• Nenhum resultado encontrado

FETESP FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO. Mayara Roma Pereira da Silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FETESP FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO. Mayara Roma Pereira da Silva"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

FETESP – FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO

Mayara Roma Pereira da Silva

DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLENCENTES NO TAE KWON DO MARCIAL

(2)

FETESP – FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO

DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLENCENTES NO TAE KWON DO MARCIAL

Monografia de conclusão e exigência do exame de graduação da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo – FETESP, como requisito parcial para obtenção do titulo de Mestre.

Orientador: Mestre Ricardo Pereira.

SALTO,SP

(3)

FETESP – FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO

DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLENCENTES NO TAE KWON DO MARCIAL

(4)

FETESP – FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO EVOLUÇÃO SPORTS DE TAEKWONDO

DEDICATÓRIA

(5)

AGRADECIMENTOS

(6)

SILVA, M. R. P. 2018. O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLENCENTES NO TAE KWON DO MARCIAL 16f. Monografia – Federação de Taekwondo do Estado de

São Paulo. Salto - SP.

RESUMO

A atividade física auxilia em vários aspectos, como parte biológica, parte comportamental e aspectos socioculturais, permitindo também que os jovens saiam do sedentarismo e ganhe e tenha mais contato com outros indivíduos melhorando sua parte psicológica, sua consciência corporal e também motivacional. (HOFFMAN, S.J.& HARRIS,J.C, 2002).

As artes marciais como atividade física, principalmente para as crianças, pois traz junto a disciplina, o respeito das regras impostas, respeito a quem te ensina e aos colegas e também proporciona a eles que sempre haverá um perdedor e um vencedor, trabalhando junto o desenvolvimento do fator de ordem e organização. (NAHAS, M.V.,2001)

(7)

SILVA, M. R. P. 2018. THE DEVELOPMENT OF CHILDREN AND ADOLESCENTS IN TAE KWON DO MARTIAL. 16f. Monografia – Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo. Salto -SP.

ABSTRACT

Physical activity assists in several aspects, such as biological part, behavioral part and socio-cultural aspects, also allowing the young people to leave the sedentary lifestyle and gain and have more contact with other individuals improving their psychological part, their corporal and also motivational conscience. (HOFFMAN, S.J. & HARRIS, J.C., 2002).

Martial arts as a physical activity, especially for children, because it brings together discipline, respect for the rules imposed, respect for those who teach you and colleagues and also provides them that there will always be a loser and a winner, working together development of order and organization. (NAHAS, M.V., 2001)

(8)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 9 1.1 Justificativa 10 2 OBJETIVOS 10 2.1 Objetivo geral 10 2.1 Objetivos específicos 10

3 O DESENVOLVIMENTO ATÉ ALCANÇAR A MATURIDADE 11

3.1 A introdução do esporte e lazer 11

3.2 Atividades de acordo com a idade 11 e 12

4 AS ARTES MARCIAIS 12

4.1 História 12

5 TAE KWON DO 13

5.1 História 13 e 14

5.2 Filosofia 14

6 METODOS DE DESENVOLVIMENTO NO TAE KWON DO 15

6.1 As crianças 15

6.2 Os Adolescentes 15

7 CONCLUSÃO 15

(9)

9

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a maioria das pessoas, principalmente as crianças se encontram presas a tecnologia inibindo-as a ter uma vida mais ativa e com isso os pais estão procurando a cada dia uma atividade física para seus filhos. Tendo em vista que o comportamento das crianças também está mudando, os pais acabam procurando artes marciais para discipliná-los, para que eles sejam mais ativos e com isso mudando o modo de vida e adquirindo uma coordenação motora melhor.

(10)

10

1.1 JUSTIFICATIVA

O objetivo principal do jovem ao iniciar uma arte marcial é aprender a ser defender, porém esse tipo de atividade não se baseia somente em lutar e sim, trazer uma melhora em todos os aspectos da filosofia da arte marcial praticada, envolvendo o corpo, o espirito e a sabedoria do praticante.

Ao mesmo tempo em que estão aprendendo a arte, o respeito, a concentração e todos os sentidos envolvidos, eles também estão se divertindo e enriquecendo a sua educação e sua formação social, trazendo para si, o controle emocional e não a violência. (MOREIRA, N, 2012)

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Utilizar a filosofia e princípios das Artes Marciais, principalmente do Tae Kwon Do e suas técnicas juntamente com diversos outros exercícios para aprimorar o condicionamento físico, funções motoras, e o intelectual a fim de melhorar a relação interpessoal, mobilidade, atenção, propiciando melhor qualidade de vida.

2.2 Objetivos específicos

(11)

11

3. O DESENVOVIMENTO ATÉ ALCANÇAR A MATURIDADE

Ao nascermos desenvolvemos diversas habilidades que com o passar do tempo aprimoramos, inicialmente não sabemos andar e falar, mais já sabemos que temos que comer, respirar, ouvir, olhar, chorar e sorrir sem orientação de ninguém, com o passar do tempo com estímulos aprendemos a engatilhar, a andar, a falar, a nos vestir e se alimentar, com as atividades físicas aumentamos nossa percepção aprendemos distinguir o que e lateralidade, noção de distância, coordenação motora, condicionamento físico e se tornado auto-suficiente. (BARBANTE,V.J, 1997)

As atividades do nosso dia a dia como andar, corre, pular e brincar, faz com que o desenvolvimento do praticante se torne de forma de estimular fazendo com que os mesmo aumente sua coordenação motora e condicionamento fisico. (PADOVANI,2015)

3.1. A INTRODUÇÃO DO ESPORTE E DO LAZER

O praticante desde o inicio tem que ser estimulado com atividades relacionadas ao lazer, condicionando ao mesmo a socialização com qualquer atividade física ou modalidade esportiva. Ingressando de forma a praticar uma modalidade de forma prazerosa, pois devido ao estimulo empregado no inicio de sua existência faz com que aprenda a gostar de se exercitar. (BARBANTI,V.J, 1997)

3.2. ATIVIDADES DE ACORDO COM A IDADE

Em nosso país, falta um pouco de informação e conscientização da importância da introdução das artes marciais na educação infantil até o desenvolvimento na adolescência como ferramenta de desenvolvimento físico e cognitivo dos praticantes. A criança inicia com exercícios de coordenação, atenção e equilíbrio, de forma adquirir habilidades com movimentos de forma criativos e variados na pré-idade (3 a 6 - 7 anos de idade). (HOFFMAN, S.J.,& HARRIS, J.C.,2002)

(12)

12

desenvolvimento do praticante. Por final, na adolescência, que abrange de (13-14 a 18-19 anos), a capacidade física do individuo aumenta significativamente, com tudo, devemos evitar sobrecargas nas atividades físicas, pois é a fase de preparação de alto rendimento na modalidade. (HOFFMAN, S.J.,& HARRIS, J.C.,2002)

4. AS ARTES MARCIAIS

4.1 História

Não há evidencias que apresente uma data correta de quando surgiu as artes marciais, mas acreditasse que já havia indícios nos tempos primitivos, onde o homem já lutava para conseguir seu alimento e definir onde era sua moradia. Em Roma, os escravos já utilizavam técnicas de lutas, homem a homem, para promover a diversão dos Imperadores na época. (DELGADO, L. A, 2014)

As primeiras praticas semelhantes as artes marciais foram vistas na Índia e China, porem eram utilizadas para defender as propriedades agrícolas de grupos rivais, onde eram contratadas pessoas para fazer a segurança desses locais. (DELGADO, L. A, 2014)

A historia mais conhecida é concentrada no Monge Indiano Bodhidharma, que ao chegar na China, introduziu a pratica das artes indianas e o yoga aos monges chineses. Baseado nessa parte histórica que evidenciaram a primeira aparição do Kung Fu Shaolin há cerca de cinco mil anos atrás. Com base nisso, as artes marciais foram surgindo em todo o território asiático e pelo mundo. (DELGADO, L. A, 2014). Desde modo, segundo estudos com base em descobertas arqueológicas, pode-se dizer que o inicio das artes marciais de fato ocorreram no pré historia, trazidas da Índia, porém a evolução e o desenvolvimento foi primeiramente no China e Japão e posteriormente no Egito, Grécia, África e Roma, não necessariamente nessa ordem. (GOMES, K.B.,2017)

(13)

13

5. O TAE KWON DO

5.1 História

Acredita-se que o Tae Kwon Do surgiu há cerca de dois mil anos atrás, onde de acordo com achados históricos evidenciaram a existência de três reinos, sendo eles, Koguryo, Paekje e Silla. Conforme o passar do tempo, Silla, comandada pelo monge Wonhyo, fez a união dos três reinos. Esse monge citado era responsável pelo treinamento dos jovens e dos militares por meio do ensinamento formaram um grupo chamado de Hwa Rang-Do na qual treinavam de forma desgastante para torna-los guerreiros e patriotas, mas ao mesmo tempo servia como atividade de recreação para os jovens. (KIM, Y.J.,2006)

As diversas metodologias treinadas, chamadas de Taekyon, Kwon Bub e Taekyon foram praticadas como forma de atividade física e de defesa do país. (KIM, Y.J, & SILVA, E, 2000). Depois de um tempo, Taekyon tornou-se Soobak, passando a ficar mais parecido com luta ou arte de combate, porém durante a segunda parte da Dinastia YI, a arte foi deixando de ser praticado por causa de questões politicas e militares. (GOULART, F, 2004)

No ano de 1910, o Japão invadiu a Coréia de proibiu qualquer tipo de manifestação da cultura coreana, inclusive a pratica do Soobak. Três anos após a invasão, os japoneses introduziram o Karatê, na qual era a única arte praticada até a libertação da Coréia em 1945. (KIM, Y.J.,2006). Após a independência da Coréia, vários mestres de artes marciais começaram a abrir seus Kwan (escolas) e com vários nomes diferentes, como, Chung Do Kwan, Moo Duk Kwan, Yun Moo Kwan, Chang Moo Kwan e Chai Moo Kwan, embora todos os mestres afirmarem que ensinavam a mesma arte, cada um se aprofundava em conhecimentos específicos que adquiriram com a prática do Karatê. (GOULART, F,2004).

Em 1955, o General Choi Hing Hi, depois de muito batalhar e sem desistir, conseguir unir todos os kwans e foi denominado o nome Tae Kwon Do (GOULART, F,2004). Devido a união das escolas e a pratica das modalidades por mais discípulos, em 1966, o General fundou a ITF (Internacional Taekwondo Federation) e em 1968 aconteceu a primeira competição de Tae Kwon Do (KIM, Y.J, & SILVA, E, 2000).

(14)

14

Federation) e também o quartel general conhecido como, Kukkiwon, e com o esforço do Dr. Um Yong Kim o Tae Kwo Do começou a ser difundido em todo o mundo. (KIM, Y.J.,2006) Depois da criação da WTF, o Tae Kwon Do foi ganhando mais notoriedade nas mídias e começou a fazer demonstrações nos principais eventos para a divulgação. Em 1988, em Seul, Coréia e nos Jogos Olímpicos em Barcelona, em 1992 como esporte de demonstração. No ano 2000, foi finalmente incluindo nos Jogos Olímpicos em Sidney, Austrália. Depois dessa conquista o Tae Kwon Do não parou de crescer e com isso também evoluir com as mudanças de suas regras para que o esporte ficasse cada vez mais interessante para as pessoas. (Negrão, C, 2012)

5.2 Filosofia

Todos os seres vivos nascem com sua própria e com o passar do tempo e aprendizados ela é modificada e transformada conforme sua religião e etnia, este desenvolvimento se dar através do espirito, mente e corpo, o Tae Kwon do estabelece ao praticante a disciplina, hierarquia utilizando o caminha “DO” onde é buscado por muitos e encontrados por poucos, a influencia religiosa e cultura necessita uma concentração mental e disciplinar para o autocontrole, através dos movimentos do Tae Kwon do a filosofia e enriquecida e elevada com o fortalecimento moral, dignidade, respeito e corporal (KIM, Y.J, & SILVA, E, 2000).

6. METODOS DE DESENVOLVIMENTO NO TAE KWON DO 6.1 As Crianças

São exercícios voltados para coordenação motora, melhoramento da concentração, disciplina, autoconfiança, onde o praticante aprende as técnicas do Tae Kwon Do, porém de forma lúdica. Os praticantes são promovidos conforme seu melhoramento técnico. (KIM, Y.J, 2006)

6.2. Os Adolescentes

Os adolescentes trabalharam as técnicas de Tae Kwon Do, com treinamento mais específicos para melhorar o condicionamento físico e a força e na parte psicológica trabalhando o

(15)

15

7. CONCLUSÃO

(16)

16

Bibliografia

aquabarra.com.br/educação_fisica/3_ano_unidade_I.pdf (acesso: 08/10/2018) professorleonardodelgado.blogspot.com/2014/02/unidade-i-3ano-ensino-medio.html

(acesso 09/10/2018)

HOFFMAN, S..J & HARRIS, J.C. Cinesiologia – estudo da atividade física. Porto alegre, Artmed, 2002

NAHAS, M.V. Atividade Fisica, saúde e qualidade de vida. Londrina, Midrograf, 2001

www.leiaja.com/esportes/2012/01/2016/criancas-e-adolescentes-encaram-artes-marciais

(acesso 10/10/2018)

https://universidadedofutebol.com.br/a-importancia-da-iniciacao-esportiva-para-o-desenvolvimento-motor-infantil/ (acesso 10/10/2018)

OLIVEIRA, A. J. Padrões Motores Fundamentais: Implicações e aplicações na educação física infantil. Varginha.Revista Integração, 2001

STABELINI, N. et al. Relação entre fatores ambientais e habilidades motoras básicas em crianças de 6 e 7 anos. São Paulo.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2004.

http://bdnesportes.com/origem-das-artes-marciais-matriz-e-suas-ramificacoes-pela-historia-no-mundo_v1/ (acesso 12/10/2018)

http://www.snh2011.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Edmundo%20de% 20Drummond%20Alves%20Junior.pdf (acesso 12/10/2018)

KIM, Y.J. Taekwondo competição, o manual dos campeões. São Paulo, Grafica AWA, 2006

KIM, Y.J. Arte Marcial Coreana – Volume 2 Avançado. São Paulo. Roadie Crew Editora, 2000

GOULART, F. Guia Pratico de Defesa Pessoal. São Paulo. Escala Editora, 2004 NEGRÃO, C. Taekwondo Fundamental. São Paulo. Prata Editora, 2012

Referências

Documentos relacionados

Em um estudo que analisou o impacto do SNP’s rs5888 do receptor de tipo eliminador de classe B1 (SCARB1), que foi selecionado por apresentar em estudos inconsistência

Estes resultados demonstram que o processo de oxidação ocorreu em diferentes graus em cada síntese, formou óxidos com baixo espaçamento interplanar e a morfologia de folhas

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

m - Lote n.® 03, da quadra B, localizado no Distrito Industrial “Álvaro Britto - H”: “um lote de terreno, sem benfeitorias, medindo 44,00 m (quarenta e quatro metros) de

LEIA, COM A AJUDA DE SEUS FAMILIARES, O QUADRO RESUMO (EM ANEXO) SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS CINCO GRUPOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS QUE POSSUEM CRÂNIO E

Fazendo um somatório das perdas das caixas de ovos dos tratamentos (idade de matrizes) durante o transporte, observa- se que essas ultrapassaram 0,01 e que, por serem atribuídas ao

Considerando-se que o principal objetivo na avicultura de corte é a produção de carne como produto final, e de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa para os 21 dias