• Nenhum resultado encontrado

Exercício físico é muito importante e você deveria incluí-lo em sua rotina.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercício físico é muito importante e você deveria incluí-lo em sua rotina."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

INTRODUÇÃO

Exercício físico é muito importante e você deveria incluí-lo em sua rotina.

Aqui na Kipp é diferente! Não falamos só de doença. Queremos ver sua saúde melhorar. Essa é a verdadeira prevenção!

A sua saúde é a nossa maior motivação e inspiração para ofertamos os melhores serviços. Afi nal, é muito mais interessante cultivarmos a saúde – para aproveitar todas as delícias de desfrutar a vida e as experiências que ela proporciona – do que só nos preocuparmos com as doenças e os problemas que as más escolhas em saúde podem trazer.

Portanto, fi camos felizes em compartilhar essa verdade com você: o seu corpo precisa de movimento.

Sabe o que mais? Incluir a atividade física no dia a dia não precisa ser tão difícil quanto você imagina.

Vamos falar sobre o que a prática de exercícios físicos trará de benefícios, por onde começar e as principais recomendações para que você possa dar esse importante passo e continuar sempre em frente, rumo à uma vida diariamente saudável.

Vamos lá? Boa leitura!

(3)

Movimentar-se é muito importante para o corpo e um dos pilares para uma vida mais saudável. Talvez, ao pensar em ser fi sicamente ativo, a primeira coisa que passa pela sua mente seja imaginar que é necessário seguir uma rotina intensa em academias.

Uma vez que nosso objetivo é desmistifi car alguns pontos, a fi m de motivar você a ser ativo, vamos começar pelo conceito do que é atividade física e o que é exercício físico.

ATIVIDADE FÍSICA

É qualquer movimento do corpo que aumente o gasto energético. Ou seja, são atividades físicas andar, dançar, fazer uma faxina.

EXERCÍCIO FÍSICO

É um tipo específi co de atividade física. É planejado e repetido de forma regular com o objetivo de aumentar ou manter a saúde e o preparo físico.

Ambos são importantes e devem fazer parte de nossas rotinas por trazerem benefícios para nossa saúde física e mental. Se realizados com frequência, podem reduzir a mortalidade, o risco de desenvolver câncer, a hipertensão e outras doenças cardiovasculares, além de ajudar a manter o controle do peso e melhorar a qualidade do sono e outros problemas de saúde física e mental.

Vale movimentar-se por meio de brincadeiras com as crianças ou de afazeres domésticos mais comuns. Mas, se preferir, também é muito interessante criar uma rotina de exercícios.

(4)

QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXERCÍCIOS?

• Exercício aeróbio

Aeróbio signifi ca “com oxigênio”. São aqueles exercícios que aumentam o fl uxo sanguíneo e fazem o coração trabalhar num nível de intensidade em que os músculos recebam oxigênio para manter a sua atividade por tempo prolongado. Com regularidade, fortalecem o coração e os vasos sanguíneos. São exercícios aeróbios caminhar, correr, pedalar, nadar.

• Exercício de força/resistência

Ao contrário dos aeróbios, nesse tipo de exercício os músculos não recebem oxigênio

sufi ciente para manter uma atividade prolongada. O foco é intensifi car a força muscular por meio da fadiga do corpo, que é estimulado a aumentar as fi bras musculares.

(5)

• Exercício de fl exibilidade

Tem como função expandir ou manter a amplitude dos movimentos das articulações e dos músculos. São muito importantes para prevenir lesões e quedas. Ioga e alongamentos são exemplos desse tipo de exercício.

• Exercício de equilíbrio

Muito importantes para prevenir quedas, melhoram a propriocepção e o equilíbrio. É o que acontece com o tai chi chuan.

Dica: procure misturar os tipos de exercício em seu programa de atividades. Isso lhe dará um corpo mais saudável. Ao combinar estilos diferentes, você estará mais perto de desenvolver um bom preparo físico, com mais resistência muscular, mobilidade, resistência, força e melhor condicionamento cardiovascular.

(6)

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se as pessoas fossem mais ativas. O sedentarismo é considerado comportamento de risco para uma série de problemas que afetam a qualidade de vida.

Pesquisas já comprovaram que passar muitas horas seguidas sentado – e o total de tempo que passamos sentados ao longo dos dias – é um fator de ameaça para a mortalidade e pode aumentar o surgimento de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Em um estudo realizado com adultos entre 59 e 82 anos, substituir o tempo sentado por uma hora de atividades como organizar a casa, jardinagem ou caminhar resultou em menor mortalidade por todas as causas.

E o que você ganha com a atividade física e os exercícios regulares?

MOTIVOS PARA FUGIR DO SEDENTARISMO

Ser fi sicamente ativo pode acrescentar anos a sua vida, além de:

• reduzir a mortalidade em geral;

• diminuir o risco de doenças cardiovasculares: infarto, acidente vascular cerebral (AVC);

• reduzir o risco de diabetes: o exercício aeróbio melhora o controle glicêmico e previne o desenvolvimento de diabetes tipo 2 entre pessoas de alto risco;

• prevenir o risco de câncer: praticar exercícios promove a proteção contra os cânceres mais frequentes e agressivos da população, como o de mama, intestino, bexiga, rim, pulmão, estômago, esôfago, endometrial e de pâncreas;

• melhorar as chances de se curar de um câncer: entre pessoas com diagnóstico de câncer, praticar exercícios se mostrou associado a maiores taxas de sobrevivência, especialmente no de mama, colorretal e próstata;

(7)

OUTROS BENEFÍCIOS

Fortalecimento dos ossos prevenindo a osteoporose: exercícios de força e resistência muscular aumentam a densidade da mineralização óssea em homens e mulheres. É menor o índice de fraturas no quadril entre os que praticam exercícios.

Prevenção de pedras na vesícula: a atividade física reduz o risco da colelitíase sintomática, a temida pedra na vesícula.

Melhora da saúde mental: ao praticar exercícios, as pessoas passam a ter melhores noites de sono, o que reduz a ansiedade e o estresse.

Menos quedas: ter uma rotina de atividade física regular está associado a menos lesões por queda em idosos.

Gestantes mais saudáveis: ao se exercitar, as grávidas contam com menos ganho de peso excessivo, previnem a diabetes gestacional e a depressão pós-parto.

A falta de atividade física está relacionada a desfechos ruins em saúde. Apesar de saber disso, a maior parte dos serviços de saúde não aborda essa questão. Em uma pesquisa em países desenvolvidos, apenas de 13% a 34% dos pacientes relataram ter recebido

aconselhamento para atividade física de seus médicos.

Mexa-se e cuide da sua saúde para não precisar cuidar de doenças.

A gente se importa com você!

(8)

QUANTO DE EXERCÍCIO É NECESSÁRIO

Em 2020 a OMS divulgou novo relatório sobre o sedentarismo e as diretrizes para a atividade física. Confi ra quanto é recomendado que você se exercite por dia.

(9)

NÃO TENHO TEMPO PARA ISSO

Como você já leu, encontrar espaço para a atividade física em sua vida lhe trará benefícios para hoje e para o futuro. Porém, se ainda assim você acreditar que não consegue dedicar os minutos recomendados pela OMS para se exercitar, comece por 10 minutos a cada dia.

Mesmo que esteja cansado ou trabalhando demais, lembre-se que os exercícios podem aumentar seu nível de energia e até melhorar sua performance no trabalho.

Você pode fazer algumas tarefas que estimulem o movimento, como:

Mesmo os menores movimentos, como fazer pequenas tarefas domésticas, podem melhorar sua saúde.

• ir ao banheiro mais longe da mesa; • usar as escadas ao invés do elevador;

• pegar a maior rota para se deslocar a pé;

• a cada intervalo de 1 hora levantar-se por 15 minutos para beber água e esticar as pernas.

(10)

O QUE FAZER QUANDO DECIDIR

COMEÇAR

Se você nunca fez exercícios ou não faz há muito tempo, converse com sua Ekipp antes de iniciar um programa intenso de exercícios. Se você tiver alguma doença do coração ou algum fator de risco para isso, é possível que você precise fazer alguns exames antes de começar. É preciso ser paciente e persistente. Por exemplo, inicie com baixa intensidade por alguns minutos e vá aumentando-a, assim como o tempo de exercício.

E lembre-se de:

• fazer o aquecimento: previne que você machuque seus músculos. Para aquecer, faça um exercício aeróbio leve (como caminhar devagar) por 5 a 10 minutos;

• variar no treino: durante uma sessão de exercícios, você pode caminhar rápido, nadar, correr, subir escadas. E faça alongamento de suas articulações, incluindo pescoço, ombros, coluna, quadris e joelhos. Pelo menos duas vezes por semana, inclua um exercício de força ou resistência ao seu treino;

• recuperar-se: para prevenir tonturas e câimbras, faça um exercício leve por 5 minutos, diminuindo o ritmo devagar.

Dicas

• Beba líquidos durante e após o exercício.

• Evite exercitar-se ao ar livre se estiver muito calor ou muito frio. • Use roupas confortáveis e sapatos adequados.

• Use protetor solar.

(11)

A pandemia da doença causada pelo Sars-CoV-2 teve impacto enorme no esporte e no nível de exercício da população. Estima-se que a atividade física no mundo decaiu 33% e o tempo sentado aumentou 28% como resultado do isolamento social.

O retorno ao exercício após uma infecção por Covid-19 ainda é objeto de pesquisas e debate na comunidade médica.

Se você tem algum sintoma persistente de Covid-19, como falta de ar, fadiga ou dores pelo corpo, converse com sua equipe antes de retornar às atividades. Caso você se sinta totalmente recuperado, retome com treinos mais leves e breves, aumentando intensidade e tempo aos poucos até chegar a seu treino habitual.

Se em qualquer momento das atividades você apresentar dor ou pressão no peito, nos braços, no pescoço, na mandíbula e nas costas; náuseas ou vômito; palpitações; tontura ou sensação de desmaio, você deve procurar imediatamente um médico e suspender a atividade.

Fora isso, fi cou claro como é fundamental para uma vida mais saudável fazer uma mudança de hábito e inserir a atividade física e os exercícios em sua vida.

A sua Ekipp estará preparada com os profi ssionais necessários para recomendar os caminhos para uma rotina mais saudável. Queremos ver você bem. Conte a gente nessa tarefa.

EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS DE COVID-19

MOVIMENTE-SE PELA QUALIDADE

DA SUA VIDA

(12)

American College of Sports Medicine. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription, 9th ed., Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore 2013.

DiFiori J.P., Green G., Meeuwisse W., Putukian M., Solomon G.S., Sills A. Return to sport for North American professional sport leagues in the context of Covid-19. Br J Sports Med. 2021;55(8):417. Epub 2020 Sep 23.

Jewson J., McNamara A., Fitzpatrick J. Life after Covid-19: The importance of a safe return to physical activity. Aust J Gen Pract. 2020;49 Epub 2020 Nov 25.

Martin C.K., Church T.S., Thompson A.M., Earnest C.P., Blair S.N. Exercise dose and quality of life: a randomized controlled trial. Arch Intern Med. 2009;169(3):269.

Piercy K.L., Troiano R.P., Ballard R.M., Carlson S.A., Fulton J.E., Galuska D.A., George S.M., Olson R.D. The physical activity guidelines for americans. JAMA. 2018;320(19):2020.

Ross R., et al. Importance of assessing cardiorespiratory fi tness in clinical practice. A case for fi tness as a clinical vital sign: a scientifi c statement from the American Heart Association. Circulation. 2016;134(24):e653. Epub 2016 Nov 21.

Wee C.C., McCarthy E.P., Davis R.B., Phillips R.S. Physician counseling about exercise. JAMA. 1999;282(16):1583. https://www.bio.fi ocruz.br/index.php/br/noticias/2085-oms-atualiza-diretrizes-sobre-sedentarismo-e-atividade-fi sica#:~:text=As%20novas%20diretrizes%20recomendam%20 pelo,dia%20para%20crian%C3%A7as%20e%20adolescentes https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/exercicio-fi sico-x-atividade-fi sica-voce-sabe-a-diferenca

REFERÊNCIAS

(13)

Referências

Documentos relacionados

Cada Atelier foi elaborado especialmente para aqueles profissionais que desejam se aprofundar ainda mais nas formas aprendidas no Módulo 1 do Design de Corte Feminino.. Se você

“Estar orientado” significa que uma pessoa não só admite vir a entrar um dia no seminário, como também se está preparando para isso, de tal maneira que o tempo de

O município de Itabuna torna público os Autos de Infrações de Trânsito e as placas dos respectivos veículos, quais foram postados pelo correio e retornaram por desatualização

6. Analisadas as perdas de água do exercício, em todas as fases de percurso, desde a captação até à utilização pelo cliente, verifica- -se que o índice global de perdas, de

Não existe nenhuma “Realidade Quântica” concreta, os objetos e suas propriedades não têm valores definidos (não existem!) antes de serem medidos. • O ato de medir cria

Por exemplo se a primeira relação é anexada ao adaptador de rede VMnet 8 de VMware que está configurado como parte de uma rede 192.168.119.0/24 (como descrito abaixo), a seguir

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

Elas devem escolher um número qualquer  que será o resultado do cálculo que irão realizar (Por exemplo: 30). Dá-se o sinal de partida, então o primeiro jogador de cada fila