• Nenhum resultado encontrado

MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir para responder as questões de 01 a 04.

Carne na alimentação: quais países lideram o ranking?

Muitas pessoas dizem estar reduzindo a carne ou cortando por completo este alimento de suas dietas, mas estatísticas mostram uma realidade diferente - inclusive no Brasil.

Muitas pessoas têm prometido diminuir o consumo de carne - ou cortá-la completamente de sua dieta -, seja para ser mais saudáveis, reduzir o impacto no meio ambiente, prezar pelo bem-estar dos animais ou uma combinação desses motivos.

Um terço dos britânicos afirma ter parado de comer carne ou reduzido sua ingestão, enquanto dois terços dos americanos dizem que estão comendo menos carne.

A tendência se deve em parte a iniciativas como a Segundas Sem Carne, em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento, e a Veganuary, que incentiva ficar um mês assim.

Ao mesmo tempo, diversos documentários e defensores do veganismo vêm destacando os possíveis benefícios de comer menos carne. Mas quais são os efeitos práticos dessa mudança de comportamento?

O consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos, e sua produção hoje é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 1960 - de 70 milhões de toneladas passou para mais de 330 milhões em 2017.

Uma razão para isso é que há muito mais pessoas no mundo. No início da década de 1960, havia cerca de 3 bilhões. Hoje, somos mais de 7,6 bilhões.

Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.

Quando comparamos o consumo em diferentes países, vemos que, tipicamente, quanto mais rico, mais carne é consumida. Não há apenas mais pessoas no mundo. Há mais pessoas que podem comprar carne. [...]

Em 2013, de acordo com os últimos dados disponíveis, os Estados Unidos e a Austrália lideravam o ranking global de consumo anual de carne. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países ultrapassaram a marca de mais de 100 kg por pessoa, o equivalente a cerca de 50 frangos ou metade de um boi.

Altos níveis de consumo de carne podem ser vistos em todo o Ocidente, e, na maioria dos países da Europa Ocidental, o consumo é de 80 a 90 kg por pessoa.

No outro extremo do espectro, em muitos dos países mais pobres do mundo, come-se pouca carne. O etíope médio, por exemplo, consome apenas 7 kg, os ruandeses, 8 kg, e os nigerianos, 9 kg. Trata-se de um patamar dez vezes menor que o da média europeia.

Esses números representam a quantidade de carne per capita disponível para consumo, mas não levam em consideração o alimento desperdiçado. Na realidade, as pessoas comem um pouco menos de carne do que isso. [...]

A Índia, no entanto, é uma importante exceção à regra. Enquanto a renda média triplicou desde 1990, o consumo de carne não seguiu o mesmo caminho.

É um equívoco presumir que a maioria dos indianos seja vegetariano - dois terços comem pelo menos um pouco de carne, de acordo com uma pesquisa realizada no país.

(4)

No entanto, o consumo de carne na Índia permaneceu reduzido. Com menos de 4 kg por pessoa por ano, é o menor do mundo. É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos. [...]

Mas em muitas nações, o consumo de carne vai muito além dos benefícios nutricionais básicos. Na verdade, pode ser um risco para a saúde. Estudos associam o consumo excessivo de carne vermelha e processada ao aumento do risco de doenças cardíacas, derrame e certos tipos de câncer.

Substituir carne ou bacon por frango pode ser, assim, um passo positivo. Essa troca também é melhor para o meio ambiente. Quando comparada com a carne de frango, a carne bovina tem um impacto três a dez vezes maior sobre o uso da terra, a água e as emissões de gases de efeito estufa. A carne de porco situa-se entre os dois.

Um futuro em que o consumo de carne é sustentável e equilibrado entre os países exigiria grandes mudanças. Isso significaria não apenas uma mudança nos tipos de carne que comemos, mas também na quantidade de carne que comemos.

Essencialmente, a carne teria que se tornar cada vez mais um "luxo".

Adaptado

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/2019/02/09/carne-na-alimentacao-quais-paises-lideram-o-ranking.ghtml

01- Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que indica seu gênero textual.

a) Reportagem. b) Notícia. c) Crônica.

d) Texto prescritivo.

02- “(...) em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento (...).” 3º§.

Assinale a alternativa que corresponde ao significado do termo destacado na frase acima. a) Veganos.

b) Saudáveis. c) Partidários. d) Antagonistas.

03- “Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.” 7º§.

A palavra sublinhada nesse período estabelece a seguinte relação de ideia: a) Concessão.

b) Causa. c) Conclusão. d) Explicação.

04- “É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos.” 15º§.

Por essa frase, pode-se considerar que o autor do texto revela uma posição de: a) Otimismo.

b) Ironia.

c) Determinação. d) Incerteza.

(5)

05- Um produtor rural irá fazer um canteiro retangular conforme figura abaixo. Utilizando as medidas, é correto afirmar que a área deste terreno será:

a) 60 m. b) 17 m². c) 60 m². d) 34 m.

06- A figura inscrita no cubo a seguir é um(a):

a) Prisma. b) Cone.

c) Pirâmide de base Quadrangular. d) Tetraedro.

07- Sobre unidades de medida, é correto afirmar que a unidade de medida de comprimento inglesa é o(a):

a) Jarda. b) Arroba. c) Hectare. d) Polegada.

08- É correto afirmar que 2 (duas) horas 24 (vinte e quatro) minutos e 36 (trinta e seis) segundos equivalem à:

a) 8674 s. b) 8676 s. c) 8566 s. d) 8664 s.

09- De acordo com o histórico do município de Guatambu - SC complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa correta.

A história do município remonta os idos de 1910. "Segundo um registro do cartório de imóveis de Chapecó, instalou-se uma serraria no _______________ (hoje povoado pertencente a Guatambu) datado de 1911" (SILVA, 1998, p.21) e vários depoimentos orais comprovam a existência da comunidade desde o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. (Fonte: https://www.guatambu.sc.gov.br).

(6)

a) Município. b) Rio Uruguai. c) Porto Chalana. d) Rio dos Índios.

10- Guatambu - SC em 1938, e é elevado à categoria de Vila, pertencente a Chapecó e era chamado de:

(Fonte: https://www.guatambu.sc.gov.br) a) Fazenda Faxinal do Tigre. b) Porto Chalana.

c) Pau Marfim. d) Lauro Müller.

Conhecimentos Específicos

11- O transporte de escolares é uma atividade fundamental para milhares de brasileiros. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, atualizada, assumir o transporte escolar da rede pública municipal para os alunos que vivem na zona urbana ou rural, é incumbência do:

a) Poder Público Federal. b) Poder Público Estadual. c) Poder Público Municipal.

d) Sistema Brasileiro de Transporte.

12- Para garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, o monitor de transporte escolar deverá:

I- Permanecer junto ao grupo de educandos, zelando por sua segurança.

II- Fazer a checagem da entrada, verificando a presença dos educandos e controlar a saída destes.

III- Permanecer no veículo durante todo o trajeto residência- escola e vice-versa. IV- Impedir que os pais de alunos especiais ajudem na locomoção dos filhos. Estão corretas:

a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, II, III e IV. d) II e III.

13- Tem direito ao transporte escolar os alunos, exceto:

a) Maiores de seis anos que vivem na zona rural do município. b) Do Ensino Fundamental que residem na área urbana. c) Matriculados em escola privada longe de suas residências. d) Com deficiência, independentemente do tipo de deficiência.

14- Paulo é monitor do transporte escolar do município São João Batista e de acordo com as suas atribuições, ele é responsável por:

a) Realizar a limpeza externa do veículo quando necessário. b) Devolver materiais esquecidos no veículo.

c) Conduzir o veículo no caso de ausência do motorista. d) Acompanhar as despesas de manutenção do veículo.

(7)

15- A má qualidade e a falta de segurança no transporte escolar das crianças brasileiras são responsáveis por inúmeros acidentes com consequências desastrosas tanto para as vítimas, quanto para as suas famílias. Não é uma ação que garante a segurança no transporte de escolares:

a) O uso do cinto de segurança de três pontos pelas crianças. b) A presença de um monitor escolar no veículo.

c) O embarque e desembarque sem a travessia de vias.

d) O embarque pela porta traseira e o desembarque pela frente.

16- De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de:

I- Alimentação e transporte. II- Material didático-escolar. III- Recreação e lazer. IV- Criação artística. Estão corretas:

a) I e II apenas. b) I, II e III apenas. c) I, II e IV apenas. d) I, II III e IV.

17- O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura a criança e o adolescente o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento. O direito à liberdade não compreende:

a) Opinião e expressão. b) Crença e culto religioso. c) Sujeição a vida política.

d) Ir, vir e estar nos logradouros públicos.

18- Assinale a alternativa que apresenta uma orientação correta em relação à segurança do aluno durante o transporte escolar.

a) Ficar em pé quando o veículo estiver em movimento.

b) Permanecer sentado enquanto o veículo estiver em movimento. c) Levantar do veículo e andar devagar para falar com o colega. d) Descer do veículo somente quando apresentar movimento lento. 19- Observe a charge abaixo:

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente no capítulo específico que trata do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, é correto afirmar que:

(8)

a) É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade mesmo na condição de aprendiz.

b) É permitido trabalho noturno ao adolescente, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

c) É garantida a permissão de trabalho as crianças de dez a treze anos de idade desde que acompanhada pelos pais.

d) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

20- A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. O profissional monitor de transporte escolar, ético, não apresenta como característica:

a) Integridade. b) Sigilo.

c) Embromação. d) Responsabilidade.

21- Em relação as regras de comportamento, o que fazer e não fazer no ambiente de trabalho, marque (C) para as afirmativas corretas e (E) para as erradas.

( )Respeitar a privacidade dos outros.

( )Tratar seus superiores de igual para igual. ( )Ser humilde, tolerante e flexível.

( )Deixar para amanhã o que dá para fazer hoje. ( )Criticar colegas em público.

( )Evitar expor sua vida privada e não participar de fofocas. A sequência correta de cima para baixo é:

a) C- E- C- E- E- C. b) C- C- C- C- E- C. c) C- C- E- C- C- C. d) C- C- C- C- C- C.

22- Ao prestar atendimento a mãe de uma aluna, usuária do transporte escolar, em relação a dúvidas a respeito do horário de embarque, o monitor do transporte escolar deve:

I - Olhar para os lados e interromper bruscamente a pessoa. II- Demonstrar simpatia, competência e profissionalismo. III- Realizar outra atividade enquanto estiver ouvindo. IV- Cuidar da expressão do rosto e da voz.

Estão corretas apenas: a) I, II, e III.

b) II e IV. c) II, III e IV. d) I, II, e IV.

23- Leia o fragmento de texto abaixo.

“Um ônibus escolar pegou fogo no começo da tarde desta quarta-feira (19), em Indaiatuba. As crianças estavam no veículo no momento do acidente, mas conseguiram escapar a tempo. O incêndio já foi controlado. No veículo estavam o motorista, uma monitora e três alunos, do primeiro ano do Ensino Fundamental I, da EMEB Profª Maria Ignês Pinezzi, e ninguém ficou ferido.”

(9)

No caso de incêndio no ônibus escolar, como o ocorrido em Indaiatuba, o monitor de transporte escolar não deve:

a) Sair correndo com o extintor e tentar apagar o fogo.

b) Manter a calma e esperar o veículo parar em local seguro. c) Tentar acalmar as crianças e retira-las do veículo.

d) Conduzir as crianças para fora do veículo sem correria.

24- O monitor deve orientar os alunos em relação ao uso correto dos seguintes equipamentos do veículo. De acordo com os equipamentos abaixo, assinale a alternativa incorreta.

a) O extintor de incêndio. b) O cinto de segurança.

c) O alerta de frenagem emergencial. d) As saídas de emergência nas janelas.

25- Durante o trajeto casa-escola-casa, o monitor é o responsável pelos alunos. No embarque e no desembarque de alunos, o monitor deve:

a) Solicitar que os alunos menores subam os degraus sem auxílio. b) Organizar filas de embarque quando houver muitos alunos. c) Levar todas as crianças, com segurança, no colo.

d) Permanecer dentro do veículo no momento de desembarque.

26- Em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( )Apresenta um conjunto de medidas a serem adotadas em um prazo máximo de cinco anos. ( )A expansão do ensino básico, garantindo uma expansão do ensino obrigatório e de qualidade, é uma das suas metas.

( )Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas não é uma meta do plano.

( )Sua execução demanda uma grande colaboração entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

( )Direciona esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. ( )Estabelece vinte metas a serem atingidas em prazo indeterminado.

A sequência correta de cima para baixo é: a) F- V- F- V- V- F.

b) V- V- V- V- V- F. c) V- V- F- V- V- V. d) F- V- V- V- V- F.

27- De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, atualizada, assinale a alternativa correta.

a) O ensino infantil separado da educação básica.

b) O ensino fundamental apresenta uma duração de oito anos. c) O ensino médio apresenta uma duração mínima de três anos. d) O ensino superior é a etapa final da educação básica.

28- A gestão escolar democrática envolve, exceto:

a) A participação do coletivo em todas as ações da escola. b) A descentralização, um espaço aberto ao diálogo.

c) O compartilhamento das decisões para a comunidade escolar. d) A centralização e a monopolização das decisões da escola.

(10)

29- É uma atribuição do monitor de transporte escolar:

a) Informar aos pais ou responsáveis o rendimento escolar do aluno. b) Distribuir comunicados da escola dentro do transporte.

c) Ajudar os alunos a subir e descer do veículo.

d) Vender balas, refrigerantes, sucos dentro do transporte.

30- De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Quando o monitor do transporte escolar toma conhecimento da ocorrência de maus tratos a criança ou ao adolescente, deverá comunicar:

a) Imediatamente aos pais através do telefone ou do bilhete. b) Ao motorista do veículo para as devidas providências. c) O estabelecimento de ensino para as devidas providências. d) A delegacia mais próxima da escola ou a polícia militar.

Referências

Documentos relacionados

De sua gênese surgiram duas linguagens, uma conhecida como Luta Regional Baiana (atualmente, apenas Capoeira Regional) e a outra como Capoeira Angola. No nosso entendimento,

A função de autocorrelação dependente do tempo obtida para vários valores de mostra o crossover de um regime de excitação de modo coletivo para um regime de modo central, à

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Podemos realçar algumas justificativas para a aplicabilidade do empreendedorismo à gestão escolar, tais como: as exigências das esferas públicas, bem como de toda a

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Visita da delegação da Comissão LIBE do PE ao Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (GEAA) em La Valeta, Malta, de 29 a 30 de outubro de 2013 A visita da delegação da

1. As candidaturas são analisadas pela Comissão Permanente do Conselho Geral ou por uma comissão especialmente designada para o efeito por aquele órgão sendo qualquer uma destas