• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2011"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2011

O Tribunal de Contas da União - TCU e este Pregoeiro, designado pela Portaria Segedam n.º 10, de 06 de janeiro de 2011, levam ao conhecimento dos interessados que, na forma da Lei n.º 10.520/2002, do Decreto n.º 5.450/2005, da Lei Complementar n.º 123/2006 e, subsidiariamente, da Lei n.º 8.666/1993 e de outras normas aplicáveis ao objeto deste certame, farão realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico mediante as condições estabelecidas neste Edital.

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO: DIA: 02 de junho de 2011

HORÁRIO: 10h (horário de Brasília/DF)

ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.comprasnet.gov.br CÓDIGO UASG: 30001

SEÇÃO I - DO OBJETO

1. A presente licitação tem como objeto a contratação, em regime de empreitada por preço unitário, de serviços gráficos pelo sistema offset, monocromáticos e policromáticos, incluindo papel, acabamento e todo o material de suprimento, conforme especificações constantes do Anexo II – Especificações Técnicas.

1.1. Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas no Comprasnet e as especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas.

SEÇÃO II - DA DESPESA E DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

2. A despesa anual com a execução do objeto desta licitação é estimada em R$ 576.872,64 (quinhentos e setenta e seis mil oitocentos e setenta e dois reais e sessenta e quatro centavos), conforme o Anexo III – Orçamento Estimativo.

SEÇÃO III - DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

3. Poderão participar deste Pregão os interessados que estiverem previamente credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - Sicaf e perante o

(2)

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI), por meio do sítio www.comprasnet.gov.br.

3.1. Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto à SLTI, onde também deverão informar-se a respeito do seu funcionamento e regulamento e receber instruções detalhadas para sua correta utilização.

3.2. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação por ele efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao TCU responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4. Não poderão participar deste Pregão:

4.1. empresário suspenso de participar de licitação e impedido de contratar com o TCU, durante o prazo da sanção aplicada;

4.2. empresário declarado inidôneo para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação;

4.3. empresário impedido de licitar e contratar com a União, durante o prazo da sanção aplicada;

4.4. sociedade estrangeira não autorizada a funcionar no País;

4.5. empresário cujo estatuto ou contrato social não inclua o objeto deste Pregão; 4.6. empresário que se encontre em processo de dissolução, recuperação judicial,

recuperação extrajudicial, falência, concordata, fusão, cisão, ou incorporação; 4.7. sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas

aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum.

SEÇÃO IV – DA VISTORIA

5. Não se exigirá que o licitante realize vistoria às dependências do TCU para realização dos serviços.

SEÇÃO V – DA PROPOSTA

6. O licitante deverá encaminhar proposta, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando então encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

(3)

6.1. O licitante deverá consignar, na forma expressa no sistema eletrônico, o valor ofertado para o primeiro milheiro de impressão monocromática em papel apergaminhado 240x330mm (75g/m²), já considerados e inclusos todos os tributos, fretes, tarifas e demais despesas decorrentes da execução do objeto. 6.2. O licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que

cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do Edital.

6.3. O licitante deverá declarar, em campo próprio do Sistema, sob pena de inabilitação, que não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nem menores de dezesseis anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

6.4. O licitante enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá declarar, em campo próprio do Sistema, que atende aos requisitos do art. 3º da LC nº 123/2006, para fazer jus aos benefícios previstos nessa lei. 6.5. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à

conformidade da proposta ou ao enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital.

7. As propostas ficarão disponíveis no sistema eletrônico.

7.1. Qualquer elemento que possa identificar o licitante importa desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas nesse Edital.

7.2. Até a abertura da sessão, o licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente encaminhada.

8. As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

8.1. Decorrido o prazo de validade das propostas, sem convocação para contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

SEÇÃO VI – DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

9. A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pelo Pregoeiro, ocorrerá na data e na hora indicadas no preâmbulo deste Edital, no sítio www.comprasnet.gov.br.

10. Durante a sessão pública, a comunicação entre o Pregoeiro e os licitantes ocorrerá exclusivamente mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico.

11. Cabe ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de qualquer mensagem emitida pelo sistema ou de sua desconexão.

(4)

SEÇÃO VII – DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

12. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

13. Somente os licitantes com propostas classificadas participarão da fase de lances.

SEÇÃO VIII – DA FORMULAÇÃO DE LANCES

14. Aberta a etapa competitiva, os licitantes classificados poderão encaminhar lances sucessivos, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do horário e valor consignados no registro de cada lance.

15. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado no sistema.

16. Durante o transcurso da sessão, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, mantendo-se em sigilo a identificação do ofertante.

17. Em caso de empate, prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro.

18. Os lances apresentados e levados em consideração para efeito de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade do licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração.

19. Durante a fase de lances, o Pregoeiro poderá excluir, justificadamente, lance cujo valor seja manifestamente inexequível.

20. Se ocorrer a desconexão do Pregoeiro no decorrer da etapa de lances, e o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

21. No caso de a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio www.comprasnet.gov.br.

22. O encerramento da etapa de lances será decidido pelo Pregoeiro, que informará, com antecedência de 1 (um) a 60 (sessenta) minutos, o prazo para término do tempo de iminência.

23. Decorrido o prazo fixado pelo Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a fase de lances.

SEÇÃO IX – DO BENEFÍCIO ÀS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

24. Após a fase de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte, e houver proposta de microempresa ou empresa de pequeno porte que seja igual ou até 5% (cinco por cento) superior à proposta mais bem classificada, proceder-se-á da seguinte forma:

(5)

24.1. A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, apresentar proposta de preço inferior à do licitante mais bem classificado e, se atendidas as exigências deste Edital, ser contratada.

24.2. Não sendo contratada a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, na forma da subcondição anterior, e havendo outros licitantes que se enquadram na condição prevista no caput, estes serão convocados, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito. 24.3. O convocado que não apresentar proposta dentro do prazo de 5 (cinco)

minutos, controlados pelo Sistema, decairá do direito previsto nos arts. 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/2006.

24.4. Na hipótese de não-contratação nos termos previstos nesta seção, o procedimento licitatório prossegue com os demais licitantes.

SEÇÃO X - DA NEGOCIAÇÃO

25. O Pregoeiro poderá encaminhar contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação.

25.1. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

SEÇÃO XI - DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

26. O licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar, no prazo de 2 (duas) horas, contado da solicitação do Pregoeiro, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet, em arquivo único, a proposta de preço adequada ao último lance, conforme Anexo IV – Modelo de Proposta de Preços.

26.1. A proposta de preço deverá estar acompanhada da planilha de composição de custos e formação de preços, na forma do Anexo III – Orçamento Estimativo. 26.1.1. Para elaboração da planilha de composição de custos e formação de

preços, o licitante deverá preencher única e exclusivamente a célula R3 da Planilha Excel, constante do Anexo III deste Edital, com o valor unitário ofertado para o primeiro milheiro de impressão monocromática em papel apergaminhado 240x330mm (75g/m²). 26.2. Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema

Comprasnet poderão ser solicitados em original ou por cópia autenticada a qualquer momento, em prazo a ser estabelecido pelo Pregoeiro.

26.2.1. Os originais ou cópias autenticadas, caso sejam solicitados, deverão ser encaminhados ao Serviço de Pregão e Cotação Eletrônica do

(6)

Federal Sul – SAFS, quadra 04, lote 1, Anexo I, sala 143, CEP 70042-900, Brasília-DF.

26.3. O licitante que abandona o certame, deixando de enviar a documentação indicada nesta seção, será desclassificado e sujeitar-se-á às sanções previstas neste Edital.

27. O Pregoeiro examinará a proposta mais bem classificada quanto à compatibilidade do preço ofertado com o valor estimado e à compatibilidade da proposta com as especificações técnicas do objeto.

27.1. O Pregoeiro poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao quadro de pessoal do TCU ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele, para orientar sua decisão.

27.2. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido.

27.3. Não se admitirá proposta que apresente valores simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do licitante, para os quais ele renuncie à parcela ou à totalidade de remuneração.

SEÇÃO XII - DA DEMONSTRAÇÃO DOS SERVIÇOS

28. Não se exigirá demonstração dos serviços ofertados.

SEÇÃO XIII - DA HABILITAÇÃO

29. A habilitação dos licitantes será verificada por meio do Sicaf (habilitação parcial) e da documentação complementar especificada neste Edital.

30. Os licitantes que não atenderem às exigências de habilitação parcial no Sicaf deverão apresentar documentos que supram tais exigências.

31. Os licitantes deverão apresentar a seguinte documentação complementar:

31.1. comprovação de patrimônio líquido não inferior a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, quando qualquer dos índices Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral, informados pelo Sicaf, for igual ou inferior a 1 (um);

31.2. certidão negativa de falência ou concordata ou, se for o caso, certidão de recuperação judicial, expedida pelo cartório distribuidor da sede da pessoa jurídica;

31.3. atestado(s) ou declaração(ões) de capacidade técnica, em nome do licitante, expedido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que demonstre a experiência no objeto deste Pregão, em termos e prazos compatíveis com os especificados no Anexo II – Especificações Técnicas.

(7)

31.3.1. o(s) atestado(s) ou declaração(ões) de capacidade técnica apresentados deverão comprovar:

31.3.1.1. a prestação satisfatória de serviços de impressão gráfica, em offset, em instalações do próprio licitante;

31.3.1.2. a prestação satisfatória de serviços em período de 12 (doze) meses consecutivos;

31.3.1.3. a produção, nesse período, de pelo menos 5 (cinco) milhões de páginas para serviços gráficos em offset, admitindo-se a soma das quantidades, na hipótese de apresentação de mais de um atestado ou declaração, desde que os serviços estejam compreendidos em período de 12 (doze) meses consecutivos.

32. O Pregoeiro poderá consultar sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, para verificar as condições de habilitação dos licitantes.

33. Os documentos que não estejam contemplados no Sicaf deverão ser remetidos em conjunto com a proposta de preços indicada na condição 26, em arquivo único, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet, em prazo idêntico ao estipulado na mencionada condição.

33.1. Os documentos remetidos por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet poderão ser solicitados em original ou por cópia autenticada a qualquer momento, em prazo a ser estabelecido pelo Pregoeiro.

33.1.1. Os originais ou cópias autenticadas, caso sejam solicitados, deverão ser encaminhados ao Serviço de Pregão e Cotação Eletrônica do Tribunal de Contas da União, situado no Setor de Administração Federal Sul – SAFS, Quadra 04, Lote 1, Anexo I, sala 143, CEP 70042-900, Brasília-DF.

33.2. Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados deverão estar em nome do licitante, com indicação do número de inscrição no CNPJ.

33.3. Todos os documentos emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da tradução para língua portuguesa, efetuada por tradutor juramentado, e também devidamente consularizados ou registrados no cartório de títulos e documentos.

33.4. Documentos de procedência estrangeira, mas emitidos em língua portuguesa, também deverão ser apresentados devidamente consularizados ou registrados em cartório de títulos e documentos.

33.5. Em se tratando de filial, os documentos de habilitação jurídica e regularidade fiscal deverão estar em nome da filial, exceto aqueles que, pela própria natureza, são emitidos somente em nome da matriz.

(8)

que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

33.7. A não-regularização da documentação, no prazo previsto na subcondição anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, e facultará ao Pregoeiro convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação.

34. Se a proposta não for aceitável, ou se o licitante não atender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente e assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a seleção da proposta que melhor atenda a este Edital.

35. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, o licitante será declarado vencedor.

SEÇÃO XIV – DO RECURSO

36. Declarado o vencedor, o Pregoeiro abrirá prazo de 30 (trinta) minutos, durante o qual qualquer licitante poderá, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recurso.

36.1. A falta de manifestação no prazo estabelecido autoriza o Pregoeiro a adjudicar o objeto ao licitante vencedor.

36.2. O Pregoeiro examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a, em campo próprio do sistema.

36.3. O licitante que tiver sua intenção de recurso aceita deverá registrar as razões do recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de 3 (três) dias, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados a apresentar contrarrazões, também via sistema, em igual prazo, que começará a correr do término do prazo da recorrente.

37. Para justificar sua intenção de recorrer e fundamentar suas razões ou contrarrazões de recurso, o licitante interessado poderá solicitar vista dos autos a partir do encerramento da fase de lances.

38. As intenções de recurso não admitidas e os recursos rejeitados pelo Pregoeiro serão apreciados pela autoridade competente.

39. O acolhimento do recurso implicará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

SEÇÃO XV – DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

40. O objeto deste Pregão será adjudicado pelo Pregoeiro, salvo quando houver recurso, hipótese em que a adjudicação caberá a autoridade competente para homologação.

(9)

41. A homologação deste Pregão compete ao Secretário-Geral de Administração do Tribunal de Contas da União.

42. O objeto deste Pregão será adjudicado globalmente ao licitante vencedor.

SEÇÃO XVI – DO INSTRUMENTO CONTRATUAL

43. Depois de homologado o resultado deste Pregão, o licitante vencedor será convocado para assinatura do contrato, dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

43.1. Poderá ser acrescentada ao contrato a ser assinado qualquer vantagem apresentada pelo licitante vencedor em sua proposta, desde que seja pertinente e compatível com os termos deste Edital.

44. O prazo para a assinatura do contrato poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo licitante vencedor durante o seu transcurso, desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo TCU.

45. Por ocasião da assinatura do contrato, verificar-se-á por meio do Sicaf e de outros meios se o licitante vencedor mantém as condições de habilitação.

46. Quando o licitante convocado não assinar o contrato no prazo e nas condições estabelecidos, poderá ser convocado outro licitante para assinar o contrato, após negociações e verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, obedecida a ordem de classificação.

SEÇÃO XVII – DAS SANÇÕES

47. O licitante será sancionado com o impedimento de licitar e contratar com a União e será descredenciado no Sicaf e no cadastro de fornecedores do TCU, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo de multa de até 30% do valor estimado para a contratação e demais cominações legais, nos seguintes casos:

47.1. Cometer fraude fiscal;

47.2. Apresentar documento falso; 47.3. Fizer declaração falsa;

47.4. Comportar-se de modo inidôneo;

47.5. Não assinar o contrato no prazo estabelecido;

47.6. Deixar de entregar a documentação exigida no certame; 47.7. Não mantiver a proposta.

48. Para os fins da subcondição 47.4, reputar-se-ão inidôneos atos como os descritos nos arts. 90, 92, 93, 94, 95 e 97 da Lei nº 8.666/93.

(10)

SEÇÃO XVIII – DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

49. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão mediante petição a ser enviada exclusivamente para o endereço eletrônico cpl@tcu.gov.br.

50. O Pregoeiro, auxiliado pelo setor técnico competente, decidirá sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

51. Acolhida a impugnação contra este Edital, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

52. Os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados ao Pregoeiro até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente para o endereço eletrônico cpl@tcu.gov.br.

53. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas no sistema eletrônico para os interessados.

SEÇÃO XIX – DISPOSIÇÕES FINAIS

54. Ao Secretário-Geral de Administração do Tribunal de Contas da União compete anular este Pregão por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, e revogar o certame por considerá-lo inoportuno ou inconveniente diante de fato superveniente, mediante ato escrito e fundamentado.

54.1. A anulação do pregão induz à do contrato.

54.2. Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do contrato. 55. É facultado ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase desde Pregão, promover diligência destinada a esclarecer ou completar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de informação ou de documentos que deveriam ter sido apresentados para fins de classificação e habilitação.

56. No julgamento das propostas e na fase de habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas e dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

56.1. Caso os prazos definidos neste Edital não estejam expressamente indicados na proposta, eles serão considerados como aceitos para efeito de julgamento deste Pregão.

57. Os documentos eletrônicos produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizada pela ICP-Brasil, nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, serão recebidos e presumidos verdadeiros em relação aos signatários, dispensando-se o envio de documentos originais e cópias autenticadas em papel.

(11)

58. Aplicam-se às cooperativas enquadradas na situação do art. 34 da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, todas as disposições relativas às microempresas e empresas de pequeno porte.

59. Em caso de divergência entre normas infralegais e as contidas neste Edital, prevalecerão as últimas.

60. Este Pregão poderá ter a data de abertura da sessão pública transferida por conveniência do TCU, sem prejuízo do disposto no art. 4, inciso V, da Lei nº 10.520/2002.

SEÇÃO XX – DOS ANEXOS

61. São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos: 61.1. Anexo I – Termo de Referência;

61.2. Anexo II – Especificações Técnicas 61.3. Anexo III – Orçamento Estimativo;

61.4. Anexo IV – Modelo de Proposta de Preços; 61.5. Anexo V – Minuta do Contrato;

61.6. Anexo VI – Modelo de Carta de Fiança Bancária para Garantia de Execução Contratual.

SEÇÃO XXI – DO FORO

62. As questões decorrentes da execução deste Instrumento, que não possam ser dirimidas administrativamente, serão processadas e julgadas na Justiça Federal, no Foro da cidade de Brasília/DF, Seção Judiciária do Distrito Federal, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, salvo nos casos previstos no art. 102, inciso I, alínea “d” da Constituição Federal.

Brasília, 19 de maio de 2011

EVALDO ARAÚJO RAMOS Pregoeiro

(12)

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

A

OBJETO

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços gráficos pelo sistema offset, monocromáticos e policromáticos, incluindo papel, acabamento e todo o material de suprimento.

B META FÍSICA

Manter serviço de gráfica em offset, para confecção das publicações do TCU.

C

PERÍODO DE EXECUÇÃO

Prestação de serviços por um período de 12 (doze) meses, prorrogável nos termos da cláusula quinta do Anexo V – Minuta do Contrato.

D QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

Conforme Seção XIII – Da Habilitação.

E

VALOR ESTIMADO DO CONTRATO

Mensal: R$ 48.072,72 (quarenta e oito mil setenta e dois reais e setenta e dois centavos); Anual: R$ 576.872,64 (quinhentos e setenta e seis mil, oitocentos e setenta e dois reais e sessenta e quatro centavos).

F

REGIME DE EXECUÇÃO E FORMA DE ADJUDICAÇÃO DO OBJETO REGIME DE EXECUÇÃO: Empreitada por Preço Unitário

ADJUDICAÇÃO DO OBJETO: Global

G

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Natureza de Despesa: 3.3.90.30 – Material de Consumo

Atividade: 01.032.0550.4018.0001 – Fiscalização da Aplicação dos Recursos Públicos Federais.

H LOCAL DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Nas instalações da empresa contratada. I ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

Conforme Seção XI – Da Aceitabilidade da Proposta. J UNIDADE RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf / Disop / Sesap.

K

UNIDADE RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf/Disop/Sesap, ou representante do CONTRATANTE, devidamente designado para esse fim, permitida a assistência de terceiros.

(13)

ANEXO II – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1. OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada, em regime de empreitada por preço unitário, na prestação de serviços gráficos em offset, monocromáticos e policromáticos, incluindo o acabamento, papel e todo material de suprimento.

2. DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

2.1. DAS CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

2.1.1. Tendo em vista a diversidade de trabalhos, tiragens e prazos, as atividades de impressão estão concentradas no tipo de impressão por demanda. Estas atividades deverão ser desenvolvidas nas instalações da CONTRATADA.

2.1.2. Além da impressão, as atividades a serem executadas incluem: a) produção de provas gráficas;

b) produção de fotolitos e/ou chapas;

c) acabamento dos materiais impressos, tais como dobras, alceamento, costuras, espiral, grampo canoa, cola hot melt, plastificação, corte/vinco e micro-serrilha;

d) embalagem dos materiais impressos;

e) empacotamento dos materiais impressos para transporte; f) entrega dos materiais impressos no TCU.

2.1.3. Os trabalhos a serem impressos poderão ser disponibilizados pelo TCU por meio físico ou por meio digital.

2.1.4. Todos os insumos, suprimentos e os materiais gráficos necessários aos equipamentos de impressão offset, de acabamento e de embalagem, serão fornecidos pela CONTRATADA, e deverão estar de acordo com as especificações técnicas dos fabricantes desses equipamentos.

2.1.5. Todos os trabalhos de impressão e acabamento deverão ser precedidos por ordem de serviço confeccionada pela fiscalização e deverão ser feitos com material de primeira qualidade e de acordo com as especificações da ordem de serviço.

2.1.6. Recebida a solicitação, e sempre que requerido pelo Tribunal, a prova gráfica deverá ser submetida à aprovação da Unidade Requisitante.

2.1.7. A CONTRATADA deverá responsabilizar-se pelo envio das provas gráficas ao TCU.

2.1.8. Caso a prova gráfica não seja aceita pelo TCU, devido a problemas técnicos ou outro motivo de responsabilidade da CONTRATADA, deverão ser

(14)

providenciadas novas provas até a obtenção do resultado desejado, não se admitindo a cobrança das cópias impressas não aprovadas pelo Tribunal.

2.1.9. Caso o serviço de impressão seja interrompido, a pedido do TCU, serão feitas na ordem de serviço as anotações cabíveis, inclusive os motivos e o custo do trabalho, se houver sido iniciado o processo de impressão.

2.1.10. O TCU poderá recusar os serviços, com a indicação dos motivos, caso: a) efetuados em desacordo com a prova aprovada;

b) não guardem uniformidade com edições anteriores de normativos e publicações periódicas;

c) sua qualidade seja considerada inferior à solicitada de acordo com as especificações técnicas da ordem de serviço.

2.1.11. No caso de serviços recusados, a CONTRATADA deverá refazê-los, dentro do prazo estabelecido, sem ônus para o TCU.

2.1.12. Os serviços gráficos não aproveitados e as sobras impressas deverão ser destruídos por meio de fragmentação.

2.1.13. Os impressos produzidos deverão ser devidamente embalados, identificados, endereçados e entregues pela CONTRATADA ao Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica do TCU ou diretamente à Unidade Requisitante, conforme estabelecer a fiscalização do Contrato em cada caso. 2.2. DA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

2.2.1. O Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica do TCU deverá confeccionar e manter arquivo das ordens de serviço emitidas para a CONTRATADA, segundo os parâmetros definidos a seguir, entre outros que se façam necessários:

2.2.2. Na ordem de serviço deverão constar pelo menos, as seguintes informações, preenchidas pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf:

a) identificação do trabalho;

b) especificações técnicas, tais como formato, número de páginas do miolo, tipo de papel e sua respectiva gramatura, número de cores de impressão e tipo de acabamento;

c) tiragem;

d) prazo para execução;

e) contra-ordens para serviços em fase de execução; f) registro de conformidade da Unidade Requisitante.

2.2.3. Na ordem de serviço deverão constar pelo menos, as seguintes informações, preenchidas pela CONTRATADA:

(15)

b) data de entrega das provas gráficas;

c) data do recebimento da autorização para realizar o serviço; d) data de entrega do serviço;

e) custo do serviço realizado;

f) observações e alterações adicionais das especificações. 2.3. DOS PRAZOS DE EXECUÇÃO

2.3.1. A CONTRATADA deverá executar cada trabalho no prazo indicado, em cada caso, pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica do TCU na respectiva ordem de serviço, não devendo ultrapassar os seguintes prazos máximos:

Apresentação das provas gráficas 2 dias úteis (contados da solicitação)

Entrega definitiva dos trabalhos – até 2.000 exemplares

5 dias úteis (contados da aprovação das provas)

Entrega definitiva dos trabalhos – mais de 2.000 e menos de 10.000 exemplares

8 dias úteis (contados da aprovação das provas)

Entrega definitiva dos trabalhos – a partir de 10.000 exemplares

10 dias úteis (contados da aprovação das provas)

2.3.2. Caso a prova não seja aceita pelo TCU, deverá ser apresentada nova prova, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contado a partir rejeição da primeira prova apresentada.

2.3.3. Caso não seja possível a realização do serviço nos prazos indicados, a CONTRATADA deverá, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após receber a ordem de serviço, informar as razões ao Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica do TCU, para, se aceitas, alterar o prazo ou definir prioridade em relação a outros serviços.

2.4. DA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

2.4.1. A CONTRATADA deverá, sempre que for solicitado pela fiscalização, gerar relatórios cumulativos, discriminando mês a mês todo o período da contratação, nos quais deverão constar os seguintes dados, entre outros: a) acompanhamento da execução dos serviços mês a mês;

b) especificações e custos, por trabalho mês a mês;

c) ocorrências e outras informações sobre os trabalhos mês a mês.

2.4.2. O TCU poderá fornecer modelos dos relatórios a serem produzidos, indicando as informações essenciais, podendo a CONTRATADA acrescentar outros dados

(16)

2.4.3. O TCU se reserva ao direito de promover alterações nos modelos de relatórios. 2.5. DO SIGILO E SEGURANÇA

2.5.1. A CONTRATADA deverá manter sigilo quanto às informações contidas em documentos, papéis e arquivos gravados mediante meio magnético, e em qualquer material manipulado para realização dos serviços, dedicando especial atenção à sua guarda, assumindo total responsabilidade sobre o sigilo, de acordo com o disposto no Decreto nº 4.553/2002 (com redação alterada pelo Decreto n.º 5.301/2004), sob pena de aplicação das sanções previstas no contrato, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal.

2.5.2. Até 5 (cinco) dias após a assinatura do contrato, a CONTRATADA deverá apresentar plano de segurança para proteção das informações objeto do contrato, contemplando a parte física e eletrônica de suas instalações e do sistema de transmissão, para apreciação e aprovação pelo TCU.

2.5.3. Caso seja necessário, o TCU poderá exigir a modificação e/ou ampliação das condições de segurança apresentadas pela CONTRATADA, mediante justificativa e por acordo entre as partes.

2.5.4. Eventuais trabalhos que envolvam documentos com grau de sigilo serão informados antecipadamente pelo TCU à CONTRATADA e poderão ser acompanhados durante toda a sua execução por servidores indicados pela fiscalização do contrato.

2.5.5. A CONTRATADA permitirá ao TCU efetuar auditorias nos ambientes onde são executados os serviços, para verificar o cumprimento das exigências de sigilo e segurança estipuladas no presente contrato, observado que:

a) o TCU se reserva o direito de, a qualquer momento, realizar auditorias que julgar convenientes;

b) representantes do TCU, devidamente acompanhados por representantes da CONTRATADA, terão acesso a todos os locais e instalações utilizados para execução dos serviços.

2.5.6. Para expedição e transporte de documentos sigilosos, previamente informados pelo TCU, a CONTRATADA deverá utilizar embalagens apropriadas, submetidas a controle de qualidade e aprovadas pela fiscalização do contrato.

2.5.7. Exceto quando houver prévia e expressa autorização do TCU, é vedado à CONTRATADA divulgar, por qualquer meio, material produzido em decorrência do presente contrato, inclusive para efeito de propaganda comercial da empresa.

2.5.8. Caso a CONTRATADA seja obrigada, por determinação legal ou decisão judicial, a fornecer à autoridade competente informações sobre o conteúdo de materiais impressos ou em fase de impressão, deverá notificar no prazo de 24 (vinte e quatro) horas o TCU para adoção das medidas cabíveis.

(17)

2.6.1. O produto deste serviço será considerado com qualidade se atender os seguintes critérios:

a) o documento impresso puder ser lido e copiado sem perda de informação, em qualquer uma de suas faces;

b) o documento impresso de forma colorida expressar corretamente as cores do documento original;

c) o documento impresso não possuir amassados, dobras ou rasgos não previstos;

d) o documento impresso não possuir manchas ou falhas de impressão; e) correto posicionamento da imagem impressa em relação a arte-final;

f) qualidade de fixação da tinta não permitir que seu manuseio manche o documento impresso;

g) código de barras legível por equipamentos de captura da informação; h) qualidade do papel empregado dentro dos parâmetros definidos neste

documento.

2.6.2. Qualquer produto deste serviço que não atenda os critérios de qualidade determinados acima não poderá ser faturado pela CONTRATADA.

2.6.3. O TCU poderá recusar os serviços, com a indicação dos motivos, caso: a) efetuados em desacordo com a prova aprovada;

b) não guardem uniformidade na mesma tiragem ou com edições anteriores de normativos e publicações periódicas;

c) sua qualidade seja considerada inferior à solicitada de acordo com as especificações técnicas da ordem de serviço.

3. DOS QUANTITATIVOS ESTIMADOS

3.1. Para possibilitar o estabelecimento dos quantitativos das necessidades e dos custos relativos, ainda que de forma estimada, foram realizados levantamentos de serviços executados e de demandas previstas, conforme Anexo III deste Edital.

3.2. Desses estudos, considerando as demandas médias mensais, objetivando subsidiar o presente procedimento para efeitos meramente estimativos, chegou-se aos seguintes dados:

Serviço Quantidade Mensal de Páginas

Impressão offset em policromia 540.000 impressões Impressão offset em monocromia 1.150.000 impressões DOS CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO

(18)

4.1. Os serviços serão pagos exclusivamente pelas impressões efetivamente produzidas e recebidas pelo CONTRATANTE de acordo com os critérios estabelecidos pelo contrato, e registradas no boletim próprio de medição.

4.2. Considerar-se-á, inapelavelmente, a CONTRATADA como altamente especializada nos serviços objeto desta licitação, a qual, por conseguinte, deverá ter computado, no valor global da sua proposta, as complementações e acessórios implícitos e necessários ao perfeito e completo funcionamento de todas as instalações, máquinas, equipamentos e aparelhos, não cabendo, portanto, pretensão de futura cobrança de “serviços extras” ou de alterações nas composições de preços unitários.

4.3. Cabe registrar que, para efeito de custo, praticamente não há diferença entre o formato A4 e o 240x330 mm (formato 8), uma vez que os cortes de papel se baseiam em papel plano medindo 660x960 mm (formato 1). Portanto, para esta contratação, estabeleceu-se como padrão o primeiro milheiro de impressão em papel apergaminhado 75 g/m2, monocromia, formato 8 (240 x 330 mm), conforme itens 3, 4, 5 e 6 do Anexo IV – Modelo de Proposta de Preços, de modo que os licitantes somente cotarão nas respectivas propostas o valor deste papel/impressão. Todos os outros tipos de impressão, papel e gramatura serão calculados como um percentual em relação a este padrão estabelecido, conforme a tabela a seguir:

Nº PAPEL PERCENTUAL (%) MONOCROMÁTICA POLICROMÁTICA 1 Apergaminhado 56 g/m² 90 167 2 Apergaminhado 75 g/m² 100 254 3 Apergaminhado 90 g/m² 125 290 4 Apergaminhado 120 g/m² 133 300 5 Apergaminhado 150 g/m² 145 315 6 Apergaminhado 180 g/m² 181 357 7 Apergaminhado 210 g/m² 228 413 8 Apergaminhado 240 g/m² 264 437 9 Cartão Supremo 250 g/m² 277 481 10 Cartão Supremo 300 g/m² 290 508

11 Cartolina 180 g/m² (cores diversas) 181 357

12 Cartolina 240 g/m² (cores diversas) 254 437

13 Couché 90 g/m² (liso/fosco/telado) 131 407 14 Couché 120 g/m² (liso/fosco/telado) 156 434 15 Couché 150 g/m² (liso/fosco/telado) 170 457 16 Couché 180 g/m² (liso/fosco/telado) 184 471 17 Couché 240 g/m² (liso/fosco/telado) 270 496 18 Couché 300 g/m² (liso/fosco/telado) 308 516 19 Reciclado 75 g/m² 110 278 20 Reciclado 90 g/m² 136 318 21 Reciclado 120 g/m² 145 329 22 Reciclado 150 g/m² 158 345 23 Reciclado 180 g/m² 198 391 24 Reciclado 240 g/m² 289 479

(19)

25 Adesivo 110 g/m² (brilho/fosco) 410 696

26 Envelope apergaminhado 90 g/m² 12x17 cm 185 262

27 Envelope apergaminhado 90 g/m² 18,5x25 cm 339 461

28 Envelope apergaminhado 90 g/m² 27x37 cm 583 805

29 Envelope apergaminhado 120 g/m² 12x17 cm 402 547

30 Envelope kraft natural 110 g/m² 20x28 cm 422 -

31 Envelope kraft natural 110 g/m² 26,5x36 cm 500 - 32 Envelope kraft natural 110 g/m² 26,5x36 cm

com sanfona 560 -

33 Envelope kraft natural 110 g/m² 31x41 cm 673 -

34 Envelope kraft natural 110 g/m² 31x41 cm

com sanfona 829 -

35 Relevo seco (a ser acrescido ao percentual do

respectivo papel/impressão) 248

4.4. Estes percentuais foram estabelecidos com base em licitações semelhantes realizadas por outros órgãos e com base no próprio contrato atual de impressão offset mantido pelo TCU (Contrato n.º 25/2010).

4.5. Para fins de faturamento, deve ser calculado o valor do centímetro quadrado de impressão, dividindo-se o valor padrão do contrato (relativo ao 1º milheiro de impressão monocromática no papel apergaminhado 75 g/m2, formato 240 x 330 mm), por 792 cm2, que é a área do papel no formato 240x330 mm. Assim, quando os impressos forem produzidos em tamanhos diferentes do 240x330 mm, deve ser calculada a área de impressão e multiplicada pelo valor do centímetro quadrado padrão, aplicando-se ainda os percentuais previstos na tabela anterior. Apenas os envelopes não serão faturados em função da área, pois os seus percentuais já são relacionados a determinadas medidas, não sendo permitida a confecção de envelopes em outras medidas que não as constantes da acima.

4.6. Importante salientar que na impressão offset se estabelece o custo em função da quantidade de impressões, ou seja, quanto maior o número de impressões, menor o custo unitário. Portanto, sugere-se a divisão dos preços unitários em 04 (quatro) níveis de quantidades: de 500 a 1.000 impressões; 1.001 até 100.000 impressões; 100.001 até 500.000 impressões e acima de 500.000 impressões. Desta forma, estabeleceu-se que os serviços acima de 1.000 (mil) impressões, excetuando-se os envelopes e as impressões em relevo seco, serão faturados respeitando-se as proporções percentuais a seguir, relacionadas ao valor pelo primeiro milheiro apresentado na tabela acima:

Tipo Total de Impressões Percentual Monocromática

de 1.001 até 100.000 59% de 100.001 até 500.000 35%

acima de 500.000 20%

(20)

4.7. Quando a impressão for em frente e verso, para que seja compensado o valor do papel que não foi gasto, é prevista a contagem de todas as páginas impressas e a aplicação do percentual de 87,5% no valor dos serviços.

4.8. Assim, o faturamento será realizado segundo o exemplo abaixo, considerando-se o valor padrão contratado de R$ 93,00 (noventa e três reais), conforme estimativa de preços deste Edital:

Impressão de 5.000 exemplares de um livro no formato 20x28 cm, com 108 páginas, monocromático, em frente e verso, miolo em papel reciclado 90 g/m² e capa em papel apergaminhado 180 g/m², policromática.

Valor do centímetro quadrado padrão = R$ 93,00 / 792 cm2 = R$ 0,1174 / cm2 Área da página impressa = 20 cm x 28 cm = 560 cm2

a) Cálculo da capa (10.000 impressões)

Valor do 1º milheiro da capa: 0,1174 x 560 x 357% = R$ 234,71 Até 10.000 = 9 x 234,71 x 37% = R$ 781,58

Total das capas = R$ 234,71 + R$ 781,58 = R$ 1.016,29 b) Cálculo do miolo (540.000 impressões):

Valor do 1º milheiro do miolo: 0,1174 x 560 x 136% = R$ 89,41 1.001 até 10.000 = 99 x 89,41 x 59% = R$ 5.222,44

100.001 até 500.000 = 400 x 89,41 x 35% = R$ 12.517,40 500.01 é 540.000 = 40 x 89,41 x 20% = R$ 715,28

Total do miolo = R$ (89,41 + 5.222,44 + 12.517,40 + 715,28) x 87,5% = R$ 16.226,43 c) Total da publicação = R$ 1.016,29 + R$ 16.226,43 = R$ 17.242,72

4.9. Para fins de faturamento, a CONTRATADA deverá apresentar, até o quinto dia útil de cada mês, documento de cobrança e nota fiscal/fatura dos serviços prestados no mês anterior, constando quantidade de impressões produzidas, comprovadas mediante as ordens de serviço devidamente assinadas pela Unidade requisitante ou pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica.

4.10. No valor unitário da impressão, constante da proposta de preço da empresa, conforme o Anexo IV – Modelo de Proposta de Preços, deverão ser agregados todos os custos, como mão-de-obra, papel e manutenção dos equipamentos, bem como dos serviços de acabamento e seus insumos, além das despesas de natureza trabalhista, social, treinamentos, lucros, seguros, riscos e outras despesas diretas ou indiretas da CONTRATADA.

4.11. Não poderão ser cobrados serviços ainda não concluídos ou sem aprovação da Unidade Requisitante ou do Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf.

(21)

a) ordem de serviço cuja execução não tenha sido autorizada previamente pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica.

b) ordem de serviço executada pela CONTRATADA em desacordo com as especificações técnicas indicadas;

c) eventuais divergências entre a fatura e os relatórios da CONTRATADA ou entre estes e os controles do TCU, até a completa apuração dos fatos, se for o caso; d) serviços recusados, nos termos do item 2.6 - DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS

4.13. Os documentos de cobrança deverão ser entregues pela CONTRATADA ao Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf, situado no Setor de Administração Federal Sul, Quadra 4, Lote 01, Edifício Sede, sala M-81, Brasília/DF. 5. DA ESTIMATIVA DE PREÇOS

5.1. Por meio de uma média dos preços coletados junto ao mercado, estimamos o valor padrão do primeiro milheiro de impressão monocromática no papel apergaminhado 75 g/m2, formato 240 x 330 mm, em R$ 93,00 (noventa e três reais).

5.2. No Anexo III são demonstrados os quantitativos estimados, com base nas demandas conhecidas, e os valores unitários e globais para a mensuração do valor do contrato. As publicações e demais trabalhos constantes do Anexo III são meramente estimativos e exemplificativos, servindo apenas para a orientação dos licitantes e para a quantificação do valor estimado da contratação, não obrigando o TCU a demandar os serviços tais como constam nesta planilha.

(22)

ANEXO III – ORÇAMENTO ESTIMATIVO

A planilha contendo o orçamento estimado para a contratação, a qual deverá ser adotada para a formulação da proposta de preços, pode ser acessada por meio de arquivo do Microsoft Excel anexo a este Edital e disponibilizado no sistema Comprasnet.

Para elaboração da planilha de composição de custos e formação de preços, o licitante deverá preencher única e exclusivamente a célula R3 da Planilha Excel, constante deste Anexo, com o valor unitário ofertado para o primeiro milheiro de impressão monocromática em papel apergaminhado 240x330mm (75g/m²).

O restante da planilha será automaticamente preenchido de acordo com a metodologia apresentada no item 4 do Anexo II – Especificações Técnicas.

(23)

ANEXO IV – MODELO DE PROPOSTA DE PREÇOS

(A proposta deve ser assinada e rubricada em todas as suas folhas pelo representante legal da empresa ou por seu procurador. O modelo de proposta deste Anexo tem por objetivo facilitar o trabalho das empresas interessadas, admitindo-se adaptações e acréscimos desde que não seja ocultada ou retirada qualquer informação contida no modelo.)

Ao: Tribunal de Contas da União Referente ao PREGÃO nº 27/2011 Prezados senhores,

1. Apresentamos, em uma via, nossa proposta para prestação de serviços de impressão offset monocromática e policromática, incluindo acabamentos, embalagem e remessa de material impresso, com previsão de adequação de programação visual e editoração eletrônica, com o fornecimento de materiais e insumos, para o Tribunal de Contas da União, em Brasília -DF, observadas todas as condições do Edital do PREGÃO 27/2011 e seus anexos.

2. O preço estimado para o primeiro milheiro de impressão em papel apergaminhado 75 g/m2, monocromia, formato 240x330mm para os serviços desta licitação, para efeito de julgamento, é de R$... (...), mantida a proporcionalidade percentual em relação a tiragens superiores, e a quantidade mínima de 500 exemplares, conforme discriminado no quadro a seguir:

PAPEL IMPRESSÃO

TIPO GRAMATURA FORMATO TIPO Quantidade

VALOR POR MILHEIRO (incluindo acabamento) Apergaminhado 75 g/m2 240x330 mm Monocromática 1.000

3. Os milheiros subsequentes dos serviços, excetuando-se os envelopes e as impressões em relevo seco, serão faturados respeitadas as proporções percentuais a seguir, relacionadas ao valor por milheiro apresentado na tabela acima:

TIPO Total de impressões Percentual

Monocromática de 1.001 até 100.000 59% de 100.001 até 500.000 35% acima de 500.000 20% Policromática de 1.001 até 100.000 37% de 100.001 até 500.000 23%

(24)

4. Todos os outros tipos de impressão, papel e gramatura diferentes do apergaminhado 75 g/m2, monocromia, formato 240x330mm, serão calculados como um percentual em relação a este padrão estabelecido, conforme a tabela a seguir, considerando ainda a aplicação do percentual de 87,5% para a impressão em frente e verso:

Nº PAPEL PERCENTUAL (%) MONOCROMÁTICA POLICROMÁTICA 1 Apergaminhado 56 g/m² 90 167 2 Apergaminhado 75 g/m² 100 254 3 Apergaminhado 90 g/m² 125 290 4 Apergaminhado 120 g/m² 133 300 5 Apergaminhado 150 g/m² 145 315 6 Apergaminhado 180 g/m² 181 357 7 Apergaminhado 210 g/m² 228 413 8 Apergaminhado 240 g/m² 264 437 9 Cartão Supremo 250 g/m² 277 481 10 Cartão Supremo 300 g/m² 290 508

11 Cartolina 180 g/m² (cores diversas) 181 357

12 Cartolina 240 g/m² (cores diversas) 254 437

13 Couché 90 g/m² (liso/fosco/telado) 131 407 14 Couché 120 g/m² (liso/fosco/telado) 156 434 15 Couché 150 g/m² (liso/fosco/telado) 170 457 16 Couché 180 g/m² (liso/fosco/telado) 184 471 17 Couché 240 g/m² (liso/fosco/telado) 270 496 18 Couché 300 g/m² (liso/fosco/telado) 308 516 19 Reciclado 75 g/m² 110 278 20 Reciclado 90 g/m² 136 318 21 Reciclado 120 g/m² 145 329 22 Reciclado 150 g/m² 158 345 23 Reciclado 180 g/m² 198 391 24 Reciclado 240 g/m² 289 479 25 Adesivo 110 g/m² (brilho/fosco) 410 696 26 Envelope apergaminhado 90 g/m² 12x17 cm 185 262 27 Envelope apergaminhado 90 g/m² 18,5x25 cm 339 461 28 Envelope apergaminhado 90 g/m² 27x37 cm 583 805 29 Envelope apergaminhado 120 g/m² 12x17 cm 402 547

30 Envelope kraft natural 110 g/m² 20x28 cm 422 -

31 Envelope kraft natural 110 g/m² 26,5x36 cm 500 -

32 Envelope kraft natural 110 g/m² 26,5x36 cm

com sanfona 560 -

33 Envelope kraft natural 110 g/m² 31x41 cm 673 -

34 Envelope kraft natural 110 g/m² 31x41 cm

com sanfona 829 -

35 Relevo seco (a ser acrescido ao percentual do

(25)

5. O preço cotado inclui todas e quaisquer despesas com mão-de-obra, auxílio alimentação ou refeição, vales-transportes e quaisquer outras vantagens pagas aos empregados, uniformes, prêmios de seguro, taxas, inclusive de administração, emolumentos e quaisquer despesas operacionais, bem como todos os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, despesas e obrigações financeiras de qualquer natureza e outras despesas, diretas e indiretas, enfim, todos os componentes de custo dos serviços, inclusive lucro, necessários à perfeita execução do objeto da licitação.

6. O preço cotado inclui todas e quaisquer despesas com acabamento (capas, encadernações, refilamento, formato livreto, formato caderno, formato canoa, formato lombada quadrada, formato bloco, formato caderno espiral), embalagem do material impresso, empacotamento e remessa do material impresso ao TCU, conforme os termos do edital do Pregão 27/2011 e anexos.

7. O prazo de validade de nossa proposta é de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

8. Declaro serem verdadeiras todas as informações descritas nesta proposta, e que a menos de ocorrência de força maior serão mantidos os termos aqui presentes durante toda a vigência do contrato.

(26)

ANEXO V – MINUTA DO CONTRATO

TERMO DE CONTRATO N.º _______ /20__ QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, E _______ PARA O FORNECIMENTO DE _____________.

CONTRATANTE: A União, por intermédio do Tribunal de Contas da União[se for o caso, indicar também o nome da Unidade Técnica], com sede no [inserir endereço completo], inscrito no CNPJ (MF) sob o n.º 00.414.607/____-__, representado pelo seu[inserir função da autoridade competente], Senhor(a) [inserir nome do titular ou substituto], de acordo com a [delegação/subdelegação]de competência contida no inciso _____ do art. ______ da Portaria da [Presidência ou Segedam] n.º ______, de ________.

CONTRATADA: _____________________, inscrita no CNPJ (MF) sob o n.º ______________, estabelecida [inserir endereço completo], representada pelo seu [inserir cargo], Senhor(a) [inserir nome completo], portador(a) da Cédula de Identidade n.º _______ [inserir número e órgão expedidor/unidade da federação] e CPF (MF) n.º ________________, de acordo com a representação legal que lhe é outorgada por [procuração/contrato social/estatuto social]. Os CONTRATANTES têm entre si justo e avençado, e celebram o presente contrato, instruído no TC n.º 006.735/2011-8 (Pregão Eletrônico __/2011), mediante as cláusulas e condições que se seguem:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

1. O presente contrato tem como objeto a prestação, em regime de empreitada por preço unitário, dos serviços gráficos pelo sistema offset, monocromáticos e policromáticos, incluindo papel, acabamento e todo o material de suprimento, conforme especificações do Anexo II do Edital do Pregão Eletrônico nº ___/2011.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO VALOR

1. O valor estimado deste contrato é de R$ ____(___), cuja parcela mensal corresponde a R$ ___ (_____).

CLÁUSULA TERCEIRA – DA DESPESA E DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS

1. A despesa orçamentária da execução deste contrato correrá à conta da Natureza da Despesa 3.3.90.30 – Material de Consumo, da Atividade 01.032.0550.4018.0001 – Fiscalização

da Aplicação dos Recursos Públicos Federais, conforme Nota de Empenho [Modalidade de

(27)

CLÁUSULA QUARTA – DOS PRAZOS DE EXECUÇÃO

1. O prazo para início da prestação dos serviços é de 5 (cinco) dias, contados da data da assinatura do contrato.

2. A CONTRATADA deverá executar cada trabalho no prazo indicado, em cada caso, pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica do TCU na respectiva ordem de serviço, não devendo ultrapassar os seguintes prazos máximos:

Apresentação das provas gráficas 2 dias úteis (contados da solicitação) Entrega definitiva dos trabalhos – até 2.000

exemplares

5 dias úteis (contados da aprovação das provas)

Entrega definitiva dos trabalhos – mais de 2.000 e menos de 10.000 exemplares

8 dias úteis (contados da aprovação das provas)

Entrega definitiva dos trabalhos – a partir de 10.000 exemplares

10 dias úteis (contados da aprovação das provas)

3. Caso a prova não seja aceita pelo TCU, deverá ser apresentada nova prova, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contado a partir rejeição da primeira prova apresentada. 4. Caso não seja possível a realização do serviço nos prazos indicados, a CONTRATADA deverá, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após receber a ordem de serviço, informar as razões ao Serviço de Produção Gráfica do TCU, para, se aceitas, alterar o prazo ou definir prioridade em relação a outros serviços.

CLÁUSULA QUINTA – DA VIGÊNCIA

2. O presente contrato será prorrogado, mediante apostilamento, a cada 12 (doze) meses, até o limite de 60 (sessenta) meses, caso sejam preenchidos os requisitos abaixo enumerados de forma simultânea, e autorizado formalmente pela autoridade competente:

2.1. os serviços foram prestados regularmente;

2.2. a CONTRATADA não tenha sofrido qualquer punição de natureza pecuniária, exceto a decorrente do não cumprimento do prazo de entrega da garantia contratual; 2.3. a Administração ainda tenha interesse na realização do serviço;

2.4. o valor do contrato permaneça economicamente vantajoso para a Administração; e 2.5. a CONTRATADA concorde com a prorrogação

CLÁUSULA SEXTA – DA GARANTIA DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

1. A CONTRATADA deverá apresentar à Administração do CONTRATANTE, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contado da data do protocolo de entrega da via do contrato assinada, comprovante de prestação de garantia correspondente ao percentual de 5% (cinco por cento) do valor anual atualizado do contrato, podendo optar por caução em dinheiro ou

(28)

a) prejuízo advindo do não cumprimento do objeto do contrato e do não adimplemento das demais obrigações nele previstas;

b) prejuízos causados à administração ou a terceiro, decorrentes de culpa ou dolo durante a execução do contrato;

c) as multas moratórias e punitivas aplicadas pela Administração à CONTRATADA; e d) obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de qualquer natureza, não honradas

pela CONTRATADA.

3. Não serão aceitas garantias na modalidade seguro-garantia em cujos termos não constem expressamente os eventos indicados nas alíneas “a” a “d” do item 2 desta cláusula. 4. A garantia em dinheiro deverá ser efetuada na Caixa Econômica Federal, em conta específica com correção monetária, em favor do Tribunal de Contas da União.

5. A garantia na modalidade fiança bancária deverá ser apresentada conforme o modelo constante do Anexo VI do edital do Pregão Eletrônico n.º __/2011.

6. A inobservância do prazo fixado para apresentação da garantia acarretará a aplicação de multa de 0,2% (dois décimos por cento) do valor do contrato por dia de atraso, até o máximo de 5% (cinco por cento).

7. O atraso superior a 25 (vinte e cinco) dias autoriza a Administração a promover a rescisão do contrato, por descumprimento ou cumprimento irregular das cláusulas deste contrato, conforme dispõem os incisos I e II do art. 78 da Lei n.º 8.666/93.

8. O garantidor deverá declarar expressamente que tem plena ciência dos termos do Edital do Pregão Eletrônico n.º __/2011 e das cláusulas contratuais.

9. O garantidor não é parte interessada para figurar em processo administrativo instaurado pelo Tribunal de Contas da União com o objetivo de apurar prejuízos e/ou aplicar sanções à CONTRATADA.

10. Será considerada extinta a garantia:

a) com a devolução da apólice, carta fiança ou autorização para o levantamento de importâncias depositadas em dinheiro a título de garantia, acompanhada de declaração da Administração, mediante termo circunstanciado, de que a CONTRATADA cumpriu todas as cláusulas do contrato;

b) no término da vigência deste contrato, caso a Administração não comunique a ocorrência de sinistros.

11. Isenção de Responsabilidade da Garantia

11.1 O Tribunal de Contas da União não executará a garantia na ocorrência de uma ou mais das seguintes hipóteses:

a) caso fortuito ou força maior;

b) alteração, sem prévio conhecimento da seguradora ou do fiador, das obrigações contratuais;

c) descumprimento das obrigações pela CONTRATADA decorrentes de atos ou fatos praticados pela Administração;

(29)

d) atos ilícitos dolosos praticados por servidores da Administração.

11.2 Caberá à própria Administração apurar a isenção da responsabilidade prevista nas alíneas “c” e “d” do item 11.1 desta cláusula, não sendo a entidade garantidora parte no processo instaurado pelo Tribunal de Contas da União.

11.3 Não serão aceitas garantias que incluam outras isenções de responsabilidade que não as previstas no item 11.1 desta cláusula.

CLÁUSULA SÉTIMA – DOS ENCARGOS DAS PARTES

1. As partes devem cumprir fielmente as cláusulas avençadas neste contrato, respondendo pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

2. A CONTRATADA, além das obrigações previstas no Anexo II do Edital do Pregão Eletrônico n.º ____/2011, deve:

2.1. nomear preposto para, durante o período de vigência, representá-lo na execução do contrato;

2.2. manter, durante a vigência do contrato, as condições de habilitação exigidas na licitação, devendo comunicar ao CONTRATANTE a superveniência de fato impeditivo da manutenção dessas condições;

2.3. responder pelos danos causados diretamente ao CONTRATANTE ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato;

2.4. respeitar as normas de controle de bens e de fluxo de pessoas nas dependências do CONTRATANTE.

2.5. entregar os impressos no Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica ou no local indicado, nas quantidades e especificações solicitadas na ordem de serviço;

2.6. responsabilizar-se por todas as despesas com material, mão-de-obra, acidentes de trabalho, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, transportes, fretes, equipamentos, seguros, tributos, contribuições de qualquer natureza ou espécie, salários e quaisquer outras despesas necessárias à perfeita execução dos serviços contratados;

2.7. reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o serviço solicitado, em que se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados;

2.8. sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização por parte do TCU;

2.9. submeter à aprovação da Unidade Fiscalizadora os formulários que serão utilizados para planilhas, controles e relatórios referentes ao ajuste, antes do início de suas atividades, que sejam devidamente adequados ao sistema do TCU; 2.10. responsabilizar-se pelo sigilo do teor de todos os documentos produzidos;

2.11. encaminhar à Unidade Fiscalizadora a qualquer momento que o TCU julgar necessário, relatório de produção dos serviços executados;

(30)

serviços, acompanhado das respectivas ordens de serviço emitidas e assinadas como recibo dos serviços;

2.13. ser responsável exclusivo por quaisquer acidentes na execução dos serviços contratados, pelo uso indevido de patentes registradas e pela destruição ou danificação dos documentos, causados por seus funcionários.

3. A FISCALIZAÇÃO não aceitará, sob nenhum pretexto, a transferência de qualquer responsabilidade da CONTRATADA para outras entidades, sejam fabricantes, técnicos, subcontratados ou quaisquer outros.

4. São expressamente vedadas à CONTRATADA:

4.1. a veiculação de publicidade acerca deste contrato, salvo se houver prévia autorização do CONTRATANTE;

4.2. a subcontratação para a execução do objeto deste contrato;

4.3. a contratação de servidor pertencente ao quadro de pessoal do CONTRATANTE, durante a vigência deste contrato.

5. O CONTRATANTE deve:

5.1. expedir as ordens de serviço;

5.2. colocar à disposição da CONTRATADA todas as informações necessárias à execução dos serviços contratados;

5.3. notificar imediatamente à CONTRATADA qualquer irregularidade encontrada na execução dos serviços;

5.4. designar um servidor para acompanhar e fiscalizar os serviços contratados; 5.5. definir em todas as solicitações o detalhamento das especificações dos serviços; 5.6. garantir o acesso aos empregados da CONTRATADA, devidamente credenciados; 5.7. proceder às medições, atestar as respectivas faturas e proceder à liquidação e ao

pagamento dos serviços realizados;

CLÁUSULA OITAVA – DO RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS

1. O recebimento provisório de cada serviço solicitado, para efeito de posterior verificação da sua conformidade, será realizado no ato da entrega pelo Segraf.

2. O recebimento definitivo será realizado mediante termo circunstanciado, no prazo de 3 (três) dias úteis, pelo Segraf, contado do recebimento provisório.

CLÁUSULA NONA – DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇÃO

1. Durante a vigência deste contrato, a execução do objeto será acompanhada e fiscalizada pelo (a) titular do Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf ou por representante do CONTRATANTE, devidamente designado para esse fim, permitida a assistência de terceiros.

(31)

2. Durante a vigência deste contrato, a CONTRATADA deve manter preposto, aceito pela Administração do CONTRATANTE, para representá-lo sempre que for necessário.

3. A atestação de conformidade do fornecimento do objeto cabe ao titular do setor responsável pela fiscalização do contrato ou a outro servidor designado para esse fim.

CLÁUSULA DÉCIMA – DA ALTERAÇÃO DO CONTRATO

1. Este contrato pode ser alterado nos casos previstos no art. 65 da Lei n.º 8.666/93, desde que haja interesse do CONTRATANTE, com a apresentação das devidas justificativas.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA RESCISÃO

1. A rescisão deste contrato se dará nos termos dos artigos 79 e 80 da Lei nº 8.666/93. 1.1 No caso de rescisão provocada por inadimplemento da CONTRATADA, o

CONTRATANTE poderá reter, cautelarmente, os créditos decorrentes do contrato até o valor dos prejuízos causados, já calculados ou estimados.

2. No procedimento que visa à rescisão do contrato, será assegurado o contraditório e a ampla defesa, sendo que, depois de encerrada a instrução inicial, a CONTRATADA terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para se manifestar e produzir provas, sem prejuízo da possibilidade de o CONTRATANTE adotar, motivadamente, providências acauteladoras.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E DA VINCULAÇÃO DO CONTRATO

1. O presente contrato fundamenta-se nas Leis nº 10.520/2002 e nº 8.666/1993 e vincula - se ao Edital e anexos do Pregão Eletrônico n.º _____/2011, constante do processo TC 006.735/2011-8, bem como à proposta da CONTRATADA.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA MEDIÇÃO, DA LIQUIDAÇÃO E DO PAGAMENTO

1. Os serviços serão pagos exclusivamente pelas impressões efetivamente produzidas e recebidas pelo CONTRATANTE, de acordo com os critérios estabelecidos no edital do Pregão Eletrônico n.º __/2011 e seus anexos, e registradas no boletim próprio de medição.

2. Para fins de faturamento, a CONTRATADA deverá apresentar, até o quinto dia útil de cada mês, documento de cobrança e nota fiscal/fatura dos serviços prestados no mês anterior, constando quantidade de impressões produzidas, comprovadas mediante as ordens de serviço devidamente assinadas pela Unidade requisitante ou pelo Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf.

2.1. Não poderão ser cobrados serviços ainda não concluídos ou sem aprovação da Unidade Requisitante ou do Serviço de Distribuição de Documentos e Produção Gráfica – Segraf.

Referências

Documentos relacionados

19.3 O Setor de Compras encaminhará ao licitante vencedor, no endereço eletrônico (declinado pelo licitante na sua proposta de preços) a Minuta do Contrato (ANEXO

II - Em caso de atraso injustificado no cumprimento da entrega, será aplicada à contratada multa moratória de valor equivalente a 0,5 % sobre o valor total da entrega em

Desenvolver projetos utilizando softwares gráficos de acordo com as especificidades e características do projeto de comunicação visual.. Finalizar projetos de comunicação visual

Departamento de Compras e Licitações, sito a Rua Paranaíba, nº. Observados os critérios e condições estabelecidos no edital do Pregão Eletrônico 011/2021, o FUNDO

Alternativamente à convocação para comparecer perante a CODERN para a assinatura do Termo de Contrato ou aceite do instrumento equivalente, a CODERN poderá encaminhá-lo

6.1. Observados os critérios e condições estabelecidos no edital do Pregão Eletrônico 005/2021, o FUNDO MUNICIPAL DAS CASAS DE APOIO DE ITUMBIARA/GO e/ou

Impedimento de licitar e contratar com a União e descredenciamento do SICAF, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, a licitante que, convocada dentro do prazo de validade

35. O Pregoeiro poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao quadro de pessoal da UFGD ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele, para orientar sua