• Nenhum resultado encontrado

E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, de de Nome: 9 ano: Nº. Apostila Aprende Brasil. Semana de 23/08 a 27/08.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, de de Nome: 9 ano: Nº. Apostila Aprende Brasil. Semana de 23/08 a 27/08."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1 E.M. Prefeito João Matheus Telles de Menezes.

Bady Bassitt, _____ de _________ de 2021.

Nome: ________________________________________________________________________ 9° ano: _____ Nº _____

Apostila Aprende Brasil Semana de 23/08 a 27/08

9º ano Língua Portuguesa

(Aula 1): Interpretação textual – matéria jornalística.

▪ Apostila “Aprende Brasil”, volume 3, unidade 6.

▪ Na aula de hoje vamos trabalhar com a interpretação de uma matéria jornalística.

▪ Unidade 6 – Apostila “Aprende Brasil”, volume 3 – página 37: Outros textos, outros caminhos ❖ Leia a matéria publicada no Jornal da USP a respeito da Semana de Recepção aos Calouros – Na Semana de Recepção aos Calouros da USP, trote não é bem-vindo, Caroline Aragaki (páginas 37, 38 e 39).

• Faça as atividades de 1 a 5, página 39.

➢ Na atividade 1, identifique em qual suporte e quando essa matéria foi publicada. ➢ Na atividade 2, sublinhe com um traço, o título da matéria em estudo e com dois

traços, a linha-fina, no próprio corpo do texto.

➢ Na atividade 3, indique a finalidade do título e a finalidade da linha-fina em uma matéria jornalística.

➢ Na atividade 4, marque um “x” na alternativa correta em relação à finalidade da matéria em estudo.

➢ Na atividade 5, complete o quadro com as principais informações a respeito do evento noticiado, ou seja, da Semana de Recepção aos Calouros da USP.

Língua Portuguesa

(Aula 2): Interpretação textual – matéria jornalística – continuação.

▪ Apostila “Aprende Brasil”, volume 3, unidade 6.

▪ Na aula de hoje vamos continuar com as atividades interpretativas de uma matéria jornalística.

(2)

2 ❖ Releia a matéria publicada no Jornal da USP a respeito da Semana de Recepção aos Calouros – Na Semana de Recepção aos Calouros da USP, trote não é bem-vindo, Caroline Aragaki (páginas 37, 38 e 39).

▪ Faça as atividades 6 e 7, página 40.

➢ Na atividade 6, identifique em qual parte do texto as informações do quadro (atividade 5) estão localizadas, em qual (is) parágrafo (s).

• Leia o quadro (em laranja, no início da página 40) e relembre a estrutura da pirâmide invertida e, em seguida, faça a atividade 7.

Pirâmide Invertida e Lide

O Lide (Lead) é a introdução da notícia. É onde situamos o leitor, contextualizando o fato acontecido. Para fazermos um bom lide devemos responder a seis perguntas básicas: ‘O quê?’, ‘Quando?’, ‘Quem?’, ‘Como?’, ‘Onde?’ e principalmente ‘Por quê?’ aquilo é relevante para o público. Já a Pirâmide Invertida é uma estruturação do conteúdo da reportagem. Esse modelo prioriza uma forma mais clara e direta de transmitir a notícia e é assim chamada por colocar os fatos mais importantes antes das demais informações, situação que normalmente não acontece em contos e novelas.

➢ Na atividade 7, você deverá reler a matéria em estudo e identificar as informações principais e secundárias veiculadas pelo texto. Em seguida, resuma as informações essenciais solicitadas em cada item.

(3)

3 Língua Portuguesa

(Aula 3): Oração subordinada substantiva – retomada.

▪ Apostila “Aprende Brasil”, volume 3, unidade 6.

▪ Na aula de hoje, retomaremos o estudo das orações subordinadas substantivas. ▪ Unidade 6 – Apostila “Aprende Brasil”, volume 3 – página 40.

▪ Agora, retomaremos o estudo das orações subordinadas substantivas; neste capítulo, não trabalhamos todos os tipos de orações subordinadas – já as vimos no 1º Bimestre. Mesmo assim, apresentamos exemplos de cada um deles, a fim de conhecer e entender como é organizada a análise sintática desse conteúdo. Para o entendimento das orações subordinadas substantivas subjetivas e predicativas, é fundamental a compreensão do predicado nominal. Isso porque, na oração subordinada substantiva subjetiva, a oração principal é formada basicamente por verbo de ligação e predicativo (o sujeito fica na oração subordinada) e, na predicativa, por sujeito e verbo de ligação (o predicativo fica na oração subordinada).

• Em seguida, assista aos vídeos:

• https://www.youtube.com/watch?v=5tF5gbGZIdw (ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

SUBJETIVA E PREDICATIVA)

• https://www.youtube.com/watch?v=s1eHkAZZSOU (ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

SUBJETIVA E PREDICATIVA) • Para relembrar:

Oração Subordinada substantiva

Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.

As orações subordinadas substantivas começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. São classificadas conforme a função sintática que exercem na oração. Veja os exemplos de oração subordinada substantiva subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal e apositiva, na apostila 3, página 42 (boxe azul).

Agora, na página 41, faça a atividade 8.

Na atividade 8, releia o trecho em destaque:

❖ Na letra a, sublinhe, no próprio trecho, os verbos do período em negrito. ❖ Na letra b, identifique as orações 1 e 2.

❖ Nos itens da letra c, você deverá analisar sintaticamente a oração 1 e identificar o que se pede em cada um deles.

Língua Portuguesa

(Aula 4): Oração subordinada substantiva subjetiva – retomada.

▪ Apostila “Aprende Brasil”, volume 3, unidade 6.

▪ Na página 43, leia o quadro (cinza, à direita da página) e relembre a função sintática de sujeito. Em seguida, faça as atividades 9 e 10, também da página 43.

Na atividade 9, para responder às letras a, b e c, analise o enunciado I; e para responder às letras d, e, f, g, h e i, analise o enunciado II.

(4)

4 - Na letra a, sublinhe, no próprio trecho, o (s) verbo (s) do enunciado I.

- Na letra b, identifique se o período é simples ou composto. - Na letra c, identifique o sujeito do enunciado em estudo.

- Na letra d, sublinhe, no próprio trecho, o (s) verbo (s) do enunciado II. - Na letra e, identifique se o período é simples ou composto.

- Na letra f, identifique qual é a primeira oração do período.

- Na letra g, circule, no próprio enunciado II, a conjunção integrante que liga as orações. - Na letra h, identifique a segunda oração do período.

- Na letra i, classifique a oração subordinada presente no enunciado II.

Na atividade 10, marque com “x” as alternativas em que as orações subordinadas exercem função de “sujeito”, ou seja, as orações que são classificadas como subordinadas substantivas subjetivas.

Língua Portuguesa

(Aula 5): Oração subordinada substantiva subjetiva – retomada.

▪ Na página 44, leia o quadro (azul, final da página) para relembrar as duas estruturas básicas apresentadas pelas orações subordinadas substantivas subjetivas.

➢ Na atividade 11, transforme os períodos simples em períodos compostos; as orações subordinadas, nesses casos, deverão ser subjetivas. Exemplo: letra a: Nesses casos, convém a saída de todos. Resposta: Nesses casos, convém que todos saiam.

➢ Na atividade 12, transforme os períodos compostos em períodos simples. Exemplo: letra a: É bem importante que você devolva o livro. Resposta: É bem importante a devolução do livro.

Língua Portuguesa

(Aula 6): Oração subordinada substantiva predicativa – retomada.

▪ Leia o quadro (em laranja, localizado no centro) da página 45 e relembre as características das orações subordinadas substantivas predicativas.

▪ Faça as atividades 13 e 14 da página 45.

➢ Na atividade 13, analise o enunciado do quadro em laranja:

❖ Na letra a, sublinhe, no próprio trecho, o (s) verbo (s) do enunciado; ❖ Na letra b, circule a conjunção integrante da oração.

❖ Na letra c, separe as orações (principal e subordinada) com uma barra (/). ❖ Na letra d, identifique, nos itens, a oração principal e a oração subordinada. ❖ Na letra e, identifique o sujeito da oração principal.

(5)

5 ❖ Na letra f, relembre os estudos de análise sintática – o de predicado nominal – e identifique qual o termo “que falta” na oração principal e qual é a “parte” que desempenha essa função faltante. ➢ Na atividade 14, observe o modelo do quadro. Em seguida, transforme as orações subordinadas substantivas predicativas em predicativos (em um período simples). Exemplo: letra a: O necessário, agora, é que você melhore. Resposta: O necessário, agora, é sua melhora.

Língua Portuguesa

(Aula 7): Oração subordinada substantiva predicativa – retomada.

▪ Continuaremos a realizar as atividades relacionadas ao estudo das orações subordinadas substantivas predicativas – página 46.

▪ Faça as atividades 15 e 16, da página 46.

❖ Na atividade 15, releia um trecho da matéria jornalística e observe o enunciado em negrito.

❖ Na letra a, sublinhe, no próprio trecho, o (s) verbo (s) do enunciado em negrito. ❖ Na letra b, nos itens, identifique as orações 1 e 2.

❖ Na letra c, nos itens, identifique as expressões que desempenham as funções sintáticas solicitadas.

❖ Na letra d, classifique as orações 1 e 2 (em principal e em subordinada substantiva).

❖ Na atividade 16, analise as orações dos enunciados e em seguida, preencha os parênteses com P para as orações subordinadas substantivas predicativas e S para as orações subordinadas substantivas subjetivas.

Semana 20 - de 23 a 27 de agosto

APOSTILA APRENDE BRASIL, páginas 33 a 41

Matemática (aula 1)

Essa semana vamos dar continuidade a unidade 8,do 3° Bimestre, utilizando a Apostila Volume 3 - Sistema Aprende Brasil, da página 33 à página 41.

ATENÇÃO: todos os exercícios serão respondidos na apostila.

► Leia as páginas 33 e 34, acompanhando os exemplos de “Regra de Três Composta”. ► Para entender melhor o conteúdo, acesse os links abaixo e assista aos vídeos.

https://www.youtube.com/watch?v=H_mMHZUl8NE https://www.youtube.com/watch?v=4yg8bhFMju0 Se ainda ficou dúvidas, veja o exemplo:

(6)

6 “Uma casa é construída em 6 dias por 20 operários, que trabalham 9 horas por dia. Em quantos dias, 12 operários, trabalhando 5 horas por dia, poderiam fazer a mesma casa?”

Dias Operários Horas/dia

6 20 9

x 12 5

Considerando apenas as grandezas “dias” e “operários”, temos que as grandezas são inversamente proporcionais ( se diminuir os operários, vai aumentar os dias).

Agora, considerando as grandezas “dias” e “horas/dia”, temos que as grandezas também são inversamente proporcionais ( se diminuir a quantidade de horas trabalhadas por dia, vai precisar de mais dias para terminar a construção).

Então, conservamos a razão da grandeza “dias” e invertemos as outras duas razões. Veja:

6 𝑥 = 12 20 . 5 9 6 𝑥 = 60 180 60x = 1080 X = 1080 60 X = 18

R: Poderiam fazer a mesma casa em 18 dias.

Matemática (aula 2)

► Com base no que foi visto na explicação, no exemplo e no vídeo da aula passada, resolva: ✓ Exercício nº 1, na página 35 (somente os itens a, b, c, d).

✓ Exercício nº 2, na página 35 ✓ Exercício nº 3, na página 36

Matemática (aula 3)

► Ainda com base nas aulas anteriores, faça os exercícios a seguir: ✓ Exercício nº 4, na página 36

(7)

7 Matemática

(aula 4)

► Nessa aula, começaremos um novo assunto “Divisão em partes proporcionais”.

✓ Para aprender o conteúdo “Divisão em partes diretamente proporcionais”, acesse o link abaixo e assista ao vídeo e, em seguida, leia a explicação da página 37.

https://www.youtube.com/watch?v=ac4n2QcoMWA

✓ Agora, com base no conteúdo visto, faça os exercícios nº 1 e nº 2, da página 39.

Matemática (aula 5)

✓ Para aprender o conteúdo “Divisão em partes inversamente proporcionais “, acesse o link abaixo e assista ao vídeo e, em seguida, leia a explicação da página 38.

https://www.youtube.com/watch?v=043aUsQQQpw

✓ Com base no conteúdo visto, resolva os exercícios nº 7 da página 41.

Matemática (aula 6)

► Lembrando dos conteúdos vistos essa semana, Regra de Três Composta e Divisão em Partes Proporcionais, resolva os exercícios abaixo:

✓ Exercício nº 4, na página 41. ✓ Exercício nº 5, na página 41. ✓ Exercício nº 6, na página 41.

História Semana de 23 a 27/08/21

Textos e Atividades das páginas 20 a 27 da Unidade 10 Orientações: Leia todos os textos das páginas 20 até a 26.

Faça na apostila os exercícios da página 22 do “Interpretando Documentos” e “Organizando a História”. O exercício nº1 da p.22 deve ser feito no caderno.

(8)

8 Faça no caderno os exercícios de 01 a 04 da p.24 “Interpretando Documentos”

Faça na apostila os exercícios de 01 a 03 da p.27, já o exercício 4 da mesma página deve ser feito no caderno.

Não se esqueça dos objetivos desta unidade, descritos na parte superior da página 15.

Geografia

Aula 1 Semana 23/08 a 27/08/21

Alunos para responder à questão 1, basta fazer uma leitura atenta da página 27 – Ásia: espaço econômico e da imagem noturna de satélite.

1-) Podemos notar que alguns países asiáticos têm apresentado rápido desenvolvimento econômico nos últimos anos e destaque na cadeia produtiva mundial. Quais são as cinco maiores economias asiáticas de acordo com o PIB (Produto Interno Bruto)?

a)( ) Coreia do Norte, Japão, Irã, Paquistão e China. b)( ) China, Japão, Índia, Rússia, e Coreia do Sul. c)( ) Turquia, Nepal, Mongólia, Tailândia e Japão. d)( ) Afeganistão, Taiwan, Rússia, China e Butão.

Para responder as questões 2 e 3, Leia com atenção a página 28 da Apostila Aprende Brasil que fala sobre o Japão.

2-) O Japão conta com complexos industriais modernos e tecnológicos, em decorrência de grandes investimentos em educação, ciência e inovação. Quais produtos são destaque nas exportações japonesas?

R:____________________________________________________________________________

3-) Os indicadores socioeconômicos japoneses em geral são bons, mas o país enfrenta problemas sociais crescentes nas últimas décadas. A longevidade da população, embora seja motivo de comemoração, também gera desafios demográficos e econômicos. Quais são esses desafios demográficos e econômicos?

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(9)

9 Geografia

Aula 2

Meu caro aluno leia com atenção a página 29 da Apostila Aprende Brasil, que fala sobre a China, para poder responder as questões 2 e 3 logo abaixo.

1-) O sistema político-econômico chinês é denominado “socialismo com características chinesas” pelo governo do país. Ele se pauta em uma estrutura política autoritária comandada pelo Partido Comunista. Esta foi herdada do bloco socialista dos tempos da Guerra Fria, por um lado, e em um modelo econômico capitalista liberal, que vigora principalmente nas grandes cidades e Zonas Econômicas Especiais da porção leste, por outro. Qual expressão é utilizada por muitos estudiosos para definir esse sistema?

a)( ) “Socialismo de fronteira” b)( ) “Capitalismo de mercado” c)( ) “Socialismo de mercado” d)( ) “Socialismo Imperial”

2-) O crescimento econômico aliado ao desenvolvimento industrial foi responsável por inúmeros problemas ambientais na China. Quais foram esses problemas ambientais?

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Para responder a questão 3 leia atentamente o início da página 30 da Apostila Aprende Brasil? 3-) Porque as ZEE desempenham papel crucial para o desenvolvimento econômico da China? R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Geografia Aula 3

Caro aluno leia atentamente a página 30 da apostila para responder a questão 1 logo abaixo. 1-) A atividade agropecuária também é uma relevante atividade econômica, cujo destaque fica para o arroz, sendo o maior produtor mundial. Além da produção industrial, a China se destaca pela disponibilidade de recursos minerais. Quais os recursos minerais e energéticos fósseis que se destacam na China?

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(10)

10 Para responder as questões 2 e 3 faça uma leitura atenta da página 31 da apostila, que fala sobre a economia indiana.

2-) Na verdade são muitos os setores da economia indiana que merecem destaque e que colaboram ano a ano para o crescimento do PIB da Índia. Entretanto, existe um setor que é o de maior importância para esse país. Que setor é esse?

a)( ) setor de entretenimento, produção de filmes. b)( ) setor aeroespacial, lançamento de foguetes.

c)( ) setor de tecnologia, principalmente na área de informática. d)( ) setor químico industrial, produção de agrotóxicos.

e)( ) setor educacional, apoio as Universidades.

3-) Quais foram os fatores que levaram ao rápido desenvolvimento da indústria de software indiana e que movimenta cerca de 10 bilhões de dólares ao ano.

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Leia atentamente o texto e as imagens da página 32 da apostila, para responder a questão 4 logo abaixo.

4-) A Constituição indiana reconhece 22 línguas e centenas de dialetos. O híndi é o idioma oficial, falado na maioria dos centros urbanos e outro fator que demonstra a multiculturalidade da Índia é a quantidade de religiões. Qual são as religiões que podem ser encontradas na Índia?

R:____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Semana 20 de 23/08 a 27/08

Biologia da Conservação - Continuação Ciências

(Aula 1)

Páginas 30 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Para iniciar a nossa aula de hoje, leia o texto sobre “Sobre-exploração” da página 30. Em seguida leia o texto abaixo para complementar a explicação da “Sobre-exploração”.

Sobre-exploração é quando os seres humanos exploram algumas espécies de seres vivos silvestres de forma exagerada. Mas, o que são seres vivos silvestres? Seres vivos silvestres são aqueles que vivem na natureza e não têm (ou não deveria ter) contato com os humanos. Alguns exemplos de seres vivos silvestres são a onça-pintada, a arara-azul, o mico-leão-dourado e o jabuti-piranga. Quando tirados da natureza, os animais silvestres sofrem, podendo ter dificuldades para crescer e se reproduzir, por exemplo.

(11)

11 Ao longo da evolução da humanidade os seres humanos sempre extraíram produtos da natureza, como alimentos (carne e vegetais), água, madeira, solo, entre outros recursos naturais. Porém, quanto mais a população de seres humanos cresce, mais produtos precisam ser retirados da natureza. Muitas vezes o ser humano não respeita o tempo da natureza e não entende que ela precisa desse tempo para repor os seus recursos naturais e reestabelecer o equilíbrio. Por isso, o excesso de retiradas de recursos da natureza, ou seja, a sobre-exploração que o ser humano provoca na natureza acaba desequilibrando o meio ambiente e trazendo consequências negativas para ele. Por exemplo: a pesca predatória num determinado rio por um longo período de tempo pode diminuir a quantidade de peixes nesse rio; plantar sempre no mesmo solo o mesmo tipo de planta (por exemplo, milho), sem uma pausa para que o solo consiga repor os nutrientes acaba tornando o solo improdutivo (as plantas não conseguem crescer e se desenvolver nele).

Por isso é preciso que o ser humano saiba utilizar de forma correta e consciente os recursos que a natureza nos oferece, para que esses recursos naturais não nos faltem no futuro (sendo que alguns desses recursos já estão faltando ou já estão prejudicados).

Ciências (Aula 2)

Páginas 31 e 55 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Leia o texto “Conexões” da página 31. Esse texto traz dois exemplos de como a sobre-exploração causada pelos seres humanos afeta os animais silvestres. O texto traz o exemplo dos rinocerontes e do pau-brasil.

Perceba que no caso do rinoceronte, ele sobre essa sobre-exploração devido a comercialização dos seus chifres que são considerados como medicinais em algumas regiões da Ásia, mesmo que a utilização desses chifres de rinoceronte com fins medicinais não tenha nenhuma comprovação científica.

O outro exemplo que o texto traz é a sobre-exploração do pau-brasil que ocorreu no nosso país no período pré-colonial, entre 1500 e 1530. Um dos interesses que os portugueses tinham no pau-brasil era devido a sua coloração avermelhada e que os indígenas utilizavam para pintar o corpo. Os portugueses utilizaram essa tinta vermelha extraída do pau-brasil para o tingimento de tecidos. A extração do pau-brasil foi tão intensa que acabou gerando um processo de extinção dessa espécie de árvore e, atualmente, ela está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Faça o exercício 3 da página 55: leia o enunciado do texto e marque a alternativa que indica corretamente quais são as principais causas de extinção de espécies atualmente.

(12)

12 Ciências

(Aula 3)

Páginas 32 e 39 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Leia o texto sobre “Unidades de Conservação”, da página 32. Em seguida, leia a explicação abaixo para complementar seus estudos sobre esse tema.

As Unidades de Conservação foram criadas com o objetivo de garantir recursos naturais necessários para o desenvolvimento dos seres vivos e, também, para conservar a diversidade (variedade) dos seres vivos de diferentes ecossistemas.

Essas Unidades de Conservação são espaços naturais protegidos por lei. A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Esse órgão é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Os principais objetivos são: proteger e conservar essas áreas, bem como as espécies em risco de extinção; preservar e restaurar os recursos e os ecossistemas naturais; valorizar a diversidade biológica desses espaços; promover o desenvolvimento sustentável e atividades de caráter científico.

Atualmente, as Unidades de Conservação são classificadas em dois grupos: as Unidades de Conservação de Proteção Integral e as Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Na próxima aula aprenderemos sobre as diferenças entre os dois grupos de Unidades de Conservação.

Faça o exercício 3 da página 39: leia o enunciado do exercício e depois marque quais são as principais atividades feitas pelos seres humanos que ameaçam a biodiversidade. Nesse exercício há mais de uma alternativa correta!

Faça o exercício 4 da página 39: explique de que forma as unidades de conservação ajudam a preservar a biodiversidade em locais naturais.

Ciências (Aula 4)

Páginas 33, 40 e 55 (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Na última aula aprendemos sobre as Unidades de Conservação (UCs). Vimos que essas UCs podem ser classificadas em dois grupos: Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Na aula de hoje aprenderemos as principais características de cada um desses grupos. Para introduzir sobre esse conteúdo, leia o texto da página 33, onde tem os títulos “Unidades de Conservação de Proteção Integral” e Unidades de Conservação de Uso Sustentável”.

Para complementar seus estudos sobre o tema, leia a explicação abaixo, ela te ajudará a compreender melhor sobre o assunto.

(13)

13 1. Unidades de Conservação de Proteção Integral: o principal objetivo desse grupo de Unidades de Conservação é preservar a natureza e utilizar os recursos naturais de forma indireta, pois esse tipo de UC não envolve consumo, coleta ou danos aos recursos naturais. Dessa forma, esse tipo de UC é mais restrito e está voltado para pesquisas relacionadas com a diversidade (variedade) dos seres vivos que habitam esse local. Dentro dessa categoria existem cinco tipos de Unidades de Conservação:

Estação Ecológica (ESEC): área natural restrita onde as pesquisas científicas são permitidas somente com autorização prévia. Esses espaços não estão abertos à visitação pública.

Reserva Biológica (REBIO): área natural restrita que tem como intuito a preservação da fauna e da flora do local. São, portanto, preservados, não sendo permitida a presença humana, ou mesmo, modificações da paisagem natural.

Parque Nacional: extensas áreas naturais que abrigam fauna e flora de grande importância ecológica e cênica. As visitas são permitidas, sejam de teor educacional, científico ou turístico. • Monumento Natural (MONA): locais singulares e raros que apresentam grande importância ecológica e cênica. A intervenção humana é proibida, embora as visitações são permitidas.

Refúgio da Vida Silvestre (REVIS): ambientes naturais que garantem a reprodução de espécies da fauna (residente ou migratória) e da flora. Tanto as visitas públicas como as atividades de caráter científico são restritas, necessitando de aviso prévio.

2. Unidades de Conservação de Uso Sustentável: tem como objetivo a conservação da natureza junto com o uso sustentável dos seus recursos naturais. Essas UC são destinadas à promoção de atividades educativas relacionadas com a sustentabilidade. Diferente das Unidades de Proteção Integral, essas geralmente podem ser visitadas. Dentro dessa categoria existem sete tipos de Unidades de Conservação:

Área de Proteção Ambiental (APA): grandes áreas que englobam diversos aspectos biológicos e culturais relevantes. Geralmente, a APA permite presença humana mediante o uso sustentável de seus recursos.

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE): áreas menores (com menos de 5.000 hectares) que abrigam uma fauna e flora singulares. Podem apresentar ocupação humana mediante conservação de uso sustentável.

Floresta Nacional (FLONA): apresenta uma cobertura florestal com espécies nativas e populações tradicionais. Pesquisas científicas e métodos de exploração sustentáveis são permitidos.

Reserva Extrativista (RESEX): áreas onde os métodos de subsistência de populações locais são baseadas no extrativismo, seja agricultura ou criações de animais. Tudo isso, mediante o uso

(14)

14 sustentável dos recursos naturais. Visitação pública e atividades de caráter científico são permitidas.

Reserva de Fauna (REFAU): área natural com espécies nativas sejam terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias. São destinadas ao manejo sustentável de seus recursos, bem como para pesquisas científicas.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS): nessas áreas naturais, exploração de recursos de maneira sustentável é realizado pelas comunidades tradicionais que vivem no local. Mediante autorização, são permitidas visitas e pesquisas científicas

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): de caráter privado, essas áreas naturais objetivam a conservação da biodiversidade de modo sustentável. Pesquisas, manejo de recursos, ecoturismo são permitidos.

Unidades de Conservação no Brasil: No Brasil, o órgão responsável pelas Unidades de Conservação é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelas Unidades de Conservação em nível federal. Já nas esferas estadual e municipal, são os Sistemas Estaduais e Municipais de Unidades de Conservação. Para saber mais informações sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), leia o texto “Conexões” da página 34.

Faça o exercício 5 da página 40: leia o enunciado do exercício e a partir das informações contidas no enunciado diga a qual tipo de unidade de conservação essas características se referem.

Faça o exercício 4 da página 55: leia todos os itens desse exercício e depois marque a alternativa que apresenta informações corretas sobre unidade de conservação e biodiversidade. Nesse exercício tem somente uma alternativa correta!

Língua Inglesa

Semana 20 - de 23/08 a 27/08 (Aula1)

Vá para a página 16 da apostila. Segue tradução. (This is my curriculum Vitae) Este é o meu currículo

Para muitas pessoas, trabalhar significa liberdade, fazer novos amigos, alcançar gou pessoal e desenvolver novas habilidades. É por isso que alguns jovens ajudam no negócio da família se candidatam a programas de treinamento ou oportunidades de voluntariado. Outros esperam até que termine a faculdade para procurar emprego, acreditando que a educação é a chave para uma carreira de sucesso.

(15)

15 Nesta unidade, você aprenderá:

- Discriminar o uso do passado simples e do presente perfeito.

- Compreender e usar vocabulário relacionado com ocupações e trabalho. Get Ready (PREPARE-SE)

Pense e responda

-E você? Você já trabalhou ou ajudou alguém em seu trabalho? - Quando e como planeja iniciar sua carreira profissional?

- Que trabalho você tem em mente?

Vá para a página 17 e resolva as atividades da seção Starting Off. Occupations (profissões)

Quem são estas pessoas? Quais são suas profissões? Marque a alternativa correta de acordo com as figuras.

Vá para a página 18 e resolva as atividades 1, 2 e 3 da seção Listen Up!

Atividade 1: Que tipo de perguntas são feitas numa entrevista de emprego? Você pode usar o português.

Atividade 2: leia o script da entrevista de emprego de Sarah e depois responda às questões traduzidas logo abaixo do texto. Faça na apostila.

Script

Recruiter: Good afternoon, Ms. Rodriguez, please have a seat. Sarah: Thank you. Please, call me Sarah.

Recruiter: all right, Sarah. How are you doing today? Sarah: just fine, thank you!

Recruiter: Great. Well, let's get started. Can you tell me a little about your educational background? What did you study?

Sarah: Yes, sure. I graduated from the University of South Carolina two years ago. I got a bachelor's degree in English.

Recruiter: I see. Now, how about your work experience? What have you been doing since you graduated?

Sarah: Actually, I haven’t got much official work experience. But I was an intern at a big school in Columbia last year. I didn't work in the classroom, though. I mainly helped out in the principal's office.

Recruiter: And after that?

Sarah: Well, I moved to Juneau in July. In September I started to helping in a daycare center. I've workied as an teacher’s assistant since then.

Recruiter: What brought you to Juneau?

(16)

16 Recruiter: OK. One final question. Why have you applied here?

Sarah: I fell that this job is perfect for my skills and I can fit in easily. Teaching is a big passion for me.

Recruiter: Well, thank you for your time, Sarah. We will get in touch whit all candidates next week. Sarah: Thanks for seeing me. Have a nice day.

TRADUÇÃO

Recrutador: Boa tarde, Sra. Rodriguez, por favor F sente-se. Sarah: Obrigada. Por favor, me chame de Sarah.

Recrutador: Tudo bem, Sarah. Como vai você hoje?

Sarah: Muito bem, obrigada! Recrutador: Ótimo. Bem, vamos começar. Você pode me contar um pouco sobre sua formação? O que você estudou?

Sarah: Sim, claro. Eu me formei na Universidade da Carolina do Sul há dois anos. Eu tenho um diploma de bacharel em inglês.

Recrutador: Entendo. Agora, que tal sua experiência de trabalho? O que você tem feito desde que se formou?

Sarah: Na verdade, não tenho muita experiência oficial de trabalho. Mas eu fui estagiário em uma grande escola em Columbia no ano passado. Eu não trabalhei na sala de aula, no entanto. Ajudei principalmente no escritório do diretor.

Recrutador: E depois disso? Sarah: Bem, me interessei por Juneau em julho. Em setembro comecei a ajudar em uma creche. Trabalho como assistente de professora desde então.

Recruitador: O que o trouxe a Juneau?

Sarah: A empresa do meu marido o transferiu para cá.

Recrutador: OK. Uma última pergunta. Por que você se inscreveu aqui?

Sarah: Acho que este trabalho é perfeito para minhas habilidades e posso me encaixar facilmente. Ensinar é uma grande paixão para mim.

Recrutador: Bem, obrigado pelo seu tempo, Sarah. Entraremos em contato com todos os candidatos na próxima semana. Sarah: Obrigada por me receber. Tenha um bom dia.

a) Onde Sarah se formou?

b) Há quanto tempo ela se formou? c) Que curso ela fez?

d) Onde ela está agora?

3. Em que posição você acha que Sarah está se candidatando? Na sua opinião, ela vai conseguir o emprego? Por quê?

(17)

17 Língua Inglesa

(Aula 2)

Vá para a página 19 e resolva as atividades 1 e 2.

Simple pasto r presente perfect? (Passado simples ou presente perfeito?)

A principal diferença, além do formato, claro, é a mensagem ou ênfase que se quer passar.

No simple past, a ação começou e encerrou no passado. É algo que tem data, que tem um momento específico e que, em geral, não tem mais influência no presente. O auxiliar usado é o verbo DID.

Com o present perfect, a ação não pode ter data específica, o “quando” exatamente não importa. Essa ação não se encerra completamente no passado, ou seja, ainda tem alguma influência no presente ou pode efetivamente ainda estar em curso. O verbo auxiliar usado é Have/HAS.

Atividade 1: Verifique algumas sentenças no Listen up! e combine-as com as explicações. Use SP para passado simples e PP para presente perfeito. Para ajudar no entendimento, segue tradução. Passado simples

* O que você estudou? Não tenho graduação em inglês. Mas eu não funcionava na sala de aula. –

Me mudei para Juneau em julho.

Present perfect - O que você tem feito desde que se formou? - Não tenho muita experiência oficial de trabalho.

Trabalho como assistente de professora desde então. Por que você se inscreveu aqui?

( ) Indica ações anteriores que foram concluídas no passado em um momento específico. ( ) Indica ações que começaram no passado e ainda continuam no presente (situações inacabadas).

( ) Descreve experiências de vida ou fatos que aconteceram em um momento não especificado no passado.

Atividade 2: Complete as regras sobre a estrutura de cada tempo verbal. Veja a formação de cada um:

O presente perfeito é marcado pela forma: Afirmativa:

Sujeito + have/has + verbo principal no particípio + complemento. she has studied hard for the test lately.

Negativa:

Sujeito + have/has + not + verbo principal no particípio + complemento. She has not (hasn’t) studied hard for the test lately.

(18)

18 Pergunta:

Have/has +sujeito + verbo no passado particípio + complemento. Has she studied hard for the test lately?

Passado simples: Afirmativa:

Sujeito + verbo principal no passado + complemento. She studied for the test yesterday.

Negativa:

Sujeito + did + not +verbo principal na forma base + complemento. She did not (didn’t) study for the test yesterday.

Pergunta:

Did + sujeito + verbo principal na forma base + complemento. Did she study for the test yesterday.

Vá para a página 20 e resolva a atividade 1.

Atividade 1: Você já fez essas coisas? Sarah Rodriguez fez essas coisas? Escreva perguntas no presente perfeito e responda-as. Siga o modelo. As respostas de Sarah estão indicadas entre parênteses. Use o inglês para responder.

Arte

9º ano – Apostilado Aprende Brasil – Volume 3

Unidade 05 – Quando tecnologia e música andam juntas – aula 01 e 02 (20ª semana de 23 a 27/08)

Obs.: Olá alunos, neste 3º bimestre, iniciaremos nosso apostilado – Sistema de Ensino Aprende Brasil. Nesta semana veremos as páginas de 18 a 21 em nossas duas aulas semanais. Quando tecnologia e música andam juntas – páginas de 18 a 21.

(19)

19 Com as novas tecnologias, a música contemporânea também passou por transformações como as demais linguagens das artísticas. Vamos aprender como aparatos eletrônicos contribuíram para expandir as possibilidades. Leiam as páginas 18 e 19.

Vocês irão encontra na segunda metade do século XX um movimento chamado Romantismo, que na música nos trouxe o “Poema Sinfônico”, que baseado em um poema (imagem ou história), a música, se tornou mais livre, com misturas de timbres. Veja na página 19 uma imagem da obra, pintura de Klint que inspirou o poema Sinfônico.

Formas Musicais | Episódio 8: Poema Sinfônico (episódio 1) https://youtu.be/KV6TCx7K_Hs

Atividades – aula 01

1. Pesquise uma música que você goste e que tenha uma história, que possa parecer um poema. Copie em seu caderno. São letras e melodias de hoje, porque o poema romântico iniciou bem antes. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Atividades – aula 02 Minimalismo – páginas 20 e 21

Na segunda metade do século XX encontramos tipos de produções musicais: Música acústica, que é a produzida com instrumentos musicais e dispositivos sonoros e Musicas não acústicas, feita com sons gerados eletronicamente ou manipulados.

Vamos abordar hoje a Música acústica e com ela o gênero Minimalista – página 20. Onde se repete pequenos trechos, ouçam com atenção:

Steve Reich: Piano Phase (1967) https://youtu.be/gzuHmCWD3nA

Steve Reich - Clapping Music (Scrolling) https://youtu.be/lzkOFJMI5i8

Leia as questões 01 e a página 21 e responda as questões 02 e 03 da página 20. (responda em seu caderno)

1. Apenas ouvir a música pedida.

2. Observar e ouvir a música pedida e tentar responder sobre as técnicas e o que se repete. 3. Observar a mesma música e os elementos diferentes que aparecem.

(20)

20 SEMANA DE 23/08 A 27/08

Educação Física

(Aula 1) INCLUSÃO ESCOLAR ESPORTIVA

A prática de atividade física na escola é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento entre os estudantes. O esporte é uma maneira de enriquecer tanto os saberes corporais como as experiências lúdicas, emocionais e sociais. É também um caminho na direção da superação dos próprios limites e do fortalecimento da autoestima. Além disso, quando praticado em grupo, o esporte desenvolve habilidades sociais. A aula de educação física pode favorecer a inclusão tanto de estudantes em estado de vulnerabilidade social, como de pessoas com deficiências. A prática esportiva estimula diversas partes do corpo humano. Por meio dela é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas. O futebol, por exemplo, envolve a corrida, o chute, o pensamento estratégico e a colaboração com outras pessoas. Ao estar envolvido em um esporte, o estudante aprende a reconhecer os limites do seu próprio corpo. No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada, mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva fortalece a motivação para buscar a superação. Consciente de suas próprias limitações, o aluno tende a respeitar e a ser mais compreensivo com as dificuldades de seus colegas. Dessa forma, ele estará mais propenso a ser generoso e a colaborar com outras pessoas do seu círculo social. Esse autoconhecimento também beneficia no fortalecimento da autoestima. O esporte ensina os alunos a lidarem com as falhas, por permitir que elas ocorram sem a sensação punitiva. Caso uma pessoa erre um arremesso no basquete ou um gol, o jogo retorna e outras oportunidades podem aparecer para colocar a bola na rede, por exemplo. Os benefícios do esporte em três palavras: lazer, saúde e educação. E essa última dimensão deve merecer especial atenção na escola. A atividade esportiva como prática social é um mecanismo para incentivar os estudantes a compreender valores sociais importantes como a empatia e o respeito. O senso de coletividade é trabalhado e incentivado em modalidades como o vôlei, o futebol, o basquete etc. Na mídia, valoriza-se muito a comparação entre desempenhos individuais, mas os esportes coletivos oferecem especial oportunidade para a educação socioemocional. Na escola, uma prática bem orientada deve estar pautada em critérios de cooperação e integração. Quando os estudantes conseguem se organizar em busca de um objetivo comum, eles começam a se importar uns com os outros e a compreender quais são as habilidades e as limitações de cada um. Por exemplo, caso um aluno tenha alguma deficiência, ele pode contar com a colaboração dos seus colegas. Além disso, o esporte pode ser um fator social transformador. O estudante quando se destaca em uma atividade se sente alegre e estimulado, porque sua participação é reconhecida pelos demais do grupo como confiante e autoral. O fortalecimento da autoestima pode ajudar o jovem a melhorar seu desempenho acadêmico em outras competências. Outro benefício está associado à disciplina.

(21)

21 As artes marciais, por exemplo, fortalecem nos estudantes o sentimento de hierarquia, gerando a compreensão de respeito aos mais velhos e com mais experiência na modalidade. Vale ressaltar que a presença familiar é fundamental. Quando acompanhado pelos responsáveis, a criança ou adolescente se sente prestigiado, o que aumenta a sua autoconfiança e fortalece os laços da família. Assim, seja qual for a prática ou modalidade esportiva, individual ou em grupo, o apoio da família e sua presença em apresentações, campeonatos ou jogos decisivos, são sempre valiosos. A combinação entre esporte e inclusão social do jovem começa com o incentivo da família, estende-se significativamente no âmbito escolar para alcançar a sociedade, na vida adulta, na forma de protagonismo e trabalho coletivo.

Educação Física EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSÃO ESCOLAR ESPORTIVA

(Aula 2)

1-Leia novamente o texto estudado na primeira aula, com atenção, para responder as questões a seguir.

2- Descreva de forma crítica e pessoal o seu entendimento em relação ao texto trabalhado na primeira aula, de que forma o esporte auxilia a inclusão social?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3- Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso nas alternativas abaixo:

A - ( ) A Escola tem papel fundamental e de suma importância para o desenvolvimento da inclusão esportiva;

B - ( ) O Esporte é uma maneira de enriquecer as experiências lúdicas, emocionais e sociais, fortalecendo o relacionamento entre os estudantes;

C - ( ) A presença da família não é importante em apresentações, campeonatos ou jogos decisivos, na qual o aluno se encontra engajado;

D - ( ) Uma prática bem orientada deve estar pautada em critérios de cooperação e integração no âmbito escolar;

E - ( ) A inclusão escolar esportiva fortalece a autoestima, a superação de limites, aprende a lidar com as falhas e derrotas, torna o aluno mais forte e consciente da sociedade em que vive.

4- Abaixo temos a imagem ilustrativa de um aluno cadeirante, de que forma você pode ajudar a incluir esse aluno no âmbito escolar e nas aulas de Educação Física?

Referências

Documentos relacionados

Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase

O arrematante deverá apresentar em até 5 dias úteis – a contar da comunicação pelo Leiloeiro da aprovação pela VENDEDORA, a carta de aprovação do crédito perante a

Este artigo situa o projeto de educação para a crítica de mídia desenvolvido pelo Observatório de Ética Jornalística (objETHOS), do Programa de Pós- graduação em Jornalismo

1. Descubra o termo desconhecido nas igualdades. Exemplos: medrosa; temerosa. • Antônimas: quando têm significados contrários. Exemplos: alto; baixo.. 3- Escreva dentro dos parênteses

Tomemos como exemplo o rápido processo de mudança que atingiu os países europeus no início do século XVIII, o qual hoje chamamos de Primeira Revolução Industrial. As relações

Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, mairs e peros (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa

sALA DE ENsAIos Do TEATRo MUNICIPAL sá DE MIRANDA, Produção: Teatro do Noroeste – CDv Apoio: Câmara Municipal de viana do Castelo.. MIGuEl vILA FRANCA AOS SábADOS arraIal MInhOtO

deveriam ter vindo até o Conselho não vieram para fazer esta apresentação.. A Comissão de Políticas é