelas pagas em um único pagamento.

Custas recursais, pela apelante.

Segundo apelo - recurso adesivo.

Conheço do recurso, presentes os pres- supostos de admissibilidade.

Requerem os apelantes adesivos refor- ma da sentença exarada em sede de 1ª instân- cia, no que tange à aplicação de sucumbência recíproca e honorários advocatícios.

A ilustre Magistrada sentenciante enten- deu caber ao caso em tela a Súmula 306 do STJ, que dispõe:

Os honorários advocatícios devem ser com- pensados quando houver sucumbência recí- proca, assegurado o direito autônomo do advogado à execução do saldo sem excluir a legitimidade da própria parte.

Entendo que a Magistrada a qua bem analisou a questão, decidindo, no meu entendi- mento, de forma absolutamente acertada, motivo pelo qual, nada há o que se modificar quanto à compensação da sucumbência.

Nesse sentido, nego provimento ao recurso adesivo.

Custas recursais, pelos apelantes ade- sivos, ficando suspensa a exigibilidade nos ter- mos da Lei nº 1.060/50.

Votaram de acordo com o Relator os Desembargadores Batista de Abreue Sebastião Pereira de Souza.

Súmula - DERAM PROVIMENTO AO APELO PRINCIPAL E NEGARAM PROVI- MENTO AO ADESIVO.

-:::-

CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO - IMÓVEL - ALUGUEL - RECEBIMENTO - DÚVIDA - MANDADO DE SEGURANÇA - PENDÊNCIA - PROPRIEDADE DO BEM - DISCUSSÃO -

PREJUDICIALIDADE - SUSPENSÃO DO PROCESSO

Ementa: Ação de consignação em pagamento. Dúvida sobre quem deva receber os aluguéis de determinado imóvel. Pendência de mandado de segurança em que se discute a propriedade do bem. Relação de prejudicialidade. Suspensão do feito.

- Estando pendente de julgamento mandado de segurança que visa anular o ato de aquisição da propriedade de determinado imóvel, deve ser suspensa a ação de consignação em paga- mento que discute quem deve receber os respectivos aluguéis, tendo em vista o risco de que sejam proferidas decisões conflitantes. Inteligência do art. 265, IV, a, CPC.

AGRAVO N° 1.0024.05.753200-4/001 - Comarca de Belo Horizonte - Agravantes: Tatiana Gruberger e outros - Agravados: Sol Ar Comercial Ltda., Margarida Maria Badia - Relator: Des. MOTA E SILVA

Acórdão

Vistos etc., acorda, em Turma, a 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos

julgamentos e das notas taquigráficas, EM DAR PROVIMENTO.

Belo Horizonte, 8 de março de 2007. - Mota e Silva- Relator.

(2)

Jurisp. Mineira, Belo Horizonte, a. 58, n° 180, p. 89-372, janeiro/março 2007

134

Notas taquigráficas

O Sr. Des. Mota e Silva - Trata-se de recurso de agravo de instrumento interposto por Tatiana Gruberger e outros em face da decisão de f. 803-TJ, proferida pelo Juízo a quo, que indeferiu o pedido dos agravantes no sentido de que fosse suspenso o feito até o julgamento do mandado de segurança impetrado por eles.

Aduzem os agravantes que a matéria ver- sada no mandado de segurança é prejudicial à dos autos de origem, uma vez que buscam a decla- ração de nulidade da praça em que a segunda agravada arrematou o imóvel em questão. Assim, sustentam que deve ser aguardado o trânsito em julgado do referido mandamus, quando se saberá quem é o verdadeiro proprietário do imóvel, que conseqüentemente deverá receber os aluguéis objeto da consignação. Requer seja dado provi- mento ao recurso a fim de reformar a decisão agravada.

Intimados para resposta, os agravados não se manifestaram, conforme certidão de f. 814-TJ.

É o breve relato. Passo a decidir.

A ação de consignação em pagamento originária do presente recurso se funda em dúvida sobre quem tem legitimação para receber os valo- res relativos ao aluguel do imóvel onde funciona a 1ª agravada. Isso porque o contrato de locação foi firmado com os agravantes, então proprietários do bem, o qual veio contudo a ser expropriado em ação perante a Justiça do Trabalho, ocasião em que foi arrematado pela 2ª agravada.

Não obstante, os agravantes impetraram mandado de segurança perante o TRT - 3ª Re- gião, cuja cópia se encontra às f. 738/750-TJ, o qual visa à declaração de nulidade da praça reali- zada naqueles autos, em razão da ausência de intimação dos ora agravantes, entre outros funda- mentos.

O referido mandado de segurança teve indeferida a inicial, decisão contra a qual foi interposto agravo regimental, seguido de recur- so ordinário, o qual foi recebido e enviado ao TST, conforme informativo de f. 797/800-TJ.

Analisando a matéria versada na ação de consignação em pagamento, bem como a do mencionado mandado de segurança, verifica-se que de fato existe relação de prejudicialidade entre ambas.

Isso porque, nos autos de origem, o MM.

Juiz decidirá a quem cabe o recebimento dos aluguéis do imóvel em tela, sendo certo que a dis- cussão entre os dois pretensos credores se cinge exatamente à questão que se encontra pendente de julgamento no mandado de segurança.

Assim, é evidente o risco de que sejam proferidas decisões conflitantes, impondo-se que se evite tal situação, mediante a aplicação do art. 265, IV, a, do CPC, que dispõe:

Suspende-se o processo: (...) IV - quando a sentença de mérito:

a) depender do julgamento de outra causa, ou da declaração da existência ou inexistência da relação jurídica, que constitua o objeto principal de outro processo pendente;

Como se vê, o referido dispositivo não faculta ao juiz a suspensão do processo, deven- do tal medida ser necessariamente tomada caso verificada alguma das hipóteses ali elen- cadas, conforme ocorre no caso em apreço.

Ressalte-se que as agravadas nem sequer ofereceram resposta ao presente agravo, restando concluir que a suspensão ora determi- nada não lhes causará grandes prejuízos, mesmo porque os depósitos deverão continuar a ser feitos pela 1ª agravada.

Diante dos fundamentos acima, dou provi- mento ao recurso para reformar a decisão agravada, determinando a suspensão do feito de origem até o julgamento final do Mandado de Segurança nº 00989-2005-000-03-00-8, impe- trado pelos agravantes perante o TRT - 3ª Região, devendo a agravada Sol e Ar Comercial Ltda. continuar a consignar em juízo os valores relativos ao aluguel do imóvel.

Votaram de acordo com o Relator os Desembargadores Wagner Wilsone Bitencourt Marcondes.

Súmula- DERAM PROVIMENTO.

-:::-

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O controle cervical após 12 meses foi de 59% para os pacientes com recidiva cervical unilateral submetidos a tratamento de resgate, sendo 43% nas recidivas ipsilaterais e 65%

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O participante será excluído automaticamente da promoção em caso de desclassificação e/ou fraude e/ou não atendimento de quaisquer dos requisitos válidos

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre