• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º 02/2017, De 27 de março de 2017

CONCURSO CULTURAL DE FOTOGRAFIAS

O Presidente da Câmara Municipal de Rio Azul, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e, considerando o advento das comemorações alusivas ao centenário do Município de Rio Azul a ser celebrado em 14 de julho de 2018, torna público para participação de todos os cidadãos e cidadãs interessados que a Câmara Municipal de Rio Azul organiza e realiza o

Concurso Cultural “Rio Azul 100 anos - Um resgate às memórias do centenário através da arte e da beleza das fotografias”

REGULAMENTO 1. Objetivo

1.1. O Concurso Cultural “Rio Azul 100 anos - Um resgate às memórias do centenário através da arte e da beleza das fotografias” é um concurso de fotografias de iniciativa da Câmara Municipal de Rio Azul, Paraná, e tem como objetivo reunir fotografias antigas do município e do povo de Rio Azul, mediante a participação popular, as quais irão compor o mural e o livro comemorativos ao centenário do município a ser comemorado em 14 de julho de 2018.

1.2 Para realização do projeto, o Presidente da Câmara Municipal poderá firmar parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas e empresariais interessadas em apoiar e colaborar no objeto deste Regulamento

1.3 O objetivo principal será garimpar fotografias que contribuam para o resgate histórico do município.

1.3.1 Todas as fotografias (cópias) farão parte do Acervo da Câmara Municipal de Rio Azul, bem como do mural e do livro referidos nos itens anteriores.

1.4 O mural comemorativo ao centenário do Município de Rio Azul/Pr será produzido sob a responsabilidade da Mesa Diretora e servirá de pano de fundo do Plenário Vereador Professor Eloy Pissaia. Nele constarão as fotografias selecionadas neste concurso com a devida identificação dos autores, distribuídas em ordem progressiva no tempo, de acordo com as categorias a que se refere este regulamento.

1.5 O livro comemorativo ao centenário do Município de Rio Azul será editado sob a responsabilidade da Mesa Diretora e dele constarão as fotos selecionadas neste concurso com a devida identificação dos autores, distribuídas em ordem progressiva no tempo e divididas de acordo com as categorias a que se refere este regulamento.

1.6 Integram este Regulamento todos os seus Anexos, sendo: 1.6.1 ANEXO I – Formulário de Inscrição

1.6.2 ANEXO II – Termo de Aceite das condições expressas neste Regulamento; 1.6.3 ANEXO III – Termo de Autorização do Responsável - no caso de menor de 18 anos 1.6.4 ANEXO IV - Termo de Cessão de Direitos e Autorização de Uso de Imagem 1.6.4 ANEXO V - Fotografia

2. TEMA

(2)

3. INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição é gratuita e poderão fazê-la todos os cidadãos maiores de 12 (doze) anos de idade, fotógrafos amadores e profissionais, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição.

3.2 O Formulário de Inscrição deverá ser preenchido na Secretaria da Câmara Municipal de Rio Azul/Pr, situada na Rua Getúlio Vargas, 250 no período de 03 de abril a 29 de setembro de 2017, no horário das 13:30 às 16:30 horas. 3.3 O Formulário de Inscrição conterá anexos, além das fotografias, o Termo de Responsabilidade e o Termo de Autorização de Uso de Imagem. No caso de menores de dezoito anos de idade, deverá o Formulário de Inscrição conter autorização dos pais e/ou responsável legal.

3.3.1 Será cedido pelo inscrito, direito de reprodução e divulgação das fotografias bem como o direito de imagem das pessoas evidenciadas nas fotografias, quando for o caso.

3.4 No Formulário de Inscrição constarão:

3.4.1 Nome do inscrito, filiação, estado civil, local e data de nascimento;

3.4.2 Nome do proprietário da fotografia a quem pertence o acervo (no caso de não ser a mesma pessoa que inscreveu a foto);

3.4.3 Número do RG e CPF, endereço de residência, email e telefone do participante;

3.4.4 Anexo contendo a reprodução da fotografia em tamanho mínimo 10cm x 15cm e a sua identificação histórica descrita, onde deverá estar evidente que é uma imagem relativa ao município de Rio Azul-Pr; 3.4.5 Aceite de todos os termos do presente regulamento subscrito pelo participante.

3.3 Cada participante poderá inscrever no máximo 05 (cinco) fotografias. 3.4 Não serão aceitas inscrições de montagens fotográficas.

4. DAS FOTOGRAFIAS

4.1 Serão aceitas fotografias originais (preto e branco ou coloridas) em papel, para que sejam digitalizadas, ou em formato JPG digital com 300 dpi de resolução. As fotografias originais em papel serão digitalizadas, identificadas no arquivo eletrônico e devolvidas ao proprietário no ato da inscrição;

4.2 É obrigatório que as fotografias tenham sido tiradas na circunscrição do município e que apresentem notória identidade com o município de Rio Azul-PR;

4.3 Se a fotografia entregue pelo inscrito for considerada montagem, será de imediato, excluída do concurso; 4.4 A seleção das fotografias levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e cores da fotografia;

4.5 Não poderão ser escolhidas mais de duas fotografias por participante. 5. PRAZOS

(3)

5.3 Divulgação dos selecionados: até 01 de dezembro de 2017 no site oficial da Câmara Municipal de Rio Azul/Pr (www.cmra.pr.gov.br)

6. DAS CATEGORIAS DO CONCURSO

6.1 O concurso “Rio Azul 100 anos - Um resgate às memórias do centenário através da arte e da beleza das fotografias” está dividido em 02 (duas) categorias:

6.1.1 CATEGORIA 1- FOTOS HISTÓRICAS - serão selecionadas fotografias antigas que atendam ao disposto no item 2.1 e tenham referência histórica até o ano 2000;

6.1.2 CATEGORIA 2 - FOTOS ATUAIS - serão selecionadas fotografias que atendam ao disposto no item 2.1 e tenham referência histórica atual, após o ano 2001.

6.2 Em ambas as categorias, além de serem nominados os trabalhos, também deverá constar citado a data, local da foto, nome do autor, referência histórica e outros dados necessários para que, na dúvida da Comissão Julgadora e de outros participantes, possa o participante do concurso proteger seu trabalho e legalizá-lo.

7. DO JULGAMENTO GERAL DE TODAS AS CATEGORIAS

7.1 As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta pelos 03 (três) vereadores membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Turismo e por outros membros a serem definidos e indicados pelo Presidente da Câmara.

7.2 Serão avaliados pela comissão julgadora a importância histórica da fotografia, sua estética fotográfica, a criatividade do fotógrafo, a originalidade, a representatividade e coerência com o tema (Rio Azul), a emoção captada, a sua beleza plástica e os dados técnicos como conformidade com o local indicado e a ausência de edição de imagem;

7.3. A Comissão Julgadora deixará de analisar total ou parcialmente as fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados pessoais solicitados;

7.4 Os autores de todas as fotos classificadas para compor o mural e o livro referidos nos itens 1.4 e 1.5, serão notificados previamente.

8. DA PREMIAÇÃO

8.1 Todos os participantes do Concurso receberão Certificado expedido pela Câmara Municipal de Rio Azul em Sessão Especial a se realizada para este fim.

8.2 Os autores das fotografias classificadas, além do Certificado, também serão premiados com a exposição de seus nomes na fotografia selecionada para compor o mural e o livro comemorativos ao centenário de Rio Azul. 8.3 A Comissão Julgadora escolherá 10 (dez) fotografias que melhor atenderem os requisitos constantes do item 7.2 para serem premiadas com a revelação e o emolduramento.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS:

(4)

9.1.1 Desde logo também autorizam de forma irretratável e irrenunciável aos realizadores, sem quaisquer ônus e por prazo indeterminado, a expor as fotografias em local público, escolhido a critério da Comissão Organizadora, em eventos ou material de divulgação ligados ao Concurso e ao centenário do município de Rio Azul/Pr.

9.1.2 Os participantes deste concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra,

9.2 Todos os participantes desde já autorizam suas obras a compor o Acervo da Câmara Municipal de Rio Azul/Pr sendo essa, uma condição obrigatória para o participante.

9.3 A Comissão Julgadora é absolutamente soberana em suas decisões e avaliações, com o que concordam os inscritos ao assinarem o Formulário de Inscrição. A ela compete avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso de qualquer espécie por parte dos participantes e suas decisões serão homologadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Azul/Pr

9.4 Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a e decreto nº 70.951/72, artigo 30.

9.5 Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização administrativa, cível e penal, conforme previsto na legislação vigente no Brasil. 9.6 Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos selecionados, comparecimento ao município, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

9.7 Não poderão participar do concurso: Vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Rio Azul/Pr e membros da Comissão Julgadora.

9.8 Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: cmrioazul@uol.com.br

9.9 O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização e/ou da Comissão Julgadora, a desqualificação das fotografias inscritas, e, consequentemente, do respectivo participante.

9.10 O ato de inscrição neste concurso implica a aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento. 9.10 As questões não previstas neste Regulamento serão dirimidas pela Comissão Julgadora, cabendo recurso à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Azul.

10. CONTATO

Câmara Municipal de Rio Azul-Pr Secretaria Executiva

(42) 3463-1700 cmrioazul@uol.com.br

Gabinete da Presidência do Legislativo Municipal Em Rio Azul, 27 de março de 2017.

(5)

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nome:

Nascimento: Local: Idade:

Filiação: Profissão:

Estado Civil: Cônjuge:

RG: CPF:

Endereço: Bairro:

E-mail:

Telefone: Celular:

Se menor de 18 anos de idade:

Nome do Responsável: Parentesco: RG: CPF: Endereço: Bairro: E-mail: Telefone: Celular: ANEXO II

TERMO DE ACEITE DAS CONDIÇÕES EXPRESSAS NO REGULAMENTO DO CONCURSO

Eu, ___________________________________________________, declaro ter tomado conhecimento do Regulamento do Concurso Cultural “Rio Azul 100 anos...” e aceitar as condições de participação nele descritas.

Em Rio Azul/Pr, ______ de _____________________ de ________.

(6)

ANEXO III

AUTORIZAÇÃO DO RESPONSAVEL no caso de menor de 18 anos

Eu, ___________________________________________________, autorizo o menor acima identificado e pelo qual me declaro o responsável legal, a participar do Concurso Cultural “Rio Azul 100 anos...”.

Em Rio Azul/Pr, ______ de _____________________ de ________.

(7)

ANEXO IV

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Pelo presente instrumento, eu, _________________________________________________, portador (a) do RG n⁰ ___________________ e CPF n⁰ _______________________, declaro expressamente que:

1) A(s) obra(s) fotográfica(s) que inscrevi para participação no Concurso Cultural da Câmara Municipal de Rio Azul-Pr é(são) de minha autoria ou foram a mim cedidas pelos autores e/ou estão sob meu domínio e posse, não incidindo sobre as mesmas quaisquer direitos de terceiros;

2) Possuo autorização e cessão de direitos de autor e de uso de imagem dos indivíduos fotografados e/ou das pessoas evidenciadas nas fotografias para produção das obras de minha autoria ou para cessão àqueles a quem desejar;

3) Autorizo a Câmara Municipal de Rio Azul-Pr, nos termos dispostos no Regulamento do Concurso, o qual li e com o qual concordei, a utilizar por tempo ilimitado as obras de minha autoria ou que de minha propriedade as são para reprodução, publicação e exibição em todos os seus meios de divulgação e informação sem qualquer onerosidade;

4) Se classificado no Concurso Cultural, autorizo o uso das minhas fotografias, da minha imagem e do meu nome nos materiais que a ele fizerem referência futura e nos fins a que se destina, sem ônus de espécie alguma para os seus organizadores.

Por ser a expressão da verdade, dato e assino o presente termo. Rio Azul-Pr, _____ de ___________________de _______.

_________________________________________ Assinatura

ANEXO V FOTOGRAFIA

(8)

Reprodução da fotografia

1- Número de fotografias apresentadas por este inscrito: ______; nº desta foto ____/_____

2 - Nome do proprietário da fotografia a quem pertence o acervo: (no caso de não ser a mesma pessoa que inscreveu a foto);

________________________________________________________________ Endereço: ______________________________________________________

Telefone: _______________________________________________________ Identificação histórica da fotografia:

Referências

Documentos relacionados

 Todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm, exceto: citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas,

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBEDOURO EXTRATO DAS ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 43/2016 PROCESSO Nº 69/2016.. OBJETO: Registro de Preços para a

etc. A razão de ser desta alternativa reside no facto de nem todas as datas de- terminadas por métodos físicos terem exactamente o mesmo significado, i.e., de

Eu ..., Autorizo o uso de minha OBRA, inscrita por ...no III Concurso de Fotografias do IFNMG – Campus Pirapora-2015 pela equipe organizadora do concurso e pelo IFNMG, para os

As  obras  do  PAC  e  de  infraestrutura  podem  ser  compreendidas  a  partir  da  pers‐ pectiva  da  ênfase  no  personalismo  (Leal  e  Vieira,  2009). 

c) Os autores das fotografias escolhidas deverão autorizar o uso de Direito Autoral ao Santuário Mãe Rainha de Olinda e Recife antes do início da

“Para o consumidor, é uma experiência conveniente, como ir ao shopping-center e ter acesso a vários produtos no mesmo lugar, por exemplo”, analisa Fernando Pantaleão, VP de Vendas