• Nenhum resultado encontrado

TARGET2-Securities (T2S) - NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TARGET2-Securities (T2S) - NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TARGET2-Securities (T2S) - NOTA SOBRE A REUNIÃO DO NUG PORTUGUÊS

Local: Banco de Portugal (piso 0)

Data: 23 de Outubro de 2009 pelas 10:00 horas

Instituição: Participantes:

Banco de Portugal:

Departamento de Sistemas de Pagamentos (DPG) Orlando Caliço Departamento de Sistemas de Pagamentos (DPG) António Garcia Departamento de Sistemas de Pagamentos (DPG) Fernando Chau Departamento de Mercados e Gestão de Reservas (DMR) – SITEME Jorge Mourato

Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) Manuel Ribeiro da Costa

INTERBOLSA Abel Ferreira

Rui de Matos

LCH.Clearnet SA Ana Paula Carreira

Banco Comercial Português Luís Ferreira

Caixa Geral de Depósitos Ricardo Ribeiro

Banco Santander Totta/Santander Negócios Rita Roque Paulo Bruno

Banco Espírito Santo António Coutinho

Banco Português de Investimento Carlos Ferreira Machado

BNP Paribas Alexandre Canadas

Citi International PLC, Sucursal em Portugal Giselle Toloi

Deutsche Bank AG Pedro Campos

Instituições ausentes: APB - Associação Portuguesa de Bancos

(2)

1. Apresentação dos novos participantes no NUG-PT;

O Presidente do NUG-PT agradeceu a presença e apresentou os novos membros do NUG-PT, os representantes do Citi International PLC, Sucursal em Portugal, do Deutsche Bank AG e o Project Manager do SITEME.

2. Principais conclusões da reunião do AG realizada em Setembro: apresentação - Banco de Portugal e Interbolsa;

Os Requisitos do Utilizador (URDs) estão praticamente “congelados” – a nova versão URD 5.0 será aprovada pelo Advisory Group (AG) em Dezembro próximo. O Conselho de Governadores (CG) dará o respectivo aval em Janeiro de 2010. As propostas 3, 4, 5, 7 e 10 do Process Efficiency Sub-Group (PESG) foram aprovadas. A proposta 8 - Options for Modification of Settlement Instructions – depende do resultado da consulta por escrito.

A proposta do Testing and Migration Sub-Group (TMSG) de 3 vagas de migração foi aceite no último AG, dependente da aprovação da migração por Central de Depósito de Títulos (CSD) e não por ISIN. O SITEME enviou resposta à equipa do TMSG.

O Programme Board (PB) apresentou uma possível estrutura de governação (externa) do projecto T2S:

(3)

Apesar de reconhecer a importância do AG como fórum do projecto T2S, não houve consenso no AG sobre o futuro da governação do T2S – mandato, competências e relações entre o AG e os novos grupos serão redefinidos. A natureza, composição e mandato do AG serão avaliados no primeiro semestre de 2010.

O Memorandum of Understanding (MoU) foi assinado (16 de Julho passado) entre os representantes do Eurosistema e 27 CSD europeias. Posteriormente, a CSD norueguesa decidiu assinar o MoU e o Banco Central da Noruega irá negociar com o PB a inclusão da coroa norueguesa na plataforma T2S.

As conversações entre o PB e o Banco da Inglaterra sobre a participação da libra esterlina na plataforma T2S continuam em negociação.

A estimativa do Total Cost of Ownership (TCO) deverá ser apresentada pelo PB em Janeiro de 2010.

3. Principais conclusões das reuniões do BCE sobre o projecto T2S desde a última reunião do NUG-PT (Junho de 2009): apresentação - Banco de Portugal;

A constituição e o mandato do CSD Contact Group (CCG) foram aprovados pelo CG. Para além da constituição do CCG, cujos trabalhos serão abordados no próximo ponto da agenda, o PB decidiu formar um grupo constituído pelos Project Managers das CSD (o PMSG). O T2S Programme Plan será objecto de debate na próxima reunião do Project Manager SG (29 de Outubro).

A publicação dos General Functional Specifications (GFS) 3.0 está atrasada em 7 meses – nova data: Nov 2009. A equipa de projecto do T2S e os 4CB ajustaram os planos de trabalho, mantendo-se a data prevista do “go-live” – Junho 2013. O período de teste com utilizadores – 15 meses - não será afectado.

(4)

Os Bancos Centrais responsáveis pelo desenvolvimento e operação da futura plataforma T2S (4CB) reorganizaram as suas actividades de forma a reduzir o referido atraso em cerca de 4 meses; por sua vez, o período de testes internos (no BCE e nos BCNs) deverá ser encurtado em 3 meses. De acordo com a avaliação do PB, as “buffer” do projecto estão esgotadas. Sobre este ponto, a apreciação feita pelo NUG, foi no sentido de demonstrar alguma preocupação com os prazos.

O PB, no âmbito do General Technical Design (GTD), irá analisar a questão do “network provision” – comunicações entre a plataforma T2S e os seus utilizadores (e.g., CSD). Trata-se de uma questão jurídica que deverá exigir acompanhamento por parte do NUG-PT. O objectivo é introduzir concorrência nesta área, diminuindo os custos das comunicações das CSD que utilizam o T2S.

O PB planeia contratar, ainda sem confirmação, uma empresa de consultadoria externa para obter uma avaliação independente dos custos do projecto T2S. A concretizar, será um importante passo adicional para a credibilização do TCO e do projecto T2S.

Por último, no que toca a descontos de quantidade, o PB submeteu ao CG a proposta do preço de transacção na plataforma T2S ser idêntico para todos os utilizadores, independentemente do volume de transacção.

4. Constituição do CSD Contact Group (CCG) e principais conclusões da reunião de 8 de Outubro: apresentação - Interbolsa;

O CCG teve a sua reunião inaugural em 8 de Outubro p.p. O CCG consiste num fórum de negociação entre o Eurosistema e as CSD, que pretendem utilizar o T2S, sobre o Framework Agreement (FA) entre o Eurosistema e as CSD (objectivo: Março/Abril de 2010 para aprovação pelo CG). O CCG aprovou ainda os novos mandatos da Task Force on Contractual Issues (TCI) e do Project Managers Sub-Group (PMSG).

(5)

Os “deadlines” adoptados (FA fechado no 1º trimestre de 2010 e assinado no final do 2º trimestre de 2010) foram considerados não realistas; alguns dos atrasos devem-se aos grupos liderados pelo PB.

Parece persistir uma divergência de vulto entre o entendimento das CSD e o PB: as CSD consideram o FA um simples contrato de “outsourcing” de actividades que eram feitas pelas CSD; o PB entende que os serviços do T2S apresentam uma componente de serviço (bem) público, não sendo assim o FA um contrato meramente outsourcing das CSD prestadas pelo T2S.

O CCG deverá reunir a 6 de Novembro (por confirmar) e a 3 e 4 de Dezembro p.f.

5. Trabalhos da TCI: apresentação - Interbolsa;

O TCI preparará a versão “draft” do FA, apoiado pelo PMSG (responsável pelos aspectos técnico-operacional, negócio, calendário e Service Level Agreement (SLA)), pela TMSG, OISG, etc. O TCI reuniu a 20 de Outubro, estando agendadas novas reuniões para os dias 19/20 de Novembro e 15 de Dezembro. Os anexos do FA ainda não estão disponíveis: URD, GFS, conectividade, preçário, etc.

6. Trabalhos do Project Manager Sub-Group (PMSG): apresentação - Banco de Portugal e Interbolsa;

Os representantes no PMSG informaram que deverão trabalhar nas questões técnicas, operacionais e de negócio do T2S. O PMSG debaterá o T2S Programme Plan (o calendário das principais actividades), as fases dos testes e migração, o SLA do T2S e conectividade dos utilizadores do T2S. Estão marcadas reuniões para os dias 29 de Outubro, 26/27 de Novembro e a 16 de Dezembro.

A Interbolsa informou o NUG-PT que já respondeu ao pedido do TMSG sobre a respectiva preferência de migração (CSD ou ISIN) à plataforma T2S. O documento será enviado aos membros do NUG-PT.

(6)

O NUG-PT foi informado da iniciativa da CSD do Banco Nacional da Bélgica (NBB CSD) que vai promover uma reunião das pequenas e médias CSD, a ter lugar no dia 27 de Outubro p.f. A iniciativa destina-se a avaliar a viabilidade de uma análise comum do processo de transição das CSD para a plataforma T2S, tendo, para o efeito, sido convidados os Project Managers das CSD em apreço.

7. Plano de Transição para a plataforma T2S: apresentação - Banco de Portugal e Interbolsa;

A Interbolsa irá comunicar ao seu Comité Consultivo a estratégia de adaptação ao T2S. Esta reflexão, sem prejuízo de discussão noutros fóruns, deverá ter por objectivo uma transição simples à plataforma T2S. A referida estratégia poderá implicar a constituição de um fórum específico mais alargado (apoiado por alguns membros). Na Interbolsa, foi constituída uma Comissão de Acompanhamento do projecto T2S com vários especialistas e responsável do plano de adaptação (em preparação) reflectindo a evolução do T2S – a Interbolsa identificou os actuais prazos como “blocking points” e estima que, em princípio, não serão necessários recursos adicionais por parte dos participantes em 2010 para o processo de adaptação.

8. Outros assuntos

• Próxima reunião do NUG-PT: 11 de Dezembro de 2009 (com início às 10:00 horas).

(7)

Lista actualizada dos membros do NUG-PT: Instituição Nome Banco de Portugal DPG Orlando Caliço DPG António Garcia DPG Fernando Chau DPG Anabela Mendes

DMR Siteme (CSD) Pedro Corsino Matos DMR Siteme (CSD) Jorge Mourato Comissão de Mercados de Valores

Mobiliários (CMVM) Manuel Ribeiro da Costa Interbolsa (CSD) Abel Sequeira Ferreira

Rui Matos

Licínio Moreira da Silva (*)

Caixa Geral de Depósitos João Paulo Libório

Banco Comercial Português Luís Jesus Castanho Ferreira

Luís Moreira Fernandes (*)

Banco Santander Totta/Santander

Negócios Rita Roque

Paulo Bruno

Banco Espírito Santo António Coutinho

Celeste Costa (*)

Banco Português de Investimento Carlos Ferreira Machado

BNP Paribas Alexandre Canadas

Deutsche Bank AG Pedro Campos Citibank International PLC, Sucursal em

Portugal Giselle Toloi

Gustavo Espada (*)

Associação Portuguesa de Bancos Pedro Orvalho LCH.Clearnet SA - Repo Office Ana Paula Carreira (*) Alternate

Referências

Documentos relacionados

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

eringmaterialsabstracts Referenciais com resumos Cobre a literatura especializada em materiais de construção e suas aplicações como polímeros, cerâmicas e materiais

Pacientes com depleção (diminuição) de volume intravascular: Em pacientes com depleção acentuada de volume e/ou de sódio, tais como aqueles tratados com doses altas de

Considerando a importância do setor para os municípios paulistas da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, a principal região agrícola paulista e maior produtora citrícola do estado,

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e