• Nenhum resultado encontrado

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. 1 Anexo 01 Relatório da Oficina de Planejamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. 1 Anexo 01 Relatório da Oficina de Planejamento"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 1

! #"

$&%('*),+-),./)0 132546'(+789+:2;0=<0 >?8+@0BADCFE+89%/)8F8G<H06'

IJ6KLHMONQP6NGRTSHUL6M5SWVNXIJ9Y(P[Z \ ]_^W`a

b ced fhgif b

j6k[l

jHkml-nnpoo;qQrOs

qQr;suttiv nxw

v nxwyy&suz[s

suz[s|{{}nn~vvpk€(l-n/{

k€(lunQ{pkk‚ƒn/„…kQ{po†t

‡nQ„…kQ{ˆo†t

19 a 22 de agosto de 2002

‰ŠQ‹†ŒŽ~p

‰Š/‹†Œ ~p ‘‘

’”“

’”“

(2)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 2

1- Apresentação

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama promoveu, através da Diretoria de Ecossistemas – Departamento de Unidades de Conservação – DIREC-DEUC e com o apoio do Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil, no período de 19 a 22 de agosto de 2002, em Corumbá-MS, uma Oficina de Planejamento com o objetivo de subsidiar a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Mato- Grossense.

No dia 19 de agosto, em uma sessão de abertura dos trabalhos, com a participação de lideranças comunitárias, representantes dos municípios lindeiros, funcionários e dirigentes do Ibama e consultores envolvidos na elaboração do Plano de Manejo, foram feitas exposições apresentando os estudos preliminares e informações gerais sobre a situação do Parque Nacional e seu contexto regional, bem como abordando o processo de elaboração do Plano de Manejo e a sua importância para a gestão da Unidade de Conservação. Foi ressaltada a importância do apoio e da participação das lideranças e autoridades locais, representando os principais grupos e instituições direta ou indiretamente envolvidos, neste importante momento de análise e busca de alternativas para a solução dos problemas diagnosticados, gerando subsídios para a elaboração do Plano de Manejo.

A oficina foi iniciada no dia 20 de agosto, com uma etapa de organização dos trabalhos, quando os participantes se apresentaram (painel 3.1). Possibilitando uma melhor orientação quanto ao desenvolvimento da oficina, foram

esclarecidos os objetivos (painel 3.2) e o programa de trabalho proposto (painel 3.3), enfatizando-se a importância da participação efetiva de todos, durante os três dias de oficina, cumprindo as etapas lógicas, sucessivas e interligadas de análise e de planejamento preconizadas pelo Roteiro Metodológico. A etapa de organização da oficina foi concluída com uma breve exposição dos aspectos de fundamentação metodológica, focalizando a Oficina de Planejamento – um espaço de construção coletiva – e o Roteiro Metodológico para o Planejamento de Unidades de Conservação de Proteção Integral (painel 3.4).

Em uma primeira etapa de análise da situação os participantes, de forma livre e espontânea, identificaram os aspectos inerentes ao Parque Nacional que, considerados como pontos fracos, impedem ou dificultam o alcance de seus objetivos de criação (painel 4.1). Os aspectos identificados foram analisados, destacando-se, segundo a visão individual dos participantes, aqueles considerados de maior gravidade (painel 4.2) e de maior urgência de solução (painel 4.3).

Na continuidade da análise da situação atual da UC, os participantes identificaram os aspectos que, considerados como pontos fortes, contribuem para o alcance de seus objetivos de criação (painel 4.4). Os pontos fortes foram analisados, destacando-se aqueles considerados de maior relevância para a Unidade de Conservação (painel 4.5).

Em uma etapa de análise do contexto – local, regional, nacional e internacional –, os participantes identificaram inicialmente os principais aspectos que, considerados como ameaças, impedem ou dificultam o cumprimento dos objetivos de criação do Parque

O

(3)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 3

Nacional (painel 5.1). Os aspectos identificados foram analisados, destacando-se aqueles considerados de maior gravidade (painel 5.2).

Na continuidade da análise do contexto – local, regional, nacional e internacional –, os participantes identificaram os principais aspectos considerados como oportunidades para o fortalecimento da UC, contribuindo para a superação dos pontos fracos e ameaças identificados, bem como para o seu fortalecimento no cumprimento de seus objetivos de criação (painel 5.3). As oportunidades foram analisadas, destacando-se aquelas consideradas de maior relevância (painel 5.4).

Após a etapa de análise da situação, foi feita uma reflexão com os participantes sobre os cenários de desenvolvimento da região, identificando-se, em uma visão prospectiva, os cenários futuros tendenciais (painel 6), destacando- se aqueles considerados mais factíveis (painel 6.1), desejáveis (6.2) e não-desejáveis (6.3).

As informações obtidas nos painéis de análise foram sistematizadas, complementadas e visualizadas em um mapa, destacando-se a situação atual do Parque (painel 7.1), a situação desejável (painel 7.2) e as áreas estratégicas na Unidade e em sua Zona de Amortecimento (painel 7.3).

A etapa de planejamento foi iniciada com uma reflexão sobre o diagnóstico realizado, relacionando-se os pontos fracos e ameaças como forças restritivas – que comprometem ou dificultam o cumprimento dos objetivos de criação do Parque Nacional – e os pontos fortes e oportunidades como forças impulsoras – que contribuem para a superação dos problemas e consolidação da Unidade de Conservação.

Organizados em pequenos grupos de trabalho, os participantes elaboraram as propostas de ações para as áreas estratégicas na UC (painel 8.1), na Zona de Amortecimento (painel 8.2) e gerenciais gerais (painel 8.3). As propostas foram apresentadas e discutidas em plenária, fazendo-se os ajustes e complementações necessários, delineando-se as ações básicas propostas como subsídios do grupo ao Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Mato- Grossense.

Na etapa final dos trabalhos, os participantes refletiram sobre a operacionalização das ações propostas, identificando as principais instituições envolvidas e o potencial de cooperação institucional, com vistas ao fortalecimento do processo de gestão participativa da Unidade (painel 9).

Em uma avaliação final da oficina, os participantes manifestaram, de forma livre e espontânea, seus sentimentos:

um trabalho árduo e proveitoso (painel 10).

(4)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 4

O compromisso dos participantes da oficina com o planejamento do Parque Nacional do Pantanal Moto-Grossense, com o método de trabalho utilizado e com a forma de trabalho em grupo no enfoque participativo possibilitou o desenvolvimento de um processo livre e espontâneo de intercâmbio de idéias e busca de soluções consensuais.

Cabe registrar a competência e dedicação da equipe do Ibama, do Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil, bem como a colaboração dos participantes da comunidade local, que asseguraram o bom nível de organização do evento, contribuindo efetivamente para os resultados alcançados.

Este relatório é constituído da documentação de todos os painéis elaborados e intensamente discutidos durante a oficina e dos comentários do moderador.

Roberto Rezende Moderador R. Itamaracá, 81 Belo Horizonte-MG CEP: 31.110-580 Fonefax: (31) 3422-4566 metaplan@uol.com.br

(5)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 5

2- Conteúdo 1- Apresentação 2- Conteúdo

3- Organização da Oficina

3.1- Apresentação dos Participantes 3.2- Objetivos da Oficina

3.3- Programa de Trabalho

3.4- Procedimentos Metodológicos 4- Análise da Situação Atual do Parque Nacional

4.1- Pontos Fracos

4.2- Pontos Fracos: Gravidade

4.3- Pontos Fracos: Urgência de Solução 4.4- Pontos Fortes

4.5- Pontos Fortes: Aspectos Relevantes 5- Análise do Contexto

5.1- Ameaças

5.2- Ameaças: Gravidade 5.3- Oportunidades

5.4- Oportunidades: Aspectos Relevantes 6- Análise de Cenários: Tendências de Desenvolvimento

6.1- Tendências de Desenvolvimento Factíveis 6.2- Tendências de Desenvolvimento Desejáveis 6.3- Tendências de Desenvolvimento não-Desejáveis 7- Espacialização das Informações

7.1- Situação Atual 7.2- Situação Desejável

7.3- Áreas Estratégicas na Unidade de Conservação e sua Zona de Amortecimento

8- Estratégia de Ação:

8.1- Áreas Estratégicas na Unidade de Conservação

(6)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 6

8.2- Áreas Estratégicas na Zona de Amortecimento 8.3- Ações Gerenciais Gerais

9- Cooperação Interinstitucional 10- Avaliação da Oficina

(7)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 7

3- Organização da Oficina

3.1- Apresentação dos Participantes

Nome O que faz? Onde?

Adalberto Ebehard Conselheiro Ecotrópica

Cuibá-MT Aluízio Sório Auxiliar da Ecotrópica Piloteiro Álvaro Diniz Comandante

Formação: administração Ajudante Capitania

Capitania Fluvial do Pantanal

Arino Pereira da Silva Pescador profissional Barra do São Lourenço

Beijamim Silva Fiscal do Ibama Pantanal

Carlos Padovani Pesquisa

Impacto ambiental, sistema de inf.

geo.

Embrapa Pantanal Cláudia dos Santos Planejamento e ordenamento do

município

Semactur

Departamento de Turismo Danielo Hipólito de

Souza

Trabalho com turismo de pesca (barco-hotel)

Corumbá-MS

Fábio de Jesus Consultor Brasília

Ferraz de Lima José Augusto??

Chefe do Parna Pantanal Parna Pantanal

Gilmar Cmt. Polícia Ambiental Mato Grosso

Gislaine Eberhard Gerente operacional Fundação Ecotrópica

Cuiabá e reservas Joice Carla Santana

Marques

Empresária de turismo de pesca Barco-hotel

Corumbá-MS

Joilson Polícia Militar Ambiental Corumbá

Jucinéia Freitas Servidora pública federal Ibama Corumbá

Lêda Maria Arquiteta Direc/Ibama

Setor de Manejo Leonardo Hasenclever Técnico do Ibama

Pesca amadora

Brasília-DF Leôncio Pinheiro da

Silva Filho

Gerente executivo do Ibama-MT Professor da UFMT – Departamento de Química

Gerex Cuiabá-MT Maria Maria de Alencar

Miranda

Presidente da Colônia dos Pescadores Z-1

Corumbá-MS Mário Dantas Biólogo

Gerente do programa da TNC para o Pantanal

Brasília

Marisa Nunes Sec. Municipal do Turismo e Meio Ambiente

Poconé-MT

Marisete Bióloga Direc

Setor de Plano de Manejo Martha Baptista Coordenadora de Desenvolvimento

de Turismo

Sematur Cáceres-MT

Martha Gilka Gerente Parque Estadual das

Nascentes do Rio Taquari Nelson de Almeida Jr. Coordenador de Meio Ambiente Semactur

Corumbá-MS

Paulo Martuscelli Biólogo Instituto Insularis

São Paulo Rabelo Secretaria de Meio Ambiente,

Turismo e Cultura

Corumbá

Roberto Rezende Moderador Base: Belo Horizonte

(8)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 8

Nome O que faz? Onde?

Rubens Souza Monitor do Programa Melhores Práticas para o Ecoturismo Funbio

Corumbá-MS

Vanderlei Aires de Souza

Pescador profissional Barra do São Lourenço Wagner Lima Servidor público federal Campo Grande-MS Wânia Alecrim Acadêmica do curso de turismo Iespan – Instituto de Ensino

Superior do Pantanal Corumbá-MS

3.2- Objetivos da Oficina

Para possibilitar uma melhor orientação dos trabalhos, foram apresentados aos participantes os objetivos da oficina, enfatizando-se a importância do enfoque

participativo na elaboração do plano de manejo.

Gerar subsídios para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Promover a integração e a cooperação dos participantes e suas organizações no planejamento e gestão do Parque

3.3- Programa de Trabalho

Em uma exposição do programa de trabalho proposto para a oficina e do Roteiro Metodológico para o Planejamento das Unidades de Conservação de Proteção Integral (em revisão), foi enfatizada a importância da participação de todos, de

forma contínua, no processos de análise e planejamento do Parque Nacional.

Dia 19

Segunda-feira

• Sessão de Abertura:

- Apresentação do Parque Nacional

- Apresentação do Processo de Elaboração do Plano de Manejo Dia 20

Terça-feira

• Organização da Oficina

• Análise da Situação Atual:

- Pontos Fracos - Pontos Fortes

• Análise do Contexto:

- Ameaças - Oportunidades

(9)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 9

Dia 21 Quarta-feira

• Zoneamento da Unidade

• Mapeamento das Informações

• Planejamento: Estratégia de Ação

Dia 22 Quinta-feira

• Planejamento: Consolidação da Estratégia de Ação

• Cooperação Interinstitucional

• Avaliação da Oficina

• Encerramento

3.4- Procedimentos Metodológicos

Foi feita uma breve exposição aos participantes sobre as orientações básicas do Roteiro Metodológico para o Planejamento de Unidades de Conservação de

Proteção Integral e sobre o conceito de oficina de planejamento:

“Um espaço de trabalho dinâmico e interativo que, fundamentado no intercâmbio de conhecimentos e

experiências entre os participantes, busca, de forma construtiva, realizar uma análise e o planejamento da Unidade de Conservação.”

A Oficina se caracteriza como um espaço pedagógico, onde os participantes são os principais atores do processo de construção do conhecimento e de

planejamento da Unidade de Conservação.

REFLEXÃO

O

FAZENDO APRENDER

AÇÃO

A oficina é desenvolvida tendo como pilares três aspectos básicos:

(10)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 10

O Trabalho em Grupo O Método de

Trabalho

A Documentação e a Visualização

A técnica de coleta e estruturação de idéias – Brainstorm ou Tempestade de Idéias – foi apresentada como um instrumento básico para o trabalho em grupo.

Os participantes desenvolveram o conteúdo da oficina utilizando a técnica de coleta e estruturação de idéias,

ou Tempestade de Idéias.

1 Geração de

Idéias 2

Organização

3 Análise

4 Conclusões

4- Análise da Situação Atual do Parque Nacional

Os trabalhos foram iniciados com uma etapa de análise da situação atual, identificando-se os aspectos considerados como pontos fortes e fracos do

Parque Nacional.

4.1- Pontos Fracos

Os participantes identificaram os aspectos que, considerados como problemas inerentes ao Parna, impedem ou dificultam o alcance de seus objetivos de

criação.

Recursos naturais

• Assoreamento

• Dependência total da água que vem do planalto

• Suscetibilidade a impactos a montante

• Introdução de espécies invasoras

• As braquiaras entopem as vias, dificultando o acesso

Área

• Área do Parque não contempla toda a diversidade de habitats

Poluição

• Poluição gerada por embarcações

• A produção e a destinação do lixo humano

Fogo

• Existência de fogo nas área altas Quatro passos básicos são dados na coleta e

estruturação de idéias:

(11)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 11 Exploração dos recursos naturais

• Pesca predatória

• Pesca indiscriminada

• Prática de pesca esportiva no Parque

• Existência de caça no Parque Conhecimento

• Desconhecimento do patrimônio histórico e arqueológico

• Pouca informação sobre o Parque

• Ausência de conhecimento detalhado do sistema hidrológico

Proteção

• Fiscalização precária

• Deficiente controle de entrada e saída de pessoas

• Sítios históricos desprotegidos

• Difícil ação fiscalizatória pela extensão da área

Delimitação

• Não conhecimento dos limites do Parque

• Ausência de delimitadores físicos

• Sinalização do perímetro do Parque deficiente

Acessos

• Dificuldade de locomoção interna

• Impossibilidade de locomoção terrestre

• Acesso difícil a certas áreas do Parque

• Acesso difícil e distante dos centros urbanos

• Distante de tudo

Uso público

• Parque não oferece alternativas para visitação

• Deficiente informação para o turista de outras formas de uso

• Ausência de estruturação de

programas de visitação organizados

• Ausência de regras claras do que pode e do que não pode (visitação)

• Infra-estrutura para visitação inexistente

• Não está aberto ao uso público

• Custo alto de acesso limita visitações Relações com a sociedade

• Dificuldade de entrosamento no que concerne às comunidades e seu entorno

• Ausência de informação

• Ausência de divulgação das normas do Parque

• Deficiência nas relações entre o Ibama e usuários

Infra-estrutura

• Ausência de equipamentos (infra- estrutura)

• Deficiência de comunicação

• Ausência de infra-estrutura

• Deficiência de infra-estrutura de pesquisa

• Deficiência de infra-estrutura de fiscalização

• Sinalização insuficiente Recursos financeiros

• Deficiente captação de recursos

• Plano orçamentário anual deficitário

• Elevado custo operacional das atividades

(12)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 12 Recursos humanos

• Deficiência de recursos humanos

• Equipe reduzida

• Poucos fiscais para fiscalizar o Parque Gestão

• Comunicação interna (Ibama) deficiente

• Deficiente integração

• Ausência de mecanismos de

divulgação da aplicação dos recursos financeiros

• Deficiente comunicação interinstitucional

(13)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 13

4.2- Pontos Fracos: Gravidade

Os aspectos inerentes ao Parque identificados como problemas ou pontos fracos foram analisados, destacando-se, segundo a visão individual dos participantes,

aqueles considerados de maior gravidade.

Graves 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Recursos naturais

Suscetibilidade a impactos a montante

Dependência total da água que vem do planalto Introdução de espécies invasoras

Área

Área do Parque não contempla toda a diversidade de habitats

Poluição

Poluição gerada por embarcações A produção e a destinação do lixo humano Fogo

Existência de fogo nas área altas Exploração dos recursos naturais Pesca indiscriminada

Prática de pesca esportiva no Parque Existência de caça no Parque Pesca predatória

Conhecimento

Pouca informação sobre o Parque Desconhecimento do patrimônio histórico e arqueológico

Ausência de conhecimento detalhado do sistema hidrológico

Proteção

Fiscalização precária

Difícil ação fiscalizatória pela extensão da área Sítios históricos desprotegidos

Deficiente controle de entrada e saída de pessoas

Delimitação

Sinalização do perímetro do Parque deficiente Não conhecimento dos limites do Parque Uso público

Não está aberto ao uso público

Deficiente informação para o turista de outras formas de uso

Ausência de estruturação de programas de visitação organizados

Parque não oferece alternativas para visitação Relações com a sociedade

Deficiência nas relações entre o Ibama e usuários

Dificuldade de entrosamento no que concerne às comunidades e seu entorno

Ausência de divulgação das normas do Parque Infra-estrutura

Deficiência de comunicação

Deficiência de infra-estrutura de fiscalização Ausência de equipamentos (infra-estrutura) Sinalização insuficiente

Recursos financeiros

Deficiente captação de recursos Recursos humanos

Deficiência de recursos humanos Equipe reduzida

Poucos fiscais para fiscalizar o Parque Gestão

Deficiente comunicação interinstitucional Comunicação interna (Ibama) deficiente

(14)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense Anexo 01 Relario da Oficina de Planejamento14 4.3- Pontos Fracos: Urgência de Solução Em continuidade, os participantes, segundo a visão individual, destacaram os aspectos considerados de maior urgência de solução. Urgentes123456789101112131415161718192021 Recursos naturais Suscetibilidade a impactos a montante Dependência total da água que vem do planalto Introdução de espécies invasoras Área Área do Parque não contempla toda a diversidade de habitats Exploração dos recursos naturais Pesca indiscriminada Conhecimento Desconhecimento do patrimônio histórico e arqueológico Proteção Fiscalização precária Deficiente controle de entrada e saída de pessoas Difícil ação fiscalizatória pela extensão da área Delimitação Sinalização do perímetro do Parque deficiente Não conhecimento dos limites do Parque Ausência de delimitadores físicos Uso público Não está aberto ao uso público Parque não oferece alternativas para visitação Deficiente informação para o turista de outras formas de uso Relações com a sociedade Deficiência nas relações entre o Ibama e usuários Dificuldade de entrosamento no que concerne às comunidades e seu entorno

(15)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense Anexo 01 Relario da Oficina de Planejamento15 Urgentes123456789101112131415161718192021 Ausência de divulgação das normas do Parque Infra-estrutura Deficiência de comunicação Ausência de infra-estrutura Deficiência de infra-estrutura de fiscalização Ausência de equipamentos (infra-estrutura) Recursos financeiros Deficiente captação de recursos Plano orçamentário anual deficitário Recursos humanos Deficiência de recursos humanos Poucos fiscais para fiscalizar o Parque Gestão Deficiente comunicação interinstitucional Deficiente integração Comunicação interna (Ibama) deficiente

(16)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 16

4.4- Pontos Fortes

Na continuidade da análise da situação atual, os participantes identificaram os aspectos inerentes ao Parna que, considerados como pontos fortes, contribuem

para o alcance de seus objetivos de criação.

Beleza

• Beleza cênica

• Beleza natural

Recursos naturais

• Alta biodiversidade

• Área de reprodução de peixes

• Área boa para todos os tipos de reprodução

• Berçário ictiológico do Pantanal

Proteção

• Bem conservado

• Isolamento facilitando a proteção

• Ambiente preservado

• Protege alto índice de biodiversidade

• Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais

Localização

• Distante de centros urbanos

• Facilidade de controle de visitação em virtude da dificuldade de acesso Acesso

• Acesso fluvial Representatividade

• Último resquício de ecossistema intacto no Pantanal

• Importância nacional e internacional

• Faz parte de uma ecorregião conhecida mundialmente

• Fazer com que gerações futuras vivenciem tudo isso

Reconhecimento

• Reconhecido por organizações internacionais (Ramsar e Unesco)

• Reconhecimento nacional e internacional de sua importância

• Reconhecido por ser Patrimônio da Humanidade

• Área-núcleo da reserva da biosfera Integração

• Integração com outras UCs/RPPNs

• Gerador de biodiversidade para o resto do Pantanal

• Contribui para o ordenamento da conservação e uso dos recursos naturais na região

• Outras UCs contíguas (RPPNs, parque estadual, reserva indígena etc.) Pesquisa

• Área com potencial de ser permanente objeto de estudos e pesquisas,

auxiliando o controle Gestão

• Recursos humanos qualificados

• O diretor do Parque

• Conhecimento do Benjamim

(17)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 17

• Fiscais do Ibama-MT

• Pleno conhecimento territorial (fiscal)

• Grande integração da gerência com as comunidades (equipe)

• Elaboração do Plano de Manejo

Infra-estrutura

• Infra-estrutura básica

Situação fundiária

• Situação fundiária resolvida

Uso público

• Alternativa de turismo contemplativo (potencial)

• Atrativo turístico

• Possibilidade de abrigar visitantes sem necessidade de edificações (barcos- hotéis)

Integração social

• Fonte potencial de renda e empregos alternativos (turismo)

• Ser uma área que agrega grupos sociais que preservam a cultura pantaneira

(18)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 18

4.5- Pontos Fortes: Aspectos Relevantes

Os aspectos identificados como pontos fortes do Parque Nacional foram analisados, destacando-se, segundo a visão dos participantes, aqueles

considerados de maior relevância.

Aspectos relevantes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6 Beleza

Beleza cênica Beleza natural Recursos naturais Alta biodiversidade

Berçário ictiológico do Pantanal Área de reprodução de peixes Proteção

Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais

Ambiente preservado Bem conservado Acesso

Acesso fluvial Representatividade Importância nacional e internacional

Reconhecimento

Reconhecido por organizações internacionais (Ramsar e Unesco)

Reconhecimento nacional e internacional de sua importância Reconhecido por ser Patrimônio da Humanidade

Área-núcleo da reserva da biosfera

Integração

Outras UCs contíguas (RPPNs, parque estadual, reserva indígena etc.)

Integração com outras UCs/RPPNs

Pesquisa

Área com potencial de ser permanente objeto de estudos e pesquisas, auxiliando o controle Gestão

Conhecimento do Benjamim O diretor do Parque

Recursos humanos qualificados Fiscais do Ibama-MT

Infra-estrutura Infra-estrutura básica Uso público

Atrativo turístico Alternativa de turismo contemplativo (potencial) Possibilidade de abrigar visitantes sem necessidade de edificações (barcos-hotéis)

(19)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 19

Aspectos relevantes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6 Integração social

Ser uma área que agrega grupos sociais que preservam a cultura pantaneira

Fonte potencial de renda e empregos alternativos (turismo)

(20)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 20

5- Análise do Contexto

Em uma segunda etapa de análise, os participantes focalizaram o contexto do Parque Nacional – local, regional, nacional e internacional –, identificando as

ameaças e oportunidades para sua proteção integral.

5.1- Ameaças

Inicialmente, os participantes identificaram os principais aspectos inerentes ao contexto que, considerados como ameaças, impedem ou dificultam o alcance

dos objetivos de criação do Parque.

Os aspectos identificados foram organizados de acordo com o seguinte painel:

Políticas públicas

• Ausência de visão de futuro no planejamento do uso dos recursos naturais

• Confusão entre a conservação dos recursos naturais e comunidades carentes

• Pouca agilidade no processo de definição das políticas públicas

• Diferentes políticas estaduais

• Projeto existente de hidrovia

• Desinteresse político com o meio ambiente

• Políticas públicas populistas e

imediatistas, restritas ao contexto local

• Descompromisso da Prefeitura de Corumbá com a comunidade local Política internacional

• Pescadores clandestinos de outra nacionalidade

• Ausência de homogeneização da legislação ambiental entre países do Prata

• Inexistência de mecanismos de controle sobre as embarcações de outros países Controle

• Falta de fiscalização

• Diferenças nas normas legais estaduais Biopirataria

• Invasão de turistas disfarçados, na realidade são espiões e piratas da pesquisa e tecnologias a serem exploradas

Sociedade

• Desinteresse da sociedade para com o Parque

Socioeconomia

• A miséria das famílias em seu entorno

• Desemprego Indígenas

• Interferência de indigenistas

• Desagregação cultural do indígena

• Conflito na liderança do grupo Turismo

• Turismo desordenado

• Turismo predatório (sobrevôo de ninhais, inscrições rupestres)

• Ausência de manifestação de outro atrativo para beneficiar o turismo local

(21)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 21

Impactos

• Contaminação por mercúrio e agroquímicos

• Ocorrência de incêndios/queimadas

• Invasão de espécies exóticas (tucunaré, braquiara etc.)

• Alteração da qualidade das águas

• Alterações ambientais nos rios

• Ausência de saneamento básico nas cidades situadas no entorno do Pantanal

• Lixo, esgoto e metais pesados urbanos e rurais

• Poluição vinda do planalto

• Alterações hidrológicas

• Diques

• Dragagem

• Barcaça (efeito nas barrancas do rio)

• Usinas hidrelétricas a montante do Parque

• Desenvolvimento agropecuário das cabeceiras

• Assoreamento dos rios da bacia do Pantanal

• Insulamento do Pantanal

Exploração dos recursos naturais

• Pesca predatória

• Pressão da pesca

• Exploração de isca

• Caça de subsistência

• Pressão da pesca esportiva na conservação do estoque pesqueiro

• Garimpo

• Desmatamento (agronegócios) Navegação

• Quantidade de embarcações na área de entorno

• Navegação fluvial incompatível

• Poluição sonora de embarcações

• Poluição do motor das embarcações

• A navegação com motores a explosão de grande potência

• A velocidade das pequenas embarcações em deslocamentos

• A montante, a grande concentração de embarcações com motores não ecológicos

• Passagem de embarcações de soja, chatas de minério etc.

• Embarcação de grande calado

• Rebocadores na hidrovia

(22)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 22

5.2- Ameaças: Gravidade

Na continuidade da análise das ameaças os participantes, segundo a visão individual, destacaram os aspectos considerados de maior gravidade.

Gravidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7 Políticas públicas

Diferentes políticas estaduais Desinteresse político com o meio

ambiente

Descompromisso da Prefeitura de

Corumbá com a comunidade local Ausência de visão de futuro no

planejamento do uso dos recursos naturais

Projeto existente de hidrovia Política internacional

Ausência de homogeneização da legislação ambiental entre países do Prata

Pescadores clandestinos de outra

nacionalidade

Inexistência de mecanismos de controle sobre as embarcações de outros países

Controle

Falta de fiscalização Diferenças nas normas legais

estaduais

Biopirataria

Invasão de turistas disfarçados, na realidade são espiões e piratas da pesquisa e tecnologias a serem exploradas

Socioeconomia

A miséria das famílias em seu

entorno

Desemprego

Indígenas

Interferência de indigenistas Turismo

Turismo desordenado Ausência de manifestação de outro

atrativo para beneficiar o turismo local

Impactos

Invasão de espécies exóticas

(tucunaré, braquiara etc.) Alterações ambientais nos rios Ocorrência de incêndios/queimadas Ausência de saneamento básico

nas cidades situadas no entorno do Pantanal

Lixo, esgoto e metais pesados

urbanos e rurais Insulamento do Pantanal Alterações hidrológicas Desenvolvimento agropecuário das

cabeceiras

Assoreamento dos rios da bacia do

Pantanal

Contaminação por mercúrio e

agroquímicos

Diques

Barcaça (efeito nas barrancas do

rio)

Exploração dos recursos naturais

Pesca predatória Pressão da pesca

(23)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 23

Gravidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Desmatamento (agronegócios) Exploração de isca Caça de subsistência Pressão da pesca esportiva na

conservação do estoque pesqueiro Navegação

Quantidade de embarcações na área de entorno

Embarcação de grande calado A velocidade das pequenas embarcações em deslocamentos Rebocadores na hidrovia

A navegação com motores a explosão de grande potência

Poluição do motor das embarcações Navegação fluvial incompatível A montante, a grande concentração de embarcações com motores não ecológicos

Passagem de embarcações de soja, chatas de minério etc.

(24)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 24

5.3- Oportunidades

Na continuidade da análise do contexto – local, regional e nacional –, os participantes identificaram os principais aspectos considerados como oportunidades para o fortalecimento do Parque Nacional e o cumprimento de

seus objetivos de criação.

Mosaico

• A região está inserida nas áreas prioritárias para conservação do cerrado e pantanal

• Existência de mosaico Parna, RPPN, parque estadual e território indígena

• Conservação de diversos ambientes por diferentes unidades de conservação

• Potenciais áreas de RPPN Pesquisa

• Interesse de se desenvolver pesquisas

• Existência de instituições de pesquisa nas proximidades

• Crescente interesse nas universidades pela pesquisa no Pantanal

Conhecimento

• Conhecimento ecológico tradicional acumulado junto às populações e comunidades locais

• Conhecimento do Parque pelas pessoas

• Existência na região de pessoas com conhecimento do local (eventuais fiscais)

• Existência de modelos de resolução de conflitos de outros parques no Brasil e no exterior

Política nacional

• Programa Nacional de Municipalização do Turismo (MS e MT)

• Interesse do governo no ecoturismo

• Existência de lei federal e lei estadual para a pesca profissional

• Utilização do PCBAP como instrumento de planejamento

• Crescente fortalecimento de parcerias entre governo e ONGs

• Planejamento ecorregional em andamento

• Projeto Pólos de Desenvolvimento do Ecoturismo (MT e MS)

• PDTUR – Plano de Desenvolvimento Turístico (MS)

• Crescente presença do discurso ambiental na agenda dos políticos Parcerias nacionais

• Criação das Oscips

• Presença de ONGs com programas específicos para o Pantanal

• Apoio de instituições nacionais e internacionais

• Apoio de organizações (recursos) na conservação de tão importante UC

• Organização de pescadores existente

• Programa MPE-Funbio Recursos nacionais

• Compensações ambientais

• Programa Pantanal

• Projeto Corredor Cerrado-Pantanal

• Projetos do FNMA-MMA em andamento

• Disponibilidade de recursos financeiros federais

• Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora – PNDPA

(25)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 25

Parcerias internacionais

• Projeto GEF/Alto Paraguai em andamento (projeto GEF isqueiro/Guató)

• Fundos multilaterais de apoio à conservação

• Programa Parques Irmãos Pantanal/Everglades

• Projeto Monumenta

• Empréstimos internacionais com cláusulas ambientais

Reconhecimento

• Convenção Internacional de Áreas Úmidas – Ramsar

• Reconhecimento internacional Segurança

• Postos de fiscalização (desativados)

• Porto Índio – quartel do Exército

• Polícia Militar Ambiental (MS e MT)

• Marinha eficiente

• Existência da Marinha-MT/MS Conscientização

• Nível crescente de conscientização local, nacional e internacional

• Maior participação das comunidades na elaboração das leis

Comunidades

• Interesse de melhoria das condições da população que mora no entorno das reservas

• Aproximação das entidades e comunidades

• A Colônia dos Pescadores Z-1 de Corumbá com alternativas para os ribeirinhos agregarem valor

• Apoio das empresas de turismo às comunidades ribeirinhas

Empresários de turismo

• Interesse dos usuários em estabelecer parcerias com a UC e seu entorno

• Interesse do setor turístico em ter o Parque como mais um de seus produtos

• Interesse dos empresários locais no desenvolvimento de atividades de visitação no Parque

• Empresários com novos conceitos (internalização da preservação) Infra-estrutura turística

• A boa infra-estrutura dos barcos-hotéis

• Disponibilidade de infra-estrutura para o turismo em Corumbá

• Complexo hoteleiro ao longo da Transpantaneira (Porto Jofre)

• Barcos-hotéis de Poconé e Cáceres

• Projeto de implementação de resorts

• Revitalização do transporte de passageiros na linha férrea (projeto) Demanda turística

• Demanda de uso público

• O crescente interesse da sociedade pelo Pantanal

(26)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 26

5.4- Oportunidades: Aspectos Relevantes

Os aspectos relacionados ao contexto identificados como oportunidades foram analisados, destacando-se, segundo a visão individual dos participantes, aqueles

considerados de maior relevância para o fortalecimento do Parna no cumprimento de seus objetivos de criação.

Aspectos relevantes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7 Mosaico

Existência de mosaico Parna, RPPN, parque estadual e território indígena

A região está inserida nas áreas

prioritárias para conservação do cerrado e pantanal

Pesquisa

Existência de instituições de

pesquisa nas proximidades Crescente interesse nas

universidades pela pesquisa no Pantanal

Conhecimento

Conhecimento ecológico tradicional acumulado junto às populações e comunidades locais

Conhecimento do Parque pelas

pessoas

Política nacional

Existência de lei federal e lei estadual para a pesca profissional

Interesse do governo no

ecoturismo

PDTUR – Plano de

Desenvolvimento Turístico (MS) Parcerias nacionais

Organização de pescadores

existente

Apoio de instituições nacionais e

internacionais Presença de ONGs com

programas específicos para o

Pantanal

Programa MPE-Funbio Criação das Oscips Apoio de organizações

(recursos) na conservação de

tão importante UC Recursos nacionais

Programa Pantanal Compensações ambientais Projeto Corredor Cerrado-

Pantanal

Parcerias internacionais Projeto GEF/Alto Paraguai em andamento (projeto GEF

isqueiro/Guató) Fundos multilaterais de apoio à

conservação

Reconhecimento

Reconhecimento internacional Segurança

Polícia Militar Ambiental (MS e

MT)

Postos de fiscalização

(desativados)

Marinha eficiente Porto Índio – quartel do Exército

(27)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 27

Aspectos relevantes 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7 Conscientização

Maior participação das

comunidades na elaboração das leis

Nível crescente de

conscientização local, nacional e internacional

Comunidades

A Colônia dos Pescadores Z-1 de Corumbá com alternativas para os ribeirinhos agregarem valor

Aproximação das entidades e

comunidades

Interesse de melhoria das condições da população que mora no entorno das reservas

Apoio das empresas de turismo

às comunidades ribeirinhas Empresários de turismo

Interesse do setor turístico em ter o Parque como mais um de

seus produtos

Interesse dos usuários em estabelecer parcerias com a UC e seu entorno

Interesse dos empresários locais

no desenvolvimento de atividades de visitação no Parque

Infra-estrutura turística

Disponibilidade de infra-estrutura

para o turismo em Corumbá A boa infra-estrutura dos barcos-

hotéis

Revitalização do transporte de passageiros na linha férrea

(projeto)

Complexo hoteleiro ao longo da

Transpantaneira (Porto Jofre) Barcos-hotéis de Poconé e

Cáceres

Demanda turística O crescente interesse da

sociedade pelo Pantanal

(28)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 28

6- Análise de Cenários:

Tendências de Desenvolvimento

Os participantes fizeram uma reflexão sobre a região identificando, de forma livre e espontânea, os principais aspectos considerados como tendências de

desenvolvimento.

População

• Aumento populacional

• Aumento da população ribeirinha

• O povo vai estar mais pobre se não tiver medidas necessárias

• Surgimento de nova comunidade na região em função do fluxo gerado pelo Parna

• Organização social dos moradores do entorno

• Ausência de problemas sociais no entorno

• Melhoria nas condições de vida dos ribeirinhos

• Comunidades do entorno desenvolvidas economicamente

• A persistirem as políticas do Estado, o número de excluídos será maior e as condições de vida serão muito piores

• Empobrecimento das comunidades tradicionais/grupos indígenas

• Existência de trabalhos qualificados para os ribeirinhos

• Pressão e extinção dos Guatós e ribeirinhos)

• Maior esvaziamento do campo com o aumento da concentração urbana Educação ambiental

• Aumento da conscientização ambiental

• Implantação da educação ambiental no ensino escolar

• A importância do Parque e da região estará bem divulgada

• Maior consciência ambiental da comunidade

• Imagino meus netos e bisnetos apreciando a beleza nacional da fauna e da flora

Turismo

• Turismo desenfreado

• Turismo predatório

• Ecoturismo substituirá o turismo de pesca

• Aumento do fluxo de visitantes com abertura

• Turismo consciente (ecoturismo)

• Redução do turismo de pesca

• Grandes resorts

• Instalação de várias pousadas

• Os municípios de MT e MS estarão interagidos nas oportunidades de exploração turística

• Aperfeiçoamento da mão-de-obra turística

• Turismo organizado

(29)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 29

Antropismos

• Acúmulo de lixo

• Pressão da navegação

• Aumento da degradação ambiental

• Industrialização das cidades a montante e degradação da qualidade das águas

• Intensificação da agricultura e

contaminação e assoreamento dos rios

• Esgoto urbano tratado

• Aumento da carga de poluentes

domésticos/industriais nos rios do Pantanal

• Poluição

• Aumento das populações de espécies invasoras

• Diminuição na quantidade de equipamentos de pesca

• Pesque e solte na região

• Cota de pescado para pescador profissional

• Limitação da infra-estrutura pesqueira Controle

• Dificuldade de fiscalização

• Continuidade da falta de fiscalização

• Fiscalização voluntária

• Uso público contribuindo para o controle da área

• Controle total de queimadas

• O patrimônio mais protegido do País

• Maior preocupação do Estado com o meio ambiente

• Pressões internacionais para preservação

• Comunidades envolvidas na proteção ambiental

Mosaico

• Surgimento de novas áreas de conservação

• Grande parte das áreas estará transformada em RPPN

• Criação de outras RPPN’s com finalidade turística

• Compras de terras por ONG’s

• Grande concentração de terras Meio ambiente

• Conflitos sobre o uso e disponibilidade da água

• Mudanças climáticas

• Mudança no regime hídrico

• Alteração do sistema hidrológico influenciando cheias/secas no Pantanal

• Diminuição da diversidade florística

• Extinção de peixes migratórios no Pantanal

• Diminuição de ninhais

• Extinção local de aves coloniais e/ou migratórias

• Empobrecimento do estoque pesqueiro

• Extinção de animais de grande porte (ex: araras, onça-pintada, cervo-do-pantanal)

• Perda da diversidade genética

(30)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 30

6.1- Tendências de Desenvolvimento:

Factíveis

Os aspectos identificados na visão prospectiva dos participantes como tendências de desenvolvimento foram analisados, destacando-se as

tendências consideradas mais factíveis.

Factíveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

População

Melhoria nas condições de vida dos ribeirinhos

Aumento da população ribeirinha O povo vai estar mais pobre se não tiver medidas necessárias

A persistirem as políticas do Estado, o número de excluídos será maior e as condições de vida serão muito piores Organização social dos moradores do entorno

Empobrecimento das comunidades tradicionais/grupos indígenas Educação ambiental

Maior consciência ambiental da comunidade

Aumento da conscientização ambiental Imagino meus netos e bisnetos apreciando a beleza nacional da fauna e da flora A importância do Parque e da região estará bem divulgada

Implantação da educação ambiental no ensino escolar

Turismo

Redução do turismo de pesca

Ecoturismo substituirá o turismo de pesca Turismo organizado

Aperfeiçoamento da mão-de-obra turística Turismo predatório

Aumento do fluxo de visitantes com abertura

Turismo consciente (ecoturismo) Grandes resorts

Instalação de várias pousadas Antropismos

Pressão da navegação

Cota de pescado para pescador profissional

Limitação da infra-estrutura pesqueira Intensificação da agricultura e

contaminação e assoreamento dos rios Pesque e solte na região

Industrialização das cidades a montante e degradação da qualidade das águas Esgoto urbano tratado

Diminuição na quantidade de equipamentos de pesca Acúmulo de lixo

Poluição

(31)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 31

Factíveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Controle

Dificuldade de fiscalização

Uso público contribuindo para o controle da área

O patrimônio mais protegido do País Pressões internacionais para preservação Fiscalização voluntária

Mosaico

Surgimento de novas áreas de conservação

Grande parte das áreas estará transformada em RPPN Compras de terras por ONG’s Grande concentração de terras

Criação de outras RPPN’s com finalidade turística

Meio ambiente

Conflitos sobre o uso e disponibilidade da água

Mudanças climáticas

Empobrecimento do estoque pesqueiro Extinção de animais de grande porte (ex:

araras, onça-pintada, cervo-do-pantanal) Perda da diversidade genética

(32)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 32

6.2- Tendências de Desenvolvimento:

Desejáveis

Na continuidade da análise das tendências de desenvolvimento da região, os participantes destacaram aquelas consideradas factíveis e desejáveis.

Desejáveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1

0 1 1

1 2

1 3 População

Melhoria nas condições de vida dos ribeirinhos

Existência de trabalhos qualificados para os ribeirinhos

Organização social dos moradores do entorno

Aumento da população ribeirinha Educação ambiental

A importância do Parque e da região estará bem divulgada

Aumento da conscientização ambiental Imagino meus netos e bisnetos

apreciando a beleza nacional da fauna e da flora

Implantação da educação ambiental no ensino escolar

Maior consciência ambiental da comunidade

Turismo

Turismo consciente (ecoturismo) Redução do turismo de pesca Turismo organizado

Aperfeiçoamento da mão-de-obra turística

Aumento do fluxo de visitantes com abertura

Os municípios de MT e MS estarão interagidos nas oportunidades de exploração turística

Antropismos

Esgoto urbano tratado

Cota de pescado para pescador profissional

Diminuição na quantidade de equipamentos de pesca

Limitação da infra-estrutura pesqueira Controle

Maior preocupação do Estado com o meio ambiente

Controle total de queimadas Fiscalização voluntária

Uso público contribuindo para o controle da área

Mosaico

Surgimento de novas áreas de conservação

(33)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 33

6.3- Tendências de Desenvolvimento:

Não-Desejáveis

Concluindo a análise das tendências de desenvolvimento, os participantes destacaram aquelas consideradas factíveis que podem impactar negativamente

o Parque Nacional.

Não-desejáveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7

1 8

1 9

2 0

2 1 População

Aumento da população ribeirinha

O povo vai estar

mais pobre se não tiver medidas necessárias

Aumento

populacional Melhoria nas

condições de vida dos ribeirinhos

A persistirem as

políticas do Estado, o número de excluídos será maior e as condições de vida serão muito piores

Educação ambiental

Turismo predatório Instalação de

várias pousadas Grandes resorts Antropismos

Aumento da degradação ambiental

Industrialização

das cidades a montante e degradação da qualidade das águas

Intensificação da agricultura e contaminação e assoreamento dos rios

Aumento das populações de espécies invasoras

Pressão da

navegação Esgoto urbano

tratado Acúmulo de lixo

(34)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 34

Não-desejáveis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0

1 1

1 2

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7

1 8

1 9

2 0

2 1 Cota de pescado

para pescador profissional

Controle

Continuidade da falta de

fiscalização

Pressões

internacionais para preservação

Mosaico

Compras de terras

por ONG’s Grande

concentração de terras

Meio ambiente

Diminuição de

ninhais Perda da

diversidade genética

Extinção de

animais de grande porte (ex: araras, onça-pintada, cervo-do-pantanal)

Conflitos sobre o uso e

disponibilidade da água

Diminuição da

diversidade florística

Empobrecimento

do estoque pesqueiro

(35)

Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Anexo 01 – Relatório da Oficina de Planejamento 35

7- Espacialização das Informações 7.1- Situação Atual

7.2- Situação Desejável

7.3- Áreas Estratégicas na Unidade de Conservação e sua Zona de Amortecimento

(Os mapas referentes a estes itens são apresentados no final do documento)

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Os exemplares de jaú foram capturados em 3 regiões do Pantanal Matogrossense: (1) rio Aquidauana, rio Miranda e rio Paraguai na região Sul do Pantanal; (2) Parque Nacional do

Apesar do movimento da bola ser bidimensional (ao mesmo tempo em que a bola viaja até a base horizontalmente, ela sofre ação da gravidade e cai verticalmente) só precisamos

Analisando-se a prevalência de sintomas miccionais isolados (Tabela 4), observa-se que os mais freqüentes foram noctúria (60,4%), urgência miccional (&gt; 3 dias por mês; 30,3%)

Operando seis marcas – Sofitel, Pullman, Mercure, MGallery, Novotel e ibis – o Grupo Accor realizou, em 2012, investimentos específicos em cada uma delas com o objetivo de

Procedeu-se, assim, uma avaliação dos seguintes itens: proporção da área íntima em relação à área social, espaço para mesa de refeições na cozinha, tamanho e forma das

Mesmo se alguém ainda é rebelde, como fica evidente do fato de que se arrependeu me particular e não em público, seu retorno será aceito.” (Mishnê Torá - Livro do Conhecimento

Os objetivos específicos são: discutir a construção do trabalho do psicanalista no campo da política socioassistencial; propor uma formalização teórico-prática para este trabalho