• Nenhum resultado encontrado

Vitória ganha a maior planta de dessalinização de água do mar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vitória ganha a maior planta de dessalinização de água do mar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GRANDE VITÓRIA (ES)

NOSSO JORNAL

nossojornal.es@gmail.com - WhatsApp: 9 8856-9765 nossojornalonline.com.br / facebook.com/nossojornalonline À\G\D\G\A\D\U\ Domingo, 19 DE SETEMBRO DE 2021

EDIÇÃO Nº 54 – ANO VI – 08 PÁGINAS

Vitória ganha a maior planta de

dessalinização de água do mar

A planta, pioneira no Espírito Santo e no grupo mundial, terá capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água, proporcionando maior segurança hídrica para a ArcelorMittal e para o Estado. q 05

Águia Branca estreia o ônibus G8

(2)

Jornal fundado em fevereiro de 2016 (27) 9 9981-8574 / 9 8856-9765 - Redação

(27) 9 9949-5888 - Comercial SEDE:

Rua Comissário Octávio de Queiroz, 120 - S/503 - Bloco 1 Jardim da Penha - Vitória/ES - CEP: 29065-720

EXPEDIENTE

“O SEU BAIRRO SE VÊ AQUI”

“A voz dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória” nossojornal.es@gmail.com

Face e Instagram: @nossojornalonline WhatsApp: 9 8856-9765

Uma sociedade mais livre,

justa e solidária

Por Geovalte Freitas (advogado)

N

os últimos anos, o Brasil avançou significativamente em leis, normas, políticas e ações de Transparência Pú-blica, conseguindo progre-dir em progre-direção a uma socie-dade mais justa e igualitária. Os desafios, entretanto, não são poucos e envolvem, principalmente, o desenvolvimento de ações para sensibilizar agentes públicos para a adoção e implementação de polí-ticas de governo aberto, tornar a trans-parência, a participação da população e a prestação de contas um padrão na gestão pública, estabelecer mecanismos de diá-logo permanentes entre governo e socie-dade, promover a abertura de dados e fa-zer com que a transparência se converta em efetiva participação social.

E de outro lado, há a premência de ini-ciativa por parte da população que, ao mesmo tempo que deve ser estimulada, deve ser diligente. É sabido que quanto maior a participação e engajamento de todos, mais eficientes, eficazes e positiva-mente impactantes são os serviços pro-porcionados pelo poder público.

Nesse contexto, a participação social se configura como instrumento de realiza-ção de valores essenciais de convivência humana. É também um atributo legal que a população pode se valer para exigir o atendimento das suas necessidades e a igualdade no exercício de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

O controle social exercido através da

participação ativa da população é um importante mecanismo de prevenção à corrupção e fortalecimento da cidadania, pois contribui para aproximar a socieda-de do Estado, abrindo a oportunidasocieda-de socieda-de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pú-blica.

É direito do cidadão intervir nas polí-ticas públicas, mas também é sua obri-gação monitorar o andamento da gestão feita por aqueles representantes eleitos. Todo aparato normativo legal é necessá-rio para o bom funcionamento da admi-nistração pública, entretanto, sem a par-ticipação social, eles podem não alcançar a efetividade esperada.

Somente a atuação de cidadão interes-sado e apto a realizar o controle social, é capaz de dar à gestão pública uma legi-timidade pautada no interesse coletivo. A atuação dos gestores, com a socieda-de acompanhando socieda-de perto, é a maneira mais adequada de garantir que os

prin-cípios da administração pública serão cumpridos e as demandas dos cidadãos serão garantidas.

A democracia é uma prática social que cria instituições orientadas para deter-minados fins e valores – e no caso bra-sileiro, orientadas para a efetivação do Estado Democrático de Direito. Deve ser um processo de convivência social numa sociedade livre, justa e solidária. É tam-bém o processo de afirmação do povo e das garantias dos direitos fundamentais.

O único controle eficiente do Estado é aquele proveniente da sociedade civil or-ganizada, que é a maior e única interes-sada na legalidade dos fatos e atos pra-ticados. Há de ser efetivado esse direito para o exercício da cidadania, que não se esvai com o voto de seus representan-tes. A opinião popular apenas poderá ser formada se houver informações que a de embasamento, através do livre acesso à informação da res publica que advêm do princípio da transparência estatal, que é inversamente proporcional à prática de interesses particulares na Administração Pública.

O regime de acesso à informação não apenas forneceu aos cidadãos instru-mentos para o exercício desse direito, mas também vem transformando a Ad-ministração Pública brasileira em di-reção à consolidação da democracia no país. Contudo, para que tais instrumen-tos sejam igualmente eficazes, a popu-lação, como principal interessada, deve agir em prol do interesse coletivo e par-ticipar ativamente nos processos decisó-rios da gestão pública.

Obra de saneamento é apresentada em Vila Velha

Por Silvia Magna

Interligar todas as residências em uma única rede de esgoto, com a ligação das casas até a tubu-lação da rua e construir duas estações de tratamento para atender todos os bairros do entorno. Esse é o trabalho que será realizado pela Cesan na Região 5, conhecida como Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. O cronograma de obras foi apresentado em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na Escola Mário Gurgel, em Jabaeté.

De acordo com o gerente de projetos da Cesan, Luiz Cláudio Victor Rodrigues, a universalização do saneamento básico na maior região do município, que hoje conta com cerca de 100 mil moradores, está orçada em R$ 228 milhões e tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024, com recursos do Bandes e Banco Mundial.

(3)

VITÓRIA (ES), 19 DE SETEMBRO DE 2021 - NOSSO JORNAL - 03

VITÓRIA

Assembleia aprova reestruturação de

cartórios no Estado

Por Gabriela Zorzal

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei (PL) 113/2021, que alte-ra a Lei 3.526/1982, promovendo uma reestruturação das serventias extrajudi-ciais no Estado. A iniciativa é do Tribu-nal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e foi aprovada pelos parlamentares com mudanças no texto original, recebendo mais de 20 sugestões de alterações, mas somente com seis emendas aprovadas.

Segundo a justificativa da proposi-ção, assinada pelo presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, as mudanças não geram impacto orçamentário e financeiro para o Poder

Judiciário, uma vez que os delegatários das serventias extrajudiciais são remune-rados por meio de emolumentos tabela-dos e pagos exclusiva e diretamente pelos usuários do serviço.

Emenda do deputado Marcelo Santos assegura aos escreventes juramentados e nomeados por concurso público, pela vi-gência da Lei Federal 8.935/1994, a con-validação dos seus respectivos vínculos trabalhistas, em quadro especial em ex-tinção, equiparando-os ao cargo de Ana-lista Judiciário Especial.

Emenda de Bruno Lamas determina que as serventias extrajudiciais do Espí-rito Santo deverão realizar o

atendimen-to ao público externo no período máximo de 30 minutos, devendo adequar sua es-trutura e ter funcionários suficientes para cumprir o estabelecido.

Emenda de Marcos Garcia desmembra as atribuições do serviço de registro de imóveis do Cartório do 1º Ofício de Li-nhares, denominado Cartório do 1º Ofí-cio da 1ª Zona, e cria o serviço de regis-tro de imóveis do 1º Ofício da 2ª Zona, denominado Cartório do 1º Ofício de Re-gistro de Imóveis da 2ª Zona. A emenda também propõe o desmembramento das atribuições do serviço de registro de imó-veis do Cartório do 1º Ofício da 3ª Zona de Vitória e cria o serviço de registro de imóveis do 1º Ofício da 4ª Zona, deno-minando de Cartório de 1º Ofício da 4ª Zona. Outra emenda do parlamentar di-vide as atribuições, com seus anexos, dos serviços do Registro Geral de Imóveis da 1º e 2ª Zonas da Comarca de Cariacica, só permitindo que sejam desdobrados ou desanexados e instalados quando da pri-meira vacância do atual delegatário apro-vado em concurso.

Emenda de Doutor Hércules anexa as atribuições de serviço de registro de títu-los e documentos e de registro civil das pessoas jurídicas e de serviço do 1º Ofício Registro Geral de Imóveis da Comarca de Marechal Floriano às de serviço de ta-belionato de protesto de títulos; além de anexar as atribuições do serviço de regis-tro de títulos e documentos e de regisregis-tro civil das pessoas jurídicas e do serviço de tabelionato de protesto de títulos às do serviço do 1º Ofício Registro Geral de Imóveis da Comarca de Iúna.

Iniciativa do Tribunal de Justiça foi acatada pelo Plenário com seis emendas

(4)

TÚNEL DO TEMPO...

(Facebook: Fotos Antigas do ES

“Colabore com fotos antigas dos municípios da Região Metropolitana de Vitória

e nos ajude a resgatar a memória das cidades”

NOSSOJORNAL.ES@gMAiL.COM - (27) 9 8856-9765 (WhatsApp)

passado, ilumina o presente, com boas pistas do que virá. Mergulhar na memória é saber de si ontem,

hoje e amanhã”

Residência do prefeito Américo Poli Monjardim, no entronca-mento das ruas Gama Rosa, 13 de Maio e Professor Baltazar, no centro de Vitória, em 1924

Empresa de ônibus Marinho, em 1950, de Apolinário Del

(5)

VITÓRIA (ES), 19 DE SETEMBRO DE 2021 - NOSSO JORNAL - 05

VITÓRIA

Maior planta de dessalinização de

água do mar é inaugurada em Vitória

A maior planta de dessalini-zação de água do mar no Brasil entrou em operação na Arce-lorMittal Tubarão. O sistema de ponta é resultado de investi-mentos de R$ 50 milhões, com capacidade inicial para dessa-linizar 500 m³/hora de água, garantindo maior segurança hídrica para a empresa e para o Espírito Santo.

De acordo com o CEO da Ar-celorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho, mesmo com os desafios impostos pela pande-mia, as obras foram realizadas dentro do cronograma pre-visto. “Sua construção

de-mandou a criação de 220 novos postos de trabalho. Um grande volume de pro-fissionais que, juntamente às nossas equipes, execu-tou todo o processo dentro

dos mais rígidos controles de segurança para garan-tir a saúde e a integridade de todos”, explicou.

Segundo o CEO, a produção da planta está alinhada à es-tratégia da empresa frente a futuros cenários de escassez hídrica. A água tratada será destinada para fins industriais, substituindo parte do volume consumido do rio Santa Maria da Vitória e permitindo maior disponibilidade do recurso para a sociedade. Benjamin explica que o sistema utilizará tecnologia de osmose reversa, bastante comum em Israel, Es-panha e Estados Unidos, para a captação de água do mar.

Construída em área de cerca de 6 mil m², a planta consu-mirá cerca de 3MW de energia elétrica e representa menos de

1% do total de energia gerada pela própria ArcelorMittal Tu-barão, que é autossuficiente. Um dos diferenciais do projeto está na sua configuração por módulos. O primeiro terá

ca-A planta, pioneira no Espírito Santo e no grupo mundial, terá capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água, proporcionando maior segurança hídrica para a empresa e para o Estado

pacidade para dessalinizar 500 m³/hora de água do mar (sufi-ciente para abastecer cerca de 80 mil pessoas/dia), com pos-sibilidade de serem acrescenta-dos módulos futuramente.

Assembleia aprova proibição de piercing

e tatuagem em animais

F

oi aprovado na As-sembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 135/2021, de autoria da deputada Janete de Sá, que proíbe a realização de tatuagens e a im-plantação de piercings em ani-mais domésticos e silvestres para fins estéticos. A matéria inclui essa regra no Código Estadual de Proteção aos Ani-mais (Lei 8.060/2005), que também é de autoria da parla-mentar.

“Nós entendemos que o ser humano toma a deci-são sobre seu corpo ao co-locar um piercing ou fazer uma tatuagem. O animal

não tem como tomar essa decisão. Além disso, esse tipo de prática pode gerar sofrimento e infecções, trazendo danos à saúde do animal”, justificou a

de-putada autora do projeto, que também preside os trabalhos da CPI dos Maus-Tratos Con-tra os Animais no ES.

O projeto agora só depende de sanção do governador Re-nato Casagrande para virar Lei. Vale ressaltar que a Lei já estabelece que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. Quando se tratar de cão ou

gato, a pena para as condutas é de reclusão, de dois a cin-co anos, multa e proibição da

(6)

Viação Águia Branca estreia o g8 nas

estradas brasileiras

O ônibus mais moderno do país nos que-sitos segurança e inovação, o Águia Branca G8, fez ontem 16 a primeira viagem, com saída de São Paulo e destino ao Rio de Ja-neiro. O veículo foi apresentado ao merca-do durante evento com a participação merca-do presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe; a CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Corrêa; e o CEO da Marcopolo, James Bellini, além de ins-tituições e empresas parceiras.

A Águia Branca adquiriu seis unidades da nova geração de ônibus, lançada pela Marcopolo em julho deste ano. Cada veí-culo acomoda 50 passageiros e oferece as opções de leito-cama e semi-leito. Para a CEO da Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Corrêa, o momento representa um marco na história da empresa e ex-pressa o compromisso com os passageiros.

“É uma honra apresentar aos nos-sos clientes uma nova experiência de viagem, aperfeiçoando os valo-res referentes à segurança, quali-dade e inovação. Completamos, re-centemente, 75 anos de experiência no mercado de transporte de passa-geiros e sentimos um imenso orgu-lho em poder conectar mais de nove milhões de pessoas ao longo de 700

Renan Chieppe (presidente do Grupo Águia Branca), Paula Barcellos Tommasi Corrêa (CEO da Viação Águia Branca) e James Bellini (CEO da Marcopolo)

Foto: Renath

localidades brasileiras. O pioneiris-mo é uma forte característica que nos acompanha desde o início da jornada e dessa vez não seria di-ferente. O futuro chegou e chegou primeiro na Águia Branca”, destaca

Paula.

Entre os diferenciais, o Águia Branca G8

foi desenvolvido para oferecer mais con-forto aos passageiros. Neste primeiro mo-mento, os ônibus atuarão no eixo Rio de Janeiro – São Paulo e, em breve, estarão disponíveis para o trecho Vitória – Rio de Janeiro. Busólogos e influencers de todo o país foram convidados para a viagem inau-gural do Águia Branca G8.

Conheça o vencedor da 5ª edição do Concurso de Fotografia

O aluno Pedro Gomes das Neves, do 9º ano da Escola Constantino José Vieira, n o bairro Marcílio de Noronha, em Viana, foi o vencedor da quin-ta edição do concurso de fotografia, com o tema “A mais bela árvore

de Viana”, retratada na

foto. O prêmio será entre-gue no evento em home-nagem ao Dia da Árvore, realizado no Parque Na-tural Municipal Rota das Garças, no dia 21 de se-tembro, às 10h.

A árvore retratada por

|Pedro é um belíssimo exemplar da espécie ‘fi-cus mulembá’, e está lo-calizada em uma chácara no bairro Piapitangui. Ele escreveu a frase: “Viana

meu orgulho, minhas raízes”. Participaram do

concurso os estudantes regularmente matricula-dos na Rede Municipal de Ensino de Viana, voltado para os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Esta árvore foi

es-colhida porque ela

fica dentro da cháca-ra do meu tio. É uma árvore centenária, com cipós gigantes e a raiz é enorme. Acredito que precisa de um número bem grande de pessoas para abraçar a árvo-re, de tão grande que ela é. Sempre que vou à chácara, a sensação de paz é incrível. Per-to dela sinPer-to ainda a presença de Deus e o sentimento é de grati-dão”, relata o estudante

(7)

VITÓRIA (ES), 19 DE SETEMBRO DE 2021 - NOSSO JORNAL - 07

VILA VELHA

Feira de artes nacional e internacional em Vila Velha

O Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, sedia até o pró-ximo dia 03 a primeira edição da Feira Países e Artes no Es-pírito Santo, na praça principal de eventos, reunindo artesana-to de diversas partes do Brasil e do mundo. Sensível à situação dos artesãos brasileiros, que enfrentam desafios por conta da pandemia, esta versão da feira deu prioridade a apresen-tar estandes, em sua maioria, com trabalhos de artistas do país.

A diversidade em produtos é um dos principais atrativos do evento. De Minas Gerais, está sendo exibido e comercializado um acervo de pedras e acessó-rios, além de óleos essenciais e mel. Do Rio Grande do Sul, vie-ram facas artesanais e licores trufados de sabores diversos. Do Rio de Janeiro, destaque para trabalhos do artista

plás-tico Marcelo Esdras, e de Per-nambuco, do artista plástico Guilherme Wagner de Olinda, que apresenta joias para pa-redes, feitas com cascalhos de pedras semipreciosas em suas cores originais. Entre os expo-sitores capixabas está a artista plástica Renilda Dutra Rosa.

Além do Brasil, também há estandes do exterior, como os de artesanatos do Egito, Índia e Rússia, com os trabalhos em patchwork da russa Olga Ven-glinskaya Capua, que reside no Espírito Santo. Tem, ainda, estande de doces com 50% me-nos açúcar para quem quer sa-borear delícias sem culpa. É a oportunidade de lazer e conhe-cimento sobre culturas e hábi-tos de outros povos e o talento de suas mãos. A feira funciona de segunda-feira a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos, de

14h às 20h. Joias, bijuterias, quadros, doces e licores estão entre os produtos comercializados. A entrada é gratuita

Unidades prisionais recebem doação de livros

para o projeto remição pela leitura

O Projeto “Remição pela

leitura”, de iniciativa da juíza

Patrícia Faroni, da Vara de Exe-cuções Penais de Vila Velha, ga-nhou uma nova parceira, a Azul Limão Alado, entidade sem fins lucrativos, que promoveu a en-trega de livros, computadores e fones para a inauguração de tur-mas de remição pela leitura em unidades prisionais do Espírito Santo.

Foram destinados 75 livros, sendo 30 para a Casa de Custó-dia de Vila Velha (CASCUVV), 30 para a Penitenciária Semia-berta de Vila Velha (PSVV) e 15 para o Centro Prisional Femini-no de Cariacica (CPFC). Tam-bém foram entregues 75 fones e oito computadores, sendo qua-tro para a CASCUVV e quaqua-tro para a CPFC. A PSVV já havia

recebido seis computadores an-teriormente.

O projeto atenderá,

inicialmen-te, 75 internos e internas, com rodízio de livros entre os partici-pantes. Os cinco primeiros livros

Grupo de internos e internas do sistema prisional posa para fotos segurando livros. Entre eles está a juíza coordenadora do projeto “Remição pela Leitura”. A iniciativa atenderá, ini-cialmente, 75 internos e internas, com rodízio de livros entre os participantes

a serem lidos são: ‘A mão es-querda da escuridão’, de Ursula Le Guin; ‘Literatura, pão e poe-sia’, de Sérgio Vaz; ‘O sedutor do Sertão’, de Ariano Suassuna; ‘O perigo de uma história única’, de Chimamanda Adichie; e ‘Por um fio’, de Drauzio Varella.

Segundo a juíza Patrícia Faro-ni, de acordo com a Resolução 391/2021, do CNJ, a remição de pena pela leitura tem caráter voluntário e podem ser benefi-ciados todos aqueles que cum-prem pena, independente do regime de privação de liberdade:

(8)

NOSSO ESPORTE

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wan-derley Teixeira, é o convidado principal de um evento promovi-do pela secretaria estadual de Esportes e Associação promovi-dos Cronis-tas Esportivos (Acec) na segunda-feira 20. Ele falará sobre como comandou a melhor participação do Brasil em Olimpíadas, além do ciclo que se inicia para 2024, em Paris. No mesmo evento, ha-verá homenagens às capixabas medalhistas paralímpicas

Presidente do COB em Vitória

A Serra sedia a Etapa da Grande Vitória da Copa das Seleções Mu-nicipais, com equipes femininas e masculinas. A etapa deste fim de semana começa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eulália Falqueto Gusmann, em Vila Nova de Colares. Na semana que vem, as equipes masculinas jogam na Arena Jacaraípe. São 12 equipes da Serra, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Cariacica, São Mateus, Viana, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Cola-tina, Vargem Alta e Baixo Guandu

Copa Municipal

Rodada da Copa ES

A segunda rodada da Copa Espírito Santo terá jogos hoje 19, com Sport Capixaba x As-ter, Sport Brasil x Desportiva. Amanhã 20, jogam CTE x Rio Branco, em Colatina. O time capa-preta, do craque Edinho (foto), fez preparação nas montanhas para tentar reabili-tação, depois da derrota para o Nova Venécia na estreia. Já a Desportiva, com novo elen-co, faz a sua primeira partida depois de pedir adiamento do jogo da rodada inicial, com o Atlético Itapemirim no dia 22.

Programas

A secretaria estadual de Esportes também lança na segunda-feira 20 o evento ‘Somos Campeões’, com os programas estaduais Compete Esportivo, Bolsa-Atleta e Chamamento Público para Eventos. Toda a programação, para convidados, começa às 9h30, na sede da secreta-ria, em Bento Ferreira.

Edital de Vila Velha

A secretaria de Esportes e Turismo de Vila Velha lança o edital de chamamento para a realização de eventos esportivos oficiais em âmbito estadual e nacional no município. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro, com a documentação sendo entregue

na sede da secretaria, de 8h às 17h. Uma Comissão analisará as propostas e o resultado final será divulgado no dia 8 de novembro.

Zizinho em Cachoeiro

Na semana em que se comemora os 100 anos de nascimento do cra-que Zizinho (Flamengo, Bangu, São Paulo e Seleção Brasileira), ídolo

do Rei Pelé, a Coluna lembra de um jogo dele no Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. Segundo o ex-atacante do Estrela, Ge-raldinho Cerqueira, em 1956, defendendo o Bangu, Zizinho enfrentou

o Estrela em amistoso, e o time capixaba venceu por 1 a 0. “Fizemos um gol logo no início e depois seguramos a pressão”, conta Geraldi-nho, que estava em campo naquela partida pelo time cachoeirense. Lutas em Camburi

Referências

Documentos relacionados

Coeficiente de partição n-octanol/água Não determinado por ser considerado não relevante para a caracterização do produto Temperatura de auto-ignição Não determinado por

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Este projeto tem o objetivo de apresentar o caso de uma paciente com doença de Crohn em tratamento com anti-TNF alfa que apresentou quadro de infecção por

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Lidar com os conflitos não é tarefa fácil nem simples, requer muitas habilidades e responsabilidades por parte do líder e dos membros, para optar pela abordagem mais

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de