• Nenhum resultado encontrado

SOBREMESAS E DOCES FRANCESES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOBREMESAS E DOCES FRANCESES"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Doce que Faz Bem

CONFEIT BOOK

SOBREMESAS E DOCES

FRANCESES

(2)

SOBREMESAS E DOCES

FRANCESES!

Doce Que Faz Bem!

INTRODUÇÃO

A sobremesa é sempre o Gra n Fina le, o toque especia l, o ca rinho a ma is pa ra a gra da r e felicita r!

Melhor a inda qua ndo a sobremesa é um Doce do Bem, na medida certa de doçura , e sa bores bem equilibra dos.

E se a sobremesa é a Cereja do Bolo, fica a inda ma is incrível se for a lgo inusita do como uma deliciosa sobremesa fra ncesa , ou entã o o tã o conhecido e queridinho briga deiro, ou a té uma releitura da clá ssica Cheese Ca ke... tudo isso em uma versã o DELICIOSAMENTE SAUDÁVEL.

É o Novo Tempo, a Nova Década, o Novo Caminho... aliado ao Bem e ao Que Faz Bem!

“O a gora importa ma is do Faça o seu melhor

todos os dias.

A meta é ser melhor que ontem!

(3)

CRÈME BRÛLÉE

Creme

65g de gema s de ovo

250ml de leite de ca sta nha de ca ju

50g de a çúca r demera ra pulveriza do (liquidifica r o a çúca r)

Cuma ru ou Ba unilha (fa va ) ou Essência de Ba unilha de Boa Qua lida de Açúca r demera ra pa ra crista liza r

Brûlée é uma palavra francesa que significa cobertura caramelada crocante, que se quebra com uma colher.

Por isso que esse creme é finalizado com a cobertura caramelada crocante e dá -se a ele o nome de Creme Brûlée.

Liga r o forno pa ra pré a quecer.

Pa ra fa zer o açúcar pulverizado, ba sta liquidifica r o a çúca r demera ra e depois peneira r, só isso, com esse processo você pulveriza o a çúca r demera ra .

Pa ra fa zer o creme, em um bowl, misture o leite de ca sta nha, as gema s peneira das, o a çúcar pulveriza do e o cumaru ra la do (ou ba unilha da fa va , ou 2 gotinha s de essência de ba unilha de boa qua lida de). Mistura r bem todos os ingredientes no bowl a té que fique um creme bem homogêneo.

Distribuir esse creme em bowls menores, coloca r os bowls em uma forma com á gua q uente no fundo, e leva r ao forno pré a quecido pa ra a ssa r esse creme em ba nho ma ria , à 160ºC, por 50 minutos.

Após a ssa do, você va i nota r que ele forma uma película por cima , retira r do forno e deixa r esfria r, pode a té por gela r.

Na hora de servir, prepa ra r a cobertura brûlée. Pa ra isso, cobrir o topo com a çúca r demera ra e usa r o ma ça rico pa ra crista liza r e fa zer uma crosta firme e brilhosa .

Deixa r esfria r a ntes de servir!

“Gosto do entusia smo da s pessoa s fa la ndo de coisa s que ela s a ma m.”

(4)

PAVLOVA

Merengue Especial da Pavlova 3 cla ra s (em torno de 100g) 175g de a çúca r demera ra 3g de a mido de milho 4g de vina gre de ma çã

Um doce famoso, delicado e muito elegante, que leva o nome da bailarina russa Anna Pavlova.

É um merengue de textura grossa , semelha nte a o ma rshmallow.

Nós va mos inicia r essa receita fa zendo um Merengue Suíço com a s cla ra s e a çúca r, pa ra depois incorpora r o a mido de milho e vina gre.

Merengue Suíço: Leva r uma pa nela com á gua a o fogo ba ixo, pa ra servir de ba se pa ra ba nho - ma ria . Coloca r as cla ra s e a çúca r em um bowl (que enca ixe na pa nela ) ou no próprio bowl da ba tedeira . Enqua nto o bowl está em ba nho-maria , mistura r a s cla ra s e a çúca r com o fouet, por uns 4 minutos, ou a té que fique uma mistura bem lisa (cuida do pa ra nã o cozinha r a s cla ra s) -> Você pode verifica r com a ponta dos dedos se a s cla ra s estã o a quecidas e sem grã ozinhos de a çúca r.

Assim que a mistura estiver bem lisa , tra nsferir pa ra o bowl da ba tedeira e ba ter em velocida de média .

Pa ra a Pavlova entã o, a ssim que o merengue a dquirir corpo e volume (estiver bra nquinho e ma is volumoso), mistura r a os poucos o vina gre de ma çã e o a mido de milho, e continua r ba ter a té o merengue a tingir o ponto de Bico Firme.

Pa ra a Torta de Pavlova, fa ça uma rodela de suspiro de 20cm sobre o ta pete (silpa t; ou pa pel ma nteiga ).

Pa ra Minis Pavlovas (ninhos), coloque o merengue em um sa co de confeita r com bico (liso ou estrela de 1cm), e fa ça círculos de 5cm e espira l a o redor da volta imita ndo um ninho.

Leve a ssa r em forno pré a quecido a 150ºC por 1 hora . Se você nota r que o forno está muito quente, deixe uma pequena a bertura para sa ir o ca lor.

Depois de a ssa do, espere esfria r pa ra desforma r!

Agora só escolher qua l será o recheio da sua Pa vlova !

RECHEIOS PARA A PAVLOVA

Ganache de Chocolate 70% Cacau 150g de chocola te 70% ca ca u.

200ml de leite de coco.

Ra spa s de cuma ru se deseja r.

O ganache de chocolate 70% cacau equilibra muito bem o sabor doce da Pavlova!

Pa ra o ganache de chocolate, derreter o chocola te em ba nho maria . Cuida do com o derretimento d o chocola te, chocola tes sã o muito sensíveis a o ca lor, entã o nã o deixa r a á gua ferver (se ferver, desliga r e continua r o derretimento com o va por d`á gua a té que precise rea cender o fogo), mexer o chocola te com a colher pa ra a judar no derretimento.

Obs: Se o chocola te fica r muito quente, fica rá enca roça do e queima do, e nã o conseguirá ma is utiliza r.

Ta mbém tenha cuida do para não ca ir nenhuma gota de á gua no chocola te.

Assim que o chocola te estiver derretido, a crescenta r o leite de coco e mistura r bem (a pen a s com o va por d` á gua, fogo desliga do), a té que fique um ga na che bem homogêneo. Você pode incrementa r o chocola te com ra spas de cuma ru se deseja r (ra la r a semente no ra la dor de mã o).

Pa ra fa cilita r na hora de rechea r a Pa vlova , coloca r o ga na che no sa co de confeita r.

Leva r o ga na che pa ra a gela deira , pa ra o chocola te crista liza r e da r consistência a o ga na che.

Tira r da gela deira 1 hora a ntes de rechea r pois esse ga na che, por conter ma is ca ca u, tem ma is crista liza çã o e endurece bem gela do!

(5)

Outros Recheios

Você também pode utilizar outros recheios que já aprendeu aqui no curso para rechear a sua pavlova.

Que tal?

Ga na che de Chocola te Bra nco a o Leite de Coco.

Briga deiro mole (feito com o chocola te 70% ca ca u).

Coulis de Fruta s Vermelha s, pa ra fina liza r os ga na ches.

Geleia de Fruta s Vermelha s (sem a çúca r, pode ser a s compra da s prontas 100% fruta e sem a çúca r).

Sempre finalize suas Pavlovas com frutas, como: morangos, mirtilo, framboesa, amora, physalis, figo... que além de decorar lindamente, trazem um toque de acidez bem especial para equilibrar o sabor perfeitamente!

O Cumaru é uma semente amazônica, uma especiaria brasileira muito especial, que tem um sabor e aroma parecido com a baunilha, por isso essa semente é considerada a baunilha brasileira.

É muito versá til nos doces, combina com a ma ioria deles e a crescenta um cha rme muito especia l no sa bor e a roma dos doces.

Infelizmente nã o é tã o comum encontrar o cuma ru disponível em ca sa s de especia ria s e ca sa s de festa s, pelo menos por enqua nto (eu encontrei em Sã o Pa ulo na loja do Alex Ata la ).

(6)

PÂTE À CHOUX

Massa da Pâte à Choux 80g de FSG

45g de fa rinha de a mêndoas 15g de a çúca r demera ra 3 ovos (em torno de 150g) 1g de sa l (pita da )

35g de ma nteiga ghee (ou óleo de coco se nã o puder consumir ma nteiga ghee) 100g de leite de ca sta nha de ca ju

130g de á gua filtra da

A Patê à Choux é também conhecida no Brasil como Carolinas, e é a mesma massa que se usa para fazer Éclairs e Profiteroles.

Liga r o forno pa ra pré a quecer.

Quebra r os ovos em um bowl e deixa r levemente ba tidos com o ga rfo/fouet.

Peneira r a s fa rinha s em um bowl e reserva r.

Em uma pa nela , coloca r a á gua , o leite de ca sta nha, o a çúca r e sa l; e deixa r f erver por 2 minutos. Adiciona r a ma nteiga ghee e a mistura da s fa rinha s (peneira da s), mexendo sem pa ra r a té vira r uma ma ssa lisa e uniforme.

Cozinha r essa ma ssa por cerca de 2 minutos pa ra essa ma ssa infla r, mexendo sem pa ra r, ou a té começa r gruda r no fundo da pa nela .

Coloca r a ma ssa na ba tedeira , em velocida de média pa ra ba ter por cerca de 2 minutos e a ba ixa r a tempera tura da ma ssa (libera r o va por), a os poucos a diciona r os ovos a té da r o ponto da ma ssa , que nã o deve ser muito firme e nem muito mole (coloca r os ovos a os poucos, pa ra utiliza r a pena s a qua ntidade necessá ria a o ponto da massa ).

Coloca r a ma ssa pronta em um sa co de confeita r com o bico cha to de 1cm, espremer montinhos de ma ssa sobre o ta pete de silicone de fibra de vidro, bem espa ça dos. Pincela r de leve ca da um com ‘mistura de gema e á gua ’.

Acha ta r ligeira mente a s bolinha s com ga rfo molha do na mistura dos ovos, a rredonda ndo -as.

Leva r pa ra a ssa r a 160ºC, por cerca de 10 a 15 minutos, a té fica rem doura da s.

Mistura de gema e água: Mistura r 1 gema com 1 colher de sopa de á gua e uma pita da de sa l, ba ter com um ga rfo a té mistura r bem. Essa mistura é pincela da na pa nifica ção para da r brilho e uma bela cor doura da .

Pa ra rechear a s Pa tê à Choux utilize os recheios Doce de Leite Vegetal ou Ganache de Chocolate, fica sensa ciona l. Coloque o recheio em um sa co de confeita r com bico cha to, perfure a bombinha de Pa tê à Choux com a ponta do bico de confeita r e coloque o recheio dentro da Pa tê à Choux.

Depois, cubra a pa tê à choux com Chocolate Derretido (chocola te 70% ca ca u derretido em ba nho ma ria ), mergulha ndo a pa rte de cima da pa têà choux no chocola te.

RECHEIO PÂTE À CHOUX

RECHEIO – DOCE DE LEITE VEGETAL 800ml de leite de ca sta nha de ca ju

200g de a çúca r

Pa ra o doce de leite, o primeiro pa sso é sepa ra r os ingredientes, e entã o inicia r o ca ra melo.

O ca ra melo é a pa rte que exige ma is cuida do, pois nã o pode deixa r queima r.

É o ca ra melo que da rá cor pa ra o nosso doce de leite, entã o va mos fa zer o ca ra melo com puro a çúca r (sem á gua) pois queremos chega r na cor â mba r.

Pa ra fa zer o caramelo, coloque o a çúca r em uma pa nela , e leve pa ra cozinha r em fogo ba ixo, evite mexer, você pode ba la nça r a pa nela delica da mente a lguma s vezes, e se necessá rio mexer com a colher levemente a s borda s.

O a çúca r va i ca ra meliza r a té obter uma ca lda encorpa da com cor de â mba r cla ro (que é a mesma cor do doce de leite), a ssim que a lca nça r a cor deseja da , tira r a pa nela da boca do fogã o quente, e nesse momento pode mexer a ca lda com a colher, e, com muito cuida do, despeja r a os poucos o leite de ca sta nha (que deve esta r em tempera tura

(7)

sem pa ra r com a colher (pode ser que solidifique um pouco o ca ra melo, ma s depois va i desma nchar), cuida do pois o ca ra melo tende a subir a o coloca r o leite porta nto nã o pare de mexer.

Nessa qua ntidade da receita , você va i mexer por uns 40 minutos a té chega r na consistência de doce de leite, qua ndo desgruda do fundo da pa nela (tipo ponto de briga deiro). Desliga r e leva r o doce de leite a gela deira por a lgumas hora s pa ra obter melhor consistência .

Pa ra rechea r a pa tê à choux, coloca r o doce de leite no sa co de confeita r com bico liso.

RECHEIO - GANACHE DE CHOCOLATE 70% CACAU 150g de chocola te 70% ca ca u.

200ml de leite de coco.

Pa ra o ganache de chocolate, derreter o chocola te em ba nho maria . Cuida do com o derretimento do chocola te, chocola tes sã o muito sensíveis a o ca lor, entã o nã o deixa r a á gu a ferver (se ferver, desliga r e continua r o derretimento com o va por d`á gua a té que precise rea cender o fogo), mexer o chocola te com a colher pa ra a judar no derretimento.

Obs: Se o chocola te fica r muito quente, fica rá enca roça do e queima do, e nã o conseguirá ma is utiliza r.

Ta mbém tenha cuida do para não ca ir nenhuma gota de á gua no chocola te.

Assim que o chocola te estiver derretido, a crescenta r o leite de coco e mistura r bem (a pena s com o va por d` á gua, fogo desliga do), a té que fique um ga na che bem homogêneo.

Pa ra rechea r a pa tê à choux, coloca r o ga na che no sa co de confeita r com bico liso.

Leva r o ga na che pa ra a gela deira , pa ra o chocola te crista liza r e da r consistência a o ga na che.

Tira r da gela deira 1 hora a ntes de rechea r pois esse ga na che, por conter ma is ca ca u, tem ma is crista liza çã o e endurece bem gela do!

“Sonhos podem se tornar realidade se tivermos coragem de trabalhar por eles!”

Walt Disney

(8)

TORTA CHEESECAKE

Torta Base da Cheese Cake 125g de fa rinha sem glúten 125g de fa rinha de a mêndoas 50g de a çúca r de coco 10g de ca ca u em pó Pita da de sa l rosa

70g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Creme de Tofu 250g de tofu

200g de leite de ca sta nha 70g de a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (*correçã o da receita do vídeo: utilize a s 4g!) Limã o (sicilia no ou outro)

Pita da de sa l rosa Cuma ru ra la do se deseja r Coulis de Morango

250g de mora ngos pica dos grosseira mente 50g de a çúca r demera ra ou de coco

Essa Cheese Cake é na verdade uma versão inspirada na Cheese Cake tradicional, mas aqui não leva lácteos e nem lactose! Essa sobremesa é linda, vibrante e DELICIOSA!!!

Pa ra fa zer a Base da Cheese Ca ke, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem para desma nchar toda s a s bolinha s de fa rinha e ca ca u.

Entã o, a crescenta r a manteiga ghee, e mistura r a ma nteiga e a f a rinha com a ponta dos dedos a té formar uma farofa, a diciona r o ovo ba tido e mistura r bem a té fica r uma ma ssa firme e homogênea . Junta r toda a ma ssa!

Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa . Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Leva r a forma pa ra gela deira , uns 30 minutos de desca nso pa ra a ma ssa, tempo pa ra ela estrutura r.

*Forma que usei no curso: forma redonda de 24 cm diâ metro x 3 cm de a ltura . Depois disso, só leva r a o forno pa ra a ssa r a 160ºC por 20 minutos.

Pa ra fa zer a ca lda , o Coulis de Morango, corta r os mora ngos em rodela s ou como preferir, despeja r os mora ngos e a çúca r em uma pa nela, deixa r cozinha r em fogo ba ixo mexendo com frequência a té obter uma ca lda consistente.

Deixa r esfria r pa ra cobrir a torta .

Pa ra a Recheio, no liquidifica dor junta r o tofu, 2/3 ou meta de do leite de ca sta nha, pita da de sa l (pa ra rea lçar o sa bor doce) e liquidifica r. Em uma pa nela junta r o leite, a çúca r e a ga r a ga r (lembre -se, a qua ntida de de a ga r a gar foi corrigida pa ra 4g) e cozinha r e ferver por 1 a 2 minutos a té a tiva r o a ga r a ga r (você va i perceber que a mistura fica bem consistente e já se a presenta um pouco gela tinosa ). Acrescenta r o conteúdo da pa nela no liquidifica dor, e liquidifica r tudo a té obter um creme bem homogêneo, espremer ½ limã o sicilia no (ou outro tipo de limã o a os poucos pa ra prova r o sa bor), e ir prova ndo a té fica r com um sa bor gostoso e que a gra de o seu pa la da r. O limã o é essencia l pa ra tra zer um toque de a cidez, eu gosto de usa r o limã o sicilia no pois é ma is sua ve e tra z a cidez na medida certa .

E a ssim que estiver ok em sa bor, já está pronto pa ra rechea r a torta ! Lembre-se: a torta precisa esta r fria pa ra ser rechea da ! Nã o rechea r a torta quente!

Após rechea da , leva r a gela deira por 1h pa ra o recheio ga nha r uma boa estrutura . E por último entã o, fina lizar cobrindo o recheio com o coulis de mora ngo. Que delícia a a a !

(9)

DICAS:

1- Prepare a Cheese Cake no dia que irá servir, pois com o tempo o recheio pode ir amolecendo a bolachinha (massa da torta), o que é normal e natural acontecer.

2- Você pode preparar a MASSA antes, até no dia anterior de servir, o COULIS também já pode ser preparado com antecedência. E então é só finalizar o RECHEIO e a MONTAGEM no dia que for servir a torta. É assim que eu faço!

3- Se você não tem nenhuma intolerância à lactose ou à proteína do leite, você pode utilizar a ricota no lugar do tofu!

4- Aproveite para criar diversos tipos de torta, com os recheios que preferir.

Imagina só essa massinha deliciosa, com recheio de brigadeiro (ponto duro de brigadeiro para

enrolar) e por cima um coulis de frutas vermelhas?

Uauuuuu amei!!! Ou até mesmo a torta de brigadeiro coberta com merengue e finalizado com o maçarico, que lindoooo!

Gostaram das ideias? Pode fazer essas e diversas outras versões a partir dessa massinha! O recheio e a cobertura ficam por conta da criatividade!!!

(10)

BRIGADEIRO DE FESTA

Massa do Brigadeiro

1 litro de leite de castanha de caju (marca “A tal da Castanha”) ou 600 ml (leite de castanha de caju – ensinado no curso)

250g de a çúca r demera ra

400g de chocola te a o leite de coco da chocolife ou 160 -200g de Chocola te 50% ca ca u ou 70% ca ca u

Pa ra fa zer o Brigadeiro, o primeiro pa sso é preparar o Leite Condensado, entã o em uma pa nela , coloca r o leite e a çúca r e deixa r ferver por em torno de 40 minutos ou ma is, mexendo sempre pa ra nã o gruda r, a té que a mistura ga nhe consistência firme de leite condensa do.

No momento que o Leite Condensa do estiver no ponto, coloca r o chocola te, e nã o pa ra r de mexer. Se necessá rio tire um pouco a pa nela do fogo e continue mexendo sem pa ra r, e em seguida volta r a o fogo ... sempre mexendo, a té que esteja em consistência de briga deiro firme (que é o ponto de briga deiro pa ra enrola r).

Briga deiro pronto, a gora só tra nsferi-lo pa ra um bowl e levá -lo pa ra gela r, a té que o chocola te crista lize e o briga deiro ga nhe a inda ma is consistência firme, por no mínimo 4h.

Prepa ra r em um pra to o gra nula do, ou confeito da sua preferência como olea ginosa s (a mêndoas, pista che, nozes, ca sta nhas) em la sca s ou processa da s. Pega r uma colhera da de briga deiro (em torno de 20g) e fa zer movimentos circula res com a s mã os pa ra enrolá -lo (pode pa ssa r um pouquinho de óleo de coco ou ma nteiga ghee na mã o para fa cilita r), pa ssa r o briga deiro no gra nula do e colocá -lo na forminha . Prontinho!

Ma ntê-los refrigera dos a té servir.

DICAS:

1- Entenda o chocolate que você trabalha, um chocolate é diferente do outro, se você sentir que usou um chocolate 70% cacau que deixa sua massa muito consistente e dura (depois de gelado e cristalizado), você pode diminuir a quantidade de chocolate da receita, ou deixar a massa em um ponto mais mole.

2- Use sua criatividade para enrolar o brigadeiro com diferentes confeitos: castanhas, nozes, lascas de amêndoas, avelã, pistache, amendoim, coco ralado, coco fita, nibs de cacau... o que mais gostar!

3- Invista também na apresentação para os brigadeiros ficarem lindíssimos, com diferentes forminhas, cores e formas. Em lojas de festas você encontra uma grande variedade, e na internet está cheio de inspirações de decoração!

4- Também vale apostar acrescentar sabor na massa do brigadeiro, incluindo oleaginosas picadas na massa como um brigadeiro com nozes, castanha ou pistache... que tal? Ou até rechear seu brigadeiro utilizando um creme de avelã como o Giandula da Chocolife®, delícia, não é mesmo?

“Fa ça o que pode, onde está, com o que tem.”

(11)

MOUSSE DE CHOCOLATE

Mousse

90g de chocola te 70% ca ca u

90ml de leite de coco ou leite de ca sta nha de ca ju 30ml de óleo de coco extra virgem

6 cla ra s (em torno de 250g) 80g de a çúca r demera ra

O primeiro pa sso pa ra fa zer o mousse é derreter o chocola te em ba nho ma ria , junto com o leite de coco e óleo de coco. Reserva r pa ra esfria r.

Prepa ra r um merengue suíço com a s cla ra s e a çúca r. Eu prefiro usa r o merengue suíço porquê dessa forma a s claras sã o a quecida s e nã o sã o utiliza da s crua s.

Merengue Suíço: Leva r uma pa nela com á gua a o fogo ba ixo, pa ra servir de ba se pa ra ba nho -maria . Colocar as cla ra s e a çúca r em um bowl (que enca ixe na pa nela ) ou no próprio bowl da ba tedeira . Enqua nto o bowl está em ba nho-maria , mistura r a s cla ra s e a çúca r com o fouet, por uns 4 minutos, ou a té que fique uma mistura bem lisa (cuida do pa ra nã o cozinha r a s cla ra s) -> Você pode verifica r com a ponta dos dedos se a s cla ra s estã o a quecidas e sem grã ozinhos de a çúca r.

Assim que a mistura estiver bem lisa , tra nsferir pa ra o bowl da ba tedeira e ba ter em velocida de média a alta (iniciar com a velocida de média e qua ndo o merengue ga nha r volume – corpo e cor bra nca – a umentar pa ra a velocidade a lta ). Ba ter a té o merengue cria r um corpo volumoso, consistente e brilhoso.

Despeja r o merengue lenta mente sobre a mistura de chocola te, a os poucos, mexendo delica damente a té incorporá - lo bem a o chocola te (sem perder a a rea çã o da s cla ra s no merengue).

Coloca r a mistura em uma tra vessa / ta ça bem bonita para servir, e leva r pa ra gela r por no mínimo 4h.

Depois que o mousse estiver gela do e consistente, você pode decorar com ra spa s de chocola te, fruta s, ou a té mesmo, um creme de da ma sco que fica ma ra vilhoso!

Creme de damasco: Em uma pa nela , coloca r 100g de da masco com 300ml de á gua , e deixa r cozinha r a té que os da ma scos esteja m bem a molecidos. Depois, leva r a o processa dor (ou liquidifica dor) os da ma scos, com um pouco da á gua do cozimento, o suficiente pa ra ba ter os da ma scos e deixá -los com uma consistência bem lisa . Se necessá rio, coa r. E entã o, é só cobrir o mousse com o creme de da masco! Fica uma combinação de sa bores incrível!

“Se você pode sonhar, você pode fazer!”

Walt Disney

(12)

TORTA DE LIMÃO DO DOCE QUE FAZ BEM

Base da Torta de Limão

125g do mix de fa rinha sem glúten 125g de fa rinha de a mêndoas peneira da 50g de a çúca r de coco

Pita da de sa l rosa

70g de óleo de coco ou ma nteiga ghee 1 ovo (em torno de 50g)

Obs: Se deseja r fa zer uma ma ssa de chocola te, que va i fica r bem lega l, a diciona r 10g de ca ca u puro em pó.

Merengue suíço 100g de cla ra de ovo 125 de a çúca r demera ra

Essa Torta de Limão é uma versão saudável da Torta de Limão tradicional, e foi inspirada na receita da nossa aluna do Doce que Faz Bem, Maria José Pereira Volpato!

Maria José querida, gratidão por dividir com a gente sua receita, e pela possibilidade de recriarmos!

Pa ra fa zer a Base da Torta de Limã o, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem pa ra desma nchar todas a s bolinha s de fa rinha .

Entã o, a crescenta r o óleo de coco (ou a ma nteiga ghee), e mistura r a ma nteiga e a fa rinha com a ponta dos dedos a té forma r uma fa rofa, a diciona r o ovo ba tido e mistura r bem a té fica r uma ma ssa firme. Junta r toda a ma ssa ! Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa . Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Leva r a forma pa ra gela deira , uns 30 minutos de desca nso pa ra a ma ssa, tempo pa ra ela estrutura r.

Depois disso, só leva r a o forno pa ra a ssa r a 160ºC por uns 20 minutos.

Espera r essa ma ssa ma ravilhosa esfria r, e rechea r com o Creme de Limão (próxima pá gina ).

Após rechea da , leva r a gela deira por 1h pa ra o recheio ga nha r uma boa estrutura na torta . E por último então, fina liza r cobrindo com o Merengue Suíço. E, decora r com a s ra spa s de limã o, que a lém de decora r, dá um UP no sa bor! Essa torta fica SENSACIONAL, LINDA, MARAVILHOSA, MARAVILINDA!!!!

Preparar o merengue logo antes de utilizá-lo para finalizar e decorar a torta.

Merengue Suíço: Leva r uma pa nela com á gua a o fogo ba ixo, pa ra servir de ba se pa ra ba nho - ma ria . Coloca r as cla ra s e a çúca r em um bowl (que enca ixe na pa nela ) ou no próprio bowl da ba tedeira . Enqua nto o bowl está em ba nho-maria , mistura r a s cla ra s e a çúca r com o fouet, por uns 4 minutos, ou a té que fique uma mistura bem lisa (cuida do pa ra nã o cozinha r a s cla ra s) -> Você pode verifica r com a ponta dos dedos se a s cla ra s estã o a quecidas e sem grã ozinhos de a çúca r.

Assim que a mistura estiver bem lisa , tra nsferir pa ra o bowl da ba tedeira e ba ter em velocida de média a alta (iniciar com a velocida de média e qua ndo o merengue ga nha r volume – corpo e cor bra nca – a umentar pa ra a velocidade a lta ). Ba ter a té o merengue a tingir o ponto de Bico Firme.

Por fim, retira r sua torta da gela deira , e cobrir com o merengue. Você pode coloca r o merengue em um sa co de confeita r com bico de confeita r, pa ra decora r. No vídeo a ula eu usei o Bico Estrela . Fa ça à sua ma neira para a torta fica r BEM LINDA!!! E, fina liza r com ra spa s de limã o que dã o um cha rme todo especia l pa ra a torta .

Outro deta lhe lega l, e que ta mbém dá um UP na decor e no sa bor, é fina liza r o merengue com o Ma ça rico.

“Ninguém consegue dar aquilo que não tem.

A gente transborda o que sobra do lado de dentro!”

(13)

DICAS PARA TORTA:

1- Prepa ra r a Torta de Limã o (monta gem da ma ssa com o recheio) no dia que irá servir, pois com o tempo o recheio pode ir a molecendo a ma ssa da torta , o que é norma l e na tura l a contecer.

2- Você pode prepa ra r a MASSA a ntes, a té no dia a nterior de servir, o reche io ta mbém já pode ser preparado com a ntecedência. E entã o é só fina liza r o RECHEIO e a MONTAGEM no dia que for servir a torta . É a ssim que eu fa ço!

3- Você pode escolher usa r óleo de coco ou ma nteiga ghee na ma ssa da torta . Eu fiz com óleo de coco, mas a ma nteiga ghee va i da r um sa bor todo especia l. Lembra ndo que a ma nteiga ghee nã o é indica da para quem tem intolerâ ncia ou a lergia a proteína do leite.

CREME DA TORTA DE LIMÃO

Creme Da Torta de Limão 100g de ca sta nha de ca ju torra da 120ml de á gua

130ml de limã o espremido 60ml de óleo de coco sem sa bor

Pita da de sa l rosa (dei 15 volta s no meu moedor) 100g de a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

Obs: Sepa ra r a s ra spa s do limã o pa ra fina liza r a Torta .

Inicia r deixa ndo a s ca sta nhas em molho na á gua quente, por 1h ou ma is, a té a molecerem e fica rem bem hidra ta da s.

Pa ra fa zer o Creme de Limão, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra ta da s (coa da s), a á gua , o limão espremido, a óleo de coco, sa l e a çúca r demerara , e ba ter, uns 5 minutos, a té formar um creme espesso, homogêneo, liso e lindo de ma is!!!

Pa ra da r estrutura pa ra o creme, ma s de forma leve e cremosa , va mos usa r o a ga r a ga r. Em uma pa nela, diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa ra r a té vira r uma goma . Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r, coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme.

Agora é só leva r esse creme ma ra vilhoso pa ra gela deira pa ra refrigera r e ga nha r estrutura . E depois usá -lo para rechea r a Torta de Limã o.

DICAS PARA O CREME:

1- Após tira r o creme do refrigera dor, mexer ele pa ra melhora r a consistência . Se fica r muito gelifica do é porque a tivou de ma is o a ga r a ga r, se fica r muito mole é porque a tivou de menos o a ga r a ga r, porta nto, segue à risca a s dica s da a ula vídeo e do ConfeitBook.

2- Fique a tenta ao a ga r a ga r que va i usa r, utilize um de qua lida de sem sa bor e sem cheiro. Eu uso o a gar a ga r da ma rca Gelia lga s e comprei pela internet (no merca do livre).

“O seu mundo é uma expressão viva

“Que eu seja todo dia como um girassol, de costas pro escuro

e de frente pra luz!”

(14)

PUDIM DE LEITE QUE FAZ BEM

Pudim

100g de ca sta nha de ca ju tosta da – va i tra zer ma is sa bor que a na tura l 200ml de leite de coco

6 ovos

100g de a çúca r demera ra – va i deixa r a ma ssa cla rinha 400ml de á gua

Calda

30g de a çúca r demera ra

Inicia r, deixa ndo a s ca sta nhas de molho na á gua a té hidra ta r bem (em á gua morna /quente leva 40 a 60 minuto //

em á gua a mbiente leva 5 a 6hora s)! Ela fica bem molinha !

Pa ra fa zer o Pudim, começa r joga ndo fora a á gua do remolho da s ca sta nhas, e liquidifica r a s 100g de ca stanha com 500ml de á gua na tura l/ minera l/ filtra da !!! Até fica r bem espumoso, cremoso (NÃO COAR)!

No liquidificador, junto com o “creme” de castanha (esse que você acabou de liquidificar), juntar o leite de coco, o a çúca r demera ra , e os ovos (pode peneira r a gema se a cha r que pode fica r a lgum cheiro, ma s eu nã o senti nada de cheiro de ovo)!

Liquidifica r bem a té obter um super creme bem lindo e cremoso!!!

Na a ssa deira , coloca r o a çúca r demera ra e leva r na boca do fogã o, em fogo ba ixo, pa ra fa zer uma ca lda ! Fa zer movimentos circula res com a forma pa ra a calda pa ssar por boa parte da forma!!! Depois coloca r o creme do pudim na forma !!!

Assa r em ba nho-ma ria .

Pa ra a ssa r no forno, liga r o forno pa ra pré a quecer! Em uma a ssa deira gra nde coloca r á gua quente, colocar a a ssa deira com o pudim (bem fecha do, se você nã o tiver a ssa deira própria de pudim, opte por uma a ssa deira com furo no meio, cubra bem com pa pel a lumínio e usa a ta mpa de uma panela pa ra fechar bem e nã o entra r á gua )!

E leva r pa ra a ssa r por em média 50 minutos a 1hora , a 200gra us!

Depois de a ssa do, deixa r esfria r, e depois leva r pa ra gela deira ! Gela r uma s 5hora s, e depois de bem gela do, desforma r!!!!

Servir com todo a mor! Aliá s, fa zer e servir com todo a mor!!! Delícia a a a de ma is!!!

1- Sugestã o: Você pode incluir gota s de extra to de ba unilha .

“Comece acreditando que é possível!

Primeiro você crê, depois você vê!”

(15)

MOUSSE DE MARACUJÁ

Mousse

3 ma ra cujás – em média 250 ml de ma ra cujá, sendo 150 ml depois de coa do 100g de ca sta nha de ca ju

120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

80g a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

Inicia r deixa ndo a s ca stanhas em molho na água quente, por 1h ou ma is, a té a molecerem e fica rem bem hidra tadas.

Pa ra fazer o Mousse, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a á gua , o ma ra cujá coa do, o óleo de coco, pita dinha de sa l e a çúca r demera ra, e ba ter, por 5 minutos, a té forma r um creme espesso, homogêneo, liso e lindo de ma is!!!

Pa ra da r estrutura pa ra o creme, ma s de forma leve e cremosa , va mos usa r o a ga r a ga r. Em uma pa nela, diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa ra r a té vira r uma goma . Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r, coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme mousse. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme mousse.

Agora é só leva r esse mousse ma ra vilhoso e delicioso pa ra gela deira pa ra refrigera r e ga nha r estrutura .

DICAS PARA O MOUSSE:

1- Se fica r muito gelifica do é porque a tivou de ma is o a ga r a ga r, se fica r muito mole é porque a tivou de menos o a ga r a ga r, porta nto, segue à risca a s dica s da a ula vídeo e do ConfeitBook.

2- Fique a tenta ao a ga r a ga r que va i usa r, utilize um de qua lida de sem sa bor e sem cheiro. Eu uso o a gar a ga r da ma rca Gelia lga s e comprei pela internet (no merca do livre).

“Não é o quanto fazemos, mas o quanto amor colocamos no que fazemos!”

“Coisas grandes são feitas de muitas coisinhas.

É de degrau em degrau!”

(16)

TORTA MOUSSE DE FRUTAS

Base da Torta Mousse

150g do mix de fa rinha sem glúten

150g de fa rinha de a mêndoas peneira da (ou fa rinha de ca sta nha de ca ju peneira da ) 80g de a çúca r de coco

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Ca nela em pó a gosto

Linha ça (em torno de 10g ou ma is se preferir) Pita da de sa l rosa

Mousse de Morango 200g de mora ngo

100g de ca sta nha de ca ju sem sa l (prefiro o sa bor da ca sta nha de ca ju tosta da) 120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

80g a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

6g pó de beterra ba + 20 ml de á gua (opciona l, pa ra leva ntar a cor do mousse) Mousse de Pitaya com Morango

100g de mora ngo

70g de pita ia (se deseja r só pita ia , usa r 140g)

100g de ca sta nha de ca ju sem sa l (prefiro o sa bor da ca sta nha de ca ju torra da 120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

80g a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

Pa ra fa zer a Base da Torta Mousse, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem pa ra desma nchar todas a s bolinha s de fa rinha .

Entã o, a crescenta r a ma nteiga ghee (ou óleo de coco) junto com a s fa rinha s, e mistura r com a ponta dos dedos a té forma r uma fa rofa, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e ir mistura ndo bem a té fica r uma ma ssa firme. Junta r toda a ma ssa !

Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa . Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Depois disso, só leva r a o forno pa ra a ssa r a 160ºC por uns 20 minutos.

Espera r essa ma ssa ma ravilhosa esfria r, e rechea r com a primeira ca ma da de Mousse.

Pa ra fazer o Mousse de Morango, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a á gua , o mora ngo, o óleo de coco, pita dinha de sa l, a çúca r demera ra , e o pó de beterra ba diluído em 20ml de á gua , e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme espesso, homogêneo , liso e lindo de ma is!!!

Pa ra da r estrutura pa ra o creme, ma s de forma leve e cremosa , va mos usa r o a ga r a ga r. Em uma pa nela, diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa ra r a té vira r uma goma . Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r essa eta pa , coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme mousse. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme mousse.

Agora é só coloca r o mousse sob a ca mada de bola chinha, dentro da a ssadeira , e leva r pa ra gela deira pa ra refrigerar

“A questão não é quem vai me deixar fazer algo.

É quem vai me parar!”

(17)

Depois da primeira ca ma da de mousse ga nha r estrutura , va mos fina liza r a torta mouse com a segunda ca ma da de recheio – Mousse de Pita ya com Mora ngo.

Pa ra fazer o Mousse Pitaya com Morango, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a á gua, a pita ya , o mora ngo, o óleo de coco, pita dinha de sa l e a çúca r demera ra , e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme espesso, homogêneo, liso e lindo!

Pa ra da r estrutura pa ra o creme, ma s de forma leve e cremosa , va mos usa r novamente o a ga r a ga r. Em uma panela, diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa ra r a té vira r uma goma.

Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r, coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme mousse. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme mousse.

Entã o é só coloca r o mousse por cima da primeira ca ma da de mousse já estrutura do, na a ssa deira . E leva r para gela deira , pa ra a segunda ca mada de mousse ga nha r estrutura ta mbém. Refrigera r, por em média , 2h.

E depois disso, está pronta e deliciosa a a a !

Assadeira que usei no vídeo: Redonda, de fundo removível, 20cm de diâmetro x 5cm de altura.

Essa torta fica LINDÍSSIMA!!!! O mais legal é que você pode variar ela com os sabores que desejar, pode fazer as camadas de mousse brincando com as tonalidades e sabores.

Na sequência, segue mais duas opções de Torta Mousse Maravilhosas!

DICAS PARA O MOUSSE:

1- Se fica r muito gelifica do é porque a tivou de ma is o a ga r a ga r, se fica r muito mole é porque a tivou de menos o a ga r a ga r, porta nto, segue à risca a s dica s da a ula vídeo (perceba bem o ponto que fica a goma de a ga r a ga r) e do ConfeitBook.

2- Fica a tenta a o a ga r a ga r que va i usa r, utilize um de boa qua lida de, sem sa bor e sem cheiro. Eu uso o a gar a ga r da ma rca Gelia lga s e comprei pela internet (no merca do livre).

“Trabalhei tanto que tive sorte!”

(18)

TORTA DUO DE CHOCOLATE

Base da Torta Duo de Chocolate 150g do mix de fa rinha sem glúten

150g de fa rinha de a mêndoas peneira da (ou fa rinha de ca sta nha de ca ju peneira da ) 80g de a çúca r de coco

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Ca nela em pó a gosto

Linha ça (em torno de 10g ou ma is se preferir) Pita da de sa l rosa

Mousse de Chocolate Preto

300ml de leite vegeta l (leite de a mêndoas, de ca ju ou de coco) 120g de chocola te 70%

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

Mousse de Chocolate Branco

300ml de leite vegeta l (leite de a mêndoas, de ca ju ou de coco) 120g de chocola te bra nco vega no, a o leite de coco ou a o leite de a rroz 4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s)

50ml de á gua

Pa ra fa zer a Base da Torta Duo de Chocolate, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá - los bem pa ra desma nchar todas a s bolinha s de fa rinha .

Entã o, a crescenta r a ma nteiga ghee (ou óleo de coco) junto com a s fa rinha s, e mistura r com a ponta dos dedos a té forma r uma fa rofa, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e ir mistura ndo bem a té fica r uma ma ssa firme. Junta r toda a ma ssa !

Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa . Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Depois disso, só leva r a o forno pa ra a ssa r a 160ºC por uns 20 minutos.

Espera r essa ma ssa ma ravilhosa esfria r, e rechea r com a primeira ca ma da de Mousse.

Pa ra fa zer o Mousse de Chocolate Preto, em uma pa nela , coloca r o leite vegeta l e o chocola te 70%, a quecer a té derreter todo o chocola te 70% no leite vegeta l, e despeja r esse creme no liquidifica dor.

Pa ra da r estrutura de mousse pa ra o creme de chocola te 70%, de uma forma leve e cremosa , va mos usa r o a gar a ga r. Em uma pa nela , diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa rar a té vira r uma goma . Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r essa eta pa, coloca r essa goma que formou a partir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o creme de chocola te. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme de chocola te.

Agora é só coloca r o mousse sob a ca mada de bola chinha, dentro da a ssadeira , e leva r pa ra gela deira pa ra refrigerar por, em média 2h, pa ra a primeira ca ma da de mousse ga nha r uma boa estrutura .

Depois da primeira ca ma da de mousse ga nha r estrutura , va mos fina liza r a torta mouse com a segunda ca ma da de recheio – Mouse de Chocola te Bra nco.

Pa ra fazer o Mousse de Chocolate Branco, em uma pa nela , coloca r o leite vegeta l e o chocola te bra nco, a quecer a té derreter todo o chocola te 70% no leite vegeta l, e despeja r esse creme no liquidifica dor!

Pa ra da r estrutura de mousse pa ra o creme de chocola te bra nco, de uma forma leve e cremosa , va mos usa r o a gar a ga r. Em uma pa nela , diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa rar

“Muito está em nossas mãos, por agir, ou não agir!”

(19)

E pa ra fina liza r, coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme mousse. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme mousse.

Entã o, é só coloca r o mousse por cima da primeira ca ma da de mou sse já estrutura do, na a ssadeira . E leva r para gela deira , pa ra a segunda ca mada de mousse ga nha r estrutura ta mbém. Refrigera r, por em média , 2h.

E depois disso, está pronta e deliciosa a a a ! Pode decora r com ra spa s de chocola te, fica um cha rme!

Assadeira que usei no vídeo: Redonda, de fundo removível, 20cm de diâmetro x 5cm de altura.

Essa torta fica INCRÍVEL!!!! Você também pode fazer a versão dela de TORTA PRESTÍGIO ou TORTA CHOCOCO, para isso é só usar leite de coco no ganache de chocolate (leite de coco + chocolate), e um pouco de coco ralado no mousse de chocolate branco ao leite de coco (em torno de 20g de coco ralado seco sem açúcar), o sabor de coco do mousse feito com leite de coco ficará bem evidente, caracterizando a Torta Prestígio! Um Arraso!!!

DICAS PARA O MOUSSE:

1- Se fica r muito gelifica do é porque a tivou de ma is o a ga r a ga r, se fica r muito mole é porque a tivou de menos o a ga r a ga r, porta nto, segue à risca a s dica s da a ula vídeo (perceba bem o ponto que fica a goma de a ga r a ga r) e do ConfeitBook.

2- Fica a tenta a o a ga r a ga r que va i usa r, utilize um de boa qua lida de, sem sa bor e sem cheiro. Eu uso o a gar a ga r da ma rca Gelia lga s e comprei pela internet (no merca do livre).

3- Pa ra tra nsforma r essa Torta Duo de Chocola te em uma Torta Prestígio ou Torta Chococo, usa r leite de coco na ga na che e incorpora r coco ra la do no mousse de chocola te bra nco, seguindo a s orienta ções descrita s no último pa rá gra fo dessa receita . Fica Ma ra vilhosa !

“Evolua tanto que os outros precisarão conhecer você de novo!”

(20)

TORTA NAPOLITANA – MORANGO COM CASQUINHA DE CHOCOLATE

Base da Torta Mousse

150g do mix de fa rinha sem glúten

150g de fa rinha de a mêndoas peneira da (ou fa rinha de ca sta nha de ca ju peneira da ) 80g de a çúca r de coco

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Ca nela em pó a gosto

Linha ça (em torno de 10g ou ma is se preferir) Pita da de sa l rosa

Mousse de Morango 200g de mora ngo

100g de ca sta nha de ca ju (prefiro o sa bor da ca sta nha de ca ju tosta da) 120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

80g a çúca r demera ra

4g de a ga r a ga r (usei da ma rca Gelia lga s) 50ml de á gua

6g pó de beterra ba + 20 ml de á gua Casquinha de Chocolate 70%

100g de chocola te 70%

Canudinhos de Chocolate para Decoração - Opcional 100g de chocola te 70%

Pa ra fa zer a Base da Torta Mousse, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem pa ra desma nchar todas a s bolinha s de fa rinha .

Entã o, a crescenta r a ma nteiga ghee (ou óleo de coco) junto com a s fa rinha s, e mistura r com a ponta dos dedos a té forma r uma fa rofa, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e ir mistura ndo bem a té fica r uma ma ssa firme. Junta r toda a ma ssa !

Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa . Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Depois disso, só leva r a o forno pa ra a ssa r a 160ºC por uns 20 minutos.

Espera r a ma ssa esfria r pa ra rechea r com o Mousse de Mora ngo.

Pa ra fazer o Mousse de Morango, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a á gua , o mora ngo, o óleo de coco, pita dinha de sa l, a çúca r demera ra , e o pó de beterra ba diluído em 20ml de á gua , e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme espesso, homogêneo, liso e lindo de ma is!!!

Pa ra da r estrutura pa ra o creme, ma s de forma leve e cremosa , va mos usa r o a ga r a ga r. Em uma pa nela, diluir o a ga r a ga r com 50ml de á gua , e leva r pa ra cozinha r, em fogo ba ixo. Mexer sem pa ra r a té vira r uma goma . Esse processo va i leva r no má ximo 2 minutos.

E pa ra fina liza r essa eta pa , coloca r essa goma que formou a pa rtir do a ga r a ga r no liquidifica dor junto com o resta nte do creme mousse. Ba ter por 1 minutinho pa ra mistura r bem a goma com o creme mousse.

Agora é só coloca r o mousse sob a ca mada de bola chinha, dentro da a ssadeira , e leva r pa ra gela deira pa ra refrigerar por, em média 2h, pa ra ga nha r uma boa estrutura .

Pa ra fazer a Casquinha de Chocolate que va i fina liza r a torta , o idea l é tempera r o chocola te, a ssim ele fica bem croca nte. Entã o, va mos tempera r o chocola te conforme a prendemos no módulo Chocola te e Tempera gem .

(21)

encoste na á gua quente da pa nela , pois o chocola te deve derreter somente com o va por d ` á gua e nã o em contato com a á gua quente. Mexer a té todo chocola te derreter, cuida ndo pa ra a tempera tura do chocola te nã o pa ssar de 50ºC (norma lmente derrete a té essa tempera tura ). Retira r o bowl com o chocola te derretido e coloca r em cima de uma ba ncada (preferencia lmente de pedra ou meta l, pois esses ma teria is “rouba m” ca lor do chocola te e a juda a tempera tura a baixar). Enqua nto mistura o chocola te derretido pa ra ele ir perdendo tempera tura, a crescentar aos poucos a té 30g (a té 30% da qua ntida de inicia l) de chocola te 70% em ca llets ou em ra spa s, e mexer cuida dosa mente, com ca rinho, com uma colher de silicone a té a tempera tura chega r a 31ºC ou 32ºC. Qua ndo a tingir essa tempera tura , pa rar de mexer e coloca r o bowl em cima de um pa no ou ta pete de silicone (que não

“roubam” calor). Prontinho, chocolate temperado está pronto para usar!

Para finalizar a torta com a casquinha de chocolate, primeiro, desforma r a torta (depois do mousse já ter refrigera do e estrutura do), e entã o cobrir o mousse com uma ca ma da fina desse chocola te tempera do. Coisa linda a a !!! Espera r o chocola te crista liza r (em tempera tura a mbiente ou da ndo uma leve refrigera da ), e está pronta!

Você a inda pode decora r com Ra spa s de Chocola te ou com Ca nudinhos de Chocola te. Fica super linda !

Pa ra fa zer os Canudinhos de Chocolate, comece tempera ndo o chocola te, depois, despeja o chocola te temperado em cima de uma a ssa deira de meta l gra nde e pla na , espelha com uma espá tula a té formar uma fina ca mada por toda a a ssa deira . Deixa r o chocola te resfria r e crista liza r (pode ser na gela deira ). Por último, com a juda de uma espá tula de ra spa r, ra spe o chocola te de forma contínua e em linha reta , pa ra forma r os ca nud inhos. Fica m super lindos!!!

Assadeira que usei no vídeo: Redonda, de fundo removível, 20cm de diâmetro x 5cm de altura.

DICAS PARA O MOUSSE:

1- Se fica r muito gelifica do é porque a tivou de ma is o a ga r a ga r, se fica r muito mole é porque a tivou de menos o a ga r a ga r, porta nto, segue à risca a s dica s da a ula vídeo (perceba bem o ponto que fica a goma de a ga r a ga r) e do ConfeitBook.

2- Fica a tenta a o a ga r a ga r que va i usa r, utilize um de boa qua lida de, sem sa bor e sem cheiro. Eu uso o a gar a ga r da ma rca Gelia lga s e comprei pela internet (no merca do livre).

3- Você pode fa zer uma ca mada dupla de Mousse de Mora ngo se deseja r.

4- Outra ideia pa ra essa torta é fa zer uma ca mada de mousse de chocolate preto 70% cacau (primeira camada pois fica rá um mousse ma is denso), e por cima uma ca mada de mousse de mora ngo (segunda ca mada pois fica rá um mousse menos denso, ma is leve), e fina liza r com a ca squinha de chocola te. Ta mbém vai ca ra cteriza r uma Torta Na polita na .

“A meta é ser melhor que ontem, não melhor que ninguém!”

(22)

SORVETE CREMOSO DE MORANGO

Sorvete

100g de ca sta nha de ca ju (prefiro o sa bor da ca sta nha de ca ju tosta da) 120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

70g a çúca r demera ra

5gts de extra to de ba unilha (uso da ma rca Bomba y) – opciona l 8g de goma xa ntana + 100 ml de á gua

200g de mora ngo congela do 50ml de limã o

Pa ra fazer o Sorvete Cremoso de Morango, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a s 120ml de á gua , o mora ngo congela do, o óleo de coco, limã o, gota s de extra to de ba unilha (pode entra r a gora ou no fina l), pita dinha de sa l, a çúca r demera ra , e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme espesso e lindo!

Pa ra da r estrutura pa ra o sorvete, de forma cremosa e sem forma r crista is de gelo, va mos usa r a goma xa ntana. Em um pequeno bowl, diluir a goma xa nta na com 100ml de á gua , e mexer bem, desma nchando todas a s bolinha s a té forma r um gel.

E pa ra fina liza r essa eta pa , coloca r essa goma que formou a pa rtir d a goma xa nta na com o resta nte do sorvete no liquidifica dor. Ba ter por 1 a 2 minutinhos pa ra mistura r bem a goma com o sorvete.

Agora é só despeja r o creme do sorvete em um recipiente que preferir, e leva r esse Sorvete de Morango Cremoso, Lindo e Delicioso pa ra o freezer por a lguma s hora s a té congela r e fica r bem consistente. Nã o precisa tira r para mexer dura nte o congela mento.

Esse sorvete fica Incrível!!! E você pode fazer no sabor de fruta que preferir, basta congelar a fruta antes!

“A melhor maneira de começar é parar de falar e

começar a fazer!”

Walt Disney

“Comece acreditando que é possível!

Primeiro você crê, depois você vê!”

(23)

SORVETE CREMOSO DE CHOCOLATE

Sorvete

80g de chocola te 70% ca ca u

100g de ca sta nha de ca ju (prefiro o sa bor da ca sta nha de ca ju tosta da) 120ml de á gua

50ml de óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

70g a çúca r demera ra

4g de goma xa ntana + 50 ml de á gua

Pa ra fazer o Sorvete Cremoso de Chocolate, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra tadas (coa das), a á gua, o óleo de coco, pita dinha de sa l, a çúca r demera ra e o chocolate 70% cacau derretido em banho maria, e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme liso e lindo!

Pa ra da r estrutura pa ra o sorvete, de forma cremosa e sem forma r crista is de gelo, va mos usa r a goma xa ntana. Em um pequeno bowl, diluir a goma xa ntana com 50ml de á gua , e mexer bem, desma nchando todas a s bolinhas até forma um gel bem homogêneo.

E pa ra fina liza r essa eta pa , coloca r essa goma que formou a pa rtir da goma xa nta na com o resta nte do sorvete.

Ba ter por 1 a 2 minutinhos pa ra mistura r bem a goma com o sorvete.

Agora é só despeja r o creme do sorvete em um recipiente que preferir, e leva r esse Sorvete de Chocolate Cremoso, Lindo e Delicioso pa ra o freezer por a lguma s hora s a té congela r e fica r bem consistente. Nã o precisa tira r pa ra mexer dura nte o congela mento. Esse sorvete fica Incrível!!!

Para fazer SORVETE CREMOSO DE BAUNILHA, siga essa receita substituindo o chocolate preto por chocolate branco ao leite de arroz, e acrescente 5gts de um bom extrato de baunilha (eu uso o extrato de baunilha da marca Bombay). Prova e ajusta a quantidade de extrato de baunilha a gosto. Segue tudo direitinho conforme essa receita, e então só levar para congelar.

“Onde não puderes amar, não te demores!”

Frida kahlo

“A premissa fundamental é fazer tudo com paixão e

entusiasmo!”

(24)

TORTA COOKIE

Massa de Torta Cookie

70g do mix de fa rinha sem glúten 70g de fa rinha de a veia

100g de fa rinha de a mêndoas peneira da ou fa rinha de ca stanha de ca ju peneira da 150g de chocola te 70% em gota s, ca llets ou ra spa s

50g de pa sta de a mendoim ou pa sta de outra olea ginosa 80g a çúca r de coco

20g de óleo de coco*

80g de ma nteiga ghee*

3 ovos

Pita da de sa l rosa Ca nela em pó a gosto

*Você pode usa r 100g de ma nteiga ghee ou 100g de óleo de coco, a o invés de 80g de ma nteiga ghee + 20g de óleo de coco como eu fiz na receita .

Pa ra fa zer a Torta Cookie, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem para desma nchar toda s a s bolinha s de fa rinha . Acrescenta r qua se todo o chocola te com os ingredientes secos, deixar um pouco pa ra fina liza r a torta na monta gem.

Entã o, a crescenta r o óleo de coco, a ma nteiga ghee, a pa sta de a mendoim, e mistura r com a ponta dos dedos até forma r uma ma ssa meio fa rofa, a diciona r os ovos ba tidos a os poucos e ir mistura ndo bem e molda ndo toda massa pra fica r uniforme.

Feita a ma ssa , é hora de moldá-la na assadeira. Unta r bem a a ssa deira com óleo de coco, espa lha r a s gota s, ca llets ou ra spa s de chocola te 70% no fundo da a ssa deira a ntes de coloca r a ma ssa , e com uma colher de silicone vá a comodando e molda ndo toda massa. Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na a ssadeira , leva r pa ra a ssa r.

Assa r em tempera tura ba ixa, a 160ºC / 170ºC por em torno de 30 minutos. Espera r esfria r e desforma r a Torta Cookie.

Assadeira que usei no vídeo: Redonda e decorada, 2 2cm de diâmetro x 3cm de altura.

Essa torta é uma delícia, e uma alegria! Divertida! Lembra a Infância!

“O ato mais corajoso é pensar por você mesma.

Em VOZ ALTA!!”

Coco Chanel

(25)

TORTA DE MIRTILO – sem açúcar

Base da Torta de Mirtilo

150g do mix de fa rinha sem glúten

150g de fa rinha de a mêndoas peneira da (ou de ca sta nha de ca ju peneira da) 100g de tâ ma ras sem ca roço (hidra ta r em á gua )

Pita da de sa l rosa

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Ca nela em pó Coulis de Mirtilo 300g de Mirtilo 100ml de á gua

Essa é uma Torta de Frutas, você pode fazer o coulis com a fruta que preferir.

Pa ra a doça r a ba se da torta va mos usa r uma pa sta de tâ mara.

Pa ra fa zer a Pasta de Tâmara, a s tâ ma ras precisa m esta r bem hidra ta das, entã o deixá -la s de molho na á gua por 3 hora s ou ma is. Depois, é só processa r ou liquidifica r a tâ ma ra com um pouco da á gua do molho, a té vira r uma pa sta . Eu usei 8 colheres de sopa de á gua pa ra fazer a pa stinha que mostrei no vídeo a ula, ma s conforme a s tâmaras estiverem hidra ta da s pode precisa r menos á gua que isso, entã o a diciona a os poucos só a qua ntidade que rea lmente precisa r.

Pa ra fa zer a Base da Torta, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem para desma nchar toda s a s bolinha s de fa rinha . Acrescenta r a ma nteiga ghee (ou o óleo de coco) e a pa sta de tâ mara, mistura r com a colher ou ponta dos dedos, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e mistura r bem a té fica r uma massa firme, tome cuida do, porque a pa sta de tâ ma ra a juda a um edecer a ma ssa , entã o pode ser que nã o precise a crescenta r todo o ovo ba tido. Junta r toda a massa, enrola r em um filme plá stico e leva r pa ra a gela deira para a ma ssa gela r e ga nha r consistência (por em torno de 30 a 40 min).

Enqua nto a ma ssa refrigera e ga nha consistência , é hora do Coulis de Mirtilo (ou da fruta que você escolheu).

Em uma pa nela colocar o mirtilo e a á gua , cozinha r em fogo ba ixo para formar a ca lda, mexendo de vez em quando pa ra nã o gruda r e verifica r se já está no ponto. Qua ndo a ca lda estiver consistente, desliga r o fogo e reserva r o coulis.

Continuando a Base da Torta, qua ndo a massa estiver refrigera da e ma is consistente, está pronta pa ra ser a berta.

Entã o, em cima de um silpa t (ta pete de silicone de fibra de vidro) ou de um pa pel ma nteiga , colo ca r a ma ssa e a brir com a juda de um rolo, deva ga r e com ca lma , a té forma r uma ba se (nã o tã o fina , nã o tã o grossa ) no formato que deseja r. Coloca r mirtilos (ou a fruta que você escolheu) na borda da ma ssa a berta e dobra r a ma ssa por cima deles, pa ra forma r uma borda rechea da de fruta . Hummm que delícia !

Depois disso, leva r a o forno pa ra pré-a ssa r a ma ssa sob o silpa t ou pa pel ma nteiga , em cima de uma a ssa deira vira da de ca beça pra ba ixo, a 160ºC por uns 20 minutos ou a té que a ma ssa esteja seca e doura dinha .

Retira r a a ssa deira do forno, e no centro da ma ssa coloca r o coulis de mirtilo, leva r a o forno nova mente, e deixar a ssa r por ma is 5 a 7 minutos (preferencia lmente na funçã o dourador). Cuidado: a tençã o com o seu forno pa ra não queima r a torta , essa ma ssa a ssa super rá pido, entã o controla o cozimento e o doura do da massa com o tempo e tempera tura idea l pa ra o seu forno.

Essa é uma das minhas receitas preferidas do curso, essa massinha incrível com a suculência do coulis, a forma rústica e simples de fazer ... ela aquece meu coração, me leva para um lugar muito bom de aconchego e carinho! Espero que ela te faça tão feliz quanto me faz!!!

“A criatividade é a inteligência se divertindo!”

Albert Einstein

“A felicidade está no caminho.

Aproveite todos os momentos que você tem! Ainda mais se

tiver alegrias para

(26)

TORTA DE MAÇÃ COM CANELA - sem açúcar

Base da Torta de Maçã

150g do mix de fa rinha sem glúten

150g de fa rinha de a mêndoas peneira da (ou de ca sta nha de ca ju peneira da) 100g de tâma ra s sem ca roço (hidra ta r em á gua )

Pita da de sa l rosa

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

Ca nela em pó Para o Recheio

½ a 1 ma çã em fa tias Ca nela em pó

Usei nozes peca n e uns mirtilos pa ra fina liza r o recheio.

Essa é uma Torta de Frutas, você pode rechear com a fruta que preferir.

Pa ra a doça r a ba se da torta va mos usa r uma pa sta de tâ mara.

Pa ra fa zer a Pasta de Tâmara, a s tâ ma ras precisa m esta r bem hidra ta das, entã o deixá -la s de molho na á gua por 3 hora s ou ma is. Depois, é só processa r ou liquidifica r a tâ ma ra com um pouco da á gua do molho, a té vira r uma pa sta . Eu usei 8 colheres de sopa de á gua pa ra fazer a pa stinha que mostrei no vídeo a ula, ma s conforme a s tâmaras estiverem hidra ta da s pode precisa r menos á gua que isso, entã o a diciona a os poucos só a qua ntidade que rea lmente precisa r.

Pa ra fa zer a Base da Torta, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem para desma nchar toda s a s bolinha s de fa rinha . Acrescenta r a ma nteiga ghee (ou o óleo de coco) e a pa sta de tâ mara, mistura r com a colher ou ponta dos dedos, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e mistura r bem a té fica r uma massa firme, tome cuida do, porque a pa sta de tâ ma ra a juda a umedecer a ma ssa , entã o pode ser que nã o precise a crescenta r todo o ovo ba tido. Junta r toda a massa, enrola r em um filme plá stico e leva r pa ra a gela deira para a ma ssa gela r e ga nha r consistência (por em torno de 30 a 40 min).

Qua ndo a ma ssa estiver refrigera da e ma is consistente, está pronta pa ra ser a berta . Entã o, em cima de um silpat (ta pete de silicone de fibra de vidro) ou de um pa pel ma nteiga , coloca r a ma ssa e a brir com a juda de um rolo, deva ga r e com ca lma , a té forma r uma ba se (nã o tã o fina, nã o tã o grossa ) no forma to que deseja r. Coloca r maçã (ou a fruta que você escolheu) na borda da massa a berta e dobra r a massa por cima da fruta, para formar uma borda rechea da de fruta . Delícia !

Entã o, rechea r o centro da ma ssa com a fruta . No ca so da torta de ma çã , coloca r a s fa tia s de ma çã pelo centro da ma ssa , e fina liza r com os “toques a ma is”, que no meu ca so foi a ca nela em pó, nozes peca n e um toque de cor roxa com os mirtilos.

Depois disso, leva r a o forno pa ra a ssa r a torta sob o silpa t ou pa pel ma nteiga , em cima de uma a ssa deira vira da de ca beça pra ba ixo, a 160ºC por uns 20 minutos ou a té que a ma ssa esteja seca e doura dinha . É lega l a ciona r o doura dor do forno pa ra os minutinhos fina is (em torno de 5 minutinhos). Cuidado: a tençã o com o seu forno para nã o queima r a torta , essa ma ssa a ssa super rá pido, entã o contro la o cozimento e o doura do da ma ssa com o tempo e tempera tura idea l pa ra o seu forno.

Essa torta de frutas é Maravilhosaaa! Varia os sabores da torta conforme suas preferências e se encante com ela!!!

“Você nunca sabe quais resultados virão da sua ação.

Mas se não fizer nada, não existirão resultados!”

Mahatma Gandhi

(27)

TORTA CHEESE CAKE ASSADA

Base da Torta Cheese Cake 100g do mix de fa rinha sem glúten 150g de fa rinha de a mêndoas peneira da 80g de a çúca r de coco

100g de ma nteiga ghee ou óleo de coco 1 ovo (em torno de 50g)

5g de ca ca u em pó Ca nela em pó

Linha ça (em torno de 10g ou a gosto) Creme da Cheese Cake

200g de ca sta nha de ca ju 400ml de á gua

50ml de limã o espremido 4 ovos

50g do mix de fa rinha sem glúten 50g de fa rinha de a mêndoas peneira da 50g a çúca r demera ra

50g de ma nteiga ghee ou óleo de coco sem sa bor Pita da de sa l rosa

Ra spa s de 1 limã o (3g) 5g de a mido de milho

5 gota s de extra to de ba unilha (opciona l, uso da ma rca Bombay) Coulis de Morango

300g de Mora ngo 100ml de á gua 3 ca nela s em pa u

Pa ra fa zer a Base da Torta Cheese Cake, mistura r todos os ingredientes secos em um bowl gra nde, misturá -los bem pa ra desmanchar todas a s bolinha s de farinha. Entã o, a crescentar a manteiga ghee (ou óleo de coco), e misturar com a ponta dos dedos a té envolver todos os ingredientes, a diciona r o ovo ba tido a os poucos e ir mistura ndo bem a ma ssa a té firme. Junta r toda a ma ssa !

Agora entã o é hora de Moldar a Massa na Forma, com a ponta dos dedos va i a comoda ndo e molda ndo toda ma ssa em uma a ssa deira de fundo removível. Qua ndo a ma ssa estiver bem a jeita da na forma, fa zer furinhos na ma ssa com o ga rfo, pa ra evita r que a ma ssa estufe e ra che enqua nto estiver a ssa ndo.

Assa r a ba se da torta no forno, a 160ºC por uns 20 minutos. Espera r a ma ssa esfria r pa ra rechea r com o Creme da Cheese Ca ke.

Pa ra fa zer o Creme da Torta Cheese Cake, no liquidifica dor, coloca r a s ca sta nhas hidra ta das (coa das), a á gua, o limã o espremido, os ovos, o mix de fa rinha sem glúten, a fa rinha de a mêndoas, o a çúca r demera ra, a ma nteiga ghee (ou óleo de coco), a s ra spa s de 1 limã o, o a migo dissolvido em um pouco de á gua , a s gota s do extra to de ba unilha , pita dinha de sa l, e ba ter por 5 minutos, a té forma r um creme espesso e homogêneo.

Pa ra engrossa r o creme, despeja r o conteúdo do liquidifica dor em uma pa nela, e lev a r pa ra cozinha r em fogo ba ixo pa ra a tiva r o a mido, mexendo sem pa ra r pa ra nã o gruda r no fundo e nã o forma r bolinha s. Qua ndo ga nhar consistência , está pronto, desliga r o fogo e deixa r o creme a morna r.

Se o seu creme formou bolinha s dura nte o cozimento, é só o leva r a o liquidifica dor nova mente (morno), e ba ter pa ra fica r liso (começa pulsa ndo no liqui, depois ba ter). Coloca r o creme em cima da ba se da torta a ssa da , que já está a comodada dentro da forma. Dica : Peneira r o creme enqua nto despeja sob a ba se da torta, a ssim você ga ra nte que seu recheio fica rá bem lisinho.

Va mos assar a torta em banho maria, entã o cobrir toda la tera l da a ssa deira da torta , com pa pel a lumínio, para evita r que entre á gua já que a forma tem fu ndo removível. Depois, coloca r a a ssa deira da torta dentro de uma

“Sorte é estar pronta quando a oportunidade vem!”

(28)

Enqua nto a ma ssa está a ssando, é hora do Coulis de Mora ngo. Em uma pa nela , coloca r o mora ngo, a á gua e a ca nela em pa u, e deixa r cozinha r em fogo ba ixo a té a ca lda ga nha r consistência , mexendo de vez em qua ndo para nã o gruda r e verifica r se já está no ponto. Qua ndo a ca lda estiver consistente e brilhosa , desliga r o fogo e reserva r o coulis de mora ngo.

Depois de a ssa r a Cheese Ca ke, deixa r a a ssa deira da torta esfria ndo sob uma gra de (pode ser a gra nde do fogã o).

Entã o, desforma r a torta e fina liza r cobrindo com o coulis de fruta . Um coulis de fruta s vermelha s ta mbém va i fica r incrível pa ra essa torta !

Assadeira que usei no vídeo: Redonda, de fundo removível, 20cm de diâmetro x 5cm de altura.

Essa torta é surpreendente!!!

__________________________________________________________________________________________

“Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato,

mas um hábito!”

Aristóteles

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

§4 presents historical data which, to my knowledge, have never been related to the history of Curaçao let alone to the origins of PA, but which fully account for the

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença