• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Técnico em Trânsito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Técnico em Trânsito"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala, nos

retângulos abaixo.

Inscrição

Sala

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a

Prefeitura de Beberibe

EDITAL Nº 002/2012

§

Prova I – Língua Portuguesa: Questões de 01 a 15

§

Prova II – Conhecimentos sobre o Município de Beberibe: Questões de 16 a 20

§

Prova III – Conhecimentos Específicos: 21 a 45

CADERNO DE PROVAS

Data: 10 de junho de 2012.

Turno: Manhã

Duração: 3 horas e 30 minutos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

Técnico em Trânsito

C C V

COORDENADORIA DE CONCURSOS

(2)

Técnico em Trânsito Pág. 2 de 9

Prova I – Língua Portuguesa

15 questões TEXTO BASE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

A guerra não está no feitio natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker. O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos.

“Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado”, escreve Frans de Waal, holandês especialista em comportamento animal, psicologia e primatologia, em um artigo que será publicado nesta sexta-feira na revista Science.

Waal ataca uma das suposições de Pinker no livro “The Better Angels of Our Nature – Why

Violence Has Declined” (Editora Viking, 802 páginas, sem edição brasileira). Segundo o canadense,

os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano, principalmente após o século XVI, com a ‘Era da Razão’.

Waal contesta essa visão. “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição”, disse em entrevista a VEJA. O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos. “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.”

O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos. O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem viviam em um estado de guerra, além de diversos estudos que defendem justamente o contrário.

“Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios”, escreve o holandês. “Eram frequentemente pacíficos e algumas vezes violentos”. Embora existam evidências de que assassinatos isolados ocorriam há centenas de milhares de anos, não há sinais de guerra antes da Revolução Agrícola, há 12.000 anos.

Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola. “Isso não quer dizer que a guerra não existia nessa época, mas significa que a suposição costumeira de que nossos ancestrais travaram longas guerras e passavam por períodos breves de paz carece de respaldo arqueológico”, escreve Waal.

O segundo argumento de Waal diz respeito à comparação que frequentemente se faz entre o comportamento de chimpanzés e bonobos para justificar a naturalidade da violência humana. O primatólogo defende que, embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática.

“Agressão fatal entre bonobos nunca foi observada e algumas vezes grupos diferentes se misturam em atividades sexuais ou lúdicas”, argumenta. “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.”

Adaptado de: PIRES, Marco Túlio. Humanos são naturalmente pacíficos, afirma Frans de Waal. Veja. 17/05/2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/humanos-sao-naturalmente-pacificos-afirma-frans-de-waal>. Acesso em 19 mai. 2012.

01. No que concerne aos teóricos mencionados no texto, é correto afirmar que:

A) Hobbes critica somente Waal. B) Pinker e Frans estão de acordo. C) Frans é contrário às ideias de Steven. D) Thomas é contrário às ideias de Pinker. E) Hobbes discorda de todos os outros teóricos.

02. Assinale a alternativa em que os dois termos fazem referência ao mesmo estudioso.

A) inglês (linha 01) e psicólogo (linha 02). B) psicólogo (linha 02) e holandês (linha 06). C) filósofo (linha 01) e canadense (linha 03). D) canadense (linha 10) e primatólogo (linha 17). E) holandês (linha 21) e primatólogo (linha 31).

(3)

Técnico em Trânsito Pág. 3 de 9

03. Da leitura do quarto parágrafo, entende-se corretamente que:

A) Waal põe em dúvida a visão de Pinker no que concerne ao passado violento da humanidade. B) Waal comprova o equívoco da visão de Pinker, pois os primatas são anteriores ao Iluminismo. C) Waal duvida da visão de Pinker, pois mostra que, mesmo antes da Era da Razão, o homem era passivo. D) Waal derruba a ideia de que vivemos um passado violento, provando que sempre nos comportamos

pacificamente.

E) Waal, em entrevista a VEJA, tenta comprovar a apatia humana para demonstrar que o homem não é violento.

04. Assinale a alternativa em que os elementos se organizam do particular para o geral.

A) bonobos > primatas B) espécie > chimpanzé C) Era da Razão > Iluminismo D) ciência > psicologia E) guerra > assassinatos

05. O texto base desta prova apresenta predominantemente natureza:

A) descritiva, ao detalhar a conduta violenta dos primatas humanos e não humanos. B) técnica, ao usar termos técnicos relativos à psicologia comportamental humana. C) expositiva, ao apresentar a visão de Waal sobre a natureza pacífica dos humanos. D) narrativa, ao relatar a história dos primatas humanos desde a Revolução Agrícola. E) argumentativa, ao defender a ideia de que o homem é naturalmente um guerreiro.

06. Assinale a alternativa cujo trecho expressa um fato e não uma opinião.

A) “Se [...] houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linha 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

C) “...a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 11-12).

D) “O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos” (linha 17). E) “os antepassados do homem viviam em um estado de guerra” (linhas 18-19).

07. Assinale a alternativa que reescreve, sem prejuízo de sentido, o trecho: “A guerra não está no feitio

natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker” (linhas 01-03).

A) Tanto Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, como Steven Pinker psicólogo canadense, mais recentemente, defendiam que a guerra não está no feitio natural do ser humano.

B) Como Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, Steven Pinker, psicólogo canadense, defende, mais recentemente, que a guerra está no feitio natural do ser humano.

C) Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, um dos pais da política moderna, no século XVII, e o psicólogo canadense Steven Pinker, mais recentemente, a guerra não está no feitio natural do ser humano. D) A guerra não está no feitio natural do ser humano. É o que defendiam o filósofo inglês Thomas

Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker.

E) O filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, contrariamente ao psicólogo canadense Steven Pinker, mais recente, defendia que a guerra está no feitio natural do ser humano.

08. Assinale a alternativa em que a letra grifada representa o mesmo fonema que a letra destacada em “paCíficos”

A) seXuais. B) supoSições. C) defeSa. D) próXimos. E) Canadense.

(4)

Técnico em Trânsito Pág. 4 de 9

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que “violência” (linha 11).

A) inglês, espécie, empática. B) lúdicas, holandês, cemitérios. C) evidências, espécie, holandês. D) chimpanzés, contrário, século. E) territórios, cemitérios, contrário.

10. O trecho “O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos”

(linhas 03-04) poderia, corretamente e sem alteração de sentido, ser pontuado como em: A) O normal da nossa espécie é justamente, o contrário. Nós seríamos naturalmente pacíficos. B) O normal da nossa espécie é justamente o contrário – nós seríamos naturalmente pacíficos. C) O normal da nossa espécie é justamente o contrário... nós, seríamos naturalmente pacíficos. D) O normal da nossa espécie é justamente o contrário! Nós seríamos, naturalmente pacíficos. E) O normal da nossa espécie é justamente o contrário; nós seríamos naturalmente, pacíficos.

11. Assinale a alternativa em que o vocábulo “costumeira” (linha 27) está corretamente segmentado quanto

a todos os seus elementos mórficos. A) cos-tu-mei-ra

B) cos-tum-eira C) cos-tu-me-i-ra D) costum-eir-a E) cost-um-eira

12. O termo como (linha 01) classifica-se como:

A) conjunção causal. B) conjunção aditiva. C) conjunção correlativa. D) conjunção proporcional. E) conjunção conformativa.

13. Assinale a alternativa em que a palavra grifada pertence à mesma classe que a destacada em: “Segundo o

canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

A) “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição” (linhas 13-14).

B) “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.” (linhas 15-16). C) “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem

viviam em um estado de guerra” (linhas 17-19).

D) “Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola” (linhas 25-26).

E) “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.” (linhas 34-35).

14. Assim como no trecho “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas” (linhas 17-18), a crase é obrigatória e está corretamente empregada em:

A) A palestra do primatólogo Waal será realizada às 20 horas no auditório da Universidade de Brasília (UnB). B) Segundo os estudantes da UnB, foi muito produtivo discutir com o professor Waal frente à frente. C) O segundo argumento de Waal diz respeito à esta comparação entre o comportamento de chimpanzés

e bonobos.

D) Waal virá à Brasília apresentar uma palestra sobre o comportamento dos primatas humanos e não humanos. E) Ao final da palestra, Waal ofereceu um exemplar de seu livro Eu, primata à Maria Eduarda, estudante

de psicologia.

15. Assinale a alternativa cujo trecho constitui um período simples.

A) “Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linhas 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 10-12).

C) “O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos.” (linhas 14-15).

D) “Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios” (linhas 20-21).

E) “embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática” (linhas 31-32).

(5)

Técnico em Trânsito Pág. 5 de 9

Prova II - Conhecimentos sobre o Município de Beberibe

5 questões

16. Segundo o IBGE, o município de Beberibe é constituído do bioma:

A) pantanal, caracterizado por matas, cerradões e savanas, a maior parte alagados.

B) cerrado, caracterizado pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. C) campos, com vegetação composta por gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos. D) pradaria, caracterizado por abundância de capim baixo, sem árvores nem arbustos. E) caatinga, com vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos.

17. Conforme dados do IBGE, no que diz respeito ao orçamento do município de Beberibe, é correto afirmar que:

A) as despesas superam as receitas em 10%. B) as receitas superam levemente as despesas. C) as receitas equivalem ao dobro das despesas. D) as despesas são 20% menores que as receitas. E) o total das receitas é igual ao total de despesas.

18. Com base na pirâmide etária divulgada pelo IBGE, é correto afirmar que a população de Beberibe:

A) tende a aumentar em razão direta ao aumento da faixa etária. B) vem se mantendo estável em quantidade desde o censo de 1991. C) é constituída de jovens, pois a maioria tem menos de 40 anos de idade. D) apresenta alto predomínio de homens sobre mulheres na faixa de 35-39 anos. E) é formada predominantemente de pessoas que têm mais de 60 anos de idade.

19. Sabendo que Cascavel ocupa uma área de 837km2 e tem uma população de 66.142 habilitantes, é correto

afirmar que, em relação a este município, Beberibe: A) destaca-se quanto à população mais numerosa. B) apresenta área e nível populacional semelhante. C) tem número bem menor de gente e de território. D) possui maior extensão territorial e menor população. E) supera Cascavel tanto em extensão como em habitantes.

20. Considerando-se que em 2010 houve, em Beberibe, 204 casamentos, 20 divórcios e 5 separações e que

esses números vêm se mantendo estáveis há alguns anos, é correto concluir que: A) pouco mais de 10% dos casamentos acaba em separação ou divórcio.

B) a cidade de Beberibe favorece a separação dos recém-casados. C) os moradores da cidade ficam casados por pouco tempo. D) os casamentos são feitos em cerimônias coletivas. E) os habitantes demoram muito para decidir se casar.

(6)

Técnico em Trânsito Pág. 6 de 9

Prova III - Conhecimentos Específicos

25 questões

21. É uma das pesquisas necessárias para a atualização da programação de semáforos:

A) Pesquisa de Catraca. B) Pesquisa Sobe e Desce.

C) Pesquisa de Ocupação Veicular. D) Pesquisa de Velocidade Pontual.

E) Pesquisa Volumétrica e Classificatória de Tráfego.

22. O órgão colegiado com a competência de julgar os recursos interpostos pelos infratores é denominado:

A) JARI B) CONJUR C) CETRAN D) CONTRAN E) DENATRAN

23. A sinalização que informa aos usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições do uso das

vias é denominada: A) Sinalização Auxiliar. B) Sinalização Horizontal. C) Sinalização de Indicação. D) Sinalização de Advertência. E) Sinalização de Regulamentação.

24. O espaço destinado exclusivamente para o tráfego de bicicletas, segregado de automóveis e pedestres,

mediante a utilização de obstáculos físicos é denominado de: A) Ciclovia.

B) Ciclorota. C) Ciclofaixa. D) Bicicletário.

E) Faixa compartilhada.

25. Para o projeto adequado de um sistema cicloviário é importante atentar para o seguinte aspecto:

A) As ciclovias oferecem maior segurança aos usuários que as ciclofaixas.

B) A menor largura recomendada para uma ciclofaixa unidirecional é de 0,80 metros. C) As ciclovias requerem menores custos de construção e manutenção que as ciclofaixas. D) Recomenda-se que as bicicletas se locomovam em sentido inverso ao do tráfego de veículos.

E) Não é necessário utilizar sinalização horizontal nas interseções das ciclorotas com as vias destinadas aos veículos motorizados, cabendo nestes casos utilizar apenas os recursos de sinalização vertical.

26. A respeito do dimensionamento de linhas de transporte público por ônibus é correto afirmar que:

A) a distância mínima entre veículos sucessivos de uma linha de ônibus é denominada de headway. B) índice ou fator de renovação corresponde à relação entre o volume total de passageiros transportados

e o volume na seção crítica de uma linha de ônibus.

C) quilometragem efetiva pode ser entendida como a quilometragem percorrida durante a operação do transporte coletivo de uma linha de ônibus somada à quilometragem ociosa.

D) o Fator de Carga de uma linha de ônibus corresponde à relação entre a quantidade de passageiros transportados por quilômetro e a quantidade de vagas ociosas por quilômetro.

E) quanto mais alto o IPK de uma linha de transporte coletivo, menor o número de passageiros que estão sendo transportados por quilô¬metro rodado e, portanto, maior o custo unitário por passageiro.

27. Dada uma linha de ônibus com extensão de 10 km e velocidade operacional de 20 km/h, qual o intervalo

médio entre a passagem de dois veículos se esta linha operar com 3 ônibus? A) 5 minutos.

B) 10 minutos. C) 15 minutos. D) 20 minutos. E) 30 minutos.

(7)

Técnico em Trânsito Pág. 7 de 9

28. “A máxima taxa horária de fluxo de tráfego que pode ser esperada numa seção de via durante um dado

período de tempo, nas condições prevalecentes da via e do tráfego”. Esta definição corresponde ao conceito de:

A) Fluxo. B) Saturação. C) Capacidade. D) Nível de Serviço.

E) Volume da Hora de Pico.

29. São acessórios obrigatórios para os veículos destinados à condução coletiva de escolares:

A) Tacógrafo e GPS. B) Sensor de ré e extintor.

C) Air bag e Sistema ABS de freios.

D) Tacógrafo e cinto de segurança em número igual à lotação do veículo.

E) GPS e equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.

30. Na sinalização horizontal a cor vermelha é utilizada para:

A) demarcar ciclovias ou ciclofaixas.

B) separar movimentos veiculares de fluxos opostos. C) demarcar obstáculos transversais a pista (lombada). D) regulamentar linha de transposição e ultrapassagem.

E) delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada.

31. Sobre a Carteira Nacional de Habilitação, quais categorias permitem conduzir veículos cuja lotação

exceda a oito lugares? A) B e D

B) C e D C) D e E

D) apenas a categoria B E) apenas a categoria C

32. É uma das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana:

A) segregação dos modos de transporte urbanos.

B) priorização de projetos voltados ao transporte individual.

C) promover o acesso universal para as atividades de movimentação de carga urbana. D) prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados.

E) incentivo ao desenvolvimento científico-tecnológico e ao uso de energia de combustíveis fósseis.

33. Para o exercício da atividade de mototaxista e motoboy, a Lei Federal 12009/2009 estabelece que:

A) o condutor seja maior de 18 anos.

B) o condutor possua habilitação, por pelo menos 1 (um) ano, na categoria A. C) o condutor utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos.

D) o condutor não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos doze meses. E) o veículo seja submetido a inspeção semestral para a verificação dos equipamentos obrigatórios e de

segurança.

34. Quanto ao processo de Habilitação de condutores é correto afirmar que:

A) para se habilitar na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B. B) a autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos

Estados da Federação.

C) o exame de aptidão física e mental deverá ser renovado a cada cinco anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade.

D) a categoria E é referente ao condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas.

E) os exames de habilitação deverão ser aplicados exclusivamente por entidades públicas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

(8)

Técnico em Trânsito Pág. 8 de 9

35. A Lei Federal 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista, estabelece que:

A) O condutor deve habilitação para conduzir veículo automotor na categoria D.

B) Em municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro. C) Seja cumprida inspeção semestral do veículo para a verificação dos equipamentos obrigatórios e de

segurança.

D) A inscrição como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS não é exigida para os taxistas autônomos.

E) É atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 4 (quatro) passageiros.

36. O Sistema de Transporte e Acessibilidade Proposto no Plano Diretor do Município de Beberibe

estabelece dentre suas diretrizes básicas:

A) Restringir a circulação de ciclistas na área central.

B) Liberar mais espaços para o estacionamento de veículos na zona central da cidade.

C) Proibir o tráfego de veículos de carga na zona central da cidade, minimizando os efeitos negativos na fluidez do tráfego.

D) Disciplinar a convivência entre os vários modos de transporte, privilegiando o uso do automóvel, sem, no entanto, criar rigorosas interdições aos pedestres e ciclistas.

E) Criar atividades com atrativos que mantenham a utilização do Corredor Turístico Beberibe / Morro Branco fora das épocas carnavalescas.

37. Segundo o PDDU de Beberibe, nos novos projetos de parcelamento e quando da abertura de novas vias

locais locais, pela Prefeitura, essas vias terão largura mínima de 12,00m (doze metros), sendo:

A) Não há determinação quanto a largura da faixa de rolamento, cabendo apenas garantir a largura mínima de 2,00m (dois metros) para a largura das calçadas.

B) 7,00m (sete metros), no mínimo, de faixa de rolamento, e 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) de passeios em cada lado da via.

C) Não há determinação quanto a largura das calçadas, cabendo apenas garantir a largura mínima de 7,00m (sete metros) para a faixa de rolamento.

D) 8,00m (oito metros), no mínimo, de faixa de rolamento, e 2,0m (dois metros) de passeios em cada lado da via.

E) 9,00m (nove metros), no mínimo, de faixa de rolamento, e 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) de passeios em cada lado da via.

38. Uma programação adequada de linhas de ônibus resulta em impactos positivos no serviço. É correto

afirmar que:

A) a redução do tempo de ciclo aumenta o valor da tarifa. B) o aumento da Velocidade Comercial reduz o valor da tarifa. C) o aumento do IPK possibilita uma redução no valor da tarifa.

D) a utilização de veículos menores em linhas de grande demanda permite uma operação mais eficiente. E) os veículos do tipo micro-ônibus não apresentam vantagens operacionais em linhas de baixa demanda

de passageiros.

39. Sobre os terminais de transporte coletivo e pontos de parada de ônibus, assinale a alternativa correta.

A) A integração tarifária só é possível quando integrada à integração física nos terminais. B) O espaçamento das paradas de ônibus não interfere na velocidade operacional das linhas.

C) A existência de baias fora das pistas de rolamento nas paradas de ônibus é sempre recomendada como medida de priorização do transporte coletivo.

D) O emprego de baias recuadas tipo “dente de serra” apresenta como vantagem permitir a entrada e saída dos ônibus de forma independente.

E) Nas vias com baixo fluxo de veículos do transporte coletivo, é recomendada a utilização de parada seletiva, onde os veículos são divididos em grupos e cada grupo realiza paradas apenas em pontos previamente selecionados.

(9)

Técnico em Trânsito Pág. 9 de 9

40. De acordo com a alteração promovida pela Lei Federal 11.705/2008, o artigo 165 do CTB, que trata da

Infração de dirigir sob a influência de álcool, passou pela seguinte alteração: A) Elevou o valor da multa em cinco vezes.

B) Estabeleceu a cassação do direito de dirigir.

C) Aumentou a natureza da infração de grave para gravíssima.

D) Reduziu o limite de seis decigramas de álcool por litro de sangue para zero.

E) Passou a determinar a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

41. Quanto a categoria do veículo, aqueles classificados como veículos de aprendizagem possuem placas:

A) com fundo branco e caracteres em vermelho. B) com fundo vermelho e caracteres em branco. C) com fundo branco e caracteres em branco. D) com fundo azul e caracteres em branco. E) com fundo cinza e caracteres em preto.

42. Dentre os procedimentos utilizados para a organização do espaço urbano, aquele que determina o

tamanho mínimo dos lotes e das quadras é denominado: A) Uso do solo.

B) Ocupação do solo. C) Parcelamento do solo. D) Macrozoneamento urbano.

E) Organização territorial do planejamento.

43. Com relação aos recursos de camadas (“layer”) do Autocad, assinale a alternativa correta.

A) A camada atualmente ativa (“current”) pode ser excluída. B) A camada zero (“layer 0”) de um desenho pode ser renomeada. C) Objetos pertencentes a uma camada congelada (“freeze”) são visíveis. D) A camada atualmente ativa (“current”) não pode ser bloqueada (“lock”). E) Não é possível copiar objetos de uma camada que esteja bloqueada (“lock”).

44. Sobre os comandos de edição do Autocad, assinale a alternativa correta.

A) O comando BREAK cria uma cópia espelhada dos objetos selecionados.

B) O comando MIRROR prolonga um objeto para encontrar com as arestas de outros objetos.

C) O comando OFFSET copia objetos paralelos aos selecionados, a uma distância específica ou ponto determinado.

D) O comando TRIM cria cópias múltiplas de entidades, distribuídas em linhas e colunas (Retangular), ou ao redor de um ponto (Polar).

E) O comando EXTEND apaga partes de linhas, arcos, círculos que se interseccionam com outras entidades ou com o prolongamento virtual destes.

45. Blocos e atributos são recursos altamente poderosos do Autocad. Sobre esses objetos, assinale a

alternativa correta.

A) A inserção de um bloco em um desenho é feita pelo comando WBLOCK. B) Para gravar um bloco como um arquivo externo utiliza-se o comando BLOCK.

C) As entidades que compõem um bloco não podem pertencer a mais de uma camada (“layer”).

D) O comando MEASURE permite a inserção de um bloco ao longo de uma linha, arco ou polilinha em uma determinada distância.

E) Atributos são textos variáveis que são associados a blocos, semelhantes a uma etiqueta, que ao ser preenchido pelo usuário podem ser extraídos dos blocos para um arquivo externo pelo comando PURGE.

Referências

Documentos relacionados

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

Em prol de uma melhor qualidade de vida e bem estar do narcoléptico, busca-se neste trabalho discorrer sobre as principais questões que envolvem a narcolepsia, assim como

c) quer numa estação de quarentena situada na proximidade da exploração de destino. As condições específicas de aprovação válidas para as diferentes espécies animais serão

OLIVEIRA &amp; CASSARO (2005); ROUSSELET-BLANC (2005) e MARCHINI; CAVALCANTI; PAULA (2011), afirmam que a cabeça, pescoço e patas são revestidos por pintas pretas, e nos

1. Os membros do CMTP consideram-se em exercício de funções logo após a respetiva posse, conferida pelo Presidente da Câmara Municipal. O mandato dos membros do

Dos quatro fatores encontrados neste estudo dois permaneceram os mesmos do estudo original, são eles as violações e os erros perigosos; enquanto o terceiro fator

A mosca-das-frutas sulamericana, Anastrepha fraterculus (WIEDEMANN, 1830) (Diptera: Tephritidae) é a principal praga das frutíferas de clima temperado no Brasil