• Nenhum resultado encontrado

Percepções dos egressos do Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Percepções dos egressos do Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Percepções dos egressos do Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-graduação em História,

Política e Bens Culturais

(2)

1. Metodologia

Os dados utilizados para a elaboração deste relatório foram produzidos pelo FGV-Opinião a partir de uma pesquisa quantitativa on-line com os alunos egressos do curso de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de pós-graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC.

A coleta dos dados foi viabilizada através da plataforma para pesquisas online, Lime Survey. A partir dessa plataforma, foram enviados e-mails convites a todos os egressos do programa com o objetivo de que participassem da pesquisa, respondendo a um questionário estruturado.

Como alguns dos e-mails de contato estavam desatualizados, a equipe de pesquisa contatou alguns dos egressos através das redes sociais e de incursões online.

Além de disparar o e-mail convite para todos os egressos, aqueles que não responderam o questionário também receberam em sua caixa de mensagem, ao menos, mais três lembretes em datas e horários distintos com o intuito de ampliar a taxa de resposta da pesquisa. No e- mail enviado, cada egresso recebia um link para acessar o questionário, além de uma senha pessoal de acesso. Ao ingressar no ambiente on-line de coleta dos dados, o respondente podia iniciar e terminar o preenchimento do questionário no período em que melhor lhe conviesse, uma vez que havia a possibilidade de salvamento parcial das respostas. Desta forma, o preenchimento do questionário da pesquisa quantitativa era administrado pelo próprio respondente.

Nesta pesquisa, não há um critério rigoroso de amostragem, uma vez que pode ocorrer viés de disponibilidade no perfil do respondente. Ou seja, não existe um controle do perfil do egresso que respondeu a pesquisa, nem do perfil do egresso que decidiu não responder. Todavia, os dados mensurados são consistentes e podem ser úteis para compreender as percepções do público pesquisado sobre alguns temas importantes para o Programa de Pós-Graduação.

A coleta dos dados teve início em 08 de janeiro e foi concluída em 06 de fevereiro.

Considerando um universo de 68 cadastrados, o questionário do segmento Acadêmico foi respondido por 38 alunos egressos, sendo 10 egressos do Doutorado e 28 do Mestrado. As respostas foram codificadas e transferidas para um programa estatístico, para permitir a análise descritiva dos dados, bem como a melhor visualização das respostas registradas.

Equipe do FGV-Opinião

(3)

2. Perfil do egresso que respondeu a pesquisa

Gráfico 1: Idade do egresso [A1]* Gráfico 2: Sexo do egresso [A2]

* A identificação em colchetes faz referência ao questionário em anexo.

** Em virtude do número de casos , optamos por apresentar o número absoluto, ao invés das respectivas porcentagens.

3. Formação educacional

A bateria inicial do questionário estava orientada para a identificação da atual situação educacional e profissional do aluno egresso. Conforme o gráfico 3, podemos observar que a maioria dos egressos da amostra total de respondentes, cerca de 45%, se graduaram em cursos de História, seguidos em menor medida por egressos dos cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social e Direito. As principais instituições de ensino superior formadoras desses alunos na graduação estão no Rio de Janeiro, como a UFF, UFRJ, UERJ. O CPDOC/FGV também aparece na lista com dois casos (gráficos 4).

Do total de egressos do mestrado, 61% optaram em dar continuidade à pós-graduação (gráfico 5), sendo que dentre estes, sete alunos estão cursando o doutorado, enquanto outros dez já o concluíram. A maioria dos egressos que optou em dar continuidade à sua formação escolheu o CPDOC (gráficos 6).

Considerando os alunos egressos do doutorado do CPDOC, que responderam a pesquisa, notamos que a imensa maioria tem formação em História (gráfico 9) e é proveniente de instituições universitárias do Rio de Janeiro e, em menor medida, de São Paulo. A lista de instituições é bastante diversa, conforme se pode observar no gráfico 10.

3

18 5

2 0 0

7 1

2 0 20-29 anos 30-39 anos 40-49 anos 50-59 anos 60 ou mais

Mestrado Doutorado

11

17 5

5 Masculino

Feminino

Mestrado Doutorado

(4)

Gráfico 3: Curso de graduação dos egressos do mestrado e do doutorado [P1]:

Gráfico 4: Instituição de ensino superior em que o egresso cursou a graduação [P2]:

Gráfico 5: Situação educacional do egresso do mestrado [P3]:

17 4

3 3 2 1 1 1 1 1

4

História Comunicação Social Ciências Sociais Direito Desenho Industrial (Design) Arquivologia Ciência militares Comunicação Social e Ciências Sociais Produção Cultural Turismo Não respondeu

7 7 7 3

2 2 2 2 1 1 1 1 1 1

UERJ UFF UFRJ UFCE CPDOC UERJ e UFRJ UFMG Unesp Academia militar das agulhas negras PUC-RJ UFJF UFOP UNESA e UERJ UNIRIO

10 7

11 Doutor

Aluno de doutorado

Mestre

(5)

Gráfico 6: Instituição em que o egresso do mestrado cursa ou cursou o Doutorado [P6]:

Gráfico 7: Posição do egresso do mestrado em relação ao curso de Doutorado [P7]:

Gráfico 8: Intenção do egresso do mestrado em relação a tentar cursar o Doutorado nos próximos dois anos [P9]:

12 1

1 3

CPDOC - PPHPBC IPPUR/UFRJ Unirio Não respondeu

8

3 Nunca tentou

Tentou e foi reprovado

2 1

2

4 2

Muito baixa

Pouco baixa

Nem alta, nem baixa

Pouco alta

Multo alta

(6)

Gráfico 9: Curso de mestrado do egresso do Doutorado [P4]:

Gráfico 10: Instituição de ensino superior em que o egresso do doutorado cursou o mestrado [P5]:

4. Situação profissional

A grande maioria dos egressos do mestrado e doutorado, cerca de 84%, tem vínculo empregatício fixo, enquanto outros 10% têm vínculo temporário, conforme o gráfico 11.

Apenas dois egressos não estavam trabalhando no momento da entrevista. A maior parte dos egressos está empregada em instituições públicas, embora o setor privado também esteja bem representado (gráfico 12).

Cerca de 45% dos egressos têm como ocupação o cargo de professor. Por outro lado, 29% dos respondentes da amostra total indicaram ocupar as funções de coordenação e direção (gráfico 13). A tabela 1 apresenta a listagem de instituições onde estão inseridos os egressos de mestrado e doutorado, por tipo de instituição - se pública ou privada.

3 1

1 1 1 1 1 1

História Social Design História Cultural História Econômica História Política História, Política e Bens Culturais História Cultural História das ciências e da saúde

2 2

1 1 1 1 1 1

PUC-Rio UFRJ Casa de

Oswaldo Cruz / Fiocruz

CPDOC/FGV UERJ Unesp UFC USP

(7)

Gráfico 11: Situação profissional do egresso [P11]:

Gráfico 12: Perfil do local de trabalho [P12] (menções de “sim” para cada dimensão - o entrevistado pôde mencionar mais de uma opção):

Gráfico 13: Cargo atual no trabalho do egresso [P13]:

24

3

1

8

1

1 Trabalho fixo

Trabalho temporário

Não trabalha

Mestrado Doutorado

20

10 7

4 Trabalha em Insitituição

pública

Trabalha em Empresa privada

Mestrado Doutorado

6

11 2

1 1 1 1

5 2

5 1

0 0 0 0

2 Coordenador

Professor Direção Técnico em Pesquisa Documentalista Jornalista e tradutor Técnico Administrativo Não respondeu

Mestrado Doutorado

(8)

Tabela 1: Lista das instituições em que os egressos trabalham [P12]:

Instituições públicas Instituições privadas

Egresso do Doutorado

UFF FGV

USP UniSantos

Instituto Federal Fluminense Espaço e Cultura Ltda e FACEB / UNIPAC Bom Despacho

IFRJ ESPM - Escola Superior de Propaganda

e Marketing Colégio Pedro II

Tribunal de Contas de Sergipe

Egresso do Mestrado

UFF Unisantos

SER-MG FGV

Memorial Municipal Getúlio Vargas

Infoglobo - Jornal O Globo Fundação Biblioteca Nacional Odebrecht Ambiental SEEDUC-RJ e SME-RJ Capax Dei Editora

Funarte ESPM - Escola Superior de Propaganda

e Marketing

USP Espaço e Cultura Ltda e

FACEB/UNIPAC Bom Despacho Instituto Federal Fluminense

Universidade Federal de Juiz de Fora

Arquivo Nacional IFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Colégio Militar do Rio de Janeiro Fundação Oswaldo Cruz

Colégio Pedro II

Tribunal de Contas de Sergipe Prefeitura do Rio de Janeiro

5. O curso e a carreira do aluno:

A segunda parte do questionário estava voltada a identificar possíveis resultados e transformações ocorridas na carreira profissional do aluno egresso. Como resultado observa- se que as principais consequências da conclusão do curso de mestrado e doutorado foram a melhora do prestígio profissional, seguida pelo aumento de salário e aumento de responsabilidade. Em proporção menor, os egressos citaram promoções, a mudança de emprego e a aprovação em concurso público (gráfico 14).

Quanto à aplicabilidade dos conhecimentos apreendidos no mestrado/doutorado, 76%

da amostra total dos egressos mencionou que é alta. Entre os alunos egressos do doutorado,

quase todos informaram que a aplicabilidade do conhecimento é muito alta ou um pouco alta

(gráfico 15).

(9)

Ao analisar a frequência da aplicação desses conhecimentos na rotina de trabalho dos egressos, novamente o resultado mensurado foi positivo – cerca de 63% dos egressos, com efeito maior para os egressos do doutorado – afirmaram que a aplicam sempre ou quase sempre os conhecimentos obtidos no curso do PPHPBC (gráfico 16).

É provável que aí resida, em parte, a justificativa da elevada importância do curso para a carreira profissional dos egressos, visto que cerca de 58% dos alunos afirmaram que o curso foi extremamente importante (gráfico 17). Para os egressos do doutorado essa avaliação é quase unânime. Por fim, o gráfico 18 atesta, ainda que indiretamente, a capacidade de produção acadêmica conferida pela formação do CPDOC.

Gráfico 14: Consequências profissionais após a conclusão do curso no PPHPBC [P14] (menções de “sim” para cada dimensão):

Gráfico 15: Avaliação da aplicabilidade dos conhecimentos obtidos no curso do PPHPBC nas atividades profissionais [P16]:

22 15

15 7

11 6

9 7 6 6 5 3 Melhora no prestígio profissional

Aumento de salário Aumento da responsabilidade Promoção de cargo Obtenção de um novo emprego Aprovação em concurso público

Mestrado Doutorado

8

12 4

3 0

1

3

6 0

0 0

1 Muito alta

Pouco alta Nem alta, nem baixa Pouco baixa Muito baixa Não respondeu

Mestrado Doutorado

(10)

Gráfico 16: Frequência da aplicabilidade dos conhecimentos obtidos no curso do PPHPBC nas atividades profissionais [P17]:

Gráfico 17: Importância do curso para a carreira profissional [P15]:

Gráfico 18: Realizações desde o ingresso no PPHPBC (menções de sim) [P24]:

9 8 8 2

0 1

3 4 2

0 0

1 Sempre

Quase sempre As vezes Raramente Nunca Não respondeu

Mestrado Doutorado

13 6

6 2

1

9 0

0 0

1 Extremamente importante

Muito importante Importante Mais ou menos importante Não respondeu

Mestrado Doutorado

26 13

18 13 11 4

5 5 3

10 10 9 8 5 4 4 3 1

Apresentação de trabalho em seminário nacional Publicou capítulo de livro Apresentação de trabalho em seminário

internacional

Publicou artigo em periódico Elaborou produtos técnicos Lidera/coordena grupos de pesquisa Coordena projetos de pesquisa Publicou livro Recebeu prêmios acadêmicos

Mestrado Doutorado

(11)

6. Avaliação do mestrado acadêmico e do doutorado do CPDOC

Os cursos de mestrado acadêmico e doutorado foram muito bem avaliados pelos alunos egressos que participaram da pesquisa. A nota média foi igual a 8,7 e a mediana igual a nota 9, ou seja, o valor que divide a distribuição dos dados em duas metades com quantidade de casos iguais acima e abaixo dela. Estas duas estatísticas reforçam a ideia de que a avaliação do curso é bastante positiva, segundo a percepção dos egressos (gráfico 19).

Outro indicador que corrobora a boa avaliação dos cursos acadêmicos do PPHPBC diz respeito às expectativas do aluno. Cerca de 31% dos egressos informaram que o curso atendeu completamente as suas expectativas e outros 60% afirmaram que atendeu muito.

(gráfico 20). Os principais objetivos dos egressos ao ingressarem nos cursos do PPHPBC eram ascender profissionalmente, melhorar o currículo e ampliar os conhecimentos acadêmicos.

Não menos importante era a expectativa de buscar a especialização, bem como a atualização do pesquisador (gráfico 21).

Por fim, os egressos concordaram com as afirmações de que: (1) a tese ou dissertação contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, (2) o curso forneceu capacitação para a análise de questões mais abrangentes e (3) o curso atendeu às demandas do mercado; todas as sentenças com alto grau de concordância por parte dos ex-alunos (gráfico 22).

Em conformidade com os vários dados acima, 32 egressos – 8 doutores e 24 mestres – indicaram que a chance de recomendar o curso para amigos e familiares é alta (considerando as opções “muito alta” ou “pouco alta”), enquanto somente dois entrevistados – sendo um do mestrado e outro do doutorado – dizem que essa probabilidade é baixa (gráfico 23).

Gráfico 19: Avaliação do curso de mestrado e doutorado acadêmico do PPHPBC [P19]:

7

10 1

7 1

2 3

6

1 Nota 10

Nota 9 Nota 8,5 Nota 8 Nota 7 Nota 5

Mestrado Doutorado

(12)

Gráfico 20: Atendimento das expectativas antes de entrar no curso do PPHPBC [P22]:

Gráfico 21: Objetivos ao ingressar no curso do PPHPBC - respostas “sim” [P21]:

Gráfico 22: Avaliação do perfil dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do PPHPBC [P20]:

7

18 2

0 1

5 5 0

0 0 Atendeu completamente suas

expectativas

Atendeu muito suas expectativas Atendeu pouco suas

expectativas Não atendeu suas expectativas

Não respondeu

Mestrado Doutorado

23 19

19 19 17 5

5 6 4

5 8 5 1

3 Melhorar o currículo

Especialização Ampliar o conhecimento em outras áreas Ascensão profissional Atualização Mudança na área de atuação Exigência do trabalho

Mestrado Doutorado

2 3 2

2 1 1

28 21 25 10

9 10

Concordância sobre a dissertação ou tese contribuirem para habilidades de pesquisa

Opinião sobre a capacidade do curso em satisfazer as demandas do mercado Opinião sobre o curso fornecer capacitação para

questões mais abrangentes

Concordância sobre a dissertação ou tese contribuirem para habilidades de pesquisa

Opinião sobre a capacidade do curso em satisfazer as demandas do mercado Opinião sobre o curso fornecer capacitação para

questões mais abrangentes

MestradoDoutorado

Discorda Discorda Neutro Concorda

(13)

Gráfico 23: Possibilidade de recomendar o curso do PPHPBC [P18]:

7. Questionário utilizado

Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC – PPHPBC - Perfil Acadêmico:

APRESENTAÇÃO: O PPHPBC está realizando uma pesquisa com o objetivo de conhecer um pouco melhor o perfil dos alunos egressos e a sua opinião sobre o funcionamento do Mestrado e Doutorado.

Pedimos sua colaboração para participar de nossa pesquisa e garantimos o anonimato dos entrevistados, pois faremos apenas análises por grupos, nunca individuais. Portanto, o(a) Sr.(a) pode ficar a vontade para responder.

Perfil do egresso

A1. Qual a sua idade? _______________________ [EM ANOS COMPLETOS]

A2. SEXO: 1 Masculino 2 Feminino

1) Qual foi o curso de graduação que o(a) Sr(a) completou?

R:__________________________________________________________________

2) Em qual instituição o(a) Sr(a) completou a sua graduação?

R:__________________________________________________________________

3) O(a) Sr(a), diria que atualmente, é:

1. Doutor 2. Aluno de doutorado [PULE para P6] 3. Mestre [PULE para P7]

4) Qual foi o curso de mestrado que o(a) Sr(a) fez? [SOMENTE EGRESSOS DO DOUTORADO]

R:__________________________________________________________________ 88. NA 5) Em qual instituição o(a) Sr(a) fez o seu mestrado? [SOMENTE EGRESSOS DO DOUTORADO]

R:__________________________________________________________________ 88. NA

6) Em qual instituição e programa o(a) Sr(a) cursou ou está cursando o doutorado? [SOMENTE PARA EGRESSOS DO MESTRADO que seja ‘DOUTOR’ ou ‘ALUNO DE DOUTORADO’ na P3]

R:__________________________________________________________________ 0. Nenhuma [EM SEGUIDA PULE PARA P11]

10

14 3

1 0

5 3

1 1 0 Muito alta Pouco alta Nem alta, nem baixa Pouco baixa Muito baixa

Mestrado Doutorado

(14)

7) Desde que concluiu o curso de mestrado, o(a) Sr(a) diria que em relação ao doutorado é [SOMENTE PARA ‘MESTRE’ na P3]

0. Nunca tentou [PULE para P. 9]

1. Tentou e foi aprovado

2. Tentou e foi reprovado [PULE para P. 9]

99. NS/NR

8) Por qual motivo o(a) Sr(a) não está matriculado ou cursando o doutorado? [SOMENTE PARA

‘MESTRE’ na P3]

1. Não tinha bolsa 2. Fui classificado, mas sem bolsa 3.Outro______________ 99.

NS/NR 88.NA

9) O(a) Sr(a) diria que a intenção de tentar o curso de Doutorado nos próximos dois anos é:

[SOMENTE PARA ‘MESTRE’ na P3]

5. Muito alta 4. Pouco alta 3. Nem alta, nem baixa 2. Pouco baixa 1. Muito baixa 99. Não sabe

10) Se o(a) Sr(a) fosse tentar um doutorado, que curso / instituição lhe atrairia? [SOMENTE PARA

‘MESTRE’ na P3]

R:__________________________________________________________________ 0. Nenhuma 11) No momento, o(a) Sr(a) está trabalhando?

1. Sim, trabalho fixo 2. Sim, trabalho temporário 3. Não [Pule para a P. 18]

12) O(a) Sr(a) trabalha em instituição pública, empresa privada ou em ONG? Qual o nome da instituição?

Sim Não Nome da instituição

1. Instituição pública 1 2

2. Empresa privada 1 2

3. ONG 1 2

4. Outra 1 2

99. NR 1 2 NA

13) E qual cargo o(a) Sr(a) ocupa na instituição?

1. Coordenador 2. Professor 3. Direção 4. Assistente 5.

Consultor

6. Assessor Outro __________________ 99. NR 88. Não trabalha

O curso de mestrado e doutorado e a carreira do aluno.

14) Vou descrever algumas possíveis consequências ocorridas após o término do curso no PPHPBC e gostaria que o(a) Sr(a) marcasse as que ocorreram em sua carreira profissional:

Consequências 1 -Sim 0 -Não

1. Aumento de responsabilidade no emprego 2. Sim, muito 1. Sim, pouco 0. Não 2. Melhora do prestígio profissional junto à equipe 2. Sim, muito 1. Sim, pouco 0. Não

3. Aumento de salário 2. Sim, muito 1. Sim, pouco 0. Não

4. Obtenção de um novo emprego 1. Sim 0. Não

5. Promoção de cargo 1. Sim 0. Não

6. Aprovação em concurso público 1. Sim 0. Não

15) De um modo geral, o(a) Sr(a) diria que o curso foi extremamente importante, muito importante, importante ou mais ou menos importante em sua carreira profissional?

4. Extremamente importante 3. Muito importante 2. Importante 1. Mais ou menos importante 99.

Não sabe

16) A aplicabilidade dos conhecimentos obtidos no curso em suas tarefas e atividades no trabalho é:

(15)

5. Muito alta 4. Pouco alta 3. Nem alta,nem baixa 2. Pouco baixa 1. Muito baixa

17) E com que frequência o(a) Sr(a) utiliza os conhecimentos obtidos durante o curso em suas tarefas e atividades no trabalho:

5. Sempre 4. Quase sempre 3. As vezes 2. Raramente 1. Nunca

Agora, gostaria que o(a) Sr(a) avaliasse o curso do CPDOC do qual foi aluno.

18) A possibilidade de o(a) Sr(a) recomendar o curso para amigos e parentes é:

5. Muito alta 4. Pouco alta 3. Nem alta,nem baixa 2. Pouco baixa 1. Muito baixa

19) De “0” a “10” que nota geral você daria para avaliar o seu curso de mestrado/doutorado em História, Política e Bens Culturais do CPDOC.

Nota: _________

20) Agora, vou fazer algumas afirmações e gostaria de saber se o(a) Sr(a) concorda ou discorda. E se muito ou pouco?

Concorda muito

Concorda pouco

Neutro [Não

ler]

Discorda pouco

Discorda

muito NS NR 2. A dissertação OU tese contribuiu

para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa

5 4 3 2 1 7 9

3. A qualificação proveniente do curso atende as demandas exigidas pelo mercado

5 4 3 2 1 7 9

4. O curso forneceu capacitação para a análise de questões mais abrangentes

5 4 3 2 1 7 9

21) Ao fazer o curso o seu principal objetivo foi: [OPÇÕES múltiplas]:

Sim Não NA NR/NS

1 Especialização 1 2 88 99

2 Atualização 1 2 88 99

3 Ampliar o conhecimento em outras áreas 1 2 88 99

4 Mudança na área de atuação 1 2 88 99

5 Melhorar o currículo 1 2 88 99

6 Ascensão profissional 1 2 88 99

8 Exigência do trabalho 1 2 88 99

22) Considerando a sua expectativa antes de entrar no curso, o(a) Sr(a) diria que o curso:

4. Atendeu completamente suas expectativas 3. Atendeu muito suas expectativas

2. Atendeu pouco suas expectativas 1. Não atendeu suas expectativas 99. Não sabe

23) Por que? [SOMENTE PARA AS RESPOSTAS 2 E 1 NA P22]

R:____________________________________________________________________________ 0.

Nenhuma

24) Agora vou descrever alguns itens e gostaria que o(a) Sr(a) marcasse aquelas em que, desde a entrada no curso do PPHPBC, já realizou:

(16)

1 - Sim 0 - Não 99-Não sabe 1. Apresentação de trabalho em seminário internacional 1. Sim 0. Não 99. Não sabe 2. Apresentação de trabalho em seminário nacional 1. Sim 0. Não 99. Não sabe 3. Publicação de artigo em periódico 1. Sim 0. Não 99. Não sabe 4. Publicação de capítulo de livro 1. Sim 0. Não 99. Não sabe

5. Publicação de livro 1. Sim 0. Não 99. Não sabe

6. Elaboração de produtos técnicos 1. Sim 0. Não 99. Não sabe 7. Recebimento de prêmio acadêmico 1. Sim 0. Não 99. Não sabe 8. Lidera/coordena grupo de pesquisa [SOMENTE

‘DOUTOR’] 1. Sim 0. Não 99. Não sabe

9. Coordena projetos de pesquisa [SOMENTE ‘DOUTOR’] 1. Sim 0. Não 99. Não sabe

25) Em quais revistas e periódicos o(a) Sr(a) publicou seus trabalhos?

R:____________________________________________________________________________ 0.

Nenhuma

26) O(a) Sr(a) possui currículo Lattes? [Se sim] em que período ele foi elaborado?

1.Durante a graduação 2. Após o término da graduação e antes de iniciar o mestrado 3. Durante o mestrado 4. Após o término do mestrado e antes de iniciar o doutorado ou 5. Durante o doutorado 0. Não possui Lattes

27) Caso queira fazer algum comentário, sugestão, avaliação ou indicar alguma atividade acadêmica interessante, por favor, escreva no espaço abaixo:

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

________________________________________________ Muito obrigado pela participação!

Referências

Documentos relacionados

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as