• Nenhum resultado encontrado

PREPARAÇÃO DE RELATÓRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREPARAÇÃO DE RELATÓRIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Paraná Departamento de Química

Disciplina: Química Inorgânica e Experimental – CQ071 Curso: Licenciatura e Bacharelado em Química

Professor: Shirley Nakagaki

PREPARAÇÃO DE RELATÓRIOS

Os relatórios devem ser redigidos em fonte arial ou times new roman em tamanho 11 ou 12, espaço 1,5. Devem conter as seguintes partes:

Capa: Colocar Nome da universidade, departamento, curso, disciplina, semestre e ano. Título do relatório em destaque. Nome dos componentes da equipe, nome dos professores e data.

Índice: Símbolos e siglas (se for necessário a título de esclarecimento) Resumo em português do trabalho efetuado (no máximo 15 linhas)

Introdução: No caso do relatório do experimento 6 colocar um breve histórico da classe de compostos a qual pertence o material preparado. Usos, aplicações, rotas sintéticas principais, propriedades já descritas na literatura. Descrever a técnica principal que seu grupo utilizou para caracterizar o trabalho. Características da técnica, princípio teórico, usos e aplicações, etc. No caso dos experimentos 1 a 4 não é necessário colocar introdução, passe para o item objetivos.

Objetivos: descrever quais os objetivos envolvidos no desenvolvimento do trabalho do referido experimento.

Metodologia:

1- Materiais

Listar todo o material utilizado, tanto vidraria como reagentes e equipamentos. Colocar a procedência do reagente e o grau de pureza. A marca e especificação de cada equipamento devem ser colocadas também.

2- Métodos

No caso do experimento 6: a) Descrição da síntese: descrever o mais objetivamente qual foi o procedimento adotado no laboratório (utilize o tempo verbal passado na redação das frases pois você estará descrevendo ações que já foram realizadas). Fazer um fluxograma da síntese. Nesta descrição você deve dar detalhes tais como quantidades utilizadas, temperaturas, vidrarias, esquemas montados, tempos gastos, etc. A descrição do método deve conter tantos detalhes quanto forem necessários para que qualquer pessoa que venha a ler o relatório consiga reproduzir com sucesso o que foi feito. Se foram feitas várias sínteses do mesmo composto colocar a descrição de todas as tentativas.

b) Purificação: descrever como o composto foi purificado. Se usou uma metodologia específica, esta deve ser referenciada.

c) Caracterização: descrever como o composto é, quais suas características físicas observadas. O que foi feito para caracterizá-lo. Se utilizou alguma técnica, como isto foi feito (aspecto físico, determinação de absortividade molar, caracterização pelas técnicas espectroscópicas, etc) .

(2)

d) sobre a técnica descrever detalhadamente como foi realizado o experimento e o equipamento utilizado.

No caso dos experimentos 1 a 4 descrever o que foi realizado como na descrição do experimento 6, adaptada a cada situação em cada experimento.

Resultados e discussão:

Para todos os experimentos: Colocar o que se pretendia obter. Mostrar a equação da reação de síntese quando houver ou de reações em ter compostos que foram realizadas nos experimentos. Calcular o rendimento de cada etapa da reação quando for pertimente. Discutir o rendimento da reação em função do desenvolvimento do experimento.

Colocar a sua opinião sobre os resultados obtidos em cada experimento. Quando obtiver compostos, colocar quais foram obtidos e como são fisicamente. Discutir a respeito da estabilidade destes compostos nas condições de reação e laboratoriais. Colocar a estrutura do composto, de preferência aquela já apresentada na literatura. Quando obtiver resultados, por exemplo um gráfico, uma tabela, um espectro, etc, discutir o resultado obtido colocando se era o esperado, porque, se não era, o que provavelmente aconteceu, etc.

Caracterização: quando você houver sintetizado e caracterizado um composto:

Caracterização do composto pela técnica de UV-vis: Discutir a técnica e a informação que ela lhe forneceu. Colocar os espectros obtidos já tratados por um programa específico de gráficos da sua escolha. Colocar as bandas observadas. Fazer tentativas de atribuições qualitativas das transições eletrônicas possíveis para cada banda observada ou pelo menos as principais. Descrever como a atribuição foi feita. Não esquecer de escrever em que se baseou para fazer as atribuições colocando as referências.

Caracterização do composto pela técnica de infravermelho: Discutir a técnica e a informação que ela lhe forneceu. Colocar os espectros obtidos já tratados por um programa específico de gráficos da sua escolha. Colocar as bandas observadas. Fazer tentativas de atribuições qualitativas dos possíveis modos vibracionais responsáveis para cada banda observada ou pelo menos as principais. Descrever como a atribuição foi feita. Não esquecer de escrever em que se baseou para fazer as atribuições colocando as referências.

Baseado em todas as informações obtidas, discuta a sua opinião a respeito do composto obtido como por exemplo: É o que se esperava? Por que?

Está puro? Por que? Comparar seus resultados com outros já obtidos na literatura, etc.

Todo o relatório deve ser referenciado, ou seja, quando se utilizou uma referência ou se está aproveitando um texto já escrito por outro pesquisador isto deve ser citado colocando um número entre [ ] no final da parte citada. Deve ficar claro ao leitor o volume de material consultado.

Consultar os colegas que trabalharam com o mesmo composto mas com outras técnicas. Colher os dados que estes colegas obtiveram com as outras técnicas. Analisar e comparar com as suas informações. Adicionar isso ao relatório.

Conclusão: Baseado em tudo o que foi feito, lido e obtido escreva as principais conclusões do trabalho. Coloque sua opinião sobre o método, a caracterização, etc.

Exercícios: Responda os exercícios propostos que foram questionados em laboratório ou individualmente para cada grupo.

Referências Bibliográficas:

Coloque as referências bibliográficas numeradas em ordem de aparecimento no texto. Colocar as referências como o exemplo abaixo:

• Para livros:

[1] GROVES,J.T. e McMURRY,T.J.; “Citocrome P-450, Structure, Mechanism and Biochemistry”, Plenum.Press, página?, volume?, capítulo?(1986).

(3)

• Para artigo:

[2] MEUNIER, B. Bull. Soc. Chim. Fr. 4, 578, (1986).

[3] DOLPHIN, D. e LEXA, D. Angew. Chem. Int. Ed, Engl, 29, 1028-1030 (1990).

• Para congresso:

[4] ZARBIN, A.J.G., ZAMORA, P.G.P., NAKAGAKI, S., Livro de Resumos da 22ªªReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, vol. 1, QI-169, (1999).

Data e assinaturas: Colocar no final, após as referências.

O RELATORIO DEVE SER ENTREGUE IMPRESSO E UMA COPIA EM DISQUETE OU CD.

PREPARAÇÃO DO RELATORIO/ARTIGO Após executar o experimento 5 cada grupo deverá fazer o relatório/artigo. O que é o relatório/artigo?

Relatório/artigo é um relato das atividades feitas na forma de um artigo.

Usaremos como modelo de como o artigo deve ser feito os artigos da revista QUÍMICA NOVA. Para tanto o aluno deve ler as normas de publicação da revista (abaixo) e descrever o experimento 5 realizado na forma de um artigo como se fosse publicar na revista.

Qual é o objetivo desta atividade?

Tornar o aluno familiarizado com as atividades envolvidas na execução de um artigo científico.

O RELATÓRIO ARTIGO DEVE SER ENTREGUE IMPRESSO E UMA COPIA EM DISQUETE OU CD.

Normas de publicação de artigos científicos na revista QUIMICA NOVA da Sociedade Brasileira de Química (http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm). Os relatórios/artigos devem ser escritos conforme o formato que ele sairá na revista (colunas) . Para isso veja um artigo da revista acessando a pagina e o endereço na web onde as revistas estão disponíveis para consulta completamente grátis: http://quimicanova.sbq.org.br/QN_OnLine_Geral.htm

Instruções de publicação

química nova

Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química

NORMAS DE PUBLICAÇÃO (2004)

(4)

GERAL - Serão considerados para publicação na Revista Química Nova manuscritos que cubram as áreas tradicionais da Química bem como artigos sobre Ensino de Química, História da Química, Política Científica, etc. Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:

Artigos Originais (em português, inglês ou espanhol): refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte Experimental, etc, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho.

PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS - Todos os trabalhos deverão ser enviados em 3 vias (ALUNOS, ISSO NÃO É NECESSÁRIO), digitados em espaço duplo, utilizando somente Microsoft Word. Deverão ter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, etc. O disquete (3 1/2") ou CD deverá ser enviado somente após a aceitação do trabalho pela Editoria (ALUNOS, DESCONSIDEREM ISSO). Todas as páginas devem ser numeradas, (ALUNOS, AS FIGURAS, TABELAS, GRÁFICOS, ESQUEMAS, ETC DEVEM SER INCLUÍDAS NO TEXTO COMO O ARTIGO SAI NA REVISTA). A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores (consultar o último número da revista). Havendo autores com diferentes endereços estes deverão se seguir imediatamente ao nome de cada autor. Os autores devem ser agrupados por endereço.

Indicar com asterisco (*) o autor para correspondência, colocando seu e-mail no rodapé desta página (um só e-mail).A seguir deverá conter o título e o resumo do trabalho em inglês (ABSTRACT), com no máximo 100 palavras, e a indicação de 3 keywords, também em inglês. As figuras (gráficos, esquemas, etc.) deverão ter qualidade gráfica adequada (usar somente fundo branco). No disquete ou CD, as figuras devem ser enviadas em arquivo eletrônico separado do texto (a imagem aplicada no processador de texto não significa que o original está copiado). Para evitar problemas que comprometam o padrão da Revista, o processo de digitalização de imagens ("scan") deverá obedecer os seguintes parâmetros: para gráficos ou esquemas usar 800 dpi/bitmap para traço; para ilustrações coloridas e fotos (coloridas ou preto e branco) usar 300 dpi/RGB ou grayscale. Em todos os casos os arquivos deverão ter extensão .tif e/ou .jpg. Outras extensões possíveis: .cdr (CorelDraw); .cdx (ChemDraw); .opj/.org (Origin); .xls (Excel); .eps; .wmf. No caso de não ser possível a entrega do arquivo eletrônico das figuras, os originais devem ser enviados em papel vegetal ou impressora a laser para serem escaneados diretamente; as fotografias deverão ser em preto e branco. No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente. Considerar que as figuras deverão ter largura de uma coluna (8,5 cm) ou de 2 colunas (17,5 cm). Figuras coloridas tem custo de publicação repassado aos autores, quando da publicação. Para figuras, gráficos, esquemas, tabelas, etc idênticos aos já publicados anteriormente na literatura, os autores devem providenciar a permissão para publicação junto à empresa/sociedade científica que detenha o copyright e enviar à editoria de QN junto com a versão final do manuscrito. As referências serão numeradas consecutivamente no texto, na forma de expoentes; a lista de referências será colocada no final do texto. As legendas das figuras devem ser colocadas em folha à parte, separadas das figuras. A seguir, devem ser colocadas as figuras, os gráficos, os esquemas, as tabelas e os quadros. No texto, apenas indicar a inserção de cada um(a).

REFERÊNCIAS Revistas:

Será utilizada a abreviatura da revista como definida no Chemical Abstracts Service Source Index (ver http://www.cas.org/sent.html). Caso a abreviatura autorizada de uma determinada revista não puder ser localizada e não for óbvio como o título deve ser abreviado, deve-se citar o título completo

1. Varma, R. S.; Singh, A. P.; J. Indian Chem. Soc. 1990, 67, 518.No caso especial da revista citada não ser de fácil acesso, é recomendado citar o seu número de Chemical Abstract, como segue:

(5)

2. Provstyanoi, M. V.; Logachev, E. V.; Kochergin, P. M.; Beilis, Y. I.; Izv. Vyssh. Uchebn. Zadev.; Khim. Khim. Tekhnol. 1976, 19, 708. (CA 85:78051s). É recomendado o uso de referências compostas na medida do possível, em lugar de uma lista de referências individuais. O estilo das referências compostas é o seguinte:

3. Varela, H.; Torresi, R. M.; J. Electrochem. Soc. 2000, 147, 665; Lemos, T. L. G.; Andrade, C. H. S.; Guimarães, A. M.; Wolter-Filho, W.; Braz-Filho, R.; J. Braz. Chem. Soc. 1996, 7, 123; Ângelo, A. C. D.; de Souza, A.; Morgon, N. H.; Sambrano, J. R.; Quim. Nova 2001, 24, 473.

Patentes: Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível o número do Chemical Abstracts deve ser informado entre parênteses).

4. Hashiba, I.; Ando, Y.; Kawakami, I.; Sakota, R.; Nagano, K.; Mori, T.; Jpn. Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979. (CA 91:P193174v) 5. Kadin, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y)

6. Eberlin, M. N.; Mendes, M. A.; Sparrapan, R.; Kotiaho, T.; Br PI 9.604.468-3, 1999.

Livros:

7. Regitz, M. Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Regitz, M.; Scherer, O. J., eds.; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2.

8. Cotton, F.A.: Wilkinson, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5a ed., Wiley: New York, 1988.

Programas de computação (Softwares):

9. Sheldrick, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993 Teses:

10. Velandia, J. R.; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997.

Material apresentado em Congressos:

11. Ferreira, A. B; Brito, S. L.; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, Brasil, 1998 Páginas Internet: http://www.sbq.org.br/jbcs, acessada em Junho 2001.

Material não publicado:: Para material aceito para publicação: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., no prelo.

Para material submetido mas ainda não aceito: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., submetido.

Para trabalho não publicado ou comunicação pessoal: Magalhães, U. H.; trabalho não publicado ou Magalhães, U. H., comunicação pessoal.

(6)

Os resultados não publicados só poderão ser citados com a permissão explícita das pessoas envolvidas na sua obtenção

Preparação de apresentação oral de resultados experimentais

Diretrizes para a apresentação do seminário referente a atividade “Experimento 6” da disciplina Química inorgânica experimental CQ 071 para alunos do Curso de Química do DQ/UFPR

Tempo Maximo da apresentação: 30 minutos

Tempo de questionamento após apresentação: 5 minutos

Todos os membros do grupo devem participar da apresentação tempo parte ativa no trabalho exposto. Todos devem saber responder questões a respeito de sua parte e da parte referente a apresentação dos colegas do grupo.

O que será avaliado:

Preparação da apresentação.

Postura dos apresentadores . Obediência do tempo disponível.

Recursos audiovisuais utilizados e sua correta apresentação.

Distribuição do assunto no material audiovisual.

Clareza na apresentação.

Entendimento e conhecimento do material apresentado.

Apresentação:

Preparação dos slides no programa Power Point Modelo sugerido:

Para uma apresentação de cerca de 30 minutos um bom numero de slides é: 20 a 25; no entanto o numero de slides depende de quanto tempo se gastará com cada um.

(7)

Antes de mais nada, numa apresentação existe uma regra de ouro: “menos é mais” , quanto menos coisas estiverem em um slide, ou seja menos informações escritas e mais informações esquematizadas de rápida leitura, mais facilmente sua apresentação será entendida.

Como o conteúdo deve estar dividido nos slides:

Sugestão:

Slide 1: é a capa da apresentação, deve conter o titulo do trabalho apresentado, o nome dos apresentadores e outras informações relevantes como: nome da atividade onde se insere a apresentação (experimento 6), a disciplina, ano, DQ/UFPR, professores, a referência utilizada para preparar o experimento, etc.

Slide2: é o slide dos objetivos, coloque em itens quais foram os objetivos do trabalho realizado.

Slides 3-6: são os slides da introdução, onde o assunto explorado na atividade realizada deve ser contextualizado, baseado nas referências lidas quando se preparava o trabalho ou tentava-se entender os resultados alcançados.

Podem ser utilizados vários slides para esse fim caso seja necessário, mas eles não devem ultrapassar o numero de 5.

Slide 6: é o slide da metodologia: nele deve ser descrito claramente, de preferência usando um fluxograma, como foi realizada a parte experimental. Coloque todo o detalhamento necessário para que a platéia entenda o que foi feito.

Se o seu composto ou experimento necessitou a utilização de um equipamento, coloque de maneira esquematizada o desenho do equipamento utilizado e como você o utilizou.

Pode ser utilizado de um a três slides nesta parte caso seja necessário deixar bem claro como foi feito o trabalho experimental.

Slide 9: slide de apresentação de resultados e discussão destes resultados o mais detalhadamente possível; use de 1 a 10 slides apresentando claramente os resultados alcançados. Use gráficos, tabelas e esquemas para apresentar seus dados. Discuta os resultados mostrando atribuições de bandas, cálculos de massa, análises de gráficos, etc. Nesta parte tem que ficar claro para a plateia que os seus resultados alcançados suportam a sua conclusão, ou seja obtive o composto (ou não obtive!) e os resultados mostram por que cheguei a esta conclusão.

Slide 20: slides das conclusões: olhe os objetivos propostos e aqui na conclusão deve ser relatado onde se chegou ao final do experimento. Procure responder a questão: os objetivos iniciais propostos foram atingidos? Se sim, coloque na conclusão como, com qual resultado alcançado, etc; se não, justifique o por quê.

Slide 22: é o slide final, onde se dedica aos agradecimentos.

(8)

Parte experimental

Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla Blabla bla bla1

1- P.Q. Fulano, J.Am.Chem.Soc., 15 (2003)209.

Observações importantes:

1- Se quiser citar alguma referencia, vá adicionando a referencia no rodapé do slide onde ela é citada como no exemplo do quadro abaixo.:

2- Títulos: use letras de tamanho 28 a 36, no texto o recomendado para boa leitura é 18 a 24

Padronize a tipo de letra em toda a apresentação: arial é uma boa escolha. Use negrito quando necessário para facilitar a apresentação.

3- Cuidado com a utilização de cores: não faça uma apresentação muita colorida que possa dificultar a leitura durante a projeção.

O ARQUIVO DA APRESENTAÇÃO DE VE SER ENTREGUE EM DISQUETE E EM CD NO DIA DA APRESENTAÇÃO.

Referências

Documentos relacionados

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

1 JUNIOR; ANDRADE; SILVEIRA; BALDISSERA; KORBES; NAVARRO Exercício físico resistido e síndrome metabólica: uma revisão sistemática 2013 2 MENDES; SOUSA; REIS; BARATA

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

The question of knowing if through a cross border merger it will be possible for a company to transfer its registered office alone to another Member State, or if, on

Conclusões Os moradores da comunidade Muribeca entrevistados no presente trabalho demonstraram possuir um bom conhecimento sobre a utilização de plantas como medicinais, mas as

Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da experiência prévia de multíparas em amamentar e a efetividade de uma intervenção domiciliar para promoção