• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 182/2013-PROG/UEMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 182/2013-PROG/UEMA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

EDITAL Nº 182/2013-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 10/12/2013 a 31/01/2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de Cargo na Carreira do Magistério Superior, nos termos da Resolução nº 465/2004 – CONSUN/UEMA, para atender ao Centro de Estudos Superiores de Imperatriz–CESI /Departamento de História e Geografia/Curso de História/ Curso de Geografia, na matéria ou disciplina especificada no anexo deste Edital.

1 – O Concurso atenderá à legislação em vigor e às Normas previstas na Resolução nº 465/2004 – CONSUN/UEMA, devendo o candidato receber no ato da inscrição o programa da matéria ou disciplina respectiva.

2 – Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros, na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido ao Chefe do Departamento ou Curso responsável pelo Concurso e protocolado no Protocolo Geral da Universidade e nos Protocolos dos Centros de Estudos Superiores da UEMA, no horário de 14 às 17 horas, acompanhado do “Curriculum Vitae” devidamente comprovado, com os seguintes documentos obrigatórios:

a) Cédula de Identidade (Civil ou Militar); b) CPF;

c) Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino); d) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação; acompanhado do Histórico Escolar correspondente;

f) Título de Pós-Graduação, com respectivo Histórico, se for o caso;

g) - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), efetuado no Banco do Brasil, Agência nº. 3846-6, Conta Corrente nº. 5393-7

(2)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09–São Luís-MA. FONE: (98) 3244-4015 FAX: (98) 3245-4771 C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81

(UEMA/Recursos Próprios), podendo ser paga em qualquer agência desse Banco. Em hipótese alguma haverá devolução de taxa de inscrição.

. Os documentos obrigatórios relacionados nas alíneas de “a” a “f” acima deverão estar devidamente autenticados

3 - No ato da posse, o candidato inscrito com a apresentação de Certidão de Conclusão de Curso deverá apresentar o Diploma de Graduação, obrigatoriamente.

4 – É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação obrigatória exigida. 5 – A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por seu procurador habilitado com procuração específica devidamente autenticada.

6 – O candidato poderá fazer uma única anexação de documentos ao seu “Curriculum Vitae”, no Departamento Acadêmico ou Curso responsável pelo concurso, mediante controle de protocolo, até 72 (setenta e duas) horas, improrrogáveis, antes do início do concurso.

7 – O preenchimento dos cargos pelos candidatos aprovados dar-se-á no regime de trabalho definido no anexo, de acordo com o número de vagas e a necessidade expressa pelo Centro.

8 – O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos para efeito de nomeação para a Carreira do Magistério Superior, contado da publicação do Edital com o resultado.

9 – O docente a ser nomeado, em virtude de aprovação em Concurso Público, ficará sujeito à obrigatoriedade de prestação dos seguintes serviços: ministrar aulas em qualquer disciplina para o qual esteja legalmente habilitado na graduação; participar de projetos de pesquisa e extensão; orientar os estudantes na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso e estágios curriculares e extracurriculares; exercer função de chefia, tanto na área acadêmica como na área administrativa; assessorar o pessoal técnico-administrativo, quando necessário; outras atividades inerentes ao efetivo exercício do Magistério Superior.

10 – A convocação do candidato habilitado para se manifestar, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita exclusivamente por meio de

(3)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

correspondência registrada, não se responsabilizando a UEMA pela mudança de endereço sem comunicação prévia por escrito, por parte do candidato.

11 – O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias para apresentar ao Departamento de Pessoal a documentação exigida para a sua nomeação.

12 – O não pronunciamento do candidato habilitado, no prazo estabelecido para esse fim, facultará à UEMA a convocação do(s) candidato(s) seguinte(s), sendo seu nome excluído do processo.

13 – Ao término do prazo de inscrição do Concurso objeto deste Edital, verificada a inexistência de candidato(s), as inscrições poderão ser reabertas, para a mesma classe de professor, mediante publicação de Edital, no prazo de 60 (sessenta) dias da data de encerramento do período de inscrição inicial.

14 – Informações adicionais poderão ser obtidas no Departamento Acadêmico, Curso ou Centro promotor do Concurso.

15 – Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação – PROG/UEMA.

São Luís, 09 de dezembro de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha Pró- Reitora de Graduação

(4)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09–São Luís-MA. FONE: (98) 3244-4015 FAX: (98) 3245-4771 C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81

ANEXO AO EDITAL Nº 182/2013 – PROG/UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - CESI/DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA/CURSO DE HISTÓRIA/CURSO DE GEOGRAFIA

São Luís, 09 de dezembro de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha Pró- Reitora de Graduação

Departamento/Curso Matéria ou Disciplina Classe Nº de vagas Regime de Trabalho Requisitos História e Geografia (Curso de Geografia) GEOGRAFIA HUMANA (Organização do Espaço Geográfico, Organização do Espaço Brasileiro, Organização do Espaço Nordestino e Organização do Espaço Maranhense)

Assistente 01 40 horas Graduado em Geografia e Mestrado em Geografia.

História e Geografia (Curso de História) HISTÓRIA GERAL (História do Oriente Antigo, História do Mediterrâneo Antigo e História Medieval).

(5)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME: _____________________________________________________________________ ENDEREÇO: __________________________________________________________ CEP:__________________________FONE:__________________________________ E-MAIL_______________________________________________________________ Vem requerer ao Chefe do Departamento ________________________________________ ____________________________________ inscrição no Concurso para ingresso na Carreira do Magistério Superior, na Classe de Professor:

AUXILIAR ASSISTENTE ADJUNTO

ÁREA DE CONHECIMENTO __________________________________________________ MATÉRIA OU DISCIPLINA ___________________________________________________ Para o que anexa os seguintes documentos ou fotocópias:

a) Carteira de Identidade; b) CPF;

c) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino); d) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) Diploma ou documento equivalente comprobatório de conclusão de curso de graduação com o histórico escolar correspondente;

f) Título de Pós-Graduação com o histórico escolar se for o caso;

g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no Banco Brasil, Agência 3846-6, Conta Corrente: 5393-7 (UEMA/Recursos Próprios);

h) “Curriculum Vitae” devidamente comprovado.

_________________________________________ Assinatura

Local/data: ______________________, ______/_____/_______

... NOME DO CANDIDATO __________________________________________________ MATÉRIA OU DISCIPLINA OBJETO DO CONCURSO ___________________ ______________________________________________________________________

_______________________________________ Local de Inscrição

____________________________________________________ Assinatura e Matrícula do Servidor Responsável

(6)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09–São Luís-MA. FONE: (98) 3244-4015 FAX: (98) 3245-4771 C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - CESI DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA/ CURSO DE

HISTÓRIA/CURSO DE GEOGRAFIA EDITAL Nº 182/2013 – PROG/UEMA Matéria ou disciplina: Geografia

1. A dinâmica populacional brasileira e seus indicadores atuais. 2. Globalização e produção da cidade moderna no nordeste brasileiro. 3. As cidades médias no contexto da urbanização brasileira.

4. A articulação comercial e produtiva na construção de um espaço nacional brasileiro.

5. A modernização da agricultura brasileira e suas transformações recentes. 6. Uma reorganização produtiva do território brasileiro.

7. O espaço do nordeste no contexto da economia nacional.

8. A organização do espaço mundial frente à mundialização do capital. 9. As recentes transformações no espaço maranhense.

10. Epistemologia do espaço geográfico.

REFERÊNCIAS:

AFFONSO, Rui de Brito A., SILVA, Pedro Luiz B. (org). Desigualdades regionais e desenvolvimento. São Paulo: FUNDAP/EDUSP, 1995 (Federalismo no Brasil).

ANDRADE, Manuel C. Geografia econômica do nordeste. São Paulo ed. Atlas, 1987. ANDRADE, Manuel C. Geografia econômica. São Paulo ed. Atlas, 1984.

ASSELIN, Victor. Grilagem: currupção e violência em terras do Carajás. Imperatriz: ética, 2009.

BECKER, B.; EGLER, C. A.G. Brasil: Uma nova potência regional da economia – mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. (Geografia).

(7)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

BECKER, Berta K, et al. (orgs). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BRASIL, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Revista brasileira de geografia. Rio de Janeiro: IBGE, número especial, tomo I e II, 1939.

Brasil. Questões atuais da reorganização do território (org.) Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes, Sebastião lobato Correas, Bertrand Brasil – 4° ed. 2008 Rio de Janeiro.

BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento econômico brasileiro. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998.

CASTRO, I. E. et al (org.). Exportações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1997.

CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo César da Costa & CORREA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

CRISTOFOLETTI, Antonio. Perspectivas da geografia. São Paulo: DIFEL, 1982. GOLDEMBERG, J. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo: Edusp, 1998.

GONÇALVES, Maria Flora (org.). O novo Brasil urbano: impasses, dilemas, perspectivas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.

GONÇALVES, R. Globalização e desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999. GRAZIANO NETO, F. O paradoxo agrário. Campinas: Pontes, 1999.

GRAZIANO NETO, F. Questão agrária e ecológica: critica da agricultura moderna. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MONBEIG, Pierre. O Brasil. São Paulo: DIFEL, 1985. (*)

Moreira Ruy. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, v. 03, 2010. Moreira Ruy. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, v. 02, 2009.

(8)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09–São Luís-MA. FONE: (98) 3244-4015 FAX: (98) 3245-4771 C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81

Moreira Ruy. Geografia e Práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto, 2012.

Moreira Ruy. Sociedade e espaço geográfico no Brasil: constituição e problemas de relação. São Paulo: Contexto, 2011.

Moreira Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto, 1997. (repensando a geografia).

PORTO, Íris Maria Ribeiro; CASTRO, Claudio Eduardo de (org.). Abordagens geográficas das multiplicidades dos espaços maranhenses. São Luís: Editora da UEMA, 2010.

SANTOS, B.R.E. Os Caminhos da agricultura brasileira. São Paulo: Evoluir. 2001. SANTOS, M, A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M, SILVEIRA, M. L. O Brasil. Território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1994.

SERRA, Geraldo. Urbanização e centralismo autoritário. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1991.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (org.) Cidades medias, espaços em transição. Expressão popular, São Paulo, 2007.

TROVÃO, J. R. O processo de ocupação do território maranhense. São Luís: IMESC, 2008.

(9)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - CESI DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA/ CURSO DE

HISTÓRIA/CURSO DE GEOGRAFIA EDITAL Nº 182/2013 – PROG/UEMA Matéria ou disciplina: História

1- Mito e história no mundo grego

2- A organização do poder no Oriente Antigo

3- As relações de Produção e Democracia na Sociedade Clássica

4- As estruturas econômicas e sociais no Oriente Antigo: as Sociedades Tributárias 5- A desintegração do Mundo Antigo

6- Sociedade e Cultura na Idade Média 7- Estruturas econômicas no Medievo 8- O Mundo árabe e a Expansão Muçulmana 9- Religião e religiosidade Idade Média

10- Sistemas de Poderes na Sociedade Medieval REFERÊNCIAS

ANDERSON, Perry. Passagens da Antigüidade para o Feudalismo. São Paulo; Brasiliense, 1979.

BANNIARD, Michel. A alta Idade Média Ocidental. Lisboa: Verbo, 1972. BARRACLOUGH, Geoffrey. Os papas na Idade Média. Lisboa: Verbo, 1972. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

BRANDÃO, Junito de Souza. „Mitologia Grega‟, „Preliminares‟ e „Mito, Rito e Religião.‟ In: Mitologia Grega; Petrópolis, Vozes, 1994;

BRAUDEL, F. Memórias do Mediterrâneo: Pré-história e antiguidade. Lisboa: Terramar, 2001.

(10)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

Cidade Universitária Paulo VI – Caixa Postal 09–São Luís-MA. FONE: (98) 3244-4015 FAX: (98) 3245-4771 C.G.C. 06.352.421/0001/68 – Criada nos termos da Lei 4.400 de 30/12/81

CARDOSO, C. F. S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1980. _________________ Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

DONADONI, S. (ed.) O Homem Egípcio. Lisboa: Presença, 1994.

DUBY. As três ordens ou o imaginário do feudalismo Lisboa: Estampa, 1980. _____. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. Tradução de Leandro Konder. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FALBEL, Nachman. As heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1978. FINLEY, M. I. Economia antiga. 2ª. ed. rev. amp., Porto: Afrontamento, 1986

____________ História antiga: testemunhos e modelos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FAURE, Élie. A Arte Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1990. FRANCO JR, Hilário. As Cruzadas. São Paulo: Brasiliense, 1982. GIARDINA, A. (ed.). O Homem Romano. Lisboa: Presença, 1991.

HUBERMANN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1989. LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

_____. Por um outro conceito de Idade Média. Tempo, Trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1979.

_____. O Apogeu da Cidade Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992. LEVEQUE, Pierre. O Mundo Helenístico. Lisboa, Ed. 70, 1987.

MENDES, N. M. e VENTURA, G. S. (org.). Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro; Vitória: Mauad; EDUFES, 2006.

(11)

Universidade Estadual do Maranhão Pró-Reitoria de Graduação Comissão de Concursos Públicos

PIRENNE, Henri. Histórica econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1963.

WOLFF, Philippe. Outono da Idade Média ou primavera dos tempos modernos? São Paulo: Martins Fontes, 1988.

THEML, N. O público e o privado na Grécia; do séc. VIIIº. ao IVº Séc. a.C. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média ocidental: séculos VIII ao XII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

VERNANT, J.-P. (ed.). O Homem Grego. Lisboa: Presença, 1993.

ZIERER, Adriana; XIMENDES, Carlos Alberto, (Org.). História Antiga e Medieval: Cultura e Ensino. – São Luís: Editora UEMA, 2009.

ZIERER, Adriana; Literatura e imaginário: fontes literárias e concepções acerca do além medieval nos séculos XII e XIII.- São Luís: Editora UEMA, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Podemos criar ou apagar nova pasta ou ficheiro através dos três botões situados no topo do menu (seta azul), mas também abrir, duplicar, renomear ou apagar uma pasta ou

LARANJEIRAS, COSME VELHO, FLAMENGO E BOTAFOGO, com RECUPERAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO HORIONTAL E VERTICAL - AP2 10,40 CICLOFAIXA E FAIXA COMPARTILHADA (pista e

4.15 Faça um programa que leia um número indeterminado de valores, correspondentes a notas, encerrando a entrada de dados quando for informado um valor igual a -1 (que não

5.8 O não pagamento da multa no prazo estipulado importará, ainda, na atualização do valor a ser pago, com base na variação do IPC - Índice de Preços ao Consumidor do Município

Quanto aos tipos de conversões, houve uma forte diminuição das conversões do agrupamento TMPB entre os dois períodos, em todas as faixas de distância, e um aumento de TAPB

A proposta da Comissão abrange a transmissão de dados e metainformação estatísticos relevantes para o procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos («dados

A Secretaria do Tesouro Nacional fica autorizada a resgatar antecipadamente, mediante solicitação formal do Fies e atestada pelo INSS, os certificados com data de emissão até 10

Celenterad nterados: os: prime primeiros iros neurô neurônios nios (célu (células las irritáve irritáveis is e e com propriedad com propriedades es cond