MEDITAÇÃO JUNHO Surpreenda-se

Share "MEDITAÇÃO JUNHO Surpreenda-se"

MEDITAÇÃO JUNHO 2016

Surpreenda-se Abra a janela da vida, usufrua o sol que o ilumina, surpreenda-se com a beleza das flores,

o canto dos pássaros, o riso de uma criança… Admire a criação onde palpitam

o amor e o poder de Deus. Não deixe de surpreender-se!

Com o céu estrelado, com a ternura de uma mãe, com o abraço de um amigo. Surpreenda-se cada manhã

e dê graças a Deus

pelo milagre de continuar vivendo… Admire e surpreenda-se sempre para ter a certeza de que está vivo.

CULTOS Plantão Coletas 05.06 Igreja 09.30 Pr. Ilmo P Korstiaan / Wim Igreja

Cons 09.30 Pr. Gerke H Igreja 19.30 Pr. Gerke H Visitação Eclesiástica pelo pr. Gonçalo Manita

12.06 Igreja 09.30 Pr. Gonçalo Manita P Henk / Douwe AASCA Igreja 19.30 Pr. Gerke H

19.06 Igreja 09.30 Pr. Ilmo P Rita / Henri Itararé Igreja 19.30 Pr. Gerke H

Indicação Oficiais para o Conselho

26.06 Igreja 09.30 Pr. Ilmo P Anke / Karina Igreja Igreja 19.30 Jacques de Best H

03.07 Igreja 09.30 Pr. Ilmo P Hendrik / Wim Sínodo Cons 09.30 Pr. Gerke H

Igreja 19.30 Pr. Gerke H

FLORES

05-06 Fam. Johan Koopman 12-06 Fam. Femmo Salomons 19-06 Fam. Leendert Noordegraaf 26-06 Fam. Henri Kool

ANIVERSARIANTES 05-06 Lute Jongsma 15-06 Jantje Deen Kok

SOM 05-06 até 11-06 Luiz 9629-5811 12-06 até 18-06 Bernhard 9975-4474 19-06 até 25-06 Alcir 9176-9550 26-06 até 02-07 Luiz 9629-5811 03-07 até 09-07 Bernhard 9975-4474 Ensaios na igreja que necessitem de auxilio de microfones ou som, favor entrar em contato com o plantonista da semana com pelo menos 4 dias de

antecedência. OPPAS

05-06 Vanessa Becker, Tania Bronkhorst, Livian Wolters, Marianne Zijlema 12-06 Elem Koopman, Gerdien Bronkhorst, Monique Noordegraaf, Thiago Jongsma, Johan van Arragon

19-06 Kelly Vilela, Tamara Verburg, Julia Riewe, Elisabeth Verburg, Kelly Hagen 26-06 Marjanne van Arragon, Geyza van Arragon, Clarice Kooistra, Sophia Jongsma, Stefani Hagen

03-07 Flavia Kool, Tania Kool, Beatriz Kok, Anna de Groot, Carolina Zijlema

BIJBELKLAS

05-06 Davi acha um amigo Emilene e Kevin

12-06 Jonatas o grande amigo Patrícia e Eline 19-06 Davi encontra Mefibosete Joke e Bernhard 26-06 Mefibosete, seja bem-vindo Bárbara e Richard 03-07 Maria compra um presente para Jesus Emilene e Kevin

KINDERNEVENDIENST GRUPO 1 - José

05-06 Josiany Sonho ou pesadelo 05-06 12-06 Elsbeth e

Luiz

João o primo de Jesus 12-06 19-06 Marleen João batiza Jesus 19-06 26-06 Arnald A tentação de Jesus 26-06 03-07 Josiany Chamando os ajudantes 03-07

VELA

KINDERNEVENDIENST GRUPO 2 – Viajando pela terra prometida 05-06 Saskia Betel

12-06 Adrielle Samuel o último juiz 19-06 Jan V. O povo pede um rei 26-06 Rafaella Saul é reprovado 03-07 Saskia Samuel unge Davi

KINDERNEVENDIENST GRUPO 3 – Eu creio (Credo Apostólico) 05-06 Lambert A Vitória Final

12-06 Petra Mulheres de fé 19-06 Heida Um super conselheiro 26-06 Frederica Coragem não tem idade 03-07 Lambert Cuidado com a inveja

05-06 Fernanda Bosch 12-06 Nicolle Elgersma 19-06 Camile Davidse 26-06 Alida Sibma 03-07 Gabriela Kool

AGENDA

Toda terça-feira à noite 18.00 horas Catecismo (2002) Toda terça-feira à noite 19.00 horas Catecismo 2 grupos Toda terça-feira à noite 20.00 horas Coral Jubilai

Toda quinta-feira de manhã 08.00 horas Momento de Oração Toda quinta-feira à noite 20.00 horas Grupo Vocal Esperança Toda sexta-feira 16.00 horas Coral Infantil

Toda sábado de manhã 09.00 horas Catecismo Todo domingo à noite 19.00 horas Culto Calógeras

02-06 12.00 horas “de Brug” encontro 50+

04-06 09.00 horas Dia das Igrejas em Castrolanda 04-06 20.00 horas MIER

08-06 18.30 horas Conselho

09-06 19.00 horas Reunião da Missão AASCA 11-06 20.00 horas Clubs

14-06 09.00 horas Comissão de visitas na casa de Tiny Salomons 15-06 14.00 horas SAFIERA

16-06 20.00 horas DINDOA

18-06 14.00 horas CCH - Festa de Imigração Holandesa 18-06 20.00 horas MIER

21-06 14.00 horas Entrega dos artigos para o Elo 24-06 20.00 horas Grupo de estudo

25-06 20.00 horas Clubs 29-06 14.00 horas SAFIERA 02-07 20.00 horas MIER

06-07 08.00 horas Mesa do Conselho 06-07 14.00 horas SAFIERA

CULTOS EM CALÓGERAS ÀS 19:00 HORAS 12-06 Pr. Samuel Tânia Bronkhorst 17-06 (sexta) Pr. Ilmo

26-06 Pr. Ilmo Elly Salomons 03-07 Pr. Ilmo Martinus Kool

AASCA

No dia 14 de abril, numa quinta-feira à noite , reuniu-se o grupo de Estudo Bíblico em Calógeras. Nesta noite estiveram presentes 53 pessoas na casa de Bento e Marina. Estas noites estão sendo bem frequentadas. Se você membro da IERA quiser participar uma vez entre em contato com Freek Kool ou Wim van Arragon, que eles saberão te informar aonde será realizado o próximo encontro. Próximo estudo bíblico será no dia 17 de junho.

O nosso agradecimento especial a Odete Bronkhorst, por seus três anos na diretoria da AASCA e dedicação ao Projeto de missão na Vila Humaitá. E boas vindas a Tânia Bronkhorst que assume esse cargo com muito entusiasmo. “Nunca se cansem de fazer o bem” (2Ts 3.13)

...podemos e devemos fazer a diferença na vida de pessoas, das quais podemos cuidar, abençoar, ouvir, ajudar na caminhada da fé ou simplesmente, fazer-lhes o bem, como expressão do incansável amor de Deus. (Pão Diário)

Diretoria da AASCA.

APAE / LAR DO IDOSO / CALÓGERAS

Para este mês pedimos as seguintes contribuições: APAE

13-06 4 kg carne moída Wim Koopman 5 kg peito de frango Frederik Kok 3 frangos inteiros Albert C. Kok 27-06 4 kg carne moída Jan Noordegraaf

5 kg peito de frango Ilona Davidse 3 frangos inteiros Dilermando Muller

LAR RECANTO DO IDOSO

13-06 4 kg. carne moída Andre Borg 5 kg. peito de frango Gesinus Pot 3 frangos inteiros Pieter Voorsluys 20-06 4 kg. carne moída Alina Kok

5 kg. peito de frango Ariano Davidse 3 frangos inteiros Eduard Borg 27-06 4 kg. carne moída Hendrik de Jonge

5 kg. peito de frango Jeanine Elgersma 3 frangos inteiros Abel Boelman 04-07 4 kg. carne moída Arnaldo Simões

5 kg. peito de frango Patrick de Jonge 3 frangos inteiros Daiane Pot

CALÓGERAS

Favor entregar na casa da dona Wiekje, na quinta-feira entre 9:00 e 12:00 hs. 09-06 4 kg carne moída Luan Pot

5 kg peito de frango Egbert de Groot 16-06 4 kg carne moída Gerrit Verburg

5 kg peito de frango Erik Bosch 23-06 4 kg carne moída Pieta de Jonge

5 kg peito de frango David Koopman 30-06 4 kg carne moída Johan Koopman

5 kg peito de frango Alberto van de Pol Muito Obrigado, AASCA.

DO CONSELHO

Teremos a oportunidade de nos despedir do Pastor Júlio Jandt no dia 05 de junho às 15:00 horas, em Itararé. Ele aceitou o chamado da Comunidade Luterana “Bom Jesus”, na cidade de mesmo nome no Rio Grande do Sul. Agradecemos pelo

período em que esteve em nosso meio contribuindo através de suas palavras e sabedoria. Que Deus acompanhe e ilumine esta nova caminhada para ele e sua família.

Dia 12 de junho teremos Visitação Eclesiástica realizada pelo pastor Gonçalo Manita e um presbítero da IER de Castrolanda.

Dia 26 de junho os membros poderão indicar novos membros para o conselho, oremos por direção na escolha dos nomes que substituirão:

Anke Salomons – Presbítera responsável pela escala de cultos, contato com pastores holandeses, redação Elo, segunda secretária.

Rita Verburg – Presbítera responsável pela coordenação dos trabalhos de Educação Cristã e parte litúrgica dos cultos.

Henk Salomons – Presbítero responsável pelo trabalho com jovens. Karina Davidse – Diaconisa responsável por organizar cafés, coordenação do uso do trevo e Igreja.

Não esqueçam: só podem ser eleitos membros professos, que não tem parentesco de sangue em 1º grau com os que permanecem no Conselho, que são: presbíteros - Hendrik Salomons, Jaqueline van der Goot e Korstiaan Bronkhorst. Diáconos - Douwe Sibma, Henri Kool e Wim Koopman.

Estatísticas: Casaram:

30.04.2016 - Fernando Kool e Priscila Luciano Nasceram:

26.04.2016 - Benjamin Salomons – filho de Elisângela e Willem Salomons. 20.05.2016 - Mateus Kool – filho de Marnix e Evillin Kool.

AO REDOR DA COMUNIDADE

- No dia 30 de abril casaram-se Pricilla Luciano e Fernando Kool. Que Deus abençoe essa união…

- Alegria!!!! No mês de maio nossa comunidade ganhou 2 membros

novos...nasceram Benjamin Salomons e Mateus Kool. Que seus pais, Elisângela, Wim e Evillin, Marnix tenham sabedoria para criá-los nos caminhos do Senhor. - No domingo 1º de maio em que celebramos o Dia de Ação de Graças foi lembrada a Festa dos Tabernáculos...Foi um culto diferente e festivo que teve a participação dos KND, Clubs, MIER. Barracas contendo amostras das bênçãos que recebemos de Deus, foram montadas atrás do Trevo. Depois do culto a comunidade se confraternizou com café e depois com um gostoso e aconchegante almoço comunitário.

- Já no domingo seguinte Dia das Mães.... uma homenagem foi feita durante o culto pelas crianças do bijbelklas, kindernevendiesnt, e o coral infantil que agora conta com sua nova pianista Carolina Zijlema. É sempre muito bom ver a participação de nossos pequeninos.

- Dia 15 de maio foi o domingo da missão e Pentecostes onde tivemos a troca de púlpito. Pr.

Ilmo foi para Castrolanda e o Pr. Alexander veio ministrar o culto em Arapoti. Nossa grande missão: “Levar Jesus às outras pessoas”... com a graça e a ajuda do Espírito Santo…

- Mais uma vez Hendy foi hospitalizada.... quanto tempo de luta dessa família!!! Exemplo de força e superação. Que o Senhor continue amparando a todos. - O grupo SAFIERA participou do Dia da Mulher Cristã que foi realizado em Itararé no sábado 21 de maio. Foi a primeira vez que Itararé recebeu as mulheres das IERs e fizeram isso com muita excelência. De manhã café, louvor e

palestra com o tema “A Mulher e a Cruz: Fragilidade e Poder” feita pelo Pastor Julio e logo após o almoço uma tarde muito animada onde foi feita “dança sênior”. Depois...encerramento e delicioso café. Arapoti teve participação significativa nesse encontro.

- Celebramos a Santa Ceia no domingo 22 de maio onde foi lembrada também a Igreja Perseguida...Que em nossas orações possamos lembrar de pessoas que pelo mundo afora são perseguidas por expressarem sua fé em Nosso Senhor Jesus...

Josiany v.d. Goot

DA CASA PASTORAL HOLANDESA

Novamente nos sentimos muito bem vindos no meio da comunidade. Ficamos felizes com o convite do Conselho em vir trabalhar mais um período aqui.

A comunidade é uma comunidade viva com muitas atividades direcionadas tanto à membros como à não membros. Estamos dispostos a dar nossa contribuição a estas atividades.

Entrementes esperamos também curtir nossa estadia neste país lindo que é o Brasil.

Que Deus abençoe a todos, a comunidade e também a nós.

Rennie e Gerke Renting

Grupo SAFIERA

No dia 21 de maio de 2016 realizou-se o XIX Encontro da Mulher Cristã organizado pelo grupo Rebeca da IERI em Itararé/SP.

Nós, do grupo SAFIERA e demais irmãs da IERA, num total de 17, saímos de Arapoti debaixo de chuva. Mas isso não atrapalhou em nada às nossas expectativas de ter um dia muito agradável.

A partir das 8:00 horas éramos esperadas com um delicioso café da manhã. Às 9:30 horas foi oficialmente iniciado este evento com a leitura do nosso lema em conjunto: “Porque somos para com Deus o bom perfume de

Cristo.” II Cor. 2:15. Tivemos um momento de louvor, apresentação do coral Sinai e oração. Todos os grupos das diversas IER’s presentes se apresentaram. Com alegria pôde-se ver que todas as comunidades atenderam ao convite e vieram representadas. Estávamos em 103 mulheres.

Pastor Júlio trouxe-nos uma reflexão sobre o tema: “A mulher e a cruz: fragilidade e poder”. A cruz de Cristo revela toda a fragilidade humana. Nela, Jesus morreu para satisfazer a ira de Deus por causa do pecado. Somos seres frágeis, fracos e pecaminosos. Mas a cruz também mostra o poder gracioso e amoroso de Deus. Nela, Jesus morreu para nos salvar. E através dela, em Jesus, o Pai nos olha e nos considera santos e justos.

Depois do almoço tivemos um momento mais descontraído. Uma professora de educação física apresentou-nos a dança sênior. Esta pode ser feita de pé ou sentada. Isso mesmo: uma dança sentada. Ideal para pessoas da terceira idade, mas pode ser aplicada a todas as idades. Ensaiamos uma coreografia, através dela você podia ter contato com diversas pessoas, assim interagindo com o grupo. Foi uma novidade para muitas de nós, mas muito interessante.

Às 15:00 horas realizou-se o encerramento com os agradecimentos e leitura da ata. Depois disso podia-se ainda tomar um café e fazer um momento social, antes de voltar para casa.

Queremos aproveitar este espaço para parabenizar o grupo Rebeca pelo sucesso deste dia. Para elas, sendo uma comunidade, ainda pequena, foi um grande desafio se propor a organizar um evento como este. Todos nós sabemos que existem muitos detalhes que precisam ser lembrados e organizados. Tudo transcorreu de forma natural, com conteúdo e momentos de descontração. Quem foi aproveitou e voltou para casa, sem arrependimento de ter ido. Foi um dia muito bem aproveitado.

Ano que vem será a vez do grupo SER de Castrolanda organizar o Dia da Mulher Cristã.

9 de junho – Dia da Imigração Holandesa

A data comemorativa é uma homenagem da Câmara Municipal de Arapoti aos imigrantes, e para marcar este momento o Museu do Imigrante Holandês preparou uma programação especial.

09 e 10 de junho A partir das 15h – Visita guiada agendada

A partir das 19h – visita, mostra de dança e teatro e venda de produtos típicos.

Com o objetivo dar oportunidade de conhecimento, cultura e lazer à todos que fazem parte de nosso cotidiano, o dia 10 de junho está reservado para receber a todos os colaboradores das propriedades rurais que juntas compõe a Colônia Holandesa. Participe deste evento e possibilite a participação e visita de todos a partir das 19:00 horas. Contamos com a sua cooperação!

I T A R A R É I N F O R M A ! ! ! “Aleluia! Louvai o nome do SENHOR;

louvai-o servos do SENHOR,

vós que assistis na casa do SENHOR,

nos átrios da casa do SENHOR, nosso Deus.” Sl 135.1-2 Estimados irmãos da IERI e demais amigos!

Iniciamos o mês de maio com um culto de gratidão a Deus. Nosso culto de ação de graças, no dia 1º, teve como tema dois componentes da gratidão: humildade

(reconhecendo que tudo vem das mãos de Deus) e contentamento (alegria e satisfação por Deus nos haver dado o necessário).

Naquela mesma semana (em 05/05) nos reunimos para o culto da Ascensão, um fato que, embora humanamente triste, é divinamente consolador e encorajador. No domingo seguinte, celebramos a Santa Ceia com a família da fé, lembrando especialmente a família terrena – uma instituição do próprio Deus e uma bênção que Ele concede. As crianças da Escola Bíblica cantaram uma linda música, tocada ao piano pelo Kauã Weiss, e o coral fechou a programação entoando uma bênção.

No dia 15 de maio, com a troca de púlpito entre as IERs, esteve entre nós o Pr. João Los, da IER Tibagi, que falou sobre a missão de Cristo e a importância de cada ovelha de Jesus nesse processo. No mesmo dia, Pr. Júlio dirigiu o culto na IER Tibagi.

E, por fim, no dia 21 de maio, chegou o tão esperado Encontro da Mulher Cristã. As mulheres que pertencem à IERI, com o valoroso acréscimo de outras irmãs que se dispuseram a ajudar, se esmeraram para fazer desse encontro um momento de crescimento na fé e comunhão cristã. Tudo organizado com muito capricho e amor. A palestra da manhã versou sobre o tema “A mulher e a cruz: fragilidade e poder”, sendo proferida pelo Pr. Júlio. E a parte da tarde teve a dança sênior, dirigida pela Profª Mirela. Foram momentos de alegria, para o corpo e para a alma. Os testemunhos das presentes foram muito positivos, bem como a participação geral (104 mulheres inscritas). Louvamos a Deus por sua providência e também por tudo o que Ele nos proporcionou experimentar nesse dia. Também parabenizamos o empenho das mulheres que organizaram – foi um ótimo trabalho em equipe!

No final do mês de maio, estava prevista a vinda de dois pastores da IELB para conhecerem nossa Comunidade e dirigirem cultos e estudos bíblicos em nosso meio. Como não foi possível trazer mais informações até a confecção deste Elo, traremos mais notícias no próximo.

Os cultos do mês de junho serão dirigidos pelo Pr. Elton (IER Arapoti), Sr. Jayme Cleto e membros de nossa igreja (estes últimos oficiarão cultos preparados pelo Pr. Júlio). No Elo de julho também traremos um pequeno relato do culto de despedida do Pr. Júlio.

Que o Senhor Deus abençoe e dirija todos vocês,

A comissão

Cultos Plantão

05-06 15:00 Pr. Júlio (Culto de despedida) Robert

12-06 09:30 Culto Lila 19-06 09:30 Culto Kely 26-06 09:30 Culto Jenny 03-07 09:30 Culto Robert 10-07 09:30 Culto Lila Flores

05-06 Olwen von Hauenschild 12-06 Tania Jacinto

19-06 Jenny Wolters 26-06 Carla Blümel

03-07 Berendina Groenwold 10-07 Elisa Cleto

Escola Bíblica (durante os cultos da manhã) 05-06 --- 12-06 Sonia 19-06 Mirna 26-06 Milena 03-07 Sonia 10-07 Mirna

Agenda

02-06 20:00 Estudo Bíblico em Sengés (residência da Marileia) 07-06 18:30 Ensaio do Coral Sinai

11-06 15:00 Escola Bíblica (crianças) 14-06 14:30 Grupo Rebeca

14-06 18:30 Ensaio do Coral Sinai 19-06 17:00 Reunião do Elo 21-06 18:30 Ensaio do Coral Sinai 25-06 15:00 Escola Bíblica (crianças) 28-06 14:30 Grupo Rebeca

28-06 18:30 Ensaio do Coral Sinai 05-07 18:30 Ensaio do Coral Sinai 09-07 15:00 Escola Bíblica (crianças) 12-07 14:30 Grupo Rebeca

12-07 18:30 Ensaio do Coral Sinai

* A reunião do Conselho dar-se-á em dia e horário a definir.

Igreja Evangélica Reformada de Itararé. Rua: XV de Novembro, 1135 – Fone: (15) 3532-4995

TRANSMISSÃO DOS CULTOS - IER Arapoti.

Segue o link de transmissão de cultos: www.twitch.tv/ierarapoti. Por enquanto serão transmitidos apenas cultos especiais como NATAL &

PÁSCOA.

Cultos de Batismo e Matrimônio somente a pedido com uma (1) semana de antecedência.

Cultos de Sepultamento apenas a pedido.

Para tal favor entrar em contato com: Bernhard Bronkhorst e/ou Edwin Kool.

Igreja Evangélica Reformada de Arapoti Pastor Ilmo Riewe – Fone: (43) 3557-1175 Pastor (capelão) Elton Luithardt - (43) 9676-6022

e-mail: ierarapoti@gmail.com Redação Elo/Schakel Elly Salomons – (43) 3557-2106 email: elo.schakel@gmail.com whatsapp: (43) 8805-7246 Cultos em audio www.ierb.org.br/arapoti

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Apesar de todos os aspetos positivos acima enumerados, os sistemas adesivos também possuem desvantagens. Para que a adesão entre substratos ocorra de forma eficiente, é

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para