• Nenhum resultado encontrado

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE uma realidade pouco explorada: pesquisa de campo em IES no interior do Ceará

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE uma realidade pouco explorada: pesquisa de campo em IES no interior do Ceará"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – ENADE UMA REALIDADE POUCO EXPLORADA: PESQUISA DE CAMPO EM IES NO INTERIOR DO CEARÁ.

ALINE ALVES SIRIDÓ DE SOUZA

Centro Universitário Inta - UNINTA alinesirido@uninta.edu.br

MARISA PASCARELLI AGRELLO

Centro Universitário Inta - UNINTA marisagrello@gmail.com

ADRIANA PINTO MARTINS

Centro Universitário Inta - UNINTA adriana.martins@uninta.edu.br

BRUNA FLORÊNCIO LEITÃO

Centro Universitário Inta - UNINTA Bruna1florencio@gmail.com

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. Atualmente, este exame é utilizado como insumo principal para a formatação dos indicadores de qualidade da educação superior. Dentro das Instituições de Educação Superior (IES) essa política avaliativa é amplamente discutida, principalmente pela sua formatação, que envolve diretamente os estudantes. Ao avaliar o estudante para aferir a IES, esse processo encontra uma fragilidade no tocante à responsabilização do estudante, que para obtenção do grau acadêmico tem que ter prestado o exame (caso seja ciclo avaliativo do curso) independente de seu desempenho. Para a IES é importante que seus estudantes ajuizados tenham desempenhos satisfatórios, pois os resultados refletirão a qualidade da educação ofertada pela instituição. Desta forma, a IES investe às coordenações de curso responsabilidades no acompanhamento e avaliação pedagógica. Desta forma, a proposta deste trabalho é pesquisar juntos aos sujeitos investidos pela Legislação Educacional, especificamente os coordenadores de curso, se o ENADE reflete o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. A pesquisa foi aplicada com a participação de 13 coordenadores de curso, que participaram do ENADE nos ciclos 2013, 2014 e 2015. A pesquisa apresentou resultados que refletem que os coordenadores reconhecem a importância da Avaliação da Educação Superior, mas não conhecem a legislação que regula. Apresentou, ainda, que a percepção dos coordenadores é que o ENADE não reflete a qualidade do ensino em uma Instituição de Educação Superior – IES.

(2)

1. INTRODUÇÃO

Em 2004 foi implantado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Instituída pela Lei nº 10.864, de 14 de abril de 2004, tendo como objetivo assegurar o Processo Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior, dos Cursos de Graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes (Art.1º). O SINAES tem por finalidade a melhoria da qualidade da Educação Superior.

Um dos instrumentos utilizados pelo SINAES, para alcançar sua finalidade, é a avaliação do desempenho dos estudantes dos Cursos de Graduação, que é realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Sendo o ENADE instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, conhecida como a Lei do SIANES, e regulamentado pelo Decreto nº 9235, de 15 de dezembro de 2017, e pela Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018.

O ENADE é um dos processos mais importantes para o SINAES, pois juntamente com a Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional são os dados utilizados para a formação dos indicadores avaliativos. O ENADE tem como finalidade aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares, as habilidades e competências adquiridas no decorrer do Curso de Graduação.

O SINAES utiliza a metodologia de indicadores para divulgar os resultados das avaliações. O ENADE é utilizado para o resultado dos indicadores: CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Curso). Esses indicadores são muito importantes na avaliação da qualidade da instituição, sendo utilizados como base para a liberação de financiamento para o curso (Financiamento Estudantil – FIES), bem como para a renovação automática do Curso de Graduação sem a necessidade de visita in loco.

O objeto de estudo desta pesquisa é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

A pergunta de partida é: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes espelha realmente o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior?

Objetivo Geral:

 Verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior.

Objetivos Específicos:

 Refletir sobre a legislação pertinente ao ENADE e sua clarificação a Instituição de Ensino Superior.

 Perceber se o resultado do ENADE é utilizado como dado gerencial institucional (Coordenadores).

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Política para a Educação Superior no Brasil, nas últimas décadas, vem passando por transformações, com a finalidade de atender as exigências nacionais, bem como as internacionais. Desde a década de 1990, impulsionada pela globalização, pela necessidade de atender ao Plano Nacional de Educação- PNE quanto ao tocante da universalidade ao acesso ao ensino superior, diminuir as desigualdades sociais e regionais, sobre o financiamento, a avaliação e a necessidade do mercado por profissionais qualificados. Tendo seu marco com a promulgação da Nova Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996, que ampliou as políticas públicas voltadas para a educação superior.

(3)

A Educação Superior no Brasil, nas últimas décadas, vem evoluindo muito no tocante a avaliação institucional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e tem como objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes. O SINAES tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior (art. 1º § 1º).

O SINAES se propõe a utilizar os resultados das avaliações como referência para os processos de regulação e supervisão das instituições de educação superior, neles compreendidos: o credenciamento e a renovação de credenciamento das instituições, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação (art. 2º parágrafo único).

O SINAES, para atender o seu objetivo, utiliza os processo avaliativos: avaliação das instituições, Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes dos Cursos de Graduação. A Avaliação Institucional tem por objetivo identificar o perfil e o significado da atuação da instituição de Educação Superior. A Avaliação dos Cursos de Graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. A avaliação do desempenho dos estudantes tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conhecimentos dos conteúdos programáticos das Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação, as habilidades do profissional e competências.

Conforme o Censo da Educação Superior (2017) encontram-se instituídas no país 2.448 Instituições de Educação Superior, ofertando 35.380 cursos de graduação. Assim, o SINAES se propõe a avaliar todas as instituições e Cursos de Graduação do Sistema Federal de Educação Superior, mas como fazer esse processo com um universo tão grande? Para atender à demanda, o SINAES dividiu os períodos de avaliação em ciclos, ciclos avaliativos. Os ciclos avaliativos são trienais e subsidiam os atos de recredenciamento e renovação de reconhecimento. Ou seja, as instituições que obtiverem notas favoráveis, numa escala de 1 a 5, onde nota 3, 4 e 5 é considerada de qualidade satisfatória, têm seus atos automaticamente renovados. Porém, os atos de credenciamento de instituição, autorização e reconhecimento de curso devem receber visita in loco de avaliadores.

Os resultados das avaliações são divulgados por meio de indicadores de qualidade, que gerarão conceitos de avaliação para as instituições e para os Cursos de Graduação. São indicadores de qualidade: o Conceito Preliminar de Curso – CPC, o Índice Geral de Cursos Avaliados - IGC, que utilizam a nota do ENADE como insumo, e o Conceito de Curso – CC e Conceito de Instituição – CI, que são aferidos após a visita in loco da comissão de avaliação.

O CPC tem como objetivo avaliar a qualidade dos Cursos de Graduação, utilizando as dimensões: desempenho dos estudantes, corpo docente, condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (Nota Técnica nº 72). As dimensões: desempenho dos estudantes e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo é obtidas pela aplicação do ENADE, enquanto que a dimensão: corpo docente depende do preenchimento do Censo da Educação Superior. Ou seja, a maior parte, no cálculo do CPC, depende do desempenho dos estudantes no ENADE. O CPC de um Curso de Graduação é calculado trienalmente, dependendo do enquadramento do curso no ano avaliativo.

O IGC é a nota atribuída à instituição pela avaliação de seus cursos, de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu. Sendo o cálculo baseado na nota dos CPC’s dos cursos da instituição, para os cursos de graduação, e de conceitos fixados pela CAPES, para os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

Os conceitos CPC e IGC são as notas utilizadas para as renovações de reconhecimento, para os cursos, e recredenciamento, para as instituições, dispensando a visita

(4)

in loco da comissão avaliativa (Portaria Normativa nº 840/2018). Bem como, para a liberação

do Financiamento Estudantil – FIES, no caso das instituições particulares (Portaria Normativa MEC nº 1/2010).

Em análise aos conceitos avaliativos, verifica-se a importância e peso da nota ENADE na classificação e funcionamento dos Cursos de Graduação e Instituições de Educação Superior.

A Lei nº 10.861, de 2004, em seu artigo 5º dispõe:

Art. 5º a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes – ENADE.

§1º O Enade aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O ENADE é constituído de uma prova aplicada aos estudantes habilitados e de um questionário. A prova é elaborada para testar os conhecimentos gerais e específicos dos estudantes, referentes à área/curso avaliado. O questionário é aplicado ao estudante, que prestará a prova, e abrangem perguntas que avaliam a: organização didática e pedagógica da instituição; a infraestrutura e instalações físicas e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O ENADE é de caráter obrigatório, sendo componente curricular. Apesar de ser componente curricular obrigatório, a nota do ENADE não reprova ou aprova o estudante. Basta a sua participação ao exame para atestar o cumprimento do componente. Desta forma, muitos estudantes não dão ao exame a devida importância, fazendo-se presente na sala para a prova, mas, preenchendo-a sem compromisso ou não preenchendo, somente assinando. Em outra ótica, é de fundamental importância, para a instituição, que o estudante faça a prova e responda o questionário do ENADE com consciência e responsabilidade.

O presente trabalho buscou investigar se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, sendo o insumo que mais influencia na nota e conceito institucional e de curso, espelha com fidedignidade o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. Foi escolhida uma Instituição de Educação Superior localizada no interior do Estado do Ceará, que passou pela avaliação do ENADE, nos 3 ciclos avaliativos.

A instituição, de que trata o trabalho de pesquisa, é uma instituição consolidada em qualificação de Ensino Superior, reconhecida no Estado do Ceará, localizada na Região Noroeste do Estado, com mais de 20 (vinte) anos de atuação em Educação Superior, tendo nota 03 (três) pelo último IGC. Conta com mais de 15.800 (quinze mil oitocentos) estudantes de graduação (nas modalidades presencial e a distância) e mais de 10.000 (dez mil) de pós-graduação,ofertando 61 cursos de graduação.

3. METODOLOGIA

O intuito da pesquisa é verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior, neste sentido a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa.

Segundo Minayo (2012) a pesquisa qualitativa estrutura-se nos termos: verbos: compreender, interpretar, dialogar e substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A experiência é a compreensão que o ser humano tem de si, e seu significado no mundo. Da experiência passa-se a reflexão, que tem como finalidade a escrita da pesquisa. Porém, em uma pesquisa qualitativa deve-se ter cuidado com a reflexão, pois nesta pode

(5)

prevalecer à opinião do narrador, e o intuito da pesquisa é a interpretação da percepção do narrado. Deve-se ser cuidadoso em analisar a vivência do sujeito estudado, pois a experiência pode ser a mesma para a amostra examinada, mas cada sujeito pode ter uma vivência diferente.

Quanto a Pesquisa Qualitativa será pela Análise do Conteúdo de acordo com Bardin (2009) que se aplica nas Ciências Humanas, sobretudo, pela classificação que emerge das relações entre as pessoas.

Para Bardin (2009) a análise de conteúdo, enquanto método torna-se um conjunto de técnicas de análise das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. Consiste em um jogo entre as hipóteses, entre a ou as técnicas e a interpretação. “Isto porque a análise de conteúdo se faz pela prática” (BARDIN, 2009, p.51).

A Análise de Conteúdo deve ter como ponto de partida uma organização. As diferentes fases da análise de conteúdo organizam-se em torno de três polos, conforme Bardin (2009):

a) A pré – análise: objetiva a sistematização para que o analista possa conduzir as operações sucessivas de análise. Além da escolha dos documentos a serem submetidos à análise, também a formulação de hipóteses para a elaboração de indicadores para a interpretação final.

b) A exploração do material: é a operação de analisar o texto sistematicamente em função das categorias formadas anteriormente (BARDIN, 2009; MINAYO, 2007). c) O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação, que compreende a

organização da análise; a codificação de resultados; as categorizações; as inferências; e, por fim, a informatização da análise das comunicações (BARDIN, 2009; MINAYO, 2007).

Para desenvolver a pesquisa, objetivo desse trabalho, foram utilizados os métodos: bibliográfico, documental, pesquisa de campo e exploratório.

Segundo Gil (2008) qualquer pesquisa necessita do embasamento bibliográfico, sendo prioritária a consulta de material bibliográfico para a conceituação da pesquisa e para fundamentação científica.

Para Kauank (2010) a pesquisa é bibliográfica quando é elaborada a partir de material publicado.

Segundo Oliveira (2010) a pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica, sendo que a diferença entre ambas é a natureza dos documentos utilizados. A pesquisa documental refere-se à utilização de documentos que não receberam nenhum tratamento científico, tais como: relatórios, reportagens, cartas, filmes, fotografias, dentre outas.

Gonçalves (2003) define a pesquisa documental como:

A pesquisa documental é muito próxima da pesquisa bibliográfica. O elemento diferenciador está na natureza das fontes: a pesquisa bibliográfica remete para as contribuições de diferentes autores sobre o assunto, atentando para as fontes secundárias, enquanto a pesquisa documental recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, as fontes primárias (GONÇALVES, 2003 apud OLIVEIRA, 2010, p.32).

A pesquisa de campo é definida por Marconi e Lakatos (2003) como a técnica de observação dos fatos e fenômenos como eles ocorrem espontaneamente, e consistem na coleta de dados, registro das variáveis relevantes e análise dos dados.

Para Trujilo (1982) a pesquisa de campo “não deve ser confundida com a simples coleta de dados (...) é algo mais que isso, pois exige contar com controles adequados e com

(6)

objetivos pré-estabelecidos que descriminam suficientemente o valor do que deve ser coletado” (TRUJILO, 1982 apud MARCONI E LAKATOS, 2003, p.186).

Para Marconi e Lakatos (2003) a pesquisa exploratória é uma subdivisão da pesquisa de campo, sendo definida como:

Investigação de pesquisa empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, fato ou fenômeno, para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos (MARCONI e LAKATOS, 2003, p.188).

Instrumentos da Pesquisa

Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados questionários estruturados aplicados junto aos coordenadores de curso; documentos; leis; planilha CPC; IGC e ENADE publicadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e internet.

O questionário foi desenvolvido no Formulários do Google, sendo estruturado em 10 questões. As questões foram divididas em categorias: Legislação (1); PPC – Projeto Pedagógico de Curso (1); DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais (1); CPC – Conceito Preliminar de Curso (1); Gestão de Curso (2); Desempenho (1); Habilidades e Competências (1); Ações (1); Valor (1).

Sujeitos da Pesquisa

Os Coordenadores dos Cursos que passaram pelo ENADE de 2013, 2014 e 2015.

4. RESULTADOS

A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto a outubro de 2018, tendo sido encaminhado questionário, pelo Formulários do Google, aos 20 coordenadores de cursos da IES que já participaram do ciclo avaliativo do ENADE, entre os anos de 2013, 2014 e 2015.

Foram devolvidos, respondidos, 13 formulários, dos quais apresentamos os resultados e análise.

1) Você conhece a legislação que preconiza a avaliação da educação superior? Você concorda com ela? (Categoria: Legislação)

Conhecem a legislação Concordam com a legislação Comentários  11 coordenadores

responderam que conhecem a legislação da educação superior.

 01 coordenador respondeu conhecer mais ou menos.  01 coordenador respondeu

não ter conhecimento.

 04 concordam com a legislação, 01 não concorda e 08 concordam em partes.

 na minha opinião o modelo de avaliação vigente não retrata o quadro geral da aprendizagem do aluno.

 Em partes, haja vista que algumas considerações nelas pontuadas são pertinentes, muito embora tem vários aspectos que são divergentes.  Acredito que o processo

advindo do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior vem evoluindo porem como é baseada em indicadores e o nosso país é continental e possui regiões e localidades heterogêneas com diferentes

(7)

realidades, alguns desses indicadores podem não ser reflexo da qualidade educacional de determinada IES.

 Parcialmente, entendo que seja necessário se regular e se avaliar a formação acadêmica gerada pelas IES, mas tenho ressalvas quanto à fidedignidade dos resultados.

Neste item percebe-se que grade parte dos coordenadores (11) afirmam conhecer a legislação da educação superior, onde 04 (quatro) dizem concordar em partes com a mesma. Nas considerações, os coordenadores, pontuaram a importância do processo avaliativo, porém consideraram que os dados gerados pela avaliação podem não retratar com fidedignidade a qualidade da educação superior de determinada IES, ou o desempenho do estudante.

2) O Enade é componente curricular obrigatório por lei. No Projeto do Curso está explicitado esse componente? E como esta informação é repassada para os estudantes? (Categoria: PPC)

PPC INFORMAÇÃO

 10 coordenadores responderam que no PPC está explícito o Enade como componente curricular do curso.

 03 coordenadores responderam que o Enade não consta, explicitamente, como componente curricular do curso.

 Desde o primeiro semestre pelo Manual do Estudante; pelas palestras sobre a importância do ENADE na Formação do Estudante e em sua vida profissional.

 Quando dos momento necessários.

 os alunos são informados de acordo com o ano em que farão a avaliação.

 E semestralmente é lembrado ao aluno a importância da avaliação do Enade para a qualificação tanto do aluno quanto da instituição.  A informação é repassada durante as aulas e em momentos

específicos ao longo do curso.

 é repassado com muitas fragilidades, pois acredito que devemos conscientizar o alunado desde o início do ingresso da Faculdade, e isso não é uma prática comum.

 através de aulas dirigidas; revisão do conteúdo.  São feitas abordagens direcionadas sobre o assunto.

 Essas informações são passadas através de encontros e seminários, que são intensificados nos períodos de Ciclo avaliativo.

 são comunicados de forma verbal através de campanha preparatória também.

 Os estudantes são informados sobre o ENADE, mas observamos que a maioria considera apenas uma prova.

 Os alunos são informados quando ingressam o curso. Estudam e discutem sobre a temática na disciplina de Currículos e programas. E a cada avaliação são lembrados das habilidades e competências que precisam desenvolver durante sua formação e que precisam mais tarde serem aferidas também pelo Exame Nacional - ENADE. São informados quando da inscrição como ingressantes e concludentes entre outros momentos.

No item em análise, 10 coordenadores afirmam que o Enade como componente curricular obrigatório está explícito do Projeto Pedagógico do Curso – PPC. Quando analisadas as respostas à indagação de como a informação é repassada para os estudantes, observa-se que 07 (sete) respostas são que a informação é repassada desde o início do curso, em momentos de formação, bem como no manual acadêmico, que está inserido no procedimento avaliativo do processo ensino-aprendizagem. Verificou-se, que em 05 (cinco)

(8)

respostas uma fragilidade no repasse da informação, destacando que existe uma comunicação quanto ao assunto, mas não uma sensibilização dos estudantes.

3) Você vê relação da prova do ENADE com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para o curso? (Categoria: Diretrizes Curriculares Nacionais)

ENADE x DCN do curso COMENTÁRIOS

 08 coordenadores responderam que a prova do ENADE tem relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para o seu curso.

 02 coordenadores responderam que a relação do ENADE com as DCNs do curso apresentam alguma relação, conforme o conteúdo.

 01 coordenador respondeu que não identificou relação entre o ENADE e a DCN do curso.

 02 não souberam responder.

 atende exatamente as Diretrizes de cada Curso.

 há um dialogo entre a formação do egresso e o ENADE.  De forma muito superficial, fazendo-se necessárias várias

mudanças e adaptações de acordo com a realidade apresentadas nos cursos.

 parte do conteúdo sim.

 as questões utilizadas na prova do Enade, condizem com os conteúdos das DCNs e com os conteúdos trabalhados nas disciplinas.

 porém de forma parcial, não podendo mensurar o perfil do egresso de forma integral.

 a prova é toda centrada na DCN.

No item sobre a relação da prova do ENADE com as DNCs, 08 (oito) coordenadores afirmam que a prova aplicada ao seu curso tem relação, conteúdos, conforme as DCNs do curso. No entanto, 05 (cinco) coordenadores concordam parcialmente ou discordam da relação da prova do ENADE com as DCNs dos respectivos cursos. Verifica-se uma divergência no conhecimento dos conteúdos da prova do ENADE e das DCNs, porém destaca-se que a maioria concorda que a prova do ENADE atende exatamente as Diretrizes

de cada Curso.

4) Você sabe como se compõem o Conceito Preliminar de Curso – CPC? Qual sua relação com o ENADE? (Categoria: Conceito Preliminar de Curso)

CPC COMENTÁRIOS

 10 coordenadores responderam que têm conhecimento da composição do CPC.

 03 coordenadores responderam que não conhecem a composição do CPC.

 A relação está intrinsicamente relacionada. Tanto a Instituição, Professores e alunos têm que ter essa consciência, pois a qualidade do ensino e por consequência o futuro profissional do aluno dependerá de seu desempenho.

 É o cálculo feito com base na avaliação de desempenho do aluno, e é uma avaliação trienal.

 Composto com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Atuo como todo professor deve atuar, de forma indireta, estimulando ao aluno para que o mesmo direcione seus estudos para o êxito do mesmo.

 Relação na análise estrutural e Academica.

 O enade está diretamente relacionado com CPC, pois Na composição deste Conceito são utilizadas formulas avaliativas de desempenho variáveis: onde o ENADE - que mede o desempenho dos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação faz parte da formula juntamente com o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (Conceito IDD) e as variáveis de insumo. O dado variável de insumo – que considera corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do ENADE.

(9)

 Confesso que não sei de forma geral, mas acredito que tenha como alguns parâmetros a titulação do corpo docente, produção científica, projetos de pesquisa e extensão.

 O CPC é um indicador de qualidade na avaliação dos curso de graduação. O resultado do ENADE compõe o cálculo do CPC e sua divulgação acontece um ano depois da avaliação do ENADE naquele curso (de acordo com o Ciclo). Os dados do CPC podem subsidiar os atos regulatórios de avaliação dos cursos (renovação de reconhecimento por ex.)

Nesse item, 10 (dez) coordenadores responderam que conhecem a composição do Conceito preliminar de Curso – CPC. Na justificativa da resposta verifica-se que 03 (três) coordenadores reconhecem o CPC como indicador e a relação do ENADE como insumo para sua composição. Os outros 07 (sete) coordenadores que afirmaram conhecer a composição do CPC não descreveram com coerência a relação entre os indicadores.

5) A IES dá suporte e liberdade para o trabalho docente, para o trabalho da coordenação, no que tange ao ENADE? (Categoria: Gestão do Curso)

Gestão do Curso COMENTÁRIOS

 13 coordenadores responderam que a IES dá suporte e liberdade para o trabalho docente e de gestão do curso, no que tange ao ENADE.

 Total apoio.

 a IES dá suporte e liberdade para o trabalho docente.

 sempre são feito trabalhos como aulões, e formações para os alunos que farão Enade.

 são realizados inclusive encontros para dialogar sobre estratégias e alinhamentos sobre o mesmo para que os cursos vejam as fragilidades e potencialidades em cada um.

 temos total apoio para o trabalho dos docentes e coordenadores para preparação para o ENADE. Sendo realizados eventos e treinamentos específicos em diversos eixos de trabalho, Elaboração de questões em provas, realização de simulados, Palestrantes externos e eventos de apoio institucional.

 as boas experiências são compartilhadas e temos autonomia quanto a preparação dos alunos.

 mas de forma relativa, pois as ações vinham sendo centradas no ano em que a prova é realizada. A introdução das questões contextualizadas representaram uma melhoria efetiva nesse sentido.

 A IES dá certa liberdade, porém, cria comissões que acompanhem, estimulem, pensem e tracem estratégias para otimização dos resultados junto aos alunos e professores.

Nesse item, todos os coordenadores afirmaram que a IES dá apoio e liberdade para a gestão do curso trabalhar as questões relacionadas ao ENADE. Nas justificativas está relatado que a IES cria comissões para acompanhamento e estratégias para otimização dos resultados junto aos alunos e professores, bem como realiza eventos e treinamentos específicos, palestras.

6) O conceito ENADE avalia o aprendizado do aluno, tanto no quesito de Formação Geral quanto de Formação Específica. Em relação às diretrizes curriculares e formação profissional, essa avaliação é considerada importante e é utilizada pela gestão do curso? Para quais fins? (Categoria: Gestão do Curso)

Gestão do Curso COMENTÁRIOS

 12 coordenadores responderam que utilizam o resultado para a gestão do curso.

 01 coordenador respondeu não

 Desde que utilizada desde o primeiro semestre dos Cursos de Graduação, como mais um instrumento de avaliação.

 Acredito que nao pois tenho um cinceito diferente de avaliação.

(10)

utiliza o resultado para a gestão do curso.

 A gestão do curso percebe os resultados do ENADE como uma forma de observar as melhorias necessárias para a formação do estudante. Desenvolvendo estratégias para a melhoria da formação.

 Monitorar a qualidade do material que esta sendo repassado ao estudante. E o nivel de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos.

 A matiz curricular é pensada com base nos conteúdos cobrados pelo ENADE, em consonância com a DCN e o perfil atual do mercado de trabalho

 pois o ENADE avalia os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso, servindo como indicador para que saiba-se se o aluno esta conseguindo compreender os conteúdos oferecidos pelo curso o qual ele esta inserido.

 avaliar o nivel do ensino - aprendizagem.

 Na ciência do direito as abordagens acadêmicas levam em consideração esse enfoque geral/específico, o que é refletido na gestão.

 No nosso caso todo o processo formativo é voltado para formação das competências, habilidade e atitudes. Principalmente no ultimo ano, onde o aluno já esta nos estágios e as avaliações são tanto formativas quanto somativas, procurando sempre dá um retorno ao aluno onde ele pode melhorar e realizando os feedbacks que professores e preceptores. Envolvendo os saberes no campo de pratica do aluno. Nas disciplinas curriculares, o processo se inicia a partir do quarto período envolvendo tanto provas elaboradas no padrão solicitado pela IES, bem como também realizando atividades que desenvolvam o sendo critico e visão para a realizade.

 Para identificar qual o perfil do aluno da IES assim como em que podemos melhorar enquanto curso, seja na questão de conteúdo, metodologia e afins.

 para que possamos avaliar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico

 A formação geral e específica é considerada importante no curso de Pedagogia. Ë primordial para a formação de um perfil de educador antenado com as demandas atuais da sociedade.

No item, 11 (onze) coordenadores responderam que utilizam os resultados para a gestão do curso. Destaca-se importante o relato de que a gestão do curso percebe os resultados do ENADE como uma forma de observar as melhorias necessárias para a formação do

estudante, desenvolvendo estratégias para a melhoria da formação, pois o ENADE avalia os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

7) Para você, o desempenho dos alunos no ENADE reflete um ensino de qualidade? Por quê? (Categoria: Desempenho)

DESEMPENHO COMEMTÁRIOS

 09 coordenadores responderam que o ENADE reflete um ensino de qualidade.

 04 coordenadores responderam que não concordam que o ENADE reflita um ensino de qualidade.

 Como disse anteriormente, se for trabalhado desde o início do Curso como mais um instrumento de avaliação, pois faz do aluno um ser pensante; construtor de seu conhecimento.  através dos resultados é possível observar o desenvolvimento

do estudante no decorrer da formação. Principalmente considerando as duas categorias de analise que são: formação geral e especifica.

(11)

 pois demonstra que o aluno desenvolveu a autonomia e a iniciativa de buscar conhecimentos para além das IES.

 pois muitos alunos ainda não compreendem a importância do EANDE.

 pois com ajuda deles, leva-nos, enquanto coordenador/ professor a refletir mais a realidade da instituição a qual estamos inserida.

 Pois existem casos de boicotes organizados por discentes que derrubam a nota do enade.

 O desempenho no enade não reflete integralmente a qualidade do ensino. Em se tratando apenas uma prova não há como mensurar as diversas particularidades do ensino e do aprendizado do aluno. Todo processo avaliativo deve ser composto por varias etapas. Sendo a prova apenas uma dado quantitativo que não reflete a qualidade de ensino.

 reflete a qualidade do ensino, que por sua vez, depende da relação docente-discente. Pois apesar de ser uma avaliação de grande escala, podemos sim aproveitar seus resultados para repensar estratégias para o andamento e melhorias do curso.  Parcialmente, porque nem todos os estudantes realizam a prova

com o cuidado e responsabilidade.

 Quando o aluno obtêm um bom conceito no ENADE é esperado que este aluno tenha adquirido conhecimentos e habilidades satisfatórias a sua formação.

 Em resposta ao item, 09 (nove) coordenadores responderam que o ENADE reflete um ensino de qualidade. Porém na análise das justificativas às resposta verifica-se uma divergência quanto a concordância e as respostas. Em uma das respostas apresenta-se um resumo da ideia das respostas: O desempenho no enade não reflete integralmente a

qualidade do ensino. Em se tratando apenas uma prova não há como mensurar as diversas particularidades do ensino e do aprendizado do aluno. Todo processo avaliativo deve ser composto por varias etapas. Sendo a prova apenas uma dado quantitativo que não reflete a qualidade de ensino.

8) O ENADE valoriza a capacidade de pensar; espírito crítico; ética; atualidades; as habilidades e competências dos estudantes. Portanto, de acordo com seu ponto de vista, deve ser trabalhado com os alunos quando? (Categoria: Habilidades e Competências)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS  Desde o início do Curso.

 Acredito que todos estes aspectos devam ser trabalhados ao longo da formação do aluno.  Desde o primeiro semestre do estudante.

 Desde os primeiros dias de aula, no primeiro período, logo após o ingresso na Formação Inicial, deixando os alunos cientes sobre a responsabilidade diante do que esta sendo iniciado, e a importancia de uma formação com qualidade e direcionada.

 em sala de aula, com novas metodologias.

 Em todo o processo de formação profissional. Capacidades de pensar e espirito critico devem ser a base um processo de formação que transversal a isso busca construir competência, habilidades e atitude de um profissional ético e comprometido com sua realidade.

 A chave da questão é essa, quando devemos trabalhar este aluno. Acredito que ele deve ser trabalhado desde antes de chegar ao ensino superior, vislumbrando a ampliada visão do contexto educacional brasileiro, porém não é a realidade. Dentro do que nos compete enquanto IES, podemos sim, iniciar um trabalho desde os primeiros períodos e não somente faltando 6 meses para o exame nacional.

 Ao longo de todo o curso.

(12)

todo processo acadêmico nas atividades de ensino, pesquisa, extensão.

De forma unânime, os coordenadores responderam que as abordagens devem ser realizadas no início e no decorrer do processo formativo, sendo sintetizada pela justificativa:

Em todo o processo de formação profissional. Capacidades de pensar e espírito crítico devem ser a base um processo de formação que transversal a isso busca construir competência, habilidades e atitude de um profissional ético e comprometido com sua realidade.

9) Quais as ações de sensibilização e conscientização sobre a importância do ENADE são realizadas em seu Curso? (Categoria: Ações)

AÇÕES

 As ações devem ser contínuas e não pontuais. Ou seja, se forem aplicadas como mais um instrumento de avaliação e não somente como preparação na época da Prova do ENADE, surtirão efeitos excelentes.  Bem, sempre mitivamos osnetudantes a pesquisarem mais.

 Informações sobre o que é o ENADE, aulas direcionadas para a formação geral, bem como para a formação especifica, além de simulados.

 Informação antecipada sobre o enade Aulões Videos motivacionais

 Na apresentação da disciplina, na preparação para as avaliações, nas correções das avaliações, no encerramento da disciplina e em eventos específicos para este fim

 Oficinas e Aulões

 desenvolvimentos de questões (simulados) e novas metodologias  Reuniões dirigidas.

 Conferências, encontros, debates em sala, Work Shop, ações pedagógicas em sala de aula, vídeos institucionais.

 Oficinas, Simulados, Revisões, Aulões.

 A contextualização das avaliações, a realização de palestras das mais diferentes áreas do conhecimento, campanhas de conscientização...

 Durante as aulas, nos períodos de avaliação no decorrer do curso, sendo mais intensificado nos períodos de ciclo ENADE.

Quanto às ações desenvolvidas destaca-se que os coordenadores pontuaram que devem ser contínuas, preparação de formação geral, bem como formação específica, desenvolver ações motivacionais, trabalhar com metodologias ativas. O item pode ser respondido pela justificativa: Na apresentação da disciplina, na preparação para as avaliações, nas correções das avaliações, no encerramento da disciplina e em eventos específicos para este fim.

10) Que valor, você e seus professores agregam ao ENADE e conseguem transmitir aos seus alunos? (Categoria: Valor)

VALOR

 De excelência! Pois, adotamos como uma das ferramentas de avaliação dentro do Projeto Pedagógico de nosso Curso.

 Trabalhamos na perspectiva de perceber o ENADE como uma avaliação capaz de apontar fragilidades e exitos do curso, assim como toda avaliação uma oportunidade para refletir sobre a formação do aluno enquanto futuro profissional.

 Sempre informo que, o desempenho dos alunos no Enade, é um dos pontos que se reflete na nota que o MEC dá ao curso que pode chegar a nota maxima de 5.

 Numa escala de 0 a 10, é dado 10. Em termos subjetivos, reconhecemos o estremo valor que o ENADE representa para os estudantes e a Instituição

 Procuramos consubstanciar a avaliação, por meio da sensibilização sobre os conteúdos importantes do curso, dentro do parâmetros que temos, pois a avaliação do mesmo muito afirma sobre o currículo da instituição e sobre a capacitação recebida pelos alunos do curso.

 Desde o início do curso as avaliações escritas seguem o padrão enade como forma de preparação.

 O enade é um processo de avaliação que depende tanto do aluno e seu grau de compromisso com a IES, como também das condições de infraestrutura e corpo docente e projeto pedagógico. Assim vejo a

(13)

necessidade de um trabalho conjunto IES, Coordenadores, professores e alunos para está em um constante processo de melhoria. O percebo ainda a necessidade de uma melhor compreensão por parte discente da importância desse processo em suas vidas acadêmicas onde não é uma responsabilidade somente da IES e sim algo que o aluno precisa participar e compreender todo o processo.

 Acredito que por não vivenciarmos, ainda, o ENADE de forma perene não temos muito valor a agregar nem transmitir ao aluno. Parece ser um trâmite meramente burocrático que precisamos passar, e o aluno para se formar e ponto.

 O curso, professores e Coordenação, consideram o ENADE muito importante, mas sentem que ainda precisam fortalecer essas ações para agregar aos alunos esse valor.

 Valor de avaliação de qualidade do ensino e aprendizagem destes em seu processo de formação, qualidade do serviço prestado por nossa IES.

O entendimento do valor agregado reflete-se na justificativa: O enade é um processo

de avaliação que depende tanto do aluno e seu grau de compromisso com a IES, como também das condições de infraestrutura e corpo docente e projeto pedagógico. Assim vejo a necessidade de um trabalho conjunto IES, Coordenadores, professores e alunos para está em um constante processo de melhoria. O percebo ainda a necessidade de uma melhor compreensão por parte discente da importância desse processo em suas vidas acadêmicas onde não é uma responsabilidade somente da IES e sim algo que o aluno precisa participar e compreender todo o processo.

5. CONLCUSÃO

A política educacional, sob o ponto de vista socioeconômico e cultural, desempenha um papel estratégico no desenvolvimento de uma nação.

A formação de profissionais competentes para atuarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e renovável implica, necessariamente, em fomentar uma percepção crítica acerca da relação que se estabelece entre a Educação Superior e a Sociedade.

Neste sentido, a avaliação das Instituições de Ensino Superior torna-se um imperativo ético, diante do compromisso que estas assumem com a sociedade.

A Avaliação da Educação Superior vem se aprimorando a cada tempo, com a crescente ampliação e oferta de vagas, pela abrangência da educação. Em uma década a oferta de cursos superiores cresceu 50,6%, com um aumento de 69,7% nas matrículas, conforme dados do Censo da Educação Superior.

IES; Cursos e Matrículas – 2007/2017 2007 2017 IES 2.281 2.448 Cursos 23.488 35.380 Matrículas 4.880.381 8.286.663 FONTE: Censo da Educação Superior – INEP

Enquanto a educação superior deve ser incentivada e ampliada, cresce também a responsabilidade e prioridade em acompanhar e avaliar a qualidade da oferta. Neste sentido foi pensado e instituído o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES, em 2004. Nesses 15 anos de vigência, o SINAES vem consolidando-se com a ampliação de seus instrumentos, com a formação de seus agentes, com a inovação e tecnologia em sua atuação.

Com a Lei nº 10.861/2004, ficou instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, o qual tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, utilizando a avaliação das instituições de educação superior visando.

(14)

constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social, considera-se que ela contribui para a transformação da educação por possibilitar o autoconhecimento institucional.

O Processo de Avaliação Institucional compreende três modalidades de avaliação: 1. Avaliação das Instituições de Educação Superior - AVALIES, realizada em duas etapas: a) Autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.

b) Avaliação Externa, realizada por comissões designadas pelo INEP. (i) Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG.

(ii) Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE.

Um dos instrumentos utilizados pelo SINAES, para alcançar sua finalidade, é a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, que é realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Sendo o ENADE instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, conhecida como a lei do SIANES, e regulamentado pela Portaria Normativa Nº 840/2018.

O ENADE é um dos processos mais importantes para o SINAES, pois juntamente com a Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional são os dados utilizados para a formação dos indicadores avaliativos. O ENADE tem como finalidade aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares, as habilidades e competências adquiridas no decorrer do Curso de Graduação.

O SINAES utiliza a metodologia de indicadores para divulgar os resultados das avaliações. O ENADE é utilizado para o resultado dos indicadores: CPC (conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Curso). Esses indicadores são muito importantes na avaliação da qualidade da instituição, sendo utilizados como base para a liberação de financiamento para o curso (Financiamento Estudantil – FIES), bem como para a renovação automática do curso de graduação sem a necessidade de visita in loco. Mas, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é realmente o resultado da qualidade de ensino de uma Instituição de Educação Superior?

Para responder essa pergunta, este trabalho se propôs a verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior, através de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo.

A pesquisa aplicada aos coordenadores de cursos que já passaram pela avaliação do ENADE proporcionou o conhecimento de como os coordenadores encaram a avaliação, onde demonstraram conhecer a política de avaliação da educação superior, mas apresentaram um desconhecimento mais aprimorado sobre o assunto. Verificou-se respostas de forma genérica, apresentando pouca intimidade com o assunto abordado.

Pela pesquisa bibliográfica observou-se que a política de avaliação vem se moldando e construindo um processo avaliativo que respalde a qualidade da educação, principalmente quando se propõem avaliar as IES pelo produto: o estudante.

Pela pesquisa com os coordenadores foi apresentado que os mesmos não concordam que o ENADE demonstre o resultado da qualidade da educação superior.

(15)

Em relação aos objetivos específicos destaca-se:

 Refletir sobre a legislação pertinente ao ENADE e sua clarificação a Instituição de Ensino Superior.

Observou-se que os coordenadores conhecem superficialmente a legislação sobre a avaliação da educação superior, confundindo-a com a legislação específica do ENADE.

 Perceber se o resultado do ENADE é utilizado como dado gerencial institucional (Coordenadores).

Verificou-se, ainda, que os coordenadores não utilizam os resultados avaliativos para o processo de avaliação do Projeto Pedagógico do Curso. Deixando as ações, a avaliação a cargo da IES.

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

BARREYRO, G.B.; ROTHEN, J.C. Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB. Revista Avaliação. V.13, n.1, p.131 – 152, mar. 2008. Sorocaba-SP

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB. Brasília: MEC, 1996. _______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – Lei do SINAES. Brasília, 2004. _______. Decreto nº 9235, de 15 de dezembro de 2017. Brasília, 2017.

_______. Portaria Normativa nº 6, de 27 de março de 2013. Brasília, 2013. _______. Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018. Brasília, 2018. _______. Portaria Normativa MEC nº 01, de 22 de janeiro de 2010. Brasília, 2010.

_______.Censo da Educação Superior 2017: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.

_______. Nota Técnica nº 72 – Cálculo do Conceito Preliminar de Curso referente a 2013. Brasília: 2013.

_______. Nota Técnica nº 73 – Cálculo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição referente a 2013. Brasília: 2013.

GIL, A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. _______. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, F.C.; MEDEIROS, C.H. Metodologia da Pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LORDÊLO, JAC., and DAZZANI, MV., orgs. Avaliação educacional: desatando e reatando nós [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 349 p. ISBN 978-85-232-0654-3. Available from SciELO Books .

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecilia. O Desafio do Conhecimento — Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: Abrasco, 2004.

(16)

_________. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciências & Saúde Coletiva, 17 (3), p.621-626. Rio de Janeiro: 2012.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. revista e ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TENÓRIO, R. M., ANDRADE, M.A.B. A avaliação da educação superior no Brasil: desafios e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2009.

SOBRINHO, J.D et. al. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Bases para uma Nova proposta da Educação Superior. Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior – CEA. Brasília: INEP, 2003.

_______. Avaliação e Transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do Provão ao SINAES. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP. v. 15, n. 1, p.195-224, mar. 2010. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação.

Conferência Mundial sobre Educação Superior. Paris: 1998. Disponível em:

<http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a

Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html> acessado em 03 ago. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Operações específicas, autorizadas pelo BACEN: - Bancos de Desenvolvimento - Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento - Agências de fomento 7.4 Mercado de

Mercado Aberto Títulos BACEN Venda Primária ou Leilão Primário Propostas IF através dos Dealers Mercado Secundário ou Mercado Aberto OPERAÇÕES OVER NIGHT Taxa Selic... Atuação

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Santa Inês nas datas, em local e nos horários de acordo com

O Secretário da Educação do Município de Maranguape, JOSÉ ELIOMAR NUNES COSTA, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 95, Inciso I, Alínea b, Itens I a V, da

Constatamos que a produção escrita de contos nas aulas de Matemática, na perspectiva da resolução de problemas, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, é importante não só mencionar que esta teoria se aplica na aquisição de conhecimentos de nível avançado em domínios complexos e pouco- estruturados, mas também

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de