• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 91. De 30/07/2015 à 06/08/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 91. De 30/07/2015 à 06/08/2015"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 91 De 30/07/2015 à 06/08/2015

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

FARC PRETENDE SE REUNIR COM PAPA EM CUBA E SERÁ ACUSADA DE CRIMES DE GUERRA

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) expressaram sua intenção de se encontrarem com o Papa durante a visita do líder da Igreja Católica a ilha de Cuba que acontecerá em setembro. Eduardo Montealegre, fiscal geral da Colômbia, anunciou que no final de agosto formulará imputações contra os líderes das FARC por crimes de guerra ocorridos ao longo das últimas décadas. De acordo com Montealegre, existem mais de 55 mil casos de crimes de guerra diretamente relacionados às FARC.

Fontes: GUERRILLA de las Farc quiere reunirse com el Papa em Cuba. La Tercera, Santiago, Chile,

p.24, 3 ago. 2015 e IMPUTARÁN crímenes de guerra a los cabecillas de las FARC. Diario Expreso, Quito, Equador, p.12, 1 ago. 2015.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

(2)

ESTADOS UNIDOS IMPÕEM NOVAS SANÇÕES À RÚSSIA, KREMLIN ANUNCIA CRIAÇÃO DE FORÇAS AEROESPACIAIS E VETA DECISÃO NA ONU

Prosseguindo com a justificativa de “fomentação de conflito no leste da Ucrânia”, os EUA estabeleceram novas sanções à Rússia e à recém-anexada Criméia. Entre os atingidos, estão proeminentes empresários russos e aliados de Putin. Moscou, após unificar Força Aérea e as Forças de Defesa Aeroespaciais, anunciou a criação das

“Tropas Aeroespaciais”. A fusão teria o intuito de centralizar as diretrizes técnico- militares em um só órgão, aumentando assim a eficiência da implantação e desenvolvimento do sistema de defesa aeroespacial russo. Por fim o país, utilizando seu poder de veto como membro permanente do Conselho de Segurança, barrou a decisão para criação de um Tribunal Internacional para investigar a queda do avião MH17, na Ucrânia. O argumento russo foi que o Tribunal seria excessivamente político, passando por cima de outra investigação corrente sobre o acidente.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q42UF20150730;

http://br.sputniknews.com/defesa/20150803/1743873.html e RUSSIA vetoes UN tribunal to investigage MH17 crash in Ukraine. PakistanToday, Islamabad, Paquistão, p.5, 31 jul. 2015.

KIEV PERDE 4 SOLDADOS NO DONBASS E LISTA NEGRA DE PORIBIÇÃO É ATUALIZADA

Porta-voz militar ucraniano anunciou 4 baixas e 15 feridos ucranianos em tiroteios contra milícias das Repúblicas separatistas do Donbass. Conflitos ocorreram na cidade de Donestk e Mariupol. A Ucrânia anunciou novas inclusões na “lista-negra” de personalidades proibidas de entrar no país, dentre elas, Gérard Depardie. O ator tem defendido efusivamente posturas pró-Rússia em meios de comunicação, o que gerou a proibição de 5 anos. Gérard ganhou a cidadania russa, por meio de Putin, em 2013.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q31Q220150729 e http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/soldados-ucranianos-sao-mortos-em-confronto-com-

rebeldes.html.

(3)

TURQUIA ASSINA ACORDO PARA ABRIR BASES ÁEREAS PARA A ALIANÇA MILITAR LIDERADA PELOS EUA

A Turquia assinou acordo com os EUA abrindo a base aérea de Incirlik, a 10 km de Adana, próxima à fronteira síria, na luta contra o Estado Islâmico. O conflito na Turquia continua em escalada devido a ataques turcos a acampamentos curdos no Iraque. O Presidente turco informou que a paz com os curdos é “impossível”. Em resposta, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) respondeu com um ataque suicida em Dogubeyazit, próximo à fronteira com o Irã, deixando dois soldados mortos e 31 feridos. No conflito na Síria, a ONU alertou a Turquia para não chamar a área de exclusão como “zona segura”, para o retorno dos refugiados em território turco. A meta seria criar uma área próxima à fronteira para que refugiados de outras regiões mais ao sul da Síria sejam abrigados e recebam assistência humanitária.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q70IM20150802;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q31IH20150729;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q315W20150729;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q22BK20150728 e

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q21AA20150728

PAQUISTÃO MATA LÍDER DE GRUPO E NEGA ACUSAÇÕES INDIANAS DE ENVOLVIMENTO EM ATAQUE EM GURDASPUR

A polícia do Paquistão disse ter matado o líder do grupo militante Lashkar-e-Jhangvi, além de seus dois filhos e mais onze pessoas, em um tiroteio que ocorreu após homens armados atacarem um comboio policial. O grupo Lashkar-e-Jhangvi já assumiu a responsabilidade pela morte de centenas de civis de etnias minoritárias no país. O governo paquistanês também negou as acusações de envolvimento em um ataque terrorista no distrito indiano de Gurdaspur, complementando ainda que a Índia deveria evitar fazer alegações sem que as investigações estejam completas.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q31N020150729 e “PAKISTAN rejects India’s accusations of involvement un Gurdaspur attack. Pakistan Today, Islamabad, p.4, 31 jul 2015”

(4)

ENQUANTO AFEGANISTÃO INVESTIGA A MORTE DE LÍDER TALIBÃ, GRUPO TOMA DISTRITO NA PROVÍNCIA DE HELMAND

O governo afegão investiga rumores sobre a morte do mulá Mohammed Omar, líder do grupo Talibã e aliado de Osama Bin Laden. Omar não é visto desde 2001, teria morrido há dois anos por doença e estaria enterrado no sul do país. Ao mesmo tempo, o grupo Talibã capturou um distrito da província de Helmand, que tropas estrangeiras estariam protegendo há anos. Este significa o retrocesso mais recente para as forças do governo que, atualmente, se encontram sozinhas contra os militantes.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/afeganistao-investiga-relatos-sobre-morte-do-mula- omar-lider-do-taliba.html e http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0Q417K20150730

ORIENTE MÉDIO

FORÇAS FAVORÁVEIS A EX-PRESIDENTE IEMENITA CONQUISTAM DIVERSOS TERRITÓRIOS HUTIS

Bombardeios estão visando atingir a população civil e hospitais no Iêmen dificultando ajuda humanitária nas áreas atingidas. Tropas leais ao ex- presidente deposto no país, realizaram com sucesso uma grande ofensiva pela retomada de uma das maiores bases aéreas da cidade de Aden das mãos dos hutis. Também foi retomada a cidade estratégica de Lahj e cerca de dez vilas do sul do país. Tudo isso ocorreu com ajuda da coalizão entre sauditas e norte-americanos. Nenhum comentário acerca da retomada foi feito de imediato. O líder huti afirmou estar aberto ao diálogo em relação aos territórios perdidos.

Fontes:http://www.theguardian.com/global-development/2015/jul/30/yemen-civilians-hospitals-targeted- air-strikes-bombing-medecins-sans-frontieres; http://www.bbc.com/news/world-middle-east-33772170;

http://www.arabnews.com/middle-east/news/786921 e

http://www.almanar.com.lb/english/adetails.php?fromval=1&cid=23&frid=23&eid=224244

(5)

VÁRIOS MORTOS NA SÍRIA EM ATAQUES AÉREOS CONTRA ESTADO ISLÂMICO

A campanha aérea contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria matou mais de quatrocentas e cinquenta pessoas. O Presidente sírio Bashar al-Assad, que tem provado fazer o que for possível para se manter como governante, nos últimos meses vem mostrando uma postura mais realista após as derrotas no início da primavera no norte- oeste do país. Ele afirmou que suas forças tem um problema crônico e os rebeldes estavam recebendo apoio de seus financiadores. Um adolescente que visitava o centro de recrutamento do Estado Islâmico, detonou uma bomba em um comício político curdo na cidade vizinha de Diyarbakir, matando quatro pessoas e ferindo dezenas, disseram autoridades. Há duas semanas, um outro jovem se explodiu no meio de uma reunião de ativistas estudantis, matando 31 pessoas que estavam se preparando para ajudarem a reconstruir Kobani, cidade curda síria que superou um longo assalto do Estado Islâmico em janeiro. Agências de inteligência americanas concluíram que apesar dos bilhões de dólares gastos e mais de 10 mil combatentes extremistas mortos, o grupo Estado Islâmico não é, fundamentalmente, mais fraco do que era quando a campanha de bombardeios liderada pelos Estados Unidos começou há um ano. Enquanto isso, o grupo expandiu para outros países, incluindo a Líbia, Península de Sinai, Egito e Afeganistão. O poder de permanência do Estado Islâmico levanta questões sobre a abordagem do governo à ameaça que o grupo representa para os EUA e seus aliados.

Fontes: http://www.theguardian.com/world/2015/aug/03/us-led-air-strikes-on-isis-targets-killed-more- than-450-civilians-report; http://www.bbc.com/news/world-middle-east-33762809; GREVES não enfraquecem Estado Islâmico. The Nelson Mail, p.04, 1 ago 2015 e ALBAYRAK, Ayla. Estado Islâmico recruta curdos na Turquia. The Wall Street Journal Europe, Adiyaman, Turquia, p.04, 4 ago 2015

ATAQUE DEIXA CINCO PESSOAS MORTAS E DOZE FERIDAS NA LÍBIA

Cinco pessoas foram mortas e doze foram feridas, durante ataques na Líbia entre forças do governo reconhecido internacionalmente e grupos militantes. O conflito ocorreu inicialmente na cidade de Ajdabiya e não ficou claro se os responsáveis são aliados do Estado Islâmico.

Fonte:http://www.arabnews.com/middle-east/news/785551

(6)

PRISÕES EM ISRAEL DE SUPOSTO MILITANTE JUDEU SEM JULGAMENTO

Israel prendeu um militante extremista judeu sem julgamento. Mordechai Meyer é residente na Cisjordânia e foi preso com pena de 6 meses. Ele é suspeito de atividade violenta como membro de um grupo terrorista judeu. O uso de tal mecanismo, antes só utilizado contra palestinos, foi aprovado pelo gabinete de segurança do Primeiro Ministro. A medida foi tomada na sequência de um incêndio criminoso que matou um palestino e feriu gravemente 3 pessoas.

Fonte: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-33783057

ESTADOS ÁRABES DO GOLFO ENFRENTAM AMEAÇAS TERRORISTAS

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Khalid al-Attiya, definiu o tom da reunião do Conselho de Cooperação do Golfo, dizendo que o país está em situação de

“desafios sem precedentes”. De acordo com a Arábia Saudita e seus aliados, o acordo do Irã com o Ocidente vai torná-los mais vulneráveis, pois existe a possibilidade de uma construção de bomba nuclear. Os seis Estados Árabes do Golfo se encontram sob ameaças de extremistas sunitas e xiitas.

Fonte: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-33763566

HEZBOLLAH E EXÉRCITO SÍRIO MATAM 28 TERRORISTAS EM GOUTA

Hezbollah e o exército sírio avançam para além da cidade de Al Zabadani na Síria.

Contudo, a resistência ainda permanece na parte ocidental da cidade. Este progresso foi resultado de operações intensivas realizadas contra terroristas ligados a Al-Qaeda e a al- Nusra chamados de "Movimento Ahrar al-Sham". Muitos foram mortos e suas armas e munições foram destruídas. Na progressão de Gouta para o leste, o Hezbollah e o exército sírio destruíram um depósito de munição e armas.

Fonte: http://www.almanar.com.lb/english/adetails.php?fromval=1&cid=23&frid=23&eid=224431

(7)

ÁFRICA

CONTINUAM AS OFENSIVAS CONTRA O BOKO HARAM E GENERAL DA FORÇA TAREFA MULTINACIONAL É NOMEADO

Soldados da Nigéria salvaram 71 pessoas em tiroteios contra militantes do grupo extremista Boko Haram, nas vilas próximas à cidade de Maiduguri. No total, 59 civis foram resgatados de dois campos do grupo e a ação dos militares continuam. A maioria das vítimas socorridas eram mulheres e crianças. Em outra ocasião, foi recolhido um grupo de 12 mulheres e meninas. Um mercado em Maiduguri foi atingido por um homem- bomba com seis pessoas mortas e onze feridas. Ninguém assumiu a autoria do ato, no entanto, ele trazia os traços do Boko Haram, que já atacou muitas vezes a cidade. No Chade, uma fonte de segurança afirmou que as forças nacionais mataram sete militantes do Boko Haram em um confronto. O país tenta assegurar o domínio das ilhas no Lago Chade, utilizadas pelo grupo como esconderijos e bases para ataques. Foi nomeado o comandante da Força Tarefa Multinacional para lutar contra o grupo, Major General Iliya Abbah que comandou outras operações e era secretário militar no Exército. As ações da Força Tarfa ainda não foram iniciadas, estando previstas somente para o fim da estação chuvosa, em setembro.

Fontes: NIGERIAN soldiers rescue 71 captives. Metro news. Calgary, p. 21-21. 31 jul. 2015;

reuters.com/article/2015/07/31/us-nigeria-violence-blast-idUSKCN0Q50P120150731;

reuters.com/article/2015/08/05/us-nigeria-violence-chad-idUSKCN0QA23V20150805 e NEW head of forces to fight boko Haram is named. The New Age. Joanesburgo, p. 25-25. 31 jul. 2015.

BRAÇO DIREITO DO PRESIDENTE DO BURUNDI É MORTO DE ATENTADO

O carro do general Adolphe Nshimirimana foi alvo de um ataque com foguetes e tiros no Burundi. O ato ocorreu uma semana depois de declarada a vitória de Pierre Nkurunziza para a presidência do Burundi, sendo este seu terceiro mandato. A vítima era o braço direito do Presidente, o que faz com que a ação seja entendida como a possibilidade de novos conflitos entre o governo e aqueles que consideram a eleição injusta. Sete pessoas foram detidas.

(8)

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/braco-direito-do-presidente-do-burundi-morre-em-ataque-na- capital.html

ATAQUES CONTRA O EXÉRCITO DO MALI DEIXAM SOLDADOS MORTOS

Um ataque contra um campo do Exército do Mali, ao norte do país, deixou dez soldados mortos. O grupo jihadista Ansar Dine foi responsabilizado pela ação que aconteceu dois dias depois de outros dois soldados morrerem em uma emboscada no centro do país. A região norte do Mali foi dominada em 2012 por grupos ligados a Al-Qaeda e ultimamente os ataques têm se estendido também ao centro e ao sul do país.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/ataque-contra-campo-militar-deixa-soldados-mortos-no-mali.html

VÍDEO COM SUPOSTA TORTURA DO FILHO DE GADDAFI PREOCUPA AUTORIDADES E OCORRE PROTESTO DE SEGUIDORES DO EX-

PRESIDENTE LÍBIO

Após o surgimento de um vídeo em que um dos filhos do ex-presidente Muammar Gaddafi, Saadi Gaddafi, aparece sendo espancado em uma prisão em Trípoli, o procurador-geral da Líbia está buscando identificar os guardas agressores. Saadi havia sido trazido do Níger para a Líbia no ano passado, sendo acusado pela morte de um jogador de futebol e pela participação na repressão da rebelião de 2011, entre outros crimes. O vídeo não teve sua autenticidade verificada de maneira independente. A Human Right Watch pediu pela investigação, além de requisitar a suspensão dos guardas e de outros possíveis envolvidos, mostrando preocupação com os métodos interrogativos usados. Apoiadores de Gaddafi fizeram uma manifestação em Benghazi, cidade líbia, mas foram interrompidos após os disparos e arremessos de pedras por adversários. Eles queriam a libertação do filho do ex-presidente que foi condenado à morte na última semana. Algumas entidades de direitos humanos afirmam que a condenação é composta por vários equívocos.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/libia-investiga-video-que-mostra-guardas-espancando-filho- de-khadafi.html; g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/ong-quer-investigacao-de-video-que-mostra-

(9)

tortura-contra-filho-de-khadafi.html e g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/seguidores-de-khadafi- fazem-raro-protesto-no-leste-da-libia.html

ONU

SOLDADO DA ONU É MORTO E VÁRIOS OUTROS FICAM FERIDOS EM CONFRONTOS NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

Um soldado da missão da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA) foi morto durante confrontos com assaltantes armados em um bairro do norte da capital Bangui, disse um porta-voz da missão. A missão lançou uma operação de busca para prender um criminoso procurado pela justiça por vários crimes e foi atacada por um grupo armado.

Três suspeitos foram presos durante a operação.

Fonte: http://www.reuters.com/article/2015/08/02/us-centralafrica-violence-idUSKCN0Q70B120150802

CHEFE DE AJUDA DA ONU DISSE QUE NENHUMA DAS PARTES EM CONFLITO NO IÊMEN RESPEITOU PAUSA HUMANITÁRIA

A coalizão árabe, que tem bombardeado os rebeldes Hutis no Iêmen por quatro meses, tinha afirmado uma trégua de cinco dias para permitir a entrada de ajuda de emergência em meio a grave escassez de combustível, alimentos e medicamentos. Mas, "a pausa humanitária anunciada no fim de semana não foi respeitada por todas as partes no conflito com luta terrestre e ataques aéreos relatados em oito províncias", disse O'Brien ao Conselho de Segurança da ONU. As "partes no conflito continuam a não cumprir as suas responsabilidades nos termos do direito internacional humanitário e de direitos humanos internacionais", segundo ele.

Fonte: http://www.trust.org/item/20150728223410-

2dbsw?utm_source=Subscriber+Master+List&utm_campaign=9f85ac8a52-

SSR_Weekly_June8_2015&utm_medium=email&utm_term=0_6ebc4afdf4-9f85ac8a52-122554829

(10)

SÓ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015, MAIS DE 1500 CIVIS MORRERAM NO AFEGANISTÃO, SEGUNDO A ONU

De acordo com o mais recente relatório da Missão da ONU de Assistência no Afeganistão (UNAMA) e do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), os civis continuam sendo as maiores vítimas do conflito no Afeganistão, onde mais de 1.500 civis morreram e mais de 3.300 ficaram feridos somente nos primeiros seis meses de 2015. O relatório apresenta que cerca de 90% das vítimas civis (mortos e feridos) foi causada por enfrentamentos terrestres, explosivos improvisados, ataques suicidas e assassinatos seletivos.

Fonte: http://nacoesunidas.org/onu-mais-de-15-mil-civis-morreram-no-afeganistao-no-primeiro- semestre-de-2015/

FAMÍLIAS CONTINUAM A FUGIR DE BAGDÁ DEVIDO A VIOLÊNCIA DAS MILÍCIAS NA REGIÃO

Desde o início da crise no Iraque, mais de um milhão de cidadãos foram deslocados.

Destes, aproximadamente 350 mil estão na província de Bagdá. Enquanto uma parte de Faluja - a oeste de Bagdá - tem estado sob o comando de milícias por mais de um ano, aumentaram os confrontos seguidos pela ofensiva do governo iraquiano na região, forçando, desde abril, mais de 250 mil civis a atravessar a província de Anbar e deixar suas casas. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está trabalhando no fornecimento de abrigo e suprimentos como colchões, cobertores e latas de plástico para armazenamento de água a milhares de famílias, que recentemente fugiram da região.

Fonte: http://nacoesunidas.org/acnur-familias-fogem-de-faluja-apos-meses-de-violencia-perpetrada-por- milicias/

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

simples e de capitalização. Trata de estabelecer as contribuições necessárias no período considerado para constituir a reserva suficiente para garantir a série

Este artigo possui a seguinte estrutura: na se¸ c˜ ao II s˜ ao explanados os Fundamentos da Termodinˆ amica aplicados ` as m´ aquinas t´ ermicas; a se¸ c˜ ao III exp˜ oe o

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Neste estudo, foram realizadas coletas no ano de 2012, onde foram capturados 13 espécimes de piraputanga (Brycon hilarii) e 14 espécimes de piauçu (Leporinus

Kao skrajnja opreka toj većini, među oni- ma koji su prihvatili kršćanstvo (primili grančicu, tj. Božji Zakon) našlo se i takvih ljudi koji su se Boga odrekli i svoju