• Nenhum resultado encontrado

D O S O V Á R IO S IR ID E U S G IB B O N S (PISCES, SA L M O N I FO R M ES) M A N T ID O S EM INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "D O S O V Á R IO S IR ID E U S G IB B O N S (PISCES, SA L M O N I FO R M ES) M A N T ID O S EM INTRODUÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

C IC L O R E P R O D U T IV O D E

S A L M O

IR ID E U S

G IB B O N S (PISCES,

S A L M O N I F O R M ES) M A N T ID O S EM

S IS T E M A D E C U L T IV O IN T E N S IV O :

C A R A C T E R IZ A Ç Ã O M IC R O S C O P IC A

D O S O V Á R IO S

A G A R C O S T A A L E X A N D R I N O P e s q u i s a d o r a C i e n t i f i c a I n s t i t u t o d e P e s c a E L Z A F E R R E I R A G O L D M A N P I N H E I R O P e s q u i s a d o r a C i e n t i f i c a I n s t i t u t o de P e s e a Y A R A A I K O T A B A T A P e s q u i s a d o r a C i e n t i f i c a I n s t i t u t o de P e s e a M A R I A H E L E N A D E C A R V A L H O B i ó l o g a E s t a g i á r i a I n s t i t u t o de P e s c a

(2)
(3)

Ciclo reprodutivo de Salmo irideus Gibbons (Pisces, Salmoniformes) mantidos em sistema de cultivo

intensivo: caracterização microscópica dos ovários

159

(4)
(5)

Ciclo reprodutivo de Salmo irideus Gibbons (Pisces. Salmoniformes) mantidos em sistema de cultivo

intensivo: caracterização microscópica dos ovários

p i n i s ; B a r a c h y d a n i o r e r i o e P. s c r o f a , r e s p e c t i v a m e n t e . >. N I C H O L L S

S.

M R R P L E , 2 4, e s t u d a n d o o v á r i o s de C i c h l a s o m a n i g r a f a s e i a t u m e H a p l o c l a r o m i s m u i t i c o l o r , a n i v e l u l - , t r a e s t r u t u r a l , r e l a c i o n a r a m as c é l u l a s da c a m a d a g r a n u l o s a d o s f o l l c u l o s v a z i a s ou f o l l c u l o s p á s - o v u l a t ô r i o s , c o m a s i n t e s e de h o r m O n i o s e s t e r ô i d e s . □ p r o c e s s o de r e a b s o r ç S o ou a t r e s i a f o l i c u l a r p o d e se r o b s e r v a d o em o v ó c i t o s de d i f e r e n t e s n í v e i s de d e s e n v o l v i m e n t o , p o r é m o c o r r e c o m m a i o r f r e q ô â n c i a n o s o v ó c i t o s v i t e l i n a d o s . R e s u l t a d o s i m i l a r é r e l a t a d o p o r L E H R I , 22, C R R R M R S H I , 12, A G O S T I N H O , 2, . R L E X R N D R I N O et a l i i , 4. 0 e s p e s s a m e n t o o b s e r v a d o na t ú n i c a e n o s s e p t o s o v a r i a n o s de S. i r i d e u s f o i t a m b é m r e f e r i d o p o r L E H R I , 2 2 e m C l a r i a s b a t r a c h u s e KRNNfl S, P R N T I , 21, e m G. p e c t i n o p t a r u m .

R L E X R N DRI NO, A .C .; PIN HEI RO, E.F.G.; TABA- TA, Y.A.; C RRVALHQ, M.H. R e p r o d u c t i v e cycle of Sal m o irideus G i b b o n s (Pisces, S a l m o n i f o r m e s ) in int e n s i v e cultured: m i c r o s c o p i c c a r a c t e r i z a t i o n of ovaries.

Re v. F a c . Med V e t .Zoo t e c .U n i v .5.P a u l o , 24<2):157-168, 1987.

SUM MA RY : Five adult-s female specimens of Sal mo irideus Gi bbons, were c ol l e c t e d every month, d u r i n g eleven mo n t h s for m i c r o s c o p i c i d e n t i f i c a t i o n of their cyc l ic gonadal mo d u l a t i o n . For m i c r o s c o p i c analysis ovary were e x c i s e d in their medial and caudal po r t i o n s and fixed in Bowin's fluid. The results showed that the r e p r o duc tiv e cycl e of the f e m a l e of S . i r i d e u s can be c l a s s i f i e d as follows: m a t u r i n g (early and later), r ip e n n i n g and spent. M i c r o s c o p i c a l an alysis sh owed that in early m a t u r i n g there is p r e d o m i n a n c e of ovo cyt es in initial v i t e l l o g e n e s i s ; in later m a t u r i n g the p r e d o m i n a n c e is of ovo cyt es at the end v i t e l l o g e n e s i s ; in ripe nni ng these p r e d o m i n a n c e is of ma t u r e ovocytes; in the spent, atre sic and empty folli cle s p r e d o m i n a t e .

(6)

LEGENDA

FIG U RA 1 - C orte transversal de ovário de

S. irideus

G ibbons.

FIG U R A la - Porção p o sterior revestido por epitélio cilíndrico ciliado M allory. 200 X.

FIG U RA lb - Ovogônias (setas). H em atoxilina e eosina. 500 X.

FIG U RA lc - Ovário em início de m aturação. Ovócitos im aturos (O I) e ovócitos em início de vitelogênese (O IV ). H em atoxilina e eosina. i 80 X.

(7)

FIG URA 2 - C orte transversal de ovário de

S. irideus

G ibbons.

FIG URA 2a - Ovário em final de m aturação. O vócitos em fase final de vitelogênese (O FV ) e ovócitos m aduros (MO). H em atoxilina e eosina. 30 X.

FIG U RA 2b - Detalhe de ovócito m aduro m o stran d o grânulos de vitelo (GV) zona radiata (R ), zona granulosa (G) e teca (T). H em atoxi­ lina e eosina. 500 X.

FIG U R A 2c - Ovário no estádio esgotado, m o stran d o folículos vazios (setas) e ovócito atrésico (OA ). H em atoxilina e eosina. 30 X.

(8)

Ciclo reprodutivo de Salmo irideus Gibbons (Pisces, Salmoniformes) mantidos em sistema de cultivo

-intensivo: caracterização microscópica dos ovários

165

R E F E R E N C I A S B I B L I O G R Á F I C O S 1 - A G O S T I N H O , A . A . R e p r o d u ç l o e m f ê ­ m e a s de P l e c o s t o m u s c o m m e r s o n i i ( V a l e n c i e n n e s , 1 3 4 0 ) ( O s t e i c h - t h y e s , L o r i c a p i i d a e ) e s u a s r e - l a ç S e s c o m f a t o r e s a b i ó t i c o s . C u p i t i b a , 1 9 7 3 [ D i s s e r t a ç ã o d e m e s t r a d o - U n i v e r s i d a d e F e d e p a L do P a r a n á ] 2 - A G O S T I N H O , A . A . E s t r u t u r a d a p o p u ­ l a ç ã o , i d a d e e c r e s c i m e n t o e r e p r o d u ç ã o de R h i n e l e p i s a s p e r a ( A g a s s i z , 1 3 2 3 ) ( 0 s t e i c h t h y e s

,

L o p i c a p i i d g e ) d o R i o P a r a n a p a n e - ma, PR. 5 3 o C a p l o s , 1 3 3 5 . [ T e s e de d o u t o r a m e n t o - U n i v e r ­ s i d a d e F e d e r a l de S 2 o C a r l o s ] 3 - A L E X A N D R I N O , A . C . G l â n d u l a t i -r e ò i d e d e c u p i m b a t á P p o c h i l o d u s s c p o f a ( S t e i n d a c h n e p , 1 3 3 1 ) O s t e i c h t h y e s , C y ppi n i f o r m e s , P r o c h i l o d o n t i d a e : e s t u d o s h i s t o - l ó g i c o s e c a p i o m è t p i c o s d u p a n t e o c i c l o p a p p o d u t i v o em a m b o s o s s e x o s . 5 3 o P a u l o , 1 3 3 4 . ( D i s ­ s e r t a ç ã o d e m e s t r a d o - I n s t i t u t o de C i ê n c i a s B i o m è d i c a s d a U S P 3 4 - A L E X A N D R I N O , A . C . ; P I N H E I R O , E . F . G . ; P H A N , M . T . C a r a c t e r i z a ­ ç ã o m a c r o s c ó p i c a e m i c r o s c ó p i c a d a s g ô n a d a s do c u r i m b a t à , P r o - c h i l o d u s scrof-a (S t e i n d a c h n e r , 1 3 3 1 ) d u r a n t e o c i c l o r e p r o d u t i ­ vo. B o l .Z o o l .U n i v . 5 . P a u l o , 3: 1 5 3 - 1 7 3 , 1 3 3 5 . " ' 5 - A L V E S , , M.M . R i t m o de d e s e n v o l v i ­ m e n t o do s o v ó c i t o s da T i l a p i a d o N i l o S a r o t h e r o d o n n i l o t i c u s ( L o v s h i n , 1 3 7 7 ) C P i s c e s , C i c l i - d a e ) . E s t u d o m o r f o l ó g i c o , m o r - f o m é t r i c o e h i s t o q u i m i c o . J a b o - t i c a b a l , F a c u l d a d e de C i Ê n c i a s A g r á r i a s e V e t e r i n á r i a s d a U N E 5 P / 1 3 3 2 . 6 - B A R A , G. H i s t o l o g i c a l a n d c y t o l o g i c a l c h a n g e s in the- o v a r i e s of the m a c k e r e l S c o m b e r s c o m b e r L. d u r i n g the a n n u a l cy.cle. R e v . F ac . S c i . Ins t a n b u I U n i v . , 2 5 : 4 3 - 3 1 , 1 3 6 0 . 7 - B A R R I E R I , M . C . ; B A R B I E R I , G .; M A ­ R I N S , M . A . S o b r e a n a t o m i a e h i s t o l o g i a d e o v à r i a de G e o p h a - g u s b r a s i l i e n s i s ( Q u o y & G a i - m a r d , 1 3 2 4 ) n a r e p r e s a do L o b o , e s t a d o de 5 3 a P a u l o . R e v . b r a s . B i o l . , 4 1 : 1 6 3 - 1 6 3 , 1 3 3 1 . 3 - B E A C H , A . W . S e a s o n a l c h a n g e s i n the c y t o l o g y of t h e o v a r y and o f the p i t u i t a r y g l a n d of the g o l d f i s h . C a n a d .J .Z o o I

. ,

3 7 : 6 1 5 - 6 2 5 , 1 3 5 3 . 3 - B I S H T , J . 5 . & J O S H I , N . L . S e a s o n a l h i s t o l o g i c a l c h a n g e s in t h e o v a p i e s of a m o u n t a i n s t r e a m t e l e o s t . S c h i z o t h o r a x r i c h a p d s o n i i ( G r a y an d H a r à ) . A c t a a n a t . , 3 3 : 5 1 2 - 5 2 5 , 1 3 7 5 . 10 - B O W E R S , A . B .

t.

H O L L I D A Y , F . G . T . H i s t o l o g i c a l c h a n g e s in t h e g o n a d a s s o c i a t e d w i t h t h e r e p r o d u c t i v e c y c l e of t h e h e r r i n g ( C l u p e a h a p e n g u s L . ) . M a r . R e s . , 5 : 3 - 1 6 , 1 3 6 1 . 11 - B R A E < E V E L T , C . R . 4 M A C M I L L A N , D .3. C y c l i c c h a n g e s in the o v a p y o f the b r o o k s t i c k l e b a c k E u c a l i a i n c o n s t a n s ( K i r t l a n d ) . J . m o p p h . , 1 2 3 : 3 7 3 - 3 3 6 , 1 3 6 7 . 1 2 - C A R A M A S C H I , E . M . P . R e p p o d u ç S o e a l i m e n t a ç ã o de H o p l i a s m a l a b a p i - c u s ( B l o c h , 1 3 7 4 ) na r e p r e s a d o R i o P a r d o ( B o t u c a t u , S P ) ( o s t e i ­ c h t h y e s , C y p r i n i f o r m e s , E r y t h r i - n i d a e ) . 5 3 o P a u l o , 1 3 7 3 . C D i s - s e r t a ç l o de m e s t r a d o - U n i v e r s i ­ d a d e F e d e r a l de S 3 o C a r l o s ] 13 - C O E T Z E E , P . 5. S e a s o n a l h i s t o l o g i c a l a nd m a c r o s c o p i c c h a n g e s in the g o n a d s of C h e i m e r i u s n u f a r ( R h r e n b e r g ,

(9)
(10)

Ciclo reprodutivo de Salmo irideus Gibbons (Pisces, Salmoniformes) mantidos em sistema de cultivo

intensivo: caracterização microscópica dos ovários

167

Referências

Documentos relacionados

01 Welcome M Estação de exterior de vídeo com teclado 02 Welcome M Estção de exterior de vídeo com botão de pressão 03 Welcome M Monitor a cores interior de 4,3&#34; mãos livres

Contudo, tal definição se enquadra no que Clausewitz define como guerra absoluta, uma “fantasia lógica” (CLAUSEWITZ, 1984: 78, tradução nossa), um puro conceito de violência,

97 Questionados sobre a relação dos Kaingang com os bichos fazendo referência a importância do urubu e tamanduá no ritual do Kiki, os Kaingang responderam que

A técnica laddering teve como intenção desenvolver um mapa hierárquico de valor que indica as inter- relações entre atributos, consequências e valores pessoais

Jâatzîmç, ka pagasta pârvaldç arî var saòemt Daugavpils novada domes pieòemto lçmumu kopijas un sçþu protokola izrakstus.. Pagasta pârvalde organizç tai valdîjumâ

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Este trabalho teve como objetivo apresentar a análise de uma Proposta Didática (PD) para o ensino de química a partir da abordagem HFC, utilizando um texto clássico do cientista