• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ATIVIDADES DA FLUC Janeiro a maio de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ATIVIDADES DA FLUC Janeiro a maio de 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ATIVIDADES DA FLUC Janeiro a maio de 2015

O presente Plano de Atividades cinge-se ao período entre janeiro e maio de 2015 e não a todo o ano civil de 2015. Não poderia ser de outro modo, uma vez que haverá eleições para diretor da FLUC em maio de 2015, e não faria nenhum sentido condicionar a atuação do futuro diretor com a aprovação, em janeiro, de um plano anual.

Por outro lado, a presente proposta padece de uma limitação séria, a saber, a da inexistência de um Orçamento aprovado. Até ao presente, e deve recordar-se de que há eleições para reitor em início de fevereiro, não há nenhuma proposta de Orçamento apresentada pela reitoria. Neste momento, a expetativa é a de que o Orçamento (sobretudo no que diz respeito à relação e montantes entre a Despesa e a Receita) não tenha alterações de vulto a respeito do de 2014. Mas há, ainda, alguma margem de indefinição que obriga a que se proceda com prudência.

Estes dois motivos conjugados obrigam a que se prossiga uma política de severa restrição de despesas, conforme verificado em 2014. Nesta linha, é minha intenção não efetuar até maio de 2015 nenhuma despesa para além daquelas essenciais para o funcionamento regular da instituição, procurando, deste modo, não comprometer o desempenho do futuro diretor. Foge apenas a este desígnio a despesa que será necessário efetuar para a realização do colóquio sobre o valor das Humanidades no mundo contemporâneo (cerca de 5.000 EUR).

O Plano de Atividades proposto tem como guia doutrinário o Programa de candidatura a diretor da FLUC que apresentei à Assembleia da Faculdade, em reunião realizada no dia 26 de junho 2013, adaptando algumas das suas linhas a novos cenários entretanto surgidos e visando consumar com êxito, agora que o mandato terminará, o ciclo de propostas apresentadas em 2013.

(2)

1 – OPÇÕES ESTRATÉGICAS

1.1 – Política ativa de defesa do valor e do papel das humanidades no mundo contemporâneo

* Realização, em maio de 2015, um grande colóquio internacional subordinado ao título No coração do Mundo. Ciências em rede.

* Iniciar campanha de publicação de textos de professores da FLUC na imprensa sobre o tópico do valor das humanidades.

* Publicar volume da Biblos sobre este tema.

1.2 – Robustecer os cursos de língua e cultura portuguesas para estrangeiros como pilares para o crescimento e valorização da FLUC

* Prosseguir campanha de promoção da oferta formativa da FLUC nesta área com vista à celebração de novos acordos com outras universidades, sobretudo asiáticas, que permitam aumentar o número de estudantes que nos procuram. * Afinar a plataforma Nonio no processo de matrículas dos alunos nestes cursos. * Preparar o Ano Zero de língua para estudantes internacionais não falantes de

português como língua materna, o qual é presumível que se inicie em 2015-16. * Calibrar o novo modelo de direção dos cursos do CALPE.

* Concluir reformulação de modelo de inquérito destinado a aferir receção dos estudantes aos cursos.

* Preparar candidatura a financiamento competitivo que permita a obtenção de recursos para se começarem a elaborar manuais próprios da FLUC para o ensino de língua portuguesa.

1. 3 – Preparar a aplicação da nova oferta formativa

* Acompanhar o processo de avaliação pela A3ES dos 40 novos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos submetidos a aprovação, os quais constituem o essencial da nova oferta formativa a iniciar em 2015-16.

(3)

* Preparar o novo ano letivo de acordo com os novos paradigmas de funcionamento da reforma da oferta formativa, promovendo reuniões de trabalho com comissões já criadas e com docentes, bem como definindo estratégias e modelos de atuação.

* Desenhar a oferta de menores da FLUC promovendo-a para todo o campus da UC.

* Realizar ações de explicação/formação com os alunos de 1º ciclo para clarificar o novo modelo de cursos e o modo como se processará a fase de transição. * Articular com a reitoria e equipa Nónio a inserção na plataforma dos novos

cursos.

1. 4 - Estimular o trabalho cooperante e integrado dos centros de investigação sediados na FLUC ou que têm docentes seus

*Promover debate no Conselho Científico a respeito de políticas científicas a seguir pela FLUC.

* Prosseguir parcerias com os diversos centros de investigação sediados na FLUC ou que integram docentes seus, visando a realização de colóquios, ciclos de conferências, convites a professores visitantes, candidaturas a programas de financiamento competitivo.

* Prestar todo o apoio que for solicitado pelos centros de investigação, em especial por aqueles que, tendo alcançado resultados menos positivos no ciclo de avalição concluído em dezembro de 2014, precisam de ser relançados.

1. 5 – Acompanhamento do percurso dos diplomados pela FLUC e da sua empregabilidade * Prosseguir o estudo do perfil do estudante da FLUC.

* Apresentar interpretação de resultados sobre empregabilidade, com base nos dados enviados pela Administração.

2 – OUTRAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO 2. 1 - Oferta formativa e questões pedagógicas

(4)

* Criar comissão de trabalho destinada a iniciar debate sobre o reforço do ensino de b-learning na FLUC.

* Concluir processo de reflexão em torno da oferta de cursos não conferentes de grau e preparar oferta mais consistente nesta área.

* Prosseguir e estimular o projeto de criação de um doutoramento em Estudos Brasileiros na UC

* Promover reuniões com grupos de estudantes, incluindo estudantes internacionais, para ouvir as suas críticas a respeito de aspetos que considerem estar a funcionar aquém das suas expetativas e as sugestões que possam ter para a melhoria da FLUC

2. 2 Investigação, debate científico e internacionalização

* Promover e realizar a conferência de encerramento do ano letivo 2014-15. * Organizar e realizar a cerimónia de doutoramento honoris causa de José Murilo de Carvalho e, nesse contexto, promover jornada de Estudos sobre os estudos brasileiros na UC, num horizonte multidisciplinar.

* Prosseguir as atividades tendentes a adequar as revistas científicas da FLUC aos padrões internacionais de normalização deste tipo de publicações.

* Acompanhar e estimular o fluxo de estudantes internacionais e integrar as estratégias de comunicação promovidas pela Reitoria na captação destes estudantes.

2. 3 - Transferência de saberes

* Prosseguir as políticas de difusão das atividades desenvolvidas na FLUC

2. 4 - Orgânica interna da Faculdade e instalações

* Realizar inquérito junto de estudantes a respeito do novo modelo de funcionamento da Biblioteca.

(5)

* Iniciar campanha de recrutamento de alunos integrados no programa PASEP para darem apoio à abertura de salas de estudo/leitura.

* Prosseguir política de alocação de receitas para gestão autónoma pelos departamentos (2.500 EUR por departamento até maio).

* Repensar o modelo de funcionamento do Gabinete de Gestão e Contabilidade, para o tornar mais ágil e eficiente.

2. 5 - Recursos humanos

* Abrir um segundo concurso de professor auxiliar para a História de Arte.

* Avaliar o quadro de pessoal técnico disponível, tendo em vista as aposentações e funcionários regularmente de baixa, para apurar eventuais necessidades de novas contratações.

2. 6 - Comunicação e imagem

* Finalizar a criação de linha de produtos de merchandising.

* Efetuar campanhas de publicitação dos novos cursos nas escolas.

* Concluir a reforma estrutural da página web da FLUC, definindo política sustentável de permanente atualização da mesma.

* Criar campanha de promoção consistente da nova Reforma da Oferta Formativa destinada a atrair mais estudantes para a FLUC.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Pode-se observar que entre o 1° e o 17° dia, os va- lores do teor de umidade se comportaram aleatoriamente com três pontos que ultrapassaram os limites superiores e FIGURA 2 –

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

vência – cultural entre a escola e as maneiras de viver, de falar, de pensar, de julgar da classe dirigente. Além de sua função de comunicação “neutra”, a prá- tica

E isso porque se entende ser promis- sora particularmente à área da educação, pois pode otimizar o labor docente e, ao mesmo tempo, a pesquisa com rigor científico e

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.