• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 18 de março de 2009. Presentes os professores doutores: Adilson Pires (Coordenador), Jorge Câmara (Vice-Coordenador), Patrícia Glioche (Direito Penal), Daniel Sarmento (Direito Público) e Leonardo Greco (Direito Processual).

I – ASSUNTOS GERAIS:

A professora Heloísa Helena compareceu ao Colegiado e demonstrou o projeto que elaborou juntamente com o Prof. Jorge Câmara sobre a Revista da Faculdade de Direito da Uerj, requereu que o projeto fosse homologado pelo Colegiado. O Colegiado analisou o projeto e o aprovou integralmente, tendo os professores sido elogiados por todos pelo trabalho, que tanto irá contribuir para a Pós-Graduação.

O prof. Leonardo Greco examinou rapidamente o Coletacapes e fez algumas

observações que foram repassadas ao Marcos, responsável pelas informações colhidas. Quanto à média de alunos que terminam o trabalho final o prof. Greco lembrou que deve haver uma diminuição na média, tendo em vista que houve algumas prorrogações de prazo, sugerindo que fosse recomendado aos orientadores que seja antecipado o exame de qualificação, para que o mestrado sempre termine no máximo em 30 meses, com a homologação final, o que foi aceito. O prof. Adilson afirmou que o Coletacapes é sempre um meio através do qual se pode analisar o que pode ser melhorado, como a Revista, o Lattes, o problema dos orientadores e orientandos. A prof. Heloísa, lembrou, a propósito, que a orientação não tem carga horária, sugerindo que se faça como na graduação, em que há criação de uma turma de monografia para a orientação contar como carga horária.

O Prof. Adilson notificou a todos sobre as obras na pós-graduação, informando que houve uma divisão de orçamento com o Prefeito do Campus, que compareceu e disse que iria ajudar na obra.

Quanto ao doutoramento direto, o prof. Adilson informou que o prof. João Eduardo disse que o Reitor afirmou que o livre-docente que defender o trabalho que apresentou na ocasião da livre-docência a uma banca, terá concedido o título de doutor.

Quanto aos convênios, o prof. Jorge relatou sobre a possibilidade de Dinter com a UEPB, afirmando que o convênio atende a dois critérios de avaliação da Capes. Propôs o deferimento para o prosseguimento das negociações para o Dinter, informando, inclusive que pode haver possibilidade de aumento de carga horária. Informou ainda que haverá pro labore para o professor que ministrar aula na Paraíba, e que o coordenador (que é o prof. Jorge) não receberá pagamento. Quanto ao convênio com a Unir, o prof. Câmar informou que agiu sem outorga do Colegiado, ad referendum, pois precisou transferir a verba que estava destinada à aquisição de material para a realização de eventos e pagamento de terceiros. Informou também que para o ano que vem deve

(2)

haver a especificação do material que deve ser adquirido, sugerindo, inclusive, a aquisição de aparelho de videoconferência. O colegiado homologou a atuação do prof. Câmara. O prof. Adilson informou que o acordo de cooperação com a Escola de Guerra Naval também vai gerar recursos e informou que a Escola deseja que seja incluída disciplina sobre Conflito e Conflito Armado. A sugestão deve ser encaminhada à linha de Direito Internacional.

Quanto à alteração da deliberação 52/07, prof. Adilson informou que o prof. Bahia, tendo em vista o seu estado de saúde, não encaminhou aos chefes de departamento para que pudessem analisar, razão pela qual a situação será passada ao atual Diretor, e a alteração será decidida na próxima reunião.

II - REQUERIMENTOS

Mestranda/Direito da Cidade:

■ Raquel do Nascimento Ramos/07 – Del.022/04

Solicita prorrogação do prazo para realização do exame de qualificação para o dia 30 de março de 2009. O requerimento tem “o de acordo” do orientador, Prof. Ricardo Lira

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO FINAL.

Mestrandos/Direito Civil:

■ Alexander Seixas da Silva/07 – Del. 022/04

Solicita que a disciplina “Tutela das Relações Familiares” seja considerada como disciplina eletiva. O requerimento tem “o de acordo” do orientador, prof. Guilherme Calmon.

Decisão: DE ACORDO COM A DEL. 022 A DISCIPLINA JÁ É ELETIVA. NADA A PROVER.

■ Antonella Marques Consentino/09 – Del. 052/07

Solicita cursar a disciplina “Teoria da Interpretação e Relações Privadas” de DO/Direito Civil e que seja computada como disciplina eletiva. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Tepedino.

Decisão: DEFERIDO

■ Thaita Campos Trevizan/09 – Del.052/08

Solicita cursar a disciplina “Teoria da Interpretação e Relações Privadas” de DO/Direito Civil e que seja computada como disciplina eletiva. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Tepedino.

Decisão: DEFERIDO

■ Vellêda Bivar Soares Dias Neta/09 – Del.052/08

Solicita cursar a disciplina “Teoria da Interpretação e Relações Privadas” de DO/Direito Civil e que seja computada como disciplina eletiva. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Tepedino.

Decisão: DEFERIDO.

Mestrandos/Direito Internacional:

■ Lídia Spitz/08 – Del. 052/07

Solicita computar a disciplina “Soberania e Cooperação Internacional” e cursando em 08.02, oferecida pela PUC/RJ, como disciplina eletiva. Em anexo: Ementa da disciplina. Na reunião de 09.12.08, o Colegiado solicitou que o requerimento tivesse o “de acordo” do seu orientador. A Profª Marilda Rosado, deu o “o de acordo”.

(3)

Decisão: DEFERIDO.

■ Rafael Zelesco Barreto/09 – Del.052/07

Solicita cursar a disciplina “Princípios Fundamentais do Direito Internacional” de DO/Direito Internacional e que seja computada como disciplina eletiva. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Antonio Celso.

Decisão: DEFERIDO

Mestrando/Direito Processual:

■ Maurício Vasconcelos Galvão Filho/06 – Del.022/04

Solicita dilação do prazo para defesa de dissertação até 30.09.09, por graves problemas de foro íntimo enfrentados pelo Mestrando desde o ano de 2006, durante todos os anos de 2007 e 2008 e se mantendo até o momento de 2009. O requerimento tem “o de acordo” orientador, Prof Aluisio Mendes. Anexo: Justificativas da sua solicitação

Decisão: DEFERIDO.

■ Rafael Barud Casqueira Pimenta//08 – Del. 052/08

Solicita seja reconhecido os seus créditos na disciplina inscrita em 08/02 “Direito Processual Civil Internacional”, como disciplina eletiva, tendo inscrito na disciplina “Direito Processual Internacional” do regulamento antigo.

Decisão: REMETER À LINHA DE PESQUISA, PARA ANALISAR A

COMPATIBILIDADE.

Mestrandos/Direito Público

■ Fábio de Souza Silva/08 – Del. 052/07

Solicita computar como créditos referentes a disciplinas eletivas, cursadas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense cursadas em 2008. Em anexo o histórico escolar e ementas das disciplinas.

- Metodologia Científica – 04 créditos - Teoria Sociológica – 04 créditos

Decisão: FALTA POSICIONAMENTO DO ORIENTADOR. ■ André Luiz Agostinho da Silveira Reis – ME/Direito Público/05

Apresenta recurso ao Colegiado, face à decisão tomada pelo mesmo, concedendo-lhe prazo a vencer no dia 10 de março de 2009 para depósito de sua dissertação, devido a seu grave estado de saúde. Isto posto, requer seja deferida a prorrogação do prazo anteriormente concedido por período não inferior a 180 dias. Em anexo: Atestados Médicos.

Decisão: A DECISÃO FICA SUSPENSA PARA A PRÓXIMA REUNIÃO PARA

QUE A SECRETARIA ENTRE EM CONTATO COM O ORIENTADOR, PARA ESPECIFICAR MELHOR O CASO EM QUESTÃO, INCLUSIVE O ANDAMENTO DA DISSERTAÇÃO.

Mestranda/Direito Penal

■ Vanelle Falcão/09 – Del. 052/07

Solicita computar como eletiva a disciplina cursada em 2008/02 “Biodireito e Valores Constitucionais”. O requerimento tem o “de acordo” da orientadora, Profª Patrícia Glioché.

(4)

Doutorando/Direito da Cidade:

■ Enzo Bello/08 – Del. 052/07

Solicita que a disciplina “Teoria dos Direitos Fundamentais”, cursada no 2º semestre de 2005, no Mestrado da UERJ (como aluno externo do Mestrado da PUC/RJ), seja reconhecida como disciplina eletiva com a disciplina “Direitos Humanos”, a equivalência das disciplinas tem como fundamento a correspondência entre ambas, em termos de ementa, bibliografia, carga horária e créditos. O requerimento tem “o de acordo” dos Profs. Ricardo Falbo e Ricardo Lobo.

Decisão: DECISÃO FICARÁ PARA A PRÓXIMA REUNIÃO, TENDO EM VISTA QUE HOUVE ALTERAÇÃO NA CARGA HORÁRIA DE 45 PARA 60 H.

Doutorandos/Direito Penal

■ Rodrigo Duque Estrada Roig Soares/08 – Del.052/07

Solicita que o Grupo de Pesquisa Institucional “Do Pós-Positivismo ao Neoconstitucionalismo, cursado em 2008/1º semestre, seja computado como disciplina obrigatória.

Decisão: INDEFERIDO ■ Tiago Joffily/09 – Del. 052/07

Solicita aproveitamento de créditos da disciplina “Teoria da Justiça”, cursada no 1º semestre de 2005, conforme histórico escolar em anexo. O requerimento tem “o de acordo” do Prof. Juarez Tavares.

Decisão: DECISÃO FICARÁ PARA A PRÓXIMA REUNIÃO, TENDO EM

VISTA QUE HOUVE ALTERAÇÃO NA CARGA HORÁRIA DE 45 PARA 60 H.

Doutoranda/Direito Público

■ Letícia de Campos Velho Martel/06 – Del.022/04

1. Requer a substituição da disciplina “Teoria de Direito do Estado”, obrigatória em sua grade curricular, por outras disciplinas que cursou, pelos motivos que passa a expor:

a. Em razão do tema da tese, cursou, duas disciplinas não-obrigatórias, Direito Civil-Constitucional, ministrada pela Profª Maria Celina e Juridisção Civil-Constitucional, ministrada pelo Prof Daniel Sarmento. Foi aprovada em ambas com a nota máxima.

b. Também em virtude da conexão temática com a tese, participou do Grupo de

Pesquisa Direito, Ética e Política, ministrado pela Profª Bethânia Assy. Ademais, realizou Estágio Docente na disciplina de Filosofia do Direito, sob a supervisão da Profª Bethânia Assy.

c. A escolha das disciplinas foi feita com a concordância do orientador, pois seriam necessárias ao desenvolvimento adequado da tese.

d. Em seu mestrado, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, cursou a disciplina Teoria do Direito e do Estado e a disciplina Estados Contemporâneos, ambas, aprovadas com conceito máximo.

Destarte, requer que sejam as disciplinas de Direito Civil-Constitucional, Jurisdição Constitucional, o Grupo de Pesquisa Direito, Ética e Política e o Estágio Docência considerados aptos a substituir a disciplina obrigatória Teoria do Direito e do Estado.

Decisão:INDEFERIDO

2. Solicita que a sua banca de qualificação seja realizada até o final do mês de março

de 2009.

(5)

III – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente/UERJ – “Stricto Sensu”, solicitam cursar a disciplina Direito Ambiental, como aluno especial, com

aproveitamento de créditos. O requerimento tem “o aceite” do Prof. Maurício Mota. Doutorandos: Ana Tereza P Filipecki, Beatriz M Teixeira, Carolina A Pereira, Ludmila R Bergsten Torralba, Luiz Fernando F Cerqueira, Harrison L Corrêa, Marcio Gonçalves Franco e Sheila de L Franklin.

Decisão: DEFERIDO QUE SEJA CURSADA A DISCIPLINA. ■ André Andrade – Doutorando na Ebape/FGV

Solicita assistir as aulas da disciplina “Acesso à Justiça, Tutela dos Direitos Fundamentais e Jurisdição Internacional”, com o Prof Hélcio Assumpção, como aluno especial, com aproveitamento de créditos. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Hélcio Assumpção e o “de acordo” do orientador, Prof. Enrique Saraiva. Em anexo: Declaração de que é aluno

Decisão: DEFERIDO

■ Beatriz Conde Miranda – Doutoranda na Universidade de Lisboa

Solicita assistir as aulas da disciplina “Teoria da Interpretação e Relações Privadas”, como aluno ouvinte. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Gustavo Tepedino.

Decisão: DEFERIDO

■ Carlos Eduardo Silva Madureira – Curso de Especialização Lato Sensu UCAM Solicita assistir as aulas da disciplina “Direitos Humanos”, como aluno ouvinte, o referido aluno está matriculado no curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”.

Decisão: INDEFERIDO

■ Eliane Mendes de Oliveira – Curso de Especialização em Processual Civil

Solicita assistir as aulas da disciplina “Princípios Gerais do Direiro do Estado”, como aluna ouvinte.

Decisão: INDEFERIDO

■ Emerson C Embalo – de nacionalidade guineense, graduado em Direito pela UFF e Pós-Graduado em Direito Público e Tributário pela UCAM, tendo recebido a carta de aceitação, nos termos do PEC/PG, pelo Diretor da Faculdade de Direito/UERJ, Prof. Luiz Henrique Bahia, solicita seja autorizada a minha matrícula no curso de Mestrado/Direito Público, a partir do 1º semestre de 2009, criando, dessa forma um vínculo institucional com esta Universidade, imprescindível a obtenção de bolsa PEC/PG junto a CAPES.

Decisão: DEFERIDO QUE ASSISTA ÀS AULAS, CONDICIONADO À

DECISÃO DA PRÓXIMA REUNIÃO, POIS HÁ DEPENDÊNCIA DO ÓRGÃO COMPETENTE DELIBERAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE MATRÍCULA.

■ Helena Francisco Machambisse Gaspar – moçambicana, aluna estrangeira matriculada no curso de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, solicita a inscrição como aluna especial, com aproveitamento de créditos, nas disciplinas Regularização Fundiária e Tópicos Especiais de Direito Civil: Contratos de Prestação de Serviços e Contratos de Trabalho. Em anexo: Declaração

Decisão: FALTA MANIFESTAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA.

■ Karina Nunes – Doutoranda na Universidade de Berlim

Solicita assistir as aulas da disciplina “Teoria da Interpretação e Relações Privadas”, como aluno ouvinte. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Gustavo Tepedino.

(6)

Decisão: DEFERIDO

■ Laura Vieira Xavier – Especialização em Direito Público e Tributário/UCAM Solicita assistir as aulas da disciplina “Jurisdição Constitucional”, como aluno ouvinte. Em anexo: Comprovantes

Decisão: INDEFERIDO

■ Maria Eugenia Bunchaft – Doutoranda/PUC/RJ

Aluna do curso de DO em Teoria do Estado e Direito Constitucional na PUC/RJ, orientada pelo Prof. Antonio Maia, com data prevista para defesa em 31 de julho de 2009, solicita inscrição no processo seletivo no curso de Pós-Doutorado em Direito Público/UERJ. Em anexo: Declaração de que é aluna

Decisão: INDEFERIDO

- Mauricio Stegemann Dieter – Doutorando/UFPR

Solicita assistir as aulas da disciplina “Política Criminal”, com o Prof. Nilo Batista,

como aluno especial, com aproveitamento de créditos. O requerimento tem o “aceite” do Prof. Nilo Batista. Anexo: Declaração de que é aluno

Decisão: DEFERIDO

Solicita assistir as aulas da disciplina “Conduta Imputável e Modelos Teóricos do Delito” como aluno ouvinte. O requerimento tem “o aceite” do Prof. Juarez Tavares. Em anexo: Declaração de que é aluno

Decisão: DEFERIDO

■ Suzete de Paiva Lima – Matriculada no curso de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, solicita a inscrição como aluna especial, com aproveitamento de créditos, nas disciplinas Política Criminal e Direitos Humanos. Em anexo: Declaração de que é aluna.

Decisão: FALTA MANIFESTAÇÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA.

IV – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Resolução nº de maio, 2008, regulamenta a orientação acadêmica em Mestrado e Doutorado no PGDIR segundo os critérios de avaliação e excelência do curso. Em anexo: Relação de orientador/orientandos de Me e DO.

Decisão: O PROFESSOR JORGE CÂMARA VAI REMETER AOS

REPRESENTANTES DE LINHA PARA CONHECIMENTO E HAVERÁ DECISÃO NA PRÓXIMA REUNIÃO (PROPORÇÃO ORIENTANDOS/ORIENTADOR).

■ A pedido da Profª Carmen Tibúrcio, alguns processos de revalidação de diploma, têm dois pareceres iguais e um parecer diferente. Ana Beatriz Nunes Barbosa e Clarissa Ribeiro Huguet

Decisão: PRÓXIMA REUNIÃO

■ Profª Ana Cristina encaminha sugestões para o Programa de Pós-Graduação “stricto sensu”:

1. Controle mais rígido para que os alunos que ingressaram no Doutorado não

mudem o tema da tese, o que vem acontecendo na prática. Apenas em situações excepcionalíssimas poderia haver alteração do tema e desde que aprovado, de preferência, pela mesma banca que o admitiu originariamente.

(7)

2. Os membros das bancas de seleção não deveriam dar carta de recomendação aos candidatos, o que fere, ao meu ver, o critério do anonimato e da isonomia.

3. O Colegiado deve controlar mais a composição das bancas de defesa de

dissertação e tese para garantir que os membros sejam realmente especialistas no tema e não mero “amigos” do orientador e/ou muitas vezes do próprio candidato. Acho que o Colegiado deveria ter poderes para efetuar substituições caso isso acontecesse.

4. Que fosse elaborada uma espécie de guidelines aos orientadores da pós, para que a ética e o profissionalismo não sejam ignorados.

5. Nosso programa não precisa de quantidade, mas de qualidade.

Decisão: O COLEGIADO FICA CIENTE DAS SUGESTÕES.

■ Foram encaminhados telegramas para os mestrandos Aluízio Napoleão de Freitas R Neto – ME/Dir Civil/06 e Alex Moreira – ME/Dir Internacional/06, que ainda não defenderam, a pedido do Colegiado em 09.12.08, solicitando entrar em contato com a Secretaria deste Programa e até o momento não o fizeram.

Decisão: JUBILAMENTO.

■ Mestrandos com ingresso no ano de 2007, que não qualificaram: Direito Civil:

. Afonso Henrique Ferreira Barbosa . Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto . Edmar Ramiro Correia

. Luis Cláudio Furtado Faria Direito Internacional: . Arthur Souza Rodrigues . Bárbara Batista Vorndran

. Erica Cristina da Fonseca Martins . Tatiana Rodrigues Estevez Direito Público

. Antonio Carlos Pereira de Lemos Basto . Felipe de Melo Fonte

Decisão: ENVIAR EMAIL PARA O ORIENTADOR E PARA O ALUNO PARA INFORMAR SOBRE O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

V – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Mestrando/Direito da Cidade:

■ José Luiz Seabra/07

Banca: Professores Doutores: Ângela Penalva (orientadora), Danielle Moreira (PUC/RJ) e Rosângela Cavallazi (UFRJ)

Decisão: FALTAM OS SUPLENTES, ENTRAR EM CONTATO COM O REPRESENTANTE DA LINHA DE DIREITO DA CIDADE PARA INDICAÇÃO E POSTERIORMENTE, HOMOLOGAÇÃO.

Mestrando/Direito Processual:

■ Maurílio Dutra/07

Banca: Professores Doutores: Aluisio Mendes (orientador), Leonardo Greco (UERJ) e Ricardo Perlingeiro (UFF)

(8)

Decisão: FALTAM OS SUPLENTES, ENTRAR EM CONTATO COM O

REPRESENTANTE DA LINHA DE DIREITO DA CIDADE PARA INDICAÇÃO E POSTERIORMENTE, HOMOLOGAÇÃO.

VI – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE TESE

Doutorando/Direito da Cidade

■ Gustavo Sampaio Telles Ferreira/05

Solicita substituir o nome da Profª Jane Reis (UERJ), pelo Prof. Ricardo Lira (UERJ), para participar da sua banca examinadora.

Decisão: HOMOLOGADO

Doutorando/Direito Civil

■ Marcus Eduardo de Carvalho Dantas/05

Banca: Professores Doutores: Maria Celina (Orientadora), Carlos Edison (UERJ),

Mauricio Mota (UERJ), Caitlin Sampaio Mulholland (PUC/RJ) e Anderson Schereiber (PUC/RJ). Membros Suplentes: Professores Doutores: Guilherme Calmon (UERJ) e Marcelo Calixto (PUC/RJ)

Decisão: HOMOLOGADO.

VII – HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA BANCAS DE DISSERTAÇÃO

Mestrando/Direito da Cidade/07

■ Daniel Queiroz Pereira Data: 05.02.09

Título: “O Usucapião Especial Coletivo Como Mecanismo de Regularização Fundiária”.

Banca: Professores Doutores: Guilherme Calmon (Orientador), Mauricio Jorge (UERJ) e Eduardo Takemi (UCAM)

Deliberação: Aprovado. Grau 10,0 (Dez – com distinção e louvor) Decisão: HOMOLOGADO

Mestranda/Direito Civil/06

■ Elys Dayse Gonçalves da Cunha Brokamp Data: 12.02.09

Título: “A Criança e as Relações de Consumo – Uma Análise à Luz do Direito Civil Constitucional”.

Banca: Professores Doutores: Maria Celina (Orientadora), Carlos Edison (UERJ) e Caitlin Sampaio (PUC/RJ)

Deliberação: Aprovada. Grau 9,5 (Nove e meio) Decisão: HOMOLOGADO

Mestrando/Direito Público/06

■ Thiago de Oliveira Data: 16.03.09

Título: “Federação, democracia e controle social à luz da teoria do poder local: a superação do centralismo na federação brasileira”.

Banca: Professores Doutores: Ana de Barcellos (Orientadora), Paulo Galvão (UERJ) e José Ribas (PUC/RJ)

Deliberação: Aprovado. Grau 9,0 (Nove) Decisão: HOMOLOGADO

(9)

VII – HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA BANCAS DE TESE

Doutorandos/Direito da Cidade/05

■ Gustavo Sampaio Telles Ferreira Data: 21.01.09

Título: “Federação e Poder Local (ontem e hoje): das metrópoles nacionais e da reorganização político-administrativa a partir da cidade-estado”.

Banca: Professores Doutores: Mauricio Jorge (Orientador), Ricardo Lira (UERJ), Daniel Sarmento (UERJ), Cláudio Pereira Neto (UFF) e Eduardo Vall (UFF)

Deliberação: Aprovado. Grau 9,5 (Nove e meio) Decisão: HOMOLOGADO

■ Luiz Henrique Antunes Alochio Data: 15.12.08

Título: “As medidas de urgência nos planos urbanísticos locais: abordagem sob a perspectiva de sua potencial adoção ao sistema jurídico brasileiro”.

Banca: Professores Doutores: Ricardo Lira (Orientador), Ângela Moulin (UERJ), Mauricio Mota (UERJ) Elida Lúcia (UFRJ) e Andre Abe (UFES)

Deliberação: Aprovado. Grau 10,0 (Dez) – com distinção e louvor Decisão: HOMOLOGADO

Doutorado/Direito Público/05

■ Fábio Carvalho Leite Data: 10.12.08

Título: “Estado e Religião no Brasil: a liberdade religiosa na Constituição de 1988”. Banca: Professores Doutores: Paulo Galvão (orientador), Gustavo Binenbojm (UERJ), Jane Reis (UERJ), Adriano Pilatti (PUC/RJ) e Emerson Giumbelli (UFRJ).

Deliberação: Aprovada. Grau 10,0 (dez) – com distinção e louvor Decisão: HOMOLOGADO

Nada mais havendo, foi declarada encerrada a reunião, sendo lavrada a presente ata pela Secretária, Professora Patrícia Glioche, por determinação do Professor Adilson Pires para tal função.

Referências

Documentos relacionados

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou