• Nenhum resultado encontrado

DEENERGIA NUCLEAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEENERGIA NUCLEAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

H J

CONGRESSO 24 A 29 DE ABRIL DE 1988

GERAL DE

ENERGIA NUCLEAR

ANAIS - PROCEEDINGS

APLICAÇÃO DO tf TODO DE ANALISE POR ATIVAÇÃO COM NEUTRONS A DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS

TRAÇOS EM AMOSTRAS DE ALIMENTOS BRASILEIROS Vera Akiko Malhara e Marina B.A. Vasconcellos

Divisão de Radioquímica

I n s t i t u t o de Pesquisas Energéticas e Mucleares-CNEN/SP Caixa P o s t a l 11049 - São Paulo - SP B r a s i l

SUMARIO

Um dos aspectos mais importantes para o conhecimento dos teores dos elementos traços nos alimentos e organismos animais, que tem merecido nos últimos anos um i n t e r e s s e cada vez maior dos c i e n t i s t a s ligados à área de saúde, é o d e s e n v o l v i - mento de métodos a n a l í t i c o s s e n s í v e i s , p r e c i s o s e e x a t o s . A a n a l i s e por a t i v a ç ã o com neutrons (AAN) se destaca como uma t é c n i c a das mais c o n f i á v e i s .

0 presente trabalho f a z p a r t e de um P r o j e t o Coordenado de Pesquisas àt. AIEA

•obre a p l i c a ç õ e s de t é c n i c a s nucleares para a n á l i s e s de elementos t ó x i c o s em a l i - mentos. A p l i c a - s e o método AAN para a n á l i s e s de pão, l e i t e em pó e arroz, alimen- tos considerados b á s i c o s da d i e t a alimentar b r a s i l e i r a . Apresentam-se também a l - guns aspectos da AAN aplicada ã a n á l i s e de matrizes b i o l ó g i c a s .

ABSTRACT

Recently there has been an i n c r e a s e of consciousness about the importance of trace elements i n human h e a l t h and disease as w e l l as a r i s i n g concern a' out:

food contamination.

The development of s e n s i t i v e , accurate and p r e c i s e methods i s one of the most important aspects of the knowledge of trace elements contents i n foods and i n b i o l o g i c a l samples. Neutron a c t i v a t i o n a n a l y s i s i s one of t h e most s u i t a b l e ' tecniques because a great number of elements can be determined in concentration!

i n the range of ug/g t o n g / g .

The present work i s a part o f an AIEA Co-ordinated Research Programme on the a p p l i c a t i o n s of nuclear techniques for t o x i c elements in f o o d s t u f f s .

Neutron a c t i v a t i o n a n a l y s i s i s applied to a n a l y s i s of bread, milk powder and

r i c e that are considered e s s e n t i a l foods i n the B r a z i l i a n d i e t . Some aspects of

the a c t i v a t i o n a n a l y s i s of b i o l o g i c a l matrices are d i s c u s s e d .

(2)

I - INTRODUÇÃO

A crescente conscientização da população b r a s i l e i r a no sentido de melhor f i s c a l i z a r a qualidade dos alimentos consumidos, assim como os inúmeros casos de denúncias de alimentos contaminados, como a aflatoxina em amendoins, Hg em p e i x e s , o alto teor de Cr em g e l a t i n a s , entre outros, têm levado os i n s t i t u t o s governamentais a necessitarem de laboratórios especializados em técnicas anal!

t i c a s altamente s e n s í v e i s , que forneçam resultados com a l t o grau de confiabilT dade para garantir a qualidade e quantificar o conteúdo de substâncias presen tes nos alimentos.

Atualmente existem poucas informações a respeito dos teores dos elementos inorgânicos presentes nos alimentos consumidos pela população b r a s i l e i r a . A atual l e g i s l a ç ã o baseia-se no decreto 55.871 de 26/03/1965. Este decreto fome ce os limites máximos de tolerância de alguns elementos inorgânicos em bebidas e alimentos em geral, não especificando o tipo dos alimentos.

Dentro deste contexto pesquisadores de alguns i n s t i t u t o s de pesquisas, co- mo I n s t i t u t o Adolfo Lutz, IQUSP, a Divisão de Radioquímica do IPEN-CNEN/SP, o ITAL de Campinas e algumas indústrias de alimentas, formaram um grupo de ana-' l i s t a s de metais em alimentos. Esse grupo tem por objetivo discutir as t é c n i - cas de análises disponíveis, bem como reunir um maior número de dados possível sobre a determinação de contaminantes metálicos em alimentos b r a s i l e i r o s . Uma vez reunido um volume suficiente de dados e amadurecidas as discussões sobre técnicas a n a l í t i c a s , o grupo pretende atuar ao nível da legislação b r a s i l e i r a fornecendo subsídios para que possam ser estabelecidos ou alterados os teores máximos permissíveis de elementos metálicos em uma s é r i e de alimentos, que ve- nham causar um mínimo de riscos ã saúde humana.

Entre as técnicas analíticas e x i s t e n t e s destacam-se a espectrometría de ab_

s o r ç ã o a t ô m i c a (AAS), a e s p e c t r o m e t r í a de e m i s s ã o após e x c i t a ç a o com ICP e a análise por ativação (AAN). Cada uma dessas técnicas fornece resultados de muitos elementos em uma única a n á l i s e . Entretanto, nenhuma delas é capaz de

fornecer resultados para todos os elementos.

As técnicas nucleares têm desempenhado um importante papel para a monitora ção de elementos tóxicos como Hg, As, Se nos alimentos, em muitos países deseii volvidos. A Food and Drug Administration (FDA) dos El'A u t i l i z a a técnica de análise por ativação com neutrons para a determinação de As, Sb. Se, Cr e Mo em alimentos a níveÍB de interesse toxicolõgico e nutricional^1'.

A análise por ativação com neutrons térmicos é uma das que se destaca por sua sensibilidade, uma vez que um grande número de elementos pode ser determi- nado na faixa de ug/g a ng/g, com fluxos de IO12 a i()13 neutrons cm**2 s .

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) vem coordenando desde o final de 1985 o programa de pesquisa "Co-ordinated research programme on nu- clear techniques for toxic elements in foodstuffs". A Divisão-de Radioquímica do IPEN-CNEN/SP faz parte desse programa cumo participante associado com o pr£

j e t o : "Application of neutron activation analysis to the monitoring of trace elements in Brazilian foodstuffs".

Urn dos objetivos desse trabalho é desenvolver um método de análise por ati^

vaçao para determinar os teores de Hg, Se, As, Zn, Sb, Fe e outros em alimen- tos de grande consumo da população b r a s i l e i r a e de países a s i á t i c o s , como ó a_r roz.

A técnica de análise por ativação instrumental é muito utilizada em análi- ses de alimentos para determinar o conteúdo de Na, K, Cl, Al,'Mn, Br, Zn, Hg e Rb. Entretanto, dependendo do tipo de amostra, é necessário aplicar métodos de

- 4 4 4 -

(3)

separação radioquímica para determinar elementos como Hg, S e , As e Sb, entre o u t r o s .

Muitos dos processos de separação radioquímica empregam trocadores inorgã- n i c o s con» HAP, TIP e ZP para remover respectivamente os radioisótopos

2

*Na, K e

3

P, que constituem numa das maiores i n t e r f e r e n c i a s do método em matri-

ó (

2 K

As a n á l i s e s dos e s p e c t r o s de r a i o s gama foram f e i t a s pelo programa

em linguagem BASIC, no mini computador HP modelo 2100 A, desenvolvido na Diví-

zes biológicas(

2K Outros utilizam resinas de troca iónica, destilacio, preci- ¡

pitação e eletrodeposição'

3

»*'. \

No presente trabalho sao discutidos alguns aspectos da análise por ativa- ! cao com neutrons aplicada a análise de alimentos, focalizando os trabalhos de- j senvolvidos pela Divisão de Radioquímica do IPEN-CNEN/SP, onde foram analisa-' ; dos pio

¿

leite em pó e arroz, considerados básicos da dieta alimentar, bem co- ; mo padrões biológicos certificados, tais como Bowen's Kale e Bovine Liver. ' I I - PARTE EXPERIMENTAL

11.1 - PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS:

As amostras foram adquiridas em supermercados ou padarias da cidade de São Paulo.

Na AAN é interessante, sempre que possível, obter amostras na forma de pó.

0 procedimento a ser adotado na preparação das amostras vai variar conforme o al liento a ser analisado.

.rocedeu-se, assim, para os seguintes alimentos:

Pão: Inicialmente fez-se a secagem das amostras a 50°C por 30 horas. Em seguida efetuou-se a moagem em almofariz de ágata até obter granuló- me tria de 80 mesh.

Leite em pó: Não foi realizado nenhum tratamento prévio.

Arroz: Foi f e i t a a moagem do arroz em moinho e l é t r i c o , após lavagem com ' água destilada. A seguir foram feitas a l i o f f l i z a ç ã o e a moagem,

!

obtendo-se assim amostras com granulómetria ¿e SO mesh.

11.2 - PADRÕES:

^ i

Nas a n a l i s e s multielementares instrumentais podem s e r u t i l i z a d o s como pa- droes os materiais b i o l ó g i c o s de r e f e r ê n c i a s , c e r t i f i c a d o s por i n s t i t u i ç õ e s co mo a AIEA e a NBS (National Bureau Standard). Entre e l e s pode-se c i t a r : Citrus"

Leaves, Bovine L i v e r , Animal Muscle e Bowen's Kale. Esses materiais por apre- sentarem composições muitas vezes semelhantes aos alimentos a n a l i s a d o s , são submetidos ãs mesmas condições de i r r a d i a ç ã o e contagem para a determinação de um grande número de elementos t r a ç o s .

Em alguns c a s o s , principalmente quando separações radioquímicas são neces- s á r i a s , p r e f e r e - s e u t i l i z a r padrões s i n t é t i c o s m u l t i e l e m e n t a r e s , que são prepa rados a p a r t i r de soluções primárias dos elementos a serem determinados. ~

1 1 . 3 - EQUIPAMENTOS DE CONTAGEM

Utilizaram-se detectores de Ge(Li) com resoluções de 2 , 8 keV e 2,6 keV pa-

ra o pico de 1332 keV do Co, acoplados a analisadores de 4096 c a n a i s , respec

tivãmente, da Hewlett Packard e da Ortec. ' ~

(4)

são de Radioquímica, e p e l o programa Ge(Li) Gam, em linguagem ORACL, desenvol- vido pela ORTEC.

II.U - IRRADIAÇÃO;

As amostras de alimentos (100-300mg) e os padrões b i o l ó g i c o s (50-250mg) fo

ram irradiados simultaneamente por períodos de 2 a 30 minutos em fluxos de"

neutrons de 101 2ncm~*s~1, para a determinação de radioisótopos de meias vidas curtas (de minutos a algumas horas) . Para a n á l i s e s de elementos que dão origem a radioisótopos de meias vidas longas, as amostras foram irradiadas por 8 horas em fluxos da ordem de 1 01 2 a 1 01 3 ncm~2 s n o « a t o r IEA-1".!, do IPEN/

CNEN-SP.

Os r e c i p i e n t e s de i r r a d i a ç ã o u t i l i z a d o s foram r e c i p i e n t e s de p o l i e t i l e n o , e s p e c i a i s para a a n á l i s e por ativaç&a e fornecidos p e l a Free University de Amsterdam, envelopes de aluminio e ampolas de quartzo.

11.5 - ANALISE INSTRUMENTAL:

Após períodos de decaimento convenientes (de 3 minutos a 2,5 horas no caso das irradiações curtas e de 3 a 15 d i a s , no caso de irradiações de 8 horas) me d i u - s e as amostras nos espectrómetros de r a i o s gama d e s c r i t o s . ~ Os tempos de contagem variaram de 2000 segundos a 2 , 5 horas. Nestas condi- ções pode-se determinar o conteúdo de Na, K, C l , A l , te, As, Br, Zn, Mg, Fe, Ca, S c , Sb, Cr e Rb, nos alimentos a n a l i s a d o s .

11.6 - ANALISE COM SEPARAÇÃO RADIOQUÍMICA:

1 1 . 6 . 1 - Análise D e s t r u t i v a do Pão e do L e i t e em pó:

- — 12 —2 —1

Apôs i r r a d i a ç õ e s de 8 horas (fluxo de 10 nem s ) e tempo de resfriamen- to de 60 h o r a s , a amostra (100 mg) e o padrão Bowen's Kale (50 mg) foram d i s - s o l v i d o s em HKO_ c o n e , HC10, 70Z e H-0 12G v o l . A solução f o i levada ã s e c u - ra, após a d i g e s t ã o completa da materia orgânica, e retomada em HC1 8 N. A so luçao c l o r í d r i c a f o i e n t ã o , percolada em uma coluna de HAP (pentóxido de anti-"

tnônio h i d r a t a d o ) , onde ficaram r e t i d o s os radioisótopos ^]Jj<» e ^ K . Na solução e f l u e n t e foram detectados os radioisótopos 6*Cu, ""Zn e La, que na a n a l i s e instrumental foi-am mascarados p e l o Na.

11.6.2 - Análise de Hg e Se em padrão biológico e em arroz:

Para a determinação de Hg e Se em alimentos foi necessário recorrer a uma análise destrutiva para separar esses elementos da matriz e de outros elemen- tos interferences.

A separação radioquímica desenvolvida envolveu a dissolução das amostras (irradiadas em ampolas de quartzo por 8 horas - fluxo de lü^ntu" s~ ) em HNO c o n e , H2SUA COI>c. e H-0 120 vol, em sistema fechado. Após destilação dos elé mentos em meio bromídrico, o s e l ê n i o foi precipitado sob a forma elementa?

apôs redução com metabissulfite de sódio, e o mercúrio precipitado como s u l f e - to, apôs adição de NH.OH cone. e tioacetamida na solução já isenta de s e l ê n i o . III - RESULTADOS

Na Tabela 1 são apresentados os resultados obtidos para a. análise instru- mental das amostras de pão, l e i t e em pó e arroz. Os valores representam as mé- dias de 3 a 6 determinações individuais para cada elemento.

- 4 4 6 -

(5)

TABELA 1 - RESULTADOS DAS ANALISES NÃO DESTRUTIVAS DOS ALIMENTOS

ELEMENTO Na Cl K

Ca Mn Mg Al Br Fe Rb Zn Cr Sb As Sc

CONCENTRAÇÃO TOTAL DOS ELEMENTOS (Média • DP)

PAD INDUSTRIAL 0,77 ^ 0 , 0 2 Z 1,04 + 0 , 0 6 Z

10,2 • 0,8

10,9 + 0,3 75 4. 3 3,4 + 0 , 4 14,9 _• 0,6 0,30 _• 0,01 0,90 + 0,01

2,35 + 0,56ng/g

PÃO FRANCÊS 0 , 9 6 • 0 , 0 1 Z 1,49 + 0 , 0 7 Z

7,38 • 0,31

12,5 • 0,7 60 + 7 2,4 + 0 , 3 9,7 • 1,1 0,21 + 0,01 0,29 +0,04

2,63 ng/g

LEITE EM PÕ 0,323+0,004 Z 0,76 + O . 0 5 Z 1,15 + 0 , 0 2 Z 1,02 + 0 , 1 1 Z

0,52 +0,04 1040 + 25 10,4 ;• 0,2 14,7 + 0 , 4

24 + 2 24 + 3 0,21 +0,03 1,07 + 0,06

ARROZ (TIPO 2) 13,5 + 0 , 6

434 + 36

0,36 + 0,02

3 , 7 + 0 , 3 15,1 • 0,9

0,278+0,035

OBS; Os resultados são dados em Mg/g, a não ser nos casos indicados con» Z ou ng/g

( - ) analises não realizadas

As Tabelas 2 e 3 apresentam os resultados obtidos apÓs os processos de sep¿

ração química, desenvolvidos para a eliminação de alguns elementos interferen-

t e s .

Referências

Documentos relacionados

No presente trabalho são discutidos alguns aspectos da analise por ativação com neutrons aplicada a analise de alimentos, focalizando os trabalhos desenvolvidos pela Divisão

A fim de controlar a descarga de material radioativo para o meio ambiente resultante do funcionamento das instalações nucleares e radioativas do IPEN, um programa de controle

(UFCG PB) O ar dos pulmões é constantemente renovado, de modo a garantir um suprimento contínuo de gás oxigênio ao sangue que circula pelos alvéolos pulmonares. b) A

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

A perda relativa de São Paulo se deve sobretudo ao crescimento de Mato Grosso do Sul, que saiu do 14º lugar no ranking dos maiores produtores de Celulose e papel, com 0,23% da

Então, usando a seringa verde, adicione 1 ml de água do aquário no recipiente da amostra. Adicione 10 gotas do reagente CA-1 e

Secretaria Municipal de Educação convocará os beneficiários suplentes, respeitando a ordem de classificação, concedendo o prazo de 15 (quinze) dias para a apresentação de

Foram selecionados, para a revascularização miocárdica sem extracorpórea , apenas pacientes com lesões obstrutivas no território da descendente anterior, ou ambas, sendo