• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)108. CAPITULO III - RESULTADOS DA PESQUISA: Observações gerais. 3.1 - Explicações sobre as questões do questionário de entrevistas A temática desenvolvida tem como proposta levar a reflexão sobre a ressocialização do idoso por meio de Grupos de Terceira Idade Reviver. Em 26/10/2009 o comitê de ética CEP-UMESP aprovou o Protocolo de Nº 298098-09, possibilitando utilização da atividade física e comunicação como principais meios para diminuição do isolamento social e desfazendo uma imagem social pré-concebida da terceira idade. Os temas focalizados pela mídia reforçam e criam categorizações, nas quais, as pessoas procuram inserir-se buscando um reconhecimento social diante do fato que, comunicar-se significa reconhecer-se como parte de um todo, podendo ter a oportunidade de vivenciar emoções esquecidas e ter uma nova fase de vida com muito respeito e dignidade. A partir da problemática, pode-se chegar a algumas considerações no que se refere a mídia, a formação do conceito de velhice, a ressocialização e atividade física, destacando-se através do questionário aplicado: Tabela 1: Faixa etária dos idosos de ambos os sexos participantes do Grupo Terceira Idade Reviver. Idade. Números. (%). 60-65. 24. 21%. 65-70. 52. 44%. 70-75. 28. 24%. 75-80. 4. 3%. 80-85. 7. 6%. 85 OU MAIS. 2. 2%. Na tabela 1, observou-se a distribuição dos idosos praticantes do Grupo de Terceira idade através da faixa etária, a classificação ocorreu mediante a 6 faixas etárias distintas. Podendo evidenciar em 1° lugar um índice elevado de indivíduos participantes com faixa etária entre 65-70, referentes ao inicio da terceira idade, do qual é representado pelo marco da aposentadoria. Em 2°, os idosos entre 70-75 anos e em 3° lugar, a faixa etária entre 60-65 anos..

(2) 109. Gráfico 1: Representação por gênero dos idosos do grupo de Terceira Idade Reviver. No gráfico 1 acima, observou-se que 68% dos participantes do Grupo Terceira Idade Reviver é do sexo feminino, contabilizando 80 mulheres, e 32% são do sexo masculino (37 homens), notá-se que a participação feminina é maior do que a masculina, uma das explicações para este fator pode se dar por motivos culturais, os homens ainda estão passando por processos de amadurecendo para participarem deste tipo de programa. Gráfico 2: Nível de escolaridade dos participantes do Grupo de Terceira Idade.. Através dos dados acima, podemos observar que o nível de escolaridade entre os.

(3) 110. participantes não é algo plurilateral, tendo a maioria com nível primário ou ensino médio, este fato faz com que os indivíduos participantes se sintam mais próximos. Em 1° lugar, 64 indivíduos responderam pelo grau de escolaridade Primária, em 2° lugar 39 indivíduos responderam pelo grau de escolaridade Ensino Médio, e em 3° lugar, 14 indivíduos responderam pelo grau de escolaridade Ensino fundamental, e por último nenhum indivíduo foi representado pelo grau de escolaridade Superior.. Gráfico 3: Estado civil dos idosos do Grupo de Terceira idade Reviver. No gráfico3, observou o estado civil dos idosos, podendo notar uma pequena diferença de 1% representado por um somente indivíduo.. Tabela 2: Referencial de confirmação da resposta “outros” da tabela acima. Outras opções referente a resposta “outros”. Números (%). Divorciado (a). 12. 25%. Viúvo (a). 43. 74%. (apresentaram outras respostas ou não responderam). 2. 1%. Total geral. 57. 100%. O valor numérico de 56 indivíduos, responderam pela opção casado (a), e 57 indivíduos responderam pela opção outros, que serão representados pela tabela 2. De acordo com os dados, notamos que a maioria das respostas encontradas na opção “outros” é.

(4) 111. caracterizada pela opção viúvo (a), com a representação de 43 indivíduos respondentes contra a 12 indivíduos que responderam opção divorciado (a). Observei que todos os indivíduos do sexo masculino que responderam a opção casada, a sua respectivas esposas faziam parte do grupo de Terceira Idade. Através dos valores numéricos, fica em evidência que os idosos que fizeram parte da amostragem, poucos são solteiros, sendo que, quase 50% são casados e mais de 40% são viúvos, isto nos leva a crer, que muitas vezes a solidão que atrai o idoso aos grupos de terceira idade, não esta relacionado ao parceiro e sim de um todo envolvendo até mesmo a sociedade.. Gráfico 4: A Comparação de idosos que possuem filhos ou não.. Observa-se pelo gráfico, que a maioria dos indivíduos possui algum parentesco familiar, como filho, 111 indivíduos que participaram da amostra responderam que tem filhos, e 6 indivíduos responderam que não tem filhos. Através da minha vivência no grupo, pude perceber que alguns indivíduos responderam a questão referente se há filhos ou não levando em conta filhos por considerações e não por sangue..

(5) 112. Tabela 3: Quantidades de filhos por pessoa Quantidade de filhos por pessoa. Números (%). 1 filho. 7. 6%. 2 filho. 23. 21%. 3 filho. 37. 33%. 4 filho. 19. 17%. 5 filho. 13. 12%. 6 filho. 7. 6%. 7 filho. 4. 4%. 8 filho. 1. 1%. Total geral. 111. 100%. Através dessa tabela, podemos complementar o gráfico 4, verificando que quase 50% dos indivíduos avaliados têm entre 2 e 3 filhos.. Tabela 4: Participação do idoso no mercado de trabalho Participação do idoso no mercado de trabalho. Números. (%). Sim. 32. 27%. Não. 85. 73%. Total. 117. 100%. Nesse grupo de Terceira idade específico, podemos verificar que 73% dos indivíduos não são mais ativos no mercado de trabalho, para 27 % dos indivíduos que são ativos no mercado de trabalho.. Tabela 5: Profissão exercida pelos idosos que estão em ativa no mercado de trabalho. Costureira (o) 22%. Doceiro (a). Diarista (o). 7%. 14%. Vendedor (a) 57%. Conforme índice à tabela acima, vemos que há idosos que ainda trabalham. Ocupam-.

(6) 113. se de serviços informais, o que nos leva a crer que o mercado de trabalho não é muito acolhedor da pessoa idosa. Por outro lado constatou-se que muitos dos idosos participantes desta pesquisa já não trabalham mais, podendo notar que a presença de uma profissão não está somente relacionada ao aumento de renda e sim pela presença de um sentimento de inutilidade. Por isso, muitos procuram o grupo como uma forma de poder se sentir útil, e através disso, tendo a oportunidade de dividir seu tempo com outras pessoas, conseqüentemente para eles o grupo acaba sendo um novo mundo importante.. Gráfico 5: Presença de aparelho eletrônico. Este gráfico mostra que a velhice hoje é um pouco mais confortável que há alguns anos atrás, todos os respondentes disseram ter algum tipo de aparelho eletrônico, facilitando um pouco mais sua vida.. Gráfico 6: Aparelhos eletrônicos utilizados pelos idosos.

(7) 114. Podemos notar as inúmeras variedades de aparelhos doméstico em suas casas, em 1° lugar podemos descrever empatados a televisão e o som, já em 2° lugar, com empate o aparelho eletrônico microondas e o telefone residencial, em 3 ° lugar ficara com o telefone celular. Gráfico 7: Ocupações diárias do idoso participante do grupo. Podemos perceber que a maioria dos indivíduos tem como atividade diária assistir a um programa de televisão em casa, contribuindo para que não tenha tanto contato e oportunidade de encontrar com outras pessoas.. Gráfico 8: Período de utilização da televisão como meio de comunicação utilizados pelos idosos..

(8) 115. Complementando o gráfico acima supracitado, podemos demonstrar que nossos idosos passam a boa parte de seu dia assistindo televisão, tendo a media 2 a 4 horas diárias.. Tabela 4: Programas de televisão mais assistidos pelos participantes da amostra. MULHERES Novelas. HOMENS Programas de esportes. 87%. 91%. De acordo com a tabela notamos que as mulheres se prendem as novelas. Porem também gostam de programas de culinária, contribuindo para que tenham assuntos em comum entre elas, e possam trocar informações. Os homens têm como preferência os programas de esportes.. Tabela 5: Participação do jornal no cotidiano dos idosos Freqüência da leitura. Respondente (%). Sim. 58. 50%. Não. 59. 50%. Total. 117. 100%. Notamos que apesar da diminuição da visão referente a idade, a leitura ainda acaba tendo um papel muito importante na vida dos idosos, aproximando os acontecimentos das atualidades com sua própria vida . Além disso, não podemos deixar de citar, que a leitura de jornais ainda é um desafio em nosso país, somos um povo pobre em leitura, em todas as idades, mas esta questão nos traz algo interessante, com o passar do tempo o idoso passa a se interessar mais pela leitura, isso pode se dar pela falta de opção em lazer ou companhia ou mesmo pelo interesse a informação que antes o corpo ágil e mente aguçada da juventude faziam com que esta necessidade fosse mascarada, algo que é realmente enganoso. Mas como foi dito antes, a leitura ainda é um desafio em nosso país. Devemos ressaltar também, a importância da conscientização dos meios de.

(9) 116. comunicação e de seu papel social de formador de opiniões, sendo de suma importância na consideração da inserção e cidadania dos idosos. De modo que a abordagem dos grupos sociais pela mídia deverá levar em conta a humanização e o despertar da sociedade no combate a discriminação e na aceitação das diferenças, bem como o reconhecimento da terceira idade como fase natural da vida de todos. Tais considerações levam a concluir que envelhecer não será entendido de modo diverso do que se está acostumado.. Gráfico 9: A presença familiar entre os idosos. O gráfico acima mostra que a maioria dos indivíduos participantes da amostra mora com alguém da família, mas através da minha observação, pude notar quem nem sempre estar entre a família significa estar em ambiente familiar feliz, em relatos, notei que morar com a família não significa não ter o sentimento de solidão, este comportamento unânime neste grupo.. Gráfico 10: Classificação do relacionamento familiar.

(10) 117. Através da minha observação visual e de algumas falas ditas durante aplicação da metodologia, consegui perceber que alguns indivíduos participantes, ficavam constrangidos ou até mesmo aborrecidos, em dizer a verdade em relação ao seu relacionamento familiar, demonstrando através da sua fisionomia, que poderia ser bem melhor ou até mesmo diferente, deixando claro que não é tão bom como as resposta referente ao gráfico acima.. Tabela 5: As pessoas importantes para sua vida (respondentes de ambos os sexos). AMIGOS. FILHOS. NETOS. 55%. 10%. 35%. Podemos notar através das respostas que com o passar do tempo e com a idade avançada, os respondentes passam a dar mais valor às amizades, chegando até a considerar pessoas com quem têm pouco contato, como uma pessoa que já faz parte da sua própria família. Outro fator é são os netos que de certa forma tomam lugar dos filhos, representam um acalento daquela saudade ou tristeza que muitos sentem pelo distanciamento dos filhos.. Gráfico 10: Comunicação familiar. A questão da comunicação familiar na vida do idoso é muito delicada, observamos no gráfico acima que 47% dos participantes comunicam-se com os familiares às vezes, isto mostra que para muitos idosos é vetada a comunicação familiar, ocorrendo somente em alguns momentos..

(11) 118. Gráfico 11: Aceitação da opinião do idoso pela família. Notamos que a família do idoso está cada vez mais distanciada do modelo tradicional, no qual o idoso ocupava lugar de destaque, este gráfico deixa bem evidente que a opinião do idoso não faz mais a diferença, e às vezes é ouvida e aceita. Tudo isso é porque, as mudanças que estão ocorrendo nas representações de família nas novas gerações estão exigindo formas alternativas de convívio familiar e conseqüentemente a reformulação de valores e de conceitos.. Gráfico 12: Dependência financeira do idoso em relação a sua família. .. O gráfico mostra que 36% dos participantes da amostra depende de suas famílias economicamente, além disso, podemos notar que a maioria é do sexo feminino, sempre enfatizando que naquela épocas o grupo familiar enfatizava que as mulheres eram feitas para ser dona de casas e ser geradoras de filhos..

(12) 119. Tabela 6: Representação em porcentagens de aposentados, no grupo de Terceira Idade Reviver que sente na aposentadoria o fim da vida produtiva.. MULHERES. HOMENS. NÃO. SIM. NÃO. SIM. 78%. 22%. 13%. 87%. Observou-se que para os homens é muito mais difícil aceitar a aposentadoria do que para mulheres. Para eles esta é uma fase de improdutividade que os fazem se sentir inúteis, em contra partida às mulheres, pois a grande maioria se ocupa com os afazeres domésticos e não tendem sentir tanto esta fase, já que por sua vez sempre terá a casa os netos e tarefas não muitos diferentes do tempo antes à aposentadoria.. Tabela 7: Tempo de aposentadoria do idoso (números relevantes a todos os que responderam a esta questão).. 10 anos. 7 anos. 5 anos. 3 anos. 34%. 27%. 26%. 13%. Ao observar a tabela, de acordo com os respondentes, na época da pesquisa, notamos que a aposentadoria tão sonhada ao mesmo parece não ser assumida. Um índice alto de participantes não responderam ou apresentaram outras respostas, tudo o que leva a crer que isso é devido a nossa sociedade, que interpreta de forma negativa o significado da expressão aposentadoria, insinuando que o aposentado não tem mais serventia. Isso faz com que alguns idosos ocultem sua posição perante a sociedade..

(13) 120. Tabela 8: Representa há quanto tempo à população idosa pertence ao Grupo Reviver. 9 anos. 8 anos. 7 anos. 6 anos. 28%. 11%. 9%. 7%. 5 anos menos. ou. 45%. Na tabela 8 vemos que quase a metade dos indivíduos participantes do grupo de TERCEIRA IDADE REVIVER são ainda jovens no grupo, e que muitos já estão a quase 10.. Tabela 9: As principais atividades desenvolvidas no grupo de Terceira idade e a participação ativa dos envolvidos.. ARTESANATOS 33%. DANÇA. BASQUETE. 13%. 2%. ALONGAMENTOS CAMINHADAS 20%. 32%. Como se pode observar, a maioria dos respondentes se dedica a artesanatos, caminhadas e exercícios físicos. No entanto percebeu-se pelos entrevistados que o grupo tem uma imensa variedade e atividades em conjunto e que todas são praticadas quase que por ambos os sexos. Outra coisa interessante é que muitas destas atividades muitas vezes passaram a fazer parte da vida destes idosos somente com a chegada da velhice e não uma coisa que já era praticada antes.. Tabela 10: Benefícios adquiridos por meio da participação em grupos de Terceira Idade. ALEGRIA ÂNIMO 100% (esta e mais 13% uma afirmação). AUTONOMIA 22%. SAÚDE 55%. INDEPENDÊNCIA 27%. A alegria expressa 100% das respostas ao questionário, como principal beneficio se deve sem duvida a comunicação e a vivencia desta comunicação no grupo, segundo as entrevistas..

(14) 121. Por outro lado, a atividade física é vista como beneficio porque ajuda a melhorar as dores no corpo. Conseqüentemente. foi possível avaliar o progresso físico e apontar melhorias. na qualidade de vida e a sua própria autonomia, as quais proporcionam maior expectativa de vida, bem estar e capacidade funcional. Podendo concluir que o exercício físico apresenta um papel importante na manutenção da saúde física e mental do indivíduo de qualquer fase da vida, principalmente na terceira idade, fase na qual, há declínios das suas capacidades funcionais, comprovando que os exercícios físicos, independente de qual que sejam traz benefícios para os idosos em todos os aspectos. Tabela 11: Progressos físicos através da atividade física. AGILIDADE. FORÇA. FLEXIBILIDADE. EQUILIBRIO. RESISTÊNCIA AERÓBIA. 20%. 13%. 22%. 18%. 27%. Os entrevistados indicam que sentem progresso físico e melhorias na qualidade de vida, as quais proporcionam maior expectativa de vida, bem estar e capacidade funcional, a partir do envolvimento do Grupo de Terceira Idade Reviver.. Tabela 13 : Motivos que levam os idosos a procura de um grupo de terceira idade. MEDICO INDICOU 13%. AMIGOS. 67%. SOLIDÃO. 17%. PROPAGANDA. 3%. Como se pode observar os fatores que levam o idoso a procurarem por grupos de terceira idade são muitos, os principais motivos é a busca de novas amizades. Devemos atentar ao item propaganda, muito poucos são os idosos que procuram estes grupos por meio de informações passadas pela mídia.

(15) 122. Gráfico 13 :A amizade no grupo de Terceira Idade. Através das respostas podemos perceber que ter amigos é algo muito importante, no qual foi representado por 56% e muito bom foi representado por 44% e tendo 0% para opção indiferente.. Gráfico 14: Ciclo de amizades. O grupo foi unânime na resposta obtida pela pergunta, todos fizeram amizades durante a realização do programa, demonstrando a ampliação do seu círculo de amizade, inconsciente contribuindo para que haja uma ressocialização.. Tabela 14: Opinião sobre grupos de terceira idade. EXELENTE 87%. ÓTIMO. BOM. REGULAR. 10%. 3%. 0%. Perguntados sobre como avaliavam a participação no Grupo de Terceira Idade Reviver, a maioria dos entrevistados a considera, excelente e a relaciona diretamente com os benefícios, o que demonstra a importância da entidade para o cidadão idoso..

(16) 123. Gráfico 15: A vontade de ser jovem novamente. Podemos notar que há uma necessidade de trabalhar a questão do envelhecer, desde a idade jovem, envelhecer ainda causa certo medo e insegurança em muitas pessoas, trabalhar os pontos positivos e formas de adaptações para essa nova fase da vida, favorece o bem estar do idoso, por que envelhecer é inevitável, mas torna-se ativo é opcional.. Tabela 15: O significado de ser idoso. EXPERIÊNCIA CONQUISTAS 21%. 25%. MEDO. INSEGURANÇA. 17%. 30%. HORRIVEL 7%. A tabela indica na visão dos entrevistados, que sentem e o que é ser idoso hoje em nosso país. Há insegurança em relação ao novo momento de vida e ao contexto vivido e ao mesmo tempo, satisfação pelas conquistas e experiências adquiridas. Claro que os sentimentos são os mais variados, embora muitos se sentem felizes com a nova fase todos sem exceção temem de alguma forma esta nova etapa da vida..

(17)

Referências

Documentos relacionados

3.9 - As equipas que efectivaram a sua inscrição mas não foram selecionadas para fazer a prova por força do artigo 3.7 têm direito à devolução do valor da inscrição na

O ques- tionário enviado às empresas brasileiras abrange 22 questões que contemplam assuntos como: as atividades inovativas e de P&D da empresa; fontes de infor- mação

Um algoritmo genético multiobjetivo SPEA2 (do inglês, Strength Pareto Evolutionary Algorithm) foi implementado com o objetivo de realizar varredu- ras e gerar

Outras informações Não existe informação disponível. SECÇÃO 12: Informação

Tabela 6: Situação dos estudantes do curso de Psicologia após o término do período letivo 2019/2 Taxa de Eficiência Conclusão (acima do tempo padrão) Conclusão (Total)

Assim, a partir do trabalho realizado, boa eficiência de remoção (de aproximadamente 70%) para massas utilizadas de 60g e 90g de areia de construção civil, porém, com

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

permite armazenar um conjunto de valores do mesmo tipo (por exemplo números) sob um mesmo nome....  Esses elementos podem depois