• Nenhum resultado encontrado

ERRATA. Revisaço Língua Portuguesa questões comentadas e organizadas por assunto 4ª edição Autora: Duda Nogueira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ERRATA. Revisaço Língua Portuguesa questões comentadas e organizadas por assunto 4ª edição Autora: Duda Nogueira"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITORA JUSPODIVM

ERRATA

Revisaço – Língua Portuguesa

3.223 questões comentadas e organizadas por assunto – 4ª edição

Autora: Duda Nogueira

Considere as alterações em

vermelho

abaixo:

P. 45 Questão 01

(TJ SP – 2014) Considerando-se o contexto, na oração – … que estudaram em colégios privados … –, o termo em destaque opõe-se à ideia de

(A) restritos. (B) particulares. (C) governamentais. (D) coletivos. (E) confidenciais. | |

Alternativa correta: letra “c”

P. 45 Questão 02

(TJ SP – 2014) Na oração – Transplantei-o para o exíguo canteiro na frente da casa. –, o termo em destaque significa (A) primoroso. (B) notável. (C) contíguo. (D) adequado. (E) pequeno. | |.

(2)

P. 72 Questão 49

(FCC – Analista Judiciário – Área Judiciária – TRE /AC/2010) Está correto o emprego de seção, em seção

eleitoral, assim como está correto o do termo sublinhado na frase:

(A) A secção em que se deveria homenageá-lo foi adiada para a próxima semana.

(B) Ele se indispôs contra a seção de seus direitos em favor de tantos parentes e contraparentes. (C) Na sessão para a qual foi indicado para assumir nova função, o chefe é reconhecidamente um

intolerante.

(D) Não houve como obter dele a cessão de seu posto para um colega mais experiente. (E) A sessão longitudinal dessa planta expôs os vestígios do parasita que a fez definhar.

| |.

Alternativa “d”: correta – A cessão de seu posto é no sentido de ceder. Para recordar facilmente, associe a letra c no início das duas palavras.

Alternativa “a” – Sessão: significa intervalo de tempo de uma reunião para determinado fim. Alternativa “b” – Cessão: ato de ceder (transferir ou doar algo).

Alternativa “d” “c” – Seção ou secção: dignifica corte, segmento, setor. Alternativa “e” – Seção ou secção: dignifica corte, segmento, setor.

P. 72 Questão 50

(FCC – Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF – 4ª Região/2010) NÃO haverá prejuízo para a correção e o sentido do segmento do texto com a substituição do elemento sublinhado pelo indicado entre parênteses em:

(A) (…) inserindo-se no cotidiano da vida pública e privada (…) (emergindo no dia a dia)

(B) (…) nos ajuda a entender (…) a configuração da subjetividade contemporânea. (formação da veleidade íntima)

(C) Algumas vezes nos perguntamos como sobrevivíamos antes da internet (…). (Ocorre-nos, por vezes, indagar)

(D) Lembremos que essas tecnologias (…) são aquisições recentíssimas da humanidade. (conquistas açodadas)

(E) (…) agiram como se estivessem na iminência de um ataque catastrófico. (tal fosse prestes a sofrerem)

| |.

Alternativa “d”: correta – Em questões assim, veja o significado das palavras separadamente, e não da expressão toda. Facilita e diminui o risco de erro.

Alternativa “c”: correta – Algumas vezes nos perguntamos equivale, óbvio, a ocorre-nos, por vezes, indagar.

(3)

Erros:

Alternativa “a” – Emergir: é manifestar-se, aparecer, surgir. Inserir: Introduzir, fazer entrar; colocar no meio de outros.

Alternativa “b” – Veleidade: Intenção pouco firme, ou dificilmente realizável.

Alternativa “c” – O sentido é alterado: no primeiro trecho perguntamos a nós mesmos; no segundo, ocorre a nós indagar, ou seja, retira a informação de quem indagar.

Alternativa “d”: açodadas são apressadas; que têm muita pressa; que age precipitadamente e não possui

relação semântica com “recentíssimas” – noção de tempo

Alternativa “d” “e” – Iminência: qualidade do que está iminente; AMEAÇA; PROXIMIDADE. Não há relação com o verbo sofrerem.

P. 345 Questão 02

(FCC TRT 4 – 2015 Técnico Judiciário) ... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.

A relação estabelecida entre os termos constantes do segmento sublinhado acima está reproduzida no segmento, também sublinhado, em:

(A) Nas cidades do Sul ...

(B) ... e a exposição de um certo verniz social ...

(C) ... implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe.

(D) Nas imagens dos jornais das cidades do Sul ...

(E) Os altos preços do café no mercado externo ...

| |.

Alternativa correta: letra “b”

P. 345 Questão 03

(FCC – Técnico Judiciário – Área Administrativa – TRT 3/2015) A frase em que ambos os elementos sublinhados exercem a função de núcleo do sujeito é:

(A) Muitos acham que não é justo apagar os vestígios do passado. (B) Dessa escolha da Assembleia Nacional nasceram os museus.

(C) Os bens dos aristocratas deviam ser considerados patrimônio de quem os tomou. (D) Os parisienses revoltados arrebentaram as casas dos nobres.

(4)

| |.

Alternativa correta: letra “c”

1. O que deviam ser considerados? Os bens dos aristocratas = sujeito; 2. Quem os tomou? Quem = sujeito.

Perceba que na frase “Alguém tinha dúvida”, o sujeito é o pronome indefinido “alguém”. Segue o mesmo raciocínio na segunda oração.

P. 361 Questão 51

(CESPE - Analista Administrativo - FUNPRESP/2016) A supressão da partícula “se”, em “espalhou-se” (A notícia espalhou-se rapidamente), prejudicaria a correção gramatical do texto e seu sentido original. ( ) certo ( ) errado

 Comentários: Certo

Nota da autora: Questão de verbo (vozes verbais) e análise sintática.

O “se” é pronome apassivador e indica que oração está na voz passiva sintética; o verbo é transitivo direto (espalhou algo). Transpondo para a passiva analítica, temos certeza de que “a notícia” possui função de sujeito paciente: A notícia foi espalhada rapidamente. Sendo assim, a supressão alteraria o sentido original, embora não prejudique a correção gramatical. e prejudica a correção gramatical por passar a ter ideia de que a notícia espalhou algo. Sentido original: a notícia foi espalhada. Prejudica a correção gramatical por passar para a voz ativa e altera o sentido.

P. 572 Questão 182

Considere o trecho abaixo:

(...) De certo modo, a participação dos indígenas na disputa nos Poderes Legislativo é apresentada no mesmo tom de estranheza (...)

Marcos Pereira Rufino

(UNB/CESPE – Poder Judiciário – TRE /ES/2012) A forma verbal “é” está flexionada no singular porque concorda com o nome “disputa”.

( ) Certo ( ) Errado |COMENTÁRIOS|.

Alternativa “e”: correta Errado – O vocábulo disputa exerce função de adjunto adverbial e não de sujeito. O verbo deve concordar com o sujeito. O que é apresentada? A participação dos indígenas é apresentada.

P. 577 Questão 198

(CESPE – Analista Judiciário – Área Judiciária – STF/2008) Preservando-se a correção gramatical do texto, bem como sua coerência argumentativa, a forma verbal “mudam-se” poderia ser empregada também no singular.

(5)

( ) Certo ( ) Errado

|COMENTÁRIOS|.

Certo – Sim, poderia ser empregada a forma no singular: “muda-se o valor de uso concreto …” No comando da questão, o verbo é transitivo direto + se (pronome apassivador), ou seja, indica voz passiva sintética e equivale a “os valores são mudados”. Empregando o verbo no singular, passa a ser intransitivo e indeterminamos o sujeito. O “se” é classificado como índice de indeterminação do sujeito.

Pp. 689-690 Questão 27

(FCC – Técnico Judiciário – Administrativa – TRT 18/2013)

Essa matriarca era de uma saúde admirável e não mais se intrometia na direção da casa. Tinha um pitinho pequenino de barro, feito _____ capricho pelas paneleiras do lugar. O fumo era preparado por Nhá -Bá, colhido nas hortas. Destaladas, murchas as folhas, eram entregues _____ velha mãe que fazia a torção de forma especial, que só ela sabia fazer. *…+ Daquela avó emanava um cheiro indefinido e adocicado de folhas murchas _____ que se misturavam fumo desfiado, cânfora e baunilha. (Cora Coralina. “Na Fazenda Paraíso”, Op. cit., p.59)

Preenchem corretamente as lacunas dos versos acima, na ordem dada: (A) à – a – à (B) a – à – a (C) a – a – à (D) à – à – a (E) a – à – à |COMENTÁRIOS|. Alternativa “b”: correta P. 1.257 Questão 05

(VUNESP 2014 – Escrevente Técnico Judiciário – TJ/SP) As informações iniciais do texto permitem inferir que pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades públicas acreditam que

(A) o desempenho dos alunos beneficiados é similar ao de outros estudantes. (B) os resultados dos cotistas podem ser superiores aos dos demais estudantes. (C) os cursos, em geral, são beneficiados com alunos de perfis diferenciados. (D) os alunos beneficiados têm pouca qualificação para frequentar os cursos. (E) os cursos menos concorridos podem ser extintos por falta de candidatos.

|COMENTÁRIOS|. Resposta: “b” “d”

(6)

1. Inferência = processo intelectual segundo o qual é possível chegar a uma conclusão a partir de premissas.

2. Trecho = As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem,

sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. Caro(a) leitor(a), se no enunciado pede a

opinião de quem é contrário a cotas, claro que a opinião é, também, contrária: seus beneficiados não são competentes e mais: não merecem frequentar uma universidade pública de qualidade. Questão perigosa por exigir muita atenção.

Excelsos estudos!

Dúvidas podem ser enviadas por e-mail: professoraduda@gmail.com ;)

Referências

Documentos relacionados

A grande motivação para escrevermos este livro de questões comentadas, que prepara para provas de oftalmologia, foi a vontade em suprir deficiências no processo de preparação para

!.. 8) Veja! No lado direito você consegue ter uma rápida visão dos CCs da compra e quanto gastou.!.. Vide imagem abaixo.!.. 10) Neste passo, você confere as suas compras e os

FIGURA 2: A: Fotomicrografia de um corte sagital da língua de coelhos; B: segmento do corpo da língua com epitélio tipo estratificado pavimentoso queratinizado das papilas

Newton Deniz Piovesan, filho de Adley Eridano Piovesan e Elsa Bissoli Piovesan, nasceu no dia 20 de abril de 1969, em Vitória, ES. Em março de 1988, ingressou no curso de Agronomia

File Station Unidade virtual, pasta remota, editor ACL Windows, compressão/extracção de ficheiros arquivados, controlo de largura de banda para utilizadores ou grupos

A) Os narradores, porque procedem de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, embora ela seja diferente da educação gaúcha, potiguar

A empresa estudada tem cinco barracões (A, B, C, D, E) destinados à produção de seus produtos e um barracão (F) onde está localizado o setor de afiação de

Garante ao Segurado até o limite do Capital Segurado, a prestação de serviços ou reembolso de despesas emergenciais das sessões de fisioterapia efetuadas pelo